• Nenhum resultado encontrado

Autora: Diana Bogado 1 Co-autores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autora: Diana Bogado 1 Co-autores"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Autora: Diana Bogado1 Co-autores José Peréz de Lama2 José María López Medina3

Mário Chagas4

O presente artigo tem como proposta apresentar o Museu das Remoções da Vila Autódromo a partir de duas perspectivas: da museologia social e das metodologias participativas. O Museu das Remoções é um museu social construído criativamente pela comunidade Vila Autódromo em conjunto com a universidade Anhanguera, no âmbito de um projeto de extensão universitária5. Seu objetivo ao ser criado era apoiar a resistência à remoção da comunidade e denunciar as consequências da mercantilização do território urbano intensificada no período de realização dos megaventos do Rio de Janeiro.

Palavras- Chave: Museu das Remoções, museologia social, empreendedorismo urbano; resistência criativa e afetiva, produção social do habitat, direito à cidade.

1 Diana Bogado é ativista, arquiteta e urbanista, doutora pela na Universidade de Sevilha; criou e

coordenou como professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Anhanguera o Projeto de extensão à comunidade Vila Autódromo. No âmbito deste projeto Diana coordenou algumas intervenções urbanísticas participativas na Vila Autódromo e em outras favelas, dentre elas a que deu origem ao Museu das Remoções.

2José Pérez de Lama é co-diretor do Centro IND (Fablab) da Escola Técnica Superior de Arquitetura de

Sevilha, professor da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilha e orientador da tese de doutorado “Museu das Remoções: resistência criativa e afetiva como resposta sociocultural ao Rio de Janeiro dos megaventos”, de Diana Bogado.

José María López Medina é poeta e arquiteto, Doutor em arquitetura pela Universidade de Sevilha, pesquisador do projeto PLANPAIS da Universidad de Granada e co-orientador da tese da tese de doutorado de Diana Bogado.

4 Mario Chagas é poeta, museólogo e cientista social. Coordenador cultural do Museu da República,

professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia e da Unirio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e participou na idealização e criação do Museu das Remoções; e co-orientou a tese de doutorado da autora.

(2)

O contexto sociopolítico

“O Museu das Remoções é um projeto que brotou como as flores num campo de guerra, como os girassóis da Vila... Em meio aos escombros nasce um museu a céu aberto, que tem a missão de semear, regar e multiplicar a história de resistência e luta que está sendo dia após dia cultivada no solo fértil da Vila Autódromo.” Nathália Macena, moradora da Vila Autódromo, em entrevista à autora.

A preparação do Rio de Janeiro ‘neoliberal’6 contextualiza-se num período marcado pela implantação do ‘empreendedorismo urbano’ em diversas metrópoles do mundo (Harvey, 2005, 2011), um modelo que coloca os interesses coletivos subjugados aos interesses privados e representa constante ameaça aos direitos das populações marginais. Esta nova forma de gestão relaciona-se com as características do mercado global na era das finanças (Arantes, 2000), das quais destacam-se a rapidez das negociações e a soberania dos interesses privados no redesenho do urbano. (Aguilera e Naredo 2009).

Esta concepção mercadológica de gestão urbanística converte o território em um ‘ativo financeiro’ e desconsidera as políticas de inclusão social. (Harvey, 2016; Rolnik, 2016). O resultado é a violação do direito à cidade, o qual inclui diversos direitos, como o da moradia e o da informação. (Rolnik, 2016; Santos, 2013). Neste contexto, Harvey complementa que os megaeventos emergem como

“o cerne da cidade transformada em ativo financeiro, marcada com códigos de barras e

6 O neoliberalismo surge como reto de direcionamento do pensamento político-econômico entre as

décadas de 70-80 (Harvey, 2005). A neoliberalização de cidades se coloca em curso no Brasil com a implementação do planejamento estratégico no Rio de Janeiro pelo prefeito César Maia (1993-1996),segundo modelos implementados anteriormente nos Estados Unidos e em Barcelona.

(3)

exposta nas gôndolas dos mercados mundiais”7. (HARVEY, 2016).

No caso do Rio de Janeiro, às vésperas das Olimpíadas Rio 2016, a Prefeitura Municipal removeu arbitrariamente inúmeras favelas com a finalidade de desencadear processos de valorização imobiliária em diversas partes da cidade. Segundo dados 22.059 famílias8 foram removidas nos anos que antecederam o megaevento, incluindo o seu ano de realização. Estes territórios, antes ocupados por populações de baixa renda tornaram-se espaços modelos, produtos de um ‘urbanismo burocrático’ (Jacobs, 2013) ou ‘mercadófilo’ (Mascarenhas, 2016). Os novos espaços concebidos (Lefebvre, 1994) são capazes de acumular capital, gerar mais-valia e atrair consumidores e turistas. Apresentam-se como “projetos urbanos, mas quase sempre são simplesmente projetos imobiliários” (Jacobs, p. 17, 2013).

Harvey (2016) reforça que os negócios precisam ser garantidos, mas não podem ser o sentido da gestão pública e nem serem usados para subjugar os interesses coletivos. Esta submissão é o próprio ‘espírito da cidade-commodity’ (Harvey, 2016) 9 . As transformações socioespaciais decorrentes da mercantilização da cidade são entendidas por Garnier (2013) como parte do fenômeno da ‘reconquista urbana’. Segundo o autor, assitimos a uma limpeza étnica: uma operação de retirada da população pobre, imigrantes, clandestinos, marginais e outros ‘indesejados’ de partes da cidade, para dar o lugar destes indivíduos locais à reprodução do capital, (Garnier, 2013) A atmosfera dos megaeventos é a condição mais propícia para viabilização desta tática de substituição de população.

Para justificar o procedimento mencionado trata-se de estigmatizar e criminalizar os habitantes de bairros populares e implantar políticas públicas centradas no combate à insegurança por meio da adoção de medidas opresssivas, como as chamadas políticas de pacificação. Gonçalves (2012) explica que esta estratégia não é nova; mas praticada tanto no Rio de Janeiro, quanto em outras cidades brasileiras. Em determinados contextos, como no caso de megaeventos, chega-se a converter a cidade inteira – ou as áreas de interesse imobiliário - em zonas de ‘segurança prioritária’ ou ‘zonas urbanas sensiveis’. (Garnier, 2013; Agamben, 2005)

7 Anotações da autora de aula proferida pelo professor David Harvey na Praça da Cinelândia no Rio de

Janeiro em Setembro de 2016.

8 Em.

http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/21/o-legado-das-remocoes-no-rio-violencia-dividas-e-povo-na-mao-de-milicias.htm, acessado em Dezembro de 2017.

9 Anotações da autora de aula proferida pelo professor David Harvey na Praça da Cinelândia no Rio de

(4)

A Barra da Tijuca, na zona Oeste carioca, por exemplo, é um bairro projetado para atender um perfil social específico; desconectado do contexto paisagístico, morfológico e social em que se situa, o modelo do bairro é considerado fragmentado e arrogante por alguns críticos (Jacobs, 2013; Santos, 2013). A Vila Autódromo, por sua vez, localizada na zona em questão, representa a população não convidada ao ‘espetáculo’ da cidade elitista (Debord, 1969). Justamente por não corresponder ao perfil de consumidor solvente, a comunidade sofreu um violento processo de remoção levado a cabo pela prefeitura municipal. O fato de seus moradores possuírem título de posse da terra e direito de propriedade concedidos pelo governo do Estado não foi suficiente para garantir a permanência da comunidade. (Azevedo e Faulhaber, 2016). A política de remoções utiliza de tecnologias de poder que articulam táticas para atingir seus objetivos de gestão da vida nos territórios urbanos. Neste contexto o Estado não se apresenta como homogêneo e unívoco, porem complexo e multifacetado. (Foucault, 1976).

Observa-se que a existência de um status de legalidade adquirido pela Vila Autódromo conferiu solidez à luta pela permanência de vinte famílias no local, mas não foi a razão da vitória (Magalhães, 2015). Muitos moradores, apesar de possuírem a posse da terra, cederam às pressões ‘biopolíticas’ e estratégias remocionistas e partiram para outras favelas ou foram removidos para o Parque Carioca, condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida10 construído para complementar o processo de remoção da Vila Autódromo. (Foucault, 1976).

A emergência de um museu social

O Museu das Remoções é uma etapa da luta de resistência à remoção da Vila Autódromo, um empenho coletivo de denúncia da violência sofrida pelas favelas cariocas durante a concretização do projeto urbanístico ‘mercadófilo’ implantado no Rio de Janeiro no período dos megaeventos (Mascarenhas, 2016).

10

Os reassentados da política remocionista são encaminhados para conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, MCMV, que se em um primeiro momento foi criado para redução do déficit habitacional, tornou-se, posteriormente, um complemento à política de remoção e um agravante do déficit habitacional. O empreendedor privado é o agente central das decisões desta política habitacional, característica que reforça o ideário neoliberal e acentua a dificuldade de realização de processos participativose democráticos. Ao entregar ao agente imobiliário a deliberação sobre o ordenamento territorial a respeito da localização dos condomínios, o programa contraria o art. 182 da Constituição Federal, (BOGADO, 2017).

(5)

O museu é uma resposta-ação a contrapelo11 da dinâmica de esquecimento empreendida pelas remoções olímpicas (Benjamin, 2005). Ele nasce da necessidade de enfrentar o duplo processo de apagamento buscado pelas práticas estatais: tanto do espaço físico, quanto das redes de relações (sociais e políticas) que a constituíram historicamente. Portanto, seu objetivo não se restringe à denúncia, mas abrange-se a promover disputas simbólicas com as narrativas oficiais a partir do resgate e comunicação da memória local (Bogado e Chagas, 2017).

O projeto de extensão universitária da Anhanguera resultou na construção de sete esculturas que deram origem ao museu. Idealizadas pelos alunos de arquitetura e urbanismo a partir das oficinas de memória, as esculturas são as sementes do Museu das Remoções. O Processo de construção do Museu das Remoções é marcado pela colaboração:

“Reunidos todos em uma grande roda, escuto cada reflexão e proposta enunciadas por cada pessoa

que participa dessa nova modalidade de

resistência da Vila. A partir de diferentes lugares de fala, cada participante estampa sua marca no processo de construção coletiva que se instaura na comunidade no ano de 2016. Após tantas outras formas de resistir que foram postas em prática na localidade, como vigílias, barricadas, ocupas e reuniões de todos os tipos, o processo do qual falo consiste na construção de um museu comunitário a céu aberto que, emanando horizontalidade, criatividade e produção artística, dá início a uma nova fase de lutas na Vila Autódromo. Impulsionado por pujantes fluxos de ideias, análises e práticas, que se cruzam na construção de uma síntese coletiva, o museu é autogestionado por cada participante engajado nesse processo, seja este morador, ou membro das dezenas de grupos da sociedade civil que se dedicam a apoiar a Vila Autódromo na luta contra as remoções e pela preservação da memória comunitária. Para

11

Considera-se o museu uma resposta-ação a contrapelo do curso da história do capitalismo poque questiona e mina as ações da elite financeira mundial e não se alinha aos projetos hegemônicos previstos para a cidade.

(6)

além das atividades e materiais gerados pelo grupo, a metodologia que nutre o Museu por si só cumpre o potente papel de marchar no contrassenso da história, tendo em vista um contexto urbano marcado por arbitrariedades, violações e práticas de invisibilização, a partir do momento em que expressa, em um formato não convencional, a capacidade criativa de um grupo verdadeiramente heterogêneo de reverter um processo histórico que, a princípio, porta todos os elementos necessários para ser bem sucedido. No contrafluxo ao modelo de urbanismo aqui criticado, mas também às formas tradicionais de associativismo e ação coletiva, o Museu das

Remoções emerge como uma entidade

concretamente capaz de potencializar a voz das populações historicamente oprimidas na luta contra as formas de invisibilização do capitalismo contemporâneo. Novos modos de opressão, formas outras de agir. O Museu das Remoções depara-se com o desafio de enfrentar as complexas artimanhas contemporâneas do capital em território urbano, inventando e reinventando a cada dia mecanismos de agir e resistir.”12 (Petti, 2016)

Constituído a partir de um processo horizontal e participativo no qual os integrantes tanto aportam quanto absorvem conhecimento, o Museu das Remoções é fruto da práxis; elaborado coletivamente a partir das necessidades reais da Vila Autódromo em cada etapa da luta. Ele é um museu em processo, cujas transformações e recriações são constantes. As iniciativas autogeridas, as práticas participativas e a museologia social possuem forte traço comum: O movimento.

No âmbito da pesquisa, a construção do museu é uma experiência de pesquisa-intervenção ou pesquisa-ação (Latour, 2005), e fundamenta-se na ‘utopia do

12

O referido trecho do caderno de campo da antropóloga Daniela Petti, ativista integrante do Museu das Remoções, reforça a coletividade do processo de concepção e construção do Museu das Remoções, concedido por Daniela à autora.

(7)

interconhecimento’, que propõe o uso contra-hegemônico do conhecimento cientifico (Sousa Santos, 2010, p. 35). A ‘ecologia dos saberes’ proposta por Boaventura de Sousa Santos coloca a prática e a sabedoria dos atores locais como bases para a produção de conhecimento. Segundo Boaventura abrir-se para aprender das ‘periferias do mundo’ é a porta para os conhecimentos não científicos e não ocidentais que prevalecem nos modos de vida do cotidiano. (Sousa Santos, 2010, p. 34 e 35)

Figura 1. Oficina de memória. Vila Autódromo, 2016. Foto: Luiza de Andrade

A ‘pesquisa-ação’ que resultou na construção do Museu das Remoções recusa a ideia de isenção que sustenta que o indivíduo é politicamente neutro no campo de pesquisa, e adota o princípio de que o indivíduo afeta e é afetado pelo campo. Dentro desta lógica o Museu das Remoções foi construído a partir de uma ação direta no território da comunidade, compreendendo o pesquisador como um ator capaz de desencadear transformações socioespaciais. (Tripp, 2005, Virno, 2003, Malo, 2004, Montañés, 2009). Os pesquisadores-atores implicados nesta iniciativa museológica assumem um posicionamento político em favor da luta pelo direito à moradia no Rio de Janeiro. Ressalta-se aqui a importância da ação das “universidades junto às resistências locais fazendo frente às atuações do poder público vinculadas à macropolitica urbana”: Cidadãos, profissionais, professores e pesquisadores podem e devem posicionar-se diante das disputas pelo direito à cidade e pela inclusão das minorias. (RENA, 2016, p. 2). O Museu das Remoções é uma luta potente e criativa que articula vários atores, dentre os quais está a universidade. As atividades do projeto de extensão da universidade Anhanguera que deram origem a sua construção se dividem em três etapas:

Na primeira etapa buscou-se criar a proposta do museu com reuniões de apoiadores e moradores para a concepção da ideia. Na segunda etapa do processo priorizou-se a intensificação da comunicação na comunidade, com a realização de dinâmicas de diálogo e oficinas de resgate de memória, com participação dos alunos do projeto extensão, moradores e ex-moradores da Vila Autódromo e de comunidades do entorno. Nesta etapa realizaram-se rodas de leitura, oficinas artísticas, oficinas de fotografia coletiva, atividades para conhecimento e reconhecimento do lugar, devir pela

(8)

comunidade conduzido pelo morador Luiz Cláudio, abrangendo a área da comunidade e a parte desapropriada pelo Parque Olímpico, entre outras atividades. Esta etapa também contou com o resgate de equipamentos urbanos destruídos e escombros das casas demolidas para constituição do acervo do museu. Algumas destas peças foram incorporadas à coleção do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Registros gráficos, cartográficos, fotográficos, audiovisuais também foram produzidos nesta etapa, para posterior sistematização pelos alunos pesquisadores e incorporação ao acervo do Museu das Remoções.

A terceira etapa consistiu em intervenção participativa no espaço público da comunidade: construção do Museu das Remoções. Esta atividade marcou os lotes que tiveram suas edificações demolidas com instalações criativas elaboradas pelos alunos a partir do reaproveitamento dos escombros das casas e equipamentos urbanos. Estas instalações rememoram e identificam as casas removidas. Os subsídios imateriais e materiais para criação das esculturas foram obtidos nas oficinas de memória realizadas na etapa anterior e no reaproveitamento dos escombros da comunidade.

O Museu das Remoções foi inaugurado oficialmente no dia 18 de maio de 2016, dia internacional dos museus, com a presença de moradores, pesquisadores, ativistas e imprensa independente. Na ocasião o público conheceu as sete esculturas elaboradas pelos alunos-pesquisadores, a partir de um percurso guiado pelos moradores da comunidade que conduzia a cada uma das esculturas:

Figura 2. Escultura do Museu das Remoções ‘Vila de todos os Santos’. Vila Autódromo, 2016. Foto: Luiza de Andrade

1) “Vila de Todos os Santos”, em homenagem à casa da Dona Heloísa Helena Berto, que além de haver sido removida também sofreu com atos de racismo e intolerância religiosa no processo de remoção; 2) “Penha de muitas faces”, escultura em homenagem à casa da Dona Maria da Penha Macena, esta instalação artística possui o símbolo feminino e representa o protagonismo feminino na luta da Vila Autódromo e demais lutas sociais urbanas. Dona Penha é uma mulher que influenciou significativamente todos os moradores que permaneceram na luta até o final. A remoção de sua casa ocorreu no dia internacional da mulher, mesmo dia em que ela ganhou o prêmio mulher cidadã

(9)

da ALERJ13; 3) “Suporte dos males” escultura em homenagem à Dona Jane Nascimento, a escultura rememora o protagonismo da Dona Jane nas lutas sociais da Vila Autódromo, por muitos anos Dona Jane foi o suporte da luta ativista na comunidade. 4) A intervenção “Luz que não se apaga” é única escultura que faz alusão a uma edificação que não foi removida: a Igreja São José Operário. Os alunos do projeto de extensão decidiram homenagear a igreja, devido ao simbolismo que esta edificação tem para a comunidade, para além da função religiosa este edifício foi usado como residência para moradores que tiveram suas casas demolidas, como local de festas, de reuniões e recepções em geral. A escultura que representa a igreja possui um elemento central que simboliza um ninho e transmite a ideia de acolhimento. 5) “Doce infância”, escultura em homenagem ao Parquinho que foi removido e demolido pela prefeitura após ter sido reformado pelos alunos do projeto de extensão universitário da Anhanguera, em conjunto com a comunidade. 6) “Espaço Ocupa e Casa da Dona Conceição”, escultura que faz referência ao espaço onde ocorriam os Festivais Ocupa Vila Autódromo; o espaço do festival Ocupa estava ao lado da casa da Dona Conceição Queiroz, que tinha um papel acolhedor nos eventos culturais da comunidade. Ela oferecia seu banheiro para uso de todos e cozinhava a comida para as festas. O espaço Ocupa também tinha sido reformado pelos moradores da Vila Autódromo, em conjunto com ativistas e com os alunos do projeto de extensão da Anhanguera. 7) A escultura “A Associação sou eu” é uma homenagem à Associação dos Moradores da Vila Autódromo e possui elementos que permaneciam guardados dentro da associação, a frase-título desta instalação faz referência à campanha organizada pela comunidade quando esta edificação foi removida. “A Associação sou eu” é uma mensagem ao poder público e significa que a associação da Vila Autódromo é cada uma de suas casas e cada um de seus moradores, ela não deixou de existir nunca, nem mesmo no dia da remoção do edifício da Associação dos Moradores.

“A Vila Autódromo não cabe na rua onde foram construídas as 20 casas novas. A Vila Autódromo não cabe no território onde antes moravam mais de 600 famílias. A Vila Autódromo não cabe nem no Rio de Janeiro. A Vila Autódromo é a casa de todos os teimosos

(10)

que acreditam que memória não se remove.” Luiza de Andrade, cineasta e ativista.14

Cada morador e apoiador da Vila Autódromo faz parte de uma rede, cujos vínculos que os une são afeto, amor e esperança em uma realidade urbana menos injusta. Nesta luta cabe mencionar a atuação das mulheres. Dona Jane do Nascimento, Dona Conceição, Dona Heloísa Helena Berto e Dona Maria da Penha Macena tiveram suas casas representadas pelas esculturas. A homenagem feita pelos alunos-pesquisadores a estas mulheres reafirmam o protagonismo feminino na luta da Vila Autódromo. Junto com muitas outras mulheres, como Sandra Maria, Nathália Macena, Dona Sandra Regina, Dona Inalva e tantas outras, elas constituem os pilares de sustentação da luta da comunidade. Ressalta-se que muitos homens se destacaram e tiveram atuações decisivas nesta trajetória. Entretanto, segundo relato dos próprios moradores e moradoras, as mulheres foram protagonistas desta batalha, responsáveis por trazer ou manter seus filhos, pais, irmãos, amigos e maridos na resistência nos momentos mais difíceis.15 As edificações homenageadas, no entanto, não correspondem aos atores ou casas mais importantes da comunidade, seria incabível e equivocado pretender julgá-lo. A escolha das esculturas foi espontânea e deve-se à percepção dos alunos e da relação de cada um deles com os moradores e ex-moradores presentes nas inúmeras oficinas de memória realizadas no processo de constituição do museu.

Assinala-se, entretanto, que o Museu das Remoções não se limita a uma intervenção territorial ele também é uma ação simbólica que atua no resgate da história e da memória da Vila Autódromo, a partir de uma prática museológica que celebra o cotidiano. A memória entendida à luz desta nova museologia faz alusão ao passado, ao presente e ao futuro; faz alusão àquilo que se realiza na concretude de todos os dias; dos corpos e dos movimentos. Esta concepção compartilha com as dinâmicas participativas a prioridade atribuída ao presente, à vida e ao cotidiano. (Bogado e Chagas, 2017).

14

Luiza de Andrade é ativista e cineasta engajada na construção e gestão do Museu das Remoções, sendo responsável pela produção de imagens e mídias audiovisuais do museu, assim como pela materialização conjunta das atividades do museu, desde a elaboração de aulas em conjunto com a autora deste artigo, da concepção das oficinas de memória e da realização das atividades culturais que o museu permanece desenvolvendo. Desde o inicio do Museu das Remoções, Luiza de Andrade foi atriz fundamental desta luta efetiva e criativa.

(11)

Apropriação da Museologia Social

O Museu das Remoções apresenta-se como parte do processo da articulação do movimento social urbano, comunica a memória da Vila Autódromo e denuncia a política de remoções levada a cabo pela prefeitura municipal do Rio de Janeiro (Magalhães, 2015). A narrativa transgressora aqui exposta evidencia as violações e contradições presentes na gestão urbana atual: enquanto a celebração hegemônica das Olimpíadas está associada à memória do poder16, este museu apresenta o poder da memória comunitária e a versão popular sobre os jogos olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. (Bogado e Chagas, 2017).

A teoria que fundamenta este museu situa-se no campo das relações e se propõe a “compreender e praticar os museus como acontecimentos e atos que potencializam a vida do ponto de vista relacional, social e político”17. (Bogado e Chagas, 2017).

Diferente da museologia que predominou da primeira metade do século XIX até a primeira metade do século XX, conservadora e burguesa, cuja prática de memória, patrimônio e museu “estavam comprometidas com os valores das aristocracias e das classes e religiões dominantes”; a chamada nova museologia apresenta uma perspectiva libertária que estimula a insubordinação. (CHAGAS E GOUVEIA, 2014, p.15). Desde 1984, a museóloga Valdiza Russio18 já falava de uma prática museológica que deveria ser construída “com” a comunidade, em oposição a uma museologia “para” a comunidade. Este mesmo conceito de construção coletiva fundamenta os processos participativos, que, por serem capazes de potencializar a espontaneidade das comunidades, representam ameaça à estandardização perpetrada por determinados setores acadêmicos e culturais. (Chagas e Gouveia, 2014)

Neste aspecto, a prática da museologia social contraria as teorias e práticas pedagógicas fundamentadas em obediência absoluta e apresenta-se como ferramenta capaz de enfrentar as crescentes tendências à ordem e ao controle do contexto sociourbano

16 Ver o texto “Memória e Poder: dois movimentos”, publicado nos Cadernos de Sociomuseologia,

disponível em http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/367 (última consulta 10 de dezembro de 2016).

17 O conteúdo sobre museologia social descrito neste artigo foi retirado do texto “Memória não se remove” escrito em conjunto por Mário Chagas e Diana Bogado, publicado a no livro do seminário “Memória das Olimpíadas: múltiplos olhares” organizado no âmbito do projeto “Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações” organizados pela Fundação Casa de Rui Barbosa e pela Fundação Getúlio Vargas.

18 Waldisa Rússio Camargo Guarnieri foi professora e museóloga, nasceu em 1935, na cidade de São

Paulo. Uma das personalidades mais influentes no desenvolvimento do pensamento teórico da Museologia e de sua consolidação como campo disciplinar no Brasil. Em sua trajetória foi coordenadora do curso de Pós-Graduação de Museologia da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e membro do Conselho Internacional do Museu da Unesco.

(12)

contemporâneo. (CHAGAS E GOUVEIA, 2014, p.18). Segundo Hugo de Varine é essencial entender “a teoria da educação como prática da liberdade”, capaz de transformar o “homem-objeto da sociedade de consumo (...) em homem-sujeito”. (VARINE, 1979, p.17)

Estima-se que a prática de uma museologia indisciplinada como base teórico-pedagógica da atividade que originou o Museu das Remoções potencializou ainda mais a habilidade de resiliência da Vila Autódromo e intensificou a capacidade de subversão, reinvenção e reconstrução permanente da comunidade. (Bogado, 2017).

As metodologias participativas como perspectiva para intervenção na

comunidade

O museu é simultaneamente uma experiência de pesquisa e extensão e uma luta popular. Como visto no âmbito pedagógico se fundamenta na museologia social e no âmbito social representa um espaço de luta por direitos sociais. Tanto no que se refere à gestão urbanística quanto à prática pedagógica, a referida iniciativa tem caráter contra-hegemônico por contestar a normatização e por ter como princípio teorias que dão voz à população. As obras do museu foram fruto de ação popular com apoio da universidade e de uma rede de ativistas. Entretanto, a iniciativa não foi a primeira intervenção espacial na Vila Autódromo no âmbito da extensão universitária.

Os espaços construídos/reformados no contexto da extensão universitária em conjunto com a comunidade foram o parquinho, o espaço de eventos, chamado espaço Ocupa e o Museu das Remoções, um museu de percurso. Os elementos fundamentais para elaboração e execução destes projetos foram as contribuições de homens, mulheres, jovens, crianças, idosos e demais conhecedores do local. Buscou-se que todos os “co-planejadores”, alunos, ativistas e comunidade participassem ativamente do processo de elaboração de projeto e intervenção no espaço público.

Os projetos de intervenção urbana desenvolvidos na Vila Autódromo tiveram como diretriz o uso de metodologias participativas, como a Investigação-ação-participação, IAP, que priorizam o conhecimento prático diante de qualquer outro conhecimento e articulam pesquisa e intervenção social com o conhecimento local. (MALO, 2004, p. 32). O diálogo é a base metodológica das experiências participativas, parte-se da premissa que a comunidade é o ator mais adequado para apontar as necessidades e os problemas locais.

O método participativo é aberto, sua aplicação é estratégica e não programática (Montañés, 2009), tanto o pesquisador social, quanto o arquiteto, num processo de

(13)

pesquisa participativa utilizam de metodologia para ter acesso à população e construir juntos as perguntas e respostas do trabalho; sendo que no primeiro caso a resposta é a direção para uma mudança social e no segundo caso um projeto de intervenção espacial capaz de gerar transformações sociais. (LÓPEZ MEDINA, 2010, p.96).

O primeiro projeto de requalificação urbanística coordenado pela professora Diana Bogado na comunidade foi a requalificação do parquinho, elaborado a partir de diversas visitas à comunidade que consistiam na troca de experiência entre os alunos de arquitetura e urbanismo da Anhanguera e os moradores. Esta troca foi estabelecida a partir de debates, diálogos e “devir” pela comunidade tendo como premissa que o trabalho de campo necessariamente “afeta e modifica os corpos e a subjetividade daqueles que participam do processo”. (MALO, 2004, p.35). As experiências corpóreas e afetivas são entendidas como fundamentais para a produção do conhecimento e de subjetividades.

“La coproducción de conocimiento crítico genera cuerpos rebeldes. El pensamiento sobre las prácticas de rebeldía da valor y potencia a esas mismas prácticas. El pensamiento colectivo genera práctica común. Por lo tanto, el proceso de producción de conocimiento no es separable del proceso de producción de subjetividad. Ni a la inversa.” (MALO, 2004, p. 35)

O primeiro contato com a comunidade consistiu em conhecimento socioespacial necessário à posterior elaboração do projeto. Neste encontro discutiu-se as possíveis intervenções, a partir das necessidades percebidas e transmitidas pelos moradores. Os possíveis locais de projeto também foram discutidos e decididos em conjunto entre os alunos e os moradores. Identificou-se a necessidade de reconstruir espaços comuns e espaços públicos, uma vez que todos os espaços não residenciais haviam sido transformados em escombros. Decidiu-se a requalificação de uma edificação semi-demolida, que seria o centro cultural da comunidade e a requalificação do parquinho da Vila Autódromo.

Os seguintes encontros tiveram a finalidade de absorver informações para elaboração do programa dos projetos do centro cultural e do parquinho. As atividades foram divulgadas publicamente na internet a fim de contar com maior número possível de participantes para os mutirões de requalificação. Entretanto não foi possível executar os dois projetos elaborados pelos alunos, porque na madrugada da véspera da data do mutirão, segundo relato dos moradores funcionários da prefeitura haviam rompido os

(14)

pilares do edifício19 que seria convertido em centro cultural. A referida edificação ficou em risco de desabamento o que inviabilizou o mutirão de construção do centro cultural. Foi realizado apenas o mutirão de requalificação do parquinho.

“Os projetos de requalificação do parquinho e o museu a céu aberto foram providenciais, pois chegaram em um momento, onde a comunidade estava sendo massacrada pelo poder público em nome da especulação imobiliária. Essas ações nos revigoraram e esta tese (referindo-se a tese de doutorado da autora) voltada para o museu vai ajudar a imortalizar nossa história.” Luiz Cláudio da Silva, ativista e morador da Vila Autódromo em entrevista à autora.

Os processos participativos tornam-se importantes ferramentas de contribuição política e teórica a todos os envolvidos; não somente pela troca de conhecimento que se estabelece nestas experiências, mas também porque são pensados para responder questões relacionadas aos problemas urbanos e aos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelos demais projetos urbanos da cidade. A construção coletiva destes espaços públicos na comunidade contraria a lógica dos espaços “espaços concebidos” de cima para baixo (Lefebvre, 1994) e, além disto, fortalece o cooperativismo entre os moradores (Miraftab, 2016).

Se as formas do planejamento urbano contemporâneas são usadas como instrumentos de homogeneização para anular territórios e pessoas que não interessam à lógica do capital (Harvey, 2016)20, a execução de projetos participativos comunitários, em contraposição, se opõe à tendência de estandardização ao construir lugares que atendem à demanda popular e as necessidades locais. Espaços públicos são espaços de diversidade e inclusão quando são realmente públicos e abertos; desta forma contribuem para democratização da cidade na contramão das tendências neoliberais de privatização do território.

19 Segundo moradores em entrevista à autora, que nesta caso serão preservados devido ao teor da

informação, na véspera do dia marcado para a intervenção que seria 14 de Novembro de 2015, a referida edificação semi-demolida que seria o centro cultural possuía a estrutura íntegra sem risco de desabamento, constatado nas visitas anteriores. Entretanto ao amanhecer, a partir das 6h da manhã, os moradores se depararam com os pilares da edificação partidos. O evento havia sido divulgado na internet, e supõe-se que a Prefeitura os tenha quebrado na madrugada anterior. Cabe destacar que mais de uma vez na Vila Autódromo foram identificados espiões da Prefeitura que tinham a finalidade de se informar das estratégias de resistência e desarticular a luta; alguns ativistas e integrantes do movimento social sofreram inúmeras ameaças. Sobre ameaças e desaparecimento de lideres de movimentos sociais ver dissertação de mestrado IPPUR, UFRJ “Barra da Tijuca e o Projeto Olímpico: a cidade do capital” de Renato Consentino.

20 Anotações de aula da autora, em aula proferida pelo professor David Harvey na praça da Cinelândia,

(15)

Entende-se que a tomada de decisão coletiva é a característica que diferencia as experiências participativas das metodologias tradicionais de elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos realizados normalmente sem consulta popular; como ocorrido com o Parque Olímpico21, vizinho da Vila Autódromo, por exemplo. A coletividade inerente à participação opõe-se à centralidade das decisões tomadas sem diálogo. Lopéz Medina (2010) complementa que as metodologias participativas apresentam-se como possibilidade de democratização da cidade, desta forma contrapõem-se à prática do planejamento urbano atual que não possui canais de dialogo com a população e concebe projetos urbanísticos de forma autoritária. (Miraftab, 2016). Neste sentido a construção coletiva dos espaços da comunidade Vila Autódromo, no âmbito do projeto de extensão universitária mencionado, representou o atendimento à demanda popular e o resgate do modo de produção22 socioespacial que existia anteriormente ao processo de remoção - dinâmica natural das ‘periferias do mundo’ (Sousa Santos, 2010). Esta retomada da espontaneidade cotidiana decorrente dos processos colaborativos consiste no resgate da prática do ‘habitar’ e da dimensão do ‘espaço vivido’ Lefebvriano (1976; 2001).

Conclusão

A luta da comunidade Vila Autódromo constituiu um espaço poético, subjetivo, multifuncional e complexo de resistência e resiliência; o ‘habitar como um poeta’ ampliou-se à resistência como poeta contrapondo-se à proposta estandardizada do ‘habitat’, - padrão de referência dos projetos urbanísticos atuais-. (Lefebvre, 1976, 2001; Heidegger, 2005).

“O habitat foi instaurado pelo alto: aplicação de um espaço global homogêneo e quantitativo obrigando o 'vivido' a encerrar-se em caixas, gaiolas, ou 'máquinas de habitar'" (LEFEBVRE, 1999, p. 79).

21

Maior estrutura construída para a realização das Olimpíadas Rio 2016.

22 A rede de relações que se constitui na favela é uma forma de driblar as faltas de acesso generalizada de seus moradores, seja falta de comida, de dinheiro, de serviços estatais. A todas estas faltas os moradores respondem com solidariedade uns aos outros, o que garante a sobrevivência dos mesmos é o chamado “nós por nós”. O “nós por nós” é a cultura, por exemplo, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro; ele supre todas as faltas, é uma cultura de sobrevivência que tem como base a solidariedade, conforme explica Thainã de Medeiros, morador do Complexo do Alemão, em entrevista a autora

(16)

A resistência criativa associada aos modos de vida marginais da Vila Autódromo constitui a insurgência de uma disputa de significados com a narrativa hegemônica no campo cultural, que fortalece a identidade local com base no sentimento de pertencimento e autonomia. (Scott, 1990). O conceito de insurgência propõe a descolonização das teorias de planejamento ao acionar a contra-hegemonia, a transgressividade e a imaginação (Miraftab 2004) que respaldam as ações de desobediência civil e a autonomia dos sujeitos.

A conquista da permanência da comunidade, celebrada nas atividades do Museu das Remoções, é atribuída a diversos aspectos desta luta: resgate dos modos de vida locais ou do ‘habitar’ das periferias que fortalecem os vínculos afetivos; articulação em rede que projeta a luta para o global; táticas de resisitência criativa que respondem às estratégias de remoção biopolítica23 do Estado.

Esta nova forma de resistência, inerente aos novos movimentos sociais, é mais elaborada, criativa, dinâmica e inovadoras, que as antigas formas de luta. (Bogado, 2017). As resistências criativas compartem com a museologia social a priorização do presente e da vida, e tem a espontaneidade como característica chave. Apresentam-se como resposta às formas estandardizadas de vida impostas pelo status quo na metrópole neoliberal ‘mercadófila’ (Mascarenhas, 2015). Assim, o Museu das Remoções afirma o modo de vida e a presença da Vila Autódromo no Rio de Janeiro, que permanece, existe, re-existe e garante que a “memória da Vila não se remove”.

23 A biopolítica para Michel Foucault é uma tecnologia de governar que efetiva o controle da sociedade e

dos sujeitos por instrumentos que não se restringem aos âmbitos ideológicos, e que exercem o biopoder em esferas biológicas, abrangendo-se aos âmbitos de controle corporal. Na sociedade capitalista as estratégias biopoliticas de governo se efetivam mediante o exercício da aplicação do poder em todos os aspectos da vida cotidiana. (FOUCAULT, 1986, P. 134).

(17)

Bibliografia

AGAMBEN, G. Homo Sacer. Sovereign Power and Bare Life. Stanford: University press, 2005. AGUILERA, F. y NAREDO, J. Interés y contexto del tema tratado. Economía, poder y megaproyectos. Madrid: Cromoimagen S.L., 2009

ARANTES, P. A arquitetura na era digital Financeira, 2000

AZEVEDO, Lena. AZEVEDO E FAULHABER, Lucas. SMH 2016: Remoções no Rio de Janeiro Olímpico. Rio de Janeiro: Editorial Mórula, 2015.

BOGADO. Diana. Movimento Okupa: Resistência e autonomia na ocupação de imóveis nas áreas urbanas centrais. Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011

_____________.O Museu das Remoções da Vila Autódromo: Potência de resistência criativa e afetiva como resposta sociocultural ao Rio de Janeiro dos megaeventos. Tese de doutorado defendida na Universidade de Sevilha, obtenção de mérito “Cum Laude”.Sevilha, 2017.

BOGADO E MAGALHÃES, “Memória não se remove”: a luta dos moradores da Vila Autódromo para continuar (re)existindo. 2016

CHAGAS, M. e BOGADO, D. Memória das Olimpíadas: múltiplos olhares, organizados no âmbito do projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações. Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 2016.

CHAGAS, M. e GOUVEIA, I. Museologia social: reflexões e práticas, 2014

BENJAMIN, W. “Sobre o conceito de história”. Trad. J. M. Gagnebin e M. L. Müller. In: LOWY, M. e Benjamin, W: aviso de incêndio: uma leitura das teses "Sobre o conceito dehistória". São Paulo: Boitempo, 2005

CONSENTINO, R. Barra da Tijuca e o Projeto Olímpico: A cidade do Capital. Dissertação de Mestrado defendida no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1969.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, [1976] 2010. GARNIER, J.P. Marsella 2013: el urbanismo como arma de destrucción masiva. GeocritiQ. 10 de enero de 2014, nº 24.

GONÇALVES, Rafael Soares. Les favelas de Rio de Janeiro: histoire et droit – XIX et XX siècles. Paris: L’Harmattan, 2010.

___________. Favelas do Rio de Janeiro: História e Direito. Rio de Janeiro: Pallas/PUC-Rio, 2013

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. (trad.) Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. Parte I. 14ª ed. 2005

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006 _____________. A condição pós-moderna. São Paulo: 14 ed., Loyola, 2005. (2011)

(18)

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2013 (ed. orig. 1961).

LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: an introduction to actor-network-theory. Nueva York: Oxford University Press, 2005.

LEFEBVRE, Henri. La révolution urbaine, Paris, Gallimard, 1976. _____________. The production of space. Oxford: Blackwell, 1991.

_____________. O direito à cidade. São Paulo: Ed. Centauro, Moraes, 2001.

LÓPEZ MEDINA, José María El diseño participativo en programas de rehabilitación de viviendas Universidad de Sevilla. Tesis doctoral. 2010.

MAGALHÃES, Alexandre. Transformações no “problema favela” e reatualização da “remoção” no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013

MASCARENHAS, Gilmar, p.52. Revista USP, São Paulo, n. 108, p. 49-56. Jan. a mar. 2016 MALO Marta. Nociones comunes. Experiencias y ensayos entre investigación y militancia. Revista Derive Approdi, Precariasa la deriva, Revista Posse, Colectivo situaciones, Grupo 116, Colectivo Sin Ticket. Traficante de sueños., Madrid, 2004

MONTAÑÉS SERRANO, Manuel. “Metodología y técnica participativa. Teoría y práctica de una estrategia de investigación participativa”. Barcelona: Editorial UOC, 2009.

MOUTINHO, M. (Coord.) Sobre o Conceito de Museologia Social. In: Cadernos de Sociomuseologia, v.1, n.1, 1993.

MIRAFTAB, F. “Invited and Invented Spaces of Participation: Neoliberal Citizenship and Feminists’ Expanded Notion of Politics”. In: Wagadu, Vol. 1: Spring, 2004.

_____________. Insurgência, planejamento e a perspectiva de um urbanismo humano. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, 2016, v.18, n.3, p.363-377.

NAREDO, José Manuel. Economía y Poder. Megaproyectos, recalificaciones y contratas. In AGUILERA, F. e NAREDO, J. (org.). Economía, poder y megaproyectos. Madrid: Cromoimagen S.L., 2009

RENA, SÁ, BRANDÃO,FRANZONI. “Cartografías Indisciplinarias. Producción Académica Tecnopolítica del Grupo de Investigación Indisciplinar como actor en las Redes de Luchas Territoriales en Belo Horizonte”. apresentado no “Congresso Internacional Contested Cities”, Madrid, Julho, 2016

ROLNIK, R. A Guerra dos Lugares: A colonização da terra e da moradia na era das finanças. Ed. Boitempo, 2016.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo. HUCITEC, 1996.

_____________. Por uma outra globalização: Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013

SOUSA SANTOS, Boaventura. “Para descolonizar Occidente. Más Allá Del pensamiento abismal”, 2010

(19)

TRIPP, D. “Pesquisa-ação: uma introdução metodológica”. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005. p. 443-466.

VARIVE-BOHAN, H. Entrevista com Hugues de Varine-Bohan. In: Os Museus no Mundo. Rio de Janeiro: SALVAT Editora do Brasil, 1979. 8-21p., 70-81p.

VIRNO, P. “Virtuosismo y revolución. Notas sobre el concepto de acción política”, em “Virtuosismo y revolución. La acción política en la era del desencanto,” Traficantes de sueños, Madrid, 2003, p. 89-116.

Referências

Documentos relacionados

Percebo que um objetivo esteve sempre presente desde o princípio, sendo notadamente insistente em muitos momentos do desenvolvimento do trabalho, destacável não só porque faz parte

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

apresentaremos, de forma, sucinta, as relações dialógicas de Mikhail Bakhtin e a linguagem como um fenômeno social da interação verbal; na segunda, trataremos dos gêneros