• Nenhum resultado encontrado

Seja bem-vindo! Estamos muito felizes por você escolher a Unoeste!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seja bem-vindo! Estamos muito felizes por você escolher a Unoeste!"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Manual

(2)

Estamos muito felizes por você escolher a Unoeste!

Você escolheu a maior Universidade do Oeste Paulista, com campi nas cidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, e presente em todo Brasil através da estrutura EAD. Somos uma Universidade confiável, sólida e experiente em Ensino, Pesquisa e Extensão, oficialmente reconhecida pelo MEC.

Aproveite ao máximo a estrutura. Ela foi criada especialmente para você. Nosso corpo docente e administrativo estará sempre pronto a atendê-lo. Aqui você viverá um tempo decisivo e único em sua vida!

E vai perceber que a formação recebida numa Universidade faz diferença na carreira e na ascensão profissional. Informe-se sempre por meio do nosso site e redes sociais. Desfrute ao máximo

do conhecimento oferecido, das atividades acadêmicas, culturais, esportivas, extensivas.

Por nossa história, construída e alicerçada nesses mais de 45 anos, temos confiança em seu pleno desenvolvimento intelectual e profissional.

Seja bem-vindo!

(3)

A Unoeste visa promover uma integração saudável entre calouros, veteranos e toda a comunidade. Por essa razão, o trote entre alunos é proibido em todas as dependências da Universidade ou mesmo fora dela. Os envolvidos ficam sujeitos à punição de acordo com o Regimento Geral da Unoeste. A recepção aos calouros deve ser motivo de festa, não de exploração ou humilhação.

A equipe de segurança da Unoeste está orientada a coibir qualquer atividade relacionada ao trote indesejável. Estão proibidas atividades como:

• Realização de pedágios; • Pintura dos calouros;

• Cobrança de taxas;

• Brincadeiras agressivas e quaisquer outras que, de algum modo, humilhem, desagradem, explorem ou prejudiquem, física ou psicologicamente, o calouro da Unoeste.

As diretorias e coordenadorias dos cursos organizam diversas formas de atividades de integração entre calouros e veteranos, como campanhas de arrecadação de alimentos, doação de sangue, entre outras ações solidárias e humanizadas.

Trote do Bem

O calouro de hoje é o profissional de amanhã.

Diga NÃO ao TROTE VIOLENTO!

(4)

Ao ingressar na Unoeste você receberá seu cartão universitário, com sua foto e um número, que será seu Registro Acadêmico (RA).

Com ele você poderá realizar serviços no site da Unoeste, como a verificação de notas, impressão de boletos, renovação e reserva de livros, além do cadastro no Aprender Unoeste (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Basta digitar o número do seu RA e a senha que será fornecida pela secretaria do curso. O RA possibilita também:

• Empréstimo de documentos na Rede de Bibliotecas; • Acesso aos laboratórios de multimídia, informática e demais dependências ligadas ao seu curso;

• Obtenção de descontos em programas culturais e atividades de lazer, entre outros benefícios.

Registro Acadêmico

(RA)

FULANO DE TAL

CURSO

(5)

A Área do Aluno é um ambiente virtual completo onde você pode consultar suas notas e faltas, controle de atividades complementares, horários de aulas, calendários de provas, solicitações de documentos na Secretaria Virtual, emitir boletos, fazer reserva e renovação de livros na Rede de Bibliotecas, entre outras funções.

A Área do Aluno pode ser acessada diretamente pelo site: unoeste.br/login

Dentro da Área do Aluno você ainda vai encontrar a aba de Apoio Ao Estudante.

Nessa área você vai terá programas como o Unoeste Turbo, onde pode fazer cursos de nivelamento de forma totalmente on-line e gratuita. Também pode agendar atendimentos com o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp), onde você terá apoio às situações específicas de dificuldades de aprendizagem; consultar vagas de estágio com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), entre outras funções que ajudarão você durante seus estudos na universidade.

Área do Aluno

(6)

As catracas de acesso foram instaladas para aumentar a segurança dos funcionários, alunos e professores da Unoeste. As entradas e saídas são permitidas somente com o Cartão Universitário (RA). Fique atento a algumas regras de utilização das catracas:

• É proibido a entrada de animais, exceto cães-guia; • É proibido entrar de capacete ou com qualquer tipo de cobertura que oculte a face;

• Usar a carteirinha de outro estudante ou cedê-la para outro usar é CRIME.

Caso tenha qualquer problema na utilização das catracas, peça ajuda ao vigilante ou porteiro mais próximo.

Alguns materiais necessitam ser fotocopiados para as aulas. Ao longo do calçadão do Campus I de Presidente Prudente você encontra vários centros de cópias. Já no Campus II, a Central de Cópias localiza-se no térreo do bloco B3 e, para utilizá-la, você precisa adicionar créditos em sua carteirinha (RA). Para isso, basta procurar a Tesouraria no Campus II. Em Jaú e Guarujá você encontra um centro de cópias dentro do campus para atender as suas necessidades.

Uso das catracas

(7)

O Campus I de Presidente Prudente possui extenso calçadão com várias lanchonetes e restaurantes nas suas proximidades. No Campus II há diversos quiosques para alimentação, além do Restaurante Universitário self-service, localizado na Torre de Cristal. O Restaurante Universitário oferece cardápio variado e de baixo custo.

Para quem estuda em Jaú, temos dentro do campus a Cantina Universitária onde você pode tomar um café, lanche e almoçar. Além disso, há mais dois restaurantes nas proximidades.

Agora, se você estuda em Guarujá, há uma cantina no próprio hospital. Em volta há restaurantes

self-service variados, lanchonetes e um supermercado com área de alimentação.

(8)

A Rede de Bibliotecas da Unoeste é composta por seis unidades de informação:

• Unidade de Informação 1 - Campus I (Bloco B)

• Unidade de Informação 2 - Hospital Regional de Presidente Prudente

• Unidade de Informação 3 - Campus II (Bloco B2)

• Unidade de Informação 4 - Ambulatório "Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima" (Hospital Regional - Presidente Prudente)

• Unidade de Informação 5 - Campus de Jaú - SP

• Unidade de Informação 6 - Campus de Guarujá - SP A Rede de Bibliotecas da Unoeste é a maior do Oeste Paulista e conta com um acervo de mais de 260 mil exemplares, além de diversas bibliotecas virtuais e unidades de dados.

(9)

Aproveite as várias opções esportivas que a Unoeste de Presidente Prudente oferece aos alunos, como musculação com acompanhamento de instrutores, natação, aulas de spinning, hit ball, power mix, ginástica localizada e circuito de treino. Além disso,

a Universidade conta com duas piscinas semiolímpicas, dois ginásios poliesportivos e três

campos de futebol. Saiba mais sobre as atividades esportivas junto à Academia Unoeste, no Campus I de Presidente Prudente ou através do telefone (18) 3229-1134/3229-1137.

A Unoeste promove também eventos de integração, como a Gincana de Calouros, os jogos Intercalouros e a competição Intercursos. Fique ligado e participe! Para os alunos de Jaú, a Unoeste oferece várias atividades culturais como o Papo Literário e Musical, Cine Debate, Oficina de Artes e os Grupos de Apoio e Meditação, ministrados pela psicóloga do campus. Você pode se informar sobre essas atividades na secretaria ou pelo telefone (14) 3624-1109.

Esportes, cultura

e lazer

(10)

Todos os cursos de graduação têm organização seriada semestral e as matrículas devem ser realizadas em dezembro ou janeiro e em julho. Mais informações no Calendário Escolar, no site da Unoeste.

Com as mensalidades em dia é concedido o trancamento de matrícula para manter o aluno vinculado à Universidade e assegurar-lhe o direito à renovação da mesma, quando da interrupção temporária de seus estudos. Saiba mais na secretaria do seu curso.

A Universidade poderá incluir disciplinas e outras atividades pedagógicas obrigatórias aos alunos, com o objetivo de corrigir falhas na formação escolar anterior, ampliar os conhecimentos básicos necessários ao curso, orientar profissionalmente e propiciar elementos de cultura geral.

Para se formar, o aluno deverá também ter concluído a carga horária de Atividades Complementares exigida em cada curso.

Matrícula

Trancamento com

reserva de vaga

Organização

curricular

(11)

O aproveitamento escolar é avaliado por meio de verificações parciais das atividades curriculares durante o semestre letivo e eventual exame, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

São atividades curriculares: preleções, pesquisas, exercícios, arguições, trabalhos práticos, seminários, excursões, estágios, provas escritas e orais, previstas nos respectivos planos de ensino. De acordo com o Regimento Geral - Art. 54 - § 2º, “O aluno que deixar de comparecer a alguma avaliação de aproveitamento na data fixada, por motivo comprovadamente relevante, poderá requerer nova oportunidade, cabendo ao diretor deferir ou indeferir de acordo com as normas regulamentares do curso”.

Para saber mais, informe-se na coordenação do seu curso.

Critérios de

avaliação

(12)

A frequência mínima deverá ser de 75% às aulas e demais atividades escolares, com exceção dos estágios supervisionados, internatos, plantões e outras práticas exigidas pelos cursos, conforme legislação vigente, quando a frequência deverá ser de 100%.

Fique atento! Se o seu nome não constar na lista de frequência, não assine ao final da lista, pois não terá validade. Procure imediatamente a secretaria do seu curso para regularização da sua situação.

Será aprovado sem exame final o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis) pontos, resultante da média aritmética das avaliações realizadas durante o semestre letivo.

Frequência

(13)

O aluno que obtiver média inferior a 6,0 (seis), resultante da média aritmética das avaliações do semestre letivo, em qualquer disciplina, terá direito a prestar uma nova avaliação (exame).

Será aprovado o aluno que obtiver média final mínima 5,0 (cinco), resultante da média aritmética das avaliações do semestre letivo e da nota desta nova avaliação. Para o curso de Medicina, os alunos deverão consultar regulamento próprio do curso.

O aluno reprovado em até 2 (duas) disciplinas e que tenha atingido o mínimo de 75% de frequência nas referidas disciplinas, poderá ser submetido ao Programa Especial de Recuperação (PER) e terá a chance de fazer provas para continuar o termo seguinte sem carregar dependências.

Ainda assim, caso o aluno seja promovido em regime de Dependência deverá matricular-se, obrigatoriamente, nas disciplinas as quais depende e realizá-las no termo seguinte.

Obs.: Para o curso de Medicina, o acadêmico deverá concluir todas as disciplinas até o 4º ano, não sendo permitido o início do internato com disciplinas pendentes.

Exame final

(14)

Será vantajoso para você pagar antecipadamente a mensalidade até o dia 6 (seis) de cada mês, em qualquer agência bancária, pelo boleto bancário ou na tesouraria da Universidade.

Obtenha mais informações junto à tesouraria e veja as observações constantes no seu carnê.

Evite ficar na fila, prefira o serviço bancário.

O calendário deve ser observado com especial atenção, pois as datas mais importantes estão listadas: prazos para matrículas, eventos, feriados...

Fique atento! Um dos critérios para aprovação é a frequência mínima nas aulas.

Veja o calendário no link “Calendário” na página unoeste.br/CalendarioAcademico.

Vencimento da

mensalidade

(15)

Referências

Documentos relacionados

iii. Sempre que possível, deixar as superfícies humedecidas, até que sequem, ao ar, para que o desinfetante possa atuar eficazmente. c) Ordem de limpeza dos

A Agência Nacional do Petróleo - ANP, criou o Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo e Gás - PRH-ANP-MCTI, por meio do qual oferece

A composição do índice Bovespa foi obtida através do no site da BM&FBOVESPA e as informações de spread de compra e venda, assim como o componente de

Durante a administração de altas doses de amoxicilina tri-hidratada + clavulanato de potássio, é recomendável que você tome grande quantidade de líquidos para evitar

Independentemente do quanto a grande mídia nacional publicou, pode-se afirmar que as sondagens protagonizaram o pleito por quatro fatores: os erros dos principais

Abertura de inscrições ao processo de seleção para Colaboradores Docentes A Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e a Reitora da Universidade de Cruz Alta,

VERIFICAÇÃO DO REGULAMENTO GERAL DAS EDIFICAÇÕES URBANAS (RGEU), REGULAMENTO DA URBANIZAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO DO CONCELHO DA NAZARÉ (RUECN) E OUTRAS NORMAS LEGAIS ---

2.6 O levantamento de uma limitação de "Voos Locais" é feito após a frequência, com aproveitamento, em Organização de Formação Registada ou Certificada no/pelo INAC, de