• Nenhum resultado encontrado

MBA. em Controladoria e Gestão Financeira Corporativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA. em Controladoria e Gestão Financeira Corporativa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MBA

em Controladoria e Gestão

Financeira Corporativa

(2)

B.I. INTERNATIONAL

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

Ensinar ou Aprender?

Essa é uma das muitas questões que têm modificado as relações e as expectativas entre alunos e escolas. O desafio do Ensinar x Aprender ganha novas dimensões em se tratando de educação executiva, porque a demanda por conhecimento é diretamente proporcional às velozes e constantes mudanças do mercado.

O B.I. International surgiu em resposta a esse cenário de transformação pelo qual a educação está passando.

Missão

“Convergir e disseminar o conhecimento em empreendedorismo e inovação, com base em um modelo único de educação.”

(3)

MODELO ÚNICO DE

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

VISÃO GLOBAL

Programas Internacionais – ação permanente para que os alunos pensem e atuem globalmente através da realização de programas internacionais no exterior, em universidades mundialmente reconhecidas como precursoras do empreendedorismo e da inovação.

Tradução simultânea – tradução simultânea para todas as aulas e visitas externas. COACHING

Plano de Desenvolvimento Individual – O B.I. International destina uma disciplina em todos os programas para abordar questões especificas de planejamento de carreira e desenvolvimento de competências, com a presença de um coach em sala de aula, durante as sessões de PDI. Eventos e Treinamentos – São oportunidades extraclasse para que o aluno aborde questões comportamentais que, desenvolvidas, podem alavancar significativamente sua atuação e consequentemente, seus resultados.

DIAMANTE DO CONHECIMENTO

O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único de Educação. Nossa premissa é desenvolver em cada aluno, competências que os tornem mais aptos a empreender, inovar e competir globalmente.

CEO's - Presidentes - Diretores - Acionistas

Superintendentes - Alta Gerência - Empreendedores - Gestores - Consultores

Gerentes - Líderes - Assessores - Supervisores - Sucessores

Profissionais em desenvolvimento da carreira executiva.

Trainees, graduandos e recém-graduados

Global Talent

Executive MBA - EMBA

MBA Internacional Strategic Club Partners

Master Internacional Post MBA

(4)

MODELO

DE APRENDIZAGEM

Mapa de Competências – O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno é traduzido num Mapa das Competências Individuais que apresenta de forma transparente quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que ele precisa desenvolver naquele momento específico de sua carreira. Líderes Construtivistas - Nossos professores são “facilitadores”, “instigadores”, educadores e executivos comprometidos com a evolução do conhecimento e a transformação dos seus alunos.

Avaliações Construtivas - Desenvolvimento de estudos de caso, Business Plans ou Business Projects, além de dinâmicas de design thinking e open innovation, reforçam a assimilação do aprendizado.

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

1. Inovação

2. Desenvolvimento Socio Ambiental 3. Liderança Construtivista 4. Orientação para o cliente 5. Visão Externa (Global e Local) 6. Gestão de Recursos Financeiros 7. Gestão de Indicadores 8. Empreendedorismo

1. Visão Estratégia - Trabalho Colaborativo 2. Liderança 3. Negociação e Comunicação 4. Proatividade 5. Raciocínio Analítico 6. Raciocínio Quantitativo 7. Planejamento 8. Desenho de Solução *competências específicas do curso de

(5)

MBA EM

CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA CORPORATIVA

PROPOSTAS E OBJETIVOS

Gerenciar estrategicamente uma organização é ter como objetivo gerar valor econômico para seus acionistas. A busca do valor econômico agregado envolve a identificação dos seus direcionadores, que envolvem os aspectos financeiros, mercadológicos, operacionais relativos ao capital humano de uma organização.

A gestão financeira voltada para a criação de valor econômico exige o conhecimento detalhado de técnicas gerenciais sofisticadas, que levem em conta o fato de que as economias nacionais estão inseridas em um ambiente global que gera um novo conjunto de riscos e oportunidades.O Curso MBA em Controladoria e Gestão Financeira Corporativa se propõe a oferecer ao mercado um curso de pós-graduação lato sensu com os seguintes diferenciais: 1. Aprofundamento dos temas clássicos de Finanças Corporativas, a partir da problemática das empresas brasileiras de médio e grande porte. 2. Ênfase no binômio teoria/prática, com uma postura crítica e realista em relação à aplicação à realidade brasileira das principais teorias do campo de conhecimento das Finanças.

3. Utilização de jogo de empresa (business game) como forma de fixação dos conceitos apresentados e de sua aplicação a uma situação próxima da realidade.

4. Rigor acadêmico no que se refere ao controle da frequência e do aproveitamento acadêmico dos alunos assim como à contribuição aportada pelo corpo docente e a adesão às normas de qualidade dos MBA, conforme a Associação Brasileira de MBAs.

Ao final do curso o egresso será um especialista em Finanças capaz de centrar a sua atuação dentro das organizações na busca da geração de valor econômico, desenvolvendo estratégias financeiras que integram a parte (Finanças) ao todo (Estratégia Corporativa). Este profissional dominaráas técnicas financeiras utilizadas pelas organizações gerencialmente mais avançadas e será capaz de adaptá-las à sua realidade e perceber os impactos sobre a sua organização de mudanças ocorridas no ambiente nacional e internacional de negócios.

1. OBJETIVOS DO CURSO

I. Desenvolver competências gerenciais na área de Finanças que permitam ao participante participar do processo de geração de valor econômico dentro das organizações onde atuam.

II. Capacitar os participantes a desenvolverem estratégias financeiras articuladas com os objetivos estratégicos gerais das organizações. III. Habilitar os participantes no uso das principais técnicas financeiras contemporâneas.

IV. Desenvolver nos participantes a capacidade de identificar os impactos sobre as suas organizações de modificações no ambiente nacional e internacional de negócios.

PÚBLICO-ALVO

- Profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar na área financeira de organizações públicas e privadas.

- Profissionais de nível superior que atuam em áreas afins a Finanças e que desejam aprofundar os seus conhecimentos na área financeira e compreender a sua articulação com as outras áreas da organização.

- Profissionais de nível superior que atuam em bancos comerciais, bancos de investimentos e demais instituições financeiras interessados em refinar a sua capacidade de avaliar o potencial de negócios de seus clientes e identificar novas oportunidades de negócios.

- Empreendedores e empresários interessados em assegurar um crescimento equilibrado para as suas empresas. METODOLOGIA

As disciplinas dos cursos modulares serão ministradas num processo de desenvolvimento lógico, progressivo e consistente. Objetivo do programa inclui conjunto de instrumentos e técnicas, aulas expositivas, estudo de casos, dinâmicas e seminários, que despertam maior interação entre os participantes, num processo dinâmico e participativo integrando Escola, Empresas e Participantes.Todo material didático será oferecido pelo B.I. International.

CARGA HORÁRIA

O curso tem 432 h/a, podendo o programa ser alterado tendo em vista novas tendências e assuntos pertinentes ao público-alvo, sem prejuízo da carga-horária total do curso.

(6)

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem os programas nacionais, observados os critérios de frequência e aprovação, receberão o Certificado de MBA em Controladoria e Gestão Financeira Corporativa (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu). Aqueles que completarem, adicionalmente, um ou mais dos programas internacionais no exterior receberão o Certificado de MBA em Controladoria e Gestão Financeira Corporativa (Pós-Graduação Especialização Lato Sensu), além dos Certificados emitidos pelas Instituições Internacionais.

COORDENAÇÃO Antônio Carlos Bertucci

CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO

1 - AUTODESENVOLVIMENTO E PDI

Conceito, finalidade e resultados esperados com a utilização de um PDI. Ferramentas de autoconhecimento (conhecimentos, habilidades e atitudes) e construção do plano de desenvolvimento. Workbook de Desenvolvimento de Competências – B.I.International.

2 - GESTÃO CONTÁBIL DE NEGÓCIOS

A estrutura das demonstrações financeiras. A demonstração do fluxo de caixa. Conceitos de equilíbrio financeiro: liquidez e capital de giro, endividamento geral e financeiro, rentabilidade e lucratividade e eficiência operacional. Análise prospectiva: métodos de projeção de demonstrativos financeiros, análise de sensibilidade e simulação. Demonstrações contábeis e Valuation. 3 - CÁLCULO FINANCEIRO

Capitalização simples e composta. Capitalização contínua e operações de tesouraria. Desconto de títulos e diferenciação entre taxa de juros e taxa de desconto. Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Anuidades e perpetuidades. Sistemas de amortização. Valor presente líquido e taxa interna de retorno: cálculos básicos e análise avançada (avaliação de investimentos com vidas úteis diferentes, com fluxos de caixa negativos, Valuation e perpetuidade).

4 - MÉTODOS QUANTITATIVOS

Álgebra matricial. Conceitos fundamentais, medidas de posição, medidas de dispersão, medidas de assimetria, medidas de correlação, variável aleatória, distribuições de probabilidade discretas e contínuas, amostragem e distribuições amostrais, estimação estatística. Funções logarítmicas e exponenciais. Planilhas eletrônicas.

5 - CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E CUSTOS

Análise retrospectiva: índices, cálculo contábil do valor econômico agregado, valor patrimonial e de liquidação, tendências históricas e sazonais. Metodologia de gestão de custos; custos e formação de preços; Contabilidade Gerencial. O sistema orçamentário global; Condicionantes à implantação de sistemas orçamentários; Processo de elaboração de orçamentos; Peças orçamentárias fundamentais: vendas, produção (matérias primas, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação), despesas administrativas, investimento/financiamento, impostos, orçamento de caixa.

6 - GESTÃO DA LIQUIDEZ

Ativos e passivos financeiros, operacionais e permanentes. Autofinanciamento. Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG) e Saldo de Tesouraria (T). Overtrading e o efeito tesoura. Estratégias de Liquidez. Crédito e cobrança. Aspectos financeiros da gestão de estoques. Operações contemporâneas de financiamento do capital de giro. Fluxo de Caixa.

(7)

7 - CORPORATE FINANCE

Técnicas de planejamento financeiro de longo prazo. Técnicas de avaliação de investimentos. A avaliação do risco dos investimentos. O custo do capital das empresas: o custo do capital próprio (autofinanciamento e subscrição de ações) e de terceiros. Estrutura de capital e alavancagem: estrutura de capital ótima, alavancagens operacional, financeira e geral. Política de dividendos e valor da empresa. Fusões, aquisições e desinvestimentos.

8 - CRIATIVIDADE E GESTÃO DA INOVAÇÃO (DESIGN THINKING)

Inovação como diferencial competitivo. Tipos e níveis de inovação. O processo de inovação. Complexidade e competências para inovação. Design Thinking como mindset para inovação. Pilares do Design Thinking: Imaginação, Empatia e Prototipação. Metodologia e Processo Criativo. Inovação em Serviços. Técnicas para desenvolver a criatividade.

9 - EMPREENDEDORISMO E INTRAEMPREENDEDORISMO

O que é empreendedorismo e intraempreendedorismo, como empreender dentro da empresa onde trabalho, características de comportamento empreendedor, a inovação organizacional, mudança de pensamento do gestor, a importância do Estabelecimento de Metas, o valor em Calcular Riscos, Planejamento e monitoramento, a essência do Comprometimento e da Perseverança no alcance das Metas, Maturidade, Iniciativa, busca de Oportunidades, a arte do relacionamento na construção e manutenção das redes de contato, o foco na excelência, desenvolvimento de expertises e a diferença no resultado pelo esforço pessoal daquele que empreende. Objetiva ampliar a visão do participante em relação às possibilidades de negócios e capacitar à análise crítica de oportunidades.

10 - GESTÃO EMPRESARIAL

A perspectiva de vanguarda para a formação de decisores, executivos e gestores organizacionais. A integração e a contribuição sinérgica das diversas áreas da organização. As estratégias para o planejamento e execução de um projeto integrador de gestão: as interconexões entre áreas funcionais e processos de RH, Logística, Finanças, Marketing e Administração de processos e informação.

11 - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

A estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Mercado monetário, cambial, de crédito e de capitais. O mercado de títulos de dívida: precificação, yield to maturity e duration. Operações estruturadas. Mercado de ações: o processo de capitalização das empresas, precificação e análise de risco.

12 - ECONOMIA DE EMPRESAS

Microeconomia: fundamentos e conceitos básicos. A Teoria da Firma. O comportamento do consumidor: entendendo a demanda, o preço de reserva e o excedente do consumidor. Elasticidade e discriminação de preço. Tecnologia, inovação tecnológica e custo. A função lucro e a tipologia dos custos. A tipologia dos mercados: monopólio, concorrência perfeita e posições intermediárias. O oligopólio: estrutura e funcionamento.

13 - NEGOCIAÇÃO E GERAÇÃO DE VALOR

A importância da comunicação nas negociações (Etapas do processo lógico); Barreiras na comunicação; linguagem corporal – Aprendendo a decifrá-la e utilizá-la a seu favor; Negociar com pessoas de estilos diferentes; Processo negocial - Passo a passo; Técnicas de apresentação: conteúdo, forma e níveis de influência; Teoria dos Estilos e como melhorar sua argumentação. Objetiva proporcionar as informações e ferramentas necessárias para negociar e apresentar suas ideias.

14 - O SISTEMA ECONÔMICO GLOBAL - IMPLICAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS

O sistema econômico global; Relações financeiras internacionais. Balanço de pagamentos; Relações internacionais e instituições supranacionais; políticas cambiais; Euromercado; Instrumentos financeiros internacionais; ADRs; Swaps; Operações de heading; Produtos financeiros específicos de proteção cambial.

(8)

15 - ÉTICA E SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS

Ação ética, criatividade e transformação; Códigos e credibilidade; Conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; Dimensões da sustentabilidade; Ética, lei e moral; Indicadores de sustentabilidade empresarial; Limites e ameaças ao desenvolvimento sustentável (e à sobrevivência humana); O bem comum; Os cinco capitais para a sustentabilidade empresarial; Responsabilidade social/empresarial; Sustentabilidade empresarial - Os níveis ou dimensões da sustentabilidade empresarial; Valores humanos universais; Valores relativos. Objetiva estimular o participante à reflexão sobre a ética, responsabilidade social e manejo sustentável como valores para o crescimento, perpetuação e sucesso de negócios inovadores.

16 - GESTÃO DE PESSOAS

Planejamento estratégico de recursos humanos. Avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento dos indivíduos, equipes e organizações. Plano de cargos e políticas de remuneração. Gestão das equipes de trabalho: motivação, liderança, administração dos conflitos, tomada de decisão, análise e intervenções no clima organizacional. Aspectos da cultura organizacional e impactos na gestão de pessoas.

17 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE RISCOS

Risco sistemático e não sistemático; Tipos de Risco (mercado, operacional, crédito e liquidez); Modelo CAPM: linha do mercado de capitais; modelo APT; As agências de rating; Metodologia de gestão de riscos; Acordo da Basiléia I e II (os três pilares); Controles Internos Aderência à Sarbanes-Oxley; Acordos da Basiléia Resolução 2972 / 2606- Risco de Crédito + Risco de Liquidez Risco Operacional. Operações de hedge e swap nos mercados futuros. Coeficiente beta e índice de Sharpe. Modelo APT e de Opções Reais. Opções e operações de hedge.

18 - MERCADO DE DERIVATIVOS FINANCEIROS

Conceitos básicos; Fatores determinantes do preço; Estratégias básicas com derivativos; Estratégias de proteção, especulação e de arbitragem. Mercado a Termo; Mercado Futuro; Swaps; Mercado de Opções; Opções reais. Mercado de Derivativos Agrícolas. 19 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O conceito de estratégia competitiva e de planejamento estratégico. Escolas de planejamento estratégico. Modelo genérico de planejamento estratégico. O processo de formulação da estratégia. Implementação estratégica e o Balanced Scorecard (BSC). O controle estratégico. Estratégias de internacionalização das empresas brasileiras.

20 - PLANEJAMENTO FISCAL E TRIBUTÁRIO

Exame e aplicação das disposições legais relativas ao imposto sobre a renda que envolvam o patrimônio da empresa. Os efeitos inflacionários e seus reflexos tributários. Juros sobre o capital próprio. Resultado do exercício contábil e tributário. Evasão fiscal. Distribuição disfarçada de lucro. Elisão fiscal. Os incentivos fiscais do IRPJ, os impostos indiretos e seus reflexos no resultado das empresas.

21 - CONTROLADORIA FINANCEIRA

Resultado e balanço projetado. Conceitos e características do controle gerencial. O papel do controller. Plano de contas como instrumento de controle. Tipos e estrutura dos controles nos negócios: operacional, gerencial e estratégico. Desenvolvimento da informação gerencial. Planejamento e controle tributário.

22 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - METODOLOGIA DE PESQUISA

Integra o sistema de avaliação e formação dos alunos. O desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso, sob orientação de um professor especifico a esta finalidade e que poderá sugerir a elaboração de um plano estratégico, lançamento de um produto, ou outros gêneros, para que possa compor com o desenvolvimento das disciplinas e de cada aluno, desenvolvido individualmente, conforme orientações do professor.

(9)

PROGRAMAS

INTERNACIONAIS

Babson Executive Education – Wellesley / EUA*

Babson é considerada a nº1 no ensino do Empreendedorismo no Mundo pelo Financial Times. O foco do módulo “Desenvolvimento de Executivos, (Intra)Empreendedores e Acionistas” é no estudo de cases reais de sucesso e fracasso, analisando na prática, o porquê desses desfechos, quais os caminhos percorridos que deram certo e quais os que devem ser evitados. Além de analisar a postura do empreendedor frente ao projeto, sua cultura de liderança e sua visão do negócio, conceitos estes que, segundo muitos dos alunos que já participaram, mudaram completamente depois da participação no International Babson Program.

Berkeley University of California/EUA*

O módulo “Innovation”, realizado no campus da Berkeley University of California, oferece aos executivos vivenciar uma rica e singular experiência na científica, econômica e culturalmente excepcional área da Baía de São Francisco, incluindo visitas às empresas do Vale do Silício.

A essência da Escola Haas em Berkeley reflete o espírito da Califórnia: explorar ideias inovadoras, buscar grandes oportunidades, ousar e mudar o mundo.

Columbia University New York/EUA*

O módulo “Macroeconomic Risk Management” em parceria com a PRMIA (Professional Risk Management International Association), engloba os elementos essenciais de finanças, quantificação de riscos, mercados e instrumentos financeiros. Os executivos são apresentados às melhores práticas do mercado, crédito e gerenciamento de risco operacional, em uma das melhores escolas de educação executiva do mundo, de acordo com o Ranking do Financial Times.

Johns Hopkins University - Washington/EUA*

A Johns Hopkins University foi fundada em 1876. Sua escola de negócios internacionais SAIS (Paul H. Nitze School of Advanced International Studies), foi criada em 1943. Situada na área de Washington Dupont Circle, a SAIS tornou-se uma instituição internacional que já beneficiou cerca de 15 mil alunos nos campi de Washington, Bolonha, na Itália, e Nanjing, na China.

Shanghai Jiao Tong University - China*

O Módulo “Oportunidades de negócios entre Brasil e China – The Future” é realizado em Xangai, por meio de palestras, debates e visitas a empresas e organizações na China e debates com seus principais executivos. O seminário possibilita aos participantes o acesso aos conceitos da economia chinesa, ampliação dos conhecimentos sobre a realidade política, cultural e social chinesa, e também sobre a competitividade chinesa e seus modelos de negócios. Busca compreender as opções estratégicas para a realização de negócios com a China, formação de networking com empresários chineses e latino-americanos.

(10)

CORPO DOCENTE

Formado por doutores, mestres, empresários e consultores com vasta formação acadêmica nacional e internacional, além de serem renomados profissionais em suas áreas de atuação.

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS

O Programa tem suas normas de funcionamento consolidadas no Manual do Aluno-Regulamento Geral dos Cursos. REALIZAÇÃO

Aulas quinzenais. RESOLUÇÃO DO MEC

Os cursos de MBA, Executive MBA e Master são certificados pela Faculdade Arnaldo. Instituição de Ensino credenciada e autorizada pelo MEC a oferecer cursos de graduação e pós-graduação. Conforme a Resolução do CNE/CES n 01/2007, tais cursos podem ser oferecidos pelas instituições de ensino credenciadas independente de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Em seus cursos de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Empreendedorismo a marca B.I. International garante a excelência e qualidade do ensino lato sensu.

INFORMAÇÕES

ADICIONAIS

PROCESSO

SELETIVO

ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

Durante a fase em que o interessado estiver avaliando as alternativas de programas, ele participa de uma entrevista na qual é feita a primeira avaliação das competências individuais. São analisados seus níveis de conhecimento e proficiência, além do mapeamento de perspectivas profissionais e pessoais. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

- Ficha de inscrição preenchida - RG (cópia)

- CPF (cópia)

- Certificado / Diploma de graduação - Histórico de graduação

(11)

PARCERIAS INTERNACIONAIS

UNIDADES

BELO HORIZONTE | BRASÍLIA - DF | SÃO PAULO | RIBEIRÃO PRETO

www.biinternational.com.br

Babson Executive Education

Johns Hopkins

Shanghai Jiao Tong

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

“Diante da enorme bagagem musical da compositora, essa marchinha...é a que melhor sintetiza seu talento e seu espírito determinado...e expressa, com a simplicidade das grandes

Apresentação dos alunos, em equipe, a respeito dos aspectos de governança, estruturas societárias e planejamento tributário nos processos de fusões e aquisições, que tenham

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

Diante da análise dos autos este Parecer Único é favorável à concessão da Licença de Operação requerida pela IAS – Increase Aviation Service LTDA, localizada à Avenida

Escola do Planejamento (prescritivo): um processo formal: reflete boa parte da escola do design, mas assume que o processo não é apenas mental, mas formal e passível de ser