• Nenhum resultado encontrado

Palavras chave: Resíduos Sólidos, Composição Gravimétrica, Geração per capita., meio ambiente, educação ambiental.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras chave: Resíduos Sólidos, Composição Gravimétrica, Geração per capita., meio ambiente, educação ambiental."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

188

Ano 8, Vol XIV, Número 1, Jan-Jun, 2015, Pág. 188-198.

ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPÍO DE HUMAITÁ-AM

Samuel Costa da Silva, Matheus Lucas Maciel Leal, Benone Otávio Souza de Oliveira & Euricléia Gomes Coelho RESUMO

O alto índice de produção de resíduos sólidos constitui uma das principais causas de diversos problemas ambientais e de saúde pública. Neste contexto, o trabalho objetivou caracterizar os resíduos sólidos produzidos nas Escolas Estaduais de Humaitá-AM, observar o destino final dos mesmos e sensibilizar os discentes sobre os problemas ambientais. O trabalho foi realizado em três momentos: Primeiro foi feita uma caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos. No segundo foi observado o destino final dos resíduos sólidos e no terceiro momento foi realizado um trabalho de sensibilização com os discentes. De acordo com os dados obtidos verificou-se que os resíduos mais produzidos nas escolas é o papel totalizando uma produção de 182,48 kg/semana, correspondendo a um percentual de 37,9 % do total dos resíduos sólidos. O destino final dos resíduos sólidos são direcionados ao lixão Municipal do município, deste modo gerando outros problemas para o meio ambiente e saúde da população. Os resultados revelam que é de suma importância a implantação da coleta seletiva nas escolas estaduais do município de Humaitá-AM, a qual deverá se estender aos demais, porém é prioritária a realização de uma Educação Ambiental de forma contínua e permanente.

Palavras chave: Resíduos Sólidos, Composição Gravimétrica, Geração per capita., meio ambiente, educação ambiental.

ABSTRACT

The high solid waste production index is a major cause of many environmental problems and public health. In this context, the study aimed to characterize the solid waste produced in the state schools of Humaitá-AM, watch the final destination of the same and sensitize students about environmental problems. The study was conducted in three stages: First it was made a quantitative and qualitative characterization of solid waste. The second was subject to the final destination of solid waste and the third time we carried out awareness-raising work with the students. According to the data obtained it was found that more waste is produced in schools paper with a total production of 182.48 kg/week, corresponding to a percentage of 37.9% of the total solid waste. The final disposal of solid waste are directed to the municipal dump the city, thus creating other problems for the environment and health. The results show that it is of paramount importance to implementation of selective collection in state schools in the municipality of Humaitá-AM, which should extend to the other, but it is a priority to carry out an environmental education continuously and permanently.

(2)

189 KEYWORDS: Solid Waste, Gravimetric Composition, Generation per capita, environment, environmental education.

INTRODUÇÃO

A crescente produção de resíduos está relacionada ao aumento do consumo de toda a população e também pelo ritmo acelerado de crescimento desta,constituindo um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública da atualidade. Ressaltando que com a expansão e o adensamento das zonas urbanas, os problemas aumentam.

Na atualidade mais de 80 % da população brasileira vive na zona urbana, sendo que do total de municípios brasileiros, 50,8% despejam seus resíduos em lixões, 22,5% em aterros controlados e apenas 27,7% utilizam aterros sanitários (IBGE, 2008). Segundo ABRELPE (2011) estima-se que a geração de resíduos sólidos urbanos no País foi de aproximadamente 76 milhões de toneladas no ano de 2013, sendo que cerca de 7 milhões de toneladas deixaram de ser coletados, consequentemente tendo destino inadequado. Conforme OLIVEIRA (2010), o município de Humaitá-AM não difere das demais regiões brasileiras, o qual produz aproximadamente 11 toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos, com destinação final inadequada (lixão à céu aberto).

ZANTA et al. (2006) evidenciou que geralmente as características quali-quantitativas dos resíduos sólidos apresentam grande diversidade e complexidade, os quais podem variar em função de vários aspectos, como os sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos, ou seja, afetam tanto em relação à quantidade gerada quanto à sua composição gravimétrica (qualitativa). Por outro lado GUADAGNIN et al. (2001) afirma que a identificação e caracterização dos constituintes de cada localidade são fundamentais na determinação da alternativa tecnológica mais adequada, desde a etapa de coleta, transporte, reaproveitamento, reciclagem até a destinação final dos rejeitos em aterros sanitários ou controlados.

Neste cenário, e considerando as premissas da sustentabilidade, um bom sistema municipal de resíduos sólidos urbanos deve medir, de alguma forma, a quantidade e a qualidade dos resíduos gerados pela sua população (POLAZ & TEIXEIRA, 2009).

Diante de todo os problemas ambientais é evidente que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos é um dos grandes problemas enfrentado pelo poder público,

(3)

190 uma vez que as atividades de coleta (recolhimento) e pós-processamento (reciclagem) desses materiais são em sua maioria ineficientes, essencialmente nos países que estão em processo de desenvolvimento. No entanto se faz necessário a participação de toda a comunidade no processo de separação dos resíduos sólidos recicláveis para se obter resultados satisfatórios (FUZARO & RIBEIRO, 2007).

MATERIAL E MÉTODOS

Caracterização da Área de Estudo

O município de Humaitá-AM, possui aproximadamente 50.230 habitantes segundo IBGE (2014) e situa-se na região sul do Estado do Amazonas, cujas coordenadas geográficas são 07° 33’ 43,3” S e 63° 04’ 08,34” W (Figura 1).

Figura 1. Mapa do Município de Humaitá-AM.

O município em sua rede de ensino público possui dez escolas estaduais totalizando 5993 alunos regulamente matriculados , sendo descritas a seguir (Figura 2):

 Oswaldo Cruz (1); Patronato Maria Auxiliadora (2); Álvaro Maia (3); Cândida Areal Souto (4); Santo Antônio (5); Tancredo Neves (6); Gilberto Mestrinho (7); Governador Plínio Ramos Coelho (8); Marly de Carvalho (9) e Duque de Caxias

(4)

191 (10).

Figura 2. Localização das Escolas Estaduais do Município de Humaitá-AM. Fonte: Adaptado de Google Earth

Caracterização Quantitativa e Qualitativa dos Resíduos Sólidos

A caracterização e pesagem dos resíduos sólidos foram realizadas diariamente, sempre no final da noite, nas devidas escolas estaduais. A caracterização dos resíduos foi executada de acordo com o número de pessoas em cada escola estabelecida, obtendo-se assim, uma produção per capita dos resíduos sólidos produzidos dentro do ambiente escolar.

No que se refere à caracterização qualitativa, esta foi obtida através de amostragens representativas baseadas em procedimentos adaptados, propostos pelo IPT (1995). Portanto para a composição gravimétrica analisou-se os seguintes componentes: papel/papelão, metal, matéria orgânica e plástico. As coletas foram realizadas in loco, sendo que os resíduos foram segregados e pesados de acordo com os parâmetros definidos, em seguida dividiu-se o peso de cada componente pelo peso total da amostra, calculando as porcentagens individuais, conforme a Equação 1.

(5)

192 Durante o acompanhamento da coleta dos resíduos, foi anotada em planilha específica a quantidade de pessoas em cada comunidade escolar (alunos, professores, funcionários administrativos e serviços gerais), em seguida dividiu-se o total de resíduos coletados pelo número de pessoas dentro de cada ambiente escolar, conforme equação 2.

(2)

Onde:

MTRC= Massa total de resíduos coletados (Kg). CM= Número de indivíduos da comunidade escolar.

Estudo do destino dos resíduos sólidos

A observação do destino dado aos resíduos sólidos nas escolas foram realizadas através de visitas aos locais de geração, acondicionamento e destino final.

Sensibilização de Alunos

Foi desenvolvido no sentido de obter mudanças de comportamentos da comunidade escolar, através de palestras mostrando a problemática dos resíduos sólidos, soluções para evitar os problemas e noções sobre o meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Caracterização Quantitativa e Qualitativa dos Resíduos Sólidos

A Figura 3 apresenta a quantidade de resíduos gerados semanalmente nas escolas estaduais do Município de Humaitá-AM.

(6)

193 Figura 3. Produção total de resíduos sólidos

Verifica-se que a Escola Estadual Álvaro Maia, funciona em três turnos e tem uma população diária de 1340 pessoas, o qual corroboram para sua maior geração de resíduos sólidos. Outro resultado relevante refere-se a Escola Estadual Oswaldo Cruz, o qual apresentou uma produção de resíduos alarmante, quando se compara o total de população diária (323 pessoas) da escola, no entanto este fator pode ser explicado pela faixa etária da população e por estar localizada em uma zona comercial (mercados, lanchonetes e outros).

Na Tabela 1 verifica-se a composição gravimétrica dos resíduos sólidos nas escolas, obtida pela análise das amostras mediante triagem e separação dos materiais em classes, com predominância de papel da massa total de resíduos gerados, uma vez que é o material essencial para realizar as atividades e trabalhos em sala de aula.

Portanto Costa et al., (2004) apud Reinfeld (1994), afirma que o papel é o maior componente dos aterros sanitários de uma localidade, podendo representar até 50% do total dos aterros sanitários. Para tanto vale ressaltar que reciclagem do papel além de economizar árvores, reduz a poluição da água em até 35% e a do ar em 65%.

(7)

194 Tabela 1. Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos.

ESCOLA

COMPONENTES (%)

Papel Plástico Orgânico Metal

Álvaro Maia 44,6 27,9 22,9 4,40

Patronato Maria Auxiliadora 41,3 22,9 25,4 10,2

Plínio Ramos Coelho 29,1 27,8 25,2 17,7

Duque de Caxias 50,5 13,9 18,5 17,0

Oswaldo Cruz 37,0 26,1 32,4 4,45

Cândida Areal Solto 29,0 24,9 29,9 16,0

Tancredo Neves 36,3 20,9 28,3 14,3

Marly Nery Carvalho 37,3 17,9 22,3 22,2

Gilberto Mestrinho 33,1 28,0 18,2 20,5

Santo Antônio 34,7 24,5 23,1 17,4

Diante dos resultados alcançados (Tabela 2) a produção per capita de resíduos sólidos nas escolas, teve média de 0,11 kg/hab./dia, constatando que as informações observadas estão abaixo da média nacional de 1,04 kg/hab./dia de acordo com a ABRELPE (2013).

Tabela 2. Produção Per Capita

ESCOLA PRODUÇÃO PER CAPITA (kg/hab.dia)

Álvaro Maia 0,048

Patronato Maria Auxiliadora 0,063

Plínio Ramos Coelho 0,05

Duque de Caxias 0,068

Oswaldo Cruz 0,173

Cândida Areal Solto 0,163

Tancredo Neves 0,085

(8)

195

Gilberto Mestrinho 0,09

Santo Antônio 0,273

Estudo do destino dos resíduos sólidos

Constatou-se que todos os resíduos sólidos gerados nas Escolas Estaduais do Município de Humaitá-AM são acondicionados e posteriormente coletados pela Empresa Responsável pela coleta municipal, sendo deste modo direcionado ao Lixão à Céu Aberto, local este com infraestrutura sanitária precária estando localizado no km 10 à margem esquerda da rodovia BR 319, sentido Humaitá – Porto Velho. Portanto SANTOS (1995) afirma que o decaso da má gestão dos resíduos sólidos pode-se gerar sérias consequências a saúde e meio ambiente. Para tanto os lixões a céu aberto recebem grandes quantidades de resíduos contaminados com substâncias químicas, potencialmente tóxicas, fatos estes que podem comprometer o bem estar da população (ACCIOLY E SIQUEIRA, 2000). Dentre outros problemas, a disposição inadequada de resíduos sólidos propicia a poluição dos mananciais, contaminação do ar e do solo, presença de animais (ratos e urubus), poluição visual, dificuldade para navegação aérea, proliferação de vetores, odor e catadores (MONTEIRO et al. 2001).

Sensibilização de Alunos

Os resultados demonstraram que para atingir todos os objetivos necessários a respeito dos problemas ambientais no nível escolar se faz necessário a realização de Educação Ambiental de forma contínua e permanente, corroborando com o que determina o artigo 225 da Constituição Federal e a Lei 9795/99 que Institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

CONCLUSÕES

 A composição gravimétrica verificada não difere significativamente da média nacional.

(9)

196

 A produção total per capita de resíduos sólidos nas escolas é significativamente inferior à média nacional.

 A disposição final dos resíduos sólidos urbanos não é realizada de forma adequada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACCIOLY, A.M.A; SIQUEIRA, J.O. Contaminação Química e Biorremediação do Solo. In: NOVAIS, R.F.; ALVAREZ V., V.C.H.; SCHAEFER, C.E.G.R. (Ed.). Tópicos em Ciência do Solo, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, Minas Gerais, 2000, p. 300-307.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESA DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE) (2013). Panorama Nacional de Resíduos Sólidos

2013. Disponível em: <http// http://www.abrelpe.org.

br/panorama_envio.cfm?ano=2013>. Acesso em 02 de Dezembro de 2014.

COSTA, F. X.; LUCENA, A. M. A.; TRESENA, N. L.; GUIMARÃES, F. S.; GUIMARÃES, M. M. B.; SILVA, M. M. P; GUERRA, H. O. C. (2004) Estudo qualitativo e quantitativo dos resíduos sólidos do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 4. n. 2.

FUZARO, J.A. & RIBEIRO, L.T. (2007) Coleta seletiva para prefeituras. 5 ed. São Paulo: SMA/CPLEA.

GUADAGNIN, M. R. et al. (2001) Classificação, determinação e análise da composição gravimétrica dos resíduos urbanos dos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza, do Estado de Santa Catarina, Brasil. Revista Tecnologia e Ambiente, Universidade do Extremo Sul Catarinense, v. 7, n. 2.

(10)

197 MONTEIRO, J. H. P.; FIGUEIREDO, C. E. M.; MAGALHÃES, A. F.; MELO, M. A. F. D.; BRITO, J. C. X. D.; ALMEIDA, T. P. F. D. A; MANSUR, G. L.; ZVEIBIL, V. Z. (Coord.). 2001. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. 15.ed. Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Administração Municipal, 200 p.

OLIVEIRA, B. O. S. D. Diagnóstico da Geração e Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos de Humaitá-AM. 2010. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental – Bacharelado) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas. 2010.

PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO – (IBGE) (2008). <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/PNSB_ 2008.pdf>. Acesso em 02 de Dezembro de 2014.

POLAZ, C. N. M. & TEIXEIRA, B. A. N. (2009) Indicadores de sustentabilidade para a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos: um estudo para São Carlos (SP). Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 14, n. 3, p. 411-420.

SANTOS, J. M. R. Coleta Seletiva de Lixo: Uma alternativa ecológica no manejo integrado dos resíduos sólidos urbanos. Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 102 p. 1995.

ZANTA, V. M.; MARINHO, M. J. M. R.; LANGE , L. C.; PESSIN, N. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com ênfase na proteção de corpo d’água: prevenção, geração e tratamento de lixiviados de aterros sanitários. In: CASTILHOS JUNIOR, A.B. (Coord.). Rio de Janeiro: ABES. 494 p. 2006.

Sobre os autores e contato:

Samuel Costa da Silva (SILVA, S. C.)

Graduando em Engenharia Ambiental do IEAA/UFAM

End: Rua 29 de Agosto, 786 Centro Humaitá-AM Tel: (97) 98102-5871 samuel.ambiental@outlook.com

(11)

198 Matheus Lucas Maciel Leal (LEAL, M. L. M.)

Engenheiro Ambiental – UFAM

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UNIR End: Rua das Flores S/N Humaitá-AM Tel: (97) 981189068

lucax.leal@gmail.com

Benone Otávio Souza de Oliveira (OLIVEIRA, B. O. S.) Engenheiro Ambiental – UFAM

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais – UFAM

Profº e Coordenador do curso de Eng. Ambiental do IEAA/UFAM End: Rua 29 de Agosto, 786 Centro Humaitá-AM Tel: (97) 991527525 ben.thavio@hotmail.com

Euricléia Gomes Coelho (COELHO, E. G.) Licenciada em Química - UFAM

Mestre em Química de Produtos Naturais

Professora do Curso de Ciências: Biologia e Química do IEAA/UFAM End: Rua 29 de Agosto, 786 Centro Humaitá-AM Tel: (97) 98128-0605 cleiagc@hotmail.com/ecoelho@ufam.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Objetivando a análise dos comportamentos gerenciais para realizar o teste das hipóteses (Figura 10), as categorias de análise ou unidades de codificação

9.1. Nos barcos com comprimento total igual ou superior a 26,5 m ou Arqueação Bruta igual ou superior a 100, o patrão de pesca ou outro pescador profissional por ele autorizado

A Educação Matemática tem investido no estudo dos fenômenos de aprendizagem e do ensino do conceito de função em geral, de acordo Oliveira (1997), os

Outros aplicativos também apareceram: WhatsApp para comunicação síncrona e compartilhamento de informações; Youtube para armazenar os vídeos produzidos pelos estudantes;

Adicionalmente, observou-se que parte destes resíduos é referente a podas e capinas do interior dos domicílios, sendo necessário por parte do poder público a

Fazer um texto jornalístico sempre foi uma tarefa singular em relação à produção de textos de outra natureza. Principalmente, quando se trata de texto para veículos de

No Gráfico 1 visualiza-se a quantidade total de escolas, alunos, professores e coordenadores que participaram da pesquisa, e observa-se a evolução do ano de 2012

Nas vivências, os estudantes tiveram a possibilidade de conhecer o contexto de realização do huka-huka, suas gestualidades, signifi- cação dos diferentes povos para seus rituais,