• Nenhum resultado encontrado

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Local de realização... 9 Datas de Realização e Horário PREVISTO :...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Local de realização... 9 Datas de Realização e Horário PREVISTO :..."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Apresentação ... 3

Objetivos: ... 3

Destinatários ... 3

Estrutura Curricular ... 4

Local de realização ... 9

Datas de Realização e Horário

PREVISTO

: ... 9

Modalidade e Forma de Organização da Formação ... 10

Candidaturas ... 10

Valor de Investimento ... 10

Descontos ... 10

Para mais informações... 10

A D. Dinis, Business School é uma entidade certificada pela DGERT. Certificado n.º 1852/2015

(3)

3

Apresentação

Não são raras as vezes em que ouvimos um gestor empresarial afirmar que um dos segredos do sucesso do seu projeto empresarial está, não apenas na inovação do produto / serviço, mas, principalmente na planificação de uma determinada estratégia, na sua implementação e no acompanhamento rigoroso e atempado de todo o projeto e aí a capacidade de extrair todas as potencialidades de uma folha de cálculo, na resposta a esses desafios, terá assumido um lugar de destaque.

O aplicativo Excel representa, por isso, uma fantástica ferramenta de trabalho, disponibilizando recursos para a realização de tarefas, das mais simples e repetitivas às mais elaboradas, em todos os domínios da atividade administrativa e financeira de uma empresa. O Excel destaca-se pela sua flexibilidade, versatilidade e capacidade de adaptação às necessidades casuísticas de elaboração de cálculos e fórmulas complexas, de reporte e monitorização de resultados ou de elaboração de projeções e cenários para um determinado projeto. Trata-se de atributos que nenhuma outra ferramenta informática possui, por muito poderosa ou polivalente que possa parecer.

Objetivos:

1. Otimizar a eficiência do Excel, gerando, atualizando e apresentando informações relevantes em tempo útil;

2. Ampliar conhecimentos relativos a conceitos, funções e programação do Excel;

3. Encontrar soluções ótimas para problemas recorrentes de gestão (planeamento de produção, orçamentos, definição de estruturas de financiamento, compras, decisão e viabilização de investimentos, etc.), construindo modelos de apoio à tomada de decisões; 4. Criar folhas de cálculo, com base em modelos pré-definidos, que dão resposta a várias necessidades de projeção de serviços de dívida (empréstimos de diversos tipos de utilização e reembolso, leasings, etc);

5. Agilizar o tratamento e a apresentação de dados, através da interligação de fórmulas, criação de diferentes cenários e construção de dashboards;

6. Efetuar análises de sensibilidade e de risco mais complexas, com recurso aos add-ins do Excel: Crystal Ball e TreePlan1;

7. Formatar e utilizar eficientemente as Tabelas e Gráficos dinâmicos;

8. Personalizar o Excel de modo a agilizar e automatizar tarefas e eliminar processos repetitivos, com recurso a Macros.

Destinatários

1

Na formação serão utilizadas as versões Microsoft Office Excel 2007 e 2013. O Excel e Microsoft são marcas registadas da Microsoft Corporation.

1

Crystal Ball é uma marca registada da Oracle Inc. O add in Crystall Ball permite transformar um modelo determinístico num modelo estocástico, com recurso à realização de simulações Monte Carlo.

3 Tree Plan é uma marca registada de Michael R Middleton. O add in Tree Plan permite a construção de árvores de

(4)

Utilizador que possua conhecimentos de Excel, de nível básico, e de Windows, na ótica do utilizador, e que pretenda adquirir ou aperfeiçoar competências avançadas na utilização do Excel na gestão de organizações, em particular, Empresários, Gestores e Técnicos das áreas financeira, contabilidade, comercial, de marketing e de gestão operacional.

Estrutura Curricular

Coordenação Pedagógica: Vítor Hugo dos Santos Ferreira Coordenação Científica: Miguel Neves Matias

CALCULO FINANCEIRO

Simulador dos seguintes tipos de crédito: prest constantes (método francês), prestações variáveis (método hamburguês), leasing e cálculo de encargos com desconto de letras w financiamento por livrança:

Módulo1 Conteúdos Duração

Excel e Aplicações para Gestão Formador: Miguel Matias

1. Familiarização com a ferramenta 2. Cálculo Financeiro

3. Avaliação de projetos de investimento

4. Análise de sensibilidade e risco na avaliação de projetos

5. Ferramentas de otimização

6. Tabelas e gráficos dinâmicos. Dashboards. 7. Automatização de tarefas

(5)

5

ANALISE E GESTÃO FINANCEIRA

Diagnóstico económico-financeiro:

Determinação das necessidades de tesouraria:

(6)

GESTÃO ESTRATÉGICA

Análise SWOT detalhada

(7)

7

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS

Análise preliminar de viabilidade de negócios

Business plan completo

(8)

Diagrama de Gantt:

(9)

9

Análises de sensibilidade com simulação de monte carlo:

Local de realização

Leiria

Datas de Realização e Horário

PREVISTO

:

Dezembro (previsto)

No final do curso, os participantes receberão o Certificado ou Declaração de Participação do Curso.

É necessário que o participante tenha assiduidade em, pelo menos, 75% das horas totais de formação e obtido Aproveitamento para a emissão do respetivo Certificado.

Toda a formação é de carácter presencial e o controlo da assiduidade é feito, sessão a sessão, pela assinatura do Registo de Presenças. Caso o participante falte a mais de 25% das horas do curso ficará reprovado. A assiduidade é um dos deveres do participante.

A avaliação da aprendizagem é feita, primordialmente, de forma presencial por intermédio de atividades desenvolvidas em contexto das sessões de formação.

Poderão ser usadas outras formas de avaliação formativa e sumativa sempre que considerado adequado. Cabe à equipa pedagógica colaborar e orientar o processo de avaliação formativa de forma contínua ao longo de todo o processo.

Para os participantes que não terminem a formação atingindo os requisitos mínimos de avaliação, será emitida a respetiva Declaração de Participação.

As eventuais situações que se encontrem omissas serão objeto de tratamento e decisão por parte do Gestor de Formação

(10)

Modalidade e Forma de Organização da Formação

Formação contínua e presencial.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas até 7 dias antes do início da formação, através Preenchimento de ficha de candidatura (disponível em www.ddinisbschool.com)

Documentos necessários:

a) Curriculum Vitæ resumido; b) Certificado de habilitações

c) Comprovativo de pagamento da Taxa de Candidatura.

Em caso de desistência do formando no decorrer da acção de formação, a D. Dinis Business School reserva-se ao direito de exigir o pagamento integral da formação.

Em caso de anulação/cancelamento do curso no seu decorrer e por motivos exclusivamente imputáveis à D.Dinis Business School, a D. Dinis Business School compromete-se à devolução dos montantes pagos até à data da anulação / cancelamento.

Valor de Investimento

1. Taxa de Inscrição: 50€; (Valor Isento de IVA) 2. Propina: 255€ (Valor Isento de IVA)

Possibilidade de parcelamento do pagamento sem agravamento de custo.

Descontos

2

A D. Dinis Business School tem protocolos com diversas instituições, ao abrigo dos quais se apresentam benefícios para a participação dos seus membros nos cursos.

Consulte a lista em http://www.ddinisbschool.com/escola, na área de protocolos. Inscrições múltiplas

Inscrições múltiplas de uma mesma entidade terão um desconto de 5% para o caso de realizarem duas inscrições e 10% para três ou mais inscrições.

Em caso de desistência do formando no decorrer da acção de formação, a D. Dinis Business School reserva-se ao direito de exigir o pagamento integral da formação.

Em caso de anulação/cancelamento do curso no seu decorrer e por motivos exclusivamente imputáveis à D.Dinis Business School, a D. Dinis Business School compromete-se à devolução dos montantes pagos até à data da anulação / cancelamento.

Para mais informações

Para mais informações contacte: geral@ddbschool.com | Tel.: 244 832 473 | 933 802 955

2

(11)

11

Formador

Miguel Neves Matias

Gestor | Docente do Instituto Politécnico de Leiria

Gestor ligado à atividade bancária há quase 2 décadas. É atualmente Gestor de mercado numa grande instituição de crédito nacional, onde no dia-a-dia é confrontado com a necessidade de monitorizar a evolução de negócio, analisar e comparar performances de várias unidades de venda e gestores, planear e controlar a atividade comercial e elaborar, de forma regular e em tempo útil, diversos reportes facilitadores de tomadas de decisão, pelo que o Excel é uma ferramenta sempre presente. Anteriormente esteve ligado à gestão do negócio bancário de empresas, tendo acompanhado a criação e o desenvolvimento de mais de uma centena de empresas e projetos de investimento, apoiando na dotação e adequação dos seus planos de financiamento aos investimentos propostos e também nestas funções, por muito sofisticadas ou completas que pareçam as aplicações informáticas específicas para esta área de atividade, o Excel adquiriu também, um lugar de destaque, no suporte à tomada de decisão.

É também Professor universitário nas áreas de Finanças e Gestão em vários cursos de Licenciatura e Mestrado do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade do mesmo instituto.

É Licenciado em Economia, Mestre em Ciências

Económicas e Doutor em Gestão.

(12)

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

[r]

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Entretanto, algumas melhorias em rela¸c˜ao `as estrat´egias de compensa¸c˜ao de movimento do H.261 (como o uso de meio pixel de resolu¸c˜ao para a compensa¸c˜ao de movimento,

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

- desenvolver a pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; - participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento