• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação. Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência. A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

O Curso de Graduação em Podologia tem duração de 3 anos e meio e suas práticas obedecem às mais modernas técnicas de Podologia desde o 1o semestre. O treinamento é extensivamente realizado em laboratórios de habilidades, desenvolvido inicialmente em modelos, com práticas entre pares, cenários de simulação realística, progredindo para o atendimento aos pacientes reais.

Os estágios de atendimento à comunidade são realizados no Centro Integrado de Saúde (CIS), da própria Universidade, e em diversos campos de estágio parceiros, em áreas tais como, Podologia Clínica Geral, Podologia Esportiva, Podopediatria, Podogeriatria, Órteses Plantares, Podoposturologia, entre outras.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Os objetivos gerais do curso direcionam-se à compreensão dos fatos e dos fenômenos ligados à área, tais como:

I – Desenvolver um currículo que relacione dialeticamente as dimensões teoria/prática, direcionadas para a construção do conhecimento e sua apropriação pelo estudante durante o processo de formação acadêmica, de forma que, ao participarem de situações concretas, os estudantes se reconheçam como sujeitos da realidade e venham captar o seu sentido teórico prático se comunicando de forma efetiva; II - Formar um profissional consciente de sua função e responsabilidades, capaz de assumi-las legal e integralmente, impondo-se como membro qualificado e competente dentro de uma equipe multidisciplinar de saúde;

II - Oferecer condições ao estudante para - com sua criatividade - num movimento constante de avaliação dos métodos e das técnicas específicas do profissional da área - integrar a teoria às práticas adquiridas.

Objetivando ainda:

a. Formar o profissional de Podologia para que ele possa atender à demanda do mercado, com excelência em conhecimento, competência e habilidade técnica, além de atuar dentro da interdisciplinaridade, com comportamento ético adequado para um profissional da saúde. b. Preparar o estudante para que ele possa reconhecer podopatias e interferir no processo

saúde-doença de forma a restabelecer o equilíbrio da saúde dos membros inferiores, em especial dos pés, além de prevenir afecções que podem desencadear distúrbios podopatológicos.

c. Dar condições para que o estudante possa exercer a Podologia e administração dos serviços de Podologia em consultórios particulares, clínicas multidisciplinares, hospitais, spas, entre outros.

d. Contribuir para a interlocução da Podologia com outras áreas de pesquisa e intervenção, dentro e fora do país;

e. Contribuir para a valorização e a participação da Podologia no âmbito das áreas institucionais, comunitárias, sociais, políticas e governamentais.

f. Oferecer ao estudante a possibilidade de graduação e prosseguimento nos estudos de Podologia.

(4)

4 PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de podologia clínica geral, podopediatria, podogeriatria, podologia desportiva, pés com risco de amputação, biomecânica, patomecânica e ortopodologia.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

 Avaliar a função e disfunção biomecânica e da marcha, identificando alterações patomecânicas e podoposturais.

 Avaliar a função e disfunção dos sistemas que integram os membros inferiores.

 Avaliar os pés como causal, adaptativo ou misto nas alterações da marcha e do ortostatismo.

 Avaliar os procedimentos de Podologia zelando pela saúde e bem-estar dos pacientes.

 Desenvolver programas de Podoterapias biomecânicas associando recursos manuais, ortésicos e tecnológicos baseados na avaliação, detecção e indicação das mais diversas Podoterapias.

 Desenvolver programas de acompanhamento, prevenção e promoção da saúde dos pés e dos sistemas inter-relacionados ao ortastismo, a marcha, a função e disfunção, bem como da integridade tissular e da função dos membros inferiores, com foco nos pés em todas as fases da vida.

 Aplicar medicamentos de venda livre no mercado para o tratamento de enfermidades nos pés

 Elaborar programas de prevenção e tratamento em pés de diabéticos, bem como em pacientes com risco de desenvolver ou acometidos por doenças que prejudiquem a saúde do tornozelo e dos pés, com ou sem repercussões em outros tecidos, órgãos, sistemas ou demais regiões do corpo.

 Elaborar procedimentos complementares na Podologia a fim de abranger recursos e terapias que visem a integridade e a funcionalidade dos membros inferiores e mais especificamente dos pés.

 Aplicar a Sistematização da Assistência de Podologia que consiste no histórico, avaliação clínica, testes e exames complementares, diagnóstico de Podologia, planejamento de ações e terapias, implementação de Podoterapias, evolução e reavaliação de Podologia para retroalimentar o diagnóstico de Podologia, fazer ajustes no planejamento e nas Podoterapias, bem como fazer o prognóstico de Podologia.

 Aplicar os protocolos de Podoterapias utilizando recursos tecnológicos com base científica e dentro dos preceitos da bioética.

 Aplicar recursos manuais para intervenções de Podologia, baseado no conhecimento da anatomia, fisiologia, da biomecânica e do movimento, sempre de acordo com técnicas validadas para esses fins.

 Atuar em equipe multiprofissional nos procedimentos podológicos, recomendando as melhores práticas para atendimento integral do paciente.

 Realizar a orientação do paciente quanto aos cuidados com os pés, higiene e limpeza, uso de calçados, órteses plantares e meias, bem como os autocuidados.

 Avaliar a condição geral do cliente, identificando as necessidades em saúde e bem-estar.

 Desenvolver programas e tratamentos de Podologia em consultórios, clínicas, clubes, equipes de atletas, academias e estabelecimentos de saúde e bem-estar.

 Aplicar protocolos de Podologia Esportiva tendo como base a atividade esportiva praticada e os benefícios da avaliação e prática de Podologia.

 Gerir negócios com visão empreendedora, alinhando as tendências e oportunidades do mercado.

(5)

5

 Formar e gerir pessoas, ajuizando conflitos e motivando-se continuamente para excelência de atendimento.

 Formar pessoas que tenham a visão sistêmica da Podologia dentro da saúde pública e da epidemiologia

 Analisar os aspectos mercadológicos, compreendendo o comportamento do consumidor.

 Treinar pessoas para atuarem na prática profissional da área de Podologia, desenvolvendo a capacidade de aprendizado.

 Desenvolver a habilidade de aprender continuamente, buscando aperfeiçoamento baseado em evidencias científicas durante a sua formação inicial e ao longo da sua vida profissional.

 Desenvolver o pensamento científico, apoiando-se na produção de novos conhecimentos.

 Realizar investigação científica, de forma intencional e planejada, baseando-se em critérios metodológicos e de acordo com os princípios da ética e bioética.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA BÁSICA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS

Aborda de forma integrada a organização, estrutura e função dos componentes moleculares e celulares dos seres vivos, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas e os mecanismos de transmissão das informações genéticas.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

APARELHO LOCOMOTOR

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho.

MECANISMOS BÁSICOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

(6)

6 BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA

Aborda o estudo do movimento humano desde os fundamentos até a análise mecânica quantitativa e qualitativa dos movimentos de um organismo sadio. Discute os mecanismos das lesões musculoesqueléticas e o planejamento de atividades esportivas ou de reabilitação.

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA BÁSICA

Aborda os conceitos básicos de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas) e farmacodinâmica (local de ação dos fármacos), relacionados com a biodisponibilidade do medicamento, sua posologia e interações medicamentosas.

FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO

Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável.

PODOLOGIA ESPORTIVA

A Podologia Esportiva estuda os gestos esportivos e suas influências sobre o aparelho locomotor, em especial sobre os membros inferiores, os pés e o tornozelo, possibilitando que o podólogo atue com atletas de diversas modalidades esportivas, prevenindo agravos relacionados aos membros inferiores, por meio de procedimentos e órteses podológicas e tratando de afecções de interesse da Podologia. PATOLOGIAS UNGUEAIS

Essa disciplina está fundamentada na avaliação e aplicação de órteses ungueais em alterações do arco da curvatura da unha, bem como a avaliação e o tratamento podólogico em onicopatias que podem causar danos na matriz e no corpo da unha, bem como nas bordas, vale da unha e leito ungueal. PRIMEIROS SOCORROS

Estuda o histórico do atendimento pré-hospitalar, a classificação de materiais e riscos de contaminação no atendimento em urgência e emergência. Aborda as diferenças e métodos de socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar, bem como o suporte básico de vida em situações clínicas e traumáticas. GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo nesta área. Abrange a evolução das Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, com uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

INSTRUMENTAÇÃO EM PODOLOGIA

A disciplina tem suas bases no aprendizado da nomenclatura das ferramentas utilizadas na Podologia e na forma correta de manusear essas ferramentas no dia a dia do trabalho clínico do profissional podólogo.

(7)

7 SISTEMATIZAÇÃO DE PODOLOGIA

A disciplina busca a fundamentação teórica, histórica e protocolar do exercício da Podologia, estudando o desenvolvimento científico, técnico e documental da Podologia através dos séculos, da história das profissões da área da saúde e orientando a atuação dentro de preceitos éticos e humanísticos.

PODOLOGIA PRÁTICA

A disciplina está alicerçada na atuação do profissional de Podologia, orientando as práticas desenvolvidas no consultório, utilizando recursos técnicos e científicos, bem como a prática baseada na visão de o ser humano como ser "complexus".

PODOPEDIATRIA

A disciplina abrange o desenvolvimento dos membros inferiores desde a fase gestacional, embrionária e fetal, bem como as fases do desenvolvimento do recém-nascido, o aprendizado da deambulação, o posicionamento dos membros inferiores, os padrões de normalidade e as possíveis alterações de interesse da Podologia e como o podólogo pode interferir nesse processo de desenvolvimento.

PODOGERIATRIA

A disciplina tem por fundamento o estudo do aparelho locomotor, com foco sobre os membros inferiores e suas relações com todos os demais sistemas, relacionando os membros inferiores, sua fisiologia e as alterações próprias do processo de envelhecimento, identificando alterações da senescência e da senilidade, bem como abordando as práticas de Podologia para as pessoas nessa faixa etária.

PODOLOGIA CLÍNICA GERAL

A disciplina tem bases que repousam no sistema nervoso e no sistema cárdio e circulatório e suas influências sobre o aparelho locomotor, em especial sobre os pés, desenvolvendo o entendimento da ação e reação, da função neuromuscular e da pressão arterial e da vascularização dos membros inferiores e sua importância sobre a integridade tissular.

IMAGENOLOGIA NA PODOLOGIA

A disciplina está fundamentada no estudo de imagens radiológicas e demais avaliações por imagem dos membros inferiores e de estruturas que estão relacionadas a possíveis lesões, doenças sistêmicas e alterações patomecânicas do aparelho locomotor, a fim de auxiliar o podólogo no diagnóstico de Podologia e tomada de decisões que envolvem as poráticas podológicas.

(8)

8 A disciplina estuda a biomecânica do movimento humano, bem como todas as possíveis alterações patomecânicas e as doenças sistêmicas que interferem na biomecânica, orientando os diagnósticos patomecânicos, manobras e confecções de órteses plantares, baseando-se em teorias biomecânicas da Podiatria e sua aplicabilidade clínica.

PODOLOGIA CLÍNICA EM PÉS DIABÉTICOS

A disciplina está alicerçada sobre o estudo da diabetes mellitus e outros tipos de diabetes, suas repercussões sobre os membros inferiores, mais especificamente sobre o tornozelo e os pés, orientando o podólogo a prevenir agravos que podem resultar em feridas, amputações e óbito de pacientes acometidos pelo pé diabético, conforme preconiza a Federação Internacional de Diabetes - IDF.

PODOPATIAS TEGUMENTARES

A disciplina estuda as práticas em podopatias tegumentares, que são aquelas doenças de pele a anexos cutâneos que afetam os pés e cujo estudo e prática por parte do podólogo pode prevenir ou tratar dessas alterações por meio das práticas clínicas de Podologia.

ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

A disciplina abrange a prática de Podologia dentro de uma equipe multidisciplinar de saúde, abordando a comunicação, a intervenção de Podologia e a prática Inter ou multidisciplinar, respeitando os limites de atuação e posicionando a Podologia como uma profissão da área da saúde

PODOLOGIA ESPORTIVA

A Podologia Esportiva estuda os gestos esportivos e suas influências sobre o aparelho locomotor, em especial sobre os membros inferiores, os pés e o tornozelo, possibilitando que o podólogo atue com atletas de diversas modalidades esportivas, prevenindo agravos relacionados aos membros inferiores, por meio de procedimentos e órteses podológicas e tratando de afecções de interesse da Podologia.

ÓRTESES PLANTARES

A disciplina contempla a prática de confecção de órteses plantares e órteses para o antepé, desde a tomada de moldes, os vários tipos de moldes, a tecnologia dos materiais e a produção das órteses, além da calçologia e a biocompatibilidade tegumentária das órteses e calçados.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PODOLOGIA CLÍNICA GERAL

Esse estágio possibilita ao aluno vivenciar a prática diária do atendimento de Podologia em consultório, realizando podoprofilaxia, instrumentação, esterilização de instrumentos e administração geral dos serviços de Podologia.

(9)

9 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PODOPEDIATRIA

Esse estágio se fundamenta sobre as bases do desenvolvimento do aparelho locomotor, desde o nascimento e passando por todas as fases da infância, até a adolescência, prevenindo alterações patomecânicas e aplicando técnicas de Podologia em Pediatria.

ESTÁGIO EM PODOGERIATRIA

Esse estágio acompanha as alterações do aparelho locomotor, com foco nos membros inferiores, durante o processo de envelhecimento em idosos, atuando em alterações de interesse da Podologia na senescência e na senilidade.

ESTÁGIO EM ORTOPODOLOGIA

Esse estágio abrange a atuação do podólogo em estudos biomecânicos e nas alterações patomecânicas dos membros inferiores e suas relações com todos os demais sistemas, estruturas e funções do corpo humano, propondo e implementando técnicas ortopodológicas.

ESTÁGIO EM PODOLOGIA ESPORTIVA

Esse estágio possibilita a interação do aluno de Podologia com atletas das mais diversas modalidades esportivas, estudando o gesto esportivo, os calçados utilizados na prática esportiva e as alterações patomecânicas e doenças que acometem os membros inferiores dos atletas, propondo e implementado técnicas de Podologia e Ortopodologia no esporte.

ESTÁGIO EM ÓRTESES PLANTARES

Esse estágio desenvolve a prática da confecção de órteses plantares para a Podoposturologia, Ortopodologia e Podologia Esportiva, possibilitando eleger materiais e métodos de confecção de órteses para obter os resultados esperados na prevenção e promoção da saúde do aparelho locomotor e suas relações com os demais sistemas do corpo humano.

OPTATIVA

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

(10)

10 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

(11)

Referências

Documentos relacionados

Energy Distribuidora e Transportadora de Derivados de Petróleo Ltda. São Paulo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Este artigo tem por finalidade mostrar a utilização da ferramenta de Planejamento Estratégico Análise Swot, e sua importância para alcançar a excelência no desenvolvimento

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

O curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Anhembi Morumbi, conta com uma matriz curricular que valoriza as diferentes áreas de atuação do profissional Biomédico,

 Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação