• Nenhum resultado encontrado

Relatório final: A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório final: A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prof. Manoel Tosta Berlinck, Ph.D. Rua Tupi, 397 – 10º - 103 01233-001 São Paulo, SP Telefax: 55 11 38.25.85.73 E-mail: mtberlin@uol.com.br Portal: www.psicopatologiafundamental.org www.fundamentalpsychopathology.org

Relatório final: A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental.

Processo número 405496/2012-5

Objetivos e metas alcançadas.

Esta pesquisa partiu de três hipóteses: 1) A melancolia pode ser tanto neurose narcísica quanto psicose. 2) A melancolia é diferente da depressão. Esta é um estado, aquela é um sintoma duradouro associado à perda e as duas não devem ser confundidas. 3) Os chamados transtornos alimentares nada mais são do que distúrbios da oralidade. A melancolia é um distúrbio da oralidade e não pode ser confundida com sintomas alimentares.

Além de examinar detalhadamente essas hipóteses, a pesquisa propôs: a) basear-se em fragmentos de casos clínicos, b) construir bibliografia sobre a melancolia que servirá de referência para futuros estudos, c) entrevistas semidirigidas com clínicos experientes no tratamento da melancolia e na investigação bibliográfica; d) artigos que foram ou serão publicados em revistas científicas indexadas; e) intenção de publicar uma coletânea de textos sobre o tema; f) cursos; g) outras atividades não previstas pelo projeto.

Resultados - Bibliografia

A bibliografia foi cuidadosamente construída e continuará a ser elaborada. É necessário dizer que o número de artigos sobre melancolia que aparece semanalmente na base de dados Google é impressionante. Gira em torno de 10. Entretanto, a grande maioria apresenta uma repetição do dito e escrito. A bibliografia construída nesta pesquisa, que segue em anexo, foi feita levando-se em consideração a qualidade, ou seja, a contribuição original e profunda dos textos selecionados.

- Entrevistas

Foram realizadas 9 (nove) entrevistas cujas transcrições seguem em anexo. Elas ainda não foram analisadas. Mas, numa primeira aproximação, elas confirmam as hipóteses e contém informações originais que servirão para a redação de um artigo coletivo.

(2)

É interessante observar que os pesquisadores que adotam o método clínico não estão acostumados a realizarem pesquisas com entrevistas. Notou-se, assim, uma certa inibição nesta atividade inovadora.

- Textos

Os seguintes textos foram escritos durante o período da pesquisa:

- Manoel Tosta Berlinck. “Prolongada tristeza, tristeza com fim. A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental”.

- Roberto Kirshbaum. “Anatomia da melancolia – a primeira partição – causas da melancolia”. Resenha bibliográfica publicada na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol. 16; no. 1; março de 2013.

- Ana Cecília Magtaz. “Abra la boca y sierre los ojos”. Texto traduzido para o espanhol.

- Ana Cecília Magtaz. “La imposibilidad de parar como forma de estanción psíquica. Reflexiones sobre ‘El caso de Ellen West, de Binswanger’”. Texto traduzido para o espanhol.

- Ana Cecília Magtaz. “Quem tem boca vai a Roma”. Resenha bibliográfica publicada na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

- Ana Cecília Magtaz. “Voracidade negativa”. Texto apresentado no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental

- Ana Cecília Magtaz e Manoel Tosta Berlinck. “Sobre o tratamento psicoterapêutico da Anorexia e da Bulimia”.

- Ana Cecília Magtaz e Manoel Tosta Berlinck. “Distúrbios da oralidade na melancolia – a acídia como estagnação”.

- Ana Cecília Magtaz e Manoel Tosta Berlinck. “Disorders of orality in melancholia – acedia as stagnation”. Texto traduzido para o inglês.

- Ana Cecília Magtaz e Manoel Tosta Berlinck. “O caso clínico como fundamento da pesquisa em Psicopatologia Fundamental”.

- Francisco Pizarro Obaid. “Melancolia e ironia. Algunas reflexiones sobre la risa de Demócrito en la correspondencia hipocrática”.

- Francisco Pizarro Obaid. “Sobre el lugar de la tristeza en los tempos de la depresión: las paradojas del afecto inconsciente”. Texto apresentado no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.

(3)

- Maria Lucrecia Rovaletti y Martin Pallares. “La acedia como forma de malestar en la sociedad actual”. No prelo in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

- Maria Lucrecia Rovaletti. “Melancolia y temporalidad. El planteamiento fenomenológico de L. Binswanger”. Texto apresentado no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental y XIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental.

- Maria Lucrecia Rovaletti. “La sociedad pos-moderna como crisis de la comensalidad”.

- Maria Lucrecia Rovaletti. “El otro como extranjero”, Schutzian Research (6) 2014, pp. 139-149. ISSN: 2067-0621 (paper) ISSN: 2248-1907 (electronic). - Cristina Lindenmeyer Saint-Martin et Jean-Pierre Marmuse. “Cliniques des troubles alimentaires, obesité et pratiques chirurgiales”. No prelo in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

Cursos.

- Manoel Tosta Berlinck. “A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental”. Curso oferecido durante o 2º semestre de 2014 no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

- Domingo Izquierdo. “Problemáticas clínicas y metapsicológicas implicadas en la concepción de la Melancolia elaborada por S. Freud”. Curso oferecido durante o 1º semestre de 2013 na Universidad Diego Portales, Santiago, Chile.

- Ana Cecília Magtaz. “A Psicopatologia Fundamental diante dos transtornos alimentares”. Disciplina oferecida durante o 2º semestre de 2013 e o 2º semestre de 2014 no curso “Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública” no NUPSI/USP, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Dissertações e teses.

Durante o período do auxílio, o Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck orientou tese de doutorado de Cybelle Weinberg intitulada “Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica da anorexia”. Outras atividades não previstas pelo projeto.

Coordenação de pesquisa.

- Maria Lucrecia Rovaletti. Directora del UBACYT 2014-2017: “La acedia como forma de malestar en la sociedad actual”. Facultad de Psicología, Comisión 3 Humanidades. Exp. UBA 9011/2013. Resol. CS 921. Código 201201301024471 GC

(4)

Cooperação internacional.

- A pesquisa foi realizada por um grupo internacional de pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile e França.

- Foi assinado um acordo internacional de cooperação entre a Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) coordenado por Manoel Tosta Berlinck e a Université de Paris 7 – Denis Diderot coordenado por Cristina Lindenmeyer-Saint Martin, com duração de 5 anos. (Ver anexo). - Em dezembro de 2014, foram iniciadas conversas para se estabelecer um outro acordo internacional de cooperação entre a AUPPF e a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Impactos do projeto para o avanço do estado da arte na área do conhecimento.

O principal impacto do projeto para o avanço do estado da arte na área do conhecimento foi o de estabelecer uma clara diferença específica entre melancolia e depressão. Enquanto a depressão refere-se à perda de um objeto conhecido e pode ser denominada, também, de luto, a melancolia refere-se a uma identificação do ego com a perda sem referência a um objeto.

Além disso, o projeto argumenta, com dados clínicos e metapsicológicos, que a melancolia é uma neurose narcísica onde ocorre um conflito entre o ego e o superego, que pode se transformar numa psicose, com delírios de negação e de grandeza. Evidencia-se, assim, uma dinâmica peculiar na melancolia.

A identificação do ego com a perda tem consequências devastadoras no corpo, já que o ego é sempre corporal. A figura derrotada impede a ação visando o cuidado do corpo.

Esses dois argumentos possuem consequências para o tratamento psicoterapêutico. A ingestão de antidepressivos não surte efeito sobre a melancolia, ainda que afete a depressão a ela associada. Assim, a melancolia prossegue se manifestando sem uma depressão ruidosa.

O projeto aponta para um tratamento diferenciado da melancolia e da depressão. Contribuição do projeto para inovação de produtos, processos ou políticas públicas.

O projeto contém uma clara e específica contribuição para os serviços públicos de saúde mental.

Ele fornece importantes elementos para o tratamento psicoterapêutico em CAPS e ambulatórios de saúde mental onde frequentemente não há uma orientação. Por exemplo, não há nem interesse nem costume de se estudar e pesquisar textos clássicos da Psicopatologia. Quando esses trabalhadores de saúde

(5)

mental entram em contato com a noção de melancolia ficam encantados e interessados, pois ela abre caminhos para a prática clínica.

Contribuição do projeto para a formação de recursos humanos especializados para a academia, educação básica e superior, indústria, setor de serviços e setor público.

O projeto foi apresentado diversas vezes para os pesquisadores do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi apresentado, também, no curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública (NUPSI-USP) da Universidade de São Paulo, na disciplina “A Psicopatologia Fundamental diante dos transtornos alimentares” ministrada pela Profa. Dra. Ana Cecília Magtaz.

O projeto serviu como subsídio para a tese de doutorado em Psicologia Clínica da PUCSP, de Cybelle Weinberg, “Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica da anorexia”.

As pesquisas decorrentes foram apresentadas por todos os pesquisadores envolvidos no projeto no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Contribuição do projeto para difusão e transferência do conhecimento. Em 2014, a pesquisa foi apresentada no Espaço Psicanalítico (EPSI) da Paraíba, em João Pessoa.

Foi apresentada também em simpósio no VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental realizado de 4 a 7 de setembro de 2014, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O simpósio, cujo título foi “A melancolia e suas manifestações segundo a Psicopatologia Fundamental” foi coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck (AUPPF e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e trabalhos foram apresentados pelo Prof. Dr. Vitor Franco (Universidade de Évora, Portugal) “Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência”, Prof. Dr. Francisco Pizarro Obaid (AUPPF e Universidad Diego Portales, Santiago, Chile) “Sobre el lugar de la tristeza em los tempos de la depresión”, Profa. Dra. Silvana Rabelo (AUPPF e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) “A melancolia no laço mãe-bebê”, Profa. Dra. Maria Lucrecia Rovaletti (AUPPF e Universidad de Buenos Aires, Argentina) “Melancolia y temporalidad. El planteamiento fenomenológico de L. Binswanger”. Além disso a Profa. Dra. Ana Cecília Magtaz (AUPPF e Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) apresentou em mesa redonda o trabalho intitulado “A voracidade negativa”.

Os resultados da pesquisa serão divulgados nos dois portais (sites) mantidos pela AUPPF: www.fundamentalpsychopathology.org e www.psicopatologiafundamental.org que foram visitados por 827.419 consulentes em 2014.

(6)

Avaliação geral sobre o desempenho de aluno.

O aluno Roberto Kirshbaum, estudante de Mestrado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista do CNPq, com projeto de dissertação sobre a melancolia, se desligou do projeto no final de 2013.

Referências

Documentos relacionados

1 – retirar dos cabeçotes de perfuração as brocas anteriores (fileira dupla de brocas) ou posteriores (fileira tripla) e proceder a perfuração conforme necessário para o início

Com o exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), criado pelo MEC, mede-se o que sabe o aluno e cada instituição usa esse resultado como quer, combinando-o com que outras provas

A partir dos resultados do presente estudo, pôde-se observar que a intervenção por meio da realidade virtual proporcionou um aumento na força muscular, na amplitude de movimento,

res aglutinantes para raçoes de Macrobrac7z zzm rosenbergÍ{ foram realizados m:i.'Sturando-se tais aglutinantes'Kem uma ração contendo 40% deprotei-na bruta, sendo esta

forma de lingote chipriota ou de pele de touro estendida, e em Castro Marim a forma geral seja rectangular, o facto é que, em todos, as estruturas pouco se elevam do solo (15 cm

Para a determinação da submedição do sistema são necessárias duas informações: o perfil de consumo dos consumidores (as vazões com que o hidrômetro instalado no mesmo irá operar

Em um estudo sobre a depressão, Berlinck & Fédida (2002) mostram que as recentes publicações psiquiátricas tendem a dissolver a melancolia na depressão e

Na medida em que o investimento objetal permanece o mesmo, na melancolia podemos inferir que a idéia de hemorragia interna, metáfora colocada por Freud no Manuscrito G, ocorre