• Nenhum resultado encontrado

FARMÁCIA. Processo Seletivo para Ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional de Saúde - INCA 2014 PROGRAMA: CADERNO: 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FARMÁCIA. Processo Seletivo para Ingresso nos Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional de Saúde - INCA 2014 PROGRAMA: CADERNO: 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois

a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em

http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas),

que contém 30 questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer

divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que

consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência,

notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado,

amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

l 03/11/2013, Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Entrega de Títulos.

l 04/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 06/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 07/11 e 08/11/2013, Interposição de Recursos Administrativos quanto aos Gabaritos Preliminares Oficiais divulgados das Provas Objetivas de Múltipla Escolha. l 21/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11 a 26/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultados Preliminares das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Divulgação do Julgamento dos Recursos Administrativos.

l 04/12/2013, Divulgação do Resultado Final das Notas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 04/12/2013, Convocação dos Candidatos aptos para a Avaliação de Títulos e Curriculos.

FARMÁCIA

CADERNO: 2

de Residência Multiprofissional em

Área Profissional de Saúde - INCA 2014

INFORMAÇÕES:

l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: inca2014@biorio.org.br

CÓDIGO: FAR19

PROGRAMA:

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 1

“Não é preciso prescrição médica para usar colírio. MITO: colírios também são medicamentos e devem ser usados com cautela. Seu consumo indiscriminado pode causar mais problemas do que resolvê-los. “O uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Já a utilização de alguns colírios sem controle, como os de antibióticos e de cortisona, pode causar perda de visão importante e até cegueira”, alerta Carlos Eduardo Arieta, professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Unicamp”.

Um conjunto de informações são passadas ao leitor nesse pequeno texto. A alternati va que mostra uma leitura adequada é: (A) deveria ser necessária prescrição médica para usar colírio. (B) apesar de serem medicamentos, os colírios devem ser

usados com cautela.

(C) com exceção dos adstringentes, o uso de colírio deve obedecer à recomendação médica.

(D) os colírios de anti bióti cos e corti sona causam cegueira nos usuários.

QUESTÃO 2

PESQUISA APONTA AVANÇOS E DESAFIOS

NA MELHORIA DA SAÚDE NO BRASIL

A mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, do Ministério da Saúde, apontou avanços e desafi os para a saúde no Brasil. Foram realizadas mais de 45 mil entrevistas com pessoas - maiores de 18 anos - residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal. O levantamento indicou melhorias, como a queda no número de fumantes e o aumento do número de mamografi as realizadas, mas também revelou situações preocupantes, como a elevada quanti dade de obesos e de consumo de álcool. Sobre a pesquisa realizada pode-se dizer que:

(A) seus dados não podem ser muito confi áveis, já que se omiti u a data em que ela foi realizada.

(B) entre os dados positi vos da pesquisa encontra-se o grande número de entrevistas realizadas.

(C) há uma relação de causa/efeito entre a queda do número de fumantes e o aumento do número de mamografi as realizadas. (D) ao dizer que a pesquisa apontou “desafi os”, o texto mostra a

existência de problemas cuja solução ainda é problemáti ca.

QUESTÃO 3

Uma reportagem circulou na Internet com o texto abaixo:

Mulher sem fi lhos também é feliz,

mas sofre cobrança por não ser mãe

Bárbara Paz: a atriz de 38 anos contou que não tem pressa de se tornar mãe em entrevista à revista “Conti go”. “Quando acontecer é porque vai acontecer”, disse. “Eu acho que também posso ser feliz se não ti ver um fi lho, não tenho pressa. As pessoas impõem isso para a gente, mas não tenho urgência.”

Em relação à manchete da reportagem – MULHER SEM FILHOS TAMBÉM É FELIZ, MAS SOFRE COBRANÇA POR NÃO SER MÃE – o texto a seguir tem a seguinte função:

(A) mostrar imparcialidade na exposição de fatos e ideias. (B) confi rmar parcialmente os termos da manchete. (C) parti cularizar a ideia geral da manchete.

(D) criti car certos posicionamentos socialmente difundidos.

QUESTÃO 4

Mulheres víti mas de violência domésti ca terão acesso mais rápido a cirurgias plásti cas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciati va, que a princípio funciona apenas em São Paulo, começou a valer nesta quarta-feira (2) com o lançamento de um projeto da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásti ca (SBCP) em parceria com a empresa The Bridge. De acordo com o presidente da SBCP, José Horácio Aboudib, a previsão é que sejam realizadas 600 cirurgias anuais.

Infere-se do texto da campanha que:

(A) as mulheres víti mas de violência domésti ca não ti nham acesso a cirurgias plásti cas reparadoras.

(B) a iniciati va referida só terá efeitos em São Paulo, já que se trata do Estado onde esse ti po de violência é mais frequente. (C) as consequências da violência domésti ca são graves e só

(3)

QUESTÃO 5

Nos quatro textos desta prova, o segmento que NÃO mostra coerência é:

(A) “Quando acontecer é porque vai acontecer”. (Texto 1) (B) “Mulheres vítimas de violência doméstica terão acesso mais

rápido a cirurgias plásticas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”. (Texto 2)

(C) “Não é preciso prescrição médica para usar colírio. MITO: colírios também são medicamentos e devem ser usados com cautela”. (Texto 3)

(D) “A mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel, do Ministério da Saúde, apontou avanços e desafios para a saúde no Brasil”. (Texto 4)

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

QUESTÃO 6

A principal causa evitável de doenças e mortes em todo o mundo é

(A) o uso de álcool. (B) o tabagismo.

(C) a alimentação inadequada.

(D) a exposição excessiva à radiação solar.

QUESTÃO 7

A integralidade de assistência é um dos princípios do Sistema Único de Saúde. Ela é entendida como

(A) o acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

(B) a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

(C) um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

(D) o uso da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos e a orientação programática.

QUESTÃO 8

A Lei Nº 8.142, de 28 de Dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

De acordo com a referida lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com duas instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. Em relação à essa Lei, NÃO é correto afirmar que

(A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. (B) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo,

órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

(C) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

(D) As Conferências de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde.

QUESTÃO 9

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde:

(A) Planejar e programar ações e serviços necessários para a prevenção e o controle do câncer, assim como o cuidado das pessoas com câncer, considerando-se sua base territorial e as necessidades de saúde locais.

(B) Selecionar, contratar e remunerar os profissionais de saúde que compõem as equipes multidisciplinares dos estabelecimentos de saúde públicos sobre sua gestão que ofertam ações de promoção e de prevenção e que prestam cuidado às pessoas com câncer, em conformidade com a legislação vigente.

(C) Implantar e manter o funcionamento do sistema de RHC nas unidades habilitadas em alta complexidade em oncologia, com o compromisso do envio de suas bases de dados ao Ministério da Saúde, especificamente ao INCA/SAS/MS. (D) Elaborar protocolos e diretrizes clínicas terapêuticas de

maneira a qualificar o cuidado das pessoas com câncer.

QUESTÃO 10

Nos países de baixo e médio recursos financeiros os cânceres predominantes são os de

(A) estômago, fígado, cavidade oral e colo do útero. (B) pulmão, mama, próstata e cólon.

(C) mama, colo de útero, pulmão e pele. (D) próstata, pele, colón e fígado.

(4)

CONHECIMENTOS

ESPECÍFICOS

QUESTÃO 11

O alvo intracelular da camptotecina é: (A) DNA polimerase

(B) Topoisomerase 1 (C) Tubulina

(D) Tirosina cinase

QUESTÃO 12

Alvo molecular do anticorpo monoclonal quimérico Rituximab: (A) CD20

(B) CD36 (C) CD48 (D) CD52

QUESTÃO 13

Dentre os anticorpos a seguir listados, identifique o que se destina ao tratamento de câncer de mama HER2/neu positivo: (A) Alemtuzumab.

(B) Trastuzumab. (C) Daclizumab. (D) Cetuzimab.

QUESTÃO 14

Dentre os tipos de manipulação previstas para farmácias hospitalares na Portaria 4283, de 31 de dezembro de 2010, encontram-se as seguintes, EXCETO:

(A) Manipulação de fármacos radiativos. (B) Unitarização de doses de medicamentos. (C) Manipulação de Nutrição Parenteral. (D) Alterações de formulações galênicas.

QUESTÃO 15

No contexto da segurança, a avaliação farmacêutica das prescrições deve priorizar aquelas que contenham:

(A) antibióticos e medicamentos potencialmente perigosos. (B) antineoplásicos em geral.

(C) perecíveis em geral.

(D) componentes de nutrição parenteral em geral.

QUESTÃO 16

Uma farmácia de manipulação deve necessariamente conter as seguintes dependências, EXCETO:

(A) vestiário. (B) sanitário.

(C) depósito de material de limpeza. (D) refeitório.

QUESTÃO 17

São consideradas substâncias de baixo índice terapêutico, EXCETO: (A) clozapina. (B) omeprazol. (C) oxcarbazepina. (D) fenitoína.

QUESTÃO 18

Com relação às Boas Práticas de Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico, devem ser adotados e registrados os seguintes procedimentos operacionais, EXCETO:

(A) A aquisição deve ser precedida da qualificação de fornecedores baseada em critérios pré-definidos.

(B) Na pesagem para manipulação deve haver dupla checagem, sendo uma realizada pelo farmacêutico, com registro dessa operação.

(C) No processo de encapsulamento devem ser utilizadas cápsulas com o maior tamanho, de acordo com a dosagem. (D) Dispensação deve ser feita mediante atenção farmacêutica

com acompanhamento do paciente, que consiste na avaliação e monitorização do uso correto do medicamento, acompanhamento este realizado pelo farmacêutico e por outros profissionais de saúde.

QUESTÃO 19

São atribuições privativas de farmacêuticos atuando em pesquisa clínica, EXCETO:

(A) Zelar pelo cumprimento da legislação sanitária e demais legislações correlatas, orientando quanto às adequações necessárias para o cumprimento das normas relativas ao recebimento, armazenamento e dispensação de medicamentos e produtos para saúde.

(B) Supervisionar e/ou definir a adequação da área física, instalações e procedimentos do local de armazenamento e dispensação de medicamentos e produtos para saúde. (C) Atuar de maneira efetiva no armazenamento, dispensação,

preparo e transporte de medicamentos e/ou produtos para saúde destinados a estudos clínicos.

(D) Atuar na prescrição de medicamentos em casos em que outro profissional responsável não encontre-se presente.

QUESTÃO 20

A equipe de terapia nutricional é constituída, no mínimo, pelos seguintes profissionais:

(A) médico, farmacêutico e nutricionista.

(B) médico, farmacêutico, nutricionista e enfermeiro.

(C) médico, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro e biomédico. (D) médico, farmacêutico, nutricionista e biomédico.

(5)

QUESTÃO 21

A preparação de uma formulação de terapia nutricional é de responsabilidade do (A) médico. (B) farmacêutico. (C) nutricionista. (D) biomédico.

QUESTÃO 22

Dentre os agentes anti-sépticos listados abaixo, o que pode ser utilizado para a assepsia em controle de infecção hospitalar é: (A) o etanol.

(B) o éter. (C) o clorofórmio. (D) a acetona.

QUESTÃO 23

A terapia antineoplásica abrange as seguintes etapas, EXCETO: (A) observação clínica e prescrição médica.

(B) transporte.

(C) síntese de compostos. (D) descarte.

QUESTÃO 24

A equipe multiprofissional de terapia antineoplásica deve ser constituída, no mínimo, pelos seguintes profissionais:

(A) médico, farmacêutico e nutricionista. (B) médico, farmacêutico e enfermeiro.

(C) médico, farmacêutico, nutricionista e enfermeiro. (D) médico, farmacêutico, nutricionista e biomédico.

QUESTÃO 25

De acordo com o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, a classe de resíduos na qual se encaixam os rejeitos radioativos é a:

(A) A. (B) B. (C) C. (D) E.

QUESTÃO 26

Dentre os fármacos listados a seguir, o quel atua como analgésico opioide é: (A) a bremazocina. (B) o isoproterenol. (C) o sidenafil. (D) o alotano.

QUESTÃO 27

A seguinte classe de enzimas é alvo da ação do antineoplásico mesilato de imatinib:

(A) serina cinase. (B) fosfoserina fosfatase. (C) tirosina cinases. (D) fosfotirosina fosfatase.

QUESTÃO 28

O antiemético Ondansetron tem o seguinte mecanismo de ação:

(A) antagonista 5-HT3. (B) antagonista H1.

(C) antagonista muscarínico.

(D) agonista de receptor canabinoide.

QUESTÃO 29

Mecanismo de ação do antiemético Ciclizina: (A) antagonista 5-HT3.

(B) antagonista H1.

(C) antagonista muscarínico.

(D) agonista de receptor canabinoide.

QUESTÃO 30

Dentre os corticoides citados a seguir, identifique o que apresenta potência anti-inflamatória menor do que a do cortisol:

(A) prednisona. (B) prednisolona. (C) cortisona. (D) triamcinolona.

(6)

Referências

Documentos relacionados

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e o Hospital Alcides Carneiro tornam público e estabelecem as normas para o

Desse modo conclui-se que a postura dos Grandes partidos, de passividade, uma vez que eles poderiam tentar mudar esta legislação, mas, como o poder não mudou realmente de mão, ou

O Ministério da saúde divulgou a portaria de nº 874, que institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na rede de atenção à saúde das pessoas com

Lacerda (2002) defende que os clientes valorizam empresas que possuem políticas de retorno de produtos, pois isso lhes garante o direito de devolução ou troca

Mulheres víti mas de violência domésti ca terão acesso mais rápido a cirurgias plásti cas reparadoras pelo SUS (Sistema Único de Saúde).. A iniciati va, que a princípio

(A) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de

Assinale a alternativa que apresenta uma das competências do Ministério da Saúde em relação à Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de