Primeiro, fiquei chocado, afirma Aguinaldo Silva sobre sua demissão da Globo. do Estado

Download (0)

Full text

(1)

Segunda-feira

Goiânia, 29 de março de 2021

Ano 16 - Edição 4570

do Estado

gazetadoestado.com.br

PÁGINA 05

TEMPO HOJE

Brasília Máxima 30ºC Mínima 17ºC Goiânia Palmas

Tendência Estável Máxima 33ºC Mínima 19ºC Tendência Estável Máxima 32ºC Mínima 23ºC Tendência Estável

1

R$

PÁGINA 03 PÁGINA 04

gazetadoestado

62 3249-8883 www.gazetadoestado.com.br

“Primeiro, fiquei chocado”, afirma

Aguinaldo Silva sobre sua demissão da Globo

PÁGINA 05

Divulgação

Contran prorroga vencimento de CNH e prazos para registro

de veículos e apresentação de defesa prévia em caso de multa

Todas as informações contidas nos documentos de habilitação vencidos a

partir de 1 º de março permanecem válidas para efeito de fiscalização

GOIÁS

Base é referência em tratamento

de casos complexos de epilepsia

SAÚDE

Maísa Araújo, 25 anos, é uma das pacientes assistidas pela equipe do HB. Ela iniciou o tratamento para epilepsia no local aos 9 meses de idade

Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

TOCANTINS

Projetos desenvolvidos em escola

da rede estadual de ensino são

transformados em produções científicas

(2)

JORNAL DA GAZETA -

EDIÇÃO DO ALMOÇO

Jefferson Dâmaso - O

pro-grama Esporte Saúde como princípio à manutenção da saúde através da práti-ca esportiva e ao longo dos anos, têm apoiado inúme-ros atletas na busca do tão sonhado reconhecimento, pois sabemos que não é fácil a vida do esportista, a exigência é extrema para conquistar a representati-vidade dos patrocinadores e quando temos uma em-presa que acredita no po-tencial dos atletas, temos o dever de enaltecê-la! A Fast Açai é uma empresa goiana que conquistou o mundo com seus produtos saudáveis, com açaí 100% orgânico, com quase 200 franquias, de sucesso e res-ponsabilidade sustentável e vem apoiando o esporte em diversas modalidades olím-picas, formando grandes

esportistas e contribuin-do com o futuro na nação. Recebemos o Frederico Junqueira, Diretor Comer-cial da empresa que nos disponibilizou uma camisa do Vila Nova para sorteio. Ficou interessado? Corre e segue no instagram, @pg-mesportesaude @fastacai e @gazetaplay, comenta na foto oficial no perfil do pro-grama, dizendo porque me-rece ganhar a camisa.

Recebemos a irmã Van-da Elisa, Diretora Van-da Vila São Cottolengo, instituição localizada na cidade de Trindade-GO, que trata de pessoas com necessidades especiais, que completa 70 anos de muito trabalho e amor ao próximo. Mas devi-do a realidade que estamos vivendo, a pandemia de CO-VID19, vem passando por dificuldades e conta com a

ajuda de quem puder au-xiliar. Os custos chegam a quase 6 milhões por mês, para manter o paciente de forma digna. Para maiores informações entre em con-tato (62) 900 / 3506-9014 e torne a vida de al-guém mais feliz!

Fomos até Poços de Cal-das/MG e conhecemos as águas termais sulfurosas onde funciona um centro de terapia e ainda visitamos a academia de 1950, que o jovem Pelé treinou com a seleção brasileira de futebol.

Se você gostou, veja e reveja essas e muitas outras matérias pelo YouTube, PGM Esporte Saúde e/ou Gazeta-Play. Você ainda pode parti-cipar interagindo através do nosso Instagram @pgmes-portesaude e pelo Whatsapp (62) 98427-2664, mandando fotos, vídeos e/ou sugestões.

ESPORTE SAÚDE

n Silvio Souls

Tabuleiro Político

silviosousap@gmail.com 62 98579 6148

Autista

A deputada estadual

Lêda Borges (PSDB) quer

inserção obrigatória do Símbolo Mundial de Cons-cientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas vagas de estaciona-mento preferenciais reser-vadas a deficientes.

100% brasileira

Instituto Butantan anunciou o desenvol-vimento de uma vacina própria contra Covid-19, a Butanvac. O imunizan-te foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e utiliza tecnologia similar à usada na vacina da gripe.

MEI

Os micros, pequenos empresários e microem-preendedores individuais (MEI) estão isentos de pa-gar as parcelas do Simples Nacional pelos próximos três meses.

Botafogo

Prefeitura de Goiânia

iniciou drenagem e am-pliação do leito da Margi-nal Botafogo. A obra deve garantir novas condições de escoamento das águas pluviais, contenção de ero-sões e maior vida útil à pa-vimentação asfáltica.

Obras

Para dar mais inten-sidade às obras determi-nadas pelo prefeito

Rogé-rio Cruz (Republicanos),

a Seinfra e Secretaria de Mobilidade trabalham em parceria em vários pon-tos da cidade de Goiânia com serviços de correções, ajustes e ampliação da pis-ta e calçadas.

Perigo!

Estudos conduzidos no Instituto de Medicina Tro-pical da Universidade de São Paulo (IMTUSP) apon-tam que em pacientes com sintomas leves de covid-19, o vírus SARS-CoV-2 pode permanecer ativo no orga-nismo por mais de 30 dias.

Reabertura do comércio

O governa-dor Ronaldo Caiado (DEM) confirmou re-abertura do comércio para depois de ama-nhã, na quar-ta-feira (31). Amanhã deve

se publicado novo decreto com normatização de revezamento das atividades econômicas. É bom lembrar que festas e aglomerações continuam proibidas.

Remessa de vacinas

Goiás recebeu na sexta-feira (26), a décima remessa de vacinas contra covid-19. As 119,2 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Agora, o Estado amplia o número de pessoas beneficiadas a partir da redução da faixa etária. A expectativa é de que, em alguns municípios, idosos a partir de 60 anos já possam ter acesso aos imunizantes.

Deus me deu oportunidade de ser

governador no momento mais difícil

da história do Estado”

Ronaldo Caiado

Os 30 anos do Mercosul

Apesar de ser o bloco econômico mais conhecido pelos brasileiros, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) ainda tem diversos desafios a enfrentar para se tornar tão forte quanto a União Europeia. O bloco criado em 26 de março de 1991 foi um grande avanço para os países Sul--americanos, mas, infelizmente, parece que não sabe ao certo dos interesses comuns das federações envolvidas.

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai foram os qua-tro primeiros membros fundadores com o propósito da liberalização comercial entre eles. O empenho político, que no final das contas são apenas econômicos, pre-tendia dar mais estabilidade ao bloco com objetivo de dar maior inserção ao comércio internacional: isso não se concretizou de fato.

A curiosidade é que se o Mercosul fosse um país, estaria na 5ª posição no ranking dos mais ricos do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 15,7 trilhões, sendo que o Brasil corresponde a 50% desta quantia. Vale a pena o presidente Jair Bolsonaro repensar o posicionamento estratégico do nosso país no Mercosul para que não tenhamos apenas mais uma

data para comemorar.

Fotos: Divulgação

Jogadas rápidas

n Sancionada autorização para Goiás celebrar

refinancia-mento de dívidas com a União.

n Na sexta-feira (26), Bolsonaro participou de reunião

virtual de aniversário de 30 anos da cúpula do Mercosul e defendeu a modernização do bloco, com a atualização da Tarifa Externa Comum (TEC).

n O deputado Lucas Calil (PSD) defende prorrogação do

prazo de vencimento das parcelas referentes ao IPVA du-rante o período pandêmico.

ItátIla moura - No Jornal da

Gazeta Edição do Almoço, desta sexta-feira,26, o apre-sentador Thiago Mendes conversou com o Presidente do Sindicato dos Proprie-tários de Pit Dogs de Goiás, Ademildo Pereira de Godoy.

Na ocasião, o presidente falou sobre a situação dos proprietários de pit dogs em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Thia-go Mendes conversou tam-bém com o médico cirurgião e presidente do HCG Dr.

Wagner Miranda. Na oca-sião, o médico falou sobre a construção do hospital do câncer em Inhumas--Go. Para assistir estas en-trevistas e os destaques do Jornal, acesse o portal no youtube gazetaplay.

(3)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

3

Rota JuRídica - O

Departa-mento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) avisa que foi prorrogado, por tem-po indeterminado, o prazo para que os condutores pos-sam renovar as Carteiras Na-cional de Habilitação (CNHs) vencidas a partir de 1 º de março deste ano. A medida é um dos tópicos contempla-dos na Portaria 206/2021, do Conselho Nacional de Trân-sito (Contran), publicada no dia 24 passado. Ela atende demanda apresentada pelo Estado de Goiás. E é válida para condutores habilitados pelo Detran-GO.

Segundo o presidente do Detran-GO, Marcos Rober-to Silva, a portaria alcança diversos outros prazos de processos e procedimentos. Como o de transferência de veículos adquiridos a partir de 12 de fevereiro. “Diante das medidas adotadas para

o enfrentamento da pande-mia da Covid no Estado, acio-namos o Contran para que prorrogasse os prazos para evitar prejuízos à população”, esclarece o presidente.

Com a alteração, fica pror-rogado ainda o prazo para renovação da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), Permissão Provisória para Dirigir (PPD). Todas as informações contidas nos do-cumentos de habilitação ven-cidos a partir de 1 º de março, inclusive os cursos especiali-zados, permanecem válidas para efeito de fiscalização. A prorrogação abrange ain-da os certificados de cursos especializados, quando não houver a informação nos do-cumentos de habilitação.

A portaria traz novidades para os condutores infratores autuados por órgãos executi-vos de trânsito ou rodoviários de Goiás. Ela prorroga, por tempo indeterminado, o pra-zo para a apresentação de de-fesa prévia e indicação de real condutor (transferência de pontuação) encerrado desde 17 de março de 2021 para no-tificações enviadas. Também estende o prazo para que os motoristas com notificação de penalidade já expedida possam apresentar recurso.

Os goianos que adquiri-ram veículos seminovos ou usados a partir do dia 12 de fevereiro deste ano também foram beneficiados. Enquan-to a Portaria 206 vigorar, eles ficam isentos da penalidade

por não transferir o veícu-lo em até 30 dias, conhecida como “multa por recibo”. A medida também contempla quem comprou veículo ze-ro-quilômetro a partir de 2 de março, que ganha mais tempo para fazer o registro e o licenciamento.

FISCALIZAÇÃO

As medidas contempla-das na Portaria 206 atendem o Estado de Goiás e devem ser observadas por órgãos e entidades do Sistema Nacio-nal de Trânsito, ou seja, serão respeitadas em todo o País.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Detran--GO, Major Lucas Antônio de Morais Gomes, o condu-tor deve ficar atento às da-tas citadas no documento. “Por exemplo, a prorrogação do prazo para renovação da habilitação ou ACC é válida somente para condutores com documentos vencidos a partir de 1º de março”, enfa-tiza. Assim, quem tiver com o documento vencido antes dessa data deve procurar re-gularizar a situação.

A prorrogação dos prazos por tempo indeterminado

valerá enquanto vigorar a Portaria 206/2021. Quando houver cenário favorável à re-vogação, será definido novo calendário para restabeleci-mento dos prazos.

FIQUE ATENTO

A Portaria 206/2021 pror-roga prazos de processos e procedimentos. Confira as principais medidas:

A quem se aplica?

n aos condutores habilitados pelo Detran-GO;

n aos veículos registrados ou que venham a ser registrados em Goiás;

n às infrações de trânsito autuadas por órgãos executivos de trânsito ou rodoviário do Estado de Goiás.

O que muda?

Ficam prorrogados por tempo indeterminado:

n a data final para

apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor infrator encerrada desde 17 de março de 2021, para as notificações de autuação (NA) já enviadas;

n a data final para apresentação

de recurso encerrada desde 17 de março de 2021, para as notificações de penalidade (NP) expedidas;

n a data final para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação encerrada desde 17 de março de 2021;

n o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir de 24 de março de 2021.

n o prazo de validade das ACC, Permissão Para Dirigir (PPD) e CNH vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir de 24 de março de 2021, para fins de fiscalização;

n o prazo para registro e licenciamento do veículo novo adquirido desde 2 de março de 2021;

n o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 12 de fevereiro de 2021.

Divulgação

Contran prorroga vencimento de CNH e prazos para registro

de veículos e apresentação de defesa prévia em caso de multa

Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

Todas as informações contidas nos documentos de habilitação vencidos a partir de 1 º de março permanecem válidas para efeito de fiscalização

GOIÁS

SAÚDE

O imunizante está sendo desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, anunciou que pesquisa-dores financiados com re-cursos do governo federal entraram com pedido na Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária (Anvi-sa) de realização de testes para uma vacina contra a covid-19, batizada de Ver-samune-CoV-2F.

O imunizante está sendo desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, em parceria com as em-presas Farmacore Biotec-nologia e PDS Biotech-nology Corporation.

A solicitação

apre-sentada ontem (25) pelo grupo foi para que os pes-quisadores envolvidos no desenvolvimento do

imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em

humanos. Marcos Pontes informou que inicialmen-te serão 360 voluntários.

O anúncio foi feito

ho-ras depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan está desenvol-vendo uma nova vacina totalmente nacional, a Butantanvac, e que o ór-gão entrará com pedido de autorização na Anvisa para os estudos clínicos.

Perguntado por que o anúncio do governo fede-ral foi no mesmo dia do realizado pelo governo de São Paulo, Pontes disse que é uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Eu esta-va na expectatiesta-va de anun-ciar. Ia fazer assim que en-trassem [com o pedido na Anvisa]. Começaram em fevereiro a apresentar os documentos para a An-visa. É uma coincidência

que ele [governador João Dória] tenha anunciado em São Paulo”, disse o ti-tular do MCTI.

Em rápida entrevista, Marcos Pontes destacou que o ministério vem fi-nanciando pesquisas desde fevereiro do ano passado, mas que teve di-ficuldades para obter no-vos recursos no fim do ano e em fevereiro, mas rema-nejou recursos da pasta para o projeto coordena-do pelo professor da USP de Ribeirão Preto.

“Em fevereiro uma dessas vacinas se adian-tou bastante com a An-visa. Busquei no MCTI recursos de outros proje-tos para apoiar os testes clínicos”, disse.

PoR Jonas Valente/aBR

Marcelo Camargo/ABr

Publicidade

Legal

no Jornal

Gazeta

do Estado

(4)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

4

n Maria Reis

Corte

mariareisjornalista6@gmail.com

Dois tempos

1. Interessados em aprender inglês em 2021 poderá ter até 50% do valor do curso pago pelo iti na plataforma de ensino digital CNA Go, da escola de idiomas CNA. A ação vale para todos os clientes que contratarem um plano de assinaturas do CNA Go até o dia 30 de abril e optarem pelo pagamento com o cartão de crédito iti ou cartão da conta iti. Os valores promocionais continuam válidos enquanto o aluno permanecer matriculado no CNA Go.

2. O CNA Go conta com uma plataforma digital para os alunos fazerem atividades, interagirem entre si e pra-ticar conversação em inglês com o apoio de professores online. Há ainda vídeoaulas, sessões particulares para tirar dúvidas com professores via chat, lives e aulões te-máticos ao vivo, em que os professores explicam os prin-cipais conteúdos do curso, além de dar dicas de estudo e curiosidades culturais sobre o idioma.

Para apresentar projetos estratégicos

O vice-governador Lincoln Tejota, protagonizou na tarde da quarta-feira, 24, mais uma reunião virtual do Comitê Gestor do Programa Goiás de Resultados, com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fá-tima Gavioli e a superintende de Ensino Médio e líder de Resultados na Seduc, Osvany Gundim, para apresentação e apreciação de projetos estratégicos como GoiásTec e Foco na Aprendizagem.

Vitrine

ELA VAI FALAR Hoje, às 20 horas, a cardiologista Sara Bahia participa do bate-papo on-line Órion For Her, no Instagram: @ orioncomplex, programação do mês da mulher do Órion Complex. A médica falará sobre a atuação feminina na área da saúde e sobre as cirurgias cardíacas e cardiopediátricas, suas especialidades. O evento contará

com a participação da cirurgiã plástica Carina Malena e mediação da jornalista Raquel Pinho

Arquivo

n VOCÊ SABIA? O mamão possui melanina, pigmento que dá coloração da pele. n NOVOS COMANDOS - A diretoria de Comunicação da Câmara de Goiânia será comandada pelo jornalista Carlos Eduardo Reche, no lugar de Marcos Teixeira que assumiu a secretaria de Comunicação do Paço.

n RENOVAÇÃO - A Estácio Goiás, primeira instituição de ensino superior a implantar o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) em Goiás, presta serviços gratuitos à comunidade por meio de atividades, onde os alunos do curso de Ciências Contábeis buscam auxiliar sobre a Declaração do IRPF, suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda e micro-empresas locais. Neste mês, a direção e a coordenadora do curso, Johelma Umbelino, renovaram a atuação da Estácio junto à Receita Federal. Lorena Lázaro

MOSTRA KAZULO EXCLUSIVA

As arquitetas, Jessica Cardoso e Ludmilla Brito detentoras da Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo, realizada em Anápolis, se uniram à empresária Joseane Pereira no desafio de levar a mostra para Goiânia e para a cidade de Marabá, no Pará. Elas bateram o martelo e essas cidades vão receber uma edição da Kazulo. No registro, Jéssica, Joseane e Ludmilla, durante encontro quando a ideia começou a tomar forma Divulgação n FORÇA NA POLÍCIA – O delegado Pedro Caires, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Goiás (Sindepol) foi determinado na luta pela vacinação dos policiais civis contra a Covid-19, para que o serviço não sofresse prejuízo ou interrupção, além de pontuar a importância do trabalho da Polícia Civil junto à população, inclusive durante a pandemia

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

DIRETOR PRESIDENTE

Adão dos Reis Gonçalves

adao@gazetadoestado.com.br COMERCIAL Tel: (62) 3249-8883 comercial@gazetadoestado.com.br PUBLICAÇÃO LEGAL Tel: (62) 3249-8883 editais@gazetadoestado.com.br REDAÇÃO redacao@gazetadoestado.com.br DISTRIBUIÇÃO go@gazetadoestado.com.br df@gazetadoestado.com.br DIREÇÃO GRÁFICA Érika Sandra DIAGRAMAÇÃO Gabriela Nunes DIREÇÃO DE JORNALISMO Adão Gonçalves MTB 3719/GO EDITOR DE REPORTAGEM

Luís Carlos Castro MTB 3697/GO

luisgazetadoestadogo@gmail.com

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal Gazeta Multiplataforma LTDA

CNPJ: 17.766.906/0001-14

CULTURA

Vamos dançar? Educação lança

concurso on-line

Estudantes de 7 a 17 anos da rede pública ou privada de ensino podem enviar vídeos de apresentação solo até 4 de abril

AgênciA BrAsíliA -

Esti-mular a conexão com o mundo por meio da dan-ça e propor uma ativida-de lúdica para estudantes de 7 a 17 anos em um ce-nário de distanciamento social e aulas remotas é a o objetivo do I Concurso de Dança on-line, pro-movido pela Diretoria de Educação Física e Des-porto Escolar (Defide) da Secretaria de Educação (SEE). Quer participar?

Interessados têm até 4 de abril para enviar um vídeo de 30 segundos a 1 minuto, em apresentação solo, pela página oficial da Defide no Facebook . A competição é aberta a estudantes de escolas públicas ou privadas. No material audiovisual, o estudante deve se identi-ficar – de forma escrita ou falada – com nome, cida-de, escola, idade e série. Não serão permitidos ví-deos com conteúdo ofen-sivo e discriminatório.

“A dança é uma prá-tica corporal comple-ta”, ressalta o diretor da Defide, Marcelo Ottoli-ne. “Ela trabalha a

co-ordenação motora, a flexibilidade, o fortale-cimento muscular e car-diovascular, mas tam-bém trabalha a mente, a criatividade, o ritmo e a musicalidade, fatores importantes para o desen-volvimento de uma cons-ciência corporal e forta-lecimento da autonomia dos estudantes, dando condições de se posicio-narem e se expressarem.”

O resultado da com-petição, a ser divulgado nas redes sociais da De-fide, apontará como ven-cedor a pessoa que tiver mais curtidas na página. O prêmio é participar do Defide Convida ao vivo,

programa de entrevistas com pessoas que se des-tacam no esporte escolar. Ottoline lembra que, no cenário atual, a inte-ração nas mídias sociais é a melhor forma de se aproximar dos estudan-tes. “É uma ferramenta que a juventude domina e que mais tem utilizado para se expressar e se co-municar nesse momento de isolamento”, diz. “É ver e ser visto, interagir numa forma de resgate social, ter o sentimento de per-tencimento a uma estru-tura maior de construção de conhecimentos, se movimentar e ainda se di-vertir fazendo tudo isso”. Divulgação/SEE

Base é referência em tratamento

de casos complexos de epilepsia

Mesmo diante da se-gunda onda do corona-vírus, que lota os centros médicos do Distrito Fede-ral, o Hospital de Base (HB) continua a atender pessoas com outras enfermidades. Os quatro ambulatórios de neurologia, por exemplo, recebem por semana uma média de oito pacientes diagnosticados com epi-lepsia. Foram quase 100 epiléticos entre janeiro e março deste ano. Os nú-meros são divulgados pelo Serviço de Neurologia do HB nesta sexta (26), Dia Mun-dial da Conscientização da Epilepsia — ou Dia Roxo. A epilepsia é um transtorno cerebral crônico que afeta de 8% a 10% da população mundial, sendo responsável por 1% a 2% dos atendimen-tos de emergência.

Alguns casos são clas-sificados como de difícil

Geral

SAÚDE

controle. Em geral, quan-do o paciente já usou quan-dois ou mais remédios que não combateram o problema, é necessário um acom-panhamento contínuo. E o Hospital de Base, ad-ministrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), é referência para esses casos de alta complexidade.

A estudante Maísa Araújo, 25 anos, é uma das pacientes assistidas pela equipe do HB. Ela iniciou o tratamento para epilepsia no local aos 9 meses de idade. A mãe, a assistente social Silvina Araújo, 45, relata que teve complicações na hora do parto, o que acabou provocando le-sões cerebrais na filha.

Maísa começou a ser atendida na Neuropedia-tria do Hospital de Base

e, aos 13 anos, passou para a Unidade de Neu-rologia. O acompanha-mento, bem-sucedido, é celebrado por Silvina: “Atualmente ela toma três medicações e não tem crises há cinco anos. É uma grande vitória”.

Ainda segundo a as-sistente social, Maísa estuda e interage com os amigos, levando uma vida normal, apesar de limitações. “Ainda tem uma certa dificuldade na parte direita do cor-po, e a idade mental é um pouco inferior a 25 anos, mas minha filha está muito bem”, atesta. Sempre ao lado da mãe, Maísa agradece: “Eu sou grata a todos os médi-cos que já me atende-ram aqui no Base desde quando eu era criança”.

(5)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

5

O trabalho foi executado na escola no 2° semestre de 2019, pela professora Gabriela Pereira da Silva que, na época, era professora de educação física, e envolveu 96 alunos matriculados no ensino fundamental

TOCANTINS

Projetos desenvolvidos em

escola da rede estadual de

ensino são transformados

em produções científicas

Cláudio Paixão/Governo do

ToCanTins - Para além da sala

de aula, o conhecimento transformado em produção científica vem garantindo que mais pessoas possam acessá-lo. Esse foi o caso do projeto de educação am-biental desenvolvido na Es-cola Estadual Norte Goiano, em Araguaína, com uma proposta para reduzir focos do mosquito Aedes aegypti, na comunidade em que a unidade de ensino está in-serida. O trabalho foi publi-cado na edição mais recente da revista Brazilian Journal of Development, lançada este mês de março de 2021.

O trabalho foi executa-do na escola no 2° semestre de 2019, pela professora Ga-briela Pereira da Silva que, na época, era professora de educação física, e envolveu 96 alunos matriculados no ensino fundamental (6º ao 9º ano). “O trabalho foi realizado por etapa de apresentação da proposta do projeto. Depois, foram realizadas palestras educativas com o objetivo de sensibilizar os estudantes para novos comportamentos na comunidade, assim como atividades práticas de visita a pontos em que havia lixo que poderia gerar focos do mos-quito”, explica a professora.

Gabriela Pereira da Silva destaca que, apesar da es-cola estar localizada em um ponto central da cidade, a produção e o descarte ina-dequado de lixo são muito grandes no setor. “Consegui-mos sensibilizar os estudan-tes para as consequências dessa realidade e percebe-mos que eles se transforma-ram em uma espécie de mo-bilizadores e articuladores sociais, muito preocupados em transformar a realidade

em que estão inseridos. A semente está lançada e, com certeza, se não agora, mas no futuro os resultados virão, com homens e mulheres mais conscientes”, pontua.

O trabalho publicado na Brazilian Journal of Develo-pment, além de destacar as atividades realizadas com os estudantes, também traz da-dos relevantes sobre como a dengue tem se configura-do como um configura-dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com enfoque para a realidade do Tocantins. A pesquisa também chama atenção para como o comba-te ao mosquito transmissor da dengue é dever de toda a comunidade e que é funda-mental que cada família faça a sua parte, mantendo seus quintais limpos e livres do acúmulo de água parada.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Wal-direne Pereira da Silva, que à época da execução do proje-to atuava como professora de Língua Portuguesa, no início de janeiro, outra iniciativa da escola também foi divulgada na revista. “Tivemos também o projeto de conscientização para o não desperdício de alimentos da alimentação escolar, também desenvolvi-do pela professora Gabriela e que foi publicado. Dois tra-balhos muito relevantes para a escola”, conta.

A diretora também desta-ca os resultados aldesta-cançados. “Os estudantes se tornaram mais cuidadosos com o es-paço escolar, passaram a não jogar o lixo em qualquer lu-gar. Na hora da alimentação, só pegavam aquilo que iam consumir. Se tornaram mui-to mais conscientes sobre as duas temáticas. É o conhe-cimento ultrapassando as

barreiras da sala de aula. Eles passaram a ter um compor-tamento diferente no seu dia a dia”, frisou.

Para a estudante Samyla dos Reis Gomes, de 15 anos, à época matriculada no 7º ano, a participação nos projetos fez toda a diferença em sua vida. “Os dados chamaram muito a nossa atenção, mas além dos dados, nós vimos que a nossa realidade não era muito diferente e isso nos fez perceber que nós, alunos, também tínhamos atitudes erradas e que precisavam mudar. Muitas coisas que aprendemos com o projeto continuamos colocando em prática”, garantiu.

PUBLICAÇÃO

A Brazilian Journal of Development, editada pelo Brazilian Journals Publica-ções de Periódicos e Editora Ltda, surgiu da percepção de alguns professores brasileiros de que o tema desenvolvi-mento carece de mais meios de divulgação. Trata-se de uma publicação mensal cujo objetivo é difundir o conheci-mento na área do desenvolvi-mento, por meio publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica.

A Brazilian Journal of Development é parceira da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), assim como da Faculdade Isepe, e é a revista oficial de trabalhos acadêmicos da As-sociação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap), ci-dade onde fica a sede da em-presa. As publicações podem ser acessadas por meio deste link, nas publicações de ja-neiro e março de 2021.

“Primeiro, fiquei chocado”, afirma

Aguinaldo Silva

sobre sua

demissão da Globo

O dramaturgo Aguinal-do Silva, 77, abriu as portas de seu apartamento para o programa A Noite É Nossa, que irá ao ar nesta quarta--feira (24) no canal Record. Na entrevista, o autor conta sobre sua saída da Globo, a polêmica de Marina Ruy Barbosa, 25, e ainda sobre seu futuro na televisão.

“Todas as minhas no-velas acabam sendo po-lêmicas”, diz o dramatur-go. Após 40 anos na rede Globo, seu contrato não foi renovado e o anúncio de sua demissão aconteceu em janeiro de 2020, e ele conta que “primeiro, eu fi-quei chocado”.

“Quando as coisas são assim muito oficiais,

de-pois de uma relação tão longa e que rendeu tantos frutos para ambas as par-tes, essa coisa assim meio burocrática, oficial, é meio chocante. E eu fiquei um pouquinho magoado com duas ou três pessoas que também não estão mais lá”, desabafa.

“Foi o fim de um ciclo, entendeu? A emissora me deu muito durante esses 40 anos, eu não posso me queixar. E eu também dei muito para a emissora. Foi uma troca justa”, com-pleta sobre a demissão da Globo. Além disso, ele também falou sobre o ator José Mayer, 71, que se re-cuperou de uma doença autoimune. “Acho que isso

vai acontecer [a volta dele às novelas]. Seu último tra-balho, a novela “O Sétimo Guardião” (2018), causou polêmicas após surgirem notícias de um supos-to caso entre o asupos-tor José Loreto, 36, e Marina Ruy Barbosa. O autor diz: “Eu confio plenamente na pala-vra da Marina, que é minha afilhada, e eu sei que para mim ela não mentiria”.

Ele é o único autor de novelas a vencer dois prê-mios Emmy Internacional, e escreveu sucessos como “Roque Santeiro” (1985), “Fina Estampa” (2011) e “Império” (2014). Sobre “Roque Santeiro” ele diz: “Até hoje, é o maior fenô-meno da TV brasileira”.

Juiz autoriza

sindicatos a

comprar vacina

sem ter que doar

ao SUS

O juiz Federal substi-tuto Rolando Valcir Spa-nholo, da 21ª vara da SJ/ DF, autorizou sindicatos a importarem vacinas para a imunização de seus as-sociados e respectivos fa-miliares sem a necessida-de necessida-de realizar as doações ao SUS impostas no art. 2º da lei 14.125/21.

O magistrado decla-rou a inconstitucionalida-de parcial do art. 2, afas-tando a expressão “desde que sejam integralmente doadas ao Sistema Único de Saúde” e total do §1º, que prevê que “após o término da imunização dos grupos prioritários, as pessoas jurídicas de direito privado poderão adquirir, distribuir e ad-ministrar vacinas, desde que pelo menos 50% das doses sejam, obrigatoria-mente, doadas ao SUS e as demais sejam utiliza-das de forma gratuita”.

O pedido foi feito pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislati-va do Estado de MG, pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de SP e pela Associação Bra-siliense das Agências de Turismo Receptivo.

Fecomércio: 2ª turma do

STF julga ação penal contra

advogados na terça

Justiça Cidadania

n Braulio Duarte

braulio@ayresduarte.adv.br

O caso diz respeito a atitude estranhíssima do

juiz Bretas que, em setembro do ano passado,

autorizou mandados de busca contra advogados

concomitantemente ao MPF fazer a denúncia

O ministro Gilmar Mendes, presidente da 2ª turma do STF, pautou para a sessão colegiada da pró-xima terça-feira, 30, pro-cesso no qual se discute a ação penal contra advo-gados que foram contra-tados pela Fecomércio do Rio de Janeiro.

O caso envolve atos do juiz Federal Marcelo Bretas que, em setembro do ano passado, expediu man-dados de busca e apreen-são em 50 endereços de escritórios de advocacia. As decisões foram fruto de denúncia da Lava Jato.

As buscas realizadas são fruto da tumultuada delação do empresário Orlando Diniz, ex-presi-dente da Fecomércio - Fe-deração do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio. A Feco-mércio é uma entidade privada que compõe o Sis-tema S do Rio, junto com outras entidades como o Sesc e o Senac.

Muito embora tenham prestados serviços jurídicos, a justificativa da força-ta-refa da Lava Jato foi de que havia suspeita de que as bancas foram usadas para desviar dinheiro do Sistema S do Rio de Janeiro entre os anos de 2012 e 2018.

Uma semana depois dos mandados de busca e apreensão, a OAB acionou o STF pedindo suspensão

de efeitos da delação do ex-presidente da entidade. Na reclamação ao Supre-mo, a Ordem argumentou que Orlando Diniz citou autoridades com foro pri-vilegiado e, portanto, as atribuições sobre o caso caberiam à PGR e ao STF, e não à JF/RJ.

A reclamação chegou ao ministro Gilmar Men-des que, em outubro de 2020, determinou a sus-pensão da ação do MPF/ RJ contra os advogados. Na decisão, o ministro observou que realmente há autoridades citadas na delação com foro por prer-rogativa de função “sem autorização do STF e pe-rante autoridade judiciá-ria incompetente, o que poderia constituir even-tual causa de nulidade das provas e do processo”.

Da época dos manda-dos autorizamanda-dos por Bre-tas vale lembrar que, de maneira absolutamente estranha ao regular pro-cesso penal, não só houve pedido de busca e apreen-são como concomitante apresentação da denúncia por parte do MPF. Diz-se estranha, porque se há o que se investigar, não há elementos para denúncia. Por outro lado, se há ma-terialidade para denúncia, não há mais o que se in-vestigar. De modo que, ou um, ou outro. MiGalhas

&

&

(6)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

6

Classificados

&

Editais

(62) 3249-8883

editais@gazetadoestado.com.br

AVISO DE ADIAMENTO DE LICITAÇÃO

O DEMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto, por intermédio da sua Pregoeira e sua equipe de apoio, e nos termos das Leis Federais n.°s 10.520/02 e 8.666/93, bem como as alterações posteriores, torna público para os interessados, o ADIAMENTO do PREGÃO PRESENCIAL n.°

006/2021 SRP Nº001/2021, com abertura prevista para o dia 29 DE MARÇO DE 2021 às 09h00min, FICA ADIADO PARA O DIA16 DE ABRIL DE 2021 ÀS 09h00min, para que seja realizada alteração no Edital. Os

interessados poderão no horário das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, nos dias normais de expediente, obter demais informações, na sede do DEMAE no Departamento de Licitação, situada na Av. Cel. Bento de Godoy Quadra 33 lote 13 – Centro – Caldas Novas -Goiás, Fones: (64) 3454-7400 – (64) 3454-7433 e-mail:

colaredemae@gmail.com O novo edital estará disponível no site

https://www.demae.go.gov.br/

FERNANDA CRISTE PEREIRA DE ARAÚJO PREGOEIRA

W R DE JESUS PICK UP, CNPJ/CPF n° 14.567.354/0001- 27, torna público que requereu da Agência Municipal do Meio Ambiente - AMMA de Goiânia a renovação da Licença Am-biental de Operação processo 75563347 para a seguinte

atividade : DESMANCHE DE VEICULOS - comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores, localizado na Avenida Consolação, Quadra 40, Lote 11, Vila Adelia I e III, CEP: 74.323 – 046, Goiânia-GO.

(7)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Entretenimento

7

De segunda

a segunda

o melhor

local

para

seu

anúncio

Karina quebra o alto-fa-lante do carro de som que Pedro contratou. Dalva tenta descobrir quem foi a última namorada de Alan. Nat liga para Dalva, mas Duca impede a moça de falar com sua avó. João pede para René ensiná-lo a operar uma câmera. Joaquina fica

decepcio-nada por não contrace-nar com René. Nat dis-farça sua tensão na frente de Lobão. Gael e Duca acreditam que existe al-gum mistério envolvendo Alan. Pedro avisa à banda que não conseguirá o din-heiro para pagar o estúdio. Lobão coloca Cobra para treinar com Nat.

Malhação “Sonhos”

A Vida da Gente

Salve-se Quem Puder

resumo de novelas

Vitória diz para Eva que exige receber parte dos recursos que Ana gan-hará de seu patrocinador. Jonas propõe acompan-har Cris até a clínica de fertilização. Rodrigo per-gunta se Lourenço quer mesmo ser pai. Moema se oferece para ajudar Man-uela, e Iná fica comovida. Rodrigo brinca com Júlia

na pracinha. Manuela es-creve no blog que fez para Ana. Marcos segue o car-ro de Dora, sem ser no-tado. Maria defende Ana dos comentários de Cris e pede demissão. Dora e Marcos conversam so-bre questões conjugais e acabam se beijando. Eva se enfurece ao ver Iná com Ana.

Ivo tranquiliza Alexia, Luna e Kyra dizendo que Zezin-ho está preparado para de-fendê-las. Renzo fica tenso ao saber que Donato pode aderir à delação. Ermelinda alerta Zezinho para não se envolver com as meninas. Renzo finge não conhecer Kyra e se oferece para aju-dar Rafael a encontrar a

noi-va. Úrsula sente ciúmes de Téo. Alexia delira com Ren-zo e beija Zezinho. Rafael procura Juan e Mário, acom-panhado de Renzo. Alexia, Luna e Kyra descobrem que Donato foi morto na prisão. Gabi conta para Rafael e Renzo que a mãe de Luna a abandonou quando ela era ainda criança.

Gênesis

Amat (Regina Sampaio) é auxiliada na cozinha. Abrão (Zécarlos Machado) chega na casa de sua mãe. Terá (Júlio Braga) repreende Abrão, que se mantém firme sobre Sarai (Adriana Garambone). Nadi (Esther Góes) discute com Iscá (Prisma da Mata). Ner-voso com a proximidade de

seu casamento, Ló (Emilio Orciollo Netto) recebe o apo-io de seu tapo-io, Abrão. Depois de receber um ídolo de Naor (Jorge Pontual), Abrão se re-volta e quebra todas as estat-uetas. Yafeu (Rodrigo Phava-nello), o novo governador de Ur, se prepara para receber a comitiva do Egito.

Amor de Mãe

Magno tenta convencer Ryan e Érica de que Lurdes pode estar viva. Belizário confronta Leila sobre a fuga de Penha. Sandro se desespera ao não conse-guir ver Betina. Matias deixa a casa de Miranda. Natália janta com Durval, e Carol apoia a mãe. Magno acred-ita que o desaparecimen-to de Lurdes está ligado a sua busca por Domênico. Miriam confirma aos filhos

de Lurdes que o DNA en-contrado no casebre era dela. Sandro jura vingança contra quem tirou a vida de Lurdes. Vitória afirma a Vera que a ama. Família e amigos de Lurdes se reú-nem para seu velório. No cativeiro, Thelma ameaça Lurdes. Vitória desconfia dos hematomas no braço de Edilene. Sandro afirma a Farula que descobrirá quem atentou contra Lurdes.

O professor perguntou

para Joãozinho:

- Joãozinho, quem nasce

na Bahia é?

- Baiano!

- Quem nasce em Minas Gerais?

- Mineiro!

- E quem nasce no Rio?

- Peixe!

TEIXEIRA MENDES CONTA

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

PAVÊ NAPOLITANO

INGREDIENTES

2 pacotes de biscoito chamapgne (360g) Raspas de chocolate para decorar e morangos CREME BRANCO: 1 ata de leite condensado 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 1 1/2 medida de leite (a mesma da lata de leite condensado) 1 gema peneirada 2 colheres (sopa) maisena 1 caixinha de creme de leite 1 colher de essência de baunilha CREME DE MORANGO: 1 Caixa de gelatina em pó sabor morango 1/2 xícara de (chá) de água quente 1 Lata de Leite Condensado 1 Caixinha de creme de leite CREME DE CHOCOLATE: 2 xícaras de (chá) de chocolate meio amargo 1 Lata de leite condensado 1 Caixinha de creme de leite (200g) MODO DE PREPARO PARA O CREME BRANCO:

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe o leite condensado, a margarina, o leite, a essência de baunilha e a maisena e cozinhe até engrossar. Depois adicione o creme de leite. Reserve

CREME DE MORANGO: Em uma tigela dissolva a gelatina da água quente, junte o creme de leite misture bem e adiciione o leite condensado sempre misturando bem.

Reserve. CREME DE CHOCOLATE:

Derreta o chocolate meio amargo em banho maria, ou no micro-ondas e misture com o leite condensado, depois de misturar bem, adicione o creme de leite e volte a misturar. Em um refratário, coloque o creme branco, uma camada de bolacha, depois o creme de morango e novamente a bolacha champagne. Para finalizar a ganache. Decore com raspas de chocolate e morango!

(8)

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

8

Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

Solução

@editorapetra /editorapetra

Há uma muralha

entre você e

a felicidade?

Pois Deus quer

derrubá-la.

TAMBÉM EM E-BOOK

2

PROBLEMAS DE LÓGICA

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

Resolva o passatempo, preenchendo o quadro. Coloque S (Sim) em todas as afirmações e complete com N (Não) os quadrinhos restantes (veja o exemplo). Para isso, use sempre a lógica.

N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N S S S S S S S S S Michele Marido Bodas Bodas Esposa Nair Olga Cristal Ouro Prata Edgar Felipe Narciso Cristal Ouro Pr ata Michele Nair Olga Edgar Felipe Narciso Cristal Ouro Prata Esposa Marido Bodas

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

N

S

S

S

S

S

S

S

S

S

Michele Marido Bodas Bodas

Esposa NairOlga

Cristal Ouro Prata

Edgar Felipe Narciso Cristal Ouro Prata

Michele Nair Olga Edgar Felipe Narciso Cristal Ouro Prata

Esposa Marido Bodas

1. Nair e o marido estão comemorando bodas de ouro. 2. Narciso e a esposa darão uma festa em suas bodas de prata. 3. Michele é esposa de Edgar.

Bodas de casamento

Conviver é uma arte! É o que dizem três casais que estão comemorando ani-versários de casamento este ano. Um deles está fazendo bodas de cristal,

que se refere a 15 anos de matrimônio; outro, de prata, que são 25 anos de união, e há

ain-da aquele que chegou às boain-das de ouro — 50 anos de casados! Considerando as dicas, descubra o nome das esposas, dos

res-pectivos maridos e que bodas estão festejando.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

Hoje vou pro estado

onde só tem mulher

bonita... o estado

de embriaguez.

Você está encer-rando um ciclo desafiador e, neste momento, é preci-so ter coragem para assumir um rumo interessante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É preciso usar a comunicação e colocar o seu conhecimento em prática.

Existe uma situação que não está sob o seu controle e que acaba afetando diretamente o seu emocional. Tenha atenção com experiências que o aprisionam. Transforme as suas percepções e se desape-gue. Será necessário avaliar as condições financeiras.

Você está em vias de tomar uma decisão que vem para transformar os seus pro-jetos e as relações com os amigos. É importante fazer um bom gerenciamento financei-ro, seja com parceiros ou com clientes. Analise com carinho as suas necessidades.

É um dia de em-bates com pes-soas, principal-mente no setor profissional. No meio pessoal, o momento pode mexer com o cônjuge e com o casamento. As decisões aqui o levam a agir com assertividade, inclusive com a intenção de en-cerrar processos difíceis.

O céu traz defi-nições no traba-lho e exige uma atuação corajosa para se po-sicionar, principalmente para atuar com verdade e ética. Tenha atenção com a con-fusão e com possíveis dis-torções que o impedem de atuar da forma necessária.

O céu pede co-ragem para mu-dar e desapegar de situações que o desafiam a desenvolver plenamente os seus talentos e as suas com-petências. A baixa autoesti-ma e a falta de confiança não cabem mais no seu contexto profissional.

O cônjuge ou uma pessoa im-portante na sua experiência atual passa por transformações profundas. Você pode sentir o mesmo em relação à família. É um dia para encerrar algumas re-lações e guiar os propósitos aliados à sua filosofia de vida.

O céu pede co-ragem para se posicionar com pessoas do seu convívio, principalmente pelo fato de interferir no seu trabalho ou na sua rotina. Esteja aberto a notícias, reuniões ou contatos que vêm para trazer uma dire-ção ou gerar mudanças.

É preciso ter en-tendimento do mo-mento atual, para que você tome decisões as-sertivas em relação aos filhos e/ou ao setor financeiro. É importante averiguar o quan-to você se sente reconhecido e se está desenvolvendo um controle financeiro saudável.

É um dia para desenvolver a autonomia e as decisões saudáveis para o desenvolvimento da família ou de experiências relacio-nadas ao imóvel. Evite brigas e promova a coragem para guiar os seus planos com foco e planejamento.

É um dia impor-tante para encer-rar contatos e se posicionar de uma forma mais assertiva com algumas pessoas. Busque identificar o quanto essa troca mexe com sentimentos pro-fundos e, concomitantemen-te, lhe traz autoconhecimento.

O céu pede habili-dades para admi-nistrar os recursos materiais ou para concluir ne-gociações financeiras signifi-cativas para o seu desenvolvi-mento profissional. O trabalho passa por inovações, mas é preciso ter coragem para guiar os seus projetos.

Figure

Updating...

References

Related subjects :