• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA QUESTÕES DE 01 A 08

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA QUESTÕES DE 01 A 08"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA – QUESTÕES DE 01 A 08 Texto correspondente às QUESTÕES 01 e 02.

“Seria necessário mudar-se? Apesar de saber perfeitamente que era necessário, agarrou-se a esperanças frágeis. Talvez a seca não viesse, talvez chovesse. Aqueles malditos bichos é que lhe faziam medo. Procurou esquecê-los. Mas como poderia esquecê-los se estavam ali, voando-lhe em torno da cabeça, agitando-se na lama, empoleirados nos galhos, espalhados no chão, mortos? Se não fossem eles, a seca não existiria. Pelo menos não existiria naquele momento: viria depois, seria mais curta. Assim, começava logo – e Fabiano sentia-a de longe. Sentia-a como se ela já tivesse chegado, experimentava adiantadamente a fome, a sede, as fadigas imensas das retiradas. Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. Agora confirmavam-se as suspeitas. ”RAMOS, Graciliano. O mundo coberto de penas. Vidas Secas. 65. ed. São Paulo: Record, 1994. p. 112. Fragmento.

QUESTÃO 01

Analisando os pensamentos do personagem Fabiano no fragmento do texto “O mundo coberto de

penas”, é correto afirmar que ele

A) não consegue articular suas ideias e, por causa disso, refugia-se em utopias sociais.

B) é irônico diante de sua própria miséria e de suas constatações dramáticas a respeito das longas estiagens.

C) tem plena consciência do abandono existencial em que vive e da falta de apoio dos representantes do poder.

D) é um indivíduo otimista, mesmo diante da chegada da seca, do sofrimento que isso representa, uma vez que se agarra a esperanças efêmeras.

E) se revela temeroso quanto à seca prenunciada pelos indícios da natureza e, como as aves competem com os seres humanos na luta pela sobrevivência, passam a ser consideradas culpadas pela seca.

QUESTÃO 02

Em relação aos fragmentos transcritos do texto, é correto o que se afirma em:

A) “Seria necessário mudar-se?” – Insinua a insegurança do personagem quanto ao bem-estar relacionado com seu novo destino.

B) “Aqueles malditos bichos é que lhe faziam medo. ” – Denuncia o medo do personagem dos males causados pelos bichos, que infestavam o ambiente, devastando-o completamente.

C) “Procurou esquecê-los. ” – Reflete o esforço do personagem de varrer da memória qualquer sinal que lhe trouxesse a lembrança do sofrimento causado pela seca.

D) “Sentia-a como se ela já tivesse chegado, experimentava adiantadamente a fome, a sede, as fadigas imensas das retiradas. ” – Evidencia a previsão de um fato hipotético, que está longe de acontecer. E) “Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. ” – Sugere a dúvida que Fabiano tinha quanto ao reconhecimento da chegada de uma seca.

(2)

QUESTÃO 03

“Em riba do carro se junta a famia; Chegou o triste dia,

Já vai viajá.

A seca terrive, que tudo devora, Lhe bota pra fora

Da terra natá.

O carro já corre no topo da serra. Oiando pra terra,

Seu berço, seu lá,

Aquele nortista, partido de pena, De longe inda acena:

Adeus, Ceará![…]”

Disponível em: <http://escambau.org/2016/09/10/10-incriveis-poemas-engajados-nacionais/>. Acesso: jul. 2019. Fragmento

O trecho do poema “Triste Partida” de Patativa do Assaré, traz à tona o debate sobre uma realidade social ainda presente em alguns municípios do nordeste brasileiro.

Sobre essa obra e a sua relação com a contemporaneidade, é correto afirmar:

A) As preocupações sociais são ausentes na textualidade de Patativa do Assaré, visto que a realidade apresentada foi naturalizada pelo autor.

B) A narrativa, permeada por uma linguagem formal e com rebuscamentos, destaca a dificuldade de viver em tempos de secas na região nordeste.

C) O texto relata que o sertanejo possui um pressentimento da seca na região nordeste, contudo fica inerte à situação.

D) “Triste Partida” é um poema que apresenta um lamento de partida, pois, sem chuvas, o nordestino tende a migrar para outra região.

E) A abordagem literária de Patativa do Assaré camufla as mazelas de um sistema econômico/político/social problemático.

Charge correspondente às QUESTÕES 04 e 05

GONSALES, Fernando. Tira. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/>. Acesso em: jul. 2019.

QUESTÃO 04

As figuras de linguagem são recursos linguísticos que revelam a sensibilidade de quem os utiliza e, por isso, os autores a elas recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva.

(3)

A) paradoxo, porque usa termos de sentido oposto, que parecem se excluir. B) polissíndeto, pela repetição de conectivos ligando elementos do período.

C) prosopopeia, por atribuir a seres inanimados características próprias dos humanos.

D) metáfora, devido à existência de uma comparação implícita, cujo conector fica subentendido. E) metonímia, diante da transposição de significados das palavras, ao empregar a causa pelo efeito.

QUESTÃO 05

Com relação à análise linguística do modalizador discursivo destacado em “Uau! Agora traduz! ”, localizada no terceiro quadrinho, é correto afirmar que se trata de um verbo

A) irregular, conjugado no subjuntivo e indicando um desejo.

B) regular, flexionado no presente do indicativo e na terceira pessoa do singular. C) anômalo, por apresentar, na sua conjugação, alterações profundas no radical. D) defectivo, já que não se flexiona em determinadas pessoas, tempos ou modos. E) abundante, por possuir mais de uma forma no particípio, aceitas pela norma culta.

QUESTÃO 06

RENOIR, Pierre-Auguste. Rosa e Azul. 1881.

1 original de arte, óleo sobre tela, 74 cm x 119 cm. Museu de Arte de São Paulo.

Disponível em:<https:/www.wikiart.org>. Acesso em: jul. 2019.

GENARO, Cirton. Meninas da Noite, 1994.

1 original de arte, óleo sobre tela/ madeira, 56cm x 40 cm. Disponível em: <http://www.maguetas.com.br. >

Acesso em: jul. 2019

Ao comparar as duas telas, observa-se a intertextualidade existente entre elas, que se revela por meio da

A) apropriação de um quadro famoso, tendo como principal objetivo desconstruir a ideia de candura que outrora especificava o público infantil.

B) moldagem de uma produção cultural a fim de mostrar que a evolução social não poupa do apelo midiático nem mesmo a infância, quanto mais a juventude.

C) retomada de uma obra de arte, para contrapor as características infanto-juvenis ao longo do tempo, no que diz respeito tão somente à maneira de se vestir da mulher e à sua atuação em conjunto.

(4)

D) recriação de uma pintura impressionista, imprimindo um novo toque nas figuras do original, que perdem a aparência ingênua, embora sejam conservados, em outro tom, o ar de superioridade da maior e a expressão de enfado da menor.

E) adaptação de um trabalho do artista plástico francês Renoir, para revelar que, hoje em dia, as crianças já usam roupas semelhantes às dos adultos e assumem comportamentos que colocam em relevo a rebeldia, um traço típico da modernidade.

Questões 07 e 08

ANTIGAMENTE, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios; outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim por tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas. Uns raros amarravam cachorro com linguiça. E alguns ouviam cantar o galo, mas não sabiam onde. As famílias faziam sortimento na venda, tinham conta no carniceiro e arrematavam qualquer quitanda que passasse à porta, desde que o moleque do tabuleiro, quase sempre um cabrito, não tivesse catinga. Acolhiam com satisfação a visita do cometa, que, andando por ceca e meca, trazia novidades de baixo, ou seja, da Corte do Rio de Janeiro. Ele vinha dar dois dedos de prosa e deixar de presente ao dono da casa um canivete roscofe. As donzelas punham carmim e chegavam à sacada para vê-lo apear do macho faceiro. Infelizmente, alguns eram mais do que velhacos: eram grandessíssimos tratantes.

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtysica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos lombrigas, asthma os gatos, os homens portavam ceroulas, botinas e capa de goma, a casimira tinha de ser superior e mesmo X.P.T.O. London, não havia fotógrafos, mas retratistas, e os cristãos não morriam: descansavam. Mas tudo isso era antigamente, isto é, outrora. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antigamente. Disponível em:< http://intervox.nce.ufrj.br>. Acesso em: jul. 2019.

QUESTÃO 07

Na composição da crônica “Antigamente”, Carlos Drummond de Andrade

A) usa expressões figurativas caracterizadoras do linguajar de uma época, mostrando, assim, como se realizava a interlocução no dia a dia.

B) destaca a influência sofrida pelos falantes de específica região onde vivem, uma vez que cada uma possui sua própria cultura, com diferentes hábitos, modos de vestir e tradições.

C) procura evidenciar que, a depender do contexto ou da situação em que ocorre o processo comunicativo, a linguagem sofre mudanças, ora sendo mais informal, ora mais sofisticada.

D) mostra uma maneira de falar característica de um grupo de profissionais e, assim sendo, os que a ele não pertencem podem não compreender o encadeamento das ideias pelo seu caráter técnico. E) faz referência a termos populares específicos que costumam surgir em certos âmbitos da sociedade e que, aos poucos, vão fazendo parte da comunicação entre as pessoas de determinado círculo social.

QUESTÃO 08

Pode-se afirmar que no texto ¨Antigamente¨ há nexo de equivalência referencial entre as expressões A) “certos tipos” e “Uns raros”.

B) “na venda” e “no carniceiro”.

C) “o moleque do tabuleiro” e “um cabrito”. D) “dono da casa” e “macho faceiro”. E) “o próprio” e “o doutor”.

(5)

LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL – QUESTÕES DE 09 A 14 QUESTÃO 09

La sustitución correcta del complemento verbal de la frase “Trata de cambiar los malos hábitos

alimentarios” por una forma pronominal átona resultaría en la siguiente frase:

A) Trata de cambiarles. B) Trata de cambiarlo. C) Trata de cambiarlos. D) Trata de cambiarse. E) Trata de cambiarte. QUESTÃO 10

Elige la proposición que contiene los términos que pueden sustituir a los destacados en las frases a continuación, sin perjuicio de su significación originaria.

“Esta es a menudo la razón por la que ser directo con uno no siempre es lo más acertado. ” “Allí, se baja el precio considerablemente; eso, en cambio, no ocurre en ningún lugar de España.”

“La ciencia y la medicina pueden ayudarnos y de hecho ya lo hacen.”

A) ciertamente /en verdad / en absoluto.

B) principalmente / en correspondencia / a veces. C) francamente / en teoría / de pronto

D) frecuentemente / por el contrario / en realidad. E) francamente / en teoría / de pronto.

QUESTÃO 11

Disponível : <https://cheezburger.com/4885509/cuando-tratas-a-las-palabras-muy-textualmente>. Acesso : jul. 2019.

El sentido de la viñeta se fundamenta en la correlación entre sus partes visual (figurativa) y textual, bajo la mediación de los siguientes fenómenos lingüísticos:

A) Pluralidad semántica y convergencia formal B) Convergencia fonética y divergencia ortográfica. C) Equivalencia gráfica y convergencia semántica. D) Divergencia formal y semántica.

(6)

QUESTÃO 12

Respecto a los vocablos vislumbres y periferia en español, es correcto decir:

A) Son heterogenéricos, ya que contrastan con sus formas correspondientes en portugués en cuanto al género gramatical.

B) Son heterotónicos y heterogenéricos a la vez.

C) Son heterosemánticos, pues presentan significación distinta a la de sus cognados portugueses. D) Se caracterizan, respectivamente, por un contraste en el género gramatical y en la tonicidad en cuanto a sus formas correspondientes en portugués.

E) Poseen características semánticas que los alejan de sus cognados en portugués, aunque presenten alguna semejanza formal y morfosintáctica.

QUESTÕES 13 e 14

QUESTÃO 13

Es la idea principal involucrada en la viñeta: A) El derecho inalienable al descanso laboral. B) La pereza característica de los vagos.

C) El diálogo como fuente de ánimo para hacer frente a las adversidades. D) La búsqueda por condiciones dignas para los mendicantes.

E) El problema del desempleo.

QUESTÃO 14

Hay en la viñeta un ejemplo de la enclisis pronominal, cuyo empleo se justifica por la siguiente razón: A) La asociación del clítico a una forma verbal en el gerundio.

B) La naturaleza activa de la semántica del verbo buscar. C) La tonicidad esdrújula del vocablo en el que ocurre. D) La presencia de una perífrasis verbal: seguir + gerundio. E) La flexión del verbo principal de la frase en un tiempo futuro.

(7)

LÍNGUA ESTRANGEIRA INGLES – QUESTÕES DE 09 A 14 Texto correspondente à QUESTÃO 09 e 10.

Studies show that running just 5 to 10 minutes at a moderate pace each day may help reduce your risk of death from heart attacks, strokes, and other common diseases. But the same research also shows that these benefits top off at or 4 or 5 hours a week, meaning there’s no need to run for hours each day.

Other benefits of running may include improved sleep and mood. Researchers observed a group of healthy adolescents who ran for 30 minutes at a moderate-intensity pace every morning for three weeks. Their sleep, mood, and concentration ability during the day tested better than a control group of non-runners.

You may be able to experience these same benefits from 30 minutes of other daily activity, too, such as walking, cycling, swimming, or yoga.

How many days it’s safe for you to run each week depends on your goals and physical fitness levels. If running is your main form of exercise, consider cross training one to two times a week with cycling, swimming, yoga, or Pilates to experience the above benefits. You should consider adding anaerobic activities such as strength training and weights into your routine one to two times a week. They may make you a stronger and healthier runner overall. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/fitness-exercise/running-everyday>. Acesso em: jul.2019. Adaptado

QUESTÃO 09

The text says that, to profit from running, you A) have to do that for at least five hours a week.

B) should run vigorously for over ten minutes every day. C) need no more than five hours of this activity every week. D) shouldn’t run less than ten minutes each day.

E) must run for thirty minutes at a moderate-intensity pace every day.

QUESTÃO 10

According to the text, fill in the parentheses with T (True) or F (False).

( ) Half an hour of other physical activities every day can be as beneficial as running. ( ) As running is a high-impact exercise, runners had better not run every day.

( ) Runners should be discouraged to do weight lifting exercises.

( ) Runners may benefit by mixing up running days with other forms of physical activities. The correct sequence, from top to bottom, is

A) T F T F B) F T F T C) T T F T D) T F F T E) F T T F

(8)

Texto correspondente às QUESTÕES 11 e 12.

Sunscreens are designed to filter out most of the sun’s UVB radiation, since UVB damage is the major cause of sunburn and can lead to skin cancers. UVB wavelengths happen to be the specific wavelengths that trigger vitamin D production in the skin. Nonetheless, clinical studies have never found that everyday sunscreen use leads to vitamin D insufficiency. In fact, the prevailing studies show that people who use sunscreen daily can maintain their vitamin D levels.

It doesn’t take much sun exposure for the body to produce vitamin D. Even committed proponents of unprotected sun exposure recommend no more than 10 to 15 minutes of exposure to arms, legs, abdomen and back, two to three times a week followed by good sun protection. That minor amount of exposure produces all the vitamin D your body can muster. After that, your body automatically starts to dispose of vitamin D to avoid an overload of the vitamin, at which point your sun exposure is giving you nothing but sun damage without any of the presumed benefit. MC NEIL, ANNE; WESNER, Erin. Disponível em: <https://www.skincare.org/healthy-lifestyle/vitamin-d/damage>. Acesso em: jul.2019

QUESTÃO 11

According to the text, fill in the parentheses with T (True) or F (False). ( ) We need sun protection as much as we need vitamin D.

( ) Most sunscreens fail to sweep away the sun’s UVB rays.

( ) Using sunscreen every day has shown to cause nutritional deficiency.

( ) We can have both sun protection and vitamin D without any form of damage. The correct sequence, from top to bottom, is

A) T F T F B) F T F T C) T T F F D) T F F T E) F T T T QUESTÃO 12

The text says that, for our body to produce vitamin D, A) it needs a considerable amount of sun exposure. B) we should sunbathe every single day.

C) we should forget about using sunscreens.

D) over exposure to the sun radiation is unnecessary.

(9)

QUESTÃO 13

PROPERTIES of lemon. Disponível em: www.botanical.online.com. jul.2019

One of the properties of lemon mentioned in the text is that it A) can cure cancer.

B) makes you eat less. C) worsens our eyesight.

D) can help you give up smoking.

E) counteracts the damaging effects of oxidation.

QUESTÃO 14

NEVER think. Disponível em: <https://www.pintrest.com/pin/470555861058738873>. Acesso: jul. 2019

The message of this text is summarized in alternative A) You can make all the difference.

B) Don’t overestimate your power to help. C) Sometimes it’s better to simply give up. D) You aren’t expected to help all the time.

(10)

FÍSICA - QUESTÕES DE 15 A 20 QUESTÃO 15

Considere uma partícula que se movimenta no plano yx, e que três deslocamentos sucessivos dessa

partícula estão representados no gráfico.

Com base nas informações e nos conhecimentos de grandezas vetoriais, pode-se afirmarque A) |Δs1| > |Δs2| B) |Δs1| = |Δs3| C) |Δs1| + |Δs2| > |Δs3| D) Δs1 + Δs2 = - Δs3 E) Δs1 = Δs2 - Δs3 QUESTÃO 16.

Um sistema termodinâmico isolado é composto por m1 gramas de água líquida, incialmente a 10 oC, e m2 gramas de gelo, inicialmente a -10 oC. Postos em contato térmico, o sistema evolui, depois de certo tempo, a um estado de equilíbrio térmico no qual metade da massa m1 se apresenta no estado sólido, e metade da massa m2 passou pelo processo de fusão.

Sabendo-se que todo o processo ocorre à pressão constante de 1,0atm e que, nestas condições, os calores específicos da água líquida e do gelo são, respectivamente, iguais a 1,0cal(goC)-1 e 0,5cal(goC)-1, e o calor de fusão do gelo vale 80,0cal/g, pode-se afirmar que a razão m1/ m2 é igual a A) 1,1 B) 1,0 C) 0,9 D) 0,8 E) 0,7 QUESTÃO 17.

O Sistema Solar fica em um dos braços da Via-Láctea. Ele é formado pelo Sol, a única estrela deste sistema, e mais de 1700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Mercúrio demora 87,97 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. É o mais veloz dos planetas, recebendo sete vezes mais luz que a Terra. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas>. Acesso em jul. 2019.

Considerando-se a Lei da Gravitação Universal de Newton e os movimentos dos planetas como circulares e regidos, unicamente, pela atração gravitacional do Sol, é correto afirmar:

(11)

A) O período orbital de Mercúrio ser inferior a um ano terrestre não tem relação com sua maior proximidade do Sol.

B) O período orbital de Mercúrio independe da sua massa.

C) Se a massa da Terra fosse quadruplicada, seu período orbital diminuiria para metade.

D) Se a massa do Sol dobrasse, a razão entre período e raio médio orbitais dos planetas não mudaria. E) A constante da gravitação universal (G) para a interação Terra-Sol tem valor diferente da constante para a interação Mercúrio-Sol.

QUESTÃO 18

Uma emissora de TV apresentou uma retrospectiva sobre a conquista espacial, tendo exibido um filme no qual um astronauta russo borrifa leite líquido que, pela falta de gravidade, adentra na sua boca como uma bola flutuante.

Sabe-se que o módulo da aceleração da gravidade no interior da estação espacial é igual a zero. A relação entre os módulos dos pesos 𝑃⃗ 1 e 𝑃⃗ 2, de duas bolas de leite de massas, respectivamente, iguais a m1 e m2, sendo m2 igual a

3 2m1, é representada por A) P1 = 3 2 P2 B) P1 = 2 3 P2 C) P1

.

P2= 1 D) P1

.

P2 = 2 E) P1= P2= 0 QUESTÃO 19.

Sabe-se que, prendendo-se uma extremidade de um fio muito fino e fixando-se um objeto pequeno de chumbo na outra extremidade desse fio compõe-se um sistema próximo de um pêndulo simples. Desprezadas as forças dissipativas, se deslocarmos o objeto de chumbo para um lado, defletindo o pêndulo de um ângulo ø, e em seguida o soltarmos, verifica-se que ele irá oscilar em torno da posição vertical.

Diversas modificações no experimento são realizadas, mas sempre respeitando-se o limite de pequenas oscilações, ou seja, o comportamento harmônico simples.

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre movimento harmônico simples, pode-se afirmar:

A) Quanto maior a amplitude da oscilação, maior a energia do oscilador.

B) Alterando a massa do objeto de chumbo, o pêndulo irá oscilar com frequência diferente. C) Quanto maior o comprimento do pêndulo, menor o período da oscilação.

D) A posição em que o objeto de chumbo possui o menor módulo de velocidade é no ponto mais baixo da trajetória.

(12)

QUESTÃO 20.

Os Equipamentos de Proteção Individual, EPI, além de essenciais para o trabalhador na manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho,podem, também, proporcionar redução de custos ao empregador. É o caso de empresas que desenvolvem atividades insalubres, nas quais o nível de ruído, por exemplo, está acima dos limites de tolerância previstos na Norma Regulamentadora 15, sobre Atividades e Operações Insalubres. Com a utilização dos EPIs, a empresa poderá deixar de pagar o adicional respectivo, na folha de pagamento, pois, através da utilização adequada do equipamento, o dano que o ruído poderia causar à audição do empregado seria eliminado. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/epi.htm>. Acesso em: jul. 2019.

Com base nos conhecimentos de mecânica ondulatória e sobre a exposição do ouvido humano à ruídos, é correto afirmar:

A) Quanto mais próximo o indivíduo estiver da fonte do ruído, menor é a intensidade do som percebido.

B) O tímpano não perde sua elasticidade mesmo quando submetido a altos níveis sonoros. C) O ruído de 20 decibéis carrega o dobro da energia de um ruído de 10 decibéis.

D) Para uma mesma amplitude de onda, sons mais graves têm menor intensidade que sons mais agudos.

E) Quando uma pessoa se movimenta em relação à fonte do ruído, a frequência do som percebido pela pessoa é a mesma de quando está parada em relação à fonte deste ruído.

QUÍMICA – QUESTÕES 21 A 26 QUESTÃO 21.

A análise da amostra de um material desconhecido e homogêneo pode ser iniciada pela determinação da curva de aquecimento, como a representada no gráfico. Os estados físicos dos materiais podem ser modificados pelo aumento ou redução da temperatura, à pressão constante.

A análise do gráfico associada aos conhecimentos sobre as propriedades das substâncias puras e das misturas permitem afirmar:

A) À temperatura de 78,0°C, toda a amostra do material está no estado gasoso.

B) O material homogêneo analisado é constituído por uma substância química composta. C) A fusão da amostra, no estado sólido, ocorre à temperatura constante abaixo de 78,0°C.

D) O material presente na amostra é uma mistura eutética porque a temperatura de ebulição é constante.

(13)

QUESTÃO 22.

O colorido da queima dos fogos de artifícios, como os utilizados nas festas juninas e em outras comemorações, está associado às transições de elétrons na eletrosfera dos átomos que formam os compostos adicionados ao material constituinte desses fogos. No laboratório, as cores emitidas pelos átomos de alguns elementos químicos, no teste da chama, permitem a sua identificação, a exemplo do sódio, cor laranja; potássio, violeta; cálcio, vermelho amarronzado; bário, verde e césio, azul claro. Considerando-se essas informações, a posição dos elementos químicos na Tabela Periódica e os conhecimentos sobre modelos atômicos, é correto afirmar:

A) O modelo atômico de Rutherford-Böhr representa o átomo de sódio, 11Na23, como uma esfera maciça e neutra com 11 elétrons.

B) A transição de um elétron do nível M para o nível N, no átomo de potássio, K, libera energia luminosa correspondente à cor violeta.

C) A cor vermelho amarronzada do átomo de cálcio, elemento químico do grupo dos alcalinos-terrosos, está associada à perda de dois elétrons para a formação do cátion cálcio, Ca2+.

D) O colorido do bário é decorrente da energia liberada no retorno de elétrons aos níveis originais de energia na eletrosfera do átomo, após passarem para níveis de maior energia com o calor da chama. E) O átomo de césio, elemento químico do grupo dos alcalinos, tem configuração eletrônica [Xe]6s1, o que permite a formação de cátions monovalentes responsáveis pela coloração azul claro desse elemento químico.

QUESTÃO 23.

O gás liquefeito do petróleo, GLP, ou gás de cozinha, é constituído por uma mistura de propano, C3H8, e butano, C4H10, hidrocarbonetos inodoros, à qual, por medida de segurança, é adicionada uma substância química de cheiro desagradável, como o metilmercaptana, CH3SH, permitindo a detecção de vazamentos nos botijões que armazenam o gás de cozinha.

Considerando-se a informação do texto e os conhecimentos sobre modelos de ligações químicas e propriedades dos gases, é correto afirmar:

A) O odor característico de uma substância é uma propriedade química que permite a sua identificação.

B) A velocidade de difusão do propano, C3H8(g), no ar atmosférico, é maior do que a velocidade do metilmercaptana, CH3SH(g).

C) O propano, C3H8, é um hidrocarboneto que apresenta uma ligação covalente dupla entre os átomos de carbono, na sua estrutura química.

D) A pressão dos gases dentro do botijão, no GLP, leva à liquefação do butano devido à formação de ligações de hidrogênio entre as moléculas.

E) O metilmercaptana é um composto químico formado pelo compartilhamento de quatro pares de elétrons, por ligações covalentes simples, entre seus átomos.

QUESTÃO 24.

O cloreto de magnésio, MgCl2(s), com pureza analítica, P.A., pode ser utilizado como suplemento mineral, receitado por médicos ou nutricionistas, para pessoas que tenham deficiência de magnésio no organismo. Alguns estudos indicam que o uso desse sal pode trazer benefícios para o tratamento de diabetes, redução de crises de asma, combate dos efeitos da artrite e artrose e problemas musculares. Uma solução aquosa de cloreto de magnésio, P.A., é preparada pela dissolução completa de 5,0.10-3mol deste sal em água destilada suficiente para a obtenção de 500mL de solução.

(14)

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre soluções aquosas e reações de obtenção de sais, é correto concluir:

A) O valor da concentração de íons cloreto, Cl-(aq), na solução aquosa obtida é de 1,0.10-2molL1. B) A quantidade de matéria de íons magnésio, Mg2+(aq), em 500mL da solução aquosa descrita, é de 2,5.10-3mol.

C) A massa de cloreto de magnésio, MgCl2(s), necessária para preparar os 500mL da solução aquosa é de 480mg.

D) A dissolução completa de 5,0.10-3mol de cloreto de magnésio produz uma quantidade de cátions maior do que a de ânions.

E) O cloreto de magnésio é obtido pela reação entre o ácido clorídrico, HCl(aq), e o hidróxido de magnésio, Mg(OH)2(aq), na proporção de 1:1.

QUESTÃO 25.

Os grãos de amendoim, uma planta herbácea originária da América do Sul, são muito consumidos cozidos, torrados ou crus no Nordeste e utilizados, também, na indústria de alimentos para a fabricação de paçoca, pé-de-moleque, entre outros produtos. Por ser um alimento calórico, o amendoim deve ser consumido com moderação.

Composição Nutricional do amendoim por porção de 100g Nutrientes Quantidade, em massa

Carboidratos 16,1g Gorduras  Saturada  Monoinsaturada  Poli-insaturada 6,3g 24,4g 15,6g Proteínas 25,8g Vitamina E 8,3mg Minerais  Cálcio, Ca2+  Magnésio, Mg2+  Potássio, K+ 92,0mg 168,0mg 705,0mg

Conteúdo calórico 567kcal (2370kJ)

Considerando-se as informações apresentadas na tabela e admitindo-se que o conteúdo calórico do carboidrato é igual ao da proteína e equivale a 4kcalg-1, e o do lipídio é de 9kcalg-1, é correto concluir: A) O valor da quantidade de energia associada à massa de carboidratos presente em 100g de amendoim é de 64,4kcal.

B) O percentual de lipídios monoinsaturados, em massa, na composição total de gorduras é de, aproximadamente, 33,7%.

C) O número de íons potássio, K+, presente em 100g de amendoim, é quatro vezes maior do que o número de íons magnésio, Mg2+.

D) A energia fornecida pela massa de gordura poli-insaturada na porção de amendoim é menor do que a obtida pela massa de proteína.

E) A massa de proteína fornece uma quantidade de energia equivalente a, aproximadamente, 20% do conteúdo calórico da porção de amendoim.

(15)

QUESTÃO 26.

Os grãos de amendoim, uma planta herbácea originária da América do Sul, são muito consumidos cozidos, torrados ou crus no Nordeste e utilizados, também, na indústria de alimentos para a fabricação de paçoca, pé-de-moleque, entre outros produtos. Alguns dos nutrientes encontrados no amendoim são os carboidratos; as gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas; as proteínas e as vitaminas, a exemplo da vitamina E.

Com base nos conhecimentos sobre a estrutura e as propriedades dos compostos orgânicos mencionados no texto, é correto afirmar:

A) As moléculas de proteína são caracterizadas pela presença dos grupos funcionais das aminas na estrutura química.

B) As vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E, interagem com moléculas de água e são insolúveis em óleos e gorduras.

C) As gorduras saturadas são usadas na indústria de alimentos, para a produção de margarinas por hidrogenação.

D) Os lipídios poli-insaturados são ésteres originários de ácidos graxos que apresentam ligações duplas entre os carbonos da cadeia carbônica.

E) Os carboidratos polissacarídeos, como a sacarose, são distribuídos pela corrente sanguínea e utilizados como fonte de energia para as células do corpo.

BIOLOGIA – QUESTÕES DE 27 A 32 QUESTÃO 27

¨Essa organela apresenta estrutura membranosa e é abundante em células com função secretora. Sua função, entretanto, não está ligada à produção das secreções proteicas, mas sim à concentração, modificação e eliminação dessas secreções. Nos espermatozoides dá origem a uma estrutura denominada acrossomo”. Lopes, S.; Rosso, S. Biologia – 1º Ano do Ensino Médio. Manual do Professor. 3ª Edição. Ed. Saraiva: São Paulo, 2016, p-227-228. Adaptado.

A estrutura descrita no texto refere-se: A) Ao retículo endoplasmático liso. B) Ao retículo endoplasmático rugoso. C) Aos lisossomos.

D) Ao Complexo de Golgi. E) Aos peroxissomos. QUESTÃO 28.

O herpes neonatal é uma doença viral rara e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, ocorre, aproximadamente, em 10 de cada 100 mil nascimentos em todo o mundo. O bebê pode ser contaminado durante a gravidez ou na hora do parto. Após o nascimento, o bebê pode, também, contrair a doença se for beijado por uma pessoa com ferida de herpes, se a mãe tiver uma bolha no seio e amamentá-lo, ou se extrair o leite da mama afetada. Herpes neonatal: ‘O beijo da morte que quase custou a vida do meu bebê’. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48671776>. Acesso em: jul. 2019. Adaptado.

(16)

A) Os vírus são considerados organismos procariotos por não possuírem membrana delimitando a região do núcleo.

B) A estrutura básica dos vírus é constituída pelo DNA envolto por uma cápsula proteica.

C) Os vírus substituem o DNA da célula hospedeira pelo seu material genético de forma a controlar o metabolismo celular e produzir novos vírus.

D) Os vírus conseguem sobreviver quando não estão infectando as células hospedeiras, reduzindo o seu metabolismo.

E) A especificidade entre vírus e hospedeiro é determinada pela interação entre as proteínas do capsídeo e os receptores de membrana das células do hospedeiro.

QUESTÃO 29

Uma substância é considerada droga quando provoca algum tipo de mudança fisiológica ou comportamental. Quando a substância afeta os sentimentos, as atitudes e os pensamentos da pessoa, dizemos que é uma droga psicotrópica. O álcool e o tabaco são drogas consideradas lícitas porque seu uso é permitido por lei. Outras drogas, como o crack, são ilícitas, e seu uso não é legalizado. Porém todos os tipos de drogas são proibidos para menores de 18 anos. Malefícios causados pelo consumo de drogas. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>. Acesso em 2019. Adaptado.

Com relação às drogas e seus efeitos sobre o corpo humano, é correto afirmar:

A) A queda dos níveis de adrenalina, que ocorre cerca de 10 minutos após o consumo do crack, provoca depressão, irritabilidade e paranoia nos seus usuários.

B) As drogas opioides, como a heroína, estimulam a atividade do sistema nervoso central, aumentando a percepção das sensações e acelerando o metabolismo do usuário.

C) A cocaína é uma droga purificada a partir do crack que leva à diminuição da frequência cardíaca. D) O consumo excessivo de álcool pode causar, também, hiperglicemia, uma vez que o organismo aumenta a produção de glicose para metabolizar o álcool consumido.

E) O consumo de ecstasy afeta diretamente a atividade dos neurotransmissores dopamina e serotonina, e seus efeitos podem durar até oito horas.

QUESTÃO 30:

As três principais causas de cegueira no mundo e no Brasil são doenças que acometem, sobretudo, os idosos: catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade, DMRI. Quando se trata de deficiência visual, as mais significativas são erros de refração – miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia – não corrigidos, catarata e DMRI. A boa notícia é que cerca de 74,8% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser prevenidas ou curadas. Turbiane, R. 2019. Cegueira afeta 39 milhões de pessoas no mundo; conheça suas principais causas. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48634186>. Acesso em: jul. 2019. Adaptado.

Sobre a estrutura dos olhos e os diferentes tipos de doenças e de deficiências visuais, é correto afirmar: A) As células fotorreceptoras localizadas na retina recebem os estímulos luminosos e encaminham os impulsos para o disco óptico.

B) Na miopia, a imagem se forma atrás da retina, causando dificuldade em focalizar objetos próximos.

C) Os bastonetes são as células fotorreceptoras responsáveis pela percepção das cores. D) O glaucoma é uma doença causada pela deficiência na produção de humor vítreo.

E) Os nervos óticos de cada olho enviam as imagens para os hemisférios cerebrais correspondentes, que atuam, em conjunto, na interpretação do estímulo visual.

(17)

QUESTÃO 31.

O daltonismo típico é uma condição determinada, geneticamente, cujos portadores não têm a capacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente, as cores verde e vermelha. Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre o daltonismo, pode-se afirmar que esse distúrbio

A) é determinado por um locus no cromossomo X e, desta forma, é mais frequente em mulheres. B) se deve a um defeito em um gene autossômico recessivo localizado no cromossomo 7.

C) constitui uma doença recessiva ligada ao sexo, de forma que os filhos podem herdar a doença de mães que não a manifestem.

D) é determinado por um locus no cromossomo Y e, desta forma, é restrito aos homens.

E) constitui uma doença dominante ligada ao sexo, logo, as filhas de pais daltônicos, obrigatoriamente, herdarão a doença.

QUESTÃO 32

A Agência Estadual de Meio Ambiente, CPRH, confirmou que a mancha vermelha e os peixes mortos na praia de Muro Alto, em Ipojuca, na Grande Recife, tratavam-se do fenômeno chamado de maré vermelha. Isso ocorre quando há um afloramento de algas marinhas que liberam toxinas, ocasionando a morte de peixes e crustáceos. Araújo, M. 2018. Laudo confirma o fenômeno maré vermelha em Muro Alto. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/meio-ambiente>.Acesso em: jul. 2019. Adaptado.

De acordo com as informações do texto e os conhecimentos sobre Ecologia, é correto afirmar que a relação das algas com os peixes e crustáceos é do tipo:

A) Predação. B) Comensalismo. C) Parasitismo. D) Amensalismo E) Competição interespecífica. MATEMÁTICA - QUESTÕES DE 33 A 38 QUESTÃO 33.

A receita de uma clínica médica, no último bimestre de 2018, totalizou R$300.000,00, e vem crescendo 20% a cada bimestre de 2019.

Considerando-se a informação e admitindo-se que esse crescimento continue por todo o ano, ao final do quarto bimestre de 2019, a receita desta clínica será de

A) R$ 432.000,00 B) R$ 518.400,00 C) R$ 571.536,00 D) R$ 622.080,00 E) R$ 815.000,00

(18)

QUESTÃO 34.

Os exames laboratoriais, em geral, auxiliam o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico. Disponível em: <https://docctormed.com.br/exames-laboratoriais>. Acesso em; jul. 2019. Adaptado.

O Laboratório XY, especializado em exames de sangue, fez um levantamento sobre os últimos 1000 exames realizados no último mês e obteve os seguintes dados:

 305 pessoas fizeram ácido úrico.  386 pessoas fizeram colesterol total.  510 pessoas fizeram hemograma.

 180 pessoas fizeram ácido úrico e colesterol total.  25 pessoas fizeram ácido úrico e hemograma.  60 pessoas fizeram colesterol total e hemograma.  10 pessoas fizeram os três exames.

 P pessoas fizeram outros exames.

Sobre P, pode-se afirmar que é um número: A) Divisível por 8. B) Ímpar, múltiplo de 9. C) Múltiplo de 18. D) Par, múltiplo de 5. E) Quadrado perfeito. QUESTÃO 35.

Um determinado número de pessoas aguarda atendimento na sala de espera de um posto médico . Sabe-se que se uma pessoa do sexo feminino se retirar, restará na salao mesmo número de pessoas de ambos os sexos, enquanto que, se uma pessoa do sexo masculino se retirar, o número de pessoas do sexofemininona sala será o dobro do número de pessoas do sexo masculino.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o número de pessoas aguardando atendimento na sala é A) 4 B) 5 C) 6 D) 7 E) 8 QUESTÃO 36.

Em razão do tempo de uso, o preço de determinados equipamentos sofre uma desvalorização conhecida como depreciação. A depreciação é sempre uma função afim.

Suponha que um tomógrafo de 1 canal, usado, esteja sendo vendido por R$ 290.000,00 e que tenha sido comprado novo, há cinco anos, por R$ 500.000,00.

(19)

Nessas condições, a função depreciação, p(t), que calcula o valor desse tomógrafo, em função do número t de anos de uso, é representada por

A) p(t) = 500000 – 5t B) p(t) = 500000 + 5t C) p(t) = 500000 – 42000t D) p(t) = 42000t – 500000 E) p(t) = 42000t + 500000 QUESTÃO 37.

Em determinado condomínio residencial, os moradores utilizam a pista que circunda o jardim para fazer caminhadas, e dois moradores combinaram se exercitar no mesmo horário, sempre partindo, simultaneamente, de um mesmo ponto. Sabe-se que um desses moradores faz uma volta completa em 12 minutos, e que o outro, andando mais devagar, leva 20 minutos para completar a volta.

Nessas condições, essas duas pessoas voltarão a se encontrar no mesmo ponto de partida após A) 24 minutos. B) 36 minutos. C) 48 minutos D) 40 minutos E) 60 minutos QUESTÃO 38.

Um representante de utensílios e produtos utilizados para administrar primeiros socorros sempre deixa brindes quando visita os seus clientes. Na distribuição dos brindes, o representante deixa duas amostras em cada farmácia que visita e três amostras em cada posto de saúde.

Sabendo-se que, na última semana, esse representante deixou 45 amostras nas 19 visitas que fez, é correto afirmar que ele visitou

A) 5 farmácias e 14 postos de saúde. B) 7 farmácias e 12 postos de saúde. C) 12 farmácias e 7 postos de saúde. D) 14 farmácias e 5 postos de saúde. E) 15 farmácias e 4 postos de saúde.

GEOGRAFIA – QUESTÕES 39 A 44 QUESTÃO 39.

A União Europeia e o Mercosul fecharam um acordo comercial que deverá impulsionar as relações comerciais entre os países membros. Juntos, eles representam uma considerável fatia da economia mundial e um grande mercado consumidor.

A comemoração da assinatura desse acordo, assinado no ano em curso no Encontro do G20, pode ser explicada pela

(20)

A) criação de uma área livre das tarifas aduaneiras, ampliando a exportação de produtos agrícolas como soja, café e suco de laranja, para países do leste europeu.

B) formação de uma área de livre comércio com flexibilização das barreiras comerciais, através da redução ou até eliminação de tarifas alfandegárias

C) promoção da união econômica entre os blocos, impulsionando a economia dos países emergentes por meio de benefícios como empréstimos a juros reduzidos e pelo compartilhamento de tecnologia de ponta.

D) eliminação imediata da necessidade de visto para facilitar a livre circulação de pessoas, capitais e serviços entre os países membros.

E) fixação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de produtos, favorecendo o acesso da população à aquisição de bens oriundos desse setor industrial.

QUESTÃO 40.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global "abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais" corre o risco de não ser alcançada. Ao mesmo tempo, os cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) - principal órgão internacional sobre aquecimento global - argumentaram que o compromisso de 2°C, firmado no Acordo de Paris, não seria suficiente. Na verdade, o aumento da temperatura média global precisava ser mantido abaixo de 1,5°C em relação ao período pré-industrial.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46424720

Uma das dificuldades mais significativas enfrentadas, atualmente, para a implementação das normas vinculadas ao Acordo de Paris é

A) a redução do papel da agropecuária nas emissões de gases de efeito estufa já que os países mais responsáveis por essas emissões não têm suas economias interligadas ao setor primário.

B) a ampliação do uso da energia hidrelétrica na China, fato que compromete o Acordo de Paris. C) a diminuição das ondas de calor em várias regiões do mundo, levando ao questionamento da comunidade científica se, de fato, o planeta está passando por um processo de aquecimento global. D) a participação, cada vez menor, dos países emergentes em políticas ambientais devido à diminuição do crescimento econômico da última década, cuja consequência foi o enfraquecimento na produção industrial e no consumo.

E) a mudança na política ambiental norte-americana que adota estratégias pró- combustíveis fósseis, e retira a participação do País do Acordo com a justificativa de não querer prejudicar suas empresas e seus trabalhadores.

(21)

QUESTÃO 41.

As campanhas publicitárias estão se adaptando às mudanças no conceito de ser idoso. Em comerciais de plano de saúde e de previdência, eles sempre estiveram. Mas, nas propagandas de outros produtos e serviços, nem tanto. Ver um idoso como protagonista era algo raro. Quando apareciam, apenas tratavam de reforçar estereótipos. Idosos fragilizados, avós perfeitos ou, no máximo, o tiozão “Sukita”, um verdadeiro clássico dos anos 1990. Situação que começou a mudar nos últimos anos, mas que ganhou força em peças publicitárias bem recentes, algumas delas ainda no ar.

"As campanhas estão refletindo esse novo olhar ou essa nova forma de envelhecer, valorizando a pessoa mais velha", afirma pesquisadora e professora Tânia Zahar, da Pós-Graduação da ESPM. Segundo ela, até pelo envelhecimento da população, o mercado passou a olhar para os idosos como um grupo de consumidores com um grande potencial a ser explorado de maneira diferente. http://infograficos.estadao.com.br/focas/planeje-sua-vida/publicidade-aposta-no-velho-jovem-e-na-importancia-do-tempo.Adaptado.

Sabe-se que a crescente participação da população idosa no mercado consumidor tem impulsionado não só grandes empresas a investir em segmentos comerciais voltados para esse público, mas toda a sociedade brasileira a repensar uma nova estrutura social.

Sobre a nova visão do idoso, é correto afirmar:

A) O decréscimo da taxa de fertilidade tem promovido o alargamento da base da pirâmide etária brasileira, aproximando o País das condições etárias do Japão.

B) A diminuição da taxa de fecundidade tem sido a principal justificativa para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população idosa.

C) A previsão de crescimento vegetativo positivo, para as próximas décadas, tem estimulado setores privados e estatais a investir mais na população idosa.

D) O aumento da expectativa de vida no país tem provocado uma disparidade na taxa de reposição populacional, gerando um excedente populacional de jovens.

E) A mudança de paradigmas da população idosa e o aumento da sobrevida no Brasil explicam a necessidade da adoção de novas políticas públicas para o país.

(22)

O gráfico registra o processo de urbanização no Brasil e em suas regiões. As transformações urbanas nele registradas são explicadas por um fenômeno conhecido como:

A) Alteração da hierarquia urbana - resultado da expansão da rede urbana no Brasil nas últimas décadas.

B) Urbanização - que ocorre, a partir da década de 1960, em todas as regiões do Brasil, como consequência do êxodo-rural.

C) Metropolização – que é a ampliação das grandes metrópoles com o crescimento vertical e a intensificação da migração urbana-urbana.

D) Desmetropolização - no qual as cidades médias e as metrópoles aumentam a taxa de crescimento urbano, acompanhando o movimento de descentralização industrial.

E) Gentrificação – no qual a população de baixa renda é segredada, espacialmente, contribuindo para a urbanização em diferentes regiões do Brasil.

QUESTÃO 43.

A modernização do Porto de Itaqui o transformou em um empreendimento estratégico, possibilitando que o NE e estados vizinhos, escoem sua produção para os Estados Unidos, a Europa, os países africanos e asiáticos. Neste contexto, o Maranhão se destaca na exportação de:

A) Álcool da cana de açúcar, devido à demanda internacional para ampliação da oferta de fontes de energia renováveis.

B) Soja, resultado de vultosos investimentos no desenvolvimento e ampliação da cadeia produtiva desse setor agrícola.

C) Petróleo e gás natural, em função das recentes descobertas de campos economicamente rentáveis na fronteira com o Pará.

D) Feijão e mandioca cujos solo e clima facilitam o cultivo, dispensando o uso de agrotóxicos e fertilizantes.

E) Algodão, em decorrência do potencial de drenagem dos lençóis maranhenses que facilitam a agricultura irrigada e o avanço de nova fronteira agrícola.

QUESTÃO 44.

Em 1990, mais de um terço da população mundial - 1,8 bilhão de pessoas - vivia em extrema pobreza. Metade estava no leste da Ásia e no Pacífico, onde a taxa de pobreza extrema foi de 60%. Em 2013, apenas 10% da população mundial vivia em extrema pobreza. No entanto, mesmo com progresso substancial, desafios consideráveis ainda permanecem. Fonte: WORLD BANK. World Development Indicators 2017. p.2 Disponível em: http://datatopics.worldbank.org/world-development-indicators/ (Adaptado.) Acesso em julho 2019

Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos sobre a pobreza extrema no planeta, é correto afirmar:

A) A redução da pobreza na China, país mais populoso do mundo, tem relação direta com o registro da queda na pobreza mundial.

B) As guerras civis, a instabilidade política e as epidemias constituem fatores responsáveis pela existência da extrema pobreza na África subsaariana.

C) A homogeneização do desenvolvimento socioeconômico mundial justifica a queda da pobreza extrema, verificada nas últimas décadas.

D) Nos Estados Unidos a pobreza extrema foi eliminada após a Guerra Fria devido aos grandes investimentos na área social e ao acolhimento do imigrante pelo Estado.

E) No Brasil, só a região Nordeste não conseguiu eliminar a miséria pessoal em função dos limitados recursos naturais.

(23)

HISTÓRIA – QUESTÕES 45 A 50 QUESTÃO 45.

No Brasil, menos de 1% dos proprietários agrícolas possui 45% da área rural do país. Os homens estão à frente de 87% dos estabelecimentos, representando quase 95% das propriedades rurais. As grandes fazendas, com mais de mil hectares, concentram 43% do crédito agrícola. Mas são os pequenos que respondem por mais de 70% da produção de alimentos. O estudo da Oxfam cita Correntina, na Bahia, como um dos municípios que estão entre os 1% de maior concentração fundiária. Ali, as grandes propriedades ocupam 75% da área total dos estabelecimentos agropecuários. A pobreza atinge 45% da população rural e quase 32% da população total. Entre 2003 e 2013, em Correntina, 249 pessoas foram resgatadas da condição de trabalho análogo ao de escravo pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em: <https://alfonsin.com.br/estudo-destaca-concentrao-de-terras-no-brasil>. Acesso em: jul. 2019.

A concentração fundiária e a utilização do trabalho escravo são elementos constitutivos das grandes propriedades de terra presentes em diferentes formações sociais e em épocas distintas, como se pode inferir

A) na Grécia Antiga, cuja base da produção era a escravidão, estabelecida nas sociedades clássicas com base em critérios étnicos e raciais.

B) na transplantação do modelo de escravidão existente entre os reinos africanos para a América colonial, no contexto da política mercantilista.

C) na tentativa de alteração na divisão de terras estabelecidas através das reformas propostas pelos irmãos Caio e Tibério Graco, como resultado das revoltas dos plebeus na antiga Roma.

D) na venda das sesmarias para os fidalgos portugueses, objetivando incentivar uma produção diversificada que contribuísse para a colonização do Brasil.

E) na aprovação da Lei de Terras, durante o período da Primeira República, que incentivou a agricultura familiar, impedindo, contudo, o acesso do trabalhador livre à terra.

QUESTÃO 46.

A história do ocidente foi marcada pela contribuição de uma sucessão de povos que construíram diversos impérios que coexistiram e se sucederam no decorrer do tempo, como se pode inferir

(24)

A) na sociedade romana que se fragmentou em diversos impérios, como o carolíngio, bizantino e muçulmano, que estabeleceram, entre si, relações comerciais e trocas culturais equilibradas, provocando um longo período de estabilidade política.

B) nas invasões dos povos bárbaros que provocaram o esfacelamento dos impérios carolíngio, muçulmano e bizantino, acelerando o processo de ruralização e de retrocesso das atividades econômicas monetárias e comerciais.

C) na expansão do império carolíngio, retomando as fronteiras da civilização romana, cuja centralização política estabelecida por Carlos Magno e seus sucessores atrasou o processo de feudalização da Europa ocidental.

D) na forte centralização política estabelecida por Justiniano, imperador bizantino, contribuindo para a contenção das revoltas populares por meio de uma política de ampla distribuição de renda entre a população pobre.

E) no processo de unificação política da Arábia, em decorrência do estabelecimento do Islamismo, propiciando a expansão territorial, a ampliação das atividades comerciais e o desenvolvimento das ciências.

QUESTÃO 47.

“Suponham que um navio... seja atirado por uma tempestade a algum lugar desconhecido; afinal, o grumete avista terra do mastaréu, descem para roubar e saquear, encontram um povo inofensivo, ...dão ao país um novo nome. Tomam dele posse formal, ... erguem ‘ a guisa de marco’, uma pedra ou uma tábua podre...

Aqui principia um novo domínio... Os nativos são expulsos ou destruídos; seus príncipes torturados para que revelem onde está seu ouro... e esta horda execrável de carneiros, empregados em tão pia expedição, são modernos colonizadores, enviados a converter um povo idólatra e bárbaro.” Jonathan Swift. “Viagens de Gulliver” (MENDES Jr., Antônio et alii. Brasil História; texto e consulta. Colônia. São Paulo: Brasiliense, Vol. 1, 5 ed., 1983, pág. 77).

O trecho do romance “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, remonta ao período que os historiadores costumam designar de Época Moderna, cujas características podem ser identificadas A) na oposição dos Estados Absolutistas europeus ao processo de expansão marítima e comercial, em decorrência desta ser realizada por degredados e criminosos, o que ameaçava a autoridade real. B) na ação da Contrarreforma católica que impediu o processo de expansão protestante no Novo Mundo, estabelecendo a hegemonia absoluta das potências ibéricas na colonização da América. C) no processo civilizatório europeu que, ao colonizar a América, transplantou os valores culturais renascentistas, contribuindo para retirar as sociedades ameríndias do estágio tribal e atrasado. D) no estabelecimento do sistema colonial fundamentado nos princípios metalistas, provocando a subjugação da população indígena e a exploração do ouro, principalmente nas sociedades Asteca e Inca.

E) na integração da América ao circuito comercial europeu, como fornecedora de matéria prima e mão-de-obra para a indústria europeia, relegando o continente africano a segundo plano devido à ausência de interesses econômicos na região.

QUESTÃO 48.

A reação a tanta novidade não ficou restrita apenas às cidades. Em distintas regiões do país estouraram movimentos sociais que combinavam a questão agrária e a luta pela posse de terra com traços fortemente religiosos. Levantes como Contestado, Juazeiro, Caldeirão, Pau-de-Colher e Canudos representam o lugar de encontro entre a mística e a revolta, o resultado pouco previsto do processo de modernização e da desatenção com esse grande contingente populacional. Brasil: uma biografia.

(25)

A história do Brasil é marcada por diversas lutas e movimentos sociais nos campos e nas cidades que podem, no período republicano, ser identificados

A) na Revolta da Chibata, realizada pelos marinheiros no Rio de Janeiro em 1910, em decorrência da permanência de uma mentalidade escravocrata na Marinha do Brasil.

B) no Movimento Operário Anarquista, que estabeleceu uma aliança com o Movimento do Cangaço, buscando a derrubada do governo oligárquico por meio de uma revolução armada.

C) na luta pela posse da terra, através do movimento revolucionário de Canudos, que defendia uma reforma agrária radical e o fim do latifúndio no país.

D) na Revolta de Juazeiro, liderada pelo Padre Cícero, líder popular e messiânico, defensor de um governo popular, do fim do coronelismo e da grande propriedade rural.

E) nas Ligas Camponesas, na década de 1960, que, financiadas pelo regime comunista chinês, buscavam estabelecer o socialismo no país através de uma revolução de base camponesa.

QUESTÃO 49.

Relegado por décadas aos livros de História, o termo “fascista” passou a ser invocado com mais frequência nos últimos tempos como sinônimo de algo ou alguém que achamos autoritário, violento e desagregador. Sem uma definição clara de seu significado para as gerações mais novas, que acabam relacionando ao populismo, o termo tem sido usado como muleta nesses tempos de polarização política, espécie de xingamento definitivo para encerrar qualquer discussão.

“Discorda de alguém? Chame-o de ‘fascista!’ e se livre da necessidade de apoiar os seus argumentos com fatos.” É assim que a veterana diplomata e acadêmica americana Madeleine Albright, de 80 anos, explica o que a levou a escrever Fascism, a Warning (“Fascismo, um aviso”, em tradução livre), livro oportuno recém-lançado nos EUA. Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/um-alerta-contra-o-fascismo-nos-dias-de- hoje. Acesso em: jun. 2019.

O termo fascista foi utilizado para designar diversos regimes políticos e concepções políticas e ideológicas no decorrer do tempo histórico. Desta maneira, pode-se afirmar que

A) a tomada do poder pelos bolcheviques estabeleceu um regime fascista na União Soviética ao criar uma nova burguesia que controlava os meios de produção, alijando a classe trabalhadora de qualquer benefício social, contribuindo para a defesa do retorno do czarismo pelos camponeses.

B) a crise de 1929 provocou a superação do liberalismo nos Estados Unidos que, através do New Deal, estabeleceu a intervenção do Estado na economia e o cerceamento das liberdades políticas e democráticas.

C) o avanço das ideias marxistas, relacionado à crise que se abateu sobre a Itália e a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, contribuiu para o apoio da burguesia aos partidos fascistas alemão e italiano.

D) o crescimento dos regimes totalitários de extrema direita, no contexto da Guerra Fria, e a sua aproximação com a URSS, levaram à criação da OTAN na defesa da liberdade e da democracia. E) a ameaça de uma revolução comunista no Brasil, liderada pelo presidente João Goulart, e o estabelecimento do fascismo de esquerda, provocaram a intervenção militar com amplo apoio da população para a defesa da democracia.

QUESTÃO 50.

Texto I

Em 2005, o presidente do Brasil em visita ao Senegal pediu "perdão" aos africanos pelos negros do continente que foram enviados ao Brasil em séculos passados para trabalhar em regime de escravidão. Ao falar na Ilha de Gorée (Senegal), ponto de saída dos navios negreiros, o presidente e a comitiva se emocionaram. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil>. Acesso em: jun. 2019. Adaptado.

(26)

Texto II

Em julho de 2018, o presidenciável candidato do PSL, em uma resposta durante a entrevista que concedeu ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura, negou que o Brasil tenha uma dívida histórica com a população negra por causa da escravidão. Ele afirmou que “o português nem pisava na África e eram os próprios negros que entregavam os escravos”. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/>. Acesso em: jun. 2019. Adaptado.

As diferentes visões sobre a escravidão, no contexto do sistema colonial mercantilista, permitem afirmar que

A) as recentes pesquisas historiográficas, comprovam a ausência de interesses burgueses no tráfico atlântico de escravos, no âmbito do Antigo Regime, visto como um empecilho ao desenvolvimento do capitalismo, tornando a questão do pedido de “perdão” algo irrelevante e sem sentido.

B) o revisionismo histórico buscando adequar os fatos históricos a determinada posição política e ideológica, nega os interesses mercantis europeus na escravização africana e no tráfico negreiro para a América colonial, desconsiderando a necessidade de pedido de “perdão”.

C) a manipulação política e ideológica da história por grupos políticos, buscam vitimizar os negros e eximir a responsabilidade dos africanos no tráfico negreiro, principal e único responsável pela introdução da escravidão na América colonial, criando falsos argumentos para o pedido de “perdão”. D) a comprovação científica do estabelecimento da escravidão no ocidente pelas sociedades africanas, introduzindo o trabalho compulsório nas sociedades europeias que desconheciam, até então, a utilização do trabalho escravo, torna o pedido de “perdão” um erro histórico e político grave. E) a inexistência de Estados centralizados na África, cuja organização tribal de características bárbaras e primitivas se organizavam a partir de guerras fraticidas e da venda de escravos africanos para os europeus, faz com que o pedido de “perdão” perca totalmente a sua razão de existência.

Referências

Documentos relacionados

A) o lazer não estabelece relação com perdas econômicas. C) os trabalhadores braçais já se resignaram à ausência do lazer na vida diária. Assinale a alternativa INCORRETA quanto

Sobre a estrutura geológica do Brasil, não é correto afirmar que a estrutura do relevo brasileiro, na maior parte, é bastante antiga (Arqueozoico e Proterozoico para os terrenos

intentou uma ação contra Bianca e Cristiano, pedindo a condenação dos Réus na restituição da posse do caminho identificado, na abstenção da prática de quaisquer atos que

Trabalhos inéditos do multiartista Nuno Ramos, como as obras Paredes (instalação); Gangorras (instalação + performance); O Direito à Preguiça (órgão-andaime/ instalação

SLIP CENSOR PARAM.1 AUTO LOOP HOT CUE HOT LOOP ROLL AUTO LOOP SLICER MANUAL LOOP SAMPLER VELOCITY IN OUT LOOP ACTIVE RELOOP / EXIT SAVE SLOT SLOT SYNC OFF 1 2 3 4 5 6 7 8 1 SYNC

- Doutor em Construção Civil pela UFRGS (Conceito máximo da CAPES); Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela UFES; Coordena a área pericial de engenharia do

Quando o pai novamente pode perceber que ali, onde via a síndrome, havia antes de tudo um bebê, que precisava de seus cuidados e carinho para se fazer cumprir a promessa de “vir

Realizar a atividade abaixo, guardá-la no saquinho para entregar (esta folha está no envelope de atividades impressas, identificada para