• Nenhum resultado encontrado

Exame de Seleção E-TEC URSOS: EDIFICAÇÕESETROTÉCNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exame de Seleção E-TEC URSOS: EDIFICAÇÕESETROTÉCNICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

Exame de Seleção E-TEC 2014.2

URSOS: EDIFICAÇÕESETROTÉCNICA

Instruções Gerais

Caro Candidato:

1. Examine seu CADERNO DE PROVAS.

 Este caderno contém questões numeradas de 1 a 50 com cinco respostas possíveis (A, B, C, D, E).

 Somente uma das respostas é correta.

 A prova apresenta algum defeito de impressão? Caso haja falha, dirija-se ao fiscal antes de iniciar

a prova. Nenhuma reclamação será aceita após 30 (trinta) minutos de início da prova.

 A prova terá duração de 4 horas.

2. Comece a resolver as questões no CADERNO DE PROVAS.

 Não se preocupe com o Cartão-resposta, este será entregue após 1 (uma) hora do início da prova.

 Ao recebê-lo, verifique se o seu nome e o número do documento de identificação são os mesmos

na sua etiqueta de identificação. Chame o fiscal imediatamente se houver discordância.

 Não dobre ou amasse o Cartão-resposta para não dificultar a correção.

 Será anulada a resposta que contiver emenda, rasura ou a que apresentar mais de uma alternativa

assinalada.

 Não será distribuído outro Cartão-resposta.

3. É proibido o uso de telefones celulares, calculadoras, relógio-calculadora, mp3 ou similares ou

qualquer outro material. Somente será permitido o uso de caneta de tinta preta ou azul para marcação

das respostas.

4. Ao término da PROVA:

 Entregue o Cartão-resposta;

 Assine a folha de frequência;

 Verifique se não esqueceu de assinalar nenhuma questão;

 Verifique se não esqueceu algum objeto pessoal.

5. Estarão sumariamente eliminados da seleção os candidatos que:

 Não entregarem o Cartão-resposta;

 Não assinarem a folha de frequência;

 Forem surpreendidos emprestando qualquer tipo de consulta para a resolução das questões ou

usando quaisquer dos equipamentos identificados no item 3.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE

Exame de Seleção E-TEC 2014.2

NOME: __________________________________________________________________ INSCRIÇÃO: _______ 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

(2)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

DEPARTAMENTO DE INGRESSOS/PROEN

EXAME DE SELEÇÃO e-TEC 2014-2

LÍNGUA PORTUGUESA

PORQUE AS COTAS RACIAIS DERAM CERTO NO BRASIL

Amauri Segalla, Mariana Brugger e Rodrigo Cardoso

Política de inclusão de negros nas universidades melhorou a qualidade do ensino e reduziu índices de evasão. Acima de tudo, está transformando a vida de milhares de brasileiros.

<http://www.istoe.com.br/reportagens/288556_POR+QUE+AS+COTAS+RACIAIS+DERAM+CER TO+NO+BRASIL?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage> 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Desde que o primeiro aluno negro ingressou em uma universidade pública pelo sistema de cotas, há dez anos, muita bobagem foi dita por aí. Os críticos ferozes afirmaram que o modelo rebaixaria o nível educacional e degradaria as universidades. Eles também disseram que os cotistas jamais acompanhariam o ritmo de seus colegas mais iluminados e isso resultaria na desistência dos negros e pobres beneficiados pelos programas de inclusão. Os arautos do pessimismo profetizaram discrepâncias do próprio vestibular, pois os cotistas seriam aprovados com notas vexatórias se comparadas com o desempenho da turma considerada mais capaz. Para os apocalípticos, o sistema de cotas culminaria numa decrepitude completa: o ódio racial seria instalado nas salas de aula universitárias, enquanto negros e brancos construiriam muros imaginários entre si. A segregação venceria e a mediocridade dos cotistas acabaria de vez com o mundo acadêmico brasileiro. Mas, surpresa: nada disso aconteceu. Um por um, todos os argumentos foram derrotados pela simples constatação da realidade. “Até agora, nenhuma das justificativas das pessoas contrárias às cotas se mostrou verdadeira”, diz Ricardo Vieira Alves de Castro, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

As cotas raciais deram certo porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar uma universidade pública e de qualidade. No vestibular, que é o princípio de tudo, os cotistas estão só um pouco atrás. Segundo dados do Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte para os candidatos convencionais a vagas de medicina nas federais foi de 787,56 pontos. Para os cotistas, foi de 761,67 pontos. A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%. ISTOÉ entrevistou educadores e todos disseram que essa distância é mais do que razoável. Na verdade, é quase nada. Se em uma disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados, dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno.

Por ser recente, o sistema de cotas para negros carece de estudos que reúnam dados gerais do conjunto de universidades brasileiras. Mesmo analisados separadamente, eles trazem respostas extraordinárias. É de se imaginar que os alunos oriundos de colégios privados tenham, na universidade, desempenho muito acima de seus pares cotistas. Afinal, eles tiveram uma educação exemplar, amparada em mensalidades que custam pequenas fortunas. Mas a esperada superioridade estudantil dos não cotistas está longe de ser verdade. A Uerj analisou as notas de seus alunos durante 5 anos. Os negros tiraram, em média, 6,41. Já os não cotistas marcaram 6,37 pontos. Caso isolado? De jeito nenhum. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também é referência no País, uma pesquisa demonstrou que, em 33 dos 64 cursos analisados, os alunos que ingressaram na universidade por meio de um sistema parecido com as cotas tiveram performance melhor do que os não beneficiados. E ninguém está falando aqui de disciplinas sem prestígio. Em física, um bicho de sete cabeças para a maioria das pessoas, o primeiro grupo cravou 5,4 pontos, mais dos que os 4,1 dos outros (o que dá uma diferença espantosa de 32%).

Em um relatório interno, a Unicamp avaliou que seu programa para pobres e negros resultou em um bônus inesperado. “Além de promover a inclusão social e étnica, obtivemos um ganho acadêmico”, diz o texto. Ora, os pessimistas não diziam que os alunos favorecidos pelas cotas acabariam com a meritocracia? Não afirmavam que a qualidade das universidades seria colocada em xeque? Por uma sublime ironia, foi o inverso que aconteceu. “Em um País tão desigual quanto o Brasil, falar em meritocracia não faz sentido”, diz Nelson Inocêncio, coordenador do núcleo de estudos afrobrasileiros da UnB. “Com as cotas, não é o mérito que se deve discutir, mas, sim, a questão da oportunidade.” Ricardo Vieira Alves de Castro fala do dever intrínseco das universidades em, afinal, transformar seus alunos – mesmo que cheguem à sala de aula com deficiências de aprendizado. “Se você não acredita que a educação é um processo modificador e civilizatório, que o conhecimento é capaz de provocar grandes mudanças, não faz sentido existir professores.” Não faz sentido existir nem sequer universidade.

Por mais que os críticos gritem contra o sistema de cotas, a realidade nua e crua é que ele tem gerado uma série de efeitos positivos. Hoje, os negros estão mais presentes no ambiente universitário. Há 15 anos, apenas 2% deles tinham ensino superior concluído. Hoje, o índice triplicou para 6%. Ou seja: até outro dia, as salas de aula das universidades brasileiras lembravam mais a Suécia do que o próprio Brasil. Apesar da evolução, o percentual é ridículo. Afinal de contas, praticamente a metade dos brasileiros é negra ou parda. Nos Estados Unidos, a porcentagem da população chamada afrodescendente corresponde exatamente à participação

(3)

51 52 53 54 55

dela nas universidades: 13%. Quem diz que não existe racismo no Brasil está enganado ou fala isso de má-fé. No Brasil, a classe média branca raramente convive com pessoas de uma cor de pele diferente da sua e talvez isso explique por que muita gente refuta os programas de cotas raciais. No fundo, o que muitos brancos temem é que os negros ocupem o seu lugar ou o de seus filhos na universidade. Não há outra palavra para expressar isso a não ser racismo.

01. No contexto em que está inserido no subtítulo da

matéria, “acima de tudo” traz ideia de:

A) Exclusão. B) Reforço.

C) Adversidade. D) Concessão.

E) Finalidade.

02. Todas as alternativas abaixo trazem argumentos dos

detratores da política de cotas que foram apontados no texto, exceto:

A) As cotas só beneficiariam deliquentes.

B) O uso de cotas instalaria o ódio racial nas salas de aula.

C) O modelo de cotas rebaixaria o nível educacional. D) A política de cotas traria discrepâncias no próprio

vestibular, pois os não cotistas teriam notas muito superiores aos cotistas.

E) Os cotistas jamais acompanhariam o ritmo dos colegas não cotistas.

03. Segundo o texto, a não confirmação dos argumentos

contrários à política de cotas encontra endosso: A) Na fala do reitor da UERJ, no 1º. parágrafo. B) Na falta de estudos que reúnam dados gerais do

conjunto das universidades brasileiras sobre o tema das cotas.

C) Apenas no caso isolado da Unicamp. D) No caso exclusivo da UERJ.

E) No apoio familiar que os cotistas recebem ao entrar nas universidades.

04. Os apocalípticos de que trata o 1º. parágrafo (linha 7)

referem-se:

A) Aos próprios cotistas.

B) Aos educadores entrevistados pela revista ISTOÉ. C) Aos reitores que deram depoimento aos autores

da matéria.

D) Aos críticos do sistema de cotas.

E) Aos colegas mais iluminados dos cotistas.

05. De acordo com os resultados da pesquisa realizada

na Unicamp e mencionada no 3º. parágrafo, é correto afirmar que:

A) Os cotistas superaram a performance dos alunos não cotistas somente nas disciplinas sem prestígio.

B) Em 31 cursos, dentre os 64 analisados, os cotistas não tiveram performance melhor que os não cotistas.

C) A performance melhor dos cotistas não conseguiu atingir sequer 50% dos cursos analisados.

D) Só os cotistas que recebem apoio familiar conseguem melhor performance acadêmica. E) Nas disciplinas tidas como bicho de sete cabeças,

caso de Física, os não cotistas têm performance bem superior aos cotistas.

06. De acordo com o 3º. parágrafo, a razão para a

expectativa da superioridade estudantil dos não cotistas é que eles:

A) São donos de pequenas fortunas. B) Possuem maior nível intelectual.

C) Dispõem de maior bagagem cultural. D) Enfrentam menos problemas financeiros. E) Tiveram uma educação exemplar.

07. Constata-se, através do relatório interno da Unicamp

mencionado no 4º. parágrafo, que o sistema de cotas trouxe um ganho inesperado:

A) Os alunos não cotistas ampliaram sua consciência sobre os problemas sociais brasileiros.

B) Os alunos não cotistas solidarizaram-se com os cotistas, ajudando-os a conseguir melhor desempenho acadêmico.

C) Houve melhor desempenho acadêmico na

universidade porque os resultados dos cotistas elevaram os índices.

D) Não houve nenhum incidente entre cotistas e não cotistas.

E) Os professores ficaram mais estimulados a dar aulas, com vistas a contribuir com a diminuição das desigualdades sociais.

08. Conforme dados contidos no 5º. parágrafo, o índice

de negros no ambiente universitário triplicou nos últimos anos. De acordo com o texto, é correto afirmar que este percentual atual:

A) É excelente, pois está coadunado com os índices demográficos brasileiros de negros e pardos. B) Ainda é irrisório, pois está bem aquém do índice

de negros e pardos no Brasil.

C) É bem equiparado ao índice populacional de pessoas negras e pardas.

D) É muito bom, pois está próximo do índice populacional de pessoas negras e pardas que residem nas zonas urbanas.

E) Apenas reflete como a política de cotas ainda não conseguiu atingir objetivos básicos.

09. Levando-se em consideração o contexto em que se

encontram, afinal (linha 25) e mas (linha 26), são conectivos que trazem ideia, respectivamente, de: A) Exclusão e conclusão.

B) Explicação e oposição. C) Concessão e explicação. D) Contraste e afirmação. E) Inclusão e negação.

10. Quanto à concordância verbal, está correta a

alternativa:

A) Vende-se apartamentos.

B) Ontem fizeram dois anos que eles mudaram. C) Houveram muitas discussões naquela plenária. D) O povo comentaram que eles foram morar longe. E) 50% responderam que desejam fazer outro curso.

GEOGRAFIA

11. A escala é um importante item nos mapas, ela mostra

a relação matemática entre o objeto real e sua representação gráfica. Considerando que, num mapa de escala 1:100, foi representada uma trilha com

(4)

comprimento de 10cm, o tamanho real deste percurso é

A) 1000mm. B) 100cm.

C) 10cm. D) 10m.

E) 100m.

12. O movimento de translação é fundamental para o

entendimento de vários aspectos geográficos socioambientais no planeta Terra. Dentre os aspectos abaixo, não está relacionado com a translação: A) Demarcação das estações do ano.

B) Criação do horário de verão. C) Solstício.

D) Equinócio.

E) Regressão ou transgressão das marés.

13. O ciclo das rochas consiste em processos que

produzem novas rochas e solos. Tomando como referência a ilustração abaixo, marque a alternativa do processo para passagem de uma rocha magmática para sedimentar.

A) Tectonismo B) Erosão C) Fusão

D) Erupção vulcânica E) Metamorfismo

14. Os biomas são um conjunto de diferentes ecossistemas do planeta Terra. Assinale a alternativa

correta.

A) Há uma relação direta entre os biomas e as zonas climáticas dos planetas.

B) As faixas de desertos estão localizadas nas regiões equatoriais.

C) Zonas de climas mais áridos são localizadas unicamente em faixas de altas latitudes acima de 60º Sul.

D) Os ecossistemas das Florestas Tropicais são as zonas do planeta com maior biodiversidade preservada, pois, ao longo do processo de ocupação urbana, não despertaram o interesse do sistema capitalista internacional.

E) As florestas tropicais representam grandes faixas de vegetação de caatinga devastadas pelo processo de capitalismo comercial e a cultura da cana-de-açúcar.

15. O Espaço Geográfico pode ser dividido em quatro

categorias: Lugar, Território, Paisagem e Região. Estas categorias compõem o instrumental para o geógrafo compreender a realidade atual. Assinale a alternativa que condiz com esta afirmação.

A) As análises geográficas levam em consideração apenas as informações físicas como o relevo, vegetação e clima; o homem aparece como item secundário na análise.

B) Os fatos geográficos devem ser entendidos dentro de uma perspectiva histórica, onde cada Modo de Produção gerou paisagens, territórios e lugares com características próprias àquele momento histórico.

C) Há uma constância que torna fixa as paisagens naturais, as quais não podem ser transformadas

pelo homem, independente da evolução do espaço geográfico.

D) O desenvolvimento tecnológico foi um marco na capacidade humana de transformar espaços naturais. Esta foi uma produção individualizada onde pessoas mais iluminadas e criativas, diante de tempo livre, tinham a condição de criar equipamentos e instrumentos que, na maioria das

vezes, pouco tinham a ver com suas

necessidades materiais e circunstanciais.

E) A transformação do espaço geográfico é irreversível; áreas anteriormente degradadas não podem voltar a apresentar condições de biodiversidade ou equilíbrio ambiental.

16. A sequência de imagens abaixo pode melhor ser

descrita como:

fineartamerica.com/featured/the-spinning-jenny-granger.html

cejarj.cecierj.edu.br/exercicios/cienc_hum/geo/Unids%209_

A) O meio técnico-científico informacional. B) A evolução da Revolução Industrial. C) A produção em manufatura.

D) A globalização.

E) O processo de melhoria das condições de trabalho.

HISTÓRIA 17. Leia o trecho abaixo com atenção:

“Não restavam dúvidas. A viagem de(...) protagonizou a primeira circunavegação de África e o primeiro encontro direto entre o Atlântico e o Índico, revestindo-se, portanto, de importância planetária. Na prática, no terreno, protagonizou antes do mais o primeiro passo na implementação da rede comercial-marítima portuguesa, a que alguns chamam Império, nos mares da Ásia”.

O trecho acima faz parte de importante documento sobre o expansionismo marítimo-comercial do início dos Tempos Modernos, que teve Portugal como o país pioneiro. O documento refere-se à viagem de:

(5)

A) Bartolomeu Dias quando contornou o Cabo da Boa Esperança.

B) Pedro Álvares Cabral quando chegou ao Brasil. C) Duarte Pacheco Pereira.

C) Vasco da Gama.

E) Cristovão Colombo ao chegar no continente americano.

18. Ao longo da vigência do escravismo no Brasil

(séculos XVI-XIX), os quilombos foram uma constante. Todas as alternativas abaixo sobre os quilombos estão corretas, exceto:

A) Representavam a única forma coletiva de resistência escrava ao sistema.

B) Seus integrantes, os quilombolas, utilizavam muitas vezes o roubo e o assalto para sobreviverem.

C) Localizavam-se em lugares estratégicos, como nas montanhas ou mesmo próximos a estradas e vilas.

D) O mais conhecido foi Palmares, destruído em 1697 e localizado no atual estado de Alagoas. E) Foram alvo da repressão governamental e

causavam o medo às populações brancas.

19. O Absolutismo Monárquico foi a forma política que

predominou nos Tempos Modernos e que consiste “num poder não partilhado, concentrado na pessoa do rei. Seu caráter pessoal é o que os sociólogos políticos chamam hoje de personalização do poder”. Na França, o absolutismo atingiu o seu auge com a dinastia Bourbon.

Pode-se afirmar que o texto acima é:

A) Parcialmente correto, pois o absolutismo predominou na Idade Média.

B) Parcialmente correto, já que o poder era partilhado com o Parlamento.

C) Totalmente falso. D) Totalmente verdadeiro.

E) Parcialmente correto, já que o poder era partilhado com o Parlamento e o povo.

20. Considere abaixo as seguintes afirmativas sobre a

economia brasileira em diferentes períodos:

I. A economia colonial esteve sob a orientação da política do Antigo Sistema Colonial, embasado no mercantilismo, cuja premissa era a subordinação das colônias às metrópoles, inclusive nos assuntos da política, da agricultura, do comércio e da navegação. II. A economia da República Velha era baseada

na agro-exportação, dependente da venda do seu principal produto, o café.

III. A partir da II Guerra Mundial e no pós-guerra, a economia brasileira teve como característica a

montagem de um parque industrial

nacionalista, exempificado pela criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

Dentre as afirmativas acima, está(ão) correta(s):

A) Apenas I. B) Apenas II.

C) Apenas III. D) Apenas II e III. E) I, II, III.

21. Uma das determinações de Mussolini dizia que: “...

nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder

do Estado”. Assim, podemos afirmar que se trata da seguinte característica do fascismo:

A) Militarismo. B) Totalitarismo.

C) Unipartidarismo. D) Nacionalismo. E) Segregacionismo.

22. Em outubro de 2013, foi realizado o leilão para

perfuração e exploração na camada pré-sal, no campo de Libra. A produção de petróleo do campo de Libra pode chegar a 1,4 milhão de barris por dia, segundo a direção da Agência Nacional do Petróleo (ANP), colocando definitivamente a Petrobrás entre as maiores do ramo.

Assinale a alternativa que expressa corretamente o contexto de criação da Petrobrás no segundo governo Vargas.

A) Após uma campanha popular de caráter

nacionalista, a empresa estatal de petróleo foi criada pelo governo como a solução para o problema da industrialização do país.

B) A criação da Petrobrás foi resultado do acordo político entre Getúlio Vargas e os comunistas, que pretendiam iniciar um amplo processo de estatização da economia.

C) No contexto de crise do governo de Getúlio Vargas, a criação da empresa de petróleo foi uma vitória das oposições lideradas por Carlos Lacerda e Francisco Campos.

D) A criação da Petrobrás foi mais um

empreendimento nacionalista do Estado Novo, assim como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

E) As empresas internacionais de petróleo pressionaram o governo brasileiro para que se criasse no Brasil um monopólio estatal que garantisse a perfuração de novos poços.

BIOLOGIA

23. As células eucariontes são caracterizadas pela

presença de compartimentos membranosos

citoplasmáticos chamados de organelas

citoplasmáticas. Dentre as organelas presentes em células animais, assinale qual é considerada a usina energética celular.

A) Mitocôndria. B) Ribossomo.

C) Retículo endoplasmático rugoso. D) Lisossomo.

E) Energiossomo.

24. Os lipídeos formam um grupo de biomoléculas

fundamentais ao funcionamento de células animais e vegetais. São exemplos de lipídeos os óleos vegetais, as gorduras animais, as ceras e até alguns hormônios. Contudo, o consumo excessivo de gorduras não é aconselhado. A principal razão para o racionamento de gordura na dieta é:

A) As gorduras podem ocasionar aumento de peso e redução da capacidade cognitiva do indivíduo. B) Os alimentos ricos em gordura, como pão,

macarrão e massas em geral, levam ao aumento do peso corporal, predispondo à obesidade. C) O consumo de gorduras em excesso ocasiona a

deposição de placas de gordura nas artérias, levando a problemas cardiovasculares.

(6)

D) A presença de gordura nos alimentos eleva o risco de desenvolver doenças como câncer de estômago, pele e pulmão.

E) Alimentos gordurosos são facilmente digeridos pelo corpo humano, levando ao aumento do número de refeições diárias.

25. O louva-a-deus é um inseto predador que possui

pernas anteriores modificadas como garras para segurar a presa enquanto esta é consumida. A caça é feita geralmente em emboscada, facilitada pela sua

capacidade de camuflagem. Contudo, uma

característica destaca-se neste animal: o

acasalamento. Durante o ritual de acasalamento dos louva-a-deus, muitas vezes a fêmea agarra seu companheiro pelo pescoço, arranca e come sua cabeça durante o ato sexual. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor descreve a relação ecológica observada entre os louva-a-deus.

A) Amensalismo. B) Predatismo.

C) Parasitismo. D) Canibalismo.

E) Comensalismo.

26. As fanerógamas constituem um grande grupo de

vegetais que apresentam características em comum.

Este grupo, evolutivamente bem sucedido,

compreende as gimnospermas e angiospermas. Podemos afirmar que são características presentes em todos os indivíduos deste grupo:

A) Reprodução por meio de esporos.

B) Ausência de tecidos condutores de água e nutrientes.

C) Formação de fruto como estrutura de proteção das sementes.

D) Presença de semente como estrutura reprodutiva. E) Presença de sementes, flores e frutos.

27. Diversas doenças são transmitidas por vetores

biológicos. Isto ocorre quando o microrganismo infectante não é transmitido diretamente de uma pessoa para outra, mas através de um vetor de transmissão, como um inseto ou molusco. Dentre as doenças listadas abaixo, marque a alternativa que apresenta somente doenças transmitidas por vetores. A) Malária, doença de chagas, leishmaniose e

esquistossomose.

B) Dengue, sarampo, catapora e coqueluche. C) Febre amarela, gripe, hepatite e poliomielite. D) Varíola, herpes, gonorreia e cólera.

E) Doença de chagas, dengue, varíola e cólera.

28. O sistema circulatório humano é responsável pelo

transporte de gases como oxigênio e dióxido de carbono pelo corpo, além de ter papel crucial na distribuição dos nutrientes absorvidos pelo sistema digestório. O coração humano, órgão responsável pelo bombeamento do sangue para o corpo, é composto por quatro cavidades denominadas átrios e ventrículos. O sentido correto do fluxo sanguíneo pelo coração está descrito na alternativa:

A) O sangue arterial (rico em oxigênio) chega ao coração pelo átrio direito, passa para o ventrículo direito e este o bombeia para a artéria aorta. B) O sangue venoso (pobre em oxigênio) chega ao

coração pelo átrio direito, passa para o ventrículo direito e este o bombeia para a artéria aorta.

C) O sangue arterial (rico em oxigênio) chega ao coração pelo átrio esquerdo, passa para o ventrículo esquerdo e este o bombeia para a artéria aorta.

D) O sangue arterial (rico em oxigênio) chega ao coração pela artéria aorta, passa para o átrio direito e é bombeado para o ventrículo direito. E) O sangue venoso (pobre em oxigênio) chega ao

coração pelo ventrículo esquerdo, passa para o átrio esquerdo e é bombeado para a artéria aorta.

FÍSICA

29. Uma partícula move-se de acordo com a equação

horária do espaço s(t) = 10 t + 5 t2, com unidades no SI. A velocidade escalar inicial da partícula e sua aceleração valem, respectivamente:

A) 10 km/h e 10m/s2. B) 10 km/h e 5 m/s2. C) 10 m/s e 5 m/s2. D) 5 m/s e 10 m/s2. E) 5 m/s e 5 m/s2.

30. Aplicamos uma tensão de 110V aos terminais de um

resistor ôhmico de resistência elétrica 10Ω. A potência dissipada nesse resistor será de:

A) 1210 W. B) 1100 W.

C) 11 W. D) 1000 W.

E) 500 W.

31. Um raio de luz é refletido em um espelho plano,

conforme a figura abaixo.

Sabendo que o ângulo entre o raio incidente e o espelho mede 60°, o ângulo de reflexão vale:

A) 60°. B)90°.

C)120°. D) 180°.

E) 30°.

32. Uma força constante atuando sobre um corpo de

massa m produziu uma aceleração de 10m/s2. A mesma força, atuando em um corpo de massa 2m, produzirá uma aceleração de:

A) 20m/s2. B) 100m/s2.

C) 5m/s2. D) 50m/s2.

E) 200m/s2.

33. A velocidade angular, dada em graus/hora, do

ponteiro das horas de um relógio em funcionamento normal é de

A) 30. B) 20.

C) 15. D) 7,5.

(7)

34. Dados os vetores 𝐴 e 𝐵 , conforme a figura ao lado, a melhor representação para o vetor 𝐴 - 𝐵 é: A) B) C) D) E) RASCUNHO MATEMÁTICA

35. Uma determinada empresa que fabrica placas

eletrônicas, observando dois tipos de defeitos nas placas fabricadas, constatou em um de seus postos de fabricação que 88 componentes apresentavam defeitos no hardware, 35 não apresentavam defeitos no software, 77 apresentavam defeitos tanto no

software como no hardware e 43 apresentavam

apenas um dos dois tipos de defeitos. A quantidade de placas que foram observadas é

A) 144. B) 154.

C) 156. D) 160.

E) 168.

36. O piso de uma sala comercial com geometria

retangular, medindo 3,90m × 4,20m, será revestido com ladrilhos cerâmicos quadrados, de mesma dimensão, sem pedaços (todas os ladrilhos são inteiros) de forma que não fique espaço vazio entre os vizinhos. Os ladrilhos serão escolhidos de modo que tenham a maior dimensão possível. Na situação apresentada, o lado do ladrilho deverá medir:

A) 15 cm. B) 20 cm.

C) 25 cm. D) 30 cm.

E) 60 cm.

37. Um pintor utilizou 4 galões de tinta para pintar um

muro de doze metros de comprimentos por três metros de altura. Para pintar um muro de dezoito metros de comprimento por cinco metros de altura este pintor utilizará:

A) 8 galões. B) 10 galões.

C) 12 galões. D) 15 galões.

E) 20 galões.

38. Durante uma tempestade, uma palmeira imperial, que

estava sobre um terreno horizontal, quebrou-se parcialmente a altura de 4,5 metros da sua base. Sua extremidade superior toca o chão a 6 metros da base, formando um triângulo retângulo entre a extremidade superior, a base e o ponto onde quebrou a palmeira. A altura da palmeira antes da ocorrência era de

A) 7,5 m. B) 10 m.

C) 12 m. D) 15 m.

E) 18 m.

39. Uma propriedade rural apresenta uma forma

retangular medindo 4km de comprimento por 3km de largura. Uma faixa de floresta foi preservada nesta propriedade, conforme mostra a figura a seguir. Sabendo que esta faixa de floresta corresponde a 50% da área da propriedade determine o valor de x. A) 1,0 km.

B) 1,2 km. C) 1,4 km. D) 1,6 km. E) 1,8 km.

40. Durante a crise financeira mundial, a produção de

uma indústria vem diminuindo ano a ano. Após os estudos matemáticos, contatou-se que a produção anual, a partir do ano de 2010, está seguindo a lei 𝑦 = 10000 ∙ (0,9)𝑥−2009, onde y é a produção anual e

(8)

x o ano da produção. Diante do exposto, a produção

deste produto no ano de 2012 foi de

A) 900. B) 1290.

C) 5890. D) 6290.

E) 7290.

41. Amanda utiliza pequenas caixas retangulares, de

dimensões 20cm por 20cm por 5cm, para embalar as trufas de chocolate que fabrica em sua casa. As trufas são redondas, tendo a forma de bolas (esferas) de 5cm de diâmetro. Considerando que as caixas devem ser tampadas, a máxima quantidade de trufas que pode ser colocada em uma caixa desse tipo é igual a:

A) 12. B) 16.

C) 20. D) 25.

E) 36.

42. Um posto de monitoramento de uma estação

meteorológica está localizado nas coordenadas cartesianas (2; 5) de um mapa feito por populares da região. Após analisar o mapa, identificou-se que o centro de manutenção da estação está localizado na coordenada (8; 3). A distância do centro de manutenção ao posto de monitoramento, sabendo que as medidas estão em km, é

A) 4 10 km. B) 2 10 km.

C) 2 2 km. D) 10 2 km.

E) 2 9 km.

43. Analisando os registros de acidente na área de

produção de certa indústria, verificou-se que 20% das mulheres e 30% dos homens deste setor já se envolveram em algum tipo de acidente. Sabendo que neste setor da indústria trabalham 30 homens e 30 mulheres, determine o percentual de pessoas que

não estão envolvidas em acidentes.

A) 25%. B) 50%.

C) 60%. D) 75%.

E) 45%.

44. Um casal pretende ter 3 filhos. A probabilidade de

que todos os três filhos sejam do mesmo sexo é

A) 1/8. B) 1/6.

C) 1/4. D) 1/3.

E) 2/3.

(9)

QUÍMICA

45. A configuração eletrônica da camada de valência dos

elementos químicos traz informações significativas sobre a organização da estrutura do átomo e seus padrões de reatividade. A disposição dos elementos químicos na tabela periódica segue a relação entre o número de camadas eletrônicas e o número de elétrons na camada mais externa (camada de valência). Sabendo- se que um elemento químico possui uma configuração eletrônica da camada de valência do tipo 3s1, podemos afirmar que o elemento químico em questão é:

A) Um ametal do grupo 15 (5A) e do terceiro período. B) Um ametal do grupo 14 (4A) e do terceiro período. C) Um metal do grupo 2 (2A) e do terceiro período. D) Um ametal do grupo 13 (3A) e do terceiro período. E) Um metal do primeiro grupo (1A) e do terceiro

período.

46. Dentre as espécies apresentadas abaixo, assinale a

alternativa que apresenta um ácido de Arrenhius que pode sofrer ionização na presença de água.

A) HCl. B) NaF.

C) NaCl. D) LiH.

E) LiOH.

47. Dentre as alternativas abaixo, assinale a alternativa

em que a mistura da substância com água (solvente da mistura) não forma uma mistura homogênea (solução) a temperatura ambiente (25oC).

A) Cloreto de Potássio (KCl). B) Benzeno (C6H6).

C) Hidróxido de sódio (NaOH). D) Ácido sulfúrico (H2SO4).

E) Nitrato de prata (AgNO3).

48. A alotropia é observada em substâncias diferentes

que são constituídas, essencialmente, pelo mesmo elemento químico. Entre os alótropos mais conhecidos estão o oxigênio molecular e o ozônio. A alternativa que apresenta a estrutura química do ozônio é:

A) O. B) O2.

C) O3. D) O4.

E) O5.

49. Supondo que a reação de decomposição de uma

determinada substância A possui ordem da reação igual a zero, podemos afirmar que sua lei de velocidade pode ser expressa pela equação:

A) V = k. B) V = k.[A].

C) V = k.[A]2. D) V = k.[A]3. E) V = k.[A]4.

50. O estado de equilíbrio químico em uma reação

química ocorre quando as velocidades de formação de produtos e reagentes se igualam em uma mesma reação. Porém, após alcançar o equilíbrio químico, o sistema pode ser perturbado através da manipulação de um conjunto de ações que irão gerar, após um determinado tempo, um novo equilíbrio químico. Dentre as ações apresentadas abaixo, a única alternativa que configura uma perturbação no equilíbrio químico está apresentada no item:

A) Aumento da concentração da espécie reagente. B) Aumento da temperatura.

C) Aumento da pressão.

D) Diminuição da concentração da espécie reagente. E) Adição de um catalisador.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),