• Nenhum resultado encontrado

Brincar é = Aprender

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Brincar é = Aprender"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 1 de 36

C

C

R

R

E

E

C

C

H

H

E

E

Brincar

é

=

Aprender

Educadora: Márcia Magalhães ANO LETIVO: 2016/2017

ÍNDICE

Educadora: Márcia Magalhães

Ano letivo:

2017/2018

P

P

R

R

O

O

J

J

E

E

T

T

O

O

P

P

E

E

D

D

A

A

G

G

Ó

Ó

G

G

I

I

C

C

O

O

S

(2)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 2 de 36 1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO DE SALA

2.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.2. DO PRÓPRIO

3. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO E MATERIAIS 4. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCATIVO

4.1. SALA MISTA

5. ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DAS ATIVIDADES

5.1. ROTINA DIÁRIA DAS SALAS 5.2. TIPOS DE ATIVIDADES 5.2.1. Rotina

5.2.2. Plano Anual De Atividades

6. ATIVIDADES A DESENVOLVER

6.1. OBJETIVOS GERAIS/ESPECÍFICOS 6.1.1. Objetivos Gerais da Creche

6.1.2. Objetivos Específicos da Sala Mista

6.2. ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS 6.3. ÁREAS DE CONTEÚDO 7. RECURSOS 8. AVALIAÇÃO 9. CONCLUSÃO

(3)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 3 de 36

1. INTRODUÇÃO

Na Creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que

adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças muito pequenas não se desenvolvem bem em ambientes “escolarizados”, onde realizam atividades em grupo dirigidas por um adulto, mas em contextos calorosos e atentos às suas

necessidades individuais.” Gabriela Portugal

A descoberta das emoções, dos sentidos, do corpo, etc., são alguns dos temas a tratar neste projeto. Um projeto

Pedagógico de Sala é fundamental para o desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças, assim, é de extrema importância que, o profissional que se encontra na sala da creche esteja atento às necessidades e interesses das crianças, quer a nível coletivo, quer a nível individual.

A primeira infância é a fase da vida de uma criança, muito importante, pois envolve muitas mudanças, quer a nível físico, cognitivo e social.

(4)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 4 de 36

2. FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO DE SALA

.

“O projeto do educador é um projeto educativo/pedagógico que diz respeito ao grupo e contempla as opções e intenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem de um grupo. Este projeto adapta-se às características de cada grupo, enquadra as iniciativas das crianças, os seus projetos individuais, de pequeno grupo ou de todo o grupo”

(Ministério da Educação, 1997: p.44).

2.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O tema deste Projeto, surgiu do facto de as crianças se encontrarem numa fase de descobertas, tal como, a

descoberta do corpo, a descoberta dos sentidos, a descoberta do outro, das emoções, descobertas fundamentais e indispensáveis ao seu desenvolvimento enquanto pessoa.

(5)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 5 de 36

Ao elaborar o presente projeto tive em conta a idade das crianças, nível de desenvolvimento, as necessidades e interesses do grupo. Atendendo à faixa etária do grupo, procurei estabelecer um conjunto de objetivos e um plano anual de atividades que contemplam o tempo de concentração, a necessidade de estabelecer uma relação de afeto, de movimento, de experimentação e a realização de atividades simples e

lúdicas.

Segundo Oliveira (2003), “A criança desde muito pequena brinca.

Inicia brincando com o seu corpo, com objetos, brinca com o adulto. Logo brinca, também, com outras crianças estabelecendo relações com ela, (...) e fazendo de conta.”

A criança nos seus primeiros anos de vida, utiliza o brincar como uma forma de linguagem que permite compreender, expressar-se, desenvolver os seus interesses, as suas aptidões e as suas possibilidades de bom relacionamento com os outros.

É através do brincar que a criança descobre, pensa, compartilha, comunica, estabelece as bases do seu crescimento e evolução, etc. Por outro lado, são os sentidos que lhe transmitem a percepção que tem na realidade. Deste modo, quer o brincar, quer os sentidos contribuem cada um à sua maneira para a criança construir a sua identidade, conhecer-se a si, aos outros e ao meio em que está inserida.

(6)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 6 de 36

3.

ORGANIZAÇÃO

E

GESTÃO

DO

ESPAÇO

E

MATERIAIS

“A reflexão permanente sobre a funcionalidade e adequação do espaço e potencialidades educativas dos materiais permite que a sua organização vá sendo modificada de acordo com as necessidades e evolução do grupo.”

In Orientações Curriculares, p.38

4. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE EDUCATIVO

O Educador tem que olhar para a criança como um todo, em todas as suas dimensões: emotivo – expressiva, sócio - relacional e sensório - psicomotor, não subestimando qualquer uma delas. Aqui reside, pois a multidimensionalidade da educação na infância

.

Se o grupo se sentir num clima harmonioso irá sentir-se muito mais motivado e deste modo irá realizar as suas atividades quer livres, quer orientadas, com mais gosto e claro está com melhores resultados.

Às vezes, a falta de organização do espaço e dos materiais pode levar as crianças a desinteressarem-se pelas atividades, podendo até dificultar o desenvolvimento das mesmas.

(7)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 7 de 36

lhes ter a noção do que existe na sala, podendo desta forma, ter a iniciativa de os ir buscar para explora-los.

Neste sentido, essa possível escolha dos materiais faz com que a criança tenha oportunidade de pôr em prática as suas ideias, mostrando desse modo as suas emoções, sentimentos e a forma como interpreta a sua realidade.

O Educador ao fomentar a exploração dos espaços e dos materiais está a promover a autonomia, a independência, a competência e sucesso do grupo. A organização do espaço e dos materiais contribui para a independência e autonomia da criança e do grupo.

(8)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 8 de 36

4.1. SALA MISTA

Sendo assim, a sala mista encontra-se organizada da seguinte forma:

A área do fraldário, sendo que a mesma contêm divisões para os pertences de cada criança (mudas de roupa, cabides e produtos de higiene).

Há ainda os materiais didáticos na sala, que são bastante importantes para o desenvolvimento integral das crianças, e no qual podemos enumerar: • Legos; • Livros; • Bonecos/ carros; • Jogos de encaixe; • Puzzles; • Brinquedos sonoros; • Brinquedos rotativos;

• Podem fazer parte ainda dos recursos materiais didáticos outros materiais que possam vir a ser trazidos pelas famílias. Área da Manta e jogos: onde nos reunimos para ouvir histórias, cantar canções, momento do “bom dia” e brincar livremente, desenvolvendo também as suas capacidades motoras, cognitivas e de integração. Possui uma mesa com11 cadeiras ( que só se colocam quando se trabalha nela) onde começam a manipular materiais e desenvolver outras capacidades.

(9)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 9 de 36

4.2. SALA Mista

LISTA NOMINAL DOS UTENTES

ANO LETIVO: 2017/ 2018

NOMES

DATA DE

NASCIMENTO

Ana Sofia Sousa Cabanas 31/10/2015 Diogo Pedro Gonçalves Esteves 02/03/2016 Francisca Ferreira Beça 11/11/2015 Gabriel Duarte J. Freixo Alves 05/01/2016 Jorge Nuno Esteves Nascimento 09/01/2016 Mafalda Paulo Pinheiro 22/12/2015 Mara Yasmin Daniel Seixas 11/03/2016 Maria Flor R. Ferreira Pires 22/04/2016 Martim José Azevedo Moura 24/12/2015 Pedro Afonso Freitas 24/12/2015 Sofia Isabel Branco Xavier 20/02/2016

(10)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 10 de 36

A sala Mista é constituída na sua totalidade por onze crianças, destas, seis são do sexo feminino e cinco do sexo masculino.

Nesta fase ainda é precoce falar acerca do grupo, apenas se pode referir que as crianças têm idades muito próximas. Apesar disso, é notável a diferença de desenvolvimento dos mais novos para os mais velhos, uma vez que nesta faixa etária, a diferença de 3/4 meses é muito significativa no que se refere ao desenvolvimento.

Deste modo, pode dizer-se que as principais caraterísticas deste estádio são: a exploração manual e visual do ambiente; a experiência obtida com ações; a inteligência prática; as ações ocorrem antes do pensamento; a centralização no próprio corpo e a noção de permanência do objeto.

Dos 18 aos 24 meses

, forma-se a noção de objeto permanente, que vai ter repercussões no desenvolvimento porque a criança aprende que o objecto existe fora da sua percepção, ela cria a imagem do objecto.

(11)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 11 de 36

Dos 24 aos 36 meses:

Desenvolvimento Físico

• À medida que o seu equilíbrio e coordenação aumentam, a criança é capaz de saltar, andar ao pé-coxinho ou saltar de um pé para o outro quando está a correr ou a andar;

• É mais fácil manipular e utilizar objetos com as mãos, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha; • Começa gradualmente a controlar os esfíncteres.

Desenvolvimento Intelectual

• Fase de grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta "Porquê?";

• À medida que se desenvolvem as suas competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (por ex., quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo;

• É capaz de produzir regularmente frases de 3 e 4 palavras. A partir dos 32 meses, é já capaz de conversar com um adulto usando frases curtas e de continuar a falar sobre um assunto por um breve período;

• Desenvolvimento da consciência de si: a criança pode referir-se a si própria como "eu" e pode conseguir descrever-se por frases simples, como "tenho fome";

(12)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 12 de 36

• A memória e a capacidade de concentração aumentam (a criança é capaz de voltar a uma atividade que tinha interrompido, mantendo-se concentrada nela por períodos de tempo mais longos) • A criança está a começar a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão dos conceitos – progressivamente, e com a ajuda dos pais, vai sendo capaz de compreender conceitos como dentro e fora, cima e baixo;

• Por volta dos 32 meses, começa a apreender o conceito de sequências numéricas simples e de diferentes categorias (por ex., é capaz de contar até 10 e de formar pequenos grupos de objetos.

Desenvolvimento Social

• A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. A partir dos 32 meses, a criança já deve reagir melhor quando é separada da mãe, embora algumas crianças consigam este progresso com menos ansiedade do que outras;

• Imita e tenta participar nos comportamentos dos adultos: por ex., lavar a loiça, maquilhar-se, etc.

• É capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo ouvir histórias.

(13)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 13 de 36

Desenvolvimento Emocional

• Inicialmente o leque de emoções é vasto, desde o puro prazer até à raiva frustrada. Embora a capacidade de exprimir livremente as emoções seja considerada saudável, a criança necessitará de aprender a lidar com as suas emoções e de saber que sentimentos são adequados, o que requer prática e ajuda dos pais;

• Nesta fase, as birras são uma das formas mais comuns da criança chamar a atenção – podem dever-se a mudanças ou a acontecimentos, ou ainda a uma resposta incompreendida (as birras costumam estar relacionadas com a frustração da criança e com a sua incapacidade de comunicar de forma eficaz)

Surge a função simbólica que se caracteriza pela capacidade de representar o objeto quando está ausente. Esta é uma fase de transição da inteligência sensório - motora para uma inteligência representativa e simbólica. Formam-se também as primeiras palavras, através da função simbólica e da imitação diferida (imitação de comportamentos/sons; imitação do que vê/ouve.

(14)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 14 de 36

5.ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DAS ATIVIDADES

5.1. Rotina Diária

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DAS ATIVIDADES

Rotina Diária

Sala Mista

Manhã: 9.30h-10.00h - Acolhimento 10.00h-10.30 – Atividade orientada 10.30h-11.00h - Higiene 11.00h-11.45h – Almoço 11.45h-12.15h - Higiene 12.15h- 14.30h - Descanso Tarde: 14.30h-15.00h – Atividades Livres 15.00h-15.30h - Lanche 15.30h-16.00h – Atividade Orientada 16.00h-16.30h - Higiene

16.30h-17.30h - Música, canções, histórias, jogos, etc. 17.30h-18.00h – Atividades Livres

(15)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 15 de 36

5.2. TIPOS DE ATIVIDADES

5.2.1. ROTINA

A distribuição do tempo educativo faz-se de modo flexível, dando origem a uma rotina educativa, sempre com o objetivo de as crianças se sentirem seguras.

A rotina desempenha também um papel fundamental na captação do tempo e dos processos temporais. A criança começa a ter maior perceção das fases pelas quais passa e dessa forma consegue também um encadeamento de todas as sequências.

A rotina é, sem dúvida, um suporte para o educador pois, assim torna-se muito mais fácil gerir o seu tempo da forma mais apropriada.

“A sucessão da cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, deste modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pela educadora e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do Educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual.”

(16)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 16 de 36

5.2.2.PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

DIA COMEMORATIVO DATA ATIVIDADES

Receção do Ano Letivo 2017/2018

Reunião de pais Setembro

Receção aos Alunos Realização de Atividades Lúdicas

Apresentação do Espaço Físico

Dar a conhecer projetos e normas da Instituição Vindimas

Dia do Animal Dia da alimentação

Outubro

Pintura de uma uva com o dedo

Angariação de alimentos para animais

Pintura de um ouriço com as mãos

Confeção de Pão São Martinho

Dia da criatividade Dia dos Direitos das Crianças

Dia Mundial da ciência

Novembro

Apanha da castanha Pintura de uma castanha com tinta

Elaborar diversos trabalhos Dia do Pijama

Estampagens com diversos materiais

Dia do Violino

Natal Dezembro

Visita de alunos da Esproarte Elaborar um Presépio com material reciclado

(17)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 17 de 36

Eucaristia da Família.

Dinâmica Escola/ Família (Imagem do Menino Jesus irá percorrer as casas das crianças) Dia de Reis Janeiro Elaboração de coroas

Carnaval

Dia dos Namorados

Fevereiro Baile de Máscaras Exposição Elaboração de um cartão Dia do Pai Primavera Março Sessão fotográfica Pintar um cartão

Pintar uma borboleta com as mãos

Desfile da Primavera

Páscoa

Dia Mundial do Livro

Abril

Visita Pascal

Convidar uma Mãe/Pai para vir contar uma história

Trazer um livro para a sala Dia da Mãe

Mês da família Simulacro interno

Maio

Lanche convívio

Visita da sagrada família pelas salas

Trabalhos realizados pelas familias

(18)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 18 de 36

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial do Vento Festa de final de Ano

Junho Junho

Teatro realizado pelas educadoras

Pintura com as mãos e pés Elaboração de um catavento.

Dias de diversão Julho Atividades Programadas e realizadas com a colaboração das Famílias

6. ATIVIDADES A DESENVOLVER

6.1. OBJETIVOS GERAIS

• Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva, durante o afastamento parcial do seu meio famíliar;

• Pretender constituir-se como um parceiro privilegiado dos pais na continuidade dos cuidados e do afeto;

• Encorajar a individualização de cada criança respeitando os seus tempos, ou seus ritmos e as suas preferências pessoais, potenciando o desenvolvimento psico-afetivo de cada uma;

• Oferecer diferentes tempos de atividades bem estruturadas e organizadas de sensibilidade do corpo e ao movimento, de expressão criativa e oral, dos conteúdos de relação consigo e com os outros.

(19)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 19 de 36

Objetivos Gerais Sala Mista

Formação pessoal e Social

• Tomar consciência de si

• Ser independente para cuidar de si e assumir responsabilidades na sua segurança e bem estar

Expressão e comunicação

. Descobrir e utilizar as próprias capacidades motoras . Conhecer progressivamente o próprio corpo

. Desenvolver a motricidade fina

. Expressar necessidades, ideias e sentimentos através da

linguagem oral

. Desenvolver a motricidade global . Desenvolver a autonomia

. Descobrir diferentes formas de comunicação . Desenvolver o raciocínio lógico – matemático . Explorar diferentes áreas artísticas

Conhecimento do mundo

. Utilizar alguns processos simples do conhecimento da realidade . Ter consciência de si, do seu papel social e das relações com os

(20)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 20 de 36

6.1.2.OBJETIVOS ESPECIFICOS DA SALA MISTA

1. Formação Pessoal e Social

• (Autonomia e Socialização); • Criar hábitos sociais;

• Sentar à mesa • Estar à mesa; • Comer sozinho; • Brincar com o outro; • Respeitar o outro;

• Criar hábitos de higiene;

• Fazer controlo dos esfíncteres; • Ir à casa de banho sozinho; • Lavar as mãos.

2. Expressões

Oral

• Aquisição e enriquecimento do vocabulário; • Iniciação da construção de frases.

Motora

• Conhecimento do corpo, fazendo enumerações das diferentes partes de si e no outro;

• Consolidação do andar e da marcha;

• Que saiba transpor obstáculos em vez de contornar; • “Aprendizagem” e consolidação de corrida e de trepar

.

Plástica e Musical

• Contribuir para a criança expressar-se enquanto ser individual nas diferentes atividades plásticas;

(21)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 21 de 36

6.2. ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS

As crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com que recebem.

Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da vida, só podem ser accionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.

Por isso é muito importante:

• Habituação ao contacto e necessidades de contato através da proximidade corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.

• Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes, campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde virão em direcções diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes. Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons de roca, etc.)

• Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas (bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a poucos objectos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos acrescentar outros objetos mais pequenos, bem como imagens simples

.

(22)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 22 de 36

• Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com sopro.

• Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será conduzida).

• Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola, fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer brincadeiras simples com os dedos, etc.

• Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar, rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada.

• A articulação da criança através dos exercícios de “ginástica” rítmica tem uma importância muito especial.

• Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as actividades.

• Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias. “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado objecto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reações apropriadas.

• Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a colher.

(23)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 23 de 36

confiança, bem estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e aprovando os seus esforços.

• Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da criança.

• Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua participação e iniciativa.

• Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser incorporado somente através de pequenos passos. • Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de

aprendizagem deverão ser simples, calmos mas enérgicos.

• É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa, botões, papéis, etc.).

• Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder, bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e mais da vida de todos os dias.

A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos e as respetivas finalidades:

Canções – Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;

Lenga-lengas – Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal

(24)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 24 de 36

Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético;

Jogos – Compreensão de regras, socialização;

Modelagem – Controlo da motricidade, capacidade de exploração;

Rasgagem e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa;

Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal, imaginação;

Fantoches – Concentração, visualização;

Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha

Exemplos de Atividades:

• Histórias simples; • Lenga-lengas;

• Brincar com papéis coloridos; • Colagem;

• Farinha; • Digitinta;

• Desenho livre e com vários tipos de materiais; • Balões com cores;

(25)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 25 de 36

• Bolas;

• Blocos grandes; • Caixas de papelão;

• Brincar com caixas de cartão;

• Músicas (canções de roda, mímica); • Fantoches;

• Brincar com água; • Jogos de sombras;

• Contato lúdico com alimentos; • Pintura com diferentes ténicas;

• Celebrações relativas às passagens de etapas (largar a chucha, largar a fralda, …);

• Vivência das festas escolares;

• Celebração dos aniversários de cada criança;

Atividades com as Famílias:

• Caderneta da criança; • Placard informativo; • Dia do Pai;

(26)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 26 de 36

• Outras

Atendimento aos Pais (Segundas e Quartas das 18:00 às 18:30)

6.3. Áreas de Conteúdo (

12/24 Meses

)

Área da Formação Pessoal e Social

Identificar partes principais do corpo Reconhecer a sua imagem no espelho

Identificar e expressar, pouco a pouco as suas necessidades básicas

Pôr-se de pé e caminhar com segurança Trocar brinquedos com os outros

Respeitar a vontade dos outros

Ajudar as outras crianças ou o educador Adquirir hábitos saudáveis de higiene, alimentação e descanso

Colaborar com o adulto, no momento de se despir e vestir

Perceber diferentes sensações através dos sentidos

Observar o meio próximo com a ajuda do adulto

Explorar e manipular, de forma ativa, diversos objetos e materiais

(27)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 27 de 36

pais, irmãos e avós

Reconhecer a sua imagem no espelho

Perceber diferentes sensações através dos sentidos

Saber dizer o seu nome

Área da Expressão e Comunicação:

Dar alguns passos sem ajuda Levantar-se do chão sem ajuda

Atirar a bola quando está de pé ou sentado Inclinar-se para apanhar objetos sem perder o equilíbrio

Pontapear bolas Comer sem ajuda

Beber água pelo copo/garrafa usando as duas mãos

Descalçar meias e sapatos Imitar os gestos do adulto Imitar gestos de outra criança

Fazer gestos sem olhar para o adulto Apontar com o dedo indicador

Mimar musicas

Colocar intencionalmente objetos numa caixa

(28)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 28 de 36

Construir torres de 5 a 6 blocos Manusear livros e revistas

Segurar no lápis com a mão toda Modelar pastas de modelar

Reagir a rimas e lengalengas Produzir o som de um animal Ser capaz de escutar os outros

Compreender pedidos que lhe são formulados

Comunicar através de palavras simples Compreender perguntas simples e executar instruções consecutivas

Dizer o nome de algumas crianças da sala Revelar entendimento através de respostas apropriadas (senta-te, anda cá, levanta-te, etc)

Começar a preferir as palavras aos gestos para se expressar

(29)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 29 de 36

Área do conhecimento do mundo:

Responder aos estímulos de carinho Expressar sentimentos de alegria e afeto Conhecer o nome da Educadora/Auxiliar Aprender a partilhar os objetos com os colegas

Iniciar-se na utilização dos talheres

Mostrar interesse em participar em jogos e atividades

Respeitar as normas simples da convivência

Reconhecer alguns animais e nomeá-los Conhecer alguns alimentos

(30)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 30 de 36

6.3. Áreas de Conteúdo (

24/36 Meses

)

Área da Formação Pessoal e Social:

Usar a casa de banho quando necessita Colaborar ativamente nas refeições Explorar o espaço

Mostrar colaboração ativa na higiene pessoal

Saber conviver com os colegas/Educadora Vestir e despir algumas peças de vestuário Participar e aceitar as normas do jogo Distinguir menino/menina

Perceber riscos e perigos

Colaborar ativamente no arrumar da sala Reconhecer a função básica de cada um dos sentidos

(31)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 31 de 36

Área da Expressão e Comunicação

:

Experimentar novos movimentos

Apanhar uma bola com os braços estendidos

Correr com facilidade (parar, recomeçar e evitar obstáculos) Subir e descer escadas

Pontapear uma bola direccionando-a com intenção Fazer jogos em que tem de pular e saltar

Utilizar o corpo e a voz como linguagem de expressão Colaborar na arrumação e ordem dos espaços

Mostrar autonomia na realização das atividades do quotidiano Adaptar o seu ritmo à rotina

Consolidar os movimentos: caminhar, correr e saltar

Usar movimentos dos dedos para alinhar objectos, pôr pequenos objectos em aberturas ou para virar páginas

Realizar garatujas livres Ter noção de fronteira

Imitar traços verticais e horizontais

Desenhar a cabeça/outra parte da figura humana Utilizar preferencialmente a mesma mão

(32)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 32 de 36

Segura no lápis corretamente

Verbalizar com uma certa ordem os acontecimentos Comunicar através de frases simples

Adquirir progressivamente novo vocabulário

Ser capaz de escutar os outros e esperar pela sua vez de comunicar Nomear o nome de familiares próximos/colegas

Transmitir recados curtos

Fazer perguntas simples sobre as suas preocupações

Manifestar ter interiorizado o vocabulário ligado à experiência Nomear o conteúdo de uma imagem

Saber para que servem os objectos conhecidos Conhecer contos e canções tradicionais

Identificar as personagens de um conto Reconhecer e diferenciar tamanhos

Completar uma sequência simples já iniciada Observar e identificar as cores primárias Observar e identificar o círculo e quadrado Identificar e diferenciar noções de quantidade Adquirir noções de orientação espacial

(33)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 33 de 36

Desenvolver a coordenação òculo-manual Diferenciar som/silêncio

Interpretar canções com o ritmo e entoação adequados Experimentar sons com o próprio corpo

Inventar e representar personagens e situações

Área do Conhecimento do Mundo:

Reconhecer os nomes de alguns elementos do meio natural

Reconhecer e distinguir alguns animais da quinta e selvagens

Situar-se dentro e fora de um espaço concreto Aprender a partilhar os objetos com os colegas Aprender a permanecer sentada na sala durante um certo tempo estipulado

Reconhecer alguns elementos próprios das estações do ano

Identificar os principais espaços da casa Reconhecer algumas profissões

Participar no cuidado do meio e dos seus elementos

(34)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 34 de 36

7.RECURSOS

Materiais; Humanos;

Parcerias com a comunidade e instituições.

8. AVALIAÇÃO

Este projeto estará em constante avaliação e deverá ser reajustado sempre que necessário, tendo em conta as necessidades das crianças.

• Avaliação Direta dos comportamentos das crianças;

• Participação e entusiasmo das crianças nas atividades/experiências;

• Informação diária aos pais;

• A avaliação é contínua e tem três momentos: inicial, junto dos educadores, pais, crianças e comunidade.

(35)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 35 de 36

do projeto. Será realizada com todos os intervenientes do projeto. Elaboram-se: (Acolhimento inicial, o perfil de desenvolvimento, o plano individual , relatório das atividades, reuniões mensais das Educadoras, etc.);

• A avaliação final do projeto Pedagógico inclui todos os intervenientes do projeto.

9. CONCLUSÃO

. A criança surge olhada no seu contexto sócio-familiar, valorizada nas suas emoções, nos seus conceitos, nas suas expressões, nas suas questões, na maneira de entender o mundo das pessoas, dos acontecimentos, dos valores e das coisas.

O olhar positivo que a envolve dá-lhe oportunidade para revelar as suas capacidades próprias de conhecer, de se responsabilizar, de colaborar, de acreditar em si e nos outros, condições fundamentais para se sentir desafiada para novas experiências.

Os pais aparecem acolhidos na sua dupla função, uma a de ajudarem a conhecer quem são os filhos, outra a de colaborarem com quem tem um papel específico na sua educação.

O educador de infância como profissional de educação, de formação e intervenção específicas, é reconhecido o seu trabalho junto da família e da comunidade, projectando-se a sua acção educativa no desenvolvimento global e harmonioso da criança.

(36)

Centro Social Nossa Senhora do Amparo – Mirandela Página 36 de 36

O educador de infância deixa transparecer a sua função junto da família, numa abertura ao reconhecimento de direitos e deveres recíprocos na acção de educar a criança para a vida em sociedade.

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Essas propriedades foram discutidas em atividades, adaptadas às condições do estabelecimento de ensino em que foram aplicadas, consideradas como pré-testes para verificar as

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como