• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA UMA LOJA DE MÓVEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA UMA LOJA DE MÓVEIS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE

GESTÃO INTEGRADA PARA UMA

(2)

Introdução 3 Quais são os desafios de administrar uma loja de móveis? 5 Mas como um sistema de gestão pode ajudar a loja? 10 Como escolher o melhor sistema de gestão para a sua loja? 19

(3)
(4)

4

INTRODUÇÃO

Melhorar as vendas da sua loja de móveis é ser um desafio considerável. Nem sempre a melhor maneira de guiar sua empresa está muito clara, o que pode atrasar o seu progresso. Por isso, é importante utilizar um sistema de gestão de venda para acompanhar seus negócios e encontrar a melhor solução.

Por meio de um sistema de gestão, as informações podem ser compartilhadas entre todos os setores do negócio, sempre atualizadas em tempo real. Essa integração permite maior embasamento nas tomadas de decisões, melhorando consideravelmente a gestão, sem falar na agilidade nos processos e redução das falhas.

Com o melhor controle do fluxo de caixa, por exemplo, é possível acompanhar se as suas vendas estão progredindo como esperado ou se é hora de mudar de atitude. Mas antes de entender a real importância de investir em um sistema de gestão, vamos avaliar os principais desafios ao administrar uma loja de móveis. Confira!

(5)
(6)

6

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE ADMINISTRAR UMA LOJA DE MÓVEIS?

A situação econômica do país pode ser um termômetro na avaliação das vendas da sua loja em um determinado período. No entanto, há inúmeras variáveis que influenciam no faturamento, e a concorrência está cada vez mais acirrada, principalmente devido à grande oferta de produtos. Por isso, o conhecimento na gestão do negócio é de extrema importância para o SUCESSO do negócio!

É preciso estar atento ao mercado, ser criativo e inovar em mecanismos rápidos para aumentar e aproveitar melhor a carteira de clientes de uma maneira inteligente, eficaz e alinhada com as novas tecnologias.

CARTEIRA DE CLIENTES

O primeiro desafio está em vender! Por isso, o acompanhamento dos clientes e dos projetos em potencial são essenciais para o planejamento de metas e estratégias de venda.

(7)

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE ADMINISTRAR UMA LOJA DE MÓVEIS?

Uma carteira de clientes detalhada é a ferramenta básica (e/ou perfeita) para gerenciar as possíveis vendas da loja, e possibilitar negociações diferenciadas. Melhorar a base de contatos também pode ser uma vantagem após a instalação de um sistema de gestão. Isso porque o sistema traz dados relevantes sobre os clientes e suas preferências, oferecendo um atendimento de excelência para fidelizar os já existentes, e ainda conquistar novos clientes.

A carteira também contribui com a prospecção externa por ser um diferencial em relação à concorrência na captação de novos clientes. Dessa forma, o relacionamento com pessoas influentes pode ampliar o público atendido, convertendo os dados obtidos por meio do funil de vendas e da análise dos dados e resultados.

(8)

8

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DE ADMINISTRAR UMA LOJA DE MÓVEIS?

PROJETOS E COMPROMISSOS

Outro desafio é organizar os compromissos e prazos, pois quando inúmeros projetos estão em andamento, inevitavelmente, os compromissos aumentam, sem falar em outras demandas que surgem ao longo das instalações dos móveis.

O uso de um bom sistema de gestão permite identificar os projetos em potencial, contribuindo no planejamento dos prazos e gerando maior credibilidade ao seu negócio.

Para isso, é importante que o sistema possibilite agendar todos os compromissos da venda, desde a medição inicial até a conclusão da montagem ou assistência técnica. Assim, os projetos e compromissos internos e externos terão um controle mais apurado, evitando problemas como atrasos, falta de materiais para a conclusão de uma montagem ou para minimizar imprevistos.

(9)

NEGOCIAÇÃO E FECHAMENTO DE VENDAS

Chegou o momento da venda! Nessa etapa, ferramentas eficazes são de extrema importância para contribuir com a negociação.

Além de permitir diversos cenários de negociação, para que o vendedor tenha em mãos alternativas compatíveis com as condições do cliente, o uso de um bom sistema de gestão permite um briefing completo do projeto, para que a apresentação ocorra com assertividade e surpreenda às expectativas do cliente.

Com um projeto bem elaborado, e as melhores ferramentas de negociação, a venda será apenas uma consequência!

(10)

MAS COMO UM SISTEMA DE

GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

(11)

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

Apesar de pouquíssimas lojas não contarem com sistemas informatizados, ainda existem pequenos negócios que se baseiam em controlar vendas no papel, realizando o planejamento financeiro de forma manual e inconsistente. É um risco apostar em contas feitas na ponta do lápis, assim como nos cálculos feitos de cabeça. Perdas consideráveis podem acontecer, levando altos investimentos à estaca zero ou menos. Por isso, tanto para gestão e acompanhamento das vendas, como para controlar financeiramente sua loja, o auxílio de um bom sistema de gestão torna-se indispensável.

O FoccoLOJAS, por exemplo, é um sistema de gestão moderno, que permite gerenciar todos os setores da loja de forma integrada, iniciando pelo comercial com projetos e contratos, seguido do pós-venda, com a parte de assistência técnica, compras, financeiro, até o módulo fiscal, obedecendo a legislação e evitando multas.

(12)

12

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

Além de gerir todos os setores, é possível extrair rapidamente dados estatísticos e consistentes sobre, por exemplo, fluxo de clientes na loja, conversão de vendas, lead time, índices de perdas e ganho de vendas, problemas de projeto, fluxo de caixa, comissão, precificação entre outros.

A ferramenta ajuda ainda a controlar agendas de visitas, apresentações de projetos, entregas, montagens etc., permitindo melhor aproveitamento de tempo e recurso.

Ele ainda oferece suporte para um possível apoio no esclarecimento de dúvidas pontuais, sendo uma ferramenta essencial e muito útil. O suporte está disponível de segunda a sábado, das 9 às 21 horas.

(13)

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

PROJETOS E CLIENTES

Os colaboradores terão acesso por meio de painéis, em que haverá todas as informações necessárias sobre as vendas em andamento ou projetos que estão sendo finalizados.

Dessa maneira, serão visualizados os clientes mais recentes, os projetos em negociação, compromissos a serem cumpridos assim como um espaço para lembretes e mensagens, ou seja, é um auxílio completo para agilizar a produtividade. Por meio do software FoccoLOJAS, também é possível informar os limites de valores e descontos dentro da negociação, trazendo ainda detalhes sobre o fechamento da venda, histórico e observações importantes sobre o projeto.

(14)

14

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

Acessando a plataforma, você poderá acompanhar de perto cada venda, os descontos concedidos, o rendimento de cada vendedor e o quão próximos estão da meta, enfim, dados importantes que podem nortear reuniões, novas metas e estratégias de venda, como campanhas internas e até mesmo, uma troca de showroom.

Os ambientes dos projetos também poderão ser incluídos, como sala, banheiros, podendo ser alterados de acordo com as especificações dos clientes, ou seja, o rol de possibilidades é imenso!

(15)

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

GESTÃO FINANCEIRA DA LOJA

O sistema de gestão permite um controle apurado, trazendo em tempo real, a situação financeira da sua empresa, como contas a pagar e a receber, serviços fiscais, sem falar nas informações detalhadas referentes às compras e vendas.

No fechamento da venda, o sistema também gera automaticamente todas as previsões de contas a receber e contas a pagar, gerando as comissões dos envolvidos, RT de arquitetos, permitindo o acompanhamento da lucratividade dos contratos vendidos, e garantindo a rentabilidade da venda.

Outra vantagem são as retenções financeiras disponibilizadas pelo sistema, o que acaba gerando a lucratividade de um determinado projeto após a realização da venda. Ou seja, o seu negócio terá meios para sempre manter um devido planejamento de tudo o que está sendo comercializado, auxiliando nas tomadas de decisão.

(16)

16

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

FLUXO DE CAIXA

Dentro da gestão financeira, um ponto que mais necessita de atenção para manter as contas em dia, do pagamento de fornecedores e funcionários, é o fluxo de caixa. Ele é fundamental para você projetar os valores correspondentes ao mês, bimestre e até semestre. Trata-se de uma maneira de buscar o equilíbrio financeiro, que exige boas práticas como, por exemplo, a escolha de um período predeterminado para o início da atividade, assim como o registro das entradas e saídas de recursos.

O fluxo financeiro precisa ser muito bem controlado, o que seria muito mais organizado por meio de um sistema de gestão integrado.

(17)

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

AUMENTO DO VOLUME E QUALIDADE DAS VENDAS DOS MÓVEIS PLANEJADOS

O sistema de gestão esclarece dúvidas e ainda contribui para a interação com os clientes, facilitando nas escolhas de acordo com o perfil de cada consumidor, assim como suas necessidades. Soluções relacionadas à instalação podem ser descritas, sem falar na apresentação do contrato e também de arquitetos que poderão auxiliar no processo.

Com a integração, o sistema possibilita que a loja tenha mais segurança na hora de orçar. Isso porque os valores estarão sempre atualizados. Haverá agilidade no envio dos pedidos e também na consulta de status de cada compra na fábrica, tudo dentro do software de gestão.

Ou seja, você não precisará buscar este tipo de informação em outros locais, otimizando o tempo de maneira substancial.As vendas serão mais assertivas em todos os procedimentos, pois o uso do sistema aumenta a confiabilidade e também o nível de satisfação com a sua empresa.

Ou seja, a redução das falhas traz mais qualidade no serviço prestado. Este é um fator influenciado por boas tomadas de decisão, alicerçadas nas informações destinadas pelo sistema de gestão aos vários setores da loja de móveis planejados. Como os gestores terão acesso aos dados, poderão liderar as equipes com mais eficácia, melhorando consideravelmente a qualidade do serviço.

(18)

18

MAS COMO UM SISTEMA DE GESTÃO PODE AJUDAR A LOJA?

OTIMIZAÇÃO DO PÓS-VENDA

Como os clientes estão cada vez mais exigentes e também bem informados sobre o que querem, as lojas de móveis planejados que não se adequarem aos sistemas de gestão dificilmente conseguirão obter boas avaliações, principalmente no pós-venda. Isso porque a concorrência aumenta rapidamente e, com ela, o nível de qualidade tanto dos móveis quanto da eficiência de finalizar um projeto.

Sistemas de gestão ajudam muito a solucionar os problemas dos clientes, levando boas práticas que não só fidelizam o consumidor, como também trazem resultados no marketing da sua loja.

Seja no fortalecimento da marca ou mesmo por meio de indicação, peças fundamentais na obtenção de mais negócios. O sistema de gestão FoccoLOJAS ainda conta com a Matriz de Eventos, que permite monitorar a realização e prazo de todas as atividades após a geração do contrato, desde a assinatura até a conclusão da montagem. Baseada no conceito de semáforo, a ferramenta apresenta fácil compreensão e ajuda a prever e evitar problemas com atrasos e ainda, evidencia pontos de gargalo.

Mas você pode estar se perguntando: com tantas opções, que tipo de sistema escolherei para minha loja de móveis? É o que explicaremos agora!

(19)
(20)

20

COMO ESCOLHER O MELHOR SISTEMA DE GESTÃO PARA A SUA LOJA?

Primeiramente, analise o tamanho do seu negócio e quais são as perspectivas de crescimento para os próximos anos. É preciso ter informações bem apuradas sobre a quantidade de clientes, fornecedores, funcionários, vendas, entre outras, para definir o tipo de sistema que melhor se encaixa em sua realidade. Depois disso, analise criteriosamente se o sistema oferece um controle completo e de qualidade, com financeiro, fluxo de caixa, faturamentos, comissões, pagamentos, compras, vendas, controle comercial com vendedores, filtros, relatórios gerenciais e controle de clientes.

(21)

COMO ESCOLHER O MELHOR SISTEMA DE GESTÃO PARA A SUA LOJA?

Outro ponto de extrema importância, uma vez que em 2017 entra em vigor a nova nota eletrônica 4.0 e em seguida a exigência da entrega do SPED, é se a parte fiscal do negócio será atendida. São pontos imprescindíveis!

Analise se o funcionamento do sistema é simples e de fácil entendimento, já que muitos colaboradores terão que se adaptar à novidade. Veja se a empresa presta assistência nos primeiros meses e se também oferece cursos voltados aos funcionários.

A integração com todos os setores da loja é outro ponto que não pode ser esquecido, já que este aspecto será essencial na obtenção de dados confiáveis em tempo real.

Por fim, faça uma pesquisa para saber se a empresa é idônea e se não tem pendências na Junta Comercial ou com outros clientes. É importante também verificar se a empresa utiliza as melhores tecnologias do mercado, apresentando evolução dos produtos e ainda formas diferenciadas de atendimento.

(22)
(23)

CONCLUSÃO

Gerenciar diferentes setores não é tarefa fácil, principalmente quando o negócio é uma loja de móveis planejados, onde há segmentos bem distintos.

E infelizmente, em muitos casos, com softwares que não falam a mesma língua, dificultando o cruzamento das informações assim como de dados importantes, como faturamento e até mesmo sobre novas contratações.

No entanto, comprovadamente, o sistema de gestão aumenta a produtividade, contribuindo para tomadas de decisões mais certeiras e investimentos bem direcionados, como você percebeu ao longo deste e-book.

(24)

SOBRE A EMPRESA

Nascida no setor moveleiro, a Focco é uma empresa que há 28 anos oferece

as melhores práticas de gestão ao mercado.

Ela atua junto dos seus clientes como parceira na gestão, oferecendo recursos que congregam tecnologia e as melhores práticas de gestão do mercado. A empresa conta com um time de consultores especialistas, que detém um índice de mais de 90% de satisfação no atendimento.

São inúmeras parcerias de sucesso, com pequenas, médias e grandes empresas. Uma história de sucesso que vai mudar a rentabilidade, trazendo mais sucesso à sua loja!

Referências

Documentos relacionados

61 Figura 6.18 – Sobreposição das moléculas do Glifosato na enzima mutante no quadro de maior similaridade selecionada pela análise por Redes Neurais Artificiais e

The resultant formulation, with the assumption of an invariant spacelike preferred direction embedded in the deformed dilatation transformation, allows us to recover the results of

a) Foi considerado que o PFD do controle de intertravamento seja igual a de um BPCS (Sistema Básico de Controle de Processo) b) Foi considerado que a ação humana como IPL cumpre

Quando Karla Bessa menciona que nas telas existe uma abundância de falas, gestos e enredos, em que os personagens representam gays, lésbicas, travestis e transexuais, trazendo

Figure 3 - Mean systolic and diastolic blood pressure changes during pregnancy according to BMI categories of women followed at a public health center in the city of Rio de

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar