• Nenhum resultado encontrado

Dirigentes Máximos das Unidades Administrativas de Planejamento, Gestão e Finanças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dirigentes Máximos das Unidades Administrativas de Planejamento, Gestão e Finanças"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GUIA DE ESTUDOS PARA O 3º PROCESSO DE

CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE

Dirigentes Máximos das

Unidades Administrativas de

Planejamento, Gestão e Finanças

EDITAL SEPLAG Nº 01/2009

CERTIFICAÇÃO

OCUPACIONAL

2009

(2)

Orientação para estudo

Exame de conhecimentos a ser realizado em 09/08/2009 na cidade de Belo Horizonte:

a. Gestão pública contemporânea, modernização administrativa e governança eletrônica; b. Planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros;

c. Gestão de pessoas;

d. Gestão de compras, contratos e convênios

(3)

EXAME DE CONHECIMENTOS

Em cumprimento ao que determina o Edital SEPLAG nº 01/2009, a Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP – torna público aos candidatos efetivamente inscritos ao 3º Processo de Certificação Ocupacional para formação de banco de potencial para a função de dirigentes máximos das unidades administrativas de Planejamento, Gestão e Finanças, o “Guia de Estudos”com o conteúdo programático e a bibliografia das áreas conhecimento contempladas no Exame de Conhecimentos.

Para efeito do processo de Certificação, o Exame de Conhecimentos consiste de uma prova preliminar de caráter classificatório. Seu objetivo é avaliar, de modo amplo, a capacidade analítica, de compreensão e a cultura dos candidatos em temas básicos da Gestão Pública em geral e, em particular, da atualidade da Administração Pública em Minas Gerais.

Em termos de orientação para estudo, comporta recomendação particular apenas a que concerne à fixação, pelo candidato, dos pontos básicos e noções gerais das ementas específicas das áreas de conhecimento consideradas inerentes à função de dirigentes máximos das unidades administrativas de Planejamento, Gestão e Finanças, integrantes da estrutura orgânica básica dos órgãos da Administração Direta, Entidades Autárquicas e Fundacionais do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

Em virtude do caráter interdisciplinar da prova, uma questão poderá contemplar conhecimentos relativos a mais de uma área. Ainda que, na preparação dos candidatos, sejam certamente muito úteis as referências bibliográficas complementares constantes deste Guia, o conteúdo das questões abrangidas na prova se limitarão às referências básicas aqui indicadas.

(4)

A- Gestão pública contemporânea, modernização administrativa e governança

eletrônica.

Estado governo e administração pública. Componentes e funções do Estado. Princípios constitucionais da administração pública. Administração burocrática: conceitos, características; disfunções da burocracia. A nova administração pública. Reformas do Estado e reformas administrativas após a Constituição Federal de 1988. A estratégia de modernização da administração pública em Minas Gerais: o programa “Choque de Gestão”. Desafios e temas da gestão pública democrática: governabilidade, governança e accountability; transparência, ética e moral na administração pública. Governança eletrônica: conceitos e características.

Bibliografia sugerida

DUARTE, K; LEMOS, C.; MARINI, C.; MARTINS, H. F. Acordo de Resultados. In: VILHENA, R. et al. (orgs.) O Choque de gestão em Minas Gerais: políticas da gestão pública para o desenvolvimento. Capítulo 6. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

LAIA, M. M. Governança Eletrônica. In: VILHENA, R. et al. (orgs.) O Choque de gestão em Minas

Gerais: políticas da gestão pública para o desenvolvimento. Capítulo 14. Belo Horizonte: Editora

UFMG, 2006.

MATIAS-PEREIRA, J. Gestão Pública, Governabilidade, Governança e Accountability – Parte I. In: MATIAS-PEREIRA, J. Manual de Gestão Pública Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008. PAULA, A. P. P. Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social.

Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.45, n.1, jan./mar. 2005. Disponível em:

<http://www.rae.com.br/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=2025&Secao=DEBATE&Volume=4 5&Numero=1&Ano=2005> Acesso em: 14 out. 2007.

SANTOS, C. S. S. Caracterização da gestão pública. Capítulo 1. In: SANTOS, C. S. S. A.

Introdução à Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

VILHENA, Renata et al. (orgs.) Introdução. O Choque de gestão em Minas Gerais: políticas da gestão pública para o desenvolvimento. Capítulo 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

(5)

B - Planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros.

Conceitos e modelo de planejamento. A integração planejamento e orçamento. O planejamento governamental em Minas Gerais: PMDI, PPAG, LDO, LOA. Orçamento: etapas e metodologia de elaboração; estrutura e tipologia de programas governamentais; classificação de receitas e despesas orçamentárias. Estrutura funcional e o plano de contas do Estado de Minas Gerais; Lei n. 4.320 e Lei de Responsabilidade Fiscal. Conceito, metodologia e estrutura do Acordo de Resultados (1a e 2a geração). Execução orçamentária e financeira. Noções básicas de

contabilidade pública. Dívida ativa, dívida fundada e dívida Flutuante. Suprimentos de fundos. Noções de Auditoria, controle interno e controle externo. Instruções normativas do TCEMG n. 06/99 e 02/01.

Bibliografia sugerida

AGUILAR Adélia Martins de et al. Planejamento governamental de municípios: plano plurianual,

lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 404p.

ALMG: ORÇAMENTO 2009. Disponível em:

<http://www2.almg.gov.br/hotsites/orcamento/index.html>. Acesso em 05/06/2009. GIACOMONI James. Orçamento público. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 368p. GOVERNO DE MINAS GERAIS. Disponível em:

<http://www.mg.gov.br/portalmg/do/home?op=insertForm>. Acesso em 05/06/2009.

KOHAMA Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 354p. MACHADO JÚNIOR J. Teixeira e REIS Heraldo da Costa. Lei 4.320 comentada e a lei de

responsabilidade fiscal. 32. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008. 332p.

SEPLAG-MG. Acordo de resultados: promovendo a gestão por resultados. Disponível em:

<http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/choque/acordo_resultado/acordo_resultado.asp>. Acesso em 05/06/2009.

SEF-MG.Disponível em: <http://www.fazenda.mg.gov.br/secretaria/>.Acesso em 05/06/2009. SIAFI-MG. Disponível em: <https://www.siafi.mg.gov.br/fcag/dirf/paginas/index.php>. Acesso em 05/06/2009.

TIMBÓ Maria Zulene Farias e PISCITELLI Roberto Bocaccio. Contabilidade pública: uma abordagem da administração financeira pública. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 458p.

(6)

C - Gestão de pessoas

A administração de recursos humanos nas organizações: funções e objetivos. Gestão de recursos humanos na esfera pública: provimento, avaliação de desempenho, capacitação, remuneração e carreira. Noções básicas de administração de pessoal. Avaliação de Desempenho Individual (ADI). Estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de MG (lei 869). Noções de segurança no trabalho. Sistemas de informação de recursos humanos: SISAP, SISAD.

Bibliografia sugerida

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

LONGO, F. Mérito e flexilbilidade: A gestão das pessoas no setor público. São Paulo: Fundap, 2007.

Manual avaliação de desempenho individual. Disponível em:

<http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/choque/adi/arquivos/manual versao_final_maria.pdf > Acesso em 05/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto n. 44.559, de 29 de julho de 2007. Regulamenta a Avaliação de Desempenho Individual do servidor estável ocupante de cargo efetivo e do detentor de função pública da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Disponível em: <http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/choque/ adi/arquivos/decreto_44559_de_29_de_junho_de_2007.doc> Acesso em 05/06/2009.

MINAS GERAIS. Resolução SEPLAG n. 031, de 29 de agosto de 2007. Define a metodologia e os procedimentos da Avaliação de Desempenho Individual na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Disponível em:

http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/resolucoes/doc/2007/resolucao_31_2007.doc. Acesso em 05/06/2009.

MINAS GERAIS. Lei n. 869, de 05 de julho de 1952. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Disponível em:

<www.almg.gov.br> Acesso em 05/06/2009.

MINAS GERAIS. Lei Complementar n. 71, de 30 de julho de 2003. Institui a avaliação periódica de desempenho individual, disciplina a perda de cargo público e de função pública por insuficiência de desempenho do servidor público estável e do detentor de função pública na administração pública direta, autárquica e fundacional do poder executivo e dá outras providências. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 05/06/2009.

(7)

MINAS GERAIS. Lei Delegada n. 175, de 26 de janeiro de 2007. Dispõe sobre o Grupo de Direção e Assessoramento do Quadro Geral de Cargos de Provimento em Comissão e as funções gratificadas da Administração autárquica e fundacional do Poder Executivo e dá outras providências. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 05/06/2009.

SISAD – Instruções de operação do sistema de apoio informatizado ao processo de Avaliação de

Desempenho dos Servidores Públicos do Governo do Estado de Minas Gerais. Volumes: 1 (

Introdução) e 2 (Módulo: Controles e Recursos). Disponível em <http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/choque/sisad/sisad.asp>.Acesso em 05/06/2009. SISAP. Manuais. Disponível em < http://www.intraminas.mg.gov.br/> Acesso em 05/06/2009. SISAP. Visão geral das rotinas e informações básicas do comando “Ajuda” constante das rotinas

do SISAP. Disponível em:

(8)

D - Gestão de compras, contratos e convênios

D 1 - Contratos e Convênios:

A função compra no setor público: características e fundamentação legal (lei 8.666/93, lei 4.320/64, lei 10.520/02, leis, decretos e normas do Estado de MG). Etapas e procedimentos do processo de compras. Modalidades de licitação. Convênios: conceitos, legislação aplicável e regras gerais para a celebração. Características e aspectos operacionais do SICONV (Sistema de Gestão de Convênios) e do SIGCon (Sistema de Gerenciamento de Convênios).

Bibliografia sugerida

DALLARI, Adilson de Abreu. Aspectos jurídicos da licitação. São Paulo: Saraiva, 2006. (sempre as edições mais recentes)

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2009. FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Direitos dos licitantes. São Paulo: Malheiros.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Dialética.

SICONV. Orientações para Utilização do Siconv. Disponível em:

<https://www.convenios.gov.br/portal/manuais/ORIENTACOESPARAUTILIZACAODOSICONV191

22008.pdf> Acesso em: 15/06/2009

SIGCon. Sistema de Gestão de Convênios Módulo Saída: Cartilha – Passo a Passo. Disponível em: <https://www.convenios.mg.gov.br/sigcon/ManualSigconSaida.pdf> Acesso em:15/06/2009

D 2 - Gestão de Compras:

Administração de estoques: função e objetivos. Planejamento e métodos de previsão de estoques. Níveis de estoque. Avaliação de estoques. Armazenamento de materiais; classificação ABC; inventário físico. Sistema integrado de administração de materiais e serviços (SIAD). Portal de Compras do Governo de Minas Gerais.

Bibliografia sugerida

GONÇALVES, Paulo Sergio. Administração de materiais: obtendo vantagens competitivas . Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. --

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos

patrimoniais. 2. ed. São Paulo: saraiva, 2006.

Portal de Compras do Estado de Minas Gerais. Treinamento de Usuários nos módulos do Novo Portal de Compras do Estado. Módulos: Compras, Cotação Eletrônica, Pregão, Contratos,

(9)

SIAD – Legislação e manuais. Disponível em <https:// www.compras.mg.gov.br/ manuais.asp>.Acesso em 05/06/2009.

Bibliografia suplementar:

ARNOLD, J.R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999.

BOWERSOX, D J. CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão Logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

DIAS, M. A. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística . 3a ed. São Paulo: Atlas, 2004.

WANKE, Peter. Gestão de estoques na cadeia de suprimento: decisões e modelos quantitativos. São Paulo: Atlas, 2003.

(10)

E - Gestão do patrimônio, transportes e serviços gerais.

Administração dos recursos patrimoniais: orientação normativa e diretrizes referentes ao recebimento, guarda, distribuição e movimentação e controle físico e financeiro de bens patrimoniais. Classificação, codificação e catalogação de bens patrimoniais.

Legislação e normas pertinentes. Administração de transportes: Orientação normativa vigente, ações e diretrizes relacionadas ao transporte oficial. Legislação e normas referentes à gestão da frota de veículos oficiais (decretos estaduais e resoluções). Administração de serviços gerais: Orientação normativa e diretrizes pertinentes ao planejamento e controle de serviços de portaria, telefonia, copa, zeladoria e vigilância.

Bibliografia sugerida

MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de materiais e recursos

patrimoniais. 2. ed. São Paulo: saraiva, 2006.

VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2000- MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 44.448, de 26 de janeiro de 2007. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 44.710, de 30 de janeiro de 2008. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 43.693, de 11 de dezembro de 2003. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 43.053, de 28 de novembro de 2002. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 32.255, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 27.366, de 16 de setembro de 1987. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Decreto estadual nº 38.946 de 24 de julho de 1997. Disponível em: <www.almg.gov.br> Acesso em 08/06/2009.

MINAS GERAIS. Resolução SEPLAG n. 057, de 05 de novembro de 2008. Disponível em: http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/resolucoes/doc/2007/resolucao_31_2007.doc. Acesso em 08/06/2009.

Referências

Documentos relacionados

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

Os únicos indicadores considerados não efetivos do Âmbito Gestão foram os relacionados ao fortalecimento das UCs: Indicador 19 - Gestores das áreas protegidas se reúnem para

In order to increase the shelf life and maintain the quality and stability of the biological compounds with antioxidant activity present in Castilla blackberry fruits, a

O ciclo de vida de um projeto consiste nas fases do mesmo que são determinadas a partir das necessidades de gerenciamento e controle, a natureza do projeto em si e sua de

Os resultados apresentados na figura 6.31 e tabela 6.7 em conjunto com a composição química da superfície dos revestimentos (tabela 6.3), foram processados e geraram a figura 6.32

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém