• Nenhum resultado encontrado

MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MBA Executivo em

Controladoria, Finanças

e Gestão de Riscos

O curso oferece uma abordagem consistente dos diversos temas

que formam um profissional de Controladoria e Finanças, para que

os alunos tenham condições de adaptar a temática estudada à

realidade prática, apresentando as variáveis fundamentais para a

tomada de decisão, além de ferramentas de aplicação imediata,

possibilitando a elevação da performance e da gestão.

(2)

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Todo gestor precisa estar focado na melhoria dos resultados, seja qual for a sua área de atuação. E ter conhecimento em controladoria e finanças com ênfase em gestão de riscos, permitirá ao aluno uma visão sistêmica dos processos, revelando como cada setor pode contribuir para os resultados de toda a empresa. Assim, o curso prepara profissionais para implementação de novas práticas de acesso aos mercados, criando valor para o negócio a partir da diversificação dos produtos e outras técnicas associadas.

Pensando assim, o MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA, FINANÇAS E GESTÃO DE RISCOS, oferece uma abordagem consistente dos diversos temas que formam um profissional de Controladoria e Finanças, para que os alunos tenham condições de adaptar a temática estudada à realidade prática, apresentando as variáveis fundamentais para a tomada de decisão, além de ferramentas de aplicação imediata, possibilitando a elevação da performance e da gestão.

No módulo de ênfase em Gestão de Riscos, as disciplinas têm como propósito explorar a temática

Governança Corporativa com um olhar contábil, jurídico e financeiro, na busca por uma melhor Gestão de Riscos nas organizações modernas como meio de criação de valor. Sob uma visão do Sistema de Governança Corporativa, o programa explora métodos, práticas e conceitos apresentados por grandes executivos ligados à área com elevada formação acadêmica e atuação nacional e internacional.

OBJETIVOS

Proporcionar aos participantes uma especialização em controladoria e finanças que lhes permita fomentar a eficácia organizacional por meio da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão econômica e financeira das empresas, visando agregar valor às organizações.

Assim, o curso tem como objetivo capacitar o aluno, de modo multidisciplinar, para criar, controlar e comunicar estratégias de governança corporativa, gestão de riscos e fraudes.

Entender e assimilar conceitos relativos aos riscos operacionais e sua gestão, prevenção, detecção e investigação de fraudes, de modo a entender as ameaças e combatê-las ou mitigá-las. Apresentar e discutir os processos de fraudes internas e externas em sistemas de informação.

O curso visa também desenvolver competências para a elaboração de análises e diagnósticos contábil-financeiros e planejamento de estratégias organizacionais que conduzam a viabilidade econômica dos negócios.

(3)

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados que atuem ou pretendam atuar nas áreas de controladoria, finanças e gestão de riscos.

LOCAL DO CURSO E DURAÇÃO

Campus Bueno

Periodicidade: Sábados Quinzenais

Horário de Aula: Sábados: 08h00 às 18h00

Duração aproximada: 18 meses Início: Fevereiro/2017

(4)

ESTRUTURA CURRICULAR

CON TABI LI D ADE E FIN AN Ç

AS

1 A Contabilidade como Centro de Informações

30

2 Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços

30

3 Finanças Corporativas e Criação de Valor

30

4 Orçamento Empresarial e Gestão do Fluxo de Caixa

30

5 Contabilidade e Legislação Societária

20

6 Gestão Estratégica de Tributos

20

SUBTOTAL 160

CONTR OL ADORI A E GE ST ÃO

1 Gestão Estratégica com foco em Inovação Disruptiva

30

2 Gestão da Controladoria Estratégica e Operacional

20

3 Diagnóstico e Consultoria empresarial

20

SUBTOTAL

70

GES

TÃO

DE

R

ISCO

S

1 Governança Corporativa e Gestão Sucessória

30

2 Gestão de Compliance em Instituições Não-Financeiras

20

3 Gestão de Riscos Corporativos

30

4 Gestão de Riscos Financeiros

20

5 PCN - Plano de Continuidade de Negócios

20

SUBTOTAL 120

MÉ TO DO DE PE SQ UIS A

1 Projeto de Pesquisa

30

2 Trabalho de Conclusão de Curso

30

SUBTOTAL

60

(5)

EMENTAS

CONTABILIDADE E FINANÇAS

Contabilidade como Centro de Informações – 30 horas

Conceitos Fundamentais de Contabilidade. As características qualitativas da informação contábil-financeira útil. Os elementos das demonstrações contábeis. Os critérios de reconhecimento e as bases de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas (IAS 18 - CPC 30) e Despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas financeiras. Depreciação. O objetivo da Estrutura Conceitual para a elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro (CPC 00).

Gestão de Custos e Estratégias de Formação de Preços – 30 horas

Conceitos e Classificação dos Custos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e a Prazo.

Finanças Corporativas e Criação de Valor – 30 horas

Lucro e Valor Agregado: Avaliação do ponto de equilíbrio. Alavancagem: Alavancagem financeira, combinada e operacional. Estrutura de capital: Capital Próprio. Capital de Terceiros. Custo de Capital. Fontes de Capital. Alternativas de Financiamento. Decisão de dividendos. Política de Dividendos. Risco e Retorno: Teoria de Carteiras, Modelos de Índices. Equilíbrio no mercado de capitais: O CAPM.

Orçamento Empresarial e Gestão do Fluxo de Caixa – 30 horas

Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Utilização de estatística no modelo orçamentário; Modelos gerenciais para Acompanhamento / Controle do Processo Orçamentário.

(6)

Contabilidade e Legislação Societária – 20 horas

Avaliação dos investimentos em participação societária. Conhecimento das metodologias de diferimento tributário. Holding e Grupo econômico: conceitos e definições. Equivalência Patrimonial, Relatório da Administração: elaboração, consolidação, publicação e republicação das demonstrações contábeis. Combinação de Negócios (IFRS 3 - CPC 15 (R1)). Operações com capital numa Sociedade Anônima. Incorporação, Fusão, Cisão e Extinção de Sociedades. Redução ao Valor Recuperável de Ativo - Impairment (IAS 36 - CPC 01).

Gestão Estratégica de Tributos – 20 horas

Entendimento dos tributos na gestão estratégica da empresa. Análise dos eventos econômicos e do reflexo dos tributos no patrimônio e no resultado das entidades empresariais. Gestão Estratégica de Tributos: conceitos fundamentais; Estrutura Tributária Brasileira (tributos sobre as operações, sobre o lucro e sobre o patrimônio). Lei 12.973/2014. Governança Tributária. Preços de Transferência. Tributos nas Combinações de Negócios. Maximização da Estrutura Tributária das Empresas. Impostos Indiretos: Desafios e Oportunidades.

CONTROLADORIA E GESTÃO

Gestão Estratégica com foco em Inovação Disruptiva – 30 horas

Implantação de novas estratégias corporativas e de negócios, reconhecendo as competências nas quais se pretende construir a vantagem competitiva. Análise de ambiente e concorrência, o suporte a decisão estratégica, a colaboração ao ciclo de planejamento estratégico e a gestão de sua implantação e monitoramento. Conceitos básicos e modelos de inovação, modelo de inovação aberta, inovação disruptiva e os fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. O Desenvolvimento de um modelo de estratégia de inovação e os Sistemas nacionais de inovação.

Gestão da Controladoria Estratégica e Operacional – 20 horas

Função da Controladoria. O papel do Controller. Modelos de estruturas organizacionais de Controladoria. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Etapas para a implantação da Controladoria: do processo de planejamento ao controle. Análise de Relatórios de Desempenho Financeiro. Balanced Scorecard: conceitos, Mapas Estratégicos e dashboards para a gestão dos indicadores. A Controladoria e os Sistemas de Informações Gerenciais.

Diagnóstico e Consultoria Empresarial – 20 horas

A importância da consultoria empresarial para as organizações na visão sistêmica da empresa e nos ramos de atividades específicas da consultoria. O contexto da consultoria e o perfil do profissional

(7)

como consultor nas fases do projeto de consultoria e as ferramentas básicas do consultor, construindo a imagem do consultor no mercado e a sua relação com o código de ética. Planejamento do processo de consultoria empresarial, características do diagnóstico organizacional e as abordagens do diagnóstico organizacional, entendendo as etapas do diagnóstico organizacional.

GESTÃO DE RISCOS

Governança Corporativa e Gestão Sucessória – 30 horas

Conceitos e práticas de governança corporativa. Evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. Os mecanismos internos e externos de governança corporativa e o papel do Conselho de Administração, sobre os códigos de governança corporativa e os impactos da adoção de práticas de governança corporativa. A empresa familiar a partir de diferentes pontos de vista na percepção da família, família e propriedade. Os processos de profissionalização e do planejamento sucessório nas empresas familiares e a Governança Corporativas nas Empresas Familiares.

Gestão de Compliance em Instituições Não-Financeiras – 20 horas

Atividade de compliance na estrutura do sistema de controles internos. Diferença da atividade de compliance e da auditoria interna. Benefícios de um sistema efetivo de Governança, Risco e Compliance. Gestão de risco de práticas de suborno e corrupção e de outras não-conformidades. Conformidade com leis, regulações e procedimentos internos como vantagem competitiva. As principais legislações anticorrupção. A Lei da Empresa Limpa no Brasil. Pré-requisitos para uma função Compliance efetiva. Compliance Officer: papéis, responsabilidades e comportamentos desejados. O papel dos órgãos da Governança no Compliance. Relacionamento com os demais departamentos. Liderança estratégica da função Compliance. Gestão da mudança para a criação de uma cultura pró-compliance.

Gestão de Riscos Corporativos – 30 horas

Modelos de gestão de riscos corporativos propostos por COSO e IBGC. Técnicas de identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos empresariais. Elaboração da matriz de riscos e controles internos.

Gestão de Riscos Financeiros – 20 horas

Aspectos econômicos e regulatórios da gestão de riscos. Cálculo do valor de ativos financeiros. Técnicas de geração de cenários. Mensuração de risco de mercado (sensibilidade, value at risk e stress test). Precificação de operações de crédito. Apuração do risco de crédito (creditmetrics, credittrisk + e KMV).

(8)

PCN - Plano de Continuidade de Negócios – 20 horas

A Política de Gestão de Continuidade de Negócios (PGCN) na definição da estrutura de funcionamento. O entendimento da conduta considerada adequada para a manutenção da gestão, identificando as ameaças em potencial e impactos nas operações dos negócios. Análise das normas BS 25999 e ABNT NBR 15999, que estabelece processos, princípios e terminologias da Gestão de Continuidade de Negócios (GCN), possibilitando a compreensão das fases de construção de um Plano de Continuidade de Negócios.

Projeto de Pesquisa – 30 horas

O conteúdo desta disciplina permite que o aluno tenha sua iniciação nas práticas de investigação e tem o propósito de discutir conceitos e características da ciência, bem como de familiarizá-lo com as com técnicas de estudo e de pesquisa científica. Aborda as etapas de uma pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Métodos e Técnicas de pesquisa. Caracterização do objeto de pesquisa. Formas comuns de coleta de dados. Estruturas do projeto de pesquisa. Metodologia científica para elaboração de trabalhos. Técnicas básicas para pesquisa bibliográfica e uso de padrões de referências. Elaboração de projetos de pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação – 30 horas

Trata-se de atividade com enfoque tanto reflexivo como investigativo. Busca-se fomentar e estimular o aluno para pesquisa e a sua imediata aplicação, preparando os participantes para assumirem um espírito empreendedor e crítico e em conformidade com os fundamentos aprendidos no decorrer do curso de pós-graduação. O trabalho é direcionado para realização de um artigo científico na metodologia de Estudo de Caso.

(9)

Coordenação:

Me. Marcus Vinícius Rodrigues Lima

Cursou as disciplinas [Teoria Positiva em Contabilidade] e [Controladoria Avançada] em 2016/2 como Aluno Especial do Doutorado em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). Cursou a disciplina [Avaliação de Empresas II] em 2016/1 como Aluno Especial do Doutorado em Ciências Contábeis Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pelas Faculdades Alves Faria (ALFA). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e Especialização em Administração Pública pela FGV/RJ. Atualmente é Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-graduação Lato Sensu das Faculdades Alves Faria (ALFA). Foi Servidor efetivo da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Administração Pública e Privada, com ênfase em Resultados.

Equipe de Professores:

Dr. Alzino Furtado de Mendonça

Doutorado em Educação (UFG/FE, 2009), Mestrado em Educação (UFG, 1992), Especialista em Informática Aplicada à Educação (UNICAMP, 1989). Especialista em Educação Continuada e a Distância (UnB, 2000). Licenciado em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional (UCG, 1976). Experiência profissional em Educação Fundamental e Superior, como gestor educacional. Experiência como docente na área de Educação a Distância, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Docência Online. Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Professor Formador no Curso de Especialização a distância em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB), ofertado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Titular do Programa de Pós Graduação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) da Faculdade Alves Faria (ALFA). Pós-doutorando do Programa em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás.

Ma. Adriana Ferreira

Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. Doutoranda- Universidade Americana- foco em Governança Corporativa e Sucessão. Mestrado Executive Internacional, pelo IPOG/ University Beulah Heights, com foco em Liderança e Consultoria. Especialização em Coaching Ontológico. Especialista em Consultoria e Coordenação de Grupos pela PUC-GOIÁS e Instituto de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama (SOBRAP). Especialista em Direito Administrativo pela Academia de Polícia do Estado de Goiás. Especialista em Contabilidade Pública pela

(10)

Academia de Polícia do Estado de Goiás. Graduada em Direito pela PUC- GO. Coach com certificação internacional pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching. Coach com certificação internacional pelo InCoaching – Instituto Internacional de Coaching. Analista com Certificação Internacional em Assessment DISC pela Inscape Publishing.

Me. Christian Drees

Formado em Administração de Empresas pela UniCuritiba – PR com MBA em Finanças e Controladoria pela FGV-RJ e Mestrado em Agronegócio pela UFG. Professor de Cursos de Graduação da Faculdades Alfa e ESUP / FGV. Experiência de 20 anos como executivo e consultor na área de Controladoria / Finanças / Gestão Estratégica de vários segmentos (comunicação / segurança / agronegócio / bebidas / educação / tecnologia de informação). Atuou por quase 5 anos como Gerente de Controladoria do Grupo José Alves, atuando na Holding do Grupo nos ramos de bebidas (franquia Coca-Cola), T.I., Educação e Rastreamento. Atualmente é Controller da SGS UNIGEO, empresa da divisão do agronegócio pertencente a multinacional SGS Group. Possui diversos artigos publicados em congressos incluindo premiações nacionais.

Esp. Francesco Luigi Celso

Pós-graduado em Negócios para Executivos (FGC SP), concluído em 2003. Curso de especialização em Negócios Empresarias (Fundação Dom Cabral), concluído em 2000. Graduado em Ciências Contábeis (PUC SP), concluído em 1990. Graduado em Ciências Econômicas (PUC SP), concluído em 1986. Início da atividade profissional como trainee da KPMG no ano de 1983. Passagem pelas diversas categorias da atividade de auditor independente alcançando a função de sócio de auditoria em 1998. Execução de trabalhos de auditoria e liderança de projetos de auditoria independente em diversas empresas, com ênfase em empresas do setor financeiro. Atuação como instrutor de cursos e palestras promovidas pela KPMG Business School na área de contabilidade e auditoria.

Esp. Lorena Almeida Campos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB. Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria - FGV (2010). Especialista em Administração Financeira - Universo (2005). Graduada em Ciências Contábeis - PUC-GO (2002). Sócia do escritório Almeida & Campos - Novos Horizontes Empresariais com atuação na área de Contabilidade e Gestão Empresarial. Possui experiência como docente em cursos de graduação e especialização em Ciências Contábeis e Administração. Possui interesse em temas relacionados a Contabilidade Gerencial, Indicadores de Desempenho, Disclosure, Governança Corporativa e Prática Contábil.

Me. Luiz Carlos Marques Ongorato

Doutorando em Ciência da Gestão aplicada à Decisão pela Universidade de Coimbra – Portugal. Mestre em Economia pela UFPE. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior. Foi gerente de exportação da Tramontina Belém. Atualmente é empresário do setor de alimentos e bebidas e professor das Faculdades Alves Farias na área de administração, negócios e economia.

(11)

Dr. Marcelo Ladvocat Rocha Campos

Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB. ESPECIALIZAÇÃO EM VAREJO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. GRADUADO EM ECONOMIA pela Universidade Candido Mendes Rio de Janeiro - UCAM-RJ. Atua na ÁREA DE MACROECONOMIA com linha de pesquisa em Desenvolvimento Econômico. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes são: Macroeconomia; Finanças Públicas; Política e Planejamento Econômico; Economia do Setor Financeiro; Econometria; Privatização.

Esp. Marciel Augusto Raimundo Lima

Advogado tributarista, Contador, Consultor de empresas nas áreas contábil e tributária à 19 anos. É Professor de Pós-graduação da ALFA - Faculdades Alves Faria, PUC GOIÁS/IPECON , UFG - Universidade Federal de Goiás, GAP - Anápolis e IPOG, sócio e editor do Informativo OBJETIVA -Edições Empresariais Ltda., palestrante de cursos pela Objetiva Cursos empresariais , CRC-GO, SESCON Rio Verde, SENAR - GOIAS, Northia Cursos de Campo Grande - MS, título de Pós-Graduação em Auditoria, Análise Contábil pela PUC-GO, Ex-monitor do Curso Pós-Graduação de Direito Empresarial da FGV- Fundação Getúlio Vargas.

Me. Márcio Alexandre Fischer

Doutorando em Administração de Negócios. Bacharel em Administração. Mestre em Administração, com área de concentração em Gestão Organizacional e foco na linha de pesquisa de Gestão Financeira e Controladoria. Especialista em Ciências Empresariais e em Gestão Estratégica de Negócios. Professor convidado de diversas universidades no Brasil para disciplinas de pós-graduação em Módulos de Governança Corporativa, Auditoria Interna, Finanças Empresariais e Corporativa, Análise de Cenários Econômicos, Análise Financeira e Econômica Avançada, Análise de Investimento. Autor de vários artigos científicos em congressos nacionais e internacionais. Premiado pela USP por publicações científicas nos Seminários de Administração.

Me. Ricardo Borges de Rezende

Mestre pelo Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFRN (2013). Especialista em Auditoria e Gestão Governamental (PUC-GO/IPECON - 2004), e Análise e Auditoria Contábil (PUC-GO/CRC-GO - 2005). Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Professor dos cursos de Graduação das Faculdades Alves Faria (ALFA), e do Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Coordenador e Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Anápolis. Gestor de Finanças e Controle do Governo do Estado de Goiás. Tem experiência nas áreas de Análise e Auditoria Contábil, Gestão Financeira, Gestão de Custos, Perícia, Controladoria, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Análise das Demonstrações Contábeis.

(12)

Esp. Rogério Pires Bretas

Graduado em Ciências Contábeis pela UFMG / 1996. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV / 1998. Graduando em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara (9º período). Tem 20 anos de experiência profissional em consultoria contábil e tributária. Atua na administração e no planejamento tributário tanto em impostos diretos (IRPJ e CSLL), quanto em impostos indiretos (PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS). Possui experiência prática no trato de incentivos fiscais brasileiros, em especial os da Zona Franca de Manaus e incentivos regionais do ICMS PRODUZIR (GO), PRODESIN (AL), bem como incentivo federal de pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica – P&D.

Me. Sérgio Douglas Vilela

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, pela PUC-SP (2003). Especialista em Auditoria e Análise de Balanço pelo Universidade Católica de Goiás (1996). Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO/1990). Atualmente é Diretor Executivo da Vilela Contabilidade S/S Ltda., Consultor e Palestrante sobre Normas Internacional de Contabilidade (IFRS). Professor da FGV (conveniada) de disciplinas na área contábil - Gerencial e Societária. Professor dos programas de pós-graduação da ALFA. Avaliador do Inep-Mec (Há mais de 10 anos).

Me. Wederson da Silva Viana

Mestre em Administração, Administrador e Contador, Especialização em Auditoria e Perícia, Auditor Líder de Sistema de Gestão da Qualidade, Auditor em 5S, Líder Coaching, Experiência em Planejamentos e Projetos, Contabilidade Gerencial e Controles Financeiros, Consultor Corporativo, Palestrante nas áreas de sua especialidade. Professor das Faculdades Alves Faria ALFA, nos cursos de Pós-Graduação. Sócio Fundador do GRUPO DESTRA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS INTEGRADAS, Diretor de Projetos do Grupo Destra. Possui mais de vinte anos de experiência em grandes empresas em nível nacional. Vencedor do Prêmio Megha Profissionais como Administrador em 2007, Contador em 2008 e Personalidade Masculina em 2014.

(13)

INSCRIÇÃO

Realize a pré-inscrição para a Pós-Graduação ALFA no curso de sua escolha no site www.alfa.br. Uma vez concluída, sua pré-inscrição será enviada à equipe de consultores, que entrará em contato com você para eventuais esclarecimentos e darmos início ao processo de matrícula.

PROCESSO DE MATRÍCULA

Para realização da matrícula será necessária a apresentação dos seguintes documentos na Central de Atendimento ao Aluno.

RG , CPF, Comprovante de Endereço Certidão de Nascimento ou de Casamento

Diploma ou Declaração de Conclusão da Graduação (com data da colação de grau) Histórico Escolar

Foto 3x4

Referências

Documentos relacionados

Menu SAP - Contabilidade - Controlling - Contabilidade de centro de lucro - Dados mestre - Hierarquia standard - Criação de KCH1 Na tela inicial, é necessário inserir o código do

O Ministério Público, intimado para se manifestar sobre sua atuação na presente ACP, apresentou a petição de ID n. 427067864, na qual afirma participar do processo na condição

O Sistema GDAE impedirá que a Prestação de Contas seja analisada pelo DRA/FDE se não constar o status “Aguardando Avaliação” no Relatório de Prestação

Nesta fase do desenvolvimento o Grupo de Trabalho do Projecto de Desenvolvimento e Autonomia das Escolas concentrou-se na transferência de competências para a

69% dos entrevistados se consideram saudáveis Pesquisa considerou o estilo de vida das pessoas para buscar impactos no consumo e percepção de leite e iogurte Perfil da

Os candidatos apenas efetuam o pagamento quando o BCSD Portugal assegurar as condições necessárias para o bom funcionamento da formação, contudo, o pagamento integral da

♦ Os títulos de periódicos abreviados estão SEM os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano. Se

13.2 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do