• Nenhum resultado encontrado

Questões comentadas ENEM 2011 Parte 5 Ciências da Natureza e suas Tecnologias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questões comentadas ENEM 2011 Parte 5 Ciências da Natureza e suas Tecnologias"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Questões comentadas ENEM 2011 – Parte 5

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Caro estudante,

Trazemos para você a quinta parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do

ano de 2011, do grupo “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.

Acompanhe nossos comentários e resoluções!

Bom aprendizado!

QUESTÃO 37

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o

Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

(A) comensalismo. (B) inquilinismo. (C) cooperação. (D) predatismo. (E) mutualismo. Comentários

A questão apresenta um caso de sofisticação da técnica de caça de um tipo de vagalume (Photuris), que utiliza um recurso normalmente usado no ritual de acasalamento. Como o macho do gênero Photinus é devorado pela fêmea do gênero Photuris, há uma relação de presa e predador, respectivamente, entre eles; ou seja, “predatismo”.

Grau de dificuldade – Fácil.

O predatismo é a relação ecológica interespecífica desarmônica, mais conhecida e fácil de ser distinguida das demais.

Resposta

(D) predatismo.

QUESTÃO 38

O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol. O plantio da cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de etanol, envolve a adição de macronutrientes como enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio, principais elementos envolvidos no crescimento de um vegetal.

Revista Química Nova na Escola. no 28, 2008. O nitrogênio incorporado ao solo, como consequência da atividade descrita anteriormente, é transformado em nitrogênio ativo e afetará o meio ambiente, causando

(A) o acúmulo de sais insolúveis, desencadeando um processo de salinização do solo.

(2)

(C) a contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de íons como NO3 –

e NH4 +

em água. (D) a diminuição do pH do solo pela presença de NH3, que reage com a água, formando o NH4OH (aq).

(E) a diminuição da oxigenação do solo, uma vez que o nitrogênio ativo forma espécies químicas do tipo NO2, NO3 –

, N2O.

Comentários

A questão trata do fenômeno da “eutrofização”, que é o excesso de nutrientes nos meios aquosos de rios, lagos e lençóis freáticos, que promove a proliferação de algas e outros microorganismos aeróbicos. Esses organismos, por sua vez, retiram o oxigênio (O2) dissolvido na água em seu metabolismo, causando a mortandade de peixes. Esse excesso de nutrientes pode advir da adubação artificial por fertilizantes químicos adicionados ao solo, que depois escoam para os diversos ambientes aquáticos.

O nitrogênio é o principal elemento envolvido nesse fenômeno, assumindo as formas de cátion amônio (NH4+) e ânion nitrato (NO3–).

Grau de dificuldade – Médio.

Apesar da eutrofização ser um fenómeno bastante discutido no Ensino Médio e bastante presente nas questões do ENEM, as opções falsas (distratores) podem confundir o estudante desatento. Por exemplo, a amônia (NH3) realmente reage com água, formando hidróxido de amônio (NH4OH), que, sendo hidróxido, aumenta o pH do meio aquoso (não “diminui”, como afirma a alternativa D). Mas isto acontece, se a amônia for borbulhada em meio aquoso, o que não acontece no solo e em ambiente agrícola, já que a amônia é um gás.

Resposta

(C) a contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de íons como NO3– e NH4+ em água.

QUESTÃO 39

Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.

FIOLHAIS, C. Física divertida. Brasília: UnB, 2000 (adaptado).

Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?

(3)

(B) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.

(C) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.

(D) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.

(E) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.

Comentários

As ondas têm a propriedade de atravessar orifícios e se expandir a partir do ponto do orifício, do outro lado de um obstáculo. Esta propriedade é conhecida como “difração”, bem representada na ilustração 3. A difração permite que o som seja ouvido através de um muro, pois o som passa por frestas e contornos do muro, chegando ao outro lado de forma menos intensa, mas chega.

A alternativa (B) descreve o eco ou a reflexão das ondas sonoras. A opção (C) descreve as diferentes velocidades de propagação do som em meios físicos diferentes. A distorção do som, comentada na opção (D), é conhecida como efeito Doppler-Fizeau ou, simplesmente, efeito Doppler, ocasionado pelo deslocamento de quem ouve o som, em relação à fonte do som. Um cristal se despedaça, dependendo de uma onda sonora, que entra em “ressonância” com a nota musical que a taça é capaz de emitir, quando vibra, semelhante a um sino.

Grau de dificuldade – Médio.

O estudante precisa estar familiarizado com a maioria das propriedades das ondas (sonoras ou eletromagnéticas) para relacionar os diferentes fenômenos descritos nas opções com as ilustrações apresentadas.

Resposta

(A) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.

QUESTÃO 40

Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

(A) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica. (B) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar. (C) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo. (D) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado. (E) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

Comentários

A questão apresenta a incineração do lixo, que pode ser considerada uma atividade ecologicamente correta do ponto de vista da transformação em energia elétrica; mas poluente, se considerarmos os gases lançados na atmosfera, em especial para as populações que moram nas proximidades do incinerador. Em termos do ciclo do carbono, a incineração do lixo não é tão grave quanto a dos combustíveis fósseis, nem tão “limpa” quanto a dos combustíveis verdes, como álcool e biomassa. Isso porque o lixo contém diferentes tipos de plástico (derivado do petróleo), e também papel e papelão (de origem vegetal).

Como a composição química do lixo é muito variada, é difícil controlar as emissões dos gases de sua queima, sendo recomendado o uso de filtros nas chaminés dos incineradores.

(4)

As alternativas falsas são muito óbvias, duas delas propondo até o aumento do volume de lixo para diminuir a emissão de gases, o que é ilógico.

Resposta

(B) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

QUESTÃO 41

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que

(A) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.

(B) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.

(C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

(D) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.

(E) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

Comentários

Como sabemos, o atleta praticante do salto com vara precisa correr muito, desenvolvendo grande energia cinética (etapa I), para conseguir realizar o salto. No momento em que ele toca a vara no chão (etapa II), esta sofre uma deformação, dobrando-se e, depois, impulsionando o atleta para o alto. Assim, parte da energia cinética é convertida em energia potencial elástica. Quanto maior for a eficiência dessa conversão de energia, maior altura o atleta consegue atingir; ou seja, maior energia potencial gravitacional (etapa III). A energia cinética depende da velocidade (v) do atleta, em sua corrida em direção ao obstáculo, de acordo com a equação Ec = m.v2 / 2.

A energia potencial gravitacional está relacionada com a altura (H) atingida pelo atleta, dada pela equação

Ep = m.g.H.

Grau de dificuldade – Fácil.

A conversão de energia cinética em energia potencial gravitacional e vice-versa é amplamente discutida na Física do Ensino Médio.

(5)

Resposta

(C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

QUESTÃO 42

Os Bichinhos e O Homem Arca de Noé

Toquinho & Vinicius de Moraes Nossa irmã, a mosca

É feia e tosca Enquanto que o mosquito

É mais bonito Nosso irmão besouro

Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata

Bichinha mais chata É prima da borboleta

Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo

Só pra chatear

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é (A) o filo (B) o reino. (C) a classe. (D) a família. (E) a espécie. Comentários

Como todo inseto, os seres mencionados no poema pertencem ao Filo dos “Artrópodes”. O ser humano pertence ao Filo dos “Cordados” (vertebrados).

Os dois Filos estão inseridos no Reino Animalia ou Metazoa, conhecido como Reino Animal.

Grau de dificuldade – Médio.

A questão exige que o estudante identifique a mesma unidade taxonômica entre os insetos e o homem, o que não é difícil. Mas, como são várias as unidades taxonômicas mais amplas (reino, filo e classe), há a possibilidade de o estudante se confundir.

Resposta

(B) o reino.

QUESTÃO 43

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

(6)

Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado). A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

(A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

(B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas. (C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

(D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

(E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

Comentários

Metais pesados não geram biomassa, que é formada principalmente de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e fósforo (opção A). As algas são organismos fotossintetizantes, produzindo oxigênio gasoso (O2) como subproduto da fotossíntese, e não gás carbônico (opções B e C). A síntese de substâncias químicas realizada pelas algas não envolve quaisquer resíduos do metabolismo animal; mas, sim, os resíduos nitrogenados, já mineralizados, principalmente na forma de nitrato (NO3-), além de gás carbônico e água.

Grau de dificuldade – Médio.

As opções falsas trazem afirmativas (distratores) que podem confundir o estudante.

Resposta

(D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

QUESTÃO 44

Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

(A) Colocação de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reprodução.

(B) Substituição das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro.

(C) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.

(D) Higienização adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. (E) Colocação de filtros de água nas casas, visto que a reprodução do mosquito acontece em águas contaminadas.

Comentários

As frequentes campanhas de prevenção contra a dengue, divulgadas pelos meios de comunicação, aconselham a remoção de recipientes nos quais a fêmea do mosquito Aedes aegypti possa realizar a postura de seus ovos. Onde houver água parada, doce e limpa, há possibilidade da proliferação das larvas do mosquito, que podem estar contaminadas com o vírus causador da doença.

Em caso do tratamento de um paciente doméstico, deve-se manter o doente em recinto fechado, evitando seu contato com mosquitos que podem picá-lo novamente e, depois, picar outras pessoas, contaminando familiares e vizinhos.

(7)

Grau de dificuldade – Fácil.

A remoção de recipientes em que se possa acumular água é amplamente divulgada nos meios de comunicação, nas campanhas de prevenção contra a dengue.

Resposta

(C) Remoção dos recipientes que possam acumular água, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio.

QUESTÃO 45

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.

Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de (A) metano durante o processo de digestão.

(B) óxido nitroso durante o processo de ruminação. (C) clorofluorcarbono durante o transporte de carne. (D) óxido nitroso durante o processo respiratório.

(E) dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens.

Comentários

Todo material orgânico em decomposição gera gás metano, principalmente aquele em que atuam as bactérias anaeróbicas. Como grandes extensões de terra, antes de florestas nativas, são hoje utilizadas para pastagem, a vegetação tem um ciclo muito rápido na transformação em alimento para o gado, e boa parte do carbono consumido é convertido em metano.

No sistema digestivo dos ruminantes, atuam bactérias produtoras de gás metano (CH4), que é um gás com alto potencial de reflexão de ondas infravermelho (calor), contribuindo para o efeito estufa de forma ainda mais intensa que o gás carbônico (CO2), além de contribuir também com o ataque químico à camada de ozônio (camada atmosférica, na qual se encontram misturados os gases O2 e O3).

É devido à eliminação do metano que a pecuária é uma atividade capaz de ser mais poluente que o setor de transportes, quando se considera a sua influência sobre o efeito estufa.

(8)

Grau de dificuldade – Fácil.

A produção de gás metano nos processos de decomposição é amplamente discutida na Biologia e na Química do Ensino Médio. E também muito frequente nas questões do ENEM, devido à sua importância na produção de combustíveis alternativos. O estudante que está familiarizado com as questões do ENEM tem boas informações para acertar a questão.

Resposta

Referências

Documentos relacionados

As espécies exóticas são qualquer ser vivo que são introduzidas de forma intencional (quando o homem introduz uma espécie geralmente para fins econômicos) ou

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução

O HF, H2O e NH3 se destacam dos elementos da mesma família, visto que fazem ligações de hidrogênio que são mais fortes que as ligações dipolo-dipolo que os

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa. b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em

Nesta unidade, são apresentados os conceitos iniciais para o estudo dos ecossistemas. Busca-se sensibilizar os alunos verificando a situação do ecossistema local e, também,

O professor deve fomentar a discussão para que a troca de ideias entre os alunos permita que eles percebam que ao atritarmos diferentes materiais, a energia cinética do movi-

Mas, se nos anos 1970, a Comunicação foi o grande destaque, nos anos 1980, com o início do processo de abertura política no país, a política – no seu sentido mais amplo –

Combustíveis fósseis são aqueles que, quando utilizados ou queimados para produção de energia, liberam átomos de carbono e energia armazenados há muitos milhões de anos; ou