• Nenhum resultado encontrado

Rotary International Centro de Serviços de RI no Brasil Sakuji Tanaka Presidente Rotary International

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rotary International Centro de Serviços de RI no Brasil Sakuji Tanaka Presidente Rotary International"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ROTARY INTERNATIONAL BRAZIL OFFICE End: Rua Tagipuru, 209

CEP: 01156-000 São Paulo SP

Fone: (11) 38262966 Fax: (11) 3667.6575 Homepage: www.rotary.org.br

Expediente: das 8h às 17h

ADMINISTRAÇÃO DE CLUBES E DISTRITOS Supervisora Débora Watanabe E-mail: Coordenador Emerson Bezerra E-mail: DEPARTAMENTO FINANCEIRO Supervisor Carlos Afonso E-mail: Coordenador Fabio Peverari E-mail: FUNDAÇÃO ROTÁRIA Supervisor Edilson Gushiken DEPARTAMENTO DE PUBLICAÇÕES Coordenadora Sênior Clarita Urey E-mail: ASSISTENTE Washington Pinheiro E-mail: debora.watanabe@rotary.org emerson.bezerra@rotary.org carlos.afonso@rotary.org fabiopeverani@rotary.org edilson.gushiken@rotary.org clarita.urey@rotary.org washigton.pinheiro@rotary.com E-mail:

Centro de

Serviços

de RI no Brasil

Rotary International

PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL 2012-2013

Sakuji Tanaka (RC de Yashio, Saitama - Japão) E-mail: SECRETÁRIO GERAL DO ROTARY INTERNATIONAL sakuji.tanaka@rotary.org john.hewko@rotary.org antiorio@padreanchieta.com.br

John Hewko (RC de Kyiv - Ucrânia) E-mail:

DIRETOR DE ROTARY INTERNATIONAL 2011-2013

José Antônio Figueiredo Antiório (RC de Osasco - Distrito 4610) E-mail:

CHAIR DO CONSELHO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 2012-2013

Wilfrid J. Wilkinson (RC de Trenton - Canadá)

Mensagem do Presidente de Rotary International

Mensagem do Presidente de Rotary International

www.distrito4780.com.br

Sakuji Tanaka

Presidente Rotary International

Jaguarão - RS

Jaguarão - RS

Carta Mensal 03

Carta Mensal 03

Ano 2012-2013 Distrito 4.780

Mês de Setembro

Mês de Setembro

(2)

Mensagem do Diretor de RI

2

GOVERNADOR

Carlos Frederico Radünz Gonçalves Maria Virgínia Radünz Gonçalves End: Avenida 27 de Janeiro, nº 1130 Jaguarão - RS

CEP: 96300-000 Fone: (53) 32611837 Cel: (53) 84285177 E-mail:

Rubem Beraldo dos Santos E-mail:

E-mail:

E-mail:

SECRETÁRIA

Eliane Rocket Gonzalez

End: Rua Odilo Gonçalves, nº 1074 Jaguarão - RS CEP: 96300-000 Fone: (53) 32612744 Cel: (53) 91378154 E-mail: TESOUREIRO

Darlan Recuero Batalha

End: Rua General Câmara , nº 1141 Jaguarão - RS CEP: 96300-000 Fone: ( 53 ) 32612879 Cel: (53) 91062822 E-mail: CARTA MENSAL Sandra Vieira

End: Rua Franklim de Magalhaes, nº 74 Bairro Carlos Vasques

Arroio Grande - RS CEP: 96330-000 Fone: (53) 84096937 E-mail:

SUPORTE AO SITE Luiz Renato Herzog

End: Rua Pinheiro Machado 1665 Cachoeira do Sul - RS

CEP: 96.506-611 Fone: (51) 3722.2666

E-mail:

SECRETÁRIA EXECUTIVA Rosa Maria Martins Carvalho Dutra Jaguarão - RS Fone: (53) 84285067 (53) 84284644 E-mail: camel.rs@brturbo.com.br eliane.gonzalez@hotmail.com darlan@focuspro.com.br sandramrvag@hotmail.com herzog@s-maq.com.br manadutra@bol.com.br GOVERNADOR ELEITO 2013-2014 GOVERNADORA INDICADA 2014-2015 Cecília Siqueira Amaral

INSTRUTOR DISTRITAL

GD 2007- 2008 Cláudio Ernani Vasques Neves ruberaldo@terra.com.br

ceciliaamaral@v-expressa.com.br

claudioneves@supermercadosparaiso.com.br

Distrito 4.780

Mensagem do Governador 2012-2013

Carlos Frederico Radünz Gonçalves e Maria Virgínia Governador - Distrito 4.780

Prezados Companheiras e Companheiros,

Celebremos as Novas Gerações nesse mês de setembro.

O ex-presidente do RI, Luís Vicente Giay, criou o termo “Novas Gerações”, quando falou que o futuro do Rotary dependia do envolvimento dos jovens nos programas e atividades da nossa organização.

Na Convenção do Rotary International de 1996, em Calgary, Canadá, ele disse: “A visão que tivermos do futuro fará a diferença entre o nosso sucesso ou fracasso. As Novas Gerações são o nosso investimento no futuro. Portanto, vamos começar a construir o futuro.”

As Novas Gerações tornaram-se a Quinta Avenida de Serviços do Rotary em 2010 e sua definição está nos Estatutos Prescritos para o Rotary Club, artigo 5: Serviços às Novas Gerações - A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens, através do incentivo a atividades de desenvolvimento de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e a compreensão mundial. Os Rotary Clubs devem se comprometer a envolver os jovens em projetos de serviços profissionais, à comunidade e internacionais, e oferecer programas e recursos que os apoiem, reconhecendo trabalhos extraordinários de jovens de suas comunidades ou participantes de programas pró-juventude do RI.

Os programas pró-juventude podem ser o primeiro passo para uma vida dedicada ao Ideal de Servir do Rotary, por isso fortaleça o seu relacionamento com os participantes, não apenas como um investimento para o futuro, mas também para enriquecer o seu clube hoje. Boa sorte! Saudações Rotárias!

Setembro, Rotary International dedica todas as atenções às novas gerações.

Representante da Junta Diretiva de Rotary International, como Diretor de Ligação entre o Comitê International de Rotary International para Rotaract e Interact, tenho a felicidade de compartilhar os trabalhos com o Chairman deste Comitê, Governador 2003/04, José Luiz Toro da Silva, brasileiro, de renomado conhecimento com a juventude que foi Interactiano, Rotaractiano e hoje um excelente Administrador de Rotary e mostrar que unidos com a juventude poderemos ter no futuro próximo nossos verdadeiros sucessores.

Mensagem do Diretor de RI

Mensagem do Governador 2012-2013

José Antonio Figueiredo Antiório Diretor de Rotary International

Chegamos a essa conclusão após nos reunirmos em Chicago com lideranças de todas as partes do mundo e lideranças dos rotaractianos e pudemos observar que os jovens querem ser respeitados por nós, querem trabalhar em nossos projetos e ter a nossa participação em projetos que realizam. Os Rotaractianos esperam que sejamos os seus conselheiros, orientadores e que mostremos a nossa experiência como profissionais de sucesso, de liderança em nossas profissões, permitindo a eles fazerem conosco o “ Net Work”, a troca profissional tão desejada, receberem carinho e amizade, hoje tão desejado pela juventude.

Vamos olhar diferente, nos reciclando para formarmos uma juventude forte, sadia, intelectualmente bem formada, com condições de enfrentar os desafios da vida e do mercado de trabalho.

Esta será nossa tarefa e assim cumpriremos a nossa missão de buscar a “Paz através do Servir”.

Em minha mensagem de 2011, falei que “Os jovens não precisam de atenção dos mais experientes em atitudes paternalistas e egocêntrica.“Os jovens precisam de homens e mulheres amadurecidos para mostrar o caminho da vida, das alegrias, tristezas, vitorias, derrotas, sucesso ou fracasso”.

Hoje estou convicto que estava certo.

No treinamento que tornamos oficial no Brasil, orientados pelo Rotary International, para treinar os RDRS, os jovens que vimos são, na grande maioria, formandos, bacharéis, mestrandos, doutorandos e que estão preparados para liderar e serem liderados.

Mostraram que estão prontos para serem nossos companheiros rotarianos. O nosso caminho para o sucesso é nos unirmos à Juventude.

(3)

Parabéns!

Parabéns!

3

Mês das novas

Gerações

Setembro foi designado pelo RI como o “Mês das Novas Gerações”, para destacar todas as atividades que favorecem o desenvolvimento das pessoas até 30 anos de idade. As Novas Gerações são a Quinta Avenida de Serviços do Rotary.

A juventude é uma das preocupações permanentes

do Rotary. Sendo o maior patrimônio da humanidade, o jovem é a única matéria-prima da qual se pode fazer um Homem, na melhor e mais profunda acepção da palavra.

A declaração de metas para as Novas Gerações diz:“Cada rotariano tem a responsabilidade de ajudar as

Novas Gerações, preparando-as para lidar com situações diversas e reconhecendo suas múltiplas necessidades. Saúde, Valores Éticos, Educação e Desenvolvimento. São as necessidades básicas das Novas Gerações.”

Com experiência quase centenária, Rotary, através da excelência de seus programas, propicia que as Novas Gerações encontrem campo fértil e todas as condições de vivenciarem o sagrado Ideal de Servir.

Valorizando e aproveitando toda potencialidade, vamos trabalhar de mãos dadas com as Novas Gerações, canalizando suas forças para o trabalho de Servir em parceria. Sabemos que os jovens engajados têm mais facilidade de construir-se, e, assim, contribuir para a construção do tão sonhado mundo melhor.

Todos os anos, milhares de pessoas de 12 a 30 anos de idade vivem experiências incríveis em um dos programas de Novas Gerações. Como rotaractianos e interactianos, eles servem a comunidades locais e internacionais; pelo Intercâmbio de Jovens, exploram novas culturas; e como participantes do RYLA, desenvolvem habilidades de liderança.

Dessa maneira, motivando e encorajando as Novas Gerações, no mínimo estaremos auxiliando na preparação dos líderes que nos sucederão.

Setembro foi designado pelo RI como o “Mês das Novas Gerações”, para destacar todas as atividades que favorecem o desenvolvimento das pessoas até 30 anos de idade. As Novas Gerações são a Quinta Avenida de Serviços do Rotary.

A juventude é uma das preocupações permanentes

do Rotary. Sendo o maior patrimônio da humanidade, o jovem é a única matéria-prima da qual se pode fazer um Homem, na melhor e mais profunda acepção da palavra.

A declaração de metas para as Novas Gerações diz:

Com experiência quase centenária, Rotary, através da excelência de seus programas, propicia que as Novas Gerações encontrem campo fértil e todas as condições de vivenciarem o sagrado Ideal de Servir.

Valorizando e aproveitando toda potencialidade, vamos trabalhar de mãos dadas com as Novas Gerações, canalizando suas forças para o trabalho de Servir em parceria. Sabemos que os jovens engajados têm mais facilidade de construir-se, e, assim, contribuir para a construção do tão sonhado mundo melhor.

Todos os anos, milhares de pessoas de 12 a 30 anos de idade vivem experiências incríveis em um dos programas de Novas Gerações. Como rotaractianos e interactianos, eles servem a comunidades locais e internacionais; pelo Intercâmbio de Jovens, exploram novas culturas; e como participantes do RYLA, desenvolvem habilidades de liderança.

Dessa maneira, motivando e encorajando as Novas Gerações, no mínimo estaremos auxiliando na preparação dos líderes que nos sucederão.

“Cada rotariano tem a responsabilidade de ajudar as Novas Gerações, preparando-as para lidar com situações diversas e reconhecendo suas múltiplas necessidades. Saúde, Valores Éticos, Educação e Desenvolvimento. São as necessidades básicas das Novas Gerações.”

Francisco Guerrero Ruiz

Como está o nosso relacionamento com as Novas Gerações?

Estamos conscientizados de que a atuação das Novas Gerações determinará o futuro do Rotary?

Estamos cumprindo a contento nosso papel na corrida de revezamento das gerações?

Como está o nosso relacionamento com as Novas Gerações?

Estamos conscientizados de que a atuação das Novas Gerações determinará o futuro do Rotary?

Estamos cumprindo a contento nosso papel na corrida de revezamento das gerações?

SETEMBRO

Dólar rotário do mês de

setembro de 2012

R$ 2,06

Clubes

Dirigentes de aniversário

Dia 14 - Amauri Vargas Luz - Tesoureiro Rotary Club de São Sepé

Dia 18 - Pedro Menendez Ribeiro - Presidente Rotary Club de Livramento Integração

Dia 22 - Maria Cecília Moreira Kappel - Presidente Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul Dia 27 - Paulo Afonso de Macedo - Secretário Rotary Club de Livramento Integração

3

20-9-1939 - RC de Cachoeira do Sul

28-9-1939 - RC de Uruguaiana

Aconteceu no dia 29 de

setembro, em Cachoeira do

Sul, o Seminário Distrital. O

(4)

Sabemos que hoje, uma pequena porcentagem dos associados ao Rotary tem menos de 40 anos de idade e isso nos preocupa, pois o que será do Rotary daqui dez, vinte ou trinta anos se não tivermos quem dê continuidade a ele?

É p o r este m o t i vo q u e precisamos das novas gerações, destes jovens capazes e cheios de entusiasmo, para não deixar o Rotary se extinguir. Eles, que desde cedo estão envolvidos com a família rotária e que num futuro muito próximo se tornarão grandes líderes, presidentes de clube e governadores.

SETEMBRO, O MÊS DAS NOVAS GERAÇÕES.

A segunda edição da “Feira das Profissões foi um dos reflexos do trabalho desenvolvido pelo Interact Club de

Santiago Terra dos Poetas. O projeto, que envolveu universidades gaúchas e profissionais santiaguenses especializados, procurou dar aos estudantes a oportunidade de

conhecerem os caminhos que o mercado de trabalho disponibiliza.

Interact Club de Santiago Terra dos Poetas Presidente - Clarissa Guerra

4

INTERACT

Alana Zavareze Anillo

Vice-Presidente do Interact Club de Cachoeira do Sul

Representante Distrital de Interact Gestão 2012-2013

Distrito 4.780

Visita ao Asilo de Municipal de Santiago

Interact Club de Santiago Presidente - Gabriel Castro

Projeto do Natal. O Clube, em parceria com a banda Improviso, doou

cachorros-quentes e brinquedos às crianças, tornando este natal mais solidário, musical e feliz. Interact Club de São Gabriel

Presidente - Valentina Rossignolo

Campanha do Agasalho 2012 - Casa Nossa Senhora de Lourdes.

Interact Club de Alegrete Presidente - Bernardo Paviolli

Visita ao Asilo - Semana do Idoso 2012

Interact Club de Rosário do Sul “Serra do Caverá” Presidente - Vitória S. Najar

O clube realiza uma visita ao Lar Transitório do município levando presentes, brincadeiras, lanche e

muita diversão às crianças. Interact Club de Cachoeira do Sul

(5)

5

Ron D. Burton, associado do Rotary Club de Norman, EUA, foi escolhido como presidente do RI para 2013-14 pela Comissão de Indicação

Ron D. Burton é

escolhido como

Presidente do RI

para 2013-14

Gary C. K. Huang, membro do Rotary Club de Taipei, Taiwan, foi a escolha do Comitê de Indicação para Presidente do Rotary International em 2014-15. Huang será o presidente indicado em 1º de Outubro, se não houver nenhum candidato opositor.

Huang disse que sua visão para o Rotary é aumentar a participação para mais de 1,3 milhões de associados.

INDICADO PRESIDENTE DE RI PARA

2014-15

DESTAQUE

GARY C. K. HUANG

"Este é um ótimo momento para ser rotariano", diz Burton. "Acredito que, com o Plano Estratégico e o Plano Visão de Futuro, podemos nos beneficiar de nossos pontos fortes. Quero fazer com que todos os associados entendam o verdadeiro significado de ser rotariano. E com estes dois novos recursos podemos alcançar este objetivo."

Muito atuante em sua comunidade, Burton acredita que a promoção de altos padrões éticos é uma das qualidades que distingue o Rotary de outras organizações.

Rotariano desde 1979, recebeu o premio Silver Beaver, o premio Dar de Si Antes de Pensar em Si, a Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios, o Prêmio da Fundação Rotária por Serviços Eminentes e o Prêmio por Atuação Internacional em Prol de um Mundo Livre da Pólio.

Ele e sua esposa, Jetta, têm dois filhos e três netos.

“Para aumentar o nosso clube, devemos ir além das fronteiras para onde vemos um potencial de crescimento, como n os países da China, Mongólia e Vietn’a. Eu vou colocar uma grande ênfase no aumento membros do sexo feminino e mais jovens”, diz Huang.

Huang é Rotário desde 1976 e criou 19 novos clubes , como Governador do Distrito 345. Foi agraciado com o Premio Nacional de Serviço Cívico pela Federação das Associações sem fins Lucrativos e a Outstanding Service Award comunitário pelo Ministério do Interior.

Huang é casado com Corinna Yao e tem três filhos.

Casa da Amizade

Casa da Amizade

CASA DA AMIZADE DE ITAQUI

“50 ANOS”

CASA DA AMIZADE DE

CACHOEIRA DO SUL

Casa da Amizade de Itaqui completou "50 Anos" de trabalho e dedicação à comunidade carente e comemoraram com um belíssimo jantar dançante tendo a honra de contar com a presença Srª Terezinha Hendges Rauber, uma das primeiras presidentes de grande dedicação em nossa casa.

Marta T. da Siva - Presidente. Beatriz Bolzan - TesouReira

A Casa da Amizade de Cachoeira do Sul, durante a visita do Governador do Distrito 4780, Carlos Frederico Radünz Gonçalves e Virgínia, doou à Creche de Ensino Municipal de Educção Infantil Nossa Senhora de Fátima, um refrigerador frost-free. A entrega foi feita pela Presidente da Casa da Amizade, Lucíia Marques de Castro, na presença do Governador do Distrito e sua esposa, assim como demais companheiras da Casa da Amizade.

A referida creche atende 67 crianças, sendo que 22 em turno integral, oriundas dos bairros pobres da cidade de Cachoeira do Sul.

(6)

Domingo, dia 2 de setembro, aconteceu uma tarde de Surpresas Solidárias no CTG Gaspar Silveira Martins.

A promoção foi do Rotary Club de Bagé Sul em benefício da reforma e compra de equipamento para sala de fisioterapia da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Houve venda de café, roda e carreta e pastel no local. O primeiro prêmio da tarde defoi um fogão quatro bocas e a vencedora foi a senhora Elizete Ferreira. Foram oferecidas também uma cafeteira, ducha para banheiro, luminária, mini ranchos, sandálias, tinta para parede, conjunto de pratos para aperitivo e muitos outros prêmios.

O Rotary Club de Bagé Sul agradece a todos que compareceram na tarde solidária e colaboraram com os idosos da Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Desfile no dia 07 de setembro dos intercambistas, Rotary Clubs de Cachoeira do S u l , r o t a r i a n o s e Governador Assistente da área 10, Tales Altoé.

ROTARY CLUB DE BAGÉ SUL

PROMOVE TARDE DE SURPRESAS SOLIDÁRIAS

DESFILE 7 DE SETEMBRO

SEMANA FARROUPILHA É TEMA

DE PALESTRA NO

ROTARY CLUB DE BAGÉ SUL

O professor e tradicionalista Roberto Ribeiro realizou uma palestra sobre a Semana Farroupilha na segunda-feira, dia 17 de setembro, para os integrantes do Rotary Club de Bagé Sul. A palestra aconteceu durante a reunião do Bagé Sul, segunda, às nove da noite, no Restaurante do City Hotel.

O XXXV Instituto Rotary do Brasil realizado entre os dias 06 a 09 de setembro de 2012, na cidade de Vitória, ES foi sinônimo de sucesso e entusiasmo ao rotarismo brasileiro.

Além da presença dos líderes em âmbito nacional, o evento contou com as brilhantes participações do Presidente do RI Sakuji Tanaka e do Curador da Fundação Rotária Dong Kurn Lee, EPRI Luis Giay, proferindo palestras inspiradoras.

Parabéns ao Convocador e Diretor José Antônio Figueiredo Antiório e equipe!

XXXV INSTITUTO ROTARY DO BRASIL UM SUCESSO

HOMENAGEM AO ROTARY CLUB DE

ARROIO GRANDE

Governadores do Distrito 4.780:

Cecilia Siqueira Amaral - Governadora Indicada 2014-2015, Rubem Beraldo dos Santos - Governador Eleito 2013-2014, Carlos Frederico e Maria Virginia - casal Governador 2012-2013, Dóris Sá de Moraes Vaz - Governadora 2008-2009, Júlio e Cecília Kappel - casal Governador 2010-2011 e o casal José Cladimir Fleck e Mari - Governador 2011-2012.

Esta foto demonstra que no Distrito 4.780 existe um Plano de Liderança Distrital onde a roda não para.

Governador Eleito - Rubem, Governador Atual - Carlos Frederico e a Governadora Indicada - Cecília.

6

O Governador Assistente da Área 08 - Luiz Gonzaga Pinheiro de Oliveira - em visita ao Rotary Club de Arroio Grande, entregou em nome do Governador do Distrito, Carlos Frederico Radünz Gonçalves e sua esposa Maria Virgínia, uma lembrança pelo aniversário de fundação do clube ao seu Presidente , Adenir Gonçalves Nunes

(7)

7

INFORME ROTÁRIO

NOVA PASTA PARA O

RECONHECIMENTO COMPANHEIRO

PAUL HARRIS

Como forma de reduzir custos, a

pasta do Reconhecimento Companheiro

Paul Harris vai mudar. Os emitidos a partir

de 1º de setembro serão enviados em um

material diferente. A nova pasta do

Reconhecimento Companheiro Paul Harris

será mais fina e confeccionada com um

material mais leve.

O distintivo e o diploma continuam os

mesmos e o modelo antigo da pasta

continuará disponível mediante solicitação

para os que a preferirem . Esta mudança

permitirá que a Fundação economize US$

125.000 anualmente, disponibilizando

mais recursos para atividades educacionais

e humanitárias.

De acordo com o estabelecido no artigo 13.010 do Regimento Interno de Rotary International ficam os clubes do distrito 4.780 convocados para indicarem candidatos ao cargo de Governador do Distrito para o período 2015/16. As indicações deverão ser enviadas para o Governador Carlos Frederico Radünz Gonçalves: Avenida 27 de Janeiro, n1130 , Jaguarão - RS, CEP: 96300-000, até o dia 30 de setembro de 2012, acompanhados do currículo do candidato e da cópia da ata da assembleia do clube que aprovou a indicação assinada pelo Presidente e Secretário. Só poderão apresentar candidatos os clubes que estiverem em dia com as obrigações financeiras: per capitas de Rotary International, per capita da Governadoria e Revista Brasil Rotário.

Carlos Frederico Radünz Gonçalves Governador Distrito 4.780

De acordo com o estabelecido no artigo 13.010 do Regimento Interno de Rotary International ficam os clubes do distrito 4.780 convocados para indicarem candidatos ao cargo de Governador do Distrito para o período 2015/16. As indicações deverão ser enviadas para o Governador Carlos Frederico Radünz Gonçalves: Avenida 27 de Janeiro, n1130 , Jaguarão - RS, CEP: 96300-000, até o dia 30 de setembro de 2012, acompanhados do currículo do candidato e da cópia da ata da assembleia do clube que aprovou a indicação assinada pelo Presidente e Secretário. Só poderão apresentar candidatos os clubes que estiverem em dia com as obrigações financeiras: per capitas de Rotary International, per capita da Governadoria e Revista Brasil Rotário.

Carlos Frederico Radünz Gonçalves Governador Distrito 4.780

Dia 17 de novembro estará acontecendo a seleção do PIJ em Jaguarão.

Jovens interessados em participar comecem a se preparar!

Seleção do PIJ

Reiteramos a importância do envio do SAR (Relatório Semestral) ao RI.

O Conselho Diretor do RI se reunirá em meados de outubro para verificar se todos os distritos brasileiros possuem pelo menos 1.200 associados cada. Portanto, é essencial que, além do pagamento das per capitas, os clubes retornem o SAR ao RI a fim de confirmarem o número de associados.

DQA X SAR

DQA X SAR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

INDICAÇÃO GOVERNADOR 2015-2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

INDICAÇÃO GOVERNADOR 2015-2016

FREQUÊNCIA

AGOSTO

(8)

8

Visitas Oficiais - Setembro

Rotary Club de Cachoeira do Sul Rotary Club de Cachoeira do Sul

Zona Alta Dia 19 de setembro

Dia 17 de setembro

Referências

Documentos relacionados

Ao analisar os desembarques de pescado dos estados do Sul do Brasil e São Paulo, é possível afirmar que a região como um todo não vem explotando peixes de níveis tróficos

As situações testadas envolveram: a comparação do sistema atual de criação com um sistema hipotético de recria; e, a comercialização de peixes vivos para pesque-pagues com uma

Este artigo traz à tona a questão das desigualdades sociais vivenciadas pela população negra portadora de HIV/AIDS procurando analisar as diversas experiências vivenciadas por

c) em caso de empate entre as microempresas ou empresas de pequeno porte, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá

A entidade vem aplicando as disposições presentes no CPC 20 (R1) – Custos de Empréstimos para capitalizar os custos de empréstimos diretamente atribuíveis à

De 56 itens e sete dimensões, após o processo de adaptação, o instrumento passou a ter 36 itens, distribuídos em cinco dimensões, que posteriormente foram caracterizados em

Este trabalho tem o objetivo de abordar a história recente da política monetária brasileira sob a análise macroeconômica, apresentando os planos econômicos da

As alterações ultra-estruturais observadas em camundon- gos experimentalmente intoxicados por via gástrica com ngaione de Myoporum deserti incluíram dilatação do