• Nenhum resultado encontrado

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

CNEC

Regulamento de Projeto Integrador dos Cursos

Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento

de Sistemas, Segurança da Informação e Sistemas para

Internet

Faculdade CNEC Unaí

Unaí/MG

(2)

RESOLUÇÃO Nº CS/006/2013, DE 02 DE AGOSTO DE 2013

Dispõe sobre o Regulamento de Projeto

Integrador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Sistemas para Internet.

O Conselho Superior da Faculdade CNEC Unaí, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 7º de seu Regimento Interno, RESOLVE:

PROJETO INTEGRADOR

O desenvolvimento da interdisciplinaridade oferece uma nova postura e mudança de atitude diante do conhecimento e da formação integral. Visa garantir a construção de um conhecimento global, rompendo com os limites e a fragmentação das disciplinas. Para tanto, é necessário que a Instituição, por meio de seu corpo docente detenha uma postura interdisciplinar, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

Neste processo, todos ganham com a interdisciplinaridade, os discentes, porque aprendem a trabalhar de forma multidisciplinar e adquirem a experiência de aprendizagem coletiva. Os docentes, visto que são estimulados a ampliar os conhecimentos de outras áreas e a Instituição porque sua proposta pedagógica é desenvolvida de maneira ágil e eficiente.

A metodologia do trabalho interdisciplinar requer atitude e método, envolvendo integração de conteúdos. Articular saber, informação, experiência, se manifesta, por uma ação pedagógica integrada e com relações definidas, que evitam desenvolver atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação.

A interdisciplinaridade surgiu com o próprio desenvolvimento científico-técnico produzido pela graduação. Este processo faz com que a necessidade de integrar situações e aspectos para criar conhecimentos seja cada vez maior, requerendo visão integral do conhecimento, elaboração de novos enfoques metodológicos para o alcance de um conjunto de competências gerais e profissionais.

Trata-se de uma abordagem metodológica que consiste na busca sistemática de integração de teorias, instrumentos e formatos específicos para as diferentes disciplinas. Desta forma, conceber Projetos Integradores nos cursos de graduação é uma estratégia de ensino e aprendizagem que prepara os estudantes para realizar transferências de conteúdos que lhes permitam solucionar holisticamente os problemas que enfrentarão no futuro do seu desempenho profissional.

Trata-se de uma condição didática que em qualidade de principio condiciona o relacionamento entre as diferentes matérias, que podem manifestar-se nas próprias relações internas das matérias e disciplinas. Os objetos de estudo são abordados de modo integral.

(3)

Os Projetos Integradores visam, sobretudo, articular e inter-relacionar os saberes desenvolvidos pelas unidades curriculares em cada módulo ou período letivo, contribuindo para a construção da autonomia intelectual dos discentes, por meio da pesquisa bibliográfica, desenvolvimento das correlações, interpretação, pesquisa de campo e desenvolvimento de propostas no âmbito de atuação.

O desenvolvimento desta estratégia de ensino se constitui na concepção e postura metodológica assumida pela Instituição, voltadas para o envolvimento de docentes e discentes na busca da interdisciplinaridade, dando sentido prático para o referencial teórico trabalhado no respectivo período letivo.

A elaboração de Projeto Integrador permite aos discentes desenvolverem habilidades de análise crítica, busca pela inovação, desenvolvimento da criatividade e a percepção da integralização do conhecimento. Ao mesmo tempo articula e explora a unicidade do conhecimento, acelerando os mecanismos de correlação dos conteúdos desenvolvidos nas diversas disciplinas, superando a fragmentação.

Assim, a implantação de Projetos Integradores tem por finalidade estruturar de forma clara os trabalhos acadêmicos que o discente desenvolverá ao longo do curso, configurando-se em um planejamento sistêmico balizado pelas políticas institucionais. O trabalho a ser desenvolvido constitui-se em fases, conjugadas com o avanço do aluno na aquisição do conhecimento, tendo como referência a hierarquização das disciplinas na estrutura curricular do curso. Trata-se de um projeto interdisciplinar, desenvolvido em etapas com definição de tema, execução, acompanhamento e avaliação. São articulados, de modo que possam integrar as disciplinas e conteúdos teórico-práticos desenvolvidos pelo curso, a cada semestre.

A estratégia metodológica delineada para os Projetos Integradores tem como objetivo proporcionar a integração entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais inerentes aos cursos, mantendo a temática estabelecida previamente, em cada um dos períodos letivos estabelecidos na estrutura curricular. Para seu desenvolvimento é fundamental o auto estudo, a dedicação extraclasse, a orientação docente, tendo como base o conteúdo trabalhado em sala de aula.

A carga horária a ser integralizada refere-se a um conjunto de atividades de aprendizagem, tendo a conotação de tempo de aprendizagem discente. Esta operacionalização pressupõe:

• A definição da temática do Projeto Integrador pelo Coordenador de curso, ou seja, do objeto de estudo que irá integrar os conteúdos, habilidades e competências a serem desenvolvidos.

• Os mecanismos de controle e de suporte aos discentes, na execução dessas atividades, mantendo registro desse acompanhamento em cada etapa do processo.

• A seleção e indicação de referencial teórico, instrumentos e ferramentas complementares aos assuntos trabalhados em sala de aula.

(4)

REGULAMENTO DE PROJETO INTEGRADOR CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com os Projetos Integradores dos cursos de graduação, indispensáveis para conclusão do módulo.

Art. 2º. O Projeto Integrador consiste em pesquisa individual orientada, na área específica do conhecimento, no âmbito de cada curso.

Art. 3º. Os objetivos gerais dos Projetos Integradores são os de propiciar aos alunos dos cursos de graduação, o aprofundamento temático, o estímulo à investigação científica, consultas de bibliografias especializadas e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica do conhecimento específico do curso.

CAPÍTULO II

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR

Art. 4º. O professor coordenador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: I. Atender, os alunos, nos horários estabelecidos;

II. Registrar e arquivar, semestralmente, a avaliação dos Projetos Integradores, no formato estabelecido neste regulamento;

III. Cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

Art. 5º. A responsabilidade pela elaboração do Projeto Integrador é integralmente do aluno, sob acompanhamento do professor coordenador.

CAPÍTULO III

ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS

Art. 6º. Os alunos têm, entre outros, os seguintes deveres específicos:

I. Comparecer aos encontros estabelecidos pelo professor coordenador para discussão e aprimoramento das atividades relacionadas à elaboração do Projeto Integrador;

II. Cumprir o calendário divulgado pelo professor coordenador do curso para entrega dos Projetos Integradores;

III. Cumprir este Regulamento.

CAPITULO IV

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTEGRADOR

Art. 7º. A integralização visa relacionar as disciplinas em atividades, projetos de estudo, pesquisa e ação, tornando-se uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos de cada curso.

Art. 8º. O desenvolvimento do Projeto Integrador no âmbito dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Sistemas para Internet da Faculdade CNEC Unaí, tem como finalidade promover a aprendizagem construtivista, na qual, o estudante amplia sua capacidade para selecionar,

(5)

organizar, priorizar, analisar e sintetizar temas e abordagens relevantes à sua formação pessoal, profissional e cidadã, estimulando o senso de curiosidade, a necessidade de saber e de compreender a realidade presente e as tendências da sua área de atuação. Art. 9º. Constituem-se como objetivos do projeto integrador:

I. Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-las e utilizá-las sejam ampliadas pelos estudantes num enfoque interdisciplinar, tendo o professor coordenador como facilitador desse processo.

II. Introduzir uma nova metodologia, na qual o processo de reflexão e interpretação seja significativo na relação entre o ensinar e o aprender.

III. Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos acadêmicos, tomando como ponto de partida os temas trabalhados em sala de aula, indo além desse espaço, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.

IV. Trabalhar diferentes possibilidades e interesses dos estudantes, de forma que estes não fiquem desconectados e encontrem significado para participar da sua aprendizagem.

Art. 10. A elaboração de projeto integrador nos módulos semestrais do curso visa tornar a aprendizagem significativa, centrada nas relações e nos procedimentos, promovendo a identificação de problemas, formulação de hipóteses, socialização dos resultados e avaliação da aprendizagem.

Art. 11. O Projeto Integrador deverá contemplar:

I. A delimitação do tema, em conformidade com o curso, o período letivo e as disciplinas em desenvolvimento, a fim de que seja possível selecionar um aspecto relevante a ser explorado.

II. A definição de um objeto de estudo, na forma de questionamento sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade deste em relação à formação pessoal, profissional e cidadã, conforme o caso.

III. O estabelecimento de objetivos divididos em objetivo geral e objetivos específicos; ou seja, o que se pretende com a exploração do tema abordado.

IV. Uma justificativa destacando a importância do tema abordado para a formação do discente.

V. Uma abordagem bibliográfica para aferir credibilidade e referencial teórico para que os discentes possam atingir seus objetivos, ou seja, a apropriação de uma base sólida de conhecimentos e práticas reconhecidas.

VI. A avaliação em termos de aprendizagem.

Art. 12. O Projeto Integrador deverá comtemplar a seguinte estrutura redacional:

I. Elementos pré-textuais:

a. Capa: deve conter o nome da instituição, o título do projeto, o nome do discente, área do curso, local e data.

b. Folha de Rosto: repetem-se os elementos da capa e incluem-se as disciplinas e o nome do professor orientador.

c. Dedicatória: é um item opcional, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

d. Agradecimentos: espaço dedicado ao agradecimento às pessoas ou empresa que auxiliaram de forma significativa na execução do trabalho.

(6)

e. Resumo (máximo de 10 linhas): condensação do estudo, mencionando as principais contribuições do trabalho para a sociedade científica e leitores em geral. f. Sumário: enumera as divisões dos capítulos e numeração das páginas, na ordem

em que se sucedem no decorrer do texto. g. Listas: de tabelas, gráficos, figuras etc.

II. Elementos textuais:

a. Introdução: Apresentação do tema; justificativa do tema escolhido; objetivos gerais e específicos; problema pesquisado; definições, categorias e conceitos utilizados. Perguntas que se bem respondidas ajudam na execução desta parte do trabalho:

1. De que trata o assunto?

2. Qual a situação-problema levantada? 3. Em que se fundamenta o estudo? 4. Qual o objetivo do pesquisador? 5. Qual o relato histórico do problema?

b. Desenvolvimento do Trabalho: dividido em capítulos a serem definidos, de acordo com sua necessidade. Devem seguir uma ordenação lógica das ideias.

III. Elementos pós-textuais:

a. Referências: As referências bibliográficas constituem-se elemento obrigatório e deverão ser elaboradas com base nas Normas Institucionais balizadas pela ABNT. Art. 13. Cabe ao professor coordenador disponibilizar aos discentes as informações necessárias, esclarecendo dúvidas, indicando bibliografias, direcionando-os para compreensão dos aspectos legais, acadêmicos, procedimentos e mecanismos de avaliação, referentes ao desenvolvimento do projeto integrador visando à aquisição de conhecimentos, competências e habilidades planejadas.

CAPITULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 14. Este Regulamento pode ser modificado pelo Conselho Superior da Faculdade CNEC Unaí, mediante proposta do Colegiado de Curso.

Art. 15. Compete ao Colegiado de Curso dirimir as dúvidas referentes à interpretação das normas estabelecidas neste regulamento, bem como suprir as lacunas, expedindo os atos complementares que se fizerem necessários.

Art. 16. Este regulamento entra em vigor após aprovação pelo Conselho Superior da Faculdade CNEC Unaí.

Unaí – MG, 02 de agosto de 2013.

Romualdo Neiva Gonzaga

Referências

Documentos relacionados

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para

2 — O reitor participa nas reuniões, sem direito a voto... 3 — O conselho pode, nos termos do seu regimento, chamar a partici- par nas suas reuniões, sem direito a voto, os

Ainda é um desafio para muitas empresas sair do empirismo e do improviso para as ações planejadas, é muito comum desenvolver o negócio para depois planejar, como ainda

Também é possível usar uma VPN para interligar várias redes remotas, bastando para isso criar um servidor VPN com uma conexão dedicada à Internet em cada rede.. À

O índice agregado de impacto social da tecnologia produção integrada de abacaxi em Tocantins, aplicado a oito dos quinze estabelecimentos que adotaram o novo sistema, apresenta

Em cada ambiente realizou-se o experimento simulando três níveis de situações estressantes para os espécimes: a aproximação do observador em direção ao recinto, a preensão do

a exploração das propriedades constitutivas das TDIC permite a reconstrução do currículo na prática pedagógica, por meio da.. expressão de ideias; a interação

Nesta perspectiva, a escola não seria o centro do conhecimento e do saber, mas segundo Orozco-Gómez (2011), ela conservará sua função de instituição educativa