• Nenhum resultado encontrado

05. ACENDENDO A VELA DO NOVENÁRIO. Procissão de entrada como de costume

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "05. ACENDENDO A VELA DO NOVENÁRIO. Procissão de entrada como de costume"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 01. AMBIENTAÇÃO (L - D. Carlos Alberto Navarro / M - Waldeci Farias)

SOU BOM PASTOR, OVELHAS GUARDAREI, NÃO TENHO OUTRO OFÍCIO, NEM TEREI. QUANTAS VIDAS EU TIVER EU LHES DAREI.

1. Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, conduzir e salvar.

2. Verdes prados e belas montanhas, hão de ver o Pastor, rebanho atrás. Junto a mim, as ovelhas terão muita paz, poderão descansar

02. ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO

Animador 1 - Queridos irmãos e irmãs, boa noite! Nos reunimos na casa do Pai para juntos celebrarmos o mistério de nossa fé. Expressamos a nossa alegria em tê-los conosco no 4º dia da novena em preparação à festa do nosso padroeiro. Acolhemos carinhosamente as comunidades: Matriz, Bom Pastor, Santa Maria Madalena e os membros da Pastoral do Trabalho e da Renovação Carismática Católica. Acolhemos ainda, com alegria, o padre Luismar Passareli, da paróquia São Pedro de Baixo Guandu. Sejam bem-vindos!

Animador 2 - João Batista, totalmente destemido, pregava às multidões e todos vinham ouvi-lo. Falava com clareza a respeito da necessidade de arrependimento. Referiu-se aos hipócritas religiosos daquele tempo como geração de víboras e enfatizou o grande perigo que correm os que deixam de crer no evangelho. Por isso o cristão verdadeiro não busca outras verdades, senão a verdade do amor. No amor verdadeiro é que somos libertos, conforme nos ensina o Evangelho. Sendo assim, a missão da Igreja é "suscitar a centelha do amor divino" escondida no coração de cada ser humano. Irmãos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Alegres, cantemos!

Procissão de entrada como de costume 03. CANTO INICIAL (Comunidade Católica Shalon)

1. Novo dia surgiu e o povo que andava nas trevas viu uma intensa luz, teu clarão tua glória... a resplandecer. Novo povo a trilhar um caminho aberto por tuas mãos Obra nova enfim já podemos ver nova criação. Somos nós este povo alcançado por tua luz, fruto da tua obra na cruz. O SENHOR NOSSO DEUS, QUE MERECE O LOUVOR, TODO NOSSO AMOR, É O REI QUE VENCEU, AO CORDEIRO A VITÓRIA, O PODER, HONRA E GLÓRIA (2X) RESSUSCITOU, RESSUSCITOU 2. Um só povo, um só corpo, um só canto pra Teu louvor. Tua Igreja, tua esposa celebrar o Teu amor. Soberano, Majestoso, Glorioso, Vencedor. Todos juntos, povo em festa num banquete que não findará.

04. SAUDAÇÃO INICIAL Padre - EM NOME DO PAI...

Padre - A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...

(2)

2 Animador 1 - João Batista, o maior nascido de mulher, foi destacado por sua vida humilde e austeramente penitente, pela pregação profética nos caminhos do Rio Jordão, pelo seu reconhecimento do Senhorio de Jesus e sua santidade e pelo anúncio da chegada do Messias. Animador 2 - Acendemos a 4ª vela da novena pelos trabalhadores, geradores de empregos e desempregados. Que São João Batista interceda por nós, para que sejamos luz em nosso ambiente de trabalho.

(L e M - Pe. Geraldo C. da Silva)

1. Um dia, na Galiléia um homem chamado João falava com ternura de amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia, a paz ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre João dizia.

VIVA JOÃO BATISTA! VIVA O PERCURSOR! PORQUE JOÃO BATISTA ANUNCIAVA O SALVADOR! 06. ATO PENITENCIAL

Padre - Conforta-nos saber que Deus está sempre pronto a nos dar a oportunidade da reconciliação. Abramos o nosso espírito ao arrependimento para que o Senhor tenha piedade de nós (pausa). cantemos:

- Ó Senhor, tende piedade de nós (bis) - Cristo, tende piedade de nós. (bis) - Ó Senhor, tende piedade de nós. (bis)

- Nova criatura sou, O Senhor me perdoou. (bis)

Padre - Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

07. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 915 - A)

(Ofício Divino das Comunidades)

A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão: é semente de paz, de justiça e perdão! (bis) 08. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORINTIOS (8,1-9)

09. SALMO RESPONSORIAL (145) BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR!

- Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

- É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre.

- Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

- O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, SÓ TU TENS PARA NÓS SENHOR, PALAVRAS DE VIDA ETERNA Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado.

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (5,43-48) 12. HOMILIA

13. PRECES DA COMUNIDADE

Padre - Confiantes no amor de Deus, façamos os nossos pedidos: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

(3)

3 - Senhor, fortalecei vossa igreja em sua ação missionária em favor de vosso Reino, conservai-a na fidelidade e que ela busque sem cessar a unidade entre os povos e nações. Nós vos pedimos! - Senhor, iluminai a consciência dos governantes e das autoridades, para que exerçam com ética e justiça as suas funções, jamais busquem seus interesses pessoais e zelem pelo bem de todo o povo. Nós vos pedimos.

- Senhor, abençoai o trabalho humano, desde os pais e mães de família até aquele que tem maior responsabilidade com vida, e dai sabedoria a todos os geradores de emprego, para que criemos um mundo mais justo e fraterno, conforme vosso desejo divino. Nós vos pedimos.

- Senhor, guiai os desempregados, a fim de que encontrem trabalho que lhes garantam sustento e dignidade, e que sejam rompidos os laços da ganância, do egoísmo e da autossuficiência dos corações humanos, para que haja mais partilha dos bens da criação. Nós vos pedimos.

- Senhor, acompanhai o nosso pároco, padre Antonio Luiz, e o padre Luismar, que hoje celebra conosco, para que, sustentados com a vossa graça na missão de evangelizar e administrar, sejam sempre fiéis e obedientes a vós, como foi Jesus. Nós vos pedimos.

Padre - Senhor, por intercessão de São João Batista, ouvi nossas súplicas e fazei que saibamos corresponder cada vez mais a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador 1 - Cristo nos liberta da escravidão do pecado e nos abre caminhos de vida plena. Ele nos faz livres para que frutifiquemos no serviço a Deus e aos irmãos, pelo bem da humanidade. Animador 2 - Com o Pão e o Vinho, colocamos no altar do Senhor os gestos de solidariedade e partilha realizados em nossas comunidades e a vida de todos os trabalhadores e geradores de emprego, que se dedicam à construção da vida humana e do Reino.

Uma família do centro da Igreja, com as oferendas do Pão e o Vinho. Em seguida os fieis depositam a oferta do dia – material de limpeza (Comunidade Católica Shalon)

- Sobre este altar Vidas, frutos, dons, Corações a se ofertar. Cantos, festas, anel O Pai a

esperar, todos, vem pra celebrar. Excessivo amor que nos constrange e que nos faz Tudo

derramar sem calcular. Tudo que nos destes por amor sempre será todo teu ó senhor

PAI EM TEU ABRAÇO NOSSA VIDA SE REFAZ, ONDE O PECADOR ENCONTRA A PAZ.

TUDO O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS VAMOS DAR COM O PÃO E O VINHO NESTE

ALTAR. ENGRANDECES NOSSO NADA (bis)

(L e M - Frei Fabreti)

1. A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti

meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.

A TUA TERNURA, SENHOR, VEM ME ABRAÇAR! E A TUA BONDADE INFINITA ME

PERDOAR! VOU SER O TEU SEGUIDOR E TE DAR O MEU CORAÇÃO. EU QUERO SENTIR O

CALOR DE TUAS MÃOS.

2. A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Aos pobres e ao sofredor, vou servir e

esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e

de paz.

15. CONVITE A ORAÇÃO

Padre - Orai irmãos e irmãs para que trazendo ao altar as alegrias e fadigas de cada dia nos disponhamos a oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo poderoso

Todos - RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DE SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA A SANTA IGREJA.

(4)

4 Padre – Ó Deus, que dais ao gênero humano, no pão e no vinho, o alimento que nos sustenta e o sacramento que nos renova, concedei que eles jamais nos faltem, tanto para o corpo quanto para a alma. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

17. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Missal Romano – p. 432 e 477) Padre - O Senhor esteja convosco.

Todos - ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre - Corações ao alto.

Todos - O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos - É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

Padre – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças,

sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo poderoso. Vós criastes o

universo e dispusestes os dias e as estações. Formastes o homem e a mulher à vossa

imagem, e a eles submetestes toda a criação. Libertastes os fiéis do pecado e lhes destes

o poder de vos louvar, por Cristo, Senhor nosso. Unidos à multidão dos anjos e dos

santos, proclamamos vossa bondade, cantando a uma só voz:

SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR, SENHOR DEUS DO UNIVERSO. O CÉU E A TERRA

PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA (BIS) HOSANA NO ALTO CÉU!

- Bendito é aquele que vem, em nome do Senhor. Hosana, hosana no alto céu, hosana,

hosana no alto céu!

Padre - Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas

oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o

Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Todos - SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

Padre - Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão,

deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E COMEI: ISTO É

O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Padre - Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças

novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E BEBEI: ESTE É O

CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ

DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM

MEMÓRIA DE MIM.

Padre - Eis o mistério da fé!

Todos - ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA

RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!

Padre - Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos

oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos

tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

Todos - RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

Padre - E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos

reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

(5)

5

Padre - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que

ela cresça na caridade, com o Papa Francisco, com o nosso Bispo Joaquim Wladimir, e

todos os ministros do vosso povo.

Todos - LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!

Padre - Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da

ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da

vossa face.

Todos - LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

Padre - Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida

eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu castíssimo esposo, com os santos

Apóstolos, São João Batista e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos

louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Todos - CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

Padre - Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do

Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Todos - AMÉM.

18. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

19. HINO AO CORDEIRO (Ministério Amor e Adoração)

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Tende Piedade, piedade de nós! Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Dai-nos a paz, a Vossa Paz!

20. CANTOS DE COMUNHÃO (Comunidade Católica Shalon)

-

Divino Coração, fonte inesgotável da paz. No sangue, na água, nós somos lavados: somos

recriados em Ti. Divino Coração, braseiro ardente de amor. Chama que queima, cura e

purifica: somos transformados em Ti.

COMUNGAMOS TEU CORPO E SANGUE, CONFIAMOS NO TEU AMOR. ESCONDIDOS EM

TUAS CHAGAS, PARA SEMPRE QUEREMOS VIVER. ADORAMOS TEU CORPO E SANGUE,

CONFIAMOS NO TEU AMOR. SACRIFÍCIO, ALIANÇA ETERNA: DO ALTAR DA CRUZ, VIDA

NOVA JORRARÁ!

(L e M - Pe. José Weber)

EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE!

1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; reconstrói a tua vida em

comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

2. "Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" hoje és minha presença junto a

todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

3. "Entreguei a minha vida pela salvação de todos" reconstrói, protege a vida de

indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

4. "Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido" busca, salva e reconduze a quem

perdeu toda a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

5. "Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo" é presença e alimento nesta

santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.

(6)

6 22. NOTÍCIAS – AVISOS - AGRADECIMENTOS

- Amanhã celebramos o 5º dia da novena às 19h30, e rezaremos pelas vocações. Os responsáveis serão às comunidades Matriz, São João Paulo II, o CEAP, Pastoral Vocacional e Amigos do Seminário. Presidirá a eucaristia o Pe. Edgar Rigoni de Ibiraçu. Nosso gesto concreto para o dia de amanhã, será a doação de leite.

23. BENÇÃO DO DIA

Trabalhadores, geradores de emprego, carteiras de trabalho. Padre - Rezemos a oração à São João Batista

São João Batista, sois a voz que clamava no deserto, dizendo: “Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitencia!” Rogai para que nos tornemos dignos do perdão daquele Jesus que anunciastes, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus. Eis aquele que tira o pecado do mundo”. São João Batista, pregador da conversão, rogai por nós. São João Batista, precursor do Messias, rogai por nós. São João Batista, alegria do povo, rogai por nós. São João Batista, protetor das famílias, rogai por nós! AMÉM!

(Pe. Joãozinho)

1. Um dia, na Galiléia um homem chamado João falava com ternura de amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia, a paz ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre João dizia.

VIVA JOÃO BATISTA! VIVA O PERCURSOR! PORQUE JOÃO BATISTA ANUNCIAVA O SALVADOR! 2. Às margens do rio Jordão, João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar um Reino Novo!

24. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 526) 25. CANTO FINAL (Pe. Zezinho)

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA, NADA ME FALTARÁ (2x)

1. Já me deu o suficiente nesta vida, não peço mais, já me deu o suficiente, já me deu o suficiente. Já me deu amor e paz.

2. Por caminhos pontilhados de perigo; vou sem temor. Sei que Deus está comigo, sei que Deus é meu amigo. Sei que Deus é meu Pastor.

3. Tua voz e teu cajado me conduzem; estou em paz. Só te peço em confiança, que me dês perseverança. Não te peço nada mais.

Liturgia: Comunidades Matriz, Santa Maria Madalena, Pastoral do Trabalho e RCC. Canto: Comunidade Bom Pastor

Referências

Documentos relacionados

Baseados na análise dos resultados, obtivemos as seguintes conclusões: - Na comparação entre o GE e o GC na avaliação inicial, houve diferença estatisticamente

Os animês,bem como os mangás, são divididos em vários tipos, sendo segmentados por sexo (feminino e masculino), gênero (tipo de história - terror, fantasia, ficção

Celebrante Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, com

Quando a função PTY está ligada, o último tipo de programa seleccionado é exibido por um período curto no visor.. PTY é apresenta- do

Determinou-se a soroprevalência do vírus da Leucose Enzoótica Bovina (LEB) em vacas adultas de um rebanho leiteiro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná nos anos de 2000,

Enfim, nós vos pedimos, tende pie dade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e

Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e

Celebrante: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo,