• Nenhum resultado encontrado

Contratação de Consultor Pessoa Física para apoio à equipe da STN no projeto de reformulação do portal do Tesouro Direto Termo de Referência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contratação de Consultor Pessoa Física para apoio à equipe da STN no projeto de reformulação do portal do Tesouro Direto Termo de Referência"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Contratação de Consultor Pessoa Física para

apoio à equipe da STN no projeto de

reformulação do portal do Tesouro Direto

I

Termo de Referência

(2)

1 - Introdução

O Tesouro Direto, programa criado pela Secretaria do Tesouro Nacional em conjunto com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC (posteriormente incorporada pela BM&FBOVESPA), possibilita a aquisição de títulos públicos por parte de pessoas físicas pela internet e tem por objetivo não só oferecer uma forma alternativa de aplicação financeira com rentabilidade e segurança, mas também democratizar o acesso aos títulos públicos, incentivando assim a formação de poupança de longo prazo.

O programa Tesouro Direto vem obtendo crescente aumento de sua base de investidores ao longo dos anos, porém essa expansão está aquém de seu potencial se comparada com o crescimento obtido por outras aplicações financeiras existentes no mercado. Após a realização de um estudo em profundidade de todos os vetores que, de forma direta ou indireta, influenciam o desempenho do Tesouro Direto junto aos seus públicos-alvo, fica clara a necessidade de uma comunicação mais planejada e efetiva com todos os seus interlocutores.

Um dos principais canais dessa comunicação é o portal do Tesouro Direto na Internet. Seu público-alvo divide-se, grosso modo, em dois grupos principais. O primeiro é formado pelo usuário interessado em conhecer o programa, com suas principais características e vantagens, descobrir em qual perfil se encaixa e quais são os títulos de dívida mais recomendados para suas necessidades. Também atendem a esse público as informações para cadastramento de conta e aplicação.

O segundo grupo ao qual o site do Tesouro Direto se destina é o do investidor já ativo – e, portanto, cadastrado no programa – que acessará o portal em busca de informações sobre as taxas dos títulos, seus preços, rendimentos, as

(3)

corretoras que oferecem as menores taxas de administração, além de avisos que venham a ser divulgados pelo Tesouro Nacional.

A observação e o acompanhamento do site atual, no entanto, revelaram possibilidades de aperfeiçoamento da disposição das informações, de modo a atender melhor às necessidades desses públicos. Há, por exemplo, repetições desnecessárias nos nomes de menus e links, falhas de arquitetura que dificultam o acesso às informações mais buscadas e destaques para conteúdos menos relevantes. Em conjunto, essas falhas dificultam a navegabilidade e usabilidade do site do Tesouro Direto.

O serviço de consultoria descrito neste Termo de Referência integra o Projeto de Restauração e Manutenção de Estradas Federais – Premef – com vistas ao cumprimento do “Resultado 9 – Aperfeiçoamento de Instrumentos e Técnicas para a Melhoria da Eficiência e Eficácia da Administração Financeira; Produto 9,9 – Aperfeiçoamento do Processo de Gestão Orçamentária e Financeira no Âmbito da Gestão da Dívida Pública Federal”.

2 – Objetivo e justificativa

Este Termo de Referência objetiva a contratação de consultor pessoa física para apoiar a implantação do novo portal do Tesouro Direto, especificamente no que diz respeito à realização da proposta de arquitetura de informação/leiaute/design. O rearranjo do site justifica-se pela necessidade de atrair um número maior de novos investidores para o programa, que ainda está bastante aquém de seu potencial, bem como facilitar a navegabilidade pelos usuários que já o conhecem.

(4)

Etapa I – Diagnóstico dos problemas atuais do site, considerando os resultados prévios do mapeamento de conteúdo e o benchmarking

Produto 1 – Relatório que contenha:

- mapeamento de todo o site atual do Tesouro Direto (links, arquivos, itens de menu, figuras, textos, planilhas, carrosséis etc);

- avaliação da navegabilidade, usabilidade, praticidade e facilidade em acessar as informações, documentos, tabelas, arquivos, planilhas etc que integram o portal;

- aferição da adequação de todos os itens de informação que integram o portal no tocante à hierarquização e priorização do conteúdo conforme as necessidades do cliente e de seu público-alvo;

- apontamento de problemas e eventuais entraves à navegação no portal; - listagem das páginas cujos textos internos necessitem de adequação.

Observação: Além do aspecto técnico, os itens abrangidos por este relatório

precisam levar em conta que o Tesouro Direto é um produto de investimento. Por isso, é necessário que o relatório traga uma abordagem de viés mercadológico, que leve em conta a inserção do Tesouro Direto no mercado em que atua.

Etapa II - Desenvolvimento de proposta de arquitetura de informação para o Portal do Tesouro Direto

Produto 2 – Desenvolvimento de arquitetura de informação que solucione as questões relativas à organização e à priorização do conteúdo de informação, navegabilidade, etapas para conclusão de tarefas etc. Este produto compreende, essencialmente, a produção de:

- Revisão de textos internos, sempre que necessário, com vistas à adequada priorização e hierarquização de informações e à busca de concisão,

(5)

e que resulte em melhor posicionamento do produto em termos de marketing. Os textos que serão alvo dessa revisão serão listados na Etapa I.

- Wireframe: documento que retratará a arquitetura de informação da página do Tesouro Direto, com o objetivo de estruturar o conteúdo das páginas, organizando os elementos que devem compor a interface com a indicação dos textos (conteúdos). Deve conter ainda a estruturação dos menus da página e a justificativa técnica para a realização da proposta. O arquivo principal de

wireframe deve ser entregue no formato .html.

- Especificações de interface: documento que conterá a descrição das funcionalidades e suas interações com os processos de navegação, como forma de orientação para o desenvolvimento de telas. Deve conter a representação visual simplificada das interface e descrição textual detalhada de cada componente (ex: campos, botões, menus, galerias de imagens etc).

- Teste de usabilidade: o objetivo é verificar a validade da arquitetura de informação proposta, com a entrega de Relatório de Teste de Usabilidade. Dá-se preferência ao uso da metodologia card sorting.

Etapa III - Desenvolvimento de proposta de leiaute/design

Produto 3 - Proposta de leiaute/design para o site do Tesouro Direto, considerando as características da identidade corporativa/visual da STN, incluindo a explicitação das escolhas de composição visual, e obedecendo aos critérios de acessibilidade estabelecidos pelo Governo Federal no Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Essa proposta deve referir-se tanto à página principal (home page ou main page) como às páginas internas do portal Tesouro Direto. Compõem esse produto os seguintes subprodutos:

- Relatório contendo estudo de referências considerando as características da identidade corporativa/visual da STN (material de suporte a ser oferecido ao consultor) e a explicitação da composição visual do leiaute/design, demonstrando e justificando o conceito gráfico utilizado, estudo de cores e

(6)

tipologias, assim como as escolhas visuais realizadas visando a refletir o conceito de iconização desejado para a nova intranet.

- Proposta de leiaute/design da página inicial (home page ou main page) e das páginas internas, a ser entregue em arquivo .html.

- Documento de guias de estilo, contendo as especificações a serem seguidas na construção das páginas.

- Banco de imagens: entrega dos arquivos de imagens a serem inseridas/utilizadas nas páginas do Tesouro Direto.

Observação: O produto 3 terá de ser apresentado por meio da realização de um

workshop no Tesouro Nacional.

4-

Produtos Esperados

Entregas Prazo¹ Valor %

Produto 1 – Relatório com a avaliação do site do Tesouro Direto. 25 20% Produto 2 – Proposta de arquitetura de informação. 45 40% Produto 3 – Proposta de leiaute/design. 80 40% ¹ Em número de dias a partir da assinatura do contrato; os prazos poderão ser repactuados

5- Critérios para Execução dos Serviços

5.1 Critérios Gerais

5.1.1 - O consultor contratado deverá manter sigilo total de todas as informações a que tiver acesso durante o projeto. Não poderá, em hipótese alguma, divulgar resultados, parciais ou totais, ou fazer qualquer comentário sobre as informações, levantamentos realizados e conteúdo dos produtos gerados. 5.1.2 – Todos os componentes constantes das propostas de arquitetura da informação e de leiaute/design apresentadas pelo consultor contratado devem

(7)

ser compatíveis com a plataforma Liferay. Essa compatibilidade deve ser previamente verificada junto à área de Tecnologia da Informação (TI) da STN. 5.2Critérios para Aceitação dos Produtos

5.2.1 - Entrega de todos os componentes de cada produto

5.2.2 - Clareza e objetividade no conteúdo dos documentos recebidos.

5.2.3 -Transparência durante a elaboração dos produtos, subprodutos e atividades.

5.2.4 - Cumprimento de todas as condições estabelecidas para a consecução dos produtos e subprodutos.

5.2.5 - Gravação e entrega, em formato eletrônico, de todos os documentos e arquivos relativos aos produtos nas datas previstas, tendo por base o cronograma acordado.

5.2.6 – Realização de workshop no Tesouro Nacional para apresentação do produto 3.

5.2.7 - Aceite dos produtos pela comissão de avaliação, a ser constituída por representantes indicados pela Secretaria do Tesouro Nacional.

6 - Qualificação Profissional e Critérios de Avaliação

Os candidatos serão avaliados conforme os critérios a seguir mencionados, mediante:

(i) análise curricular, composta de currículo e de todos os certificados, atestados de capacidade técnica em projetos realizados e/ou declaração(ões) fornecida(s) por pessoas jurídicas(s) de direito público ou privado que atestem suas qualificações técnicas e profissionais;

(ii) apresentação de portfólio de projetos/trabalhos realizados; e

(iii) entrevista técnica, que poderá ser realizada de maneira remota, por meio de instrumentos e softwares de teleconferência ou videoconferência.

(8)

- nível superior (em nível de graduação, comprovado por meio de certificado de conclusão de ensino superior devidamente registrado pelo Ministério da Educação - MEC) nas áreas de comunicação social, tecnologia de informação ou design.

São considerados critérios classificatórios nessa avaliação:

1 - experiência comprovada por meio de apresentação de portfólio, de, pelo menos, 3 (três) anos na elaboração e execução de projetos de arquitetura de informação de sítios web no que diz respeito a:

- elaboração de documentação de arquitetura de informação em sítios; - estruturação de conteúdos em seções e subseções;

- definição de fluxos de navegação em sítios;

- posicionamento de elementos funcionais em páginas dos sítios; - definição de nomenclaturas de seções;

- aplicação de conceitos de usabilidade.

2 - experiência de, pelo menos, 3 (três) anos na elaboração e execução de projetos de leiaute/design de páginas web no que diz respeito a:

- elaboração de documentação de leiaute/design em páginas web; - estruturação de elementos visuais em páginas web;

- domínio de linguagens de comunicação e design; - domínio de ferramentas de edição de imagens;

- capacidade de transferência de conceitos do mundo real para o ambiente virtual.

3 - conhecimento em testes de usabilidade em projetos de desenvolvimento de sítios corporativos;

- planejamento e realização de testes de usabilidade; - análise dos resultados de testes de usabilidade.

4 - conhecimento dos critérios de acessibilidade estabelecidos pelo Governo Federal.

(9)

5 – experiência, comprovada por meio de portfólio, em trabalhos com finalidade comercial.

6 – experiência, comprovada por meio de portfólio, com produtos voltados para o mercado financeiro ou relacionados com investimento pessoal, ou ainda na área de economia, que tenham sido entregues a bancos, corredores, cooperativas de crédito, consultorias econômicas etc.

Será constituída Comissão de Avaliação no âmbito do STN para fazer a análise e seleção dos candidatos.

Serão entrevistas apenas os candidatos que receberem as três maiores notas na fase de análise curricular.

Durante a entrevista técnica, serão avaliados, dentre outros, os seguintes requisitos:

- Clareza na comunicação;

- Experiência na condução de projetos de criação de intranets e/ou sítios corporativos;

- Demonstração de conhecimento sobre o tema;

6.1 Critérios de Avaliação – Análise Curricular

Experiência profissional de, pelo menos, 3 (três) anos na elaboração e execução de projetos de arquitetura de informação de sítios web.

Critério: Experiência comprovada (em anos).

Anos de experiência Pontuação

Menos que 3 eliminado

3 a 5 4

(10)

Experiência profissional de, pelo menos, 3 (três) anos na elaboração e execução de projetos de leiaute/design de páginas web.

Critério: Experiência comprovada (em anos).

Anos de experiência Pontuação

Menos que 3 eliminado

3 a 5 4

Mais que 5 6

Conhecimento em testes de usabilidade em projetos de desenvolvimento de sítios corporativos e intranets.

Critério: Quantidade de participações em projetos envolvendo a aplicação de testes de usabilidade.

Projetos Pontuação

Nenhum 0

1 a 2 2

3 ou mais 4

Ter conhecimento dos critérios de acessibilidade estabelecidos pelo Governo Federal.

Critério: Quantidade de participações em projetos envolvendo a aplicação de critérios de acessibilidade do Decreto n 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

Projetos Pontuação

Nenhum 0

1 ou mais 3

Experiência, comprovada por meio de portfólio, em trabalhos com finalidade comercial

(11)

Critério: Quantidade de participações em projetos com finalidade comercial

Projetos Pontuação

Nenhum 0

1 a 3 3

4 ou mais 6

Experiência, comprovada por meio de portfólio, em trabalhos para o mercado financeiro

Critério: Quantidade de participações em projetos para o mercado financeiro

Projetos Pontuação

Nenhum 0

1 a 3 3

4 ou mais 5

6.2 Critérios de Avaliação – Entrevista Técnica

Avaliação Pontua

ção

Clareza na comunicação. 30

Experiência na condução de projetos de criação

de intranets e/ou sítios corporativos 40

Demonstração de conhecimento técnico sobre o

tema 30

(12)

6.3 Critérios de Avaliação – Pontuação Final Pontuação Total do Candidato:

Avaliação Pontuação

Análise Curricular 85%

Entrevista Técnica 15%

Total 100%

6.4 Recurso

O candidato que discordar de sua pontuação final poderá interpor recurso no prazo de três dias úteis após a divulgação do resultado. A parte contratante terá então outros três dias úteis para analisar o recurso, prazo após o qual divulgará sua posição final.

7- Prazo de Execução

Vide item 4.

8-

Idioma

O material constante do trabalho (desenvolvimento, atividades, apresentações, rascunhos, propostas, e-mails, sumários, produtos intermediários, subprodutos e produtos entregues) deverá ser produzido em português falado no Brasil.

9- Condições de Pagamento

O pagamento estará condicionado às entregas, com a qualidade esperada, dos produtos descritos neste Termo de Referência. A entrega dos produtos poderá

(13)

ser antecipada, dentro do cronograma previsto neste documento, desde que estes atendam aos requisitos de qualidade e que seja obedecida a precedência entre produtos estabelecida no planejamento do projeto. A Comissão de Avaliação dos Produtos, de que trata o item 5.2.6, tem o prazo de cinco dias úteis para avaliação de cada produto, após a entrega do mesmo pelo consultor.

10- Esclarecimentos

As dúvidas sobre o projeto poderão ser dirimidas por demanda, e deverão ser solicitados por meio do e-mail ucp.codin.df.stn@fazenda.gov.br.

Os interessados em participar do certame devem encaminhar curriculum vitae e informações adicionais para ucp.codin.df.stn@fazenda.gov.br, até o dia 13/10/2014.

11 – Regime Jurídico

A execução dos trabalhos previstos neste termo de Referência não implica em qualquer relação de emprego ou vínculo trabalhista, sendo, portanto, regido sem subordinação jurídica, conforme prevê o parágrafo 9º do art. 4º do Decreto nº 5.151/2004.

12- Responsável pela Supervisão

Nome do Supervisor: Líscio de Brasil Camargo Cargo do Supervisor: Diretor Nacional do Projeto

Referências

Documentos relacionados

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii