• Nenhum resultado encontrado

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO

01 Reunião de abertura do Fundamental (18h)

02 Reunião de abertura do Ciclo 2 (do Grupo 2 ao Grupo 4) (18h)

03 Reunião de abertura do Grupo 1 (18h) 08 a

10

Feriado e emenda

12 Intergrupos Indumentárias e suas Significâncias

16 Reunião de abertura de Inglês (18h) 17 Reunião de abertura de Vivências

Corpo e Arte (18h)

22 Reunião Projeto Inclusão Fundamental (18h)

24 Reunião de transição Maternal 2 (18h) 26 Comemoração de aniversários Janeiro

e Fevereiro

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

02 Reunião de pais G4 (18h)

12 Mostra na Praça: Diálogos com o Externo (10h às 13h)

16 Reunião de Pais Novos (18h-19h30)

24 Comemoração de aniversários Março

25 Feriado

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS

A comemoração dos aniversários também está sendo ressignificada com o tema do nosso projeto anual de forma que as crianças terão maior

envolvimento com os preparativos

para este momento, confeitando o bolo, organizando e decorando o espaço e preparando algo especialmente para os aniversariantes conforme escolhas deles. O processo todo continua com o olhar voltado para os significados e as simplicidades da infância, destacando os valores de amizade e de convívio.

As datas para as comemorações estão indicadas em nosso calendário anual. Neste dia, os pais (do Maternal ao Fundamental) são convidados para o momento dos parabéns que acontece na hora do lanche: às 9h (pedagógico manhã) ou às 15h (pedagógico tarde).

No BERÇÁRIO, a comemoração acontecerá no mesmo dia, entretanto, apenas entre as crianças. O bolo do berçário é feito com uma receita desenvolvida especialmente para os bebês.

(2)

2

No dia 26 de fevereiro, sexta-feira, faremos a comemoração dos aniversariantes de JANEIRO e FEVEREIRO, confiram:

No dia 24 de março, quinta-feira, faremos a comemoração dos aniversariantes de MARÇO:

ACOLHIMENTO

Novos espaços para explorar, novas pessoas para conviver, novos sons para escutar, em algum momento, até novas regras para entender: o início do ano letivo traz novidades tanto para as crianças que estão chegando à escola quanto para aquelas que já pertenciam a essa comunidade.

Cada criança e cada adulto (educadores e familiares) tem seu próprio ritmo e seu próprio modo para se adaptar às novidades, trata-se de um processo contínuo de conhecimento de relações, formação de vínculos, organização de espaços, materiais, tempos; e desenvolvimento do senso de pertencimento do grupo e da comunidade escolar.

Berçário 2 01/01 – Frederico 08/01 – Maria Eduarda 09/01 – Luca 16/01 – Ana Carolina 31/01 - Theo Grupo 1.3 27/02 - Enzo Grupo 2.4 06/01 – Isabel 15/01 – Yasmin 31/01 – Alice Fernandes 01/02 - Murilo Grupo 4.1 30/01 – Maria Clara Grupo 1.4 24/01 – Mateus Piragine 21/02 – Beatriz 21/02 - Julia Grupo 4.2 15/01 – João Victor Grupo 3.1 01/01 – Davi 03/01 - Olívia 1º Ano 06/02 – Sofia 08/02 - Ciro Grupo 1.1 21/01 – João Victor 22/02 – Flávia 23/02 - Ian Grupo 2.1 09/01 – André 10/01 – Alice Santos Grupo 3.2 06/01 – Lucas Luvizuto 09/02 – Gabriel Carreiro 09/02 – Isabela 07/02 – Julia Martins 2º Ano 23/01 – Valentina 04/02 - Leonardo Grupo 1.2 20/01 – Gabriel Piconi 01/02 – Hugo 04/02 – Alice Bardin 12/02 – Henrique Sartori 26/02 – Lucas Opperman Grupo 2.2 18/02 – Henrique Prado 3º Ano 07/01 – Yasmin Hellen Grupo 2.3 15/01 – Maria Luisa 11/02 – Caio Silva Berçário 2 01 – Gabriel 12 – Luiza 23 – Miguel 28 – Elizabeth 30 - Anabella Grupo 1.3 25 – Maria Eugênia 28 – Elis 28 - Nina Grupo 3.1 10 - Leo Grupo 4.2 11 – Gabriel 21 – Daniel 24 - Arthur Grupo 3.2 03 – Catarina 13 – Chloé 15 – Gabriel Dantas Grupo 1.4 05 - Klaus 1º Ano 15 - Manuella Grupo 2.1 24 – Davi Lorenzi Grupo 1.1 14 – Melissa 25 – Thiago Henrique 26 - Caio Grupo 4.1 11 – Mariana 18 - Anelise 3º Ano 17 – Helena 27 - Nicole Grupo 2.3 14 - Laura

(3)

3

Nosso empenho enquanto escola especialmente neste momento é de

acolhimento

: proporcionar encantamentos, estar disponível para as novidades, observar e acolher o

ritmo

de cada um e seus estranhamentos, criar junto com as crianças

“espaços internos”

para receber o novo, principalmente, os novos amigos.

As crianças também se envolvem bastante nesse processo de receber novos amigos, desde os pequenos que, mediados pelos adultos de referência ou por iniciativa própria, algumas vezes acompanham o amigo ou amiga na exploração e apresentação dos espaços e pessoas, até as do Fundamental que, com grande expectativa, organizam cartões, atividades e estratégias de recepção. Desejamos que nossos olhares e atitudes de acolhimento estendam-se por todo o ano!

MOSTRA NA PRAÇA DIÁLOGOS COM O EXTERNO

“Crianças pequenas não só observam arte à distância. As crianças querem ser parte da arte.” “É preciso que os pequenos aprendam a interagir no ambiente em que vivem. Senão, a intimidade não é estabelecida, assim como o conceito de lar.” Anna Marie Holm

Nosso primeiro grande encontro do ano para compartilhar as vivências e o trabalho desenvolvido com e pelas crianças acontecerá na praça no dia 12 de março, sábado, das 10h às 13h.

A Mostra pretende

dar visibilidade aos olhares e diálogos das crianças com o externo

, provocando experiências artísticas e criativas que envolvem o contato com a natureza, o convívio com espaços abertos e o senso de comunidade e cidadania. As crianças e as famílias são convidadas desde já a explorar esse espaço e, especialmente, no dia da Mostra, com a seguinte programação:

10h às 11h – Recepção com exposição de produções artísticas e fotografias de registros das

experiências com o convívio com a natureza e espaços abertos.

11h às 12h – Lanche coletivo trazido pelas famílias em grupo junto com as professoras. 12h às 13h – Pintura dos bancos e chuva de cores.

Destacamos o convite para que tragam comidas saudáveis de casa a fim de compartilharmos este momento coletivo e vistam, preferencialmente, roupas claras que possam receber as marcas desta chuva de cores – faremos uso de um preparado à base de amido de milho e corante para essa vivência. O Thema oferecerá variadas bebidas para nosso lanche: sucos, café, água, iogurte.

(4)

4

PROJETO BIBLIOTECA E LABORATÓRIO

“O pensamento científico e a imaginação não são operações mentais separadas, mas diferentes pontos dentro da complexidade da inteligência humana que trabalha para construir o nosso conhecimento do universo, assim como a identidade e o significado das nossas vidas.” Margie Cooper

A partir das experiências do ano passado, da observação de interesses e curiosidades das crianças, estruturamos projetos que unem os espaços da biblioteca e do laboratório para vivências e pesquisas científico-imaginativas para todos os grupos da escola às sextas-feiras. Débora Ferrari, a pedagoga responsável por esses espaços, fez junto com a equipe e as crianças da escola um levantamento de temas e experiências significativas que permeiam questões relacionadas com a água como investigações de matérias, transformações e importâncias; com as plantas que envolvem crescimento, o minhocário, luz e fotossíntese; e sustentabilidade no que tange aos temas de lixo e reciclagem.

Em breve, as crianças poderão compartilhar aos poucos as vivências destes espaços – suas ideias, fantasias e práticas neste mundo de inventividades.

SIGNIFICÂNCIAS E OS MATERIAIS

Os olhares e reflexões a respeito das

“Significâncias”

“Significâncias”

“Significâncias”

“Significâncias”

em nossas práticas educativas e nas vivências lúdicas das crianças trouxeram duas mudanças nos brinquedos da escola.

Iniciamos o ano letivo neste mês com uma revisão dos brinquedos que eram disponibilizados nos grupos, os quais foram substituídos por

materiais não estruturados

materiais não estruturados

materiais não estruturados

materiais não estruturados

que estão sendo apresentados às crianças de forma organizada como provocações ao brincar também enquanto criação, construção e imaginação. Esses materiais podem ser os mais variados possíveis, desde itens de uso simples e cotidiano como outros bastante inusitados. Acolhemos sugestões e contribuições das famílias nas reflexões a respeito desses objetos bem como na doação de itens significativos.

E, os “brinquedos de casa” que acontecem às sextas-feiras foram repensados não apenas como brinquedos, mas variados objetos que possam ter significâncias na conexão entre o ambiente familiar e as vivências das crianças na escola. Assim, alteramos a consigna para

"oooobjetos de casa"

bjetos de casa"

bjetos de casa"

bjetos de casa"

, os quais serão utilizados ao longo do dia na rotina pedagógica e não apenas em uma atividade específica.

PROJETO INTEGRAL

Os grupos do Integral são pensados com atividades e rotinas que valorizem um tempo de qualidade das crianças na escola, respeitando seus ritmos, escolhas e interesses, as relações construídas entre elas e com os espaços e materiais e o brincar. No que tange a essas relações, as crianças terão oportunidade de participar de forma mais efetiva de acontecimentos cotidianos da escola, desde a atenção e cuidado com espaços e materiais da escola, até processos e preparativos para ações comuns ao dia a dia.

(5)

5

O Integral do Fundamental, a fim de traçar

projetações

projetações

projetações

projetações

(planejamentos concomitantes com ações) de participação efetiva no funcionamento e cotidiano da escola, está entrevistando os funcionários e fazendo pesquisas pelo ambiente – as crianças estão começando por identificar os lugares da escola, as profissões e as pessoas que trabalham aqui, onde ficam e o que fazem, além de levantarem quais melhorias podem ser realizadas na escola. Manteremos os familiares atualizados de suas

projetações

e contaremos, em breve, também com suas participações.

PROJETO ENTREGRUPOS DE PESQUISA - FUNDAMENTAL

“Urge buscar uma escola do conhecimento e abandonar um ensino meramente transmissivo, fomentar a organização do acesso à informação e a aprendizagem do uso do conhecimento.” Jose Pacheco

Dentre as vivências, atividades e projetos do Fundamental, teremos um projeto “entregrupos” em que as crianças poderão escolher um tema de pesquisa para trabalharem ao longo do ano num grupo específico não seriado - formado por amigos dos três grupos - 1º, 2º e 3º Ano. As crianças já começaram a apontar temas de interesse para organização dos grupos, dentre eles estão: corpo humano, natureza, transporte, esporte, música.

Assim, a escola assume o currículo em uma dupla proposição: o currículo objetivo, que norteia e metrifica um horizonte de realização e o currículo subjetivo, que se estrutura no desenvolvimento pessoal, do projeto de vida de cada estudante, favorecendo a participação, autonomia, o desejo pela busca de conhecimento e, ainda, a solidariedade.

VIVÊNCIA CORPO E ARTE

““““Um olho vê, o outro sente.”””” Paul Klee

A criança vive plenamente sua própria corporeidade. Ela experimenta seus pensamentos, sensações e sentimentos pelo corpo em movimento. Do mesmo modo, experiencia de forma natural e integrada as

(6)

6

manifestações da cultura corporal e os componentes da arte1, a exemplo, pula corda cantando, joga

bola dançando, desenha suas brincadeiras e assim constrói e reconstrói sentidos e significados na inteireza dessas vivências. Potencializar a expressividade e a inventividade da criança está além de ampliar as linguagens artísticas e corporais, é necessário também relacioná-las, pois nessa construção múltipla ela intensifica o seu envolvimento com o mundo – expande a percepção e os sentidos - e cria as próprias formas de comunicação.

Nessa perspectiva, iniciamos as atividades de Vivências Corpo e Arte tomando os saberes corporais, as experiências estéticas, emotivas e lúdicas como propulsores de possibilidades para que a criança experimente e interprete as múltiplas maneiras de comunicação da linguagem do corpo, seja ela verbal ou não-verbal. Interligando as práticas corpóreas em suas diversas formas de codificação e significação, desfazemos não só as fronteiras do campo expressivo, mas também da cultura corporal de movimento e do cuidado de si e do outro. Assim, damos oportunidade às “experiências nas dimensões da sensibilidade, da ética, da estética e da poética2”, o que proporciona à

criança a capacidade de perceber a si, de se colocar no lugar do outro ao mesmo tempo em que se diferencia dele. Consequentemente, ela desenvolve Autoria e Autonomia nos processos de experimentação, produção, criação e reflexão, prezando tanto o protagonismo quanto o trabalho coletivo.

As atividades de Vivência acontecem uma vez por semana com duração de 1 hora para o Ciclo I e 1 hora e 30 minutos para o Ciclo II. A equipe conta com a professora e coordenadora Emiliana Wenceslau e com a Kriziane que já possui experiência na escola, contribuindo com sua formação técnica em teatro para as linguagens das vivências.

ENCERRAMENTO DAS OBRAS E IDEIAS PARA 2017

As obras de reforma das salas para o maternal e de mais um banheiro adaptado ao maternal foram encerradas no feriado de carnaval. Os espaços ficaram encantadores e as crianças já estão envolvidas com as novidades. As novas salas possuem transparência, embora sejam apenas espaços de referência e não de permanência, traduzem a ideia de ampliar os horizontes das crianças – do campo de visão aos aprendizados.

A escola está sempre em transformação e o espaço físico transparece a filosofia a respeito da educação e o olhar que temos para a infância. Para o recesso de fim de ano – entre 2016 e 2017 – temos a intenção de mais uma melhoria: a troca da cobertura central dos corredores internos da escola, favorecendo a circulação de ar e o controle de temperatura. Mais uma vez, contamos com a parceria e apoio das famílias.

1Consideramos como manifestações da cultura corporal as brincadeiras e os jogos, os esportes, os exercícios físicos, as

práticas corporais alternativas, as práticas corporais de aventura e as práticas corporais rítmicas. Os componentes da Arte são a dança, o teatro, a música e as artes plásticas.

(7)

7

COMUNICAÇÃO

Pedimos que os recados cotidianos continuem sendo registrados por escrito na agenda da criança, ou por telefone e e-mail e não sejam transmitidos verbalmente na portaria da escola a fim de garantir a eficiência da comunicação. Quando houver necessidade de um diálogo, por favor, contatem a professora e/ou coordenadora do grupo para agendarmos um horário.

ALIMENTAÇÃO

Sabendo que as crianças precisam de rotina para se sentirem seguras e assim desenvolver seus potenciais, a proposta do Thema é manter um cardápio saudável ao longo do ano. O cardápio permanece disponível na Secretaria e é disponibilizado na página do Facebook semanalmente (não é necessário ter perfil na rede) para acompanhamento dos pais.

Seguem algumas orientações importantes para aqueles que enviam alimentação de casa, conforme os grupos:

Berçário - somente para este grupo, oferecemos o serviço de preparação do lanche enviado de casa e

as refeições de almoço e jantar também podem ser enviadas. As frutas podem ser enviadas in natura e preparamos de acordo com a orientação (desde que estejam em boas condições para consumo). Preparamos inclusive os sucos. Para crianças que ficam no período integral, devem ser enviadas frutas suficientes para os dois lanches e sucos, mais a sobremesa do almoço (caso o almoço não seja o contratado do Thema).

Todos os grupos a partir do Maternal – o lanche de casa deve vir completo e pronto para o consumo

(frutas picadas, suco pronto para beber e, exceção às quartas-feiras de frutas, um complemento de carboidrato) seguindo o cardápio do Thema: não precisa corresponder exatamente aos mesmos itens do dia, mas não deve conter nenhum item que não faça parte do cardápio como um todo. Não fazemos "troca" de alimentos. Destacando que, às quartas-feiras, não devem ser enviados complementos de carboidrato – apenas suco e frutas que podem vir com uva passa, ameixa ou castanhas.

Caso o lanche esteja inapropriado ao consumo, não venha completo ou não esteja de acordo com o cardápio, será oferecido o lanche da escola e contabilizado como avulso.

Quanto ao almoço e jantar, pensando na organização das refeições na escola, bem como em toda a dinâmica de manuseio do alimento, qualidade da preparação para oferecimento e comparações entre as crianças, o almoço e o jantar não poderão mais ser enviados de casa a partir do Maternal. Avaliamos ao longo de todo o ano, que conseguimos garantir essa possibilidade até o Berçário em função de uma copista específica para isso, da variedade de preparações e do olhar múltiplo da criança. Para os demais grupos, a partir de maternal, observamos dificuldades as quais refletimos não termos recursos para empenho de solução suficientes para todos os pontos. Ainda assim, lembramos que a contratação das refeições é opcional, no sentido de a criança realizá-las na escola ou junto à família.

(8)

8

.

IDENTIFICAÇÃO DE PERTENCES

Todos os pertences das crianças, roupas, calçados e objetos, devem vir identificados com o nome. Muitas vezes elas possuem itens iguais ou muito parecidos, tornam-se progressivamente mais autônomas, vivenciam atividades por diversos espaços dentro da escola e a identificação favorece o nosso gerenciamento tanto da organização da escola como um todo, como dos cuidados das crianças e das atividades.

TRÂNSITO NA FRENTE DA ESCOLA

Dentro da escola, muito nos preocupamos com as regras de convivência social, a segurança das crianças e as atitudes dos adultos enquanto modelos de referência de valores e aprendizados para os pequenos. Mas, muitas coisas acontecem da porta pra fora e não podemos cuidar de todas elas.

O trânsito depois de um dia de trabalho é enlouquecedor e os horários muitas vezes fazem com que a gente se “atropele” com tanta correria… Muitos pais chegam nesse clima apressado para buscar as crianças na escola. Sabemos da importância da agilidade nesses momentos de chegada e saída e muito nos esforçamos internamente para respeitar o ritmo e, ao mesmo tempo, a importância dos detalhes nesses momentos de despedidas e reencontros.

Mas, acreditamos ser relevante relembrá-los do valor educativo do respeito às regras de trânsito e ética cidadã na frente da escola. Estacionar nas áreas corretas indicadas e não na contramão, na faixa de pedestre ou em frente às garagens dos vizinhos; utilizar as vagas na frente da escola com dinamismo atentando-se aos horários das crianças (considerar os tempos das refeições e trocas caso as crianças os façam e o cronograma de horário do Fundamental; evitar longos diálogos na calçada e, se for o caso, estacionar o carro em áreas que não sejam de tanta circulação como a calçada à frente do Thema).

Contamos com a parceria dos familiares e agradecemos desde já!

GRUPO LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR Berçário Maternal/Integral Maternal Grupo 1/Integral Grupo 1

9h 11h 15h 17h

Grupo 2/Integral Grupo 2 9h 11h30 15h15 17h15

Grupo 3/Grupo 4 9h 12h 15h15 17h30

Integral Grupo 3 e 4 9h 11h30 15h15 17h15

1°Ano/2°Ano/3°Ano Integral Fundamental

9h 12h 15h30 18h

ROTINA DAS REFEIÇÕES

Caso a criança chegue à escola após as 11h para almoçar, é necessário avisar antecipadamente por telefone ou e-mail.

A partir das 12h30 não

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o concurso previu: estabelecer a relação do castelo com o jardim ; promover a relação com o restaurante, a Marktplatz (praça no centro da cidade)

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante