• Nenhum resultado encontrado

108,0 54,0 6,0 168,0 28,0 70,0 266,0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "108,0 54,0 6,0 168,0 28,0 70,0 266,0"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária

Ref.ª : 1510005

Ano letivo: 2014-15

F

ICHA DA

U

NIDADE

C

URRICULAR

AGRICULTURAE ZOOTECNIA GERAIS

1. Caraterização

1.1 - Área científica: 62 - Agricultura, Silvicultura e Pescas 1.2 - Tipo (Duração): Anual

1.3 - Ano/Semestre: 1º Ano 1.4 - Tempo de trabalho (horas):

Horas de Contacto

Projetos Trabalhos

no terreno Estudo Totais

T TP P S E OT Avaliação Total

108,0 54,0 6,0 168,0 28,0 70,0 266,0

1.5 - ECTS: 10

1.6 - Docente Responsável

Maria Rosa Rebordão Cordeiro Simões Crisóstomo 1.7 - Outros Docentes

Óscar Crispim Alves Machado Fernando Jorge de Almeida Casau Maria Amélia da Silva Diegues Ramos

2. Objetivos de aprendizagem

Os objectivos desta unidade curricular são os seguintes:

1. Avaliar a importância do sector agrícola nacional, no contexto europeu e mundial; 2. Conhecer a interligação entre a agricultura e o ambiente envolvente;

3. Estabelecer as rotações e os afolhamentos mais adequados a cada situação;

4. Avaliar a qualidade das sementes e propágulos e os métodos de sementeira/ou plantação mais adequados a cada situação;

5. Conhecer as principais técnicas culturais usadas em agricultura, desde a preparação do terreno até à colheita;

6. Reconhecer as vantagens e os inconvenientes da utilização das principais técnicas culturais, em situações concretas;

7. Conhecer a importância relativa da zootecnia a nível nacional, europeu e mundial e os principais indicadores utilizados em zootecnia;

8. Conhecer as diferentes espécies pecuárias, solares de origem das suas principais raças e respectivas aptidões funcionais;

(2)

Bencanta – 3045 COIMBRA - Telef. 239 80 29 40 - Fax 239 80 29 79 [ Agricultura e Zootecnia Gerais ]

9. Compreender as inter-relações estruturais e funcionais dos constituintes das plantas e dos animais; 10. Identificar espécies animais em função de particularidades anatómicas e fisiológicas existentes quer ao nível digestivo, quer ao nível metabólico, reconhecendo as suas diferentes necessidades nutritivas;

11. Conhecer alimentos e os sistemas e métodos de valorização dos mesmos; 12. Utilizar métodos adequados para formulação de dietas.

3. Conteúdos programáticos

Para efeitos de avaliação, os conteúdos programáticos estão organizados por módulos: Módulo 1: Fundamentos da Produção Agrícola (Peso 25%):

Importância da Agricultura no Mundo e para a humanidade. Biodiversidade e espécies vegetais. A Agricultura em Portugal e no Mundo. Enquadramento da produção agrícola nacional na agricultura europeia e mundial. Índices caracterizadores usados em agricultura: Posicionamento nacional.

Conceitos e definições de agricultura. Principais tipos de agricultura praticados: caracterização sumária; sistemas convencionais/tradicionais versus sistemas modernos de agricultura.

Classificação das culturas (Plantas Cultivadas): Botânica; Agronómica; Segundo o ciclo de vida; Segundo o fotoperiodismo; Segundo a temperatura; Segundo o solo e o regime hídrico; Segundo o tipo fotossintético; Fitotécnica. Diferenças entre as principais fitotecnias. Aplicação prática das diferentes classificações das plantas no campo.

Semente e sementeira. Classificação das sementes. Valor agrícola das sementes. Técnicas de sementeira. Época de sementeira. Legislação sobre sementes. Densidade de sementeira e povoamento. Quantidade de semente. Processos de sementeira. Plantação e transplantação. Análise de sementes. Armazenamento de sementes (princípios gerais). Resolução de problemas.

O Clima: Visão Agronómica. Caracterização climática. Elementos de clima e sua utilização em agricultura. Proteções contra excessos climáticos. Classificação climática. Padrões climáticos do continente e sua implicação na agricultura.

O solo e a agricultura: formação do solo, perfis, constituintes, propriedades e parâmetros importantes, caracterização, avaliação, correção e trabalho do solo.

Corretivos húmicos. Definição e constituição do húmus. Importância da matéria orgânica no solo (funções físicas, químicas e biológicas). Rendimento da matéria orgânica em húmus. Produtos de interesse como corretivos húmicos.

Adubos e Adubações. Classificação dos adubos químicos. Vantagens e inconvenientes dos adubos compostos. Características dos principais adubos. Determinação da adubação e escolha dos adubos. Taxas de utilização. Técnicas de aplicação dos adubos. Resolução de problemas.

Sucessões, consociações, afolhamentos e rotações. Fatores de escolha do afolhamento. Nomenclatura. Justificação para as rotações. Rotação de Norfolk. Exemplos de rotações para Portugal. Vantagens e inconvenientes da utilização das consociações. Exemplos de consociações para Portugal.

Visitas guiadas ao campo para contacto com as culturas, as infestantes, as máquinas e os equipamentos agrícolas. Apreciação crítica das principais técnicas culturais usadas em agricultura.

(3)

Equipamentos associados a todas as operações numa exploração agrícola. Classificação internacional dos grupos de máquinas e equipamentos.

Equipamentos associados à adaptação do terreno à cultura: desmatação; nivelamentos; conservação do solo; construção de redes de rega e drenagem.

Preparação e trabalho do terreno: objetivos a atingir, avaliação do estado de compactação do solo e necessidades de mobilização. Gestão de resíduos e outros materiais no sentido de melhorar a fertilidade do solo e as condições de trabalho das máquinas.

Tipos de trabalho no terreno: propriedades mecânicas do solo, trabalhos elementares e complexos realizados pelos equipamentos de mobilização do solo. Interesse e finalidades da mobilização do solo. As mobilizações convencionais, simplificadas e a sementeira direta.

Condições de trabalho do solo e caraterização das zonas de sementeira/emergência e zona de desenvolvimento radical. Preparação do solo para sementeira/plantações.

Lavouras e equipamentos que as realizam: charruas de aivecas e de discos: tipos de lavoura, profundidade de trabalho, utilizações e regulações.

Equipamentos de mobilização vertical: subsoladores, arados, escarificadores e grades de bicos. Gradagens com grades de discos. Equipamentos accionados à TDF: cultivadores rotativos, enxadas mecânicas. Rolagens e rolos.

Equipamentos associados à sementeira/plantação de culturas de primavera-verão.

Modelação do terreno: armação do solo em camalhões e leiras, sachadores e amontoadores, cobertura do solo com plástico.

Visão integrada de todas as operações mecanizadas que decorrem na exploração agrícola da ESAC. Visita a uma ou mais explorações agrícolas da região que inclua a tecnologia associada à produção de arroz

Módulo 3: Zootecnia e nutrição animal (Peso 30%):

Conceito de zootecnia e sua valorização em termos económicos e sociais. Principais zonas de produção das diferentes espécies e aptidões animais. Indicadores técnico-económicos mais utilizados em zootecnia.

Solar de origem e principais características de raças autóctones e exóticas com mais importância. Composição e sistemas de análise quimico-bromatológica dos alimentos.

Classificação, estrutura, funções e importância dos hidratos de carbono, lípidos, compostos azotados proteicos e não proteicos, vitaminas e minerias em nutrição e alimentação animal.

Anatomia, fisiologia e microbiologia do sistema digestivo de diferentes espécies animais e principais produtos resultantes da digestão.

Digestibilidade: factores que a afectam dependentes do animal e do alimento. Metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e protéinas.

Valor energético dos alimentos e partição da energia no organismo animal. Necessidades nutritivas dos animais: manutenção e produção

(4)

Bencanta – 3045 COIMBRA - Telef. 239 80 29 40 - Fax 239 80 29 79 [ Agricultura e Zootecnia Gerais ] Módulo 4: Alimentação animal (Peso 20%):

Classificação dos alimentos.

Sistemas de valorização energética e proteica dos alimentos para espécies monogástricas e poligástricas. Factores que afectam o valor nutritivo dos alimentos;

Ingestão de alimentos: mecanismos de controlo e factores que afectam a ingestão de alimentos; Formulação de dietas para diferentes níveis de produções e diferentes espécies de animais

4. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão alinhados com os objectivos de aprendizagem e demonstram-se pelas aquisição das seguintes competências, para cada módulo da UC:

Módulo1:

1. Indica as principais produções agrícolas em Portugal considerando as épocas de produção e o seu valor económico estabelecendo a comparação com outras regiões produtoras da Europa e do mundo;

2. Valoriza a agricultura como actividade que gera riqueza, ocupa mão-de-obra e fornece matérias-primas para a indústria transformadora, comparando-a com outros países através de indicadores estruturais, económicos e sociais;

3. Explica as políticas agrícolas e de desenvolvimento rural estabelecidas pelo Ministério da tutela e pela União Europeia.

4. Indica os principais factores, elementos e indicadores climáticos com influência sobre o potencial agrícola e os seus efeitos nas culturas;

5. Explica as funções do solo em agricultura convencional, reconhecendo a necessidade da sua conservação e a sua importância no balanço do CO2 na atmosfera;

6. Conhece a morfologia, os hábitos de crescimento e a utilização das principais culturas utilizadas nos diferentes condicionalismos edafo climáticos nacional

7. Define rotação, sucessão, consociação e afolhamento;

8. Explica os objectivos das rotações em comparação com a monocultura; 9. Estabelece rotações para situações concretas, utilizando a simbologia adequada. 10. Indica as técnicas mais adequadas de propagação das plantas cultivadas.

11. Avalia a qualidade das sementes e/ou propágulos visualmente e através da realização de ensaios de laboratório e de campo adequados;

12. Explica a importância das condições do solo durante as fases de germinação e emergência. Módulo 2:

1. Conhece os fundamentos das operações gerais de cultura mecânica; 2. Descreve as principais técnicas culturais usadas em agricultura; 3. Associa adequadamente as técnicas culturais às máquinas agrícolas. 4. Aprecia criticamente a tecnologia agrícola seguida em situações concretas;

(5)

5. Escolhe as técnicas de preparação e manutenção do solo e das culturas que mais protegem o ambiente; 6. Estabelece a sequência de operações desde a sementeira à colheita mais adequada para as principais culturas nas nossas condições edafo climáticas.

Módulo 3:

1. Valoriza a importância da zootecnia, em termos económicos e sociais;

2. Identifica as principais zonas de produção das diferentes espécies e aptidões animais; 3. Conhece os principais indicadores técnico-económicos utilizados em zootecnia. 4. Conhece a origem e principais características de diferentes raças das espécies pecuárias;

5. Relaciona a estrutura química dos constituintes das plantas e dos animais com as suas funções bioquímicas e fisiológicas;

6. Identifica os sistemas laboratoriais de valorização nutritiva dos alimentos;

7. Relaciona as funções dos minerais e das vitaminas com os efeitos e sintomas de deficiências ou excessos minerais e/ou vitamínicos nos animais.

8. Distingue a capacidade dos animais de diferentes idades e espécies para utilizarem diferentes tipos e formas de alimentos, pelo conhecimento da anatomia, fisiologia e microbiologia dos seus sistemas digestivos;

9. Explica o efeito de factores dietéticos específicos sobre a microflora digestiva e as suas implicações nas necessidades nutritivas e práticas alimentares dos animais domésticos;

10. Relaciona a energia resultante do metabolismo para os vários processos metabólicos e funções corporais;

11. Explica a importância do balanço dos aminoácidos na síntese proteica em relação à alimentação dos animais domésticos;

12. Identifica a etiologia, o mecanismo fisio-patológico e a profilaxia das desordens metabólicas mais importantes em produção animal.

Módulo 4

1. Resume as necessidades nutritivas dos animais. 2. Classifica os alimentos;

3. Explica os sistemas de valorização energética e proteica dos alimentos; 4. Identifica os factores que afectam o valor nutritivo dos alimentos;

5. Explica o modo como diferentes factores afectam a ingestão de alimentos;

6. Estabelece dietas para diferentes níveis de produções e diferentes espécies de animais; 7. Justifica a frequência de alimentação;

5. Metodologias de Ensino e de Avaliação 5.1 – Metodologias de Ensino

(6)

Bencanta – 3045 COIMBRA - Telef. 239 80 29 40 - Fax 239 80 29 79 [ Agricultura e Zootecnia Gerais ]

1. Aulas de introdução teórica e teórico-prática para os conteúdos relacionados com a importância da produção agrícola e animal, com a realidade agrícola nacional e internacional e com os diferentes tipos de espécies e de raças exploradas;

2. Visionamento de vídeos e diaporamas, consulta e pesquisa de elementos técnicos sobre as espécies vegetais e as raças, actualmente mais utilizadas em agro-pecuária;

3. Aulas de introdução teórica, seguidas de aulas de campo referentes às técnicas culturais e de aulas laboratoriais nas matérias relativas à caracterização nutritiva dos alimentos e sua utilização pelo animal; 4. Elaboração e discussão de relatórios: um referente aos assuntos abordados nas aulas de campo e outro à caracterização nutricional dos alimentos analisados no decorrer das aulas laboratoriais;

5. Realização de exercícios de arraçoamentos;

6. Pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação de um trabalho: um sobre um tema agronómico relevante.

5.2 – Metodologias de Avaliação Avaliação contínua

Para efeitos de avaliação os conteúdos programáticos estão organizados por módulos, cujos instrumentos de avaliação e respectivas ponderações são as seguintes:

Módulo 1: Fundamentos da Produção Agrícola (Peso 25%): 1) teste escrito de resposta curta e/ou escolha múltipla (75%);

2) trabalho escrito sucinto sobre um tema geral, e actual, de produção agrícola integrado no contexto nacional e/ou internacional (25%).

Módulo 2: Tecnologia agrícola (Peso 25%):

1) teste escrito de resposta curta e/ou escolha múltipla (75%);

2) resolução de problemas sobre algumas das técnicas culturais mais utilizadas em agricultura (25%).

Módulo 3: Zootecnia e nutrição animal (Peso 30%)

1) teste escrito com questões de escolha múltipla e resposta orientada (30%); 2) testes de resposta curta relativos à componente laboratorial (20%); 3) teste escrito de resposta curta e/ou escolha múltipla (50%).

Módulo 4: Alimentação animal (Peso 20%):

1) teste escrito de resposta curta e/ou escolha múltipla (70%); 2) formulação de um arraçoamento (30 %).

A aprovação em avaliação contínua requere: a) presença a um mínimo de 75% das aulas lecionadas, b) classificação mínima de 7,5 valores em cada módulo e c) classificação mínima de 9,5 valores na média ponderada das classificações obtidas nos quatro módulos.

(7)

Avaliação em exame final

Quando não é obtida aprovação por avaliação contínua, o estudante tem acesso a exame final, mantendo-se a ponderação percentual dos módulos para a obtenção da classificação final.

A avaliação em exame consiste numa prova escrita, que avalia a totalidade dos módulos 1 e 2 e parte dos módulos 3 e 4 (75%), numa prova escrita relativa às matérias de componente laboratorial (12,5%) e na formulação de um arraçoamento (12,5%).

O aluno fica aprovado quando obtiver uma classificação mínima de 9,5 valores na média ponderada das classificações obtidas nos quatro módulos.

As condições de avaliação em exame, época normal, recurso e especial, encontram-se descritas no regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, ref: RG_RAAE, de 26-07-2013 e demais legislação aplicável.

6. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As exposições teóricas e teorico-práticas das diferentes matérias a leccionar seguidas de aulas de campo de acompanhamento crítico das culturas e das principais técnicas culturais usadas em agricultura, permitirão a obtenção e consolidação de conceitos, ainda que de ordem geral, sobre os aspectos fitotécnicos mais relevantes presentes na produção das diferentes espécies agrícolas. O visionamento de vídeos e diaporamas e a consulta e pesquisa de elementos técnicos permitirão ao aluno ter um conhecimento mais profundo sobre as espécies vegetais e as raças, actualmente mais utilizadas em agro-pecuária. Permitirão que o aluno se envolva no mundo da agricultura, compreenda as inter-relações entre as diferentes tecnias e possa começar a fazer as suas opções no domínio da agro-pecuária. As aulas teórico-práticas e laboratoriais relativas à caracterização nutritiva dos alimentos e sua utilização pelo animal permitirão ao aluno ter conhecimento dos diferentes componentes nutritivos dos alimentos, da melhor forma de os misturar e administrar aos animais afim de cobrir, o mais eficentemente possível, as diferentes necessidades nutritivas dos mesmos, variando estas em função do modo como são explorados pelo homem e compreender as inter-relações estruturais e funcionais que existem entre os constituintes das plantas e dos animais. O estímulo ao diálogo e à participação dos estudantes nas aulas, através da resolução de questões apresentadas pelos professores ou formuladas pelos alunos, permitirá acompanhar o processo de aquisição das competências.

7. Bibliografia

7.1 – Bibliografia de base

Caldas, E. – A agricultura portuguesa através dos tempos. Lisboa: INIC.1991. Briosa, F. – Glossário ilustrado de mecanização agrícola. Lisboa: Galucho. 1984. Diehl, R. – Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária. 1984.

Drogoul, C.; Gadoud, R.; Joseph, M. M.; Jussiau, R.; Lisberney, M. J.; Mangeol, B.; Monteméas, L.; Tarrit, A. – Nutrition et alimentation des animaux d’elevage, volume I e II. Dijon: Educagri éditions. 2004.

Éliard, J. L. – Manual geral de agricultura. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euroagro. 1979.

(8)

Bencanta – 3045 COIMBRA - Telef. 239 80 29 40 - Fax 239 80 29 79 [ Agricultura e Zootecnia Gerais ]

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) – Alimentation des animaux monogastriques: porc, lapin, volailles, 2ª Ed. Paris: INRA éditions. 1989.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) – Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. Paris: INRA éditions. 1988.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) – Alimentation des bovins, ovins et caprins: besoins des animaux - valeur des aliments. Versailles: Éditions Quae. 2007.

MCDonald, P.; Edwads, R. A.; Greehalgh, J. F. D.; Morgan, C. A. – Animal Nutrition, 6ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall. 2002.

Soltner, D. – Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I, II et III. 1995.

Terrón, P. – Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. – Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola . Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

7.2 – Bibliografia complementar

Nos Serviços Académicos consta lista de movimentos, via Gestão Documental, realizados sequencial-mente pelo Responsável da UC/UF, Director/Coordenador de Curso, Conselho Técnico-Científico e Presidente da ESAC, de acordo com o disposto no Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes.

____________________________________

(O Responsável pelos Serviços Académicos) ESAC, ___ /___ /_______

Referências

Documentos relacionados

Ideias: Uma fotografia em família com as mesmas posições para ver a evolução ao longo dos anos, preparar um calendário de advento, programar um concurso com os amigos de

Alberto

Ao reconhecer essas três funções, o IPEN deu um passo importante para a visualização, na forma de processo, de como a organização processa e entrega valor para seus clientes,

1) Falta de apoio, orientação e assessoria técnica do órgão estadual de Defesa Civil (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) e de outras instituições do

Procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para o cargo de professor, compreendendo os níveis

Em suma, ainda que em tese se pudesse sustentar que a greve suspende os contratos de trabalho, gerando o não pagamento de salários, não se aplicaria

Essa superioridade da adubaçào orgânica associada à quImica reduzida, provavelmente se deve à liberaçào lenta dos nutrientes NPKS da palha, alem da melhoria das

Tambem foi realizada a análise sensorial da bebida com 50 provadores (alunos e funcionários da UFLA) no laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Ciência dos Alimentos