• Nenhum resultado encontrado

Lição 1 PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 1 PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lição 1 – PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA VITORIOSA Textos Bíblicos: Salmos 1.1-3; Jeremias 17.7-10

Introdução

O relato da criação, em Gênesis primeiro, mostra um Deus planejador, organizado, dinâmico e criativo: “No princípio criou Deus os Céus e a Terra” (Gn 1.1). É totalmente verdadeiro que Deus criou, não apenas céus e terra, mas “tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade” (Sl 146.6). Deus criou os astros de todos os tamanhos e formas. Além disso, criou

também a lei física da atração dos corpos, o que permite aos astros circularem em suas órbitas sem choques ou catástrofes. Há uma organização plena e o universo convive com essa harmonia de movimentos. Deus criou a natureza com suas múltiplas variações de formas, sons e cores. Em uma floresta, por exemplo, não há uma árvore que seja igual à outra.

Deus criou a vida. Criou o ser humano para ser coroa dessa criação. Está muito claro que a vontade de Deus é a nossa realização. Para isso, plantou um jardim e o deu ao ser humano para que tivesse domínio e poder. Deu-lhe a liberdade de ir e vir naquele paraíso. Mas o Senhor fez algumas exigências e, se o homem obedecesse plenamente as instruções, a queda seria uma possibilidade remota. Mas com o pecado já instalado, Deus, por sua absoluta misericórdia, enviou-nos Jesus para resgatar o ser humano e lhe comunicar a sua própria vida, ou seja, a vida em sua plenitude, representada por paz, saúde, alegria, trabalho, fartura e realização. Deus nos criou para uma vida vitoriosa. Essa vida requer mudança de pensamentos e comportamentos.

1 – Para termos uma vida vitoriosa, precisamos tomar algumas decisões (Sl 1.1,2).

Podemos, sim, ter uma vida vitoriosa, mas isso requer “vigilância e prudência”, conforme nos advertiu o Senhor Jesus. Apenas podemos

experimentar essa vida vitoriosa, nos submetendo à Palavra de Deus (Is 1.19), ou seja, fazendo a nossa parte. No que depende de Deus, tudo já está pronto e a nossa vitória sobre as lutas do viver é uma questão de obediência àquilo que Ele já estabeleceu.

(2)

No Salmo primeiro, encontramos alguns princípios para a manutenção da bênção de Deus sobre nós. Uma pessoa que pretende ter uma vida

vitoriosa...

Princípio Um – “Não anda segundo o conselho dos ímpios” (Sl 1.1 – ARA). O verbo andar está diretamente relacionado ao comportamento, opinião, orientação, sugestões diretas, etc. Um filho de Deus jamais será conivente com as ideias dos que desprezam Jesus e os valores morais e éticos contidos nas Escrituras e, jamais aceitará negociar sua consciência por jogos, injustiças, roubos, falsificação, etc. para ser uma pessoa vitoriosa.

Princípio Dois – “Não se detém no caminho dos pecadores” (Sl 1.1 – ARA). O verbo deter, nesse texto, significa parar, demorar, estacionar ou prolongar-se. Assim, quem se “detém” nesse caminho acaba por absorver a cultura, costumes, hábitos, comportamentos de tal maneira que o modo de pensar e agir sobre as coisas de Deus é afetado. A palavra “caminho” faz referência a qualquer atividade, crendice, modo de vida (vestir, falar, comportar, usar), etc. Quem é justo não participa daquilo que agride a sua consciência ou está em desacordo com as Escrituras.

Princípio Três – “Nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1 – ARA). O verbo “escarnecer” é o mesmo que zombar, ridicularizar e desprezar tudo aquilo que é importante para Deus e Sua Igreja. Nossas companhias devem contribuir para nos aproximarmos mais de Deus e não para nos afastar. Estar na roda dos zombadores é o mesmo que assumir a posição deles ou aprovar suas palavras e atitudes. O cristão que se acomoda (“se assenta”) no erro, como se fosse um ímpio, será duramente disciplinado pelo Senhor, para não correr o risco de ser condenado com o mundo (1Co 11.32; Hb 12.6). Princípio Quatro – “Mas o seu prazer está na Lei do Senhor” (Sl 1.2 – ARA). A Lei do Senhor, a Escritura Sagrada ou Palavra de Deus é oposta ao “conselho dos ímpios”. Quem ama essa Palavra conduz a sua vida em conformidade com ela e, como resultado, nunca estará sozinho ou desesperado. Mas com os ímpios não acontece isso. O apóstolo Paulo escreveu que eles “perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (2Ts 2.10). Meditamos na Palavra quando refletimos por um tempo após lermos. Saturar a mente e o coração com a Palavra é o caminho

(3)

para a praticarmos, pois tudo aquilo que forma o nosso pensamento, bom ou ruim, determina a nossa ação ou maneira de viver (Js 1.8).

Portanto, qualquer pessoa pode ser feliz e vitoriosa, desde que o seu estilo de vida esteja de acordo com o padrão das Escrituras e não conforme o modelo imposto pelo mundo (Rm 12.2). O mundo faz oposição aberta a Deus (Tg 4.4; 1Jo 5.19). É sábio e tem uma vida vitoriosa aquele que evita “andar, deter e assentar-se” com os descrentes, pois isso seria o mesmo que virar progressivamente as costas para Deus.

2 – Para termos uma vida vitoriosa, precisamos aprender a lição da árvore.

A pessoa que ama e pratica a Palavra de Deus é comparada a uma árvore viva e frondosa. Na linguagem bíblica, a árvore é com frequência usada como símbolo de vitalidade, estabilidade e produtividade. Somente a Graça de Deus no ser humano é capaz de fortalecê-lo para resistir às tempestades e prolongar seus dias de vida com saúde.

Deus é como uma “fonte de água”, de onde jorra bênçãos em profusão. E o ser humano que Lhe obedece tem suas “raízes” aprofundadas e seguras em suas maravilhosas e ricas promessas. Viver junto às Águas Vivas também significa estar permanentemente cheio ou controlado pelo Espírito (Jo 7.38,39). Essa “árvore” possui folhas verdes e vistosas, nunca murcha. Isso nos lembra a constância do crente fiel, com sua vida sempre em ordem, pela sua comunhão com Cristo. Ele é socorrido nos períodos de “seca” ou estiagem circunstancial. Assim como a árvore frondosa é uma bênção para homens e animais (folhas, sombra, abrigo, frutos, etc) assim também é o crente próspero, pois ele compartilha com os outros aquilo que recebe de Deus.

O “crente árvore” não teme as provações da vida, pois elas nunca poderão desestabilizá-lo, porque está plantado sobre Cristo, a Rocha eterna (1Co 3.10). A sua produtividade está garantida pelo acesso que tem à “Água da Vida”. Desse modo, os “frutos” da paz, alegria, justiça, boas obras ou qualquer outro tipo de boa influência tem livre curso em sua vida.

3 – Para termos uma vida vitoriosa e sermos abençoados, precisamos “andar com Deus”.

(4)

Sucesso e uma vida vitoriosa, esse é o resultado natural de quem escolhe “andar com Deus” e se submeter voluntariamente à sua vontade. Ser bem sucedido é o mesmo que próspero, abençoado e feliz. Em Salmos 1.3 lemos que essa pessoa é feliz em tudo, ou seja, nos negócios, na família, na liderança, nas ações profissionais e na vida espiritual. O sucesso social ocorre porque quem espalha amor, amizade, compreensão, respeito, justiça e paz é isso mesmo que vai colher.

Apesar dessa promessa ter aplicação real e automática na vida de qualquer servo fiel a Deus, ela não oferece imunidade ou isenção dos problemas e dificuldades de toda natureza. A vida abundante em Jesus nos capacita com sabedoria para enfrentá-los, além de podermos contar sempre com a maravilhosa aprovação de Deus em tudo o que Ele nos permitir fazer ou participar.

Conclusão

No Salmo primeiro, encontramos todos os princípios para quem quer ter uma vida plena e vencer em todas as áreas da vida. Esses princípios nos mostram que precisamos amar a Deus e cumprir a Sua Palavra acima de tudo e de todas as coisas. E, se na vida tudo é uma questão de escolha, o homem “bem-aventurado” é aquele que escolhe conhecer (meditar) e seguir os

preceitos bíblicos. Deus o coroará de bens, longevidade e vitória completa: É o prêmio por sua fidelidade e obediência.

Para pensar e agir

1. Quais são os “conselhos dos ímpios” e quais suas implicações para a vida espiritual?

2. “Andar, deter-se e assentar-se”, entre os “escarnecedores” pode

produzir em nós que tipo de comportamentos? Esse resultado agrada a Deus?

3. Por que é vitoriosa e bem sucedida a pessoa que teme ao Senhor?

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA

(5)

Terça-feira: Deuteronômio 29.1-17 Quarta-feira: 1Crônicas 22.11-19 Quinta-feira: 2Crônicas 26.1-5 Sexta-feira: 2Crônicas 31.11-21 Sábado: Neemias 2.17-20 Domingo: Salmos 75

Referências

Documentos relacionados