• Nenhum resultado encontrado

OFERECER A OUTRA FACE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OFERECER A OUTRA FACE"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

OFERECER

OFERECER

A OUTRA

A OUTRA

FACE

FACE

(2)

C A P Í T U L O XII

Amai vossos inimigos

Se alguém vos bater na face direita,

(3)

“Aprendestes que foi dito: olho por olho

e dente por dente. - Eu, porém, vos digo

que não resistais ao mal que vos

quei-ram fazer; que se alguém vos bater na

face direita, lhe apresenteis também a

outra; - e que se alguém quiser pleitear

contra vós, para vos tomar a túnica,

também lhe entregueis o manto; - e que

se alguém vos obrigar a caminhar mil

passos com ele, caminheis mais dois mil.

- Dai àquele que vos pedir e não repilais

aquele que vos queira tomar

empresta-do.”

(S. MATEUS, cap. V, vv. 38 a 42)

(4)

A narrativa do Sermão da Montanha está inserida nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de Mateus, num total de 111 versículos.

A obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

tem 28 capítulos, em alguns deles Kardec comenta e/ou cita vários trechos do Sermão da Montanha.

(5)

Ao ter o Sermão da Montanha como ponto central de estudos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec reconhece a sua impor-tância dentre os ensinos de Jesus.

(6)

Se toda a literatura

Se toda a literatura

espiritual da humanidade

espiritual da humanidade

perecesse, e só se salvasse

perecesse, e só se salvasse

o Sermão da Montanha,

o Sermão da Montanha,

nada estaria perdido.

nada estaria perdido.”

(7)

“Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente.”

(8)
(9)

“Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente.”

(10)

“[…] a expressão 'Olho por olho, dente por dente' não é um exclusivo das páginas da Bí-blia. Encontra-se nos códigos legislativos dos povos do Médio Oriente Antigo, muito antes da entrada de Israel no cenário da história. A título de exemplo, citamos o famoso código de Hammurabi, datado de cerca de 1700 a.C., mas podíamos igualmente mencionar os códi-gos legislativos egípcio e hitita.” (ANTÔNIO COUTO).

“Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente.”

(11)

No Código de Hamubari e na Torá (Lei de Moisés) a lei (ou pena) de Talião não era algo de aplicação genérica, está relacionada às lesões corporais e ao falso testemunho.

“O termo 'talião' vem do latim 'talis' (tal) que significa 'idêntico' ou 'semelhante'. […].” (Site A Bíblia)

“Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente.”

(12)

Parte Superior Parte inferior Código Hamurabi Hamurabi (Hamurábi, Hammurabi) foi um rei

(13)

“A parte superior apresenta um baixo-relevo, que mostra o deus Sol (Chamash), protetor

da justiça, entregando as tábuas da lei a Hamurabi, seguida de um Proêmio que

justifica a origem divina daquelas leis; na parte

inferior, as 46 colunas dos 18 capítulos, 282 artigos com

(14)

Capítulo II

Do falso testemunho e prevaricações

(Art. 3º ao 5º)

Art. 3º. Se um homem, em processo, se apresenta como testemunha de acusação e não prova o que disse, se o proces-so importa em perda de vida, ele deverá ser morto.

(15)

Capítulo XI

Delitos e penas, lesões corporais, talião e indenizações

(Art. 195 a 214)

Art. 196. Se um homem destruir

um olho de outro homem, des-truirão o seu olho.

Art. 197. Se quebrou o osso de

um homem, quebrarão o seu osso.

Art. 200. Se um homem

arran-cou um dente de outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.

(16)

Êxodo 21,22-25: “Numa briga entre homens, se um deles ferir uma mulher grávida e for causa de aborto sem maior dano, o culpado será obrigado a indenizar aquilo que o mari-do dela exigir, e pagará o que os juízes deci-direm. Contudo, se houver dano grave, então pagará vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por quei-madura, ferida por ferida, golpe por golpe.”

Levítico 24,19-20: “Se alguém ferir o seu pró

ximo, deverá ser feito para ele aquilo que ele fez para o outro: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. A pessoa sofrerá o mesmo dano que tiver causado a outro.”

(17)

Deuteronômio 19,16-21: “Quando uma falsa testemunha se levantar contra alguém, […] Os juízes deverão fazer cuidadosa investiga-ção. Se a testemunha for falsa e tiver calu-niado o seu irmão, então vocês a tratarão do mesmo modo como ela própria maquinava tratar o seu próximo. […] Não tenha pieda-de: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.”

(18)

“[…] Depois dos juízes indagarem e comprovarem a veracidade destas palavras, as testemunhas (primeiras) deveriam receber o mesmo castigo que pensavam fa-zer condenar a vítima da calúnia. Se fosse questão financeira, as testemunhas falsas pagavam a importância em partes iguais; sendo o castigo Malcut (açoite), cada um deles recebia as trinta e nove açoitadas; e se pensavam condená-lo à morte, todas as testemunhas falsas deveriam ser mortas. […].” (Torá - A Lei de Moisés)

(19)

“Olho por olho. A intenção desta lei era de controlar a vingança da pessoa lesada, não

podendo ultrapassar a simples retribuição justa e exata (Ex 21,24; Dt 19,21; Lv 24,20). Jesus ultrapassa a justiça com

(20)

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra;”

(21)

Se revidarmos, nada mais estaríamos fazen-do fazen-do que nos igualanfazen-do ao ofensor, o que demonstraria que não somos melhores que o nosso agressor.

(22)

“Os preconceitos do mundo sobre o que se convencionou chamar 'ponto de honra' pro-duzem essa suscetibilidade sombria, nascida do orgulho e da exaltação da personalidade, que leva o homem a retribuir uma injúria com outra injúria, uma ofensa com outra, o que é tido como justiça por aquele cujo sen-so moral não se eleva acima das paixões terrenas. É por isso que a lei mosaica pres-crevia: olho por olho e dente por dente, em harmonia com a época em que Moisés vivia.” (KARDEC).

Suscetibilidade: disposição ou tendência para se ofen-der e se ressentir com (algo, ger. sem importância); deli-cadeza, melindre. (HOUAISS).

(23)

“Veio o Cristo e disse: 'Retribuí o mal com o bem.' E disse ainda: 'Não resistais ao mal que vos queiram fazer; se alguém vos bater numa face, apresentai-lhe a outra.' Ao orgu-lhoso, este ensino parecerá uma covardia, pois ele não compreende que haja mais cora-gem em suportar um insulto do que em se vingar, em virtude de sua visão ser incapaz de ultrapassar o presente.” (KARDEC).

(24)

Lei de ação e reação

- o que hoje se sofre: colhemos o que plan-tamos ontem.

- o que hoje se faz: plantamos o que colhe-remos amanhã.

(25)

Lei de ação e reação

- o que hoje se sofre: colhemos o que plan-tamos ontem.

- o que hoje se faz: plantamos o que colhe-remos amanhã.

(26)

Lei de ação e reação

- o que hoje se sofre: colhemos o que plan-tamos ontem.

- o que hoje se faz: plantamos o que colhe-remos amanhã.

“Tudo o que o homem semear, isso também Tudo o que o homem semear, isso também

ceifará.”

(27)

“Oferecer o outro lado, quando se é esbofe-teado na face, é quase inverossímil para a cultura ocidental, acostumada ao revide pela honra, ao duelo, com armas no passado, ver-bal em todos os tempos, através da justiça igualmente em todas as épocas.

Trata-se, à luz da psicologia profunda, de provar que o Bem é mais forte do que mal, que a não-violência é o antídoto para a fero-cidade, a paciência é o remédio para a irrita-ção, a esperança é o recurso para o desalen-to...” (Joanna de Ângelis, psicografia Divaldo P. Franco).

Inverossímil: que ou aquilo que não é ou não parece verdadeiro. (HOUAISS)

(28)

“Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como

eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria

lei do talião, mas em plano moral.”

(Gandhi) Domínio britânico sobre a Índia: 1857 a 1947

(29)

“O murro da cólera somente surge quando a razão foi afastada. E sobrevindo semelhante problema, somente a calma do adversário consegue atenuar os desequilíbrios, proce-dentes da ausência de controle.” (Emmanuel, psicografia Chico Xavier).

(30)

“Pelo fim da vida, foi Gandhi interrogado se havia perdoado todas as ofensas que recebera da parte de seus ofensores, e o

Mahatma pôde responder com verdade:

'Nada tenho que perdoar, porque nunca ninguém me ofendeu'.”

(HUBERTO ROHDEN)

(31)

“Por essas palavras Jesus não pretendeu in-terdizer toda defesa, mas condenar a vingan-ça. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que seja de molde a lhe abater o orgulho; que haverá mais glória pa-ra ele em ser ofendido do que em ofender,

em suportar pacientemente uma injustiça do que em cometer ele mesmo outra injustiça; que mais vale ser enganado do que enganar, ser arruinado do que arruinar os outros.” (KARDEC)

(32)
(33)
(34)

Emmanuel, falando sobre o trabalho que de-vemos empreender visando a nossa própria iluminação, diz:

“Nesse particular, não podemos prescindir do conhecimento adquirido por outras almas que nos precederam nas lutas da Terra, com as suas experiências santificantes – água pu-ra de consolação e de espepu-rança, que pode-remos beber nas páginas de suas memórias ou nos testemunhos de sacrifício que deixa-ram no mundo.” (O Consolador, q. 230)

(35)
(36)
(37)
(38)

“Somente a fé na vida futura e na Justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com pa-ciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.” (KARDEC)

(39)

“Se alguém pudesse praticar impunemente um ato mau, sem que esse ato se voltasse contra seu autor, em forma de

sofrimento, o universo não seria um cosmos, isto é, um sistema de ordem e harmonia, mas sim um caos, desordem e

(40)

- e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhes entregueis o manto; - e que se alguém vos

obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil.

(41)

Poucos de nós consegue se manter sereno ao entrar numa demanda, em geral, enchemos o coração de ódio para com aquele que se pleiteia algo que julgamos de nosso direito.

Razão pela qual, para a grande maioria de nós, seria melhor deixar de lado e acreditar que, se alguém nos leva alguma coisa, é, certamente, a justiça de Deus em ação.

(42)
(43)

(27 anos preso)

(44)
(45)
(46)

Mateus 5,21-24: "Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: 'Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: 'imbecil', se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de 'idiota', merece o fogo do inferno. Portan-to, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pa-zes com seu irmão; depois, volte para apre-sentar a oferta.”

(47)

Mateus 5,25-26: “Se alguém fez alguma acu-sação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último cen-tavo."

Mateus 18,21-22: “Pedro aproximou-se de

Jesus, e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' Jesus respondeu: 'Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.'”

(48)

Referencias bibliográficas:

● COUTO, A. Olho por olho, dente por dente:

https://mesadepalavras.wordpress.com/2011/02/22/%C2%Abolho-por-olho-dente-por-dente%C2%BB/

FRANCO, D. P. Jesus e o Evangelho – à luz da psicologia profunda. Salvador:

LEAL, 2000.

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 2013.ROHDEN, H. Mahatma Gandhi, o apóstolo da não-violência. São Paulo:

Martins Claret, 2012.

VIERIA, J. L. Código de Hamurabi: Código de Manu, excertos: Lei das XII

Tábuas. Bauru, SP: Edipro, 2002.

XAVIER, F. C. O Consolador. Rio de Janeiro: FEB, 1986.

TEMPLO ISRAELITA BRASILEIRO. Torá – a Lei de Moisés. São Paulo: Sêfer,

2001.

● Jesus: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bloch-SermonOnTheMount.jpg ● Gandhi:

http://iqquotes.com/wp-content/uploads/2014/10/mahatma-gandhi-biodata.jpg

● Olho por olho: http://super.abril.com.br/imagem/frases-gandhi-01.jpg ● Bater na face:

https://petrolinaespirita.files.wordpress.com/2012/12/evangelho.jpg? w=263&h=199

● Chico Xavier:

http://4.bp.blogspot.com/-1Hgxq2KwHZc/VP9-my3sgTI/AAAAAAAAAKI/N0H-9aACLwY/s1600/chicoxavier.png

● Lei de Talião: http://www.abiblia.org/ver.php?id=4136 ● Emmanuel:

http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B9516b2a5/16856786_01KZt.jpeg

● Justiça:

(49)

Site:

www.paulosnetos.net

E-mail:

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode