• Nenhum resultado encontrado

É TERMINANTEMENTE PROIBIDO USAR A CARTEIRA COMO RASCUNHO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "É TERMINANTEMENTE PROIBIDO USAR A CARTEIRA COMO RASCUNHO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 1o TRIMESTRE 2015

PROFa. GICELIA

NOME _____________________________________________________ Nº _______ 7º ANO ____ Você já está bem acostumado às exigências da professora. Então cuide da letra, da pontuação, do capricho e das respostas bem elaboradas para ganhar bônus de 0,5 no final.

Use caneta preta ou azul e evite que elas “rabisquem” demais a prova, com rasuras horrorosas. É TERMINANTEMENTE PROIBIDO USAR A CARTEIRA COMO RASCUNHO.

São QUINZE questões em SEIS páginas. Coragem! Confio em você. Boa prova e um beijo. ECO e NARCISO

Eco era o nome de uma ninfa muito tagarela, que conversava muito e sem pensar. Não conseguia ouvir em silêncio quando alguém estava falando. Sempre se intrometia e interrompia, nem que fosse para concordar e repetir o que o outro dizia. Um dia, fez isso com a ciumenta deusa Juno, quando ela andava pelos bosques furiosa, procurando o marido Júpiter, que brincava com as ninfas. A tagarelice de Eco atrasou a poderosa Juno, que resolveu:

- De agora em diante, sua língua só vai servir para o mínimo possível.

E a partir desse dia, a coitada da Eco só podia mesmo repetir as últimas palavras do que alguém dissesse. [...]

Por isso, algum tempo depois, quando ela viu um rapaz belíssimo e se apaixonou por ele, tratou de ir atrás sem dizer nada, em silêncio. Esse rapaz se chamava Narciso e dizem que foi o homem mais bonito e deslumbrante que já existiu. Todo mundo se enamorava dele, que nem ligava.

Eco ficou louca por Narciso e o seguia por toda parte. Bem que tinha vontade de se aproximar e confessar seu amor, mas não tinha mais sua própria fala... [...] Só lhe restava ficar escondida, por perto, esperando que ele dissesse alguma coisa que ela pudesse repetir.

Um dia, o belo Narciso estava passeando no bosque com uns amigos, mas se perdeu do grupo e não conseguiu encontrá-los. Começou a chamar:

- Tem alguém aqui?

Era a chance da ninfa! E ela logo respondeu, ainda escondida: - Aqui! Aqui!

Espantado, Narciso olhou em volta e não viu ninguém. Chamou: - Vem cá!

Ela repetiu: - Vem cá! Vem cá! [...]

O rapaz não desistiu: - Vamos nos encontrar...

Toda feliz, Eco saiu do meio das árvores e correu para abraçá-lo repetindo:

- Vamos nos encontrar... Mas ele fugiu dela, gritando:

- Pare com isso! Prefiro morrer a deixar que você me toque! A pobre Eco só podia repetir:

- Que você me toque... que você me toque...

E saiu correndo, triste e envergonhada, para se esconder no fundo de uma caverna. Sofreu tanto com essa dor de amor, que foi emagrecendo, definhando, até perder o corpo, desaparecer por completo e ficar reduzida apenas a uma voz, repetindo as palavras dos outros – isso que nós chamamos de eco.

(2)

2 importando com os outros, brincando com o sentimento alheio. Até que alguém, que ele fez sofrer muito, rezou para Nêmesis, a deusa do Destino, e pediu:

- Que ele possa amar alguém tanto como nós o amamos! E que também seja impossível que ele conquiste seu amor!

Nêmesis ouviu essa oração. Achou que era justa e resolveu atender ao pedido.

Havia no fundo do bosque um laguinho de águas cristalinas e tranquilas, onde nunca vinha um animal beber água e não caíam folhas ou galhos secos – um verdadeiro espelho. Era cercado por uma grama verdinha e macia, e muito fresco. Um lugar gostosíssimo. Um dia, no meio de uma caçada, Narciso passou por ali. Com sede resolveu tomar um pouco d´água. Deitando na margem, com a cabeça debruçada sobre o lago, ficou encantado pelo belíssimo reflexo que via. Nunca tinha se visto num espelho e não sabia que era a sua própria imagem. Mas imediatamente se apaixonou, maravilhado por tanta beleza. Ficou ali parado, contemplando aquele rosto mais bonito do que jamais vira. [...]

Os amigos apareceram para procurá-lo, mas ele não deu atenção. Chamaram-no para ir embora, mas ele ficou. Olhando o reflexo no lago. [...]

Muito tempo Narciso ficou ali, sem comer nem dormir, admirando aquele ser por quem estava tão apaixonado. Chorou – e suas lágrimas caíram sobre a imagem, que chorava com ele, e ficou turva.

- Ai de mim! – gemia ele.

A única resposta que tinha era de Eco, sempre escondida: - Ai de mim!

Desinteressado de tudo, cada vez mais fascinado por si mesmo, foi definhando. Ao perceber que ia morrer, suspirou:

- Adeus!

Fechou os olhos, deixou cair a cabeça sobre a grama. Na água, o rosto sumiu. Só Eco respondeu: - Adeus!

Mais tarde, os amigos voltaram. Mas já o encontraram morto. Prepararam tudo para o funeral, mas, quando vieram pegar o corpo, não estava mais lá. Em seu lugar nascera uma flor perfumada e linda, com uma estrela de pétalas brancas em volta de um miolo amarelo. Para sempre chamada de narciso.

Ana Maria Machado - In: O tesouro das virtudes para crianças, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 65-69.

01. (0,3) Com relação ao foco narrativo deste mito, podemos afirmar que

( ) a narração é em terceira pessoa, com narrador objetivo, pois não conhece os pensamentos e sentimentos das personagens.

( ) a narração é em primeira pessoa, como mostra esta fala: -- “Ai de mim!”

( ) a narração é em terceira pessoa onisciente, a voz que conduz a história é de Nêmesis, que acompanhou todo o desenrolar do mito.

( ) a narração é feita em terceira pessoa onisciente, como uma voz que conduz os acontecimentos, mas não participa deles e conhece pensamentos e sentimentos das personagens.

02. (0,5) Procure no texto um trecho que comprove sua escolha na questão anterior e escreva-o.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ RASCUNHO

(3)

3

NOME _____________________________________________________ Nº _______ 7º ANO ____

03. (0,5) Imagine esse mito contado de outra forma. O narrador começaria falando sobre o desfecho da história de Narciso, depois descreveria seu jeito de ser, faria um flashback contando sobre a ninfa Eco e o tratamento que Narciso dera a ela. Com essas alterações, o que aconteceria com o ritmo narrativo? Por quê?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 04. (0,5) Por que Eco recebeu uma punição da deusa Juno? Qual foi seu castigo?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 05. (0,5) Essa punição trouxe outras consequências à ninfa Eco, que viu aumentar ainda mais seu castigo.

Conte o que aconteceu.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 06. (0,3) De acordo com o texto e as explicações extras a respeito de alguns deuses da mitologia, comente

por que Nêmesis foi escolhida para dar uma lição a Narciso.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 07. (0,5) Nem Eco nem Narciso puderam realizar o sonho de ter a pessoa amada, de concretizar seu amor.

Explique. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ RASCUNHO

(4)

4 que é uma pessoa narcisista?

( ) É uma pessoa que maltrata os outros, é arrogante, antissocial, humilha quem se aproxima. ( ) É alguém que gosta muito de si mesmo, não consegue valorizar o outro, é vaidoso e se sente superior. ( ) É alguém muito bonito, atraente, que desperta interesse e atenção.

( ) É uma pessoa discreta, tímida, não se aproxima do sexo oposto, faz de tudo para ficar distante. 09. (0,8) Leia estes trechos:

“Os campistas gritaram e aplaudiram quando Anabeth e dois de seus irmãos entraram correndo no pavilhão.” (Percy Jackson, p. 124)

“Era uma noite quente e úmida, grudenta. (Percy Jackson, p. 127) Grife os verbos e, depois, preencha o quadro a seguir.

Verbo Radical Conjugação Regular ou Irregular

10. “As emoções giraram dentro de mim como pedaços de vidro em um caleidoscópio. Eu não sabia se sentia ressentimento, gratidão, alegria ou raiva. Poseidon me ignorara por doze anos. Agora, de repente, precisava de mim.” (p. 153)

Nesse excerto, aparecem verbos nos três tipos de pretérito do modo indicativo. a) (0,2) Que característica eles têm para se enquadraram no modo indicativo?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) (1.0) Agora apresente os verbos com o seu pretérito correspondente e a explicação para cada uso.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 11. “Percy, pense -- disse Quíron. – Você é filho do Deus do Mar. O rival mais rancoroso do seu pai é Zeus,

Senhor do Céu. Sua mãe sabia muito bem que não podia confiar você a um avião. Você estaria nos domínios de Zeus. Jamais desceria com vida.” (p.155)

a) (0,2) Apresente a locução verbal. __________________________________________________ b) (0,2) Agora relacione verbos no presente. ____________________________________________ c) (0,6) Em que tempo estão “estaria” e “desceria”? Por quê?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

(5)

5

NOME _____________________________________________________ Nº _______ 7º ANO ____

12. (0,6) Complete as orações a seguir com o verbo entre parêntesis, no tempo e modo sugeridos.

a) Se todos ______________ a calma, nós _____________ permissão para visitar o zoológico. (manter, no imperfeito do subjuntivo e obter, no futuro do pretérito do indicativo)

b) Quando vocês ____________ ao acampamento e _____________ o chalé número 11, __________ que ele ______________ aos que não são ainda determinados. (vir, futuro do subjuntivo/ ver, futuro do subjuntivo/ saber – futuro do indicativo/ destina-se – presente do indicativo)

13. (1,0) Agora observe a tira abaixo:

a) Classifique o sujeito nas duas orações do segundo quadrinho:

- ouvi dizer: __________________________________________________________________ - você é muito forte: ___________________________________________________________ b) Como se classifica o sujeito de “disseram”, no último quadrinho?

___________________________________________________________________________ c) Imagine que, no primeiro quadrinho, o viking falasse ao Hagar: “Meus amigos dizem que você é durão”.

Nesse caso a classificação do sujeito no último quadrinho mudaria? Explique.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ RASCUNHO

(6)

6 a) Por que, no terceiro cartaz, o verbo haver está no singular, se aparece uma palavra no plural, bem

próxima? Como se classifica o sujeito nesse caso?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) Classifique o sujeito no primeiro cartaz.

___________________________________________________________________________ c) E qual é o sujeito no segundo cartaz? Como ele se classifica?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 15. (1,0) Leia o texto:

Obs: gaudérios são cães sem dono, cães de rua. a) Retire desse trecho duas orações sem sujeito.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) Como você as reconheceu?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ c) Por que “havia” ficou no singular, se “passos” e “vozes” aparecem no plural?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ d) Qual a classificação do sujeito em “tínhamos medo”?

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult