• Nenhum resultado encontrado

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO PISO SALARIAL"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001908/2018

DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/10/2018

NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR056884/2018

NÚMERO DO PROCESSO: 46218.015142/2018-64

DATA DO PROTOCOLO: 05/10/2018

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO DOS CONCESSIONARIOS E DISTRIBUIDORES DE VEICULOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - SINCODIV/RS, CNPJ n. 04.243.203/0001-60, neste ato representado(a) por seu Procurador, Sr(a). EURICO LUIZ RAMOS SPENGLER ;

E

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM CONCESSIONARIOS E DISTRIBUIDORES DE VEICULOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CNPJ n. 15.414.904/0001-30, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). DIONIZIO ALBERTO DIAS DOS SANTOS;

celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de junho de 2018 a 31 de maio de 2019 e a data-base da categoria em 01º de junho.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) Trabalhadores em

Concessionários e Distribuidores de Veículos, com abrangência territorial em Itaqui/RS e São Borja/RS.

SALÁRIOS, REAJUSTES E PAGAMENTO

PISO SALARIAL

CLÁUSULA TERCEIRA - SALARIO MINIMO PROFISSIONAL

A partir de 1º de junho de 2018 o Salário Minimo Profissional será de R$ 1.265,00 (hum mil duzentos e sessenta e cinco reais) mensais.

Parágrafo primeiro – Aos Empregados que percebam salário misto (fixo + comissões) ou

exclusivamente comissões fica assegurado que o somatório destas parcelas não será inferior ao Salário Mínimo Profissional pactuado no “caput” da presente cláusula.

Parágrafo segundo - Os pisos estipulados nos caput desta clausula durante a vigência da

presente Convenção Coletiva, não serão inferiores ao piso salarial estipulado para o Rio Grande do Sul, através da lei estadual aos empregados no comércio em geral.

REAJUSTES/CORREÇÕES SALARIAIS

CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Em 1º de junho de 2018 os salários serão reajustados em 2% (dois por cento) calculado sobre os salários de 1º de junho de 2017, correspondentes ao INPC/IBGE do período

(2)

Admissão % de reajuste Mês Ano junho 2017 2,00% julho 2017 1,90% agosto 2017 1,81% setembro 2017 1,70% outubro 2017 1,60% novembro 2017 1,51% dezembro 2017 1,41% janeiro 2018 1,22% fevereiro 2018 0,97% março 2018 0,77% abril 2018 0,68% maio 2018 0,45%

revisando mais ganho.

I – O reajuste previsto no “caput” desta cláusula será aplicado em 1º junho de 2018 até o limite de R$ 7.080,00 (sete mil e oitenta reais) e o que exceder aplicar-se-á a livre negociação entre empregado e empregador.

II – A limitação salarial prevista no item I acima e reajuste mencionado no caput incidirá somente sobre a parte fixa da remuneração.

CLÁUSULA QUINTA - REAJUSTE SALARIAL PROPORCIONAL

O reajuste do salarios dos empregados que ingressaram na empresa após a data-base terá como limite o salário reajustado do empregado exercente da mesma função admitido até 12 (doze) meses antes da data-base.

Na hipótese de o empregado não ter paradigma ou em se tratando de empresa constituída e em funcionamento após a data-base da categoria, será adotado critério proporcional ao tempo de serviço, com adição ao salário da época da contratação, conforme tabela abaixo:

Parágrafo único: Não poderá o empregado mais novo na empresa, por força dos reajustes previstos no “caput” da presente cláusula, perceber salário superior ao do mais antigo na função

CLÁUSULA SEXTA - COMPENSAÇÕES

Após calculada a recomposição salarial serão compensados os aumentos salariais, espontâneos ou coercitivos, concedidos durante o prazo de vigência do acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa anteriores, exceto os provenientes de término de aprendizagem; implemento de idade; promoção por antiguidade ou merecimento;

transferência de cargo, função, estabelecimento ou de localidade; e equiparação salarial determinada por sentença transitada em julgado.

(3)

CLÁUSULA SÉTIMA - PAGAMENTO DAS DIFERENÇAS SALARIAIS

As diferenças salariais decorrentes da presente convenção deverão ser pagas juntamente com a folha de pagamento de outubro de 2018.

CLÁUSULA OITAVA - PRAZO PARA PAGAMENTO DOS SALÁRIOS

Os empregadores efetuarão pagamento dos salários em moeda corrente, sempre que o mesmo se realizar em sextas-feiras ou véspera de feriado, salvo se a empresa adotar sistema de depósito em conta corrente bancária.

REMUNERAÇÃO DSR

CLÁUSULA NONA - REPOUSO SEMANAL DO COMISSIONADO

O repouso semanal do empregado comissionista será calculado com base no total das comissões auferidas no mês, dividido pelos dias efetivamente trabalhados e multiplicado pelos domingos e feriados a que fizer jus.

ISONOMIA SALARIAL

CLÁUSULA DÉCIMA - SALÁRIO DO EMPREGADO SUBSTITUTO

Admitido o empregado para a função de outro dispensado sem justa causa, será garantido àquele, salário igual ao do empregado mais novo na função, sem considerar vantagens pessoais.

DESCONTOS SALARIAIS

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - IMPOSSIBILIDADE DE DESCONTO DE CHEQUES

É vedado as empresas descontarem de seus empregados que exerçam a função de caixa, valores relativos a cheques sem cobertura de fundos ou fraudulentamente emitidos, sempre que o respectivo empregado cumprir as formalidades exigidas pelo empregador para a aceitação de cheques.

OUTRAS NORMAS REFERENTES A SALÁRIOS, REAJUSTES, PAGAMENTOS E CRITÉRIOS PARA CÁLCULO

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - CONFERÊNCIA DE CAIXA

A conferência de Caixa será procedida à vista do empregado por ela responsável, sob pena de resultar inimputável a este, qualquer irregularidade ou diferença apurada.

PARÁGRAFO ÚNICO:As horas dispendidas na conferência de caixa, quando realizadas após

a jornada normal de trabalho, serão pagas como extraordinárias, com a aplicação do percentual estabelecido neste acordo.

GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS, AUXÍLIOS E OUTROS

13º SALÁRIO

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - ANTECIPAÇÃO DO 13º SALÁRIO

As empresas ficam obrigadas a pagar 50% (cinquenta por cento) do 13º salário aos seus empregados que o requeiram até 10 (dez) dias após o recebimento do aviso de férias, salvo

(4)

em caso de férias coletivas.

GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - ADICIONAL DE FUNÇÃO DE CAIXA

Os empregados que exerçam a função de caixa, exclusivamente, perceberão um adicional no valor de 10% (dez por cento) do salário mínimo profissional, a título de “quebra-de-caixa”, ficando ajustado que ditos valores não farão parte integrante do salário para qualquer efeito legal.

ADICIONAL DE HORA-EXTRA

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - HORAS EXTRAS

As horas extras serão remuneradas com um acréscimo de 75% (setenta e cinco por cento) para as 2 (duas) primeiras horas prestadas além da jornada, e de 100% (cem por cento) para as demais.

PARÁGRAFO ÚNICO: A remuneração da hora extra do empregado comissionado tomará por

base o valor das comissões auferidas no mês, dividido pelo número de horas efetivamente trabalhadas, pagando-se somente o adicional previsto nesta convenção.

ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - ADICIONAL DE TEMPO DE SERVIÇO

Aos integrantes da categoria profissional será concedido um adicional de 2% (dois por cento) a cada 5 (cinco) anos de serviço prestados de forma ininterrupta na mesma empresa, percentual este que incidirá mensalmente sobre o salário efetivamente percebido pelo empregado, independentemente da forma de remuneração.

COMISSÕES

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - CÁLCULO DAS FÉRIAS E RESCISÓRIAS DOS COMISSIONISTAS As férias e parcelas rescisórias do empregado comissionista serão calculadas com base na média da remuneração variável percebida nos últimos 12 (doze) meses, garantida a atualização monetária das parcelas que servirão de base de cálculo, de acordo com a variação acumulada do INPC/IBGE ocorrida no período, ou outro índice que vier a substituí-lo.

Parágrafo único:Não serão atualizadas, em nenhuma hipótese, as comissões referentes ao último mês do período base de cálculo.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - CÁLCULO DO 13º SALÁRIO DO COMISSIONISTA

A gratificação natalina do empregado comissionista será calculada com base na média da remuneração variável percebida no ano, atualizadas pela variação do INPC/IBGE entre o mês a que se referem as comissões e o mês anterior ao da satisfação da parcela.

Parágrafo único:Não serão atualizadas, em nenhuma hipótese, as comissões referentes ao último mês do período base de cálculo.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO

(5)

As empresas concederão ao empregado estudante, matriculado em cursos oficiais de 1º, 2º e 3º grau, ou que tenha 1 (um) filho em igual situação, um auxílio escolar no valor de 50% (cinquenta por cento) do Salário Mínimo Profissional da categoria, a ser paga junto com o salário do mês de novembro/2018, desde que comprovada a frequência ao curso.

AUXÍLIO MORTE/FUNERAL

CLÁUSULA VIGÉSIMA - AUXÍLIO FUNERAL

Em caso de falecimento do empregado, por acidente de trabalho, o empregador pagará ao dependente habilitado perante a Previdência Social, um auxílio funeral no valor de 2 (dois) salários mínimos profissionais.

AUXÍLIO CRECHE

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - AUXÍLIO CRECHE

As empresas que não mantiverem creches junto ao estabelecimento ou de forma conveniada pagarão aos seus empregados, por filho menor de 6 (seis) anos de idade, um auxílio mensal em valor equivalente a 10% (dez por cento) do salário mínimo profissional da categoria, independente de qualquer comprovação de despesas.

CONTRATO DE TRABALHO – ADMISSÃO, DEMISSÃO, MODALIDADES

NORMAS PARA ADMISSÃO/CONTRATAÇÃO

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - CARTEIRA DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL - CTPS As empresas deverão observar os critérios abaixo, relacionados com a carteira de trabalho de seus contratados:

§ primeiro: A CTPS quando entregue pelo empregado à empresa para os procedimentos de

atualização de registros será mediante recibo. Igual procedimento deverá ser observado pela empresa quando de sua devolução ao empregado.

§ segundo: A empresa se obriga a efetuar a devolução da CTPS ao empregado no prazo de

48 (quarenta e oito horas) de seu recebimento.

§ terceiro: A empresa deverá anotar na CTPS de seus empregados a função por ele exercida

no estabelecimento.

§ quarto: As empresas fornecerão a seus empregados a cópia do Contrato de Trabalho

sempre que o teor do mesmo não caiba por inteiro no espaço de anotações da CTPS.

§ quinto: As empresas que remunerarem seus empregados á base de comissões, deverão

anotar na Carteira de Trabalho do empregado, ou em contrato individual, o percentual que será aplicado para cálculo das comissões.

DESLIGAMENTO/DEMISSÃO

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - REDUÇÃO DA JORNADA DURANTE O AVISO PRÉVIO

O empregado, durante o aviso prévio, poderá escolher a redução de 2 (duas) horas, no início ou no fim da jornada de trabalho, caso não seja dispensado do cumprimento do mesmo.

(6)

CONTRAPARTIDA

As rescisões contratuais de empregados representados pelo sindicato profissional convenente, com mais de um ano de serviço, deverão ser assistidas pelo sindicato dos empregados, ressalvada a condição do § segundo.

§ primeiro: Em contrapartida ao benefício previsto no caput, fixam as partes as seguintes

regras, que vigorará a partir de 1º de agosto de 2018, conforme previsto no artigo 611-A da CLT, introduzido pela Lei nº 13.467/2017: o empregador fica dispensado da indenização adicional equivalente a um salário mensal, previsto no artigo 9º, da Lei nº 7.238/84.

§ segundo: A assistência jurídica do sindicato laboral ao trabalhador será prestada mediante

comprovação de recolhimento das contribuições sindicais laborais previstas na presente convenção.

§ terceiro: As homologações deverão ser agendadas via e-mail entre a empresa e sindicato

laboral devendo constar de forma expressa a data – dentro de 10 (dez) dias do desligamento , horário e local em que deverá se realizar o ato de homologação. O local deverá ser sempre na cidade em que o trabalhador prestava os seus serviços.

§ quarto: O descumprimento da agenda por parte do sindicato laboral desobrigara a

empresa da obrigação expressa no caput.

AVISO PRÉVIO

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - DISPENSA DO CUMPRIMENTO DO AVISO PRÉVIO

O empregado que no cumprimento do aviso prévio, dado pelo empregador, provar a obtenção de novo emprego, terá direito a se desligar da empresa de imediato, ficando o empregador obrigado ao pagamento dos dias trabalhados durante o mesmo, bem como as demais parcelas rescisórias.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - ANOTAÇÃO DA DISPENSA DO AVISO PRÉVIO

As empresas que exigirem de seus empregados o cumprimento do aviso prévio, sem comparecimento ao trabalho, deverão fazê-lo por escrito no verso do próprio aviso.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - SUSPENSÃO DO AVISO PRÉVIO

O aviso prévio será suspenso se, durante o seu curso, o empregado entrar em gozo de benefício previdenciário, completando-se o tempo nele previsto após a alta.

SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - SUSPENSÃO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

O contrato de experiência será suspenso se o empregado entrar em gozo de benefício previdenciário, completando-se o tempo nele previsto, após a alta concedida pela Previdência Social.

OUTRAS NORMAS REFERENTES A ADMISSÃO, DEMISSÃO E MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - FORNECIMENTO DE DOCUMENTOS E UTILIDADES Ficam as empresas obrigadas a fornecer a seus empregados:

(7)

a) documento em que especifique a justa causa invocada para a rescisão contratual; b) o Informe Anual de rendimentos para fins de Imposto de renda;

c) no ato do pagamento dos salários, discriminativo dos pagamentos e descontos efetuados,

através de cópia dos recibos de pagamento, onde conste: a) o número de horas normais e extras trabalhadas e; b) o montante das vendas e/ou cobranças sobre as quais incidam as comissões e os percentuais destas;

d) Comprovante de recebimento de qualquer documento entregues pelos empregados; e) uniformes, em número de 2 (dois) por ano, sem qualquer ônus para os empregados,

ficando estabelecido que os mesmos serão devolvidos em cada oportunidade de troca ou quando da rescisão contratual, qualquer que seja seu estado de conservação;

f) material necessário para a maquilagem, adequado a tez da empregada, quando exigir que a

mesma trabalhe maquilada.

RELAÇÕES DE TRABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE

PESSOAL E ESTABILIDADES

ESTABILIDADE MÃE

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA EMPREGADA GESTANTE

É assegurado à gestante o direito ao emprego, ressalvada a demissão por justa causa, durante 90 (noventa) dias após o retorno do benefício previdenciário previsto em lei.

Parágrafo único: Em caso de demissão sem justa causa da gestante e sem o conhecimento

do seu estado gravídico pelo empregador, é dever desta informar-lhe tão logo tome ciência de sua gestação com vista ao seu retorno ao emprego.

ESTABILIDADE APOSENTADORIA

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA - ESTABILIDADE PARA O EMPREGADO APOSENTANDO

Fica assegurada a estabilidade provisória durante os 12 (doze) meses anteriores a

aposentadoria por velhice, tempo de serviço ou especial, desde que o interessado comunique a empresa por escrito.

Parágrafo único: A concessão prevista nessa cláusula ocorrerá uma única vez, não se

aplicando nas hipóteses de encerramento das atividades da empresa; dispensa por justa causa; pedido de demissão; ou na vigência do aviso prévio no caso de dispensa sem justa causa.

JORNADA DE TRABALHO – DURAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, CONTROLE, FALTAS

DURAÇÃO E HORÁRIO

(8)

Na forma prevista no inciso III, do artigo 611-A da CLT as empresas poderão reduzir o

intervalo de almoço de seus empregados para até o limite de ¹/² hora (30 minutos), ficando no entanto garantidas as 44 horas semanais que uma vez excedidas serão pagas como extras ou compensadas na forma prevista nesta convenção.

§ único: a presente cláusula terá eficácia somente para as empresas que se mantiverem em dia com as contribuições sindicais patronais mencionadas na cláusula 45º da presenta convenção.

COMPENSAÇÃO DE JORNADA

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - COMPENSAÇÃO HORÁRIA

A duração normal de jornada de trabalho poderá, para fins de adoção do regime de compensação horária de que trata o art. 59 da CLT, ser acrescida de horas complementares, em número não excedente de 02 (duas) horas diárias, respeitada a seguinte sistemática: a) o regime de compensação horária dar-se-á em um período máximo de 60 (sessenta) dias, a contar do fechamento mensal do ponto. A cada fechamento do ponto (30 dias segundo o critério da empresa), seguir-se-á novo prazo (60 dias) para compensação; b) o número máximo de horas a cada 30 dias sujeitas à compensação nos 60 (sessenta) dias subsequentes, será de 30 (trinta) horas por trabalhador. O excedente, se houver, deverá ser pago no mês como extras, utilizando-se os critérios previstos nesta convenção; c) as empresas que se utilizarem da compensação deverão adotar controle de ponto da carga horária do empregado; d) independente de solicitação, as empresas que se utilizarem do regime de compensação horária deverão fornecer mensalmente cópia do espelho de controle; e) a compensação dar-se-á sempre de segunda a sábado.

§ primeiro - As horas de trabalho reduzidas na jornada para posterior compensação não

poderão ser objeto de descontos salariais e nem transferidas para o período seguinte, caso não venham a ser compensadas dentro do prazo convencionado na letra “a”;

§ segundo - Havendo rescisão de contrato e em havendo crédito a favor do empregado, as

respectivas horas deverão ser pagas como extras, utilizando-se os critérios previstos nesta convenção.

§ terceiro - Se houver débitos de horas do empregado para com o empregador, na hipótese

de demissão sem justa causa, as horas serão abonadas, sem qualquer desconto nas verbas de rescisão do contrato de trabalho;

§ quarto - A critério do empregador a jornada de trabalho poderá ser reduzida ou até

suprimida, com as respectivas horas compensadas na forma da presente cláusula. No caso de supressão integral de jornada o trabalhador deverá ser comunicado de forma individual ou coletiva, com antecedência mínima de 72 horas.

§ quinto - A faculdade estabelecida no “caput” desta cláusula se aplica a todas as

atividades, inclusive aquelas consideradas insalubres, independentemente da autorização a que se refere o Art. 60 da CLT.

§ sexto – a presente cláusula terá eficácia somente para as empresas que se mantiverem em

dia com as contribuições sindicais patronais mencionadas na cláusula 45º da presenta convenção.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - COMPENSAÇÃO DOS SÁBADOS

As empresas, respeitadas as 44 horas semanais, poderão ultrapassar a duração normal diária de 8 (oito) horas, visando a compensação de horas não trabalhadas aos sábados, sem que

(9)

este acréscimo seja considerado como horas extras, inclusive em atividades insalubres. § único: a presente cláusula terá eficácia somente para as empresas que se mantiverem em dia com as contribuições sindicais patronais mencionadas na cláusula 45º da presenta convenção.

CONTROLE DA JORNADA

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - LIVRO OU CARTÃO PONTO

As empresas que tiverem mais de 5 (cinco) empregados serão obrigadas a utilizar livro ponto ou cartão ponto, com obrigatoriedade de o empregado registrar sua presença ao trabalho.

FALTAS

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - ATRASO AO SERVIÇO

Fica proibido o desconto do repouso remunerado e do feriado correspondente, quando o empregador permitir o trabalho do empregado que se apresentar atrasado ao serviço.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - ABONO DE PONTO PARA INTERNAÇÃO HOSPITALAR

O empregado não sofrerá qualquer prejuízo salarial quando faltar ao serviço por 1 (um) dia, para a internação hospitalar de filho com até 6 (seis) anos de idade ou inválidos, mediante comprovação médica.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - ABONO DE PONTO PARA A GESTANTE

A empresa abonará a falta ao trabalho da empregada gestante, no limite máximo de uma mensal, no caso de consulta médica, mediante comprovação por declaração médica ou apresentação da carteira de gestante devidamente anotada.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA - ABONO DE PONTO PARA RECEBIMENTO DO PIS

As empresas dispensarão seus empregados, durante meio expediente da jornada de trabalho, sem prejuízo salarial, para saque do PIS, e durante 1 (um) dia quando seu domicílio bancário for fora da cidade.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - ATESTADOS MÉDICOS

As empresas aceitarão, para todos os efeitos, atestados médicos de profissionais credenciados pelo convênio médico da empresa, pelo SUS, ou credenciados pelo SINTRACODIV.

OUTRAS DISPOSIÇÕES SOBRE JORNADA

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA PRIMEIRA - CURSOS E REUNIÕES

Os cursos e reuniões promovidos pela empresa, quando de comparecimento obrigatório, serão realizados durante a jornada normal de trabalho, ou as horas correspondentes deverão ser pagas como extras, na forma do disposto na presente convenção coletiva de trabalho.

(10)

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEGUNDA - PERÍODO DE FECHAMENTO DO PONTO Fica convencionado que as empresas poderão estabelecer períodos de abertura e

fechamento do ponto de forma diversa ao mês calendário (do dia 1º ao ultimo dia do mês), podendo por decisão de sua administração adotar períodos como por exemplo: do dia 21 ao dia 20 do mês subsequente; do dia 26 ao dia 25 do mês subsequente.

§ primeiro: o período adotado pela empresa somente poderá ser modificado por Acordo

Coletivo de Trabalho.

§ segundo – a presente cláusula terá eficácia somente para as empresas que se mantiverem

em dia com as contribuições sindicais patronais mencionadas na cláusula 45º da presenta convenção.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

CONDIÇÕES DE AMBIENTE DE TRABALHO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA - LOCAL PARA REFEIÇÕES

As empresas que não dispensarem seus empregados pelo período necessário para lanche, deverão manter local apropriado em condições de higiene para tal fim.

CIPA – COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO, ATRIBUIÇÕES, GARANTIAS AOS CIPEIROS

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUARTA - ELEIÇÕES DAS CIPAS

As empresas deverão comunicar a entidade sindical representativa dos empregados, no prazo de 30 (trinta) dias, após a eleição, o rol dos eleitos para integrarem a CIPAS.

RELAÇÕES SINDICAIS

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA QUINTA - CONTRIBUIÇÕES AO SINDICATO PATRONAL

As empresas que se comprometerem em cumprir a presente CONVENÇÃO aderindo à representação da entidade signatária da mesma - SINDICATO DOS CONCESSIONÁRIOS E DISTRIBUIDORES DE VEÍCULOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – SINCODIV/RS deverão recolher à entidade as contribuições aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada no dia 20/03/2018, consubstanciadas em: CONTRIBUIÇÃO DE CUSTEIO

SINDICAL (CCS), cujo valor será calculado através da incidência das faixas da tabela

publicada pela FENACODIV sobre o capital social da empresa, com 50% de desconto e, a

CONTRIBUIÇÃO PARA REPRESENTAÇÃO SINDICAL (CRS), que incidirá no percentual de

0,5% sobre o valor informado pela empresa no campo “5-Remuneração” da Guia de Contribuição do FGTS (GRF), com competência do “campo-11” do mês anterior ao pagamento.

§ primeiro: A forma e as condições para os recolhimentos serão aquelas definidas na AGE e

constantes da Ata que instituiu e regulamentou as contribuições;

§ segundo: O pagamento da CONTRIBUIÇÃO DE CUSTEIO SINDICAL (CCS) será em 3

(três) parcelas com vencimentos em 15/04, 15/05 e 15/06/2018;

§ terceiro: O pagamento da CONTRIBUIÇÃO PARA REPRESENTAÇÃO SINDICAL (CRS)

será em 6 (seis) parcelas com vencimentos em 15/07, 15/08, 15/09, 15/10, 15/11 e 15/12/2018.

(11)

§ quarto: A empresa que aderir a presente Convenção compromete-se em contribuir com a

entidade patronal na forma prevista nesta cláusula sob pena de não estar representada pelas cláusulas aqui pactuadas com a entidade laboral;

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEXTA - CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL E ASSISTENCIAL LABORAL A fim de que o Sindicato dos Trabalhadores em Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Rio Grande do Sul - SINTRACODIV, possa manter as suas atividades e sua representação sindical, social e jurídica, os funcionários se obrigam ao efetivo pagamento da contribuição negocial deliberada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 25 de maio de 2018, obedecendo aos princípios da razoabilidade, sendo cada um dos descontos limitado a R$ 80,00 (oitenta reais) a seguir ajustada:

- Será descontado em favor do Sintracodiv/RS na folha de pagamento do mês de outubro de 2018, dezembro de 2018 e fevereiro e abril de 2019 o valor equivalente a 2% da remuneração dos funcionários, considerando o salário bruto.

§ primeiro: O empregador será o responsável pelo desconto e pelo repasse dos valores nas

datas acima referidas, ao SINTRACODIV até o dia 10 (dez) do mês subsequente, mediante guia de recolhimento disponível em seu site – www.sintracodiv-rs.org.br ou através de contato por e-mail: financeiro@sintracodiv-rs.org.br. Esgotado o prazo previsto o recolhimento sofrerá multa de 10% (dez por cento). No prazo de 10 (dez) dias do primeiro recolhimento as empresas deverão enviar ao SINTRACODIV a relação dos funcionários constando nome, função e valor individualizado da contribuição.

§ segundo: Os descontos da contribuição prevista no “caput” decorrem de autorização em

assembleia geral dos trabalhadores devendo as empresas se aterem-se ao disposto no art. 611-B, alínea XXVI, da Lei nº 13.467/2017.

§ terceiro: O Sindicato laboral declara, para todos os efeitos legais, que assume total

responsabilidade pelos efeitos desta cláusula, inclusive quanto a eventuais devoluções de valores, assumindo isoladamente o polo passivo em ações judiciais que tenha por objeto a devolução destas contribuições.

§ quarto: Serão beneficiados pelas cláusulas de interesses dos funcionários da presente

convenção, quem atender a esse caput.

DISPOSIÇÕES GERAIS

DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SÉTIMA - MULTA PELO DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER

As empresas que descumprirem qualquer cláusula que contenha obrigação de fazer, exceto aquela que já tenha multa específica, sofrerão multa de 8% (oito por cento) do salário mínimo profissional da categoria, em favor do empregado, paga através do sindicato profissional convenente.

OUTRAS DISPOSIÇÕES

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA OITAVA - QUITAÇÃO ANUAL

As Entidades Convenentes acordam pela eficácia plena e imediata da previsão legal do artigo 507-B da Lei nº 13.467, de 13/07/2017, abaixo transcrito:

(12)

“Art. 507-B: É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. Parágrafo único: O termo discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas”.

§ primeiro - Quando for solicitado ao SINTRACODIV o termo de quitação anual de obrigações

trabalhistas, na vigência ou não do contrato de trabalho, deverá a empresa fazê-lo por escrito, bem como, fornecer no prazo de cinco dias úteis, todos os documentos solicitados pelo

Sindicato profissional a fim de realizar a sua efetiva análise.

§ segundo – O sindicato laboral poderá cobrar custas administrativas em valores que

respeitem os princípios da razoabilidade para tramitação e emissão do documento de quitação anual, devendo empregado e empresa, estarem em dia com as contribuições sindicais

previstas nessa convenção.

§ terceiro – A presente cláusula terá eficácia somente para as empresas que se mantiverem

em dia com as contribuições sindicais patronais mencionadas na cláusula 45º da presenta convenção.

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA NONA - ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

O SINTRACODIV se compromete a assinar Acordos Coletivos de Trabalho em conjunto com o SINCODIV/RS, sob pena de nulidade destes e, ainda, de renúncia a presente Convenção. O SINCODIV/RS deverá ser comunicado antes de instaurado o inicio do processo de

negociação.

EURICO LUIZ RAMOS SPENGLER PROCURADOR

SINDICATO DOS CONCESSIONARIOS E DISTRIBUIDORES DE VEICULOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL -SINCODIV/RS

DIONIZIO ALBERTO DIAS DOS SANTOS PRESIDENTE

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM CONCESSIONARIOS E DISTRIBUIDORES DE VEICULOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ANEXOS

ANEXO I - ATA

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

Declaro, sob as formas da Lei, que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras e ainda, conhecer e estar de acordo com as normas previstas no

• AVI (Audio Video Interleaved) • Formato do vídeo digital para o MS-Windows;. • anterior ao WMA (Windows Media Audio) WMV (Windows

O presente artigo foca na problemática das expectativas e percepções dos discentes acerca da qualidade dos serviços ofertados no Curso de Especialização Técnica

Desta forma, poderá ser obtida uma relação entre o valor econômico, também identificado como a disponibilidade a pagar do usuário, e a quantidade disponível de

A acidez do azeite é devida aos ácidos gordos livres que elle contém e exprime-se em acido oleico. Para a preparação dos oleos medicinaes não se deve rejei- tar o azeite que tenha

Por exemplo, a poligamia é considerada moralmente aceitável por apenas 4% dos muçulmanos na Bósnia-Herzegovina e no Azerbaijão; por cerca de metade dos muçulmanos nos

A demanda total de petróleo em nações membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu ligeiramente durante 2014, enquanto a demanda de petróleo

conforme dos re- síduos sólidos ge- rados durante a operação de miti- gação de vaza- mentos Falta de procedimento ou procedimento não- conforme: Gestão de Resíduos