• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Gerente: Liane Dal Molin Wissmann Daniel Knebel Baggio (janeiro a dezembro/2013)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. Gerente: Liane Dal Molin Wissmann Daniel Knebel Baggio (janeiro a dezembro/2013)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA Gerente: Liane Dal Molin Wissmann

Daniel Knebel Baggio (janeiro a dezembro/2013) Funcionários

Angelita Priscila Berti (março a outubro), Débora Becker e Ederson Leandro Cassol Eickhoff, Jaqueline Roberto (novembro-dezembro), Eloi Eduardo Goi (novembro-atual).

A Unidade de Educação Continuada, enquanto unidade administrativa está adscrita à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e veio substituir em 2011 a antiga Secretaria dos Cursos de Pós Graduação, mantendo-se como responsável pelo registro, ingresso, controle acadêmico e certificação e por todas as atividades de documentação inerentes ao regime escolar dos cursos de Pós-Graduação e de Extensão da UNIJUÍ. Também permaneceu responsável pela elaboração de textos para confecção de peças de divulgação dos cursos de pós-graduação lato sensu (folder, anúncio, editais), divulgação, e-mail e telefone, inserção das informações no portal e da inscrição e matrícula dos cursos de pós-graduação lato sensu, em especial, bem como dos contatos com o corpo docente e discente desses cursos, auxiliando na organização das aulas (organização do material didático, reserva de equipamentos, organização do espaço físico, deslocamento, hospedagem e alimentação, pagamentos, prestação de contas dos docentes, etc.). Porém, além das atividades acima descritas, a Unidade de Educação Continuada passou a ter um papel diferenciado e inovador, para além do apenas burocrático, no sentido de assumir a responsabilidade de identificar, potencializar e conduzir ações estratégicas de avaliação de mercado a fim de qualificar as ofertas de cursos.

Com relação ao stricto sensu a responsabilidade da Unidade de Educação Continuada estava em realizar as matrículas dos alunos, organizar documentos pessoais destes e emitir documentos acadêmicos e certificação. A partir de 2014, as atividades mencionadas acima em relação aos Programas stricto sensu, passaram a ser de responsabilidade da Secretaria Acadêmica da Unijuí.

A Unidade de Educação Continuada tem sua estrutura física localizada nas salas A1 e A2, no prédio A, Câmpus Ijuí, atendendo todos os câmpus e núcleo da Universidade, permanecendo com ligação direta no que se refere aos registros acadêmicos, emissão de documentos e certificações. Também para que o atendimento se dê de forma eficaz conta com o apoio, principalmente, dos Núcleos Acadêmicos dos câmpus da Universidade, Coordenadoria de Marketing, Coordenadoria Financeira e Coordenadoria de Informática.

Suas atividades acadêmico-administrativas são estruturadas pelas normas internas da Instituição, definidas por Resoluções, Pareceres e Despachos do Conselho Universitário. Além destes, considera as legislações do MEC (em especial da CAPES, do CNPq e do Conselho Nacional de Educação) e as demais normatizações e diretrizes do ensino de pós-graduação.

A Unidade de Educação Continuada, no ano de 2013, alterou o seu quadro funcional: a funcionária Angelita Priscila Berti passou a integrar a Comissão de Vestibular e a técnica Jaqueline Roberto foi alocada temporariamente à vaga da Angelita. Também houve a inserção do colega Eloi Eduardo Goi no final do ano, o qual em 2014 retornará para a Secretaria Acadêmica. No segundo semestre houve a contratação da Jovem Aprendiz Gabriela Gonçalves, a qual encerrou seu contrato no final de 2013. Cabe salientar que ocorreu ainda a substituição do Gerente Giancarlo Dari Bottega por Daniel Knebel Baggio no mês de janeiro de 2013. Daniel Baggio permaneceu no cargo até o final do ano, sendo que a partir de janeiro de 2014, Liane Dal Molin Wissmann assumiu tal função.

(2)

Atividades Desenvolvidas

Para além de todas as atividades de rotina, a Unidade de Educação Continuada, a exemplo dos demais setores da Instituição, durante o ano, buscou solidificar e melhorar seus processos de trabalho, com a utilização do SIE, construiu em parceria com a VRPGPE, COINF e CEaD novas formas de ingresso de alunos com a modalidade de oferta dos cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância, bem como foram alterados os formatos de matrícula dos cursos de Pós-Graduação, sendo que a taxa foi eliminada e o valor pago passa a ser representativo de uma parte do pagamento do curso.

Foram realizadas reuniões para discutir e normatizar os Programas de Pós-Graduação stricto sensu, bem como criadas alternativas de transferência das atividades matrícula e expedição de certificação à Secretaria Acadêmica.

Foram realizadas aproximadamente 30 matrículas de alunos via Resolução CONSU 16/2012, a qual possibilitava o encerramento/finalização dos cursos para alunos que haviam realizado parcialmente as atividades em cursos de Pós-Graduação no período de 2004 a 2010. Essa atividade permitiu a conclusão e emissão de certificação de especialista a vários alunos.

Neste ano, deu-se continuidade ao trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Marketing na divulgação dos cursos de pós-graduação lato sensu e de Extensão, com a elaboração de peças publicitárias padronizadas e com a divulgação na página da Internet, bem como, com ações de divulgação a campo e criação do call center. Destaca-se a atuação do técnico Rogério Hansen, da Coordenadoria de Marketing, na coordenação do call center e do processo de vendas.

Trabalhou-se na perspectiva de constituir parcerias para a comercialização e venda dos cursos de Pós-Graduação. Uma parceria a ser destacada corresponde à ESIC – Marketing & Business School da Espanha, com a qual se realizou a oferta conjunta do curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Digital.

Outra parceria corresponde à realização de curso em conjunto com a Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande - AFARGS, denominado de Toxicologia Forense: aspectos legais, métodos analíticos a aplicações.

Realizou-se, também, parceira com o Sindicato dos Lojistas de Três Passos e, a partir desta parceria, conseguiu-se efetivar o curso de Coaching naquela cidade.

Reativou-se os contatos com os parceiros EaD da UNIJUÍ, e da aproximação foi possível realizar o curso da Calculadora HP12C em Porto Alegre e ainda originou-se a demanda do curso de Pós-Graduação EaD em Gestão Estratégica de Postos de Combustíveis. O parceiro de Porto Alegre contribuiu na constituição da parceria com a Associação Nacional dos Postos de Combustíveis Bandeira Branca - ANAPOBIN e ainda na parceria com a Associação Nacional de Petróleo - ANAP. Destaca-se, ainda, a visita por parte do Gerente da UEC as três Pró-Reitorias de Câmpus para definição de estratégias e cursos para cada Câmpus da UNIJUÍ.

Outras empresas que foram contatadas e iniciadas parcerias estratégicas que cabem ser destacadas: CAMERA, Associação Latino Americana de Publicidade - ALAP, Fisiowork, ACI´s, Sindilojas e Prefeituras do Noroeste do Estado do RS, CRA-RS, CFA, UNIMED Noroeste, UNIMED RS, CRC-RS, ESMED-Ijuí, 36ª Coordenadoria da Educação do RS, Farmácias Panvel, São João e São Lucas, Hospital UNIMED, Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Gold Invest, XP Investimentos, Wizard Idiomas, Sicredi, Banco do Brasil e Banrisul.

Ainda, destaca-se a visita realizada à empresa Portal da Educação em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em abril de 2013 (uma das maiores empresas de educação a distância do Brasil). Para a construção desta nova metodologia se constituiu um grupo de trabalho com integrantes da UEC, VRPGPE, CEaD e COINF. A partir de outubro de 2013 a empresa Nuvem, localizada em Ribeirão Preto/SP, integrou-se a esta equipe de trabalho. Esta empresa foi contratada para realizar a criação dos E-books e Web-aulas das disciplinas. O projeto já teve importantes etapas concluídas no ano de 2013 e a oferta do primeiro curso deste novo modelo está planejado para 2014.

Referencia-se, ainda, a parceira estabelecida entre a ESGN e a UEC com a UNIMED Noroeste. Como a Unimed Noroeste realiza o espaço social UNIMED, a ESGN e a UEC ficaram responsáveis de indicar o palestrante para estes eventos, proporcionando então um evento conjunto entre a UNIJUÍ e a

(3)

UNIMED Noroeste. Para tanto, foram indicadas cerca de 8 pessoas ao longo de 2013, com eventos nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos, Santa Rosa e Santo Augusto.

Destacam-se, ainda, as seguintes atividades realizadas pela Unidade de Educação Continuada em 2013:

 Participação em Pregão Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul. A UEC participou do primeiro pregão eletrônico da UNIJUÍ para uma demanda de cursos na área da Saúde do Idoso;

 Participação de mais de 5 pregões presenciais, os quais ocorreram nas cidades de Santo Augusto, Três Passos e Ijuí;

 Criação de metodologia de avaliação dos cursos de extensão e ainda retorno para os coordenadores destes cursos;

 Criação do Portfólio de oferta de cursos de Pós-Graduação 2014, a partir de reuniões com os Chefes de Departamento;

 Participação das reuniões e contribuições nos encaminhamentos do Projeto de Formação Continuada dos Professores da rede Estadual, programa coordenado pela professora Iselda Sausen, do DHE;

 Operacionalização do Programa de Extensão da Escola de Governo, pelo professor Ênio Waldir da Silva, do DCJS.

Quanto aos cursos que foram oferecidos em 2013, seguem as informações: CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Ofertados no 1º semestre de 2013

Modalidade Nome do Curso Câmpus

Presencial *Finanças e Mercado de Capitais – 1ª edição Ijuí Presencial ***Controladoria e Gestão Empresarial - 4ª edição Ijuí

Presencial ***Gestão de Varejo Três Passos

EaD *Gestão Estratégica de Vendas e Representações Comerciais Ijuí Presencial ***Cardiologia e Ciências Cardiovasculares Ijuí

Presencial ***Urgência e Emergência Ijuí

Presencial *Residência Multiprofissional em Saúde da Família Santa Rosa Presencial *Residência em Medicina de Família e Comunidade Santa Rosa Presencial ***Engenharia e Segurança do Trabalho – 8ª edição Ijuí Presencial *Engenharia Industrial – 3ª edição Panambi Presencial ***Direito Penal e Processual Penal Santa Rosa

EaD ***Tecnologias Aplicadas ao Ensino Ijuí

(4)

Ofertados no 2º semestre de 2013

Modalidade Nome do Curso Câmpus

Presencial *Gestão de Cooperativas Santa Rosa

Presencial *Marketing e Comunicação Digital Ijuí EaD *****Administração Pública e Gestão Social Ijuí Presencial *****Controladoria e Gestão Empresarial Ijuí Presencial *****Finanças e Mercado de Capitais – 2ª edição Ijuí Presencial *****Finanças e Mercado de Capitais – 1ª edição Santa Rosa Presencial *****Gestão Estratégica em Empreendimentos de Saúde Ijuí

Presencial *****Gestão Empresarial Santa Rosa

EaD *****Gestão Estratégica em Postos de Combustíveis Ijuí

Presencial *****Logística Panambi

Presencial *****Atenção à Saúde do Idoso Santa Rosa Presencial *Enfermagem e Terapia Intensiva Ijuí

Presencial *Gestão e Atenção Farmacêutica Ijuí

Presencial *****Saúde Mental Ijuí

Presencial *****Hematologia Laboratorial Ijuí

Presencial *Licenciamento Ambiental – 2ª edição Ijuí Presencial *****Engenharia Industrial – 4ª edição Panambi Legenda: * efetivados *** cancelados ***** inscrições abertas

Foram ofertados 29 cursos, destes 10 cursos foram efetivados (*), 07 cancelados (***) e 12 permanecem com inscrições abertas (*****), os quais terão início em 2014.

Com relação aos cursos de extensão, seguem as informações: CURSOS DE EXTENSÃO Ofertados em 2013

*** Rotinas de Departamento de Pessoal - Admissão e Contratação **Atendendo Pessoas e Conquistando Clientes - UNIMED - Ijuí/2014 **Libras - In Company - UNIMED – Ijuí

**Curso Organização e Gestão de Arquivos - Unimed Noroeste – Ijuí ***Formação Básica em Fisioterapia na Incontinência Urinária Feminina ***Gastronomia - Cozinheiro Básico

***Recursos Terapêuticos Manuais ***Cerimonial e Protocolo na Prática

***Comunicação com o Público; Dicção e Oratória - HCI ***Declaração de Imposto de Renda - Bolsa de Valores

(5)

***Gastronomia e Nutrição - 2013 - Santo Ângelo ***Nutrição na Reabilitação Física

***Boas Práticas de Fabricação - Unidade da Cotrijuí - Santiago ***Boas Práticas de Fabricação - Unidade da Cotrijuí - Santo Augusto ***Gastronomia e Nutrição - 2013 - Santa Rosa

***Leitura Acadêmica em Língua Espanhola - Ijuí ***NR 35: Trabalho e Resgate em Altura - Kepler Weber

***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Santo Augusto ***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 1 ª edição - Ijuí ***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 2 ª ediçÕ - Ijuí ***Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - Três Passos

***Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - Panambi ***Sistemas de Informações para Resultados Estratégicos - Ijuí ***Administração Pública e seus Desafios Mercadológicos - EaD ***Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - Santa Rosa

***Capacitação em Segurança do Trabalho na Área Pedagógica - PROCELL - Santa Rosa

***Handson em Carboxiterapia, Microdermoabrasão, Peelings Químicos e Terapia de Indução de Colágeno - Ijuí

***Licitações e Contratos Administrativos - EaD

***NR 35: Trabalho e Resgate em Altura - 2ª edição - Ijuí

***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 1ª edição - São Miguel das Missões ***Desenvolvimento de Habilidades de Negociação - Cooperalfa - Chapecó - SC

***Elaboração e Gestão do Plano Plurianual - 1ª edição - Ijuí ***Cerimonial e Protocolo na Prática - Santa Rosa

***Direito do Consumidor para Empresários e Colaboradores ***Curso CCGL - Cruz Alta

***Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública - Ijuí ***O Desafio da Captação - Criando Estratégias - Ijuí ***Saúde do Idoso – 17ª CRS

***Melhorando a Comunicação: Técnicas e Estratégias para Falar Bem em Qualquer Situação ***NR 10 Curso Básico Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Ijuí

***Treinamento Fiscal para Compradores - Camera - Santa Rosa ***Análise da Viabilidade de Projetos - AVP - Camera - Santa Rosa

***Curso de Mobilização e Manipulação Articular da Coluna Vertebral - Ijuí ***Elaboração e Gestão de Projetos - Camera - Santa Rosa

***Liderança, Criatividade e Inovação no Agronegócio - Camera - Santa Rosa ***Gestão de Custos na Indústria - Restinga Seca

***Gerenciamento de Projetos - Ijuí

***Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - Sindilojas - Três Passos ***Melhorando a Comunicação - Sindilojas - Três Passos

***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 2ª edição - Santo Augusto ***Excel Avançado para Gestores - Três Passos

***Excel Avançado para Gestores - Santa Rosa ***Excel Avançado para Gestores - Panambi ***Excel Avançado para Gestores - Ijuí

(6)

***Direito do Consumidor para Empresários e Colaboradores - 2ª edição - Ijuí ***Empreendedorismo Social – 1ª edição - Ijuí

***Amostragem Aplicada a Área da Saúde – 1ª edição - Ijuí

***Assessoria de Imprensa e Comunicação no Serviço Público – 1ª edição – Ijuí ***Curso de Mobilização Neural – 1ª edição - Ijuí - RS

***Reciclagem em Inseminação Artificial de Bovinos -1ª edição – Ijuí ***Curso de Políticas Públicas - In Company - EaD - Porto Alegre - Ijuí

***Curso de Políticas Públicas - In Company - Módulo - EaD - Porto Alegre - Ijuí ***Atendendo Pessoas Conquistando Clientes – ACI - Condor

***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - BPF - Boa Vista do Buricá ***Capacitação de Equipe de Recrutamento e Seleção - ACI - Panambi

***Capacitação de Equipe de Trabalho (Sensibilização) - ACI - Panambi

***Curso de Extensão sobre Rede Cegonha: Pré-Natal – 17ª Coordenadoria Regional de Saúde ***Capacitação para Equipes de Segurança e Saúde (CIPA) - ACI - Panambi

***Libras - In Company - ACI - Panambi

***Excel Avançado - In Company - Saur Equipamentos - Panambi ***Gestão de Custos na Indústria - ACI – Panambi

***Gerenciamento de Projetos - ACI – Panambi

***Coaching: Gestão do Desenvolvimento para a Liderança - 2ª edição - Sindilojas - Três Passos ***Método Pilates no Solo - Santa Rosa

***Saúde do Idoso - ACI - Cerro Largo (120 horas) ***Saúde do Idoso - ACI - Cerro Largo (160 horas)

***Boas Práticas de Serviço em Alimentação - ACI - Cerro Largo

***Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Panambi ***Gestão Estratégica de Marketing - CCGL - Cruz Alta

*Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 1ª e 2ª edições - Panambi *Preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

*Aplicação da Antropometria nas Medições Corporais - método ISAK - nível 1 *Assessoria de Imprensa

*Estatística Aplicada à Saúde - Módulo Básico *NR 35: Trabalho e Resgate em Altura

*Estatística Avançada Aplicada à Saúde

*Ultrassonografia em Bovinos de Leite - 1ª edição

*Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física - Atividade Rural - 2013 *Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - Ijuí

*Bandagens Funcionais - Ijuí *Gestão de Custos na Indústria - Ijuí

*Coaching: Gestão de Desenvolvimento para Liderança - Ijuí

*Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - COTRIPAL *Toxicologia Forense: Aspectos Legais, Métodos Analíticos e Aplicações - Ijuí *Análise e Interpretação de Exames Laboratoriais

*Programa de Treinamento para Controle de Qualidade Físico-Químico de Insumos Farmacêuticos - HCI

*Assessoria de Imprensa e Comunicação no Serviço Público - Santa Rosa *Oficina de Preparo de Sabonetes Sólidos - Ijuí

(7)

*Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho Supervisionado - Ijuí - Fluxo Contínuo *Cálculos Financeiros com a Utilização da HP - 12 C - Ijuí

*Leitura Acadêmica em Língua Inglesa - 2ª edição - Ijuí *Curso de Redação Científica – Ijuí

*Minicurso de Introdução à Redação Científica - Ijuí *Ideologias e Formação de Território

*Coaching: Gestão do Desenvolvimento para Liderança - Ijuí - 2ª edição

*Melhorando a Comunicação: Técnicas e Estratégias para Falar Bem em Qualquer Situação *Direito do Trabalho: o que todo gestor precisa saber - Seara - Três Passos

*Coaching Para Executivos - Seara - Três Passos

*Coaching: Gestão do Desenvolvimento para Liderança - Sindilojas - Três Passos *Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - 3ª edição - Ijuí *Recrutamento e Seleção: Criando Estratégias – Ijuí

*Cálculos Financeiros com Utilização da HP12C - Porto Alegre *Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - 2ª edição – Ijuí *Ergoespirometria Funcional Básico- 1ª edição - Ijuí

*Ultrassonografia em Bovinos de Leite - 2ª edição - Ijuí *Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Inglês *Gastronomia - Ideias para o Natal

*Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação - Ijuí *Curso Aplicação de Injetáveis – 1ª edição - Ijuí

*Curso de Formação em Práticas em Psicologia Clínica Supervisionada *Curso de Formação em Práticas em Psicologia Clínica Supervisionada *Elaboração de Documentos Oficiais com Excelência - HCI – Ijuí *Leitura Acadêmica em Língua Inglesa - 1ª e 2ª edições - Câmpus Ijuí *Leitura Acadêmica em Língua Espanhola - 2ª edição - Ijuí

*Leitura Acadêmica em Língua Espanhola - Ijuí

*****Curso Clínica Farmacêutica Aplicada a Farmácias e Drogarias - Ijuí *Atendendo Pessoas, Conquistando Clientes - 3ª edição - Ijuí

Legenda: * efetivados *** cancelados ***** inscrições abertas

Dos 128 cursos de extensão ofertados no ano de 2013, 85 cursos foram efetivados (*), 42 cancelados (***) e 01 (*****) permanece com inscrições abertas até final de fevereiro de 2014, ou seja, 70% dos cursos ofertados foram efetivados.

Além destes cursos de extensão, cabe destacar a atuação da Unidade de Educação Continuada na promoção de cursos de Formação de Professores da Rede de Educação Pública Municipal e Estadual. Foram realizados 243 orçamentos para concorrer em processo licitatório. Destes, 85 foram efetivados, 153 cancelados e 05 serão ofertados em 2014.

A seguir são apresentados demais dados que dizem respeito ao ensino de pós-graduação lato e stricto sensu, bem como às atividades da Unidade de Educação Continuada.

(8)

QUADRO – DADOS QUANTITATIVOS* – Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos

1. Alunos Matriculados 2013

Pós-Graduação Lato Sensu 140 alunos

Pós-Graduação Stricto Sensu – matrícula semestral 179 alunos

Análise de Currículo 03 análises

Atestados Diversos – lato e stricto sensu 177 atestados

Cancelamentos (referentes a aproveitamentos) 02 cancelamentos de aproveitamentos Certificados de Pós-Graduação Lato Sensu 127 certificados

Certificados de Aperfeiçoamento 15 certificados

Certificados de Extensão 1.141 certificados

Diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu 54 diplomas

Trancamentos/cancelamentos 67 trancamentos/cancelamentos

Ofícios Expedidos 68 ofícios

Memorandos Expedidos 96 memorandos

2. Cursos de Pós-Graduação

Lato Sensu em andamento 14 cursos

Stricto Sensu (Mestrado) em andamento 04 cursos

Stricto Sensu (Doutorado) em andamento 01 curso

Cabe, ainda, registrar que a Unidade de Educação Continuada conseguiu gerar em 2013 uma receita 8% superior a 2012. Nesse sentido, os desafios que se colocam são de buscar a efetivação de um número maior de cursos, uma divulgação mais ampla e eficaz e, como consequência, o aumento da contribuição da UEC na sustentabilidade da instituição.

Referências

Documentos relacionados

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

6º As prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo, bem como suas controladas, controladoras ou coligadas, não poderão, com a finalidade de produzir conteúdo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O