• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios da disciplina Gestão da Qualidade GSI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de exercícios da disciplina Gestão da Qualidade GSI"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade

Prof.: Gerisval Alves Pessoa

Prof.: Gerisval Alves Pessoa

Pós-Graduação em Gestão de Sistemas Integrados

Pós-Graduação em Gestão de Sistemas Integrados

São Luís

(2)

Lista de

Lista de Exercícios

Exercícios

1.

1. O Fundamento de O Fundamento de Excelência do Prêmio Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade Nacional da Qualidade (FNQ 2012) que (FNQ 2012) que traduz pelatraduz pela “

“compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externocompreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo.” é:

no curto e no longo prazo.” é: a)

a) Aprendizado Aprendizado organizacionalorganizacional b)

b) Visão Visão de de futurofuturo c)

c) Pensamento Pensamento sistêmicosistêmico d)

d) Orientação Orientação por por processos processos e e informaçõesinformações 2.

2. Pelas definições Pelas definições utilizadas na utilizadas na Gestão da Gestão da Qualidade Total, apenas Qualidade Total, apenas uma das uma das alternativas abaixoalternativas abaixo é considerada Meta.

é considerada Meta. a)

a) Aumentar Aumentar o o volume volume de de minério minério de de transportadotransportado b)

b) Reduzir o Reduzir o índice de índice de reboques em reboques em locomotivas locomotivas em 25%em 25% c)

c) Aumentar em Aumentar em 10% o 10% o número do número do quadro efetivo quadro efetivo de empregados de empregados (QLP), até (QLP), até 31/12/2012.31/12/2012. d)

d) Aumentar em Aumentar em 10% o 10% o volume total volume total de carga de carga transportado na transportado na EFC, até EFC, até 31/12/2012.31/12/2012. 3.

3. De acordo De acordo com Campos com Campos (2004) as (2004) as principais partes principais partes interessadas de interessadas de uma organização uma organização são:são: a)

a) Qualidade, Qualidade, custo, custo, entrega entrega moral moral e e segurança.segurança. b)

b) Perspectiva Perspectiva financeira, financeira, processos inteprocessos internos, rnos, clientes clientes e inoe inovação.vação. c)

c) Clientes, Clientes, acionistas, acionistas, empregados empregados e e vizinhos.vizinhos. d)

d) Clientes Clientes internos, internos, clientes clientes externos externos e e clientes clientes intermediários.intermediários. 4.

4. De De acordo com acordo com Campos (2004) Campos (2004) as as dimensões da dimensões da qualidade são:qualidade são: a)

a) Qualidade, Qualidade, custo, custo, entrega entrega moral moral e e segurança.segurança. b)

b) Perspectiva Perspectiva financeira, financeira, processos inteprocessos internos, rnos, clientes clientes e inoe inovação.vação. c)

c) Clientes, Clientes, acionistas, acionistas, empregados empregados e e vizinhos.vizinhos. d)

d) Clientes Clientes internos, internos, clientes clientes externos externos e e clientes intermediários.clientes intermediários. 5.

5. De acordo De acordo com a abordagem da com a abordagem da produtividade como taxa produtividade como taxa de valor agregado, a de valor agregado, a produtividade podeprodutividade pode ser melhorada por:

ser melhorada por: a)

a)  Aumento da produção usando uma quantidade menor de recursos; Aumento da produção usando uma quantidade menor de recursos; b)

b) Reduzindo a quantidade de recursos mantendo a mesma produção;Reduzindo a quantidade de recursos mantendo a mesma produção; c)

c) Diminuindo a produção, mas também reduzindo cada vez mais a quantidade de recursos;Diminuindo a produção, mas também reduzindo cada vez mais a quantidade de recursos; d)

d) Todas as alternativas acimaTodas as alternativas acima

6.

6. Juran estabeleceu Juran estabeleceu que a que a Qualidade é Qualidade é feita de feita de três processos gerenciais três processos gerenciais que são:que são: a)

a) Qualidade Qualidade intrínseca, intrínseca, custo custo e e entregaentrega b)

b) Gerenciamento pelas Gerenciamento pelas diretrizes, diretrizes, gestão de gestão de processos e processos e gerenciamento da gerenciamento da rotina.rotina. c)

c) Planejamento, Planejamento, controle controle e e melhoria melhoria da da qualidade.qualidade. d)

d) PDCA, PDCA, SDCA SDCA e e HDCA.HDCA. 7.

7. De acordo De acordo com Ishikawa com Ishikawa existem seis existem seis fatores causas fatores causas que interferem nos que interferem nos resultados de resultados de umum processo de manufatura, que são:

processo de manufatura, que são: a)

a) Produtividade, Qualidade Produtividade, Qualidade intrínseca, intrínseca, Custo, Custo, Entrega, Entrega, Moral, Moral, Segurança Segurança e e Meio Meio AmbienteAmbiente b)

b) PDCA, PDCA, SDCA, SDCA, Qualidade Qualidade intrínseca, intrínseca, Custo, Custo, Entrega, Entrega, Moral, Moral, Segurança Segurança e e Meio Meio AmbienteAmbiente c)

c) Máquina, Método, Máquina, Método, Mão Mão de de obra, obra, Matéria Matéria Prima, Prima, Meio Meio Ambiente Ambiente e e Medida.Medida. d)

(3)

8.

8. A definição “é uma parte específica do trabalho, ou melhor, o menor esforço do processo,A definição “é uma parte específica do trabalho, ou melhor, o menor esforço do processo, podendo ser um único elemento e/ou um subconjunto de uma atividade. Geralmente, está podendo ser um único elemento e/ou um subconjunto de uma atividade. Geralmente, está ligada a como um item desempenh

ligada a como um item desempenha uma incumbência específica”!, tratasa uma incumbência específica”!, tratas-se de:-se de: a)

a) Cadeia Cadeia de de valor valor  b) Macroprocesso b) Macroprocesso c) Atividade c) Atividade d) Tarefa d) Tarefa 9.

9. Na modelagem Na modelagem de um de um processo o processo o modelo que modelo que é utilizado é utilizado para representar uma para representar uma visão resumidavisão resumida do menor nível do processo que contém as entradas, saídas, regulação e suporte sem do menor nível do processo que contém as entradas, saídas, regulação e suporte sem representar um fluxo temporal de atividades é:

representar um fluxo temporal de atividades é:

a)

a) FAD FAD - - Function Function Allocation Allocation DiagramDiagram b)

b) EPC EPC - - Event Event Driven Driven Process Process ChainChain c)

c) VAC VAC - - Value Value Added Added Chain Chain DiagramDiagram d) Tarefa

d) Tarefa

10. A padronização em uma organização tem como importância: 10. A padronização em uma organização tem como importância: a)

a) Estabelecer claramente Estabelecer claramente responsabilidade responsabilidade e e autoridadeautoridade b)

b) Registrar Registrar o o conhecimento conhecimento tecnológico tecnológico da da organizaçãoorganização c)

c) Estabilizar os Estabilizar os processosprocessos d)

d) Todas Todas as as alternativas alternativas acimaacima 11.

11. Para ser uma atividade com valor agregado, a atividade deve atender a qual(ais) critério(s)?Para ser uma atividade com valor agregado, a atividade deve atender a qual(ais) critério(s)? ::

a)

a) Ser algo que o Ser algo que o cliente reconheça cliente reconheça como sendo como sendo importante e importante e que esteja que esteja disposta a disposta a pagar pagar  b)

b) Ser Ser feito feito corretamente corretamente da da primeira primeira vez.vez. c)

c) Ao Ao alterar alterar o o resultado resultado do do processo, processo, o o produto produto deve deve mudar.mudar. d)

d) Todas Todas as as alternativas alternativas acimaacima 12.

12. Os três componentes que compõem uma meta sãoOs três componentes que compõem uma meta são:: a)

a) Problema, Objetivo gerencial e prazo.Problema, Objetivo gerencial e prazo. b)

b) Objetivo gerencial, valor e prazo.Objetivo gerencial, valor e prazo. c)

c) Problema, valor e prazo.Problema, valor e prazo. d)

d) Valor, prazo e método.Valor, prazo e método.

13. O Fundamento de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (FNQ 2012) que traduz pelo 13. O Fundamento de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (FNQ 2012) que traduz pelo

“entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de umaentendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo

organização, bem como entre a organização e o ambiente externo” é:” é: e)

e) Aprendizado Aprendizado organizacionalorganizacional f)

f) Visão Visão de de futurofuturo g)

g) Pensamento Pensamento sistêmicosistêmico h)

h) Orientação Orientação por por processos processos e e informaçõesinformações

14. O que você entende por competitividade? 14. O que você entende por competitividade?

 ___________________________________________________________  ___________________________________________________________ ______________________ ______________________   ________________________________________  ________________________________________ _________________________________________ _________________________________________   ___________________________________________________________  ___________________________________________________________ ______________________ ______________________  15. Por que

15. Por que definir qualidade como “ausência de defeitos” revela a fragilidade estratégica dadefinir qualidade como “ausência de defeitos” revela a fragilidade estratégica da organização? organização?  ___________________________________________________________  ___________________________________________________________ ______________________ ______________________   ________________________________________  ________________________________________ _________________________________________ _________________________________________   ___________________________________________________________  ___________________________________________________________ ______________________ ______________________ 

Referências

Documentos relacionados

Os retardamentos são o que vão dizer se o projeto foi planejado e executado com eficiência e eficácia ou não (CABRITA, 2008). O atraso pode ser caracterizado por um motivo

Conhecendo os artesãos da Chácara Cantinho Feliz, percebe-se a possibilidade de interação entre designer e artesão que participa como co-autor do projeto e o designer

Enquanto no segundo gráfico 12 a quantidade de funcionários que conhecem o portal ão percepção dos pesquisados do site como um canal de informações úteis, uma vez que,

Atualmente o volume de informações com o qual se convive diariamente é bastante elevado, sobretudo no meio online. Os avanços tecnológicos possibilitaram o aumento de

Os conservantes são usados para preservar as amostras de leite desde a coleta até o momento da análise no laboratório.. Existem vários tipos que podem ser usados desde que

O professor Cristiano Holanda Montinegro está à frente da disciplina na referida escola há três anos, possui uma postura tradicional, suas aulas são de caráter

The two protocols for the determination of soil water retention properties compared in this study, the traditional method based on the assumption of hydrostatic equilibrium on

Diante do exposto, este trabalho terá como objetivos: a listar as tecnologias que estão disponíveis para os professores da rede estadual de educação do município de Solânea-PB;