• Nenhum resultado encontrado

CAN/PLIP MANUAL DE INSTALAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAN/PLIP MANUAL DE INSTALAÇÃO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

4625 - 4627 CAN/PLIP

MANUAL DE INSTALAÇÃO

(2)

2

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

SUMÁRIO

1. CONTEÚDO ... 3

2. INTRODUÇÃO E METODOLOGIA DE INSTALAÇÃO (como aceder a documentos técnicos específicos do veículo, ferramenta Data Linker, Software Antares, como selecionar a solução de instalação) ... 3

3. CONFIGURAÇÃO DE SISTEMA ... 4

4. COMO PREPARAR O CARTÃO DO CÓDIGO PIN ... 5

5. PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO (localização dos componentes do sistema de conexões elétricas) ... 5

6. FUNCIONALIDADES DE ATIVAÇÃO (descrições) ... 8

- DIAGRAMAS ELÉTRICOS 7. FUNÇÕES DE PROGRAMAÇÃO (veja o manual “Tabelas das funções de programação”) ... 13

8. COMO PROGRAMAR FUNCIONALIDADES, CONTROLOS REMOTOS COBRA E PROCEDIMENTO DE AUTO-APRENDIZAGEM DOS DRIVER CARDS (veja ‘PÁGINA 1’ e ‘PÁGINA 2’ do manual “Tabelas das funções de programação”) ... 13

9. TESTE DAS FUNCIONALIDADES ... 14

10. SELEÇÃO MANUAL DO ÍNDICE CAN ... 14

11. PROCEDIMENTOS DE AUTO-APRENDIZAGEM NECESSÁRIOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DA UNIDADE PRINCIPAL OU DA SIRENE SEM FIOS ... 14

12. ENTREGA DOS DOCUMENTOS ... 15

13. CARATERISTICAS TÉCNICAS ... 15

(3)

3

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP 1. – CONTEÚDO DO KIT.

Principais peças fornecidas com o kit: - Alarme principal.

- Bateria de apoio da sirene sem fios ou sirene com fios e altifalante. - Cablagem universal da unidade principal.

- Cablagem da sirene. - Suporte da sirene. - Sensores ultrassónicos. - Acessórios de instalação. - LED / botão de controlo. - Manual de consulta rápida. - Cartão de Código PIN.

2. - INTRODUÇÃO.

A unidade principal deste sistema vem equipada com um interface CAN (Controller Area Network) que permite a leitura dos dados a partir da rede CAN do veículo.

Também pode ser instalado ou configurado como PLIP, mas neste caso a unidade não estará conectada à rede CAN, apenas aos motores do fecho centralizado, aos interruptores de trancamento das portas e/ou aos faróis de direção. Pode ser ligado/desligado pelo comando de origem do veículo, pelo Cobra ou pelo Driver Card (opcional). Este manual contém toda a informação necessária para ligar o sistema à bateria de 12V com o polo negativo conetado à estrutura do veículo.

COMO ACEDER AOS DOCUMENTOS TÉCNICOS DO VEÍCULO, AOS DADOS DA FERRAMENTA LINKER E AO SOFTWARE ANTARES.

Aceda ao site www.cobra-at.com » Área de Instalação e registe-se para poder fazer o download da documentação técnica. A ferramenta de programação Data Linker e o software “Antares” são essenciais para a personalização do produto ao veículo a que se destina. O Data Linker é composto por um módulo USB, uma fonte de alimentação DC de 12V, um CD com o software “Antares” e as instruções necessárias. São também fornecidas as cablagens necessárias para ligar o módulo USB à unidade principal. O “Antares” permite configurar/personalizar e programar o software da CAN/PLIP ao veículo a que se destina usando o seu computador.

COMO DEFINIR A OPÇÃOÃO DE INSTALAÇÃO.

Aceda ao site www.cobra-at.com » Login » user ID » password » acesso » área profissional e clicando no menu, forneça todas as informações solicitadas relativas ao veiculo a que se destina (por exemplo VW Polo, ano 2011) bem como a informação do produto a instalar, neste caso a gama 4600.

TIPO DE VEÍCULO Automóvel TIPO DE PRODUTO.

Alarme Anti - Roubo – Alarme Automóvel LISTA DE MARCAS

Volkswagen LISTA DE MODELOS

(4)

4

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

A lista no lado direito do ecrã mostra a família de produtos. Clicando no link poderá obter a lista de aplicações disponíveis para o veículo tendo em conta a família de produtos selecionada. Verifique primeiro se existe alguma aplicação CAN disponível uma vez que oferece a melhor relação entre funcionalidades disponíveis e tempo de montagem.

Se não existirem aplicações CAN disponíveis, faça a mesma pesquisa clicando em “alarme PLIP” range AK4600-4400 Plip. Se houver uma solução de instalação, ao clicar no modelo do veículo pode fazer o download da folha de instalação específica do veículo.

Se não existirem sugestões de instalação CAN ou PLIP, escolha de novo o tipo de veículo e em “Tipo de Produto” selecione “Manuais de Aplicação”. A lista no lado direito do ecrã mostra as aplicações manuais disponíveis, clique em “Manuais de Aplicação” para obter a lista de aplicações manuais, depois faça download do manual de instalação do 4600 para a configuração Plip.

3. – C O N F I G U R A Ç Ã O D O S I S T E M A.

Certifique-se que ligou todos os componentes do Data Linker e de que forneceu energia ao sistema. Corra o Antares

Assim que o Antares inicia, verifica automaticamente – caso o computador esteja ligado à Internet - se a versão instalada é a mais atualizada, e se não for, propõe que se faça uma atualização. Recomendamos que faça sempre o download da última versão disponível

Proceda da seguinte forma:

A. Selecione o idioma

B. Selecione “alarme e módulos”

C. Selecione o produto “4600” como “1 fio” ou “2 fios”.

D. Selecione o procedimento “atualização do firmware”

E. Clique em “prosseguir”

F. Selecione a marca do veículo

G. Selecione o modelo do veículo

H. Selecione o ano do modelo do veículo

I. Clique em “prosseguir”

L. Confirme e continue

M. Aguarde que a janela de confirmação de programação apareça

Estão disponíveis software adicional e detalhes de utilização das ferramentas no manual de especificações fornecido com o kit Data Linker ou no site da Cobra, na “área profissional”, em Manuais de Aplicação.

(5)

5

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

www .c o b ra -at .co m

4. – COMO PREPARAR O CARTÃO DO CÓDIGO PIN.

Retire a etiqueta com o código PIN que se encontra na parte de trás da unidade principal do sistema e cole-a no Cartão PIN fornecido. Código PIN 1122 4C4415A2A S/N 0003 050524 Código de Identificação Pessoal Código

PIN

1122 5. – P R O C E D I M E N T O S D E I N S T A L A Ç Ã O. Posicionamento dos componentes do sistema.

Quanto mais seguro e de difícil acesso os componentes do sistema forem colocados, maior será o nível de proteção dos mesmos.

CUIDADO: Cada elemento deverá ser posicionado de maneira a não interferir com partes móveis. Unidade de alarme.

Deverá ser instalada no interior do veículo, longe de fontes de calor, tendo em conta que a ligação principal deverá ficar virada para baixo.

Sirene.

Tanto pode ser instalada no compartimento do motor como dentro do veículo, longe de fontes de calor e sempre com a ligação principal virada para baixo.

Sensor volumétrico ultrassónico

Os transdutores ultrassónicos devem ser fixados no topo do pilar A apontados para a janela traseira ou no topo dos pilares C apontados para o para-brisas. A sua orientação deve ser o mais paralela possível com as janelas laterais.

LED de Emergência / Botão de controlo

Deve ser colocado no painel de instrumentos com o LED visível. O condutor deve ter fácil acesso ao botão Botão de pressão do Capot.

A instalação deste botão só é necessária se o veículo não tiver um de origem. A folha de instalação CAN/PLIP do veículo contém esta informação.

Antenas.

O posicionamento das antenas RF (tanto para a unidade principal como para a sirene) é crucial para um bom desempenho do sistema. Não devem ser cortadas, envolvidas, ligadas a outros cabos ou à estrutura do veículo e devem ser mantidas separadas da cablagem principal e tanto quanto possível longe de peças metálicas.

(6)

6

MANUAL DE INSTALAÇÃO

4625 - 4627 CAN/PLIP Ligações elétricas.

CUIDADO: Para evitar danos no sistema elétrico do veículo durante a instalação recomenda-se que desligue o cabo negativo da bateria e que só o torne a ligar depois de a instalação estar concluída. Se a bateria não estiver desligada, para evitar possíveis erros na Centralina do veículo é necessária atenção redobrada durante as ligações e usar ferramentas de instalação.

Tenha atenção quando juntar dois ou mais fios. Evite fazer ligações rápidas, que não garantam uma boa qualidade. Assegure-se de que os fios do Cobra 4625-4627 são encaminhados juntos com a cablagem original do veículo, à qual devem ser unidos com braçadeiras.

A inclusão de um fusível é necessária, conforme se especifica no diagrama da ligação principal.

Ligação J de 24 pins para configurações

J-1 Entrada analógica: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo. J-2 Entrada analógica: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo. J-3 Saída pisca-pisca Logic: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo. J-4 Entrada analógica: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo. J-5 Entrada analógica: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo. J-6 Entrada analógica: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo.

J-7 +15/54 Ligação: caso não seja detetado sinal oriundo da rede CAN, ligue esta entrada à chave de

ignição, certificando-se que o fio é permanentemente alimentado durante a fase de arranque e enquanto o motor estiver a trabalhar. Adapte um fusível de 3A o mais junto possível do ponto de ligação do veículo.

J-8 Ligação GND: Ligação GND: O fio terra deve ficar ligado à carroceria ou ao polo negativo da bateria

J-9 Ligação 12V (+30): O cabo positivo fornecido deve ser ligado a uma ligação positiva do veículo acima

da caixa de fusíveis. Adapte um fusível de 15 A o mais junto possível da caixa de ligação. J-10 Cobra bus: Linha de comunicação compatível com as sirenes e sensores Cobra.

J-11 e J-12 CAN H/L: Para ligar como exemplificado na folha de especificações CAN do veículo.

J-13 Entrada negativa para os módulos adicionais: para ser utilizado como gatilho para a ligação de

módulos Cobra compatíveis.

J-14 Saída negativa para os módulos: Ativo quando o sistema está ligado. Para ser utilizado com

módulos Cobra compatíveis.

J-15 B u z i n a / s a í d a n e g a t i v a d a s c o l u n a s : para ser programado em linha e com o dispositivo

ligado. Veja os diagramas elétricos e as tabelas das funções de programação. Por defeito o som do alarme vem selecionado para a opção dispositivo, caso pretenda a buzina do automóvel pode ainda optar por som intermitente ou contínuo

J-16 Entrada analógica: Deve estar ligada a um equipamento do veículo (ex.: ventoinha de aquecimento

do habitáculo do lado do passageiro) para reduzir o nível de ruído (passo 7.12*) ou ligada a um botão de fácil acesso ao condutor (passo 7.18). Se esta ligação for necessária para a aplicação CAN, então não poderá ser usada como foi descrita nos passos 7.12 e 7.18

(7)

7

MANUAL DE INSTALAÇÃO

4625 - 4627 CAN/PLIP

J-17 Entrada negativa para iniciar o procedimento de programação /para ligar o botão do capot: Se estiver ligado à terra o sistema entrará no procedimento de programação em todas as

aplicações que não sejam capazes de detetar o botão original do capot. Se a sirene for sem-fios esta entrada não deve ser usada como conexão ao botão do capot. No caso das sirenes, ou altifalantes, com fios esta entrada deve ser usada como conexão ao botão do capot, tal como vem indicado na folha de especificações do veículo e de instalação do CAN

J-18 Entrada analógica:faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo.

J-19 Entrada de realimentação do pisca-pisca Logic ou saída de potência do pisca-pisca: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo.

J-20 Saída de eletricidade do pisca-pisca: faça a ligação caso seja pedida na folha de instalação CAN do veículo.

(8)

COB RA B US MO D U L O S D E SAÍ DA COM ANDO CDL MO D U L O S DE SAÍ DA CL A CS ON DE SAÍ D A

LED

OS FUSÍVEIS DO DIAGRAMA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS

GND

15 A

PRETO

VERMELHO

J

J-8

J-9

J-17AZUL

Ver

capítulo11

E N E R G I

E N E R G I

A

A

SAÍDA

PISCAS

AMARELO-BRANCO

7,5 A

J-20

ALIMENTAÇÃO

J-21 VERDE

J-22 VERDE

J-12

LARANJA ARRANCADOR +50

LARANJA

Max 20A (1 seg.) 6A cont.

SAÍDA

PISCAS

L O G I C

L O G I C

SAÍDA

PISCAS

AMARELO-VERDE

AMARELO-BRANCO

7,5 A

J-19

J-3

COLOQUE O FIO BRANCO E AMARELO NO CONETOR INDICADO. EM QUALQUER POSIÇÃO!

PISCA

J-11

VIOLETA

PRETO

VIOLETA

CAN - H

CAN - L

HAZARD

RETORNO PISCAS

Ver as instruções

de adaptação do

veículo

3 A

AMARELO-VERDE

J-19

LOGIC

AMARELO-PRETO

ROSA-BRANCO

VIOLETA-PRETO

CINZENTO-PRETO

VERDE-VERMELHO

AZUL-ROSA

LARANJA-PRETO

J-18

J-16

J-5

J-4

J-7

J-2

J-6

VER DIAGRAMA F

CORTE O FIO PRETO E ADAPTE-O AO CONETOR DE POSIÇÃO LIVRE

(9)

CDL DESTRANCADO COM ANDO CDL CDL T RA NCA DO

LIGAÇÕES DA SIRENE SEM FIOS

Veja as instruções do veículo

BOTÃO DE PRESSÃO DO CAPOT

A B

Antena

A

B

AZUL

VERMELHO

PRETO

3 A +30

14 mm

0 10 mm

0 10 mm

0 2 mm

F

(apenas no

modelo 4627)

LIGAÇÃO CDL

LED PANEL

PRETO

LED

A

B

(10)

11

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

J-21 e J-22 Inibição de arranque do motor: Para uma maior segurança do sistema ligue os dois fios como mostrado nos diagramas de eletricidade para impedir o arranque do motor. Durante a fase de arranque meça a corrente no circuito que foi interrompido, para se certificar de que esta não excede as especificações técnicas do produto. Instale outro relé se necessário.

J-23 Bloquear a saída negativa CDL (apenas para o modelo 4627): sinal de controlo de baixa potência

para trancar as portas. Ativado pelo controlo remoto Cobra (opcional) – (ver diagrama de eletricidade F.) J-24 Desbloquear a saída negativa CDL (apenas para 4627): sinal de controlo de baixa potência para

destrancar as portas. Ativado pelo controlo remoto Cobra (opcional) – (ver diagrama de eletricidade F.)

* Consultar o manual “TABELAS DAS FUNÇÕES DE PROGRAMAÇÃO”

Ficha de 24 pins J para configuração do PLIP

J-1 Entrada periférica positiva: para ser ligada à lâmpada do tejadilho. J-2 Entrada periférica negativa: para ser ligada à lâmpada do tejadilho.

J-3 Saída para os piscas Logic: Faça a ligação caso a mesma seja requerida na folha de instalação PLIP

específica do veículo.

J-4 Entrada positiva CDL para o sinal de arranque do motor: Ligar como indicado na folha de instalação PLIP

específica do veículo ou no guia de instalação de produto para as aplicações PLIP que se encontra disponível no site, na área “Manuais de Aplicação”.

J-5 Entrada negativa para o sinal de abertura do interruptor CDL: Para ligar como indicado na folha de instalação PLIP

específica do veículo ou no guia de instalação de produto para as aplicações PLIP que se encontra disponível no site, na área “Manuais de Aplicação”.

J-6 Entrada negativa para o sinal de fecho do interruptor CDL: Para ligar como indicado na folha de instalação PLIP

específica do veículo ou no guia de instalação de produto para as aplicações PLIP que se encontra disponível no site, na área “Manuais de Aplicação”.

J-7 Ligação +15/54: Para ser ligada ao sinal positivo da chave de ignição. O sinal positivo deve estar

alimentado durante o arranque do veículo e enquanto o motor se encontrar em funcionamento.

J-8 Ligação GND: O fio terra deve estar ligado a um ponto terra do veículo ou diretamente ao polo

negativo da bateria.

J-9 Ligação 12V (+30): A alimentação positiva deve estar ligada a um ponto de ligação positivo do veículo

acima da caixa de fusíveis. Adapte um fusível de 15A o mais perto possível do ponto de ligação.

J-10 Cobra BUS: linha de comunicação para a ligação de sirenes e sensores Cobra compatíveis.

J-11 e J-12 Não ligar.

J-13 Entrada negativa para módulos adicionais: para ser utilizado como gatilho para a ligação de módulos Cobra

compatíveis.

J-14 Saída negativa para módulos: Ativo quando o sistema está armado. Utilizar para a ligação de

módulos Cobra compatíveis.

J-15 S a í d a n e g a t i v a p a r a a b u z i n a / a l t i f a l a n t e s : P a r a p r o g r a m a r e m r e d e c o m o

d i s p o s i t i v o l i g a d o . C o n s u l t a r o s d i a g r a m a s d e e l e t r i c i d a d e e a s t a b e l a s d a s f u n ç õ e s d e p r o g r a m a ç ã o . A s a í d a é d e f i n i d a a u t o m a t i c a m e n t e p a r a o d i s p o s i t i v o s e l e c i o n a d o , p a r a a b u z i n a p o d e e s c o l h e r m o d o f i x o o u i n t e r m i t e n t e .

(11)

12

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

J-16 Ligação positiva para inibição dos piscas: Para ligar como indicado na folha de instalação PLIP específica do

veículo ou no guia de instalação de produto para as aplicações PLIP que se encontra disponível no site, na área “Manuais de Aplicação”.

J-17 Entrada negativa para iniciar o procedimento de programação/ligar botão do capot:

Se estiver ligado à terra o sistema entrará no procedimento de programação em todas as aplicações que não sejam capazes de detetar o botão original do capot. Se a sirene for sem-fios esta entrada não deve ser usada como conexão ao botão do capot. No caso das sirenes, ou altifalantes, com fios esta entrada deve ser usada como conexão ao botão do capot, tal como vem indicado na folha de especificações do veículo e de instalação do CAN

J-18 Entrada positiva do sinal CDL de paragem do motor: Para ligar como indicado na folha de instalação PLIP específica

do veículo ou no guia de instalação de produto para as aplicações PLIP que se encontra disponível no site, na área “Manuais de Aplicação”.

J-19 Entrada de retorno dos piscas Logic ou saída de alimentação dos piscas: Fazer a ligação, se a

mesma for pedida pela folha de instalação PLIP específica do veículo

J-20 Saída de alimentação dos piscas: Fazer a ligação, se a mesma for pedida pela folha de instalação

(12)

13

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

J-21 e J-22 Inibição de arranque do motor: Para uma maior segurança do sistema ligue os dois fios

como mostrado nos diagramas de eletricidade para impedir o arranque do motor. Durante a fase de arranque meça a corrente no circuito que foi interrompido, para se certificar de que esta não excede as especificações técnicas do produto. Instale outro relé se necessário.

J-23 Bloquear a saída negativa CDL (apenas para o modelo 4627): sinal de controlo de baixa potência

para trancar as portas. Ativado pelo controlo remoto Cobra (opcional) – (ver diagrama de eletricidade F) J-24 Desbloquear a saída negativa CDL (apenas para 4627): sinal de controlo de baixa potência para

destrancar as portas. Ativado pelo controlo remoto Cobra (opcional) – (ver diagrama de eletricidade F)

CONEXÕES PARA OS ESQUEMAS ELÉTRICOS

6. – FUNCIONALIDADES ATIVAS.

6.1 Proteção interior com Sensor Volumétrico ultrassónico

O sistema protege o interior do veículo com um sensor volumétrico ultrassónico. Qualquer tentativa de entrada no veículo será detetada e o alarme será acionado.

6.2 – Proteção perimétrica com diagnóstico de aviso de porta aberta.

O alarme aciona-se com a abertura de qualquer porta, da bagageira ou do capot. Caso deixe alguma porta aberta, enquanto o alarme arma, o sistema avisará através de 3 sinais de luzes da direção e 3 sinais sonoros (serão 5 sinais sonoros se a função de sinais sonoros estiver ativada)

6.3 – Proteção contra corte de fios (apenas para os sistemas de sirene com bateria de reserva)

O alarme será acionado se o sistema ficar sem energia (cabos cortados – bateria desligada) assinalando sabotagem.

6.4 – Inibição de arranque do motor

Assim que o sistema estiver armado deixa de ser possível arrancar com o motor. 6.5 – Armar o sistema com a proteção volumétrica ultrassónica desligada.

Esta função permite armar o sistema com a proteção volumétrica interior temporariamente desativada. Esta proteção deve ser desativada sempre que deixe alguém ou um animal dentro do veículo. Caso pretenda deixar algum vidro aberto deve também desativar a proteção, para evitar falsos alarmes. Todas as outras proteções permanecem ativas.

Para desativar a proteção volumétrica proceda da seguinte forma:

Desligue o motor, certificando-se que a chave de ignição se encontra desligada. Passados 5 segundos carregue no botão de emergência do painel e mantenha-o pressionado até que pisque uma vez para confirmar que apenas a proteção volumétrica foi desativada. Ao manter o botão pressionado o sistema irá confirmar com dois flashes que apenas a entrada do sensor adicional foi desativada, e com três flashes que ambas foram desativadas. A proteção selecionada permanecerá desativada até o sistema ser completamente desativado. Será automaticamente reposto quando tornar a ativar o sistema.

Nota: Em alguns veículos o sistema desativa automaticamente a proteção volumétrica se deixar algum vidro aberto

6.6 – Painel de emergência LED.

O painel LED serve para mostrar as condições em que o sistema se ativa e desativa. Quando o sistema está ativado o LED acende e fica aceso durante 25 segundos. Fica depois a piscar. O LED apaga quando o sistema é desativado

(13)

14

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP 6.7 – Memória dos alarmes.

Se o sistema for abaixo (com o alarme ligado), enquanto se ativa novamente as luzes de direção vão emitir três flashes e três alarmes sonoros (5 se a função armar/desarmar com sinais sonoros tiver sido ativada). O sistema também guarda na memória a razão do alarme ter sido ativado e mostra-a no painel de emergência. Conte o número de flashes e veja na tabela em baixo o que ativou o alarme. Ao ligar a chave de ignição a memória será apagada

Número de Flashes no LED

Causa do alarme

1 flash Deteção de abertura de porta 2 flashes Deteção ultrassónica volumétrica 3 flashes Deteção de abertura do capot 4 flashes Deteção de chave de ignição ligada 5 flashes Deteção de arranque

6 flashes Deteção de abertura de porta

7 flashes Sensores adicionais

8 flashes Corte do cabo da sirene Cobra Bus

9 flashes Não aplicável

10 flashes Não aplicável.

11 flashes Módulo imobilizador 1 ligado ao Cobra Bus 12 flashes Módulo imobilizador 2 ligado ao Cobra Bus 13 flashes Módulo de teclado ligado ao Cobra Bus

14 flashes Não aplicável

6.8 - Desativação de emergência.

Caso perca o comando remoto do veículo ou se o mesmo deixar de funcionar, abra a porta do veículo

manualmente com a chave e ligue a ignição. Caso o sistema não desarme automaticamente siga o procedimento de emergência descrito no manual do utilizador.

6.9 – Condição de alarme.

Quando o sistema vai abaixo (com o alarme ativado) a sirene toca e as luzes de direção acendem durante 28 segundos.

(14)

15

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

7– F U N Ç Õ E S D E P R O G R A M A Ç Ã O .

(ver o manual “Tabelas das Funções de Programação”).

8 – COMO PROGRAMAR FUNCIONALIDADES, CONTROLOS REMOTOS COBRA E PROCEDIMENTO DE AUTO APRENDIZAGEM DOS DRIVER CARDS (opcional).

IMPORTANTE: (apenas para aplicações PLIP e apenas depois de efetuada a ligação da fonte de alimentação ou quando a bateria tiver sido desligada e ligada). Antes de iniciar o procedimento das funções de programação deve armar o sistema, esperar que o LED do painel de emergência comece a piscar e depois desarmar o sistema. A partir de agora será possível realizar o procedimento de programação

(15)

14

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP 9. – TESTE DAS FUNCIONALIDADES.

Nos 25 segundos imediatamente a seguir à ativação do sistema é possível testar todas as funcionalidades de proteção sem fazer disparar um alarme. Faça os seguintes testes durante os 25 segundos de inibição do alarme e com o mesmo armado:

Abra e feche, uma a uma, todas as portas e o capot – verifique se o sistema confirma com três avisos sonoros, a

deteção da abertura das portas.

Verifique a funcionalidade do sensor volumétrico ultrassónico – Sente-se no banco traseiro e faça

movimentos. A deteção desses movimentos será confirmada pelo LED a piscar.

Nota: Faça sempre este teste com os vidros do veículo fechados uma vez que muitas das aplicações CAN excluem

automaticamente esta proteção caso as janelas fiquem abertas.

Abra o capot e depois tranque o veículo com o controlo remoto – Enquanto arma, o sistema irá avisar que o

capot se encontra aberto através de três flashes das luzes de direção e avisos sonoros em simultâneo. Este teste só é valido se o sinal for detetado a partir da rede CAN ou nos sistemas de sirene com fio.

Tente iniciar o motor – Se os fios de arranque do motor tiverem sido ligados o motor não arrancará. Aviso: Em alguns

veículos o sistema desarma quando se liga a chave de ignição (deteção TRANSPONDER).

Verifique se o código PIN de emergência funciona corretamente – Ao introduzir o código PIN correto o sistema

desarma.

10. – SELEÇÃO MANUAL DO ÍNDICE CAN.

O suporte técnico pode pedir-lhe para selecionar manualmente uma CAN/PLIP diferente da do índice da marca que foi carregado na unidade principal. Para selecionar uma aplicação CAN/PLIP diferente proceda da seguinte forma:

Assim que o sistema esteja alimentado – em modo desarmado – o LED do painel de emergência pisca rapidamente durante 5 segundos. Durante este tempo deve manter o botão do painel de emergência pressionado até que desligue e só depois largar. O LED começa a piscar lentamente um determinado número de vezes, correspondente ao índice já definido (exemplo 3 piscas para índice 3).

Enquanto o LED pisca lentamente pressione rapidamente o botão do painel de emergência para avançar para o índice seguinte; cada vez que pressionar o botão o índice aumenta. Ao pressionar uma ultima vez quando o ultimo índice da lista já está selecionado, o sistema volta ao início. Escolha o índice CAN/PLIP correto e espere que o LED apague para confirmar a seleção.

Nota 1: O mesmo índice CAN pode ser usado para vários modelos de veículos, consultar a tabela de índices CAN

disponível na internet.

Nota 2: Existem quatro índices PLIP disponíveis, consultar a folha de instalação PLIP específica do veículo ou o

manual de aplicações PLIP disponível na internet na secção “Manuais de Aplicação”.

11.

– P R O C E D IM E N T O S D E A U T O -A P R E N D IZ A G E M N E C E S S Á R IO S P A R A A S U B S T IT U IÇ Ã O D A U N ID A D E P R IN C IP A L O U D A S IR E N E S E M F IO S .

A sirene fornecida neste kit já está programada para a unidade principal. Caso seja necessário substituir a sirene ou a unidade principal deve proceder do seguinte modo:

IMPORTANTE: Não efetuar este procedimento em veículos diferentes que estejam estacionados perto um do outro. As sirenes podem estar memorizadas numa só unidade principal.

A. Alimente a unidade principal usando a ligação de 24 pinos.

B. Ligue o fio azul da unidade principal à GND (apenas quando a sirene sem fios está montada). Abra o capot. C. Ligue o fio azul da sirene à GND (caso não esteja ainda ligado à terra através do botão de pressão do capot

(16)

15

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP

D. Desligue o conetor de 6 vias da sirene e volte a ligar

E. Tem 60 segundos para ligar a chave de ignição, sendo que um sinal sonoro confirmará que a sirene foi armazenada no sistema

F. Desligue a chave da ignição e retire os fios azuis da unidade principal, da sirene e do GND (caso esteja ligado à terra através de um botão de pressão adicional, simplesmente abra o capot)

Verifique o funcionamento do sistema armando-o e fazendo o alarme disparar para poder selecionar o som da sirene adequado.

(17)

15

MANUAL DE INSTALAÇÃO 4625 - 4627 CAN/PLIP 12. – ENTREGA DOS DOCUMENTOS.

Tenha a certeza de que o manual rápido de utilizador e o cartão com o código PIN estão guardados no porta-luvas e faça uma demonstração de todas as funcionalidades ao cliente.

13. – CARATERÍSTICAS TÉCNICAS.

Ao fabricante não podem ser imputadas quaisquer faltas ou mau funcionamento no que toca a proteção anti-roubo e/ ou danos no sistema elétrico do veículo devido a uma instalação incorreta e/ou falha no cumprimento das especificações técnicas do veículo. O sistema deve ser apenas considerado como uma forma de impedimento contra eventuais tentativas de roubo.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4625 - 4627

Tensão nominal de alimentação +12 V DC

Tensão de funcionamento +8 V ÷ +16 V DC

Consumo de energia (unidade central, LED e

sirene) quando desligado 8 mA

Consumo de energia (unidade central, LED e

sirene) quando ligado 12 mA

Temperatura da unidade central em funcionamento - 40 °C + 85 °C Temperatura da sirene em funcionamento - 40 °C + 85 °C Fonte de alimentação autónoma Bateria de Lítio 6 V 1300 mAh Nível de ruído do altifalante >115 dB @ 1m

Nível de ruído da sirene >114 dB @ 1m

- Dimensões da central 91x69x35 mm

- Dimensões da sirene 113x79x45 mm

Bateria do transmissor / Cartão Cobra Driver Bateria de Lítio 3 V CR2032

14. – APENAS PARA O MERCADO DO REINO UNIDO

Os sistemas de categoria 1,2 ou 2-1 instalados permanentemente como equipamento pós-venda por centros de importação ou distribuição, concessionários de veículos, ou por instaladores independentes, devem ser colocados por empresas e técnicos devidamente acreditados, treinados e qualificados.

A Thatcham recomenda às seguradoras que a instalação de produtos certificados pós-venda seja inserida num sistema de registo de instalação independente que possa ser acedido pelas mesmas. A Thatcham gere o programa de Instaladores Reconhecidos, em nome da Indústria de Seguro Automóvel Britânica, e fornece um registo independente das instalações aos proprietários de veículos. Pode encontrar detalhes do programa de Instaladores Reconhecidos da Thatcham em www.thatcham.org/tri/home. Para garantir aos consumidores que a cobertura do seguro não é afetada negativamente é altamente recomendável que todas as instalações sejam realizadas por técnicos Thatcham reconhecidos e que todas as instalações sejam registadas para que o proprietário do veículo tenha uma instalaçãoreconhecida pela ThatCham e possa disponibilizar à sua seguradora os dados necessários.

(18)

06DE3630A· 05/12

Cobra Automotive Technologies

via Astico 41 - 21100 VARESE - ITALY

www.cobra-at.com

Referências

Documentos relacionados

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Para instalar o Avaya Video Camera 100 como câmera e componente de áudio, ligue o cabo da câmera no conector encontrado na parte traseira da câmera, e ligue a outra extremidade

Nesse caso, configure a resolução do monitor do Avaya Video Conference Phone 1000 (consulte “Como configurar saída de monitor do Avaya Video Conference Phone 1000” na página 21)

Manual de Instalação do Citsmart 30 de 56 </xa-pool> <security> <user-name>${user.name}</user-name> <password>${user.password}</password>

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e