• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL. VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde - Promoção da Política de Desenvolvimento Sustentável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL. VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde - Promoção da Política de Desenvolvimento Sustentável"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

BOLETIM Nº3 . Julho: 2010 Boletim Informativo Semestral da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira

Jornadas Técnicas da Confederação de Municípios Ultraperiféricos, em Guadalupe pág.10 No total foram identificadas 14

acções, num total de 210 horas de formação, a serem

desenvolvidas no decurso do ano de 2010. Até ao final do primeiro semestre, metade das acções estavam concluídas.

pág.5

Nova candidatura apresentada ao programa Rumos

pág.9 A convite do IDD - Instituto para a Democracia e o Desenvolvimento, dois membros do Conselho Direc-tivo da AMRAM participaram no Seminário alusivo ao Poder Local. Participação no seminário sobre o poder local em São Tomé e Príncipe

EDITORIAL

A política só faz sentido quando as ideias e as palavras se concretizam em acções. É com este objectivo que aqui estamos uma vez mais para dar conta das principais iniciativas da AMRAM ao longo das últimas semanas.

Destacamos com especial relevância as “VIII Jornadas Autárquicas da Regiões Ultraperiféricas da União e Europeia e Cabo Verde”, cujo principal enfoque foi a promoção da política de desenvolvimento sustentável.

Estas Jornadas constituíram-se ainda como uma oportunidade para se definirem estratégias comuns a fim de se enfrentarem problemas idênticos, sentimento de união que reforça o nosso poder reivindicativo para a concretização de uma política europeia cada vez mais adequada à nossa realidade ímpar.

Neste Boletim destacamos ainda, entre outras notícias, a nova candidatura ao programa RUMOS, que é uma clara aposta na qualificação dos cidadãos madeirenses e na competitividade da Região.

Cordiais Cumprimentos O PRESIDENTE DA AMRAM

Roberto Paulo Cardoso da Silva

pág.10 Reunião dos Orgaõs Sociais da CMU

pág.12 Presidente da República em audiência com

membros da ANMP.

Conselho Directivo da ANMP reuniu na Madeira pág.8 pág.7 Protocolo com a ATAM e SETEPÉS

Realização de dois cursos de formação inicial de motoristas de transporte colectivo de crianças

pág.4 No total, 27 Motoristas, oriundos das diferentes Câmaras Municipais da Madeira participaram, em Junho de 2010, nesta importante formação. O encontro realizou-se entre 9 e 11 de Junho, em Ponta Delgada - Açores e contou com a presença de Autarcas da Madeira, Açores, Canárias, Guadalupe, Guiana e Cabo Verde.

pág.2

VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde - Promoção da Política de Desenvolvimento

(2)

2

VIII JORNADAS AUTÁRQUICAS DAS REGIÕES

ULTRAPERIFÉRICAS DA UNIÃO EUROPEIA E CABO VERDE

- PROMOÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Realizou-se, entre 9 e 11 de Junho, as VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde - promoção da política de desenvolvimento sustentável.

Este evento transnacional e de periodicidade anual foi celebrado, em 2010, na cidade de Ponta Delgada, Região Autónoma dos Açores.

Os trabalhos das VIII Jornadas Autárquicas foram distribuídos por sete painéis de intervenções, designadamente, “O Papel das Ultraperiferias da EU” (1º Painel), “Desenvolvimento Sustentável (Casos no Turismo e Energias Renováveis)” (2º Painel), “A Gestão de Resíduos e Gestão de Águas” (3º Painel), “A modernização Administrativa e a Qualidade de Serviços prestados pelos Municípios” (4º Painel), “Papel dos Municípios no combate à pobreza e exclusão social,

designadamente, na vertente de emprego / desemprego” (5º Painel), “O papel dos Governos Regionais no apoio aos seus Municípios” (6º Painel) e “O Futuro das Regiões Ultraperiféricas” (7º Painel). Estas Jornadas contribuíram, à semelhança das anteriores, para o reforço do diálogo, colaboração e intercâmbio de experiências entre os autarcas e técnicos municipais das Regiões de Açores, Madeira, Canárias, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica e Cabo Verde, cujas Associações de Municípios compõem a CMU – Confederação de Municípios Ultraperiféricos.

(3)

3

As VIII Jornadas Autárquicas realizaram-se no âmbito do projecto JARUP II - Jornadas Autárquicas sobre Politica de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pelo Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013 e desenvolvido pela AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (Chefe de Fila do projecto), AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e FECAM – Federación Canaria de Municípios.

O Presidente da AMRAM, Roberto Silva, destacou a importância da realização deste evento, numa altura particularmente importante para os Municípios e Regiões Ultraperiféricas, pois “discutem-se importantes dossiers como sejam o futuro orçamento europeu, a arquitectura da nova política de coesão pós 2013 e o futuro da Política Agrícola Comum. Ao que acresce a conjuntura de crise financeira e económica que assola a Europa e o Mundo, as inovações introduzidas pelo Tratado de Lisboa e a nova dinâmica da Estratégia Europa 2020. Estas Jornadas são pois, uma oportunidade extraordinária para a luz da actual conjuntura definirmos estratégias comuns para enfrentar problemas idênticos e dar a conhecer aos organismos regionais e às instituições nacionais e europeias a nossa realidade ímpar justificativa de uma política europeia específica”.

Também este evento transnacional contou com a presença de Autarcas da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, tendo sido debatidos diversos temas comuns às municipalidades das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e de Cabo Verde.

A Dra. Rubina Leal, Vereadora da Câmara do Funchal, falou sobre o papel dos Municípios no combate à pobreza e exclusão social.

O Director de Serviços de Finanças Autárquicas do Governo Regional da Madeira, Dr. Rui Paixão, destacou o papel do Governo Regional no apoio aos seus Municípios e o Dr. Luís Araújo, Administrador do Grupo Pestana, abordou a temática do Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

O Dr. José Alberto Gonçalves, Presidente do Município de Santa Cruz foi Moderador no painel “Papel dos Municípios no combate à pobreza e exclusão social”.

O Presidente do Município de Machico, Dr. Emanuel Sabino Gomes, foi Moderador no painel Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

A sessão de abertura das Jornadas foi presidida pelo Reitor da Universidade dos Açores, Professor Doutor Avelino Meneses e Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Dr. Rodrigo Vasconcelos de Oliveira.

(4)

4

FORMAÇÃO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLECTIVO DE CRIANÇAS

MOTORISTAS ORIUNDOS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DA MADEIRA, PARTICIPARAM NO CURSO

DE FORMAÇÃO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLECTIVO DE CRIANÇAS

A AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira promoveu no passado mês de Junho a realização de dois Cursos de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças dinamizados pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, dirigidos aos profissionais dos diferentes Municípios deste Arquipélago. De destacar a importância destas acções atendendo ao disposto na Lei 159/99, de 14 de Setembro bem como o disposto na Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril, que regulamenta o Transporte Colectivo de Crianças, e que impõe, para efeitos da certificação dos Motoristas que fazem este tipo de transporte, a frequência de uma acção de formação (artigo 6.º da Lei 13/2006) com a duração de pelo menos 35 horas (artigo 10.º da Portaria n.º 1350/2006).

Já em 2007, 34 Motoristas obtiveram a certificação pela frequência desta formação, também dinamizada pela Associação.

A formação, tal como imposto legalmente, contou com uma vertente teórica /prática. Foram abordados variados temas, tais como:

• Actuação em caso de acidente e incêndio em veículos (teórica e prática) • Condução defensiva (teórica e prática)

• Tomadas e Largadas de Crianças • Legislação Rodoviária

• Sistemas de Retenção para Crianças • Relacionamento Interpessoal

• Aspectos psicossociológicos da função Motorista • Legislação Transporte Colectivo de Crianças • Assessorias de condução e tomadas e largadas

(5)

5

Nova candidatura apresentada ao programa Rumos

Prosseguindo com a aposta na formação, a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira apresentou, no passado mês de Abril, uma candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Potencial Humano e Coesão Social da RAM, designado por Programa RUMOS, enquadrado no Eixo I Educação e Formação, Medida 1.2.2 – Formação Profissional da Administração Pública.

O Programa RUMOS, co-financiado pelo FSE (Fundo Social Europeu), pretende assegurar uma melhor educação e formação profissional e mais e melhor emprego e coesão social para os cidadãos da RAM.

Para o ano de 2010, foram identificadas 14 acções, num total de 210 horas de formação e que implicará um investimento global na ordem dos 40 mil euros.

Durante o primeiro semestre de 2010, foram dinamizadas as acções de formação que se seguem:

GESTÃO DOCUMENTAL E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

Gerir, de forma eficaz e à luz das modernas técnicas, o manancial de informação existente numa organização; Reconhecer o ciclo vital dos documentos de arquivo e a sua função no seio da organização; Organizar os documentos, com vista à recuperação eficaz da informação; Aplicar os princípios da economia e da eficácia nas práticas de gestão documental e criar uma visão crítica e renovada do sistema de gestão documental de um organismo, foram os objectivos inerentes à formação sobre gestão documental e organização de arquivos.

A formação que contou com 19 formandos, foi ministrada pelo Dr. Paulo Guimarães, Membro do Conselho Directivo Regional do Norte, da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A acção formativa decorreu durante os dias 18 e 19 de Fevereiro de 2010 e contou com a presença de 17 Técnicos oriundos das Autarquias da Madeira. A Dra. Maria Manuel Russo, Técnica da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) foi a Formadora desta acção.

Os objectivos primordiais desta acção, foram os seguintes:

• Reconhecer as potencialidades do POCAL;

• Assinalar a importância da elaboração de orçamentos de rigor e cumprimento das regras previsionais do POCAL; • Contabilizar, adequadamente, as diversas fases do processamento da despesa

• Perceber a articulação entre aqueles dois subsistemas contabilísticos quanto ao processamento das despesas e das receitas; • Efectuar, correctamente, os trabalhos de fim de exercício;

• Analisar as limitações do actual regime legal de prestação de contas;

• Compreender a necessidade de apresentação de contas consolidadas pelos municípios;

(6)

6

SECRETARIADO E TRABALHO ADMINISTRATIVO

A acção de formação que decorreu também nas instalações da AMRAM, durante o dia 7 de Abril de 2010, contou com a presença de 20 Técnicos das Câmaras da Madeira. A formação teve subjacente um programa bastante alargado que versou sobre os fundamentos para uma comunicação escrita eficiente; a organização pessoal do trabalho; o arquivo e as regras da comunicação eficaz.

GESTÃO POR OBJECTIVOS E A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Durante dois dias (25 e 26 de Março de 2010), 20 Técnicos oriundos das Câmaras Municipais da Região, encontraram-se com o objectivo de discutir e aprofundar os seus conhecimentos relacionados com gestão por objectivos e a avaliação do desempenho.

Esta acção formativa revelou-se de assinalável importância já que disponibilizou aos participantes os conhecimentos indispensáveis à aplicação da Legislação em vigor.

(7)

• Contratação Pública

Julho

• Regime Jurídico da Função Pública (Legislação Laboral)

Setembro

• A preparação do Orçamento e do Plano Plurianual de Investimento

Outubro

• Atendimento ao Público

Novembro

• Sistema de Controlo Interno (Auditoria Financeira)

Dezembro ACÇÕES DE FORMAÇÃO PREVISTAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2010

7

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO CELEBRADO COM A ATAM

Foi celebrado um protocolo de colaboração entre a AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e a ATAM – Associação dos Técnicos Administrativos Municipais, no passado mês de Março de 2010. No âmbito deste Protocolo a AMRAM auxiliará a ATAM no levantamento das necessidades formativas das Autarquias da Região Autónoma da Madeira e bem assim disponibilizará as suas instalações para a realização das acções de formação que a ATAM vier a desenvolver em prol dos Técnicos das Câmaras Municipais da nossa Região.

Neste contexto, para o 2.º semestre de 2010, estão previstas a realização das acções de formação sobre os temas “Inventariação e Gestão do Imobilizado” e “Contabilidade de Custos”.

As acções serão dinamizadas pela ATAM e decorrerão nas instalações da Associação de Municípios da Madeira.

Também no âmbito da formação, mas essencialmente numa vertente de cariz cultural, foi celebrado entre a AMRAM e a SETEPÉS - Projectos Artísticos Culturais, Lda. um protocolo de cooperação.

A AMRAM, no âmbito do presente protocolo, desempenha o papel de agente agregador ao nível da disseminação e promoção do projecto de formação que tem como destinatários, entre outros, os Municípios da Madeira.

GESTÃO URBANÍSTICA

O Dr. Marcelo Delgado, Director de Departamento de Administração Geral do Município de Chaves, foi o Formador da acção promovida sobre “ Gestão Urbanística”, que teve lugar nos dias 5 e 6 de Maio de 2010, tendo assistido à formação 26 Técnicos das várias Autarquias.

A formação teve como finalidade, entre outras, dar aos participantes uma visão integral sobre o quadro legal aplicável sobre a gestão urbanística protagonizada pelos municípios, com particular incidência na definição dos princípios gerais de actuação consagrados na Lei de Bases do Ordenamento do Território e no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação em vigor – controlo prévio, execução e fiscalização das diversas operações urbanísticas.

(8)

CONSELHO DIRECTIVO DA ANMP REUNIU NA MADEIRA

ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL DA AMRAM NO PORTO MONIZ

8

PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM AUDIÊNCIA

COM MEMBROS DA ANMP

O Presidente da República, no passado dia 25 de Fevereiro, recebeu, em audiência, o Conselho Directivo da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses que, através de uma Delegação presidida por Fernando Ruas, e da qual o Presidente da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Roberto Silva participou. Na ocasião, a ANMP apresentou cumprimentos ao Chefe de Estado e debateu algumas questões relacionadas com o Poder Local, nomeadamente no que concerne à transferência de verbas do IRS para os municípios das Regiões Autónomas.

Os membros do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses estiveram também presentes na Assembleia da Republica no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2010.

O encontro teve lugar a 16 de Abril e contou com a presença de vários representantes dos Municípios da Madeira. Do encontro resultou a aprovação de programa específico de apoio à reabilitação urbana na Madeira e às habitações afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro.

Em reunião ordinária, realizada no dia 21 de Abril de 2010, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Moniz, a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, aprovou, por unanimidade, a Conta de Gerência da AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, referente ao exercício económico de 2009.

(9)

9

PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO SOBRE O PODER LOCAL

EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Presidente e Vogal do Conselho Directivo da AMRAM, Roberto Silva e Emanuel Gomes, respectivamente, participaram no Seminário sobre o Poder Local, que decorreu no passado mês de Março de 2010, em São Tomé e Príncipe.

O seminário, organizado pelo IDD – Instituto para a Democracia e o Desenvolvimento, ofereceu uma importante plataforma para a troca de experiências e boas práticas.

Na ocasião, os representantes da AMRAM apresentaram realidade da Região Autónoma da Madeira, no que se refere ao Poder Local.

Roberto Silva falou sobre a Lei do funcionamento e financiamento dos Municípios da R.A. da Madeira, bem como apresentou a Estrutura géo-político-administrativa do Poder Local na Madeira

Emanuel Gomes destacou os principais elementos que caracterizam a evolução histórica do Poder Local na Madeira e apresentou os elementos fundamentais das leis autárquicas da nossa região.

(10)

10

JORNADAS TÉCNICAS DA CONFEDERAÇÃO

DE MUNICÍPIOS ULTRAPERIFÉRICOS, EM GUADALUPE

REUNIÕES DOS ORGAÕS SOCIAIS DA CMU

Integradas nas actividades delineadas para o Projecto JARUP II, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira – Açores - Canárias MAC 2007-2013, decorreram, no mês de Fevereiro de 2010, as Jornadas Técnicas dos Municípios das Regiões Ultraperiféricas da Europa.

Atendendo a que àquela data o Presidente em exercício da CMU - Confederação de Municípios Ultraperiféricos era o Sr. René Noel, Presidente da Associação de Municípios de Guadalupe, os trabalhos decorreram na Região de Guadalupe.

O Presidente Roberto Silva, falando na abertura, destacou a importância do encontro no sentido dos Municípios reflectirem e debaterem juntamente acerca dos desafios que se colocam a cada uma das regiões e em conjunto ultrapassar as dificuldades comuns, fazendo valer a nossa voz nas instâncias próprias.

Fevereiro de 2010

Em Guadalupe, o Presidente do Conselho Directivo da AMRAM participou na reunião do Conselho de Administração da CMU. Na ocasião a Presidência da Confederação em exercício apresentou a evolução do plano de actividades.

Junho de 2010

O Autarca de Machico e Vogal do Conselho Directivo da AMRAM também participou no encontro e entreviu em um dos painéis do seminário que abordou o Tema “Conhecer melhor e aprender com as experiências das Regiões - Apresentação das RUP das Caraíbas e das RUP da Macaronésia”.

Por ocasião das VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas, os órgãos sociais da CMU reuniram em Ponta Delgada.

Foram então nomeados os novos membros dos órgãos da CMU. Cabe a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores a presidência da Confederação para o período 2010-2011, coadjuvada pela Associação de Municípios de Martinica na Vice-presidência.

(11)

11

Municípios Associados

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNCHAL Praça do Município, Sé, 9004 - 512 Funchal

Telefone Geral: (+351) 291 211 000 | Fax Geral: (+351) 291 226 343 www.cm-funchal.pt

CÂMARA MUNICIPAL DE CÂMARA DE LOBOS Praça da Autonomia, 9304-001 Câmara de Lobos Telefone Geral: (+351) 291 911 080 | Fax Geral: (+351) 291 944 388 www.cm-camaradelobos.pt

CÂMARA MUNICIPAL DA RIBEIRA BRAVA Rua Visconde, 56, 9350-213 Ribeira Brava

Telefone Geral: (+351) 291 952 548 | Fax Geral: (+351) 291 952 182 www.cm-ribeirabrava.pt

CÂMARA MUNICIPAL DA PONTA DO SOL Rua de Santo António, N. 5, 9360-219 Ponta do Sol Telefone Geral: (+351) 291 972 106 | Fax Geral: (+351) 291 972 711 www.pontadosol.pt

CÂMARA MUNICIPAL DA CALHETA Avenida D. Manuel I, 46, 9370-135 Calheta

Telefone Geral: (+351) 291 820 200 | Fax Geral: (+351) 291 822 068 www.cm-calheta-madeira.com

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO MONIZ Praça do Lyra, 9270-053 Porto Moniz Telefone Geral: (+351) 291 850 180 | Fax Geral: (+351) 291 852 998 www.cm-portomoniz.pt

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE Paços do Município, 9240-225 São Vicente

Telefone Geral: (+351) 291 840 020 | Fax Geral: (+351) 291 842 666 www.svicente.com

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTANA Sítio do Serrado, 9230-116 Santana Telefone Geral: (+351) 291 570 200 | Fax Geral: (+351) 291 570 201 www.cm-santana.com

CÂMARA MUNICIPAL DE MACHICO Largo do Município, 9200-099 Machico

Telefone Geral: (+351) 291 969 990 | Fax Geral: (+351) 291 965 515 www.cm-machico.pt

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ Praça Doutor João A Freitas, 9100-157 Santa Cruz Telefone Geral: (+351) 291 520 100 | Fax Geral: (+351) 291 524 062 www.cm-santacruz.pt

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO SANTO

Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira, Edifício de Serviços Públicos, 9400-909 Porto Santo Telefone Geral: (+351) 291 980 640 | Fax Geral: (+351) 291 980 100

(12)

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA MADEIRA

CONTACTOS

AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira

FICHA TÉCNICA

Edição: Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira Design Gráfico: Controlmedia Impressão: Sigráfica Tiragem: 750 exemplares Distribuição: Gratuita Mail: mail@amram.pt Site: www.amram.pt Telefone Geral: +351 291 200 730 Fax Geral: +351 291 233 230

Rua da Mouraria nº 44 - 46, 9004-508 Funchal

PARA JOGAR dirija-se a um Ponto de Venda Oficial do Jogo Instantâneo.

• Jogo Instantâneo à venda:

OS PRÉMIOS VÃO DESDE OS BILHETES GRÁTIS ATÉ AOS 10.000,00 €. RASPE E GANHE COM O JOGO INSTANTAN€O.

Referências

Documentos relacionados

Os impactos ambientais foram minimizados nos cenários que combinaram diferentes soluções no gerenciamento dos RSU, como a reciclagem, a compostagem, e a disposição final em

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Cada vez mais a vida humana está implicada na política, o que torna a política moderna uma biopolítica. Na biopolítica, a exceção tende a ser utilizada como técnica eficiente

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às