• Nenhum resultado encontrado

Celos recebe certificação ISO 9001:2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Celos recebe certificação ISO 9001:2008"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

JORNAL D

A CEL

OS 162 - DEZ - 2009

INFORMATIVO DA FUNDAÇÃO CELESC DE SEGURIDADE SOCIAL DEZ/2009/N

0

162

www.celos.com.br

99122314842009-DR/SC CELOS

SAÚDE

Acupuntura: efeitos

comprovados no

tratamento de

vários problemas

de saúde

> Pág 7

EXTRATO

UNIFICADO

Celos consolida

relação de

transparência com

os participantes

> Pág 3

Celos recebe certificação

ISO 9001:2008

Celos recebe certificação

ISO 9001:2008

Certificação garante a

gestão da qualidade

(2)

EDITORIAL

O Jornal da Celos é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu la ção dirigida aos seus participantes.

Correspondência para Av. Hercílio Luz, 639, sala 702 CEP: 88020-000 - Florianópolis - SC

Fone: (48) 3221-9600 - Fax: (48) 3221-9696 www.celos.com.br

Diretor Presidente:

MILTON DE QUEIROZ GARCIA Diretor Administrativo-Financeiro: SARY RENY KÖCHE ALVES Diretor de Seguridade: REMI GOULART

Qualidade e História

Jornalista responsável: GASTÃO CASSEL (DRT/RS 6166) Edição e Reportagem:

CLAUDIO LUCIO AUGUSTO (DRT/SC 2475 JP)

Projeto gráfico: VANESSA BINDER Editoração: QUORUM COMUNICAÇÃO Fotos: SÔNIA VILL Ilustração: FRANK MAIA Impressão: GRÁFICA AGNUS Tiragem: 9.000 exemplares Distribuição gratuita

Quem faz a Celos

Renata de Paula Rodrigues Pereira é secretária executiva da Fundação Celos. Ela trabalha diretamente com a Diretoria e com os Conselhos Fiscal e Deliberativo. “Um bom trabalho é resultado de muita dedicação, boa vontade em resolver as coisas e amor pelo que fazemos”, desta-ca Renata.

CARTA

A qualidade dos serviços prestados aos particiapantes agora tem a garantia da certificação de qualidade. O selo não é apenas uma conquista para o presen-te, mas uma blindagem para a estrutura organizacional, para a gestão e, conse-quentemente, para os recursos dos par-ticipantes.

A certificação funciona como uma ferramenta de controle que, permane-temente, será monitorada para assegu-rar a missão da Celos. O primeiro passo foi certificar a área previdenciária; o pró-ximo será a área assistencial. Um traba-lho que já começou e que efetivamente será percebido pelo participante a partir de janeiro.

Estamos preparados para os desafios e contamos com a sua confiança.

Outra novidade para o início do pró-ximo ano é o lançamento do Livro da História da Celos. Uma história escrita a várias mãos. Um trabalho árduo, que contou com os experientes e qualifica-dos Sá Brito e Vieira, dois celesquianos de talento reconhecido e

conhecimen-to inesgotável, que resgataram para nós cenários e personagens que são parte dos 35 anos de vida da Fundação Celesc de Seguridade Social.

Compreender o passado é funda-mental para se entender o presente e planejar o futuro. Absorvemos expe-riências e, com o pouco que realiza-mos todos os dias, varealiza-mos construindo micro-histórias que são parte de uma história mais ampla, envolvendo vidas que, pelo destino ou acaso, se encon-tram e juntas fazem diferença.

Deixamos para aqueles que nos su-cederão um rico material, para contri-buir para o entendimento do seu pró-prio tempo.

A Celos completou, em novembro de 2009, 36 anos. Outra história come-ça a partir de agora. Entretanto, daqui em diante seguiremos convictos do nosso passado e sabendo ainda mais sobre a importância desta Fundação para todos os seus participantes.

VOCÊ FAZ

Se você tem histórias, agradecimen-tos ou críticas a fazer, este é o seu espa-ço. A cada edição, vamos publicar o tex-to de um de nossos participantes.

Aproveite mais esta oportunidade de participar das edições do Jornal da Celos. Envie o seu e-mail para jornal@ celos.com.br ou escreva para Av. Hercí-lio Luz, 639, sala 702 - Florianópolis/SC, CEP: 88020-000.

Estamos esperando por você!

36 ANOS

Livro da Celos conta a

história das pessoas

JORNAL D

A CEL

OS 162 - DEZ - 2009

Extrato Unificado consolida

a relação de transparência

Há 1 ano a Celos decidiu facilitar a vida dos participantes. Em vez de rece-ber separadamente, em casa, as infor-mações sobre os Benefícios, o Extrato Ciap e a simulação de aposentadoria, a Fundação resolveu juntar tudo em um Extrato Unificado. O mesmo “caderni-nho” contém as informações sobre os extratos dos planos Amhor , Odontoló-gico e Amha, e o relatório de utilização de medicamentos com laudo e a situa-ção dos empréstimos. O Extrato Unifi-cado é o exemplo de como a Diretoria

da Celos pensa a gestão da entidade, de maneira transparente e servindo aos seus participantes, que depositam a sua confiança na Fundação. “O Extrato Uni-ficado é hoje a peça mais importante no relacionamento entre a Celos e os participantes, pois apresenta os detalhes da movimentação mensal em todos os planos para acompanhamento e confe-rência”, destaca a gerente da Assessoria de Relações com o Participante, Patrícia M. Fagundes.

A Fundação Celesc de Seguridade Social Celos lança em janeiro o livro “Entre o Passado e o Futuro: História dos 35 anos da Celos” [224 páginas, editado pela Quorum Comunicação], escrito por Luiz Cézare Vieira e Paulo Sá Brito.

O evento será realizado no auditório do Alpha Centauri, no prédio da sede da Fundação, em Florianópolis, e contará com a participação de representantes da Celesc, APCelesc, Intercel e empregados da Celos. Essa será a oportunidade para que os escritores contem como foi o de-safio de, em 10 meses, recolher e organi-zar o conteúdo para contar a história da Celos.

A ideia inicial era entregar o livro no aniversário dos 35 anos da entidade, mas, devido à riqueza de informações, foi preciso estender o prazo.

A organização do trabalho entre os dois foi basicamente dividir os temas pelo interesse maior ou pelo conhecimento. Primeiro, um redigia e, depois, eles se reu-niam para ler juntos e fazer as alterações.

“Para nós, não é dificil escrever a quatro mãos”, comenta Sá Brito. Parece comple-xo dois “escritores” escreverem ao mesmo tempo, debruçados sobre o texto. Não para a dupla Sá Brito e Vieira. “O melhor, para nós, é essa divisão: repartimos os as-suntos e cada um se dedica à sua parte”, explica Vieira.

Com empate técnico, Denise Borges Koehntopp e Sebastião Manoel V. da Sil-va foram eleitos os Funcionários do Ano na

Celos. O objetivo da eleição é valorizar o

trabalho coletivo, destacando quem cola-borou com a Celos, independentemente de sua atividade ou função. O programa foi criado em 2006 e aprovado pela Di-retoria Executiva. A funcionária Denise Koehntopp repete a conquista obtida em 2006.

Empregado

do ano

(3)

JORNAL D

A CEL

OS 162 - DEZ - 2009

CERTIFICAÇÃO

Celos recebe certificação ISO 9001:2008

A Fundação Celesc de Seguridade Social recebeu a certificação de qua-lidade ISO 9001:2008 para o escopo proposto para a organização do siste-ma de gestão. Antes de obter a certifi-cação, a Fundação elaborou um plano de ação de ajustes dos itens em não conformidade, verificados pelo audi-tor. Essa foi a última etapa de um pro-cesso iniciado em 2008 para a entida-de obter a certificação para o controle de gestão da qualidade.

O foco inicial da certificação ISO 9001 foi a área previdenciária da Fun-dação. “Esse é um fato relevante para a vida desta instituição, com reflexo dire-to para a vida de dire-todos os empregados e participantes da Celos, propriamente para a manutenção da qualidade dos processos e dos objetivos de longo tempo de um fundo de pensão”, afirma

A certificação ISO 9001:2008 da área previdenciária consolida a gestão da qualidade dos processos

ISO 9001: 2008

Certificação: a padronização dos processos e a democratização das informações tornam impessoais os métodos, assim como asseguram uma unidade corporativa Celos passa a compor a lista das entidades mundiais com padrão de excelência em serviços

o presidente da Celos, Milton de Quei-roz Garcia.

A ISO 9001 é uma norma que forne-ce requisitos à Fundação para prepará-la a operar o sistema de gestão, que tem como objetivo gerenciar os processos e as atividades. A certificação padroniza os procedimentos na Celos, evitando desperdícios, reduzindo custos e me-lhorando o atendimento.

O escopo proposto pela Fundação para receber a certificação foi a descri-ção da sua missão: “Administrar e exe-cutar planos de natureza previdenciária aos empregados da Celesc e da Celos”. A obtenção da certificação é o cumpri-mento de um dos itens do planejamen-to estratégico da entidade e agora terá continuidade com a ampliação do esco-po para obter a certificação também na área assistencial.

A recomendação foi concedida por um auditor credenciado por um orgão certificador, após a análise de todos os elementos relativos ao escopo pro-posto para a organização do sistema de gestão. De acordo com o auditor do BSI Management Systems, Antônio Meireles Baeta, a Celos passa a com-por a lista das entidades mundiais com padrão de excelência em serviços.

Para o presidente da Celos, trata-se de uma melhoria continua dos proces-sos e da qualidade dos serviços, e tam-bém vai sustentar, ao lado da gover-nança corporativa, as bases sólidas da unidade da Fundação. “A padronização dos processos e a democratização das informações tornam as atividades mais claras, assim como asseguram uma uni-dade corporativa para a entiuni-dade, inde-pendente dos seus gestores. Razões de

caráter técnico, econômico e de práti-cas não serão superadas por vontades pessoais”, resume Milton.

Para organizar os trabalhos, a Celos formou o Comitê da Qualidade, coor-denado pela administradora Sylvia de Oliveira e pelo consultor Paulo Antônio Franchi, e também composto de geren-tes, responsáveis pelo acompanhamen-to e aprovação dos procedimenacompanhamen-tos. Foi realizado um diagnóstico organizacio-nal e desenvolvido o cronograma do sistema de gestão da qualidade, para a implementação dos requisitos da Nor-ma ISO 9001. Na fase de implantação, foram realizados treinamentos sobre a referida norma. Os empregados parti-ciparam de uma palestra de sensibiliza-ção para conhecer a Norma ISO 9001 e compreender a sua importância dentro da Fundação.

(4)

JORNAL D A CEL OS 162 - DEZ - 2009

SERVIÇO

FALECIMENTOS

A NOSSA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES

CALENDÁRIO DE JANEIRO

04/01/2010 - Empréstimos (Liberação Antecipada) 07,14, 21 e 28/01/2010 - Reembolso Plano Amhor 14/01/2010 - Empréstimos (Liberação Normal) 15 e 29/01/2010 - Reembolso Plano Odontológico 28/01/2010 - Pagamento de Benefícios

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 As datas de pagamento ao lado consideram o Banco do Brasil como o banco depositário. Para outros bancos, considere o dia útil subsequente.

Notas

Dados cadastrais

Na página 2 do Extrato Unificado es-tão listados os dependentes do par-ticipante. Verifique se os nº do RG e do CPF estão preenchidos. Se não estiverem, informe os dados faltantes pelos seguintes canais: autoatendi-mento do Portal, atendiautoatendi-mento@ce- atendimento@ce-los.com.br ou 0800-483030, pois são dados obrigatórios e exigidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), até 31/12/2009.

Plano Celos Saúde

A partir de 01/01/2010 o Plano Amhor e o Plano Odontológico serão unifica-dos, passando a chamar-se Plano Ce-los Saúde. O participante que só pos-sui o Plano odontológico deve entrar em contato com a Celos, até 28/02, e optar por: aderir ao Celos Saúde ou cancelar o Plano Odontológico.

Benefício de Risco

77,69% já aderiram, faltando 139 par-ticipantes formalizar a inscrição. O prazo para adesão ao Benefício de Risco, sem pagamento de jóia, encerra em 22/02.

EMPRéSTIMOS

Anete de Moraes Pacheco Tubarão - 10/09/2009 Acácio A. da Silveira Adm. Central - 21/09/2009 Nelson Chaves

Mafra - 28/09/2009 José Martinho Longo Blumenau - 9/10/2009 Antonio Ferreira Criciúma - 28/10/2009 Batista Fagundes Joaçaba - 01/11/2009 Osvaldo Vieira Joinville - 07/11/2009 Oci Vieira Steffen Tubarão - 08/11/2009 Paulino Dalagnol Concórdia - 03/12/2009 SOLICITAÇÃO Do dia 14 ao último dia de cada mês. LIBERAÇÃO

1º dia útil de cada mês

(quando solicitado en- t r e os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO

Desde que pagas 25% das prestações do em-préstimo anterior.

OBSERVAÇÃO

Os participantes ativos devem anexar o último demonstrativo à solicitação. PRAZO Em até 36 meses. TAXA 1% de juros ao mês + variação do IGP-M. INFORMAÇÕES

No site: www.celos.com.br ou pelo 0800-483030, e também com os prepostos, nas agências regionais.

SAÚDE

Acupuntura no combate às dores

A acupuntura é uma alternativa de tratamento para problemas gerados pela dor, desde a enxaqueca até a dor mus-culoesquelética, que ocorrem por emo-ções e por diversas patologias. Pesquisa da Unifesp comprovou que a acupun-tura foi mais eficaz que qualquer outro método terapêutico no caso de ronco e apneia do sono, que atingem 20% dos homens. Além disso, a acupuntura pode tratar rinite alérgica, bronquite, insônia, estresse, ansiedade e fibromialgia, entre outras doenças.

Uma pesquisa realizada com 42 grávi-das, pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, apontou que a acu-puntura pode amenizar alguns sintomas gastrointestinais que ocorrem durante a gravidez, como a azia. Além disso, tam-bém melhorou a alimentação de 75% das mulheres e o sono de 70%, sem efeitos colaterais. Estímulo de um ponto de acu-puntura no pulso ajuda a aliviar enjoos e vômitos pós-anestesia geral, sintomas que afetam quase 80% dos pacientes.

Contra a dor de cabeça, os benefícios da terapia são comprovados. Uma revi-são de 31 estudos com cerca de 4 mil pa-cientes, coordenado por Tong Joo Gang, do Departamento de Anestesiologia da

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que se considere a acupuntura como medicina complementar, o que possibilita a prática dessa es-pecialidade por diversos profissionais da saúde com formação em nível superior: fisioterapia, odontologia, psicologia, medicina, fonoaudiologia e enfermagem. Porém, existe a discussão no Brasil para transformá-la em especialidade médica, restringindo a atividade aos profissionais da medicina. “É uma atividade invasiva. Quando você põe uma agulha na caixa torácica de alguém, três centímetros acima do pulmão, existe o risco de perfuração. Além disso, existe um monte de gente que se sente habilitado a praticar a acupuntura, mas não está. “Eles fazem o procedimento, mas só o médico pode fazer o diagnóstico”, defende o médico Wilson Tadeu Ferreira, diretor de comunicação da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA). Atualmente, existem 20 mil profissionais praticando a atividade no Brasil, entre os quais 4 mil são médicos (2.200 deles especializa-dos em acupuntura). O importante dessa discussão é ressaltar a necessidade de o paciente estar bem informado sobre o tratamento e procurar uma clínica de reputação ou que tenha profissionais diplomados e registrados nos devidos conselhos profissionais. Assim, preservam-se a segurança e a saúde.

O plano cobre até 4

sessões por mês, no valor

de R$ 33,60 por sessão.

Reembolsa 50% ao

participante, desde que o

procedimento seja realizado

por profissional médico.

Duke University (EUA), e publicado no jor-nal Anesthesia & Ajor-nalgesia em dezembro de 2008, provou que o tratamento com acupuntura traz melhores resultados do que medicamentos na redução da in-tensidade e da frequência das crises. A análise mostrou que 62% dos pacientes que se trataram com o método relataram melhora, contra 45% dos que utilizaram medicamentos. Em média, os pacientes sentiram efeitos positivos após cinco ou seis sessões de acupuntura.

Já a depressão, na perspectiva ado-tada pelos acupunturistas, é um dese-quilíbrio no fluxo energético entre os órgãos. Portanto, para os especialistas, a estimulação de pontos específicos do corpo reequilibra a energia vital e restau-ra a saúde, servindo de estrestau-ratégia parestau-ra lidar com o desânimo. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Martius Luz, do setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da Universidade Federal de São Paulo (Uni-fesp), afirmou que, além da restauração de energia, a acupuntura gera respostas no sistema nervoso central que estimu-lam a produção de serotonina. A confir-mação da eficácia da acupuntura isola-da em casos de depressão ainisola-da não foi confirmada por estudos científicos.

Método como especialidade

Universitários

Tão logo seja feita a matrícula 2010/1, envie o comprovante para a Celos para evitar de ter o plano cancelado. O cartão dos universitários vence em 28/02/2010.

Plano AMHA

Desde 03/11/2009 a Celos está proi-bida de realizar novas inscrições no Plano Amha, em função das Resolu-ções Normativas 195 e 200/2009, da Agência Nacional de Saúde Suple-mentar (ANS).

Itens bloqueados na

folha de pagamentos

Os valores da Celos, não descontados em folha de pagamento, informados nos Itens Bloqueados, devem ser de-positados até o 5º dia útil do mês sub-seqüente, na seguinte conta bancá-ria: Banco do Brasil – Agência: 3125-9 – C/C nº 40.000-9.

(5)

MENSAGEM

Juntamos o pessoal da

Celos só para desejar um

feliz ano de 2010 pra você...

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

O envolvimento da cúspide palatina em um preparo MOD e faceta vestibular com restauração cerâmica não aumenta a resistência à fratura do conjunto

A Páscoa vivida pelo Jesus hebreu e pelo cristianismo primitivo recebe uma nova alma: a da ressurreição de Cristo, definitivo êxodo da liberdade perfeita e plena (Jo 19, 31-37),

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo