• Nenhum resultado encontrado

Fuvest ª fase GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fuvest ª fase GEOGRAFIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Fuvest 2005 2ª fase

GEOGRAFIA

1.

Nas últimas décadas, em Davos, na Suíça, vem ocorrendo anualmente um dos mais importantes eventos sobre a economia mundial. Participam dele especialistas, empresários e governantes que se dedicam a discussão e proposição de metas econômico-financeiras para o planeta.

No final da década de 1990, diversas entidades não-governamentais de vários países associaram-se para se contrapor às resoluções de Davos, criando um outro tipo de evento global, que também vem sendo realizado anualmente desde 2001.

a) Identifique os eventos citados.

b) Caracterize o evento de contraposição mencionado quanto a seus objetivos e participantes.

Resolução

a) Os eventos mencionados são o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos (Suíça), e o Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre (Brasil).

b) O Fórum Social Mundial constitui um evento que reúne partidos políticos, ONGs (Organizações Não-Governamentais) sociais e ambientais, estudantes e intelectuais. O objetivo é discutir formas alternativas de desenvolvimento socioeconômico e inclusão social. Trata-se do principal fórum formulador de críticas à desigualdade criada pelo capitalismo globalizado.

2.

(2)

a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustração. b) Explique sua formação, considerando a dinâmica da crosta terrestre.

Resolução

a) Trata-se de uma cadeia montanhosa submarina, denominada de Dorsal Meso-oceânica Atlântica. b) A dorsal forma-se devido ao enrugamento do assoalho oceânico e falhas, atividade vulcânica e falhas

geológicas numa região de formação e afastamento (zona de obducção) entre as placas tectônicas da África e da América do Sul. O magma ascende até o fundo do oceano, entra em contato com água, solidifica-se e transforma-se em rochas que ocupam espaço e pressionam as placas em sentidos opostos.

3.

Em setembro de 2004, a tomada de uma escola em Ossétia do Norte, na cidade de Beslan, por terroristas tchetchenos, e a violenta reação russa provocaram centenas de mortes e feridos além de uma grande indignação mundial.

Explique o conflito da Tchetchênia, contextualizando geograficamente seu território (aspectos físicos e socioeconômicos).

(3)

A região da cadeia montanhosa do Cáucaso (dobramento moderno cenozóico-terciário de elevada altitude) ou Transcaucásia é marcada por instabilidades relacionadas à grande diversidade étnica e religiosa, ao crescimento de movimentos nacionalistas e ao quadro de exclusão social na qual vive grande parte das populações locais. Trata-se de uma das regiões do mundo com maior tensão geopolítica. Na Tchechênia, república pertencente à Federação Russa e com população de religião muçulmana, surgiu um vigoroso movimento separatista na década de 1990 após a extinção da União Soviética. A Tchechênia é estratégica, uma vez que dispõem de razoáveis reservas de petróleo e seu território é atravessado por oleodutos que transportam gás e petróleo da região do Mar Cáspio. A Rússia reprimiu com brutalidade os rebeldes tchechenos, causando graves danos à infra-estrutura da república, chegando a bombardear sua capital Grosni. A repressão efetivada pelas tropas russas levou a um grande número de vítimas civis, desrespeitando os direitos humanos básicos. Desde então, a reação dos rebeldes tchechenos contra os russos começou a ganhar conotação terrorista. Os separatistas desferiram diversos atentados contra o território russo, inclusive o realizado numa escola da cidade de Beslan (2004), na república russa da Ossétia do Norte, fazendo centenas de vítimas fatais, inclusive crianças.

4.

A base de dados climatológicos e os modelos de previsão meteorológica atualmente existentes podem ser considerados conhecimentos com valor geopolítico e econômico para nações e corporações. a) Explique como é possível, hoje, realizar previsões meteorológicas com alto nível de precisão. b) Explique a importância dessas previsões para nações e corporações.

Resolução

a) Na atualidade, a previsão do tempo conta com o auxílio de uma rede de estações meteorológicas distribuídas pelo território de vários países. Também existem equipamentos que permitem recolher dados dos oceanos, além da atuação de satélites meteorológicos sofisticados como o Góes e o Noaa. Os satélites permitem a visualização do deslocamento das massas de ar, além de variações de temperatura, umidade, nebulosidade e pressão atmosférica. A integração das informações de

sensoriamento remoto e o processamento dos dados por computadores modernos tornam mais eficaz a previsão de tempo, hoje realizada para uma série de dias consecutivos. As informações permitem prever o comportamento geral das variáveis climáticas para vários meses e estações do ano. b) A precisão de tempo é fundamental para as nações e empresas que utilizam essas informações no

planejamento das atividades econômicas (agronegócio, abastecimento de água, atividade industrial etc.), monitoramento do meio ambiente e prevenção dos impactos de fenômenos climáticos extremos como os furacões, tornados e ciclones extratropicais.

(4)

Observe a figura e leia a frase:

“O Brasil e a China acabam de ficar mais próximos.” a) Explique as características econômicas da China atual. b) Quais os interesses do Brasil em se aproximar da China?

Resolução

a) Na atualidade, a China apresenta um sistema socioeconômico misto, ou seja, socialista com elementos de economia de mercado capitalista. O país atravessa um acelerado crescimento econômico com expressiva expansão da indústria de bens de consumo, a exemplo dos produtos eletrônicos e de informática. Essa expansão é, em parte, associada à entrada de vultosos investimentos de

transnacionais especialmente nas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) concentradas junto ao litoral. A mão-de-obra barata e os incentivos fiscais estão entre os principais atrativos para os investidores. b) A China já é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Os empresários brasileiros estão

interessados no formidável mercado consumidor chinês que está em rápida expansão. O Brasil exporta para os chineses matérias-primas como soja e minério de ferro, além na produção de aviões de médio porte (atuação da Embraer). Os dois países também avançaram na cooperação no setor aeroespacial, particularmente em satélites artificiais de sensoriamento remoto (CBERS-Satélite China-Brasil de Recursos Terrestres). O China-Brasil também está interessado nos investimentos chineses em setores como indústria e infra-estrutura.

(5)

6.

Trata-se de um conjunto de atividades econômicas que inclui a produção do campo em que a

biotecnologia tem um papel fundamental. Também estão compreendidas atividades nas quais matérias-primas animais e vegetais são transformadas em produtos de maior valor agregado.

a) Identifique o assunto central do texto e cite duas localidades e dois produtos brasileiros em que a situação descrita se aplica.

b) Faça uma análise crítica do uso da biotecnologia nesse processo quanto a conseqüências ambientais e sociais.

Resolução

a) O texto refere-se ao avanço da utilização do conhecimento científico e tecnológico aplicado à

agropecuária e ao extrativismo vegetal. A aplicação da biotecnologia permite melhorar a produtividade, a resistência às pragas e, por sua vez, a lucratividade. No Brasil, a aplicação da biotecnologia é um dos fatores responsáveis pela liderança do país nas exportações do agronegócio, a exemplo da soja e da carne bovina. Entre os exemplos, podemos mencionar o aumento da produtividade na produção de soja realizada através do desenvolvimento de variedades adaptadas às diversas regiões do país (Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia) e a recuperação da produção de cacau no sul da Bahia por meio da utilização de clonagem de cacaueiros mais resistentes às pragas.

b) As conseqüências do uso indiscriminado da biotecnologia são variadas. O uso de transgênicos pode repercutir de maneira negativa para a saúde humana e o meio-ambiente (foram feitos poucos estudos de impacto nos ecossistemas brasileiros). O Brasil precisa intensificar o combate à biopirataria, ou seja, o contrabando de espécies de plantas e animais para o desenvolvimento de novos cosméticos e medicamentos em países desenvolvidos. Essa prática ilegal contraria o princípio da CDB (Convenção da Diversidade Biológica) (1992) segundo o qual, o país detentor da matéria-prima e a comunidade local (a exemplo dos povos indígenas e extrativistas) devem ser beneficiados, inclusive com a transferência de tecnologia e investimentos sociais.

7.

“Portos secos são recintos alfandegados de uso público, situados em zona secundária, nas quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagens, sob responsabilidade da Secretaria da Receita Federal. Seu funcionamento tem permitido a interiorização desses serviços no país, antes realizados principalmente em portos e aeroportos”.

(6)

a) Cite duas características geográficas do centro-oeste brasileiro que justifiquem a criação de um porto seco.

b) Explique.

Resolução

a) A região Centro-Oeste do Brasil localiza-se distante dos principais portos litorâneos do país, porém experimentou, especialmente a partir da década de 1990, um formidável avanço na produção

agropecuária voltada para a exportação, destacando-se na produção de soja, algodão e carne bovina. b) O crescimento das exportações do agronegócio e o congestionamento nas rodovias e portos fizeram

com que o governo e a iniciativa privada investissem na criação dos portos secos localizados no interior do país com o intuito de reduzir os problemas com armazenagem e entraves burocráticos antes da chegada dos produtos aos portos litorâneos, facilitando o escoamento para os mercados consumidores externos.

8.

Observe os mapas:

Fonte: IBGE, 2003

a) Descreva o avanço do desmatamento no período de 1950-2000, destacando as atividades econômicas predominantes.

b) Analise a participação do estado nesse processo, utilizando-se de exemplos.

Resolução

(7)

a) No período considerado aconteceu um rápido processo de devastação da floresta equatorial amazônica devido ao avanço da agropecuária (pecuária bovina e soja), mineração e exploração predatória da madeira (a exemplo do mogno). Entre as conseqüências ambientais, podemos destacar: perda de biodiversidade, mudanças climáticas locais, erosão e desertificação em algumas áreas. b) Principalmente, a partir da década de 1970, com o regime ditatorial militar, o Estado brasileiro

incentivou a ocupação da Amazônia por meio de incentivos fiscais de grandes projetos nos setores de mineração (a exemplo do Projeto Grande Carajás-PA), agropecuária (especulação fundiária) e

geração de energia (a exemplo da hidrelétrica de Balbina-AM).

9.

Observe o mapa do Brasil: Domínios morfoclimáticos

Fonte: AB’SABER, 1969.

a) Identifique o domínio morfoclimático apontado no mapa.

b) Apresente duas de suas características que, associadas à ocupação no estado de São Paulo, desencadearam degradação ambiental. Explique.

(8)

a) Trata-se do domínio dos Mares de Morros.

b) Esse domínio é caracterizado pelo Planalto Atlântico (mares de morros e serras em escarpas de falha), clima tropical úmido e tropical de altitude. O desmatamento indiscriminado da Mata Atlântica,

provocado pela intensa expansão agropecuária e urbano-industrial no Estado de São Paulo, reduziu a cobertura vegetal natural para apenas 10% em relação à área original. Em muitas regiões, o solo ficou desprotegido em áreas com relevo de média à alta declividade. A exposição aos altos índices de pluviosidade favoreceu à intensificação das perdas de solo por erosão em áreas rurais e à ocorrência de grandes deslizamentos de terra (regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista).

10.

Observe os mapas do município de São Paulo.

Fonte: Adapt. Cepid-Fapesp / CEM – Cebrap, 2004.

a) Associe as informações dos mapas A e B.

b) Associe as informações dos mapas B e C. Explique.

Resolução

a) A população negra e parda apresenta maior porcentual nos bairros periféricos com menor renda da metrópole de São Paulo, evidenciando a associação entre desigualdade social e racial no Brasil. Os porcentuais de brancos e amarelos são mais substanciais nos bairros das classes média e alta. b) As populações mais pobres concentram-se na franga periférica da metrópole (extremos norte, leste e

sul), área que teve uma acelerada expansão urbana nas últimas décadas devido à expansão de loteamentos clandestinos e favelas. O centro-sul da cidade concentra grande parte das classes média

(9)

e alta. Em muitos bairros centrais com melhor infra-estrutura, o processo foi inverso, aconteceu até a redução de população.

Referências

Documentos relacionados

En así que tanto en países del Sur como del Norte Global surgen percepciones de niñas y niños que podemos englobar como sutiles etiquetas de la pobreza, que confirman

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the