• Nenhum resultado encontrado

Revolução Francesa. Questão 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revolução Francesa. Questão 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Revolução Francesa Questão 1

“À medida que as maneiras se refinam, tornam-se distintivas de uma superioridade: não é por acaso que o exemplo parece vir de cima e, logo, é retomado pelas camadas médias da sociedade, desejosas de ascender socialmente. É exibindo os gestos prestigiosos que os burgueses adquirem estatuto nobre. O ser de um homem se confunde com a sua aparência. Quem age como nobre é nobre.” In: RIBEIRO, Renato Janine. A etiqueta no Antigo Regime. São Paulo: Editora Moderna, 1998. p. 12. Adaptado.

O texto faz referência à prática da etiqueta na França do século XVIII. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:

a) a etiqueta era um elemento de distinção social na sociedade de corte e definia os lugares ocupados pelos grupos próximos ao rei.

b) o jogo das aparências era uma forma de disfarçar os conluios políticos da aristocracia, composta por burgueses e nobres, e negar benefícios ao Terceiro Estado.

c) os sans-culottes imitavam as maneiras da nobreza, pois isso era uma forma de adquirir refinamento e tornar-se parte do poder econômico no estado absolutista.

d) durante o século XIX, a etiqueta deixou de ser um elemento distintivo de grupos sociais, pois houve a abolição da sociedade de privilégios.

Questão 2

Às vésperas da Revolução Francesa, com o fracasso da Assembleia dos Estados Gerais, membros do Terceiro Estado se reuniram no salão de jogos do palácio real, onde fizeram o Juramento da Sala de Pela, que foi o compromisso

a) da burguesia e dos sans-coulottes em elaborar uma Constituição. b) do clero e da aristocracia em permanecer no poder.

c) da aristocracia e dos sans-coulottes visando ampliar as liberdades individuais. d) da burguesia e do clero para atrelar o Estado à igreja católica.

Questão 3

Leia o texto abaixo:

“As metáforas da luz vitoriosa das trevas, da vida renascendo do seio da morte, do mundo reconduzido ao seu começo são imagens que se impõem universalmente por volta de 1789.” In: STAROBINSKI, Jean. 1789. Os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 38.

O texto se refere à

a) independência dos Estados Unidos e sua influência no resto do mundo. b) coroação de Luís XIV, intitulado Rei Sol e exemplo de monarca absoluto. c) reconquista da Península Ibérica, antes tomada pelos mouros.

(2)

Questão 4

"A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da história contemporânea." In: MOTA, C. G. A Revolução Francesa.

Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é correto afirmar que:

a) os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime absolutista francês.

b) a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu o clero católico instituindo uma série de medidas de caráter humanista.

c) os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma república fundamentada no igualitarismo radical na qual a propriedade privada foi abolida.

d) a Revolução rompeu os laços com a Igreja Católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno.

Questão 5

"Com a convocação dos Estados Gerais [em 1788], a aristocracia esperava completar o processo que esvaziaria a monarquia de seu poder absoluto. Seu cálculo, teoricamente correto, baseava-se na certeza de que controlaria todas as decisões dos Estados Gerais. (…) essa instituição (…) tinha seus representantes eleitos internamente a cada ordem e, quando em funcionamento, a votação era em separado, correspondendo um voto a cada ordem. (…) Mas, na prática, o cálculo da aristocracia revelou-se um verdadeiro suicídio político para ela e para o regime que representava (…)" In: FLORENZANO, Modesto. As revoluções burguesas. Esse “suicídio político” consubstanciou-se, pois

a) a aristocracia francesa, que defendia reformas nas obrigações servis, objetivando ampliar os ganhos tributários do Estado, foi forçada a aceitar o fim dos privilégios fiscais da nobreza togada e do baixo clero.

b) se estabeleceu um acordo tácito entre os jacobinos e os girondinos, na Convenção, a partir de 1789, e uma série de reformas estruturais, baseadas nas ideias iluministas, determinou a gradual extinção das obrigações feudais.

c) a tentativa da aristocracia francesa em limitar a influência que a alta burguesia exercia sobre o soberano Luis XVI fracassou e abriu espaço para que o rei convocasse uma Assembleia Nacional Constituinte para julho de 1789.

d) após um pouco mais de um mês de funcionamento, em junho de 1789, o Terceiro Estado transformou os Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte, um dos momentos iniciais da Revolução Francesa.

(3)

Questão 6

Analise a gravura a seguir.

Essa caricatura é obra de um artista francês anônimo, produzida no século XVIII, tematizando o contexto da Revolução Francesa. Nessa cena, a composição das personagens e de outros símbolos evoca a

a) pressão sobre o Terceiro Estado para o pagamento de mais impostos, traduzida pelo homem que se encontra esmagado pela pedra.

b) superioridade do Primeiro Estado em relação ao Segundo, expressa pela posição ocupada pelas personagens na gravura.

c) promessa da Primeira República em punir a desigualdade entre os Estados, simbolizada pela vestimenta das personagens.

d) permanência, após a Revolução, dos privilégios do clero e da nobreza, retratados nos dois sujeitos que se encontram sobre a pedra.

Questão 7

Leia o texto abaixo:

“Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores

(4)

colherão o que semearam.” In: Graco Babeuf, citado por DARNTON, R.O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 31. Adaptado.

O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor:

a) discorda dos propósitos revolucionários e defende a continuidade do antigo regime, seus métodos e costumes políticos.

b) apoia incondicionalmente as ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de transformar o país.

c) defende a criação de um poder judiciário, que atue junto ao rei.

d) caracteriza a violência revolucionária como uma reação aos castigos e à repressão antes existentes na França.

Questão 8

A Revolução Francesa abriu as portas à renovação da política e serviu de modelo para muitos países modificarem suas relações sociais. Numa análise mais profunda, podemos afirmar que essa Revolução:

a) consolidou o poder da burguesia e estimulou a afirmação definitiva da ordem democrática atual.

b) trouxe mudanças nas relações sociais, mas manteve a ordem econômica baseada no feudalismo.

c) provocou inquietação no mundo político europeu e amedrontou os mais conservadores.

d) foi violenta, não respeitando os princípios democráticos e desprezando o iluminismo francês.

Questão 9

Em 1789, no contexto da Revolução Francesa, na Assembleia Nacional, os representantes do povo elaboraram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que, entre outras proposições, enunciou:

“Os homens nascem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter fundamento na utilidade comum. O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. A lei é a expressão da vontade geral. Deve ser igual para todos, protegendo ou punindo. Sendo todos os cidadãos iguais perante a lei, são, igualmente, admitidos a todas as dignidades, cargos e empregos públicos, segundo a capacidade de cada um e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes ou talentos.” In: PAINE, T. Os direitos do homem. Petrópolis: Vozes, 1989. (Adaptado).

As proposições citadas, de ampla repercussão no mundo contemporâneo, estão fundamentadas:

(5)

a) nas ideias liberais, defensoras do intervencionismo estatal com a adoção de minuciosa regulamentação de todos os aspectos da vida social.

b) nos valores defendidos pelos adeptos do liberalismo, em oposição aos governos autoritários e à organização social baseada em privilégios.

c) nas posições políticas burguesas, favoráveis à harmonia coletiva garantida pelo acesso de todos os grupos sociais à propriedade privada dos meios de produção.

d) nos princípios iluministas, alicerçados na defesa da igualdade econômica como um direito que garantiria a cidadania proletária

Questão 10

Observe a imagem a seguir, que retrata a insatisfação do Terceiro Estado com a nobreza e o clero às vésperas da Revolução Francesa.

Sobre as condições que desencadearam a Revolução Francesa, é INCORRETO afirmar que: a) os jornais e panfletos, inspirados nas ideias iluministas, promoviam discussões políticas

e criticavam os privilégios da nobreza e do clero e a miséria do Terceiro Estado.

b) o Terceiro Estado era composto por diversos setores da burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos, sob os quais incidiam pesadas taxações e impostos.

c) a maior parte da nobreza e do clero, diante da crise financeira que atingia a França em finais do século XVIII, abdicou de seus privilégios e ajudou a financiar o Estado.

d) o descontentamento de grande parte da sociedade francesa, principalmente dos setores enriquecidos da burguesia, provinha do fato de não terem direitos políticos.

(6)

Questão 11

A moeda que está em uso na Europa traz, em sua versão francesa, a inscrição “Liberdade, igualdade e fraternidade”. Pelos conhecimentos no campo da história contemporânea, podemos afirmar que os franceses de 2002 escolheram esta inscrição para representá-los na comunidade europeia porque:

a) o lema da liberdade, igualdade e fraternidade nasceu na França da Revolução Industrial, quando os trabalhadores franceses inventaram o código de leis trabalhistas inspirador para os trabalhadores do mundo inteiro.

b) a igualdade, liberdade e fraternidade são símbolos franceses do período napoleônico, quando a Revolução Francesa se expandiu para o mundo, representando assim uma França internacional como a da época atual do euro.

c) liberdade e igualdade são símbolos da Revolução Francesa, já a fraternidade é de um período posterior, mas os três juntos representam a luta do povo francês contra a escravidão que imperava na época do Rei Sol Napoleão Bonaparte.

d) liberdade, igualdade e fraternidade são lemas da Revolução Francesa e simbolizam a luta do povo francês contra o absolutismo, exportada para todo o mundo, ajudando a transformá-lo, tal qual o euro no mundo contemporâneo.

Questão 12

“Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal.

Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apoia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte seria o proletariado fazer também a sua. “ (Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 307.)

A que Revolução o texto faz referência? a) Revolução Industrial.

b) Revolução Francesa. c) Revolução Americana. d) Revolução Russa.

(7)

Questão 13

Leia o texto a seguir, referente à Revolução Francesa.

“Com a Revolução, os nobres tornaram-se cidadãos comuns, a Igreja deixou de ser um Estado dentro do Estado e o número de proprietários entre os camponeses aumentou consideravelmente. A burguesia, que liderou a Revolução, assumiu o controle do Estado, o que acelerou a expansão de uma economia de mercado. O indivíduo, antes, súdito, se tornou cidadão de um modelo de sociedade em que as leis não estabeleciam distinções baseadas no nascimento.” CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia. A escrita da História. Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p. 300.

Com base no texto e na literatura sobre o tema, é CORRETO afirmar:

a) O clero, apesar da perda dos seus privilégios políticos frente à burguesia, não foi afetado em seus privilégios econômicos, que consistiam na manutenção das suas terras e no direito à cobrança do dízimo.

b) Os membros da nobreza tornaram-se cidadãos comuns, fato que não significava, porém, a perda de seus privilégios, como o direito exclusivo de caça, a isenção de impostos, o monopólio dos cargos mais elevados e o usufruto de serviços prestados pelos camponeses.

c) Um dos resultados mais importantes do processo revolucionário foi a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a qual garantia o direito à liberdade pessoal de pensamento e à igualdade de tratamento de todos os cidadãos perante a lei.

d) A grande burguesia, com o movimento revolucionário, assumiu o poder que exerceu para a formulação de uma política fortemente intervencionista do Estado no mercado, a exemplo de medidas de tabelamento de preços e de elevação de salários.

Questão 14

Leia os trechos a seguir. Trecho 1

“1. Os homens nascem e permanecem iguais em direitos. As distinções sociais só podem ser baseadas na utilidade comum.

2. O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.” (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789.)

Trecho 2

“ARTIGO 2º Todo ser humano pode fruir de todos os direitos e liberdades apresentados nesta Declaração, sem distinção de qualquer sorte, como raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra ordem, origem nacional ou social, bens, nascimento ou qualquer outro

(8)

status. Além disso, nenhuma distinção deve ser feita com base no status político, jurisdicional ou internacional do país ou território a que uma pessoa pertence, seja ele território independente, sob tutela, não autônomo ou com qualquer outra limitação de soberania.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.)

Comparando as declarações e considerando os respectivos contextos históricos em que foram produzidas, a distinção apreendida indica que a proclamação dos direitos em:

1789 1948

a) exigia o fim da escravidão ao debater as diferenças raciais.

transformava o tema da raça em tabu em virtude do antissemitismo.

b) assegurava a estabilidade dos jacobinos em virtude das garantias sociais.

fragilizava o poder dos Estados Nacionais, com a criação da ONU. c) defendia a igualdade, independente da

utilidade comum.

colocava o poder político

das instituições acima da liberdade individual. d) revelava o combate à sociedade

hierárquica do Antigo Regime.

definia compromissos internacionais em meio a conflitos políticos latentes.

Questão 15

Os estudos sobre a Revolução Francesa, comumente, dividem-na em etapas sucessivas, considerando-se a primeira delas, a chamada Fase da Assembleia Nacional, vivenciada entre os anos de 1789 e 1791. Essa fase se caracterizou pela:

a) abolição dos privilégios feudais, formação da primeira Coligação contra a França, liderada pela Inglaterra e, ainda, pela definição de lugares específicos a serem ocupados pelos deputados constituintes nas reuniões.

b) aprovação em Paris da Assembleia dos Estados Gerais, que aboliu os privilégios feudais, determinou o confisco dos bens da Igreja e proclamou a Primeira Constituição da França.

c) morte do rei Luís XVI, guilhotinado na Praça da Revolução, e pela formação da Primeira Coligação contra a França, encabeçada pela Inglaterra.

(9)

GABARITO 1. A 2. A 3. D 4. A 5. D 6. A 7. D 8. C 9. B 10. C 11. D 12. B 13. C 14. D 15. B

Referências

Documentos relacionados

MÓDULO 15 – REVOLUÇÃO FRANCESA ASSEMBLEIA DOS ESTADOS GERAIS (1789). Soluções para crise financeira: novos empréstimos + aumento

A noção de vontade geral significava para Fichte vontade singular considerada puramente e indicava apenas “o que é idêntico em toda consciência considerada como sujeito do direito

Por isso, ela não pode ser definida simplesmente como uma revolução burguesa, ou seja, liderada pela burguesia, uma classe social composta por uma diversidade de segmentos

Considera-se COMISSÃO DE COMPRA a comissão paga pelo comprador do(s) animal(is) produto(s) à EMPRESA LEILOEIRA I LEILOEIROS / OUTROS, que o valor será anunciado pelo leiloeiro

Alicate de corte reto: Alicate de corte utilizado para recorte das varetas e de.

superficial do solo no Parque Ponte Alta do Gama, Distrito Federal, Brasil; a, área de deposição da CSS, originalmente utilizada para retirada de solo, com exposição do horizonte C;

5.4.  A  divulgação  do  dia,  horário  e  local  de  realização  das  Provas  Escrita  Objetiva  e  Escrita Dissertativa,  bem  como  a  confirmação  do 

6"………A continuação das lutas políticas fez surgir(….)O grande tirano de Atenas foi Pisístrato, que governou a cidade durante dezanove anos, com algumas interrupções,