• Nenhum resultado encontrado

Escola Secundária de Paços de Ferreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Secundária de Paços de Ferreira"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Escola Secundária de Paços de Ferreira

Tânia Marlene Silva

Maio 2008

(2)

Índice

Introdução……….3 1. Transferências a credito………4 2. Débitos directos e transferências a credito

3. Transferências a credito

Vantagens das transferências a credito Formas de autorizar uma transferência NIB – numero de identificação bancária

4. Cartões Bancários………5 O que é um cartão bancário?

Que tipos de cartões bancários existem?

5. Alguns tipos de bancos em Portugal………...7 Conclusão………...14 Bibliografia………....15

(3)

Introdução

Este trabalho é constituído por as transferências a credito, pelos cartões bancários e pelo débito.

As transferências a credito são operações bancárias em que uma pessoa ou empresa toma a iniciativa de colocar determinada quantia em dinheiro à disposição do

beneficiário. Nos débitos directos a ordem de pagamento é dada pelo próprio credor mediante acordo prévio feito com o devedor. Nas transferências a crédito a ordem de pagamento é dada pelo próprio devedor.

Um cartão bancário é um instrumento de pagamento, geralmente sob a forma de um cartão de plástico, disponibilizado pela entidade emitente ao titular para que este, através do acesso a uma rede de telecomunicações e com base na conta a que o cartão está associado, adquira bens ou serviços, efectue pagamentos, proceda a levantamentos de notas e/ou realize outras operações.

(4)

1. Transferências a credito

As transferências a credito são operações bancárias em que uma pessoa ou empresa toma a iniciativa de colocar determinada quantia em dinheiro à disposição do

beneficiário, utilizando para isso uma Instituição Bancária, ou seja, é feita uma

transferência da conta bancária da empresa para o do beneficiário. As operações dentro da mesma instituição bancária chamam-se intra bancárias e as feitas entre bancos diferentes chamam-se interbancárias.

2. Débitos directos e transferências a credito

Nos débitos directos a ordem de pagamento é dada pelo próprio credor mediante acordo prévio feito com o devedor. Nas transferências a crédito a ordem de pagamento é dada pelo próprio devedor.

3. Transferências a credito

Vantagens das transferências a credito

Uma das grandes vantagens das transferências a crédito é que podem ser efectuadas electronicamente, ou seja, é possível pagar de imediato bens ou serviços adquiridos sem recorrer ao pagamento em dinheiro. Estas transferências podem ser feitas entre

instituições bancárias de diferentes Países.

Formas de autorizar uma transferência

Uma transferência a crédito pode ser autorizada através do telefone, multibanco, ou deslocando-se o cliente directamente ao seu Banco.

NIB – numero de identificação bancária

Quando autoriza uma transferência a crédito é importante que na empresa possua o NIB do beneficiário. Isto torna mais fácil ao Banco a realização da transferência e em consequência a comissão a cobrar pela mesma será mais reduzida.

(5)

4. Cartões Bancários

O que é um cartão bancário?

É um instrumento de pagamento, geralmente sob a forma de um cartão de plástico, disponibilizado pela entidade emitente ao titular para que este, através do acesso a uma rede de telecomunicações e com base na conta a que o cartão está associado, adquira bens ou serviços, efectue pagamentos, proceda a levantamentos de notas e/ou realize outras operações.

O cartão bancário permite ao seu titular autenticar a operação que pretende efectuar. Alguns cartões bancários são emitidos em associação com instituições não financeiras e facultam aos seus titulares um certo número de vantagens.

Distinguem-se dos cartões que são emitidos exclusivamente por empresas, sem intervenção de instituições financeiras, e que são conhecidos como cartões de loja, privativos ou de retalhista, mas que não são cartões bancários.

Que tipos de cartões bancários existem?

Os cartões bancários, de acordo com a função principal que desempenham e a forma como os valores são movimentados, dividem-se em três tipos:

  

 Cartão de débito– é um cartão que tem associada uma conta de depósitos à ordem. Quando o titular utiliza este cartão para pagamentos, levantamentos de notas ou transferências, a conta de depósitos é debitada pelo valor correspondente, o que significa que há uma redução do saldo da conta por esse mesmo valor. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de débito.

  

 Cartão de crédito– é um cartão que tem associada uma conta-cartão e uma linha

de crédito. Quando o titular utiliza este cartão na função para a qual foi emitido, ou seja, para pagamentos ou adiantamentos de dinheiro, está a beneficiar de um crédito concedido pela entidade emitente. Assim, este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar essencialmente funções de crédito.

 

 Cartão pré-pago– é um cartão que tem associado um montante pré-pago ou um saldo disponível no próprio cartão, normalmente limitado a determinado valor. Quando é utilizado origina reduções no valor pré-pago ou no saldo disponível. Este tipo de cartões caracteriza-se por desempenhar funções pré-pagas.

Os cartões bancários, pelo modo como podem ser utilizados, dividem-se em dois tipos:

(6)

  

 Cartão puro ou simples– é um cartão que desempenha exclusivamente um tipo de função que, de acordo com a classificação anterior, pode ser de débito, de crédito ou pré-pago.

 

 Cartão dual ou misto– é um cartão que combina mais do que um tipo de função e, como tal, pode ter mais do que uma conta associada. Tal é possível porque este tipo de cartões incorpora, no mesmo cartão de plástico, um cartão de crédito e um cartão de débito ou um cartão de débito e um cartão pré-pago ou um cartão de crédito e um cartão pré-pago.

Em linguagem muito simples, pode dizer-se que um cartão de crédito permite ao seu titular comprar hoje e pagar mais tarde; um cartão de débito, comprar hoje e pagar hoje; um cartão pré-pago, pagar hoje e comprar mais tarde; e um cartão dual ou misto,

combinar várias das possibilidades anteriores. é d

(7)

Alguns dos Bancos de Portugal

Barclays Bank PLC

Serviços Centrais – Avenida República 50,2º, Lisboa 1050-196 LISBOA

Banco Popular

R Ramalho Ortigão 51, Lisboa 1099-090 LISBOA

Tipos de conta: Conta [COM] Conta Cheque Caderneta Caderneta Emigrante Caderneta Jovem DO Progressivo Conta Ordenado

(8)

Banco Cetelem SA

Sede – R Tomás Fonseca Torres Lisboa-Torre G, 15º, Lisboa1600-209 LISBOA

Banco Português de Gestão SA

Sede – R Salitre 165/7, Lisboa 1250-198 LISBOA

Banco Privado Português SA

(9)

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Póvoa de Varzim Vila do Conde e

Esposende

Sede – Avenida Mouzinho Albuquerque C Com Pré-Mar –, Póv Varzim 4490-409

PÓVOA DE VARZIM

Tipos de conta:

Conta à Ordem Conta Negócio

Banco Internacional do Funchal SA

Avenida José Malhoa 22, Lisboa 1070 LISBOA

Tipos de conta: Conta Banifuturo 0-13 Conta Banifuturo 14-17 Conta Banifuturo 18-25 Conta Universitário Conta Triplus Maxi Conta Conta Sénior Conta Condomínio

(10)

Banque PSA Finance

R General Firmino Miguel 3,8º, Lisboa 1649-040 LISBOA

Banco BPI SA

BPI Directo

Tipos de conta:

Conta Ordenado Especial; Conta Ordenado BPI Gold;

Conta Ordenado BPI, desde que ocorra a domiciliação automática de ordenado nesta conta;

Conta Ordenado BPI Gold CI; Conta Júnior 0-13;

Contas Jovem 13-25;

(11)

Caixa Geral de Depósitos SA

Avenida João XXI 63, Lisboa 1000-300 LISBOA

Tipos de conta:

Escolha a sua conta à ordem: Conta Caderneta

Para ter a informação sempre actualizada na caderneta. Conta Extracto

Para receber a informação onde preferir. conta Caixa crescer (0/14)

Conta especial até aos 14 anos. Conta Caixa jovem (15/25) Para jovens dos 15 aos 25 anos. Conta Caixa ordenado

Para antecipar o seu ordenado. Conta Condomínio

(12)

Banco Espírito Santo

Avenida Liberdade 195, Lisboa 1250-142 LISBOA

Tipos de conta: BES Movimento Júnior 0-12 anos BES Movimento 12-18 anos BES Movimento + 18-26 anos BES up Universitários BES 100%l18.31 18-31 anos BES 100% 31-54 anos BES 100%l55+ + 55 anos Conta Benfica Sócios SLB BES RE Residentes no Estrangeiro BES 360º Clientes BES 360º BES Boas-Vindas Clientes Novos Residentes

(13)

Santander Gestão de Activos-Sociedade Gestora de Fundos de Investimento

Mobiliário

Avenida Engenheiro Duarte Pacheco Torre 1,6º, Lisboa 1099-024 LISBOA

Tipos de conta:

Campanha Mais em Conta Conta Connosco

Conta à Ordem Conta Accionista

Super Conta Ordenado

BBVA-Banco Bilbao Vizcaya Argentária

(14)

Conclusão

Neste trabalho conclui que uma das grandes vantagens das transferências a crédito é que podem ser efectuadas electronicamente, ou seja, é possível pagar de imediato bens ou serviços adquiridos sem recorrer ao pagamento em dinheiro.

Quando autoriza uma transferência a crédito é importante que na empresa possua o NIB do

beneficiário. Isto torna mais fácil ao Banco a realização da transferência e em consequência a comissão a cobrar pela mesma será mais reduzida.

(15)

Bibliografia

 

 Cadernos do banco de Portugal (s/d), Cartões bancários. 



Referências

Documentos relacionados

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

0 presente trabalho de Conclusão de Curso atende a exigência do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para obtenção do titulo de

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

No capítulo 5, os resultados de detecção de falhas em atuadores usando Filtro de Kal- man, controle de trajetória com controlador Fuzzy, controle de trajetória perante falhas parciais

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos