• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA AS DISCIPLINAS OPTATIVAS E ESTÁGIOS EXTERNOS DO CURSO DE MEDICINA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

NORMAS PARA

AS DISCIPLINAS OPTATIVAS

E ESTÁGIOS EXTERNOS

DO CURSO DE MEDICINA

Facimed/Medicina - 2012.

(2)

2

INTRODUÇÃO

As disciplinas optativas são períodos de inserção do acadêmico em áreas específicas da prática profissional, sejam elas de atuação do médico, como especialidades médicas ou cenários de práticas, ou mesmo em áreas de conhecimento que são ferramentas para o exercício da profissão.

Ocorrem durante os 4 (quatro) primeiros anos do curso, devendo cumprir uma carga horária mínima de 300h, em pelo menos quatro disciplinas ou estágios diferentes, desenvolvidos de acordo com os interesses e escolha do aluno. Essa carga horária pode ser cumprida dentro das disciplinas oferecidas pela instituição ou estágios externos propostos pelo próprio aluno dentro das regras aprovadas pelo colegiado de curso.

Essas práticas irão propiciar uma visão mais real da situação da comunidade no que se refere ao campo da saúde-doença, quer seja no espaço do paciente, ou no espaço do profissional atuante (médico), fora do contexto organizado diretamente pelo curso de medicina, no caso dos estágios externos. As optativas oferecidas pela instituição têm o objetivo de preencher algumas lacunas na formação pessoal, como Inglês para médicos e LIBRAS, ou mesmo áreas de conhecimento de interesse pessoal.

De acordo com as regras do curso, para que um estágio em serviços externos seja válido como optativa, os alunos deverão apresentar o nome do serviço e do profissional responsável. A seguir a coordenação do curso emite uma carta de apresentação do aluno, do curso e desse estágio, com carga horária e objetivos. O profissional responsável envia então uma carta de aceite, com a programação a ser desenvolvida e que contemple objetivos e carga horária propostos. Após o cumprimento do estágio, o aluno apresenta um relatório das atividades desenvolvidas e a avaliação realizada pelo profissional que o acompanhou.

Após apresentação do relatório e da avaliação, se positiva, esses documentos devem ser entregues na Coordenação do Curso e, posteriormente, arquivados nas pastas dos alunos, como comprovação do cumprimento desses estágios.

Cabe à coordenação do curso acompanhar e validar cada um desses estágios, zelando para que atinja os objetivos de aprendizagem propostos.

(3)

3

OBJETIVOSDOSESTÁGIOS

1)Estimular o estudante a desenvolver seus próprios objetivos educacionais, em suas áreas de interesse ou de acordo com suas necessidades pessoais, relacionando-os com seu processo de formação profissional.

2)Proporcionar ao aluno oportunidade para vivenciar a prática médica e aprofundar seu conhecimento em áreas específicas.

3)Permitir ao aluno incorporar-se a situações reais, para tomar conhecimento das mesmas, fora de seu ambiente acadêmico.

4)Proporcionar ao aluno oportunidade para desenvolver a autonomia de busca de objetivos específicos e de inserção em diferentes serviços.

5) Ampliar o volume de informação e de vivência prática oferecidas pelo curso.

(4)

4

CONTEÚDOPROGRAMÁTICO

Os conteúdos serão construídos individualmente, pelo supervisor que esteja responsável pelo estágio, sendo que o programa deverá ser previamente aprovado pela coordenação do curso.

A programação das disciplinas oferecidas deverá respeitar os objetivos propostos por cada uma delas, e servir como ferramenta para o desenvolvimento das habilidades e competências propostas.

(5)

5

DISCIPLINASPARTICIPANTES

Relação das Disciplinas Eletivas (Optativas)

Denominação

Carga Horária Pré-requisitos

Teórica Prática Total

LIBRAS 60 20 80

Inglês Instrumental I 60 20 80

Inglês Instrumental II 60 20 80

Inglês Instrumental III 60 20 80

Ortopedia 40 20 60 Habilidades

específicas V

Oncologia 40 20 60 Habilidades

específicas V

Estágios externos 20 60 80

Outras disciplinas oferecidas pela FACIMED e aprovadas

pelo Colegiado de Curso A definir A definir

Observação: O acadêmico poderá escolher a optativa que irá participar desde que atende ao pré-requisito.

CARGA HORÁRIA

• Cada disciplina ou estágio deverá cumprir uma carga horária mínima de 60h (sessenta horas), podendo atingir até 160h.

• Nos estágios externos os alunos cumprirão uma carga horária teórica máxima de 20% da carga horária total.

• Cada aluno deverá cumprir, individualmente, 300 (trezentas) horas antes do início do 9º período, em pelo menos quatro disciplinas e/ou estágios diferentes.

• A integralização dessa carga horária é requisito indispensável para o ingresso no Estágio Supervisionado.

(6)

6

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO I - Para estágios externos:

Nota de Avaliação Cognitiva (Somativa): Relatório das Atividades Realizadas: (N1)

O relatório deverá conter a descrição das atividades realizadas, bem como a avaliação crítica das mesmas e a auto- avaliação do acadêmico quanto ao seu desempenho. Esse relatório será avaliado pelo coordenador de curso ou coordenador de estágios, se houver essa designação.

Nota de Avaliação Formativa (NAF): Será dada a partir de:

Instrumentos de avaliação formativa:

O instrumento de avaliação será preenchido pelo médico supervisor do estágio e será entregue à coordenação ao final do estágio. Depois de preenchido e assinado pelo profissional responsável, deverá ser colocado em envelope lacrado para ser entregue junto com os demais itens da avaliação.

Critério de aprovação: Nota Final ≥ 7,0 (maior ou igual a sete), sendo esta nota obtida da média aritmética da nota do relatório e da avaliação do profissional responsável.

Importante: Não existe nota de exame para este módulo, portanto, uma média inferior a 7,0(sete) implica na reprovação, e a conseqüente não validação dessa carga horária no currículo.

Prazo para entrega do material de avaliação ( relatório, e instrumento de avaliação): até 08 (oito) dias após o término do estágio. O mesmo deverá ser entregue na secretaria da coordenação, mediante assinatura de protocolo de entrega.

II - Disciplinas ofertadas pela própria instituição:

Seguirão os mesmos critérios das disciplinas curriculares, definidos pelo regimento institucional e aprovados pelo CEPEX. Deverão fazer parte do plano de ensino de cada disciplina, a ser previamente aprovado pela coordenação.

(7)

7

(8)

8 Cacoal, ______ de _________________ de 2013.

Ao (a) Sr.(a): Serviço:

Prezado (a) Senhor (a);

TERMO DE COOPERAÇÃO

Estamos apresentando a acadêmica ____________________________, regularmente matriculada no ___ período do Curso de Medicina desta Instituição, que

solicita sua autorização para acompanhar as atividades de serviço sob supervisão, como parte das atividades optativas previstas.

Essa atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato precoce com especialidades e áreas específicas do trabalho médico e demais áreas da saúde, proporcionando a eles a vivência e o envolvimento com atividades que compõem o campo de atuação profissional.

Como o curso tem o objetivo de formar profissionais generalistas, e a matriz curricular é formada pelas grandes áreas da Medicina, essa é a oportunidade de os acadêmicos conhecerem o trabalho nas áreas mais especializadas e em diferentes campos de atuação do profissional médico, a partir da sua escolha pessoal.

Para formalizar esse período de acompanhamento, solicitamos de V.Sª, a confirmação de que aceita a presença do acadêmico, bem como a programação que o mesmo cumprirá, de forma a compor às 80 horas mínimas necessárias, por estágio, para seu currículo. Essas atividades deverão ser apresentadas em forma de uma programação, a ser feita em conjunto pelos acadêmicos e os responsáveis pelo estágio. Esse programa pode conter até 25% (20h) de atividades teóricas, inclusive como parte da programação para preparar o aluno para participar de eventuais práticas. O restante da carga horária deverá contemplar atividades práticas, tais como visitas a pacientes, acompanhamentos em plantões, consultas, ambulatórios e demais atividades que sejam de interesse para o futuro médico.

(9)

9 A carga horária necessária poderá ser cumprida fora dos horários de aula, ao longo do semestre letivo; no período previsto exclusivamente para as optativas; ou mesmo no período de férias escolares.

Reforço que o caráter dessa atividade é de conhecimento e contato, não sendo necessária nenhuma atividade acadêmica ou cumprimento obrigatório de conteúdo. Assim, as atividades que o acadêmico vai executar, podem ser apenas como ouvinte e assistente, de acordo com o que for definido entre acadêmico e profissional responsável. SALIENTAMOS que TODA e qualquer atividade que o acadêmico venha a desenvolver no campo de estágio proposto neste termo de cooperação DEVERÁ SER SUPERVISIONADA DIRETAMENTE POR V.Sª, não devendo ser permitida a atuação do acadêmico de forma isolada sem supervisão médica em qualquer fase do estágio. Ao acadêmico de Medicina não é permitido exercer sozinho nenhum ato médico sem a devida supervisão médica. Colocamo-nos a disposição para esclarecimentos.

Ao final do estágio, cada aluno fará um relatório das atividades cumpridas, assinado pelos profissionais responsáveis, que deverá ser entregue à coordenação de curso até o início do próximo período letivo.

Gostaríamos também da sua participação (e se for o caso de outros profissionais envolvidos) como avaliador do processo formativo deste aluno. Segue anexo critérios a serem julgados no final deste módulo. Se desejar, pode fazer comentários sobre o aluno (pontos positivos, aspectos a serem melhorados), sobre o estágio e críticas e/ou sugestões.

Esta coordenação se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail e telefones abaixo.

Atenciosamente

Prof. _________________________________ Coordenador do Curso de Medicina – Facimed

Emails: medicina@facimed.edu.br

(10)

10 Cacoal, ______ de _________________ de 2012.

À Coordenação de Medicina - Facimed. Sr. Coordenador:

Confirmamos a participação do(a) acadêmico(a) _________________________ em nosso serviço, de acordo com a proposta de desenvolvimento de disciplinas optativas. Segue em anexo, a programação a ser cumprida; com data, horários, tipo de atividade e profissional a ser acompanhado.

Profissional responsável: Serviço: Especialidade: __________________________________________________________________ Assinatura e carimbo ou CRM Diretor Clínico: __________________________________________________________________ Assinatura e carimbo ou CRM

(11)

11 FICHA DE AVALIAÇÃO Estágio: Aluno: Critérios de Avaliação 0 1 2 NA Assiduidade Pontualidade

Demonstra bom relacionamento com os pacientes Demonstra bom relacionamento com outros membros da equipe

Demonstra assumir responsabilidade por seus atos Demonstra autonomia

Consegue expressar-se com clareza, usando linguagem e gestos adequados

Sabe escutar, demonstrando isso com palavras e gestos Demonstra interesse pelas atividades, executando

tarefas que lhe são solicitadas, de maneira satisfatória

Critérios de Avaliação 0 1 2 NA

Demonstra habilidade em realizar a anamnese

Demonstra apresentar raciocínio clínico (compatível com o semestre em que se encontra)

Demonstra capacidade de identificar e resolver problemas

Demonstra respeito às normas institucionais ou do estágio

Contribuição do acadêmico com as atividades do setor ( se sim, justificar de que forma)

0 → Insuficiente, 1 → Suficiente, 2 → Ótimo, NA → Não foi possível avaliar ou não se aplica. Comentários: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________ Nome e Assinatura do Responsável

(12)

12 Relatório Padrão das Optativas

Aluno:

Estágio: (Descrever o serviço, hospital, clínicas, especialidades, profissionais envolvidos).

Responsável: (Nome do profissional que assina o relatório e a avaliação).

Descrição das atividades realizadas.

Data Período Discriminação da Atividade Setor Assinatura Responsável

(O aluno deverá descrever tudo o que fez durante a Optativa, como acompanhamento de consultas, cirurgias, visitas a internados, discussões teóricas, demonstrando o

cumprimento das 80h previstas. Pode ser apresentado na forma de tabela.)

Avaliação Crítica da Atividade.

(Descrever os ganhos que teve, o que aprendeu sobre a área escolhida, impressões sobre o serviço, importância na formação e nas escolhas futuras, e todas as impressões

despertadas pela atividade.)

Auto-Avaliação.

(Fazer uma análise do seu próprio desempenho, demonstrando como se sentiu no ambiente de trabalho, se houve motivação para estudar, despertou interesse e quais as

perspectivas que esse período trouxe para sua vida profissional.)

]

Referências

Documentos relacionados

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Tem ainda, como objetivos específicos, analisar os tipos de inteligências múltiplas e relacionar a inteligência racional e emocional; estudar a capacidade do indivíduo de

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Ao realizar-se o exame clínico oftalmológico, constatou-se catarata madura no olho esquerdo e catarata imatura no olho direito.. O eletrorretinograma revelou que a retina

[...] o grande entrave que eu sinto é justamente a falta do profissional pedagogo dentro das escolas, porque se nós somos coordenadores pedagógicos e temos nossos supervisores

Nessa perspectiva, na intenção de fortalecer as ações de gestão da escola por meio de uma possível reestruturação mais consistente e real do PPP; na busca

Introduzido no cenário acadêmico com maior ênfase por Campos (1990), o termo accountability é de conceituação complexa (AKUTSU e PINHO, 2001; ROCHA, 2009) sendo