• Nenhum resultado encontrado

3. (1,0) INDIQUE as principais atividades econômicas praticadas no campo e nas cidades.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3. (1,0) INDIQUE as principais atividades econômicas praticadas no campo e nas cidades."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. IDENTIFIQUE o tipo de trabalhador rural a que se se refere cada texto:

a) (0,25) Trabalhador que utiliza a terra de outra pessoa, pagando uma espécie de aluguel. b) (0,25) Trabalhador que se instala em terras devolutas (do Governo) ou de outras pessoas.

c) (0,25) Trabalhador que em troca do uso da terra de outro, divide com o proprietário a produção colhida.

d) (0,25) Trabalhador contratado somente em épocas de colheita.

2. (1,0) EXPLIQUE o que é Agricultura Familiar:

3. (1,0) INDIQUE as principais atividades econômicas praticadas no campo e nas cidades.

4. (1,0) OBSERVE a charge, e em seguida, responda:

EXPLIQUE o que é Reforma Agrária:

5. (1,0) Leia o texto abaixo:

Valor da produção da agricultura cresce 27,3% de 2007 para 2008

“O valor da produção da agricultura cresceu 27,3%, em 2008 frente a 2007, impulsionado principalmente pelo aumento dos preços da soja, milho, feijão e arroz, bem como pelo aumento da produção de cana-de-açúcar, café e trigo. Em valores correntes, a produção alcançou R$ 148,4 bilhões de reais, um acréscimo de R$ 31,4 bilhões. Em 2008, as 64 culturas investigadas pela pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE ocupavam, juntas, uma área de 65.338.804 hectares.”

(2)

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

De acordo com o gráfico, APONTE dois dos principais produtos agrícolas produzidos no Brasil:

6. (1,0) EXPLIQUE o que é uma Megalópole:

7. (1,0) EXPLIQUE o que é uma metrópole:

(3)

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

CITE quatro grandes problemas encontrados nas cidades brasileiras: 9. (1,0) OBSERVE o gráfico:

De acordo com o gráfico acima, INDIQUE as duas regiões mais populosas e as duas regiões menos populosas do país:

10. OBSERVE a tabela abaixo:

Região Área Centro-Oeste 1.604 852 km2 Sudeste 927. 286 km2 Norte 3.851 560 km2 Nordeste 1.556.001 km2 Sul 575. 316 km2

a) (0,5) CITE qual região apresenta a MAIOR área:

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

GABARITO

OBS: CONSIDERAR O MÀXIMO POSSÍVEL DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS.

1.a. (0,25) arrendatário b. (0,25) posseiro c. (0,25) parceiro d. (0,25) Trabalhador temporário (bóia-fria).

2. (1,0) A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens.

3. (1,0) No campo predominam as atividades ligadas ao setor primário da economia : agricultura, pecuária,extrativismo.

Nas cidades predominam as atividades ligadas ao setor secundário (industria) e terciário (comércio e serviços)

4. (1,0) Reforma Agrária - A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para a realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários (proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada) e distribui lotes de terras para famílias camponesas..

5. (1,0) Soja, Milho e Cana-de-açúcar.

6. (1,0) Quando duas ou mais regiões metropolitanas ou metrópoles crescem até se unirem (conurbação), surge uma imensa área urbanizada denominada Megalópole.

Uma megalópole é uma extensa região de pluri-polarizada por metrópoles conurbadas, ou em processo de conurbação. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade.São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes.O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos, como: trens expressos, autopistas e pontes aéreas — sustentam esses fluxos.

7. (1,0) Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal com mais de 1 milhão de habitantes, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana.

8. (1,0) O desemprego – grande número de pessoas desempregadas ou exercendo atividades sem carteira assinada (setor informal); a violência (falta de policiamento, roubos, furtos e assassinatos), os problemas de infraestrutura urbana, como: distribuição de água, rede coletora de esgoto, fornecimento de energia elétrica, pavimentação de ruas, o lixo, a poluição atmosférica, etc.

Os bairros onde moram as famílias de baixa renda são os mais carentes, e às vezes nem sequer contam com escolas, postos de saúde, hospitais.

Precariedade e a má qualidade nos serviços de transporte público, como: ônibus lotados, rede metroviária e ferroviária que não atende a grande demanda populacional, grande número de carros nas ruas, grandes engarrafamentos e congestionamentos, etc.

9. (0,5) Sudeste e Nordeste (mais populosas) e (0,5) Centro-Oeste e Norte (menos populosas)

(5)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

O texto se refere às questões 1, 2 e 3

“Em nome de Alá, o compassivo, o misericordioso, isto é o que Khalid ibn al-Walid [um chefe militar muçulmano] garantirá aos habitantes de Damasco [capital do Império Persa]:

Ele promete garantir-lhes as vidas, as propriedades e as igrejas. As muralhas de sua cidade não serão demolidas, nem muçulmano algum se alojará em suas casas. Ademais lhes oferecemos o pacto de Alá e dos crentes. Enquanto pagarem o imposto, apenas lhes sucederão benefícios.”

(Citado em Joelza Rodrigues. História em documento. p. 50.)

1. (1,0) INDIQUE e EXPLIQUE dois fatores que motivaram a expansão islâmica nos século VII e VIII.

2. (1,0) TRANSCREVA do texto um trecho que exemplifique o tratamento dado pelos islâmicos aos povos conquistados.

3. (1,0) IDENTIFIQUE, utilizando suas próprias palavras, uma obrigação devida pelos povos dominados aos conquistadores árabes, que se encontra citada no texto acima.

O texto se refere às questões 4, 5, 6 e 7

Essencialmente urbana, a civilização muçulmana apresenta uma unidade imposta pela religião, embora combine contribuições culturais de árabes, de povos conquistados e da civilização grega.

Em suas cidades, como Bagdá, Damasco, Córdova, Sevilha, etc. a Arte expressou-se principalmente na decoração: a proibição religiosa de reproduzir a figura humana limitou a Pintura e a estatuária. Palácios, mesquitas, minaretes (torres em que o muezim chama os crentes para a oração) e mansões particulares caracterizam-se pela profusão de arcos de ferradura e finas colunas, decoradas ricamente, por suas numerosas janelas e por seus pátios interiores. A Arte decorativa é abstrata, predominando os arabescos (figuras geométricas entrelaçadas) e a representação de plantas e letras do alfabeto árabe. (...)

Nas Ciências, com marcado sentido prático, valeram-se da tradução de textos hindus e gregos, para concretizar importantes realizações. É bem verdade que muitas invenções atribuídas aos árabes e por eles transmitidas aos ocidentais foram na realidade criações de outras sociedades: é o caso do papel, da pólvora, da bússola e do astrolábio, surgidos na China; ou, então, dos algarismos arábicos e da álgebra, que foram realizações hindus. Aos árabes cabe o mérito de torná-los conhecidos na Europa Ocidental. No entanto, a Ciência muçulmana não foi apenas intermediária do Ocidente-Oriente: em vários campos, consideráveis conquistas ocorreram.

(Adaptado de: AQUINO, Rubim S. Leão de. História das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 2003.)

4. (1,0) EXPLIQUE por que o autor define a arte decorativa islâmica como “abstrata”.

5. (1,0) APONTE que atividade econômica praticada pelos árabes contribuiu para que eles tivessem contato com diversas culturas e saberes.

6. (1,0) IDENTIFIQUE duas contribuições científicas difundidas pelos árabes, que se encontram citadas no texto acima.

7. (1,0) IDENTIFIQUE um exemplo de prática considerada proibida no Islamismo, que se encontra citada no texto acima.

(6)

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

8. Leia a seguir uma descrição da tomada de Jerusalém em 1099:

“A população de Jerusalém foi passada a fio de espada e os francos massacraram os muçulmanos da cidade durante uma semana. Uma pequena tropa havia se entrincheirado no Oratório de Davi; ela resistiu ali durante vários dias. Os francos lhe concederam permissão para a saída e, tendo cumprido a palavra, deixaram que partissem durante a noite. Na mesquita Al-Aqsa, pelo contrário, os francos massacraram mais de 70 mil pessoas (!) entre as quais uma grande multidão de sacerdotes e sábios muçulmanos, de devotos que tinham abandonado o país para vir viver em piedoso retiro naqueles lugares sagrados. No Rochedo [principal mesquita de Jerusalém] eles roubaram mais de quarenta candelabros de prata, cada um pesando 3.600 dracmas, um grande lampadário de prata pesando quarenta libras sírias e outros candelabros menores, 150 de prata e mais de vinte de ouro, portanto, uma enorme pilhagem.”

(Ibn al-Athir. História perfeita.)

(1,0) O autor, um historiador árabe, no trecho acima, quis destacar a: (A) coragem dos cruzados.

(B) selvageria dos cristãos. (C) ignorância dos islâmicos. (D) religiosidade dos europeus. (E) tranquilidade dos muçulmanos.

9. Observe a imagem e marque a alternativa correta.

Maomé recebendo a revelação do anjo Gabriel, situação retratada em gravura otomana. Após a revelação dada pelo anjo Gabriel, de que era mais um dos profetas de Deus, Maomé passou a pregar uma religião monoteísta entre praticantes de uma religião politeísta. Com isso, houve uma perseguição realizada pelos coraixitas a Maomé, resultando:

(A) na jihad, a guerra santa contra os não adeptos ao islamismo. (B) na cruzada islâmica contra os politeístas.

(C) na Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina.

(D) na escrita do Alcorão, como forma de tentar converter os coraixitas.

10. (1,0) A história do Mediterrâneo é a história das migrações populacionais e da circulação de valores de culturas distintas.

Cite três lugares invadidos pelos árabes após a morte de Maomé e explique a relação dos muçulmanos com os povos dominados.

(7)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016

QiD 4 – 7º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

GABARITO

1. (1,0) O interesse em ampliar as relações comerciais com outros povos e de dominar o comércio no mar mediterrâneo. O interesse em obter terras férteis, uma vez que estas eram escassas na península Arábica.

2. (1,0) “Ele promete garantir-lhes as vidas, as propriedades e as igrejas. As muralhas de sua cidade

não serão demolidas, nem muçulmano algum se alojará em suas casas.”

3. (1,0) Os povos conquistados que não se converteram ao islamismo eram obrigados a pagar impostos.

4. (1,0) Porque na arte islâmica predominam os arabescos (figuras geométricas entrelaçadas) e a representação de plantas e letras do alfabeto árabe, devido à proibição de reproduzir a figura humana em pinturas, desenhos e esculturas.

5. (1,0) O comércio.

6. (1,0) O aluno poderá responder:

- Os árabes difundiram o papel, a bússola e o astrolábio, que foram inventados pelos chineses. - Os árabes difundiram os algarismos arábicos e a álgebra, que foram realizações dos hindus.

7. (1,0) A proibição religiosa de reproduzir a figura humana.

8. Letra B. O texto ressalta a crueldade dos cristãos nos trechos “Na mesquita Al-Aqsa, pelo contrário,

os francos massacraram mais de 70 mil pessoas (!) entre as quais uma grande multidão de sacerdotes e sábios muçulmanos, de devotos que tinham abandonado o país para vir viver em piedoso retiro naqueles lugares sagrados.” .... “eles roubaram mais de quarenta candelabros de prata, cada um pesando 3.600 dracmas, um grande lampadário de prata pesando quarenta libras sírias e outros candelabros menores, 150 de prata e mais de vinte de ouro, portanto, uma enorme pilhagem”.

9. Letra C. Hégira significa emigração e refere-se à saída de Maomé de Meca, fugindo para Medina e conseguindo conquistar um número maior de fiéis para o monoteísmo islâmico.

10. Síria, Palestina, Líbia, Egito, Pérsia, Mesopotâmia, Península Ibérica. Geralmente mantinham as antigas instituições e tributos. O povo dominado tinha livre escolha de religião, porém para professar e praticar o culto tinha que pagar tributos.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea "e" da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente