• Nenhum resultado encontrado

Lista de Recuperação de Ciências 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Recuperação de Ciências 2012"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Nome:_______________________________________ nº____

7ºano Manhã e Tarde Profa :Estefânia

Lista de Recuperação de Ciências 2012

Conteúdo da recuperação:As interações entre os seres vivos, A energia luminosa e os seres vivos, A origem e a organização dos seres vivos, O registro da diversidade da vida, O reino das plantas,O reino animal. 1-. Na savana africana podem-se observar facilmente algumas relações ecológicas. As leoas caçam suas presas e o bando de leões se alimenta; depois disso, as hienas e os urubus disputam a carcaça que sobrou, mas algumas vezes um bando de hienas consegue roubar a presa de um leão, quando este está se alimentando longe do grupo de leões. Responda:

a) Qual é a relação ecológica estabelecida entre leões e hienas, quando estas se alimentam da carcaça deixada pelo leão?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

b-Qual é a relação ecológica estabelecida entre leões e hienas, quando estas roubam a presa da qual o leão estava se alimentando?

__________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 2. Em um programa de televisão, um aventureiro disse que as abelhas de uma colmeia formam uma colônia. A afirmação é verdadeira? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

3-As figuras a seguir representam uma sucessão que aconteceu após uma queimada em uma região. Observe

a) Quais números indicam a sequência correta de eventos?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) O que pode acontecer com o número de espécies em 1? E em 3?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4. O caramujo-africano foi introduzido no Brasil para ser comercializado como escargot,

(2)

muito utilizado na culinária. Por falta de controle da criação, sua população aumentou

rapidamente, ele virou praga e hoje é encontrado em vários estados do Brasil, onde destrói plantações e pode transmitir um tipo de meningite.

Considerando o local de origem do caramujo, qual é a explicação biológica mais provável para o grande aumento de sua população?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5- As formigas-saúvas cortam as folhas das árvores e as levam para os formigueiros, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as saúvas não se alimentam das folhas, e sim de um fungo que cresce nas folhas.

Classifique os três organismos dessa cadeia alimentar em autótrofos ou heterótrofos

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6. Os cientistas acreditam que o evento da extinção dos dinossauros começou com a

queda de um grande meteoro. O impacto desse meteoro com a superfície da Terra levantou toneladas de sedimentos que encobriram a luz do sol no planeta inteiro por meses ou até anos. Levando em conta que os dinossauros carnívoros se alimentavam dos herbívoros, como o impacto do meteoro com a Terra pode ter gerado a extinção dos dinossauros? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

7- Observe o esquema sobre níveis de organização (do mais abrangente para o menos abrangente) abaixo.

Cachorro → X → Cérebro → Y → Neurônio

A respeito desse esquema um aluno fez as seguintes afirmações: I – O nível de organização ocupado pelo cachorro é organismo. II – O nível de organização ocupado por Y é célula.

III – O nível de organização ocupado por X é sistema. Estão corretas: a) apenas I. b) I e II. c) apenas III. d) I, II e III. e) I e III.

(3)

0,1 mm de tamanho podem ser vistas bem definidas por uma pessoa com ótima visão. Observe a tabela a seguir, em que constam tamanhos médios de algumas estruturas.

As unidades de medida usadas são: Milímetro (mm) = 10-3 m (ou 0,001 metro) Micrômetro (µm) = 10-6 m (ou 0,000001 metro ou 0,001 mm) Nanômetro (nm) = 10-9 m (ou 0,000000001 metro ou 0,000001 mm)

Pelo limite de resolução do olho humano, as estruturas presentes na tabela que podem ser vistas sem o auxilio de microscópios são:

a) vírus e proteínas. b) vírus e bactérias.

c) todas as células eucariontes e ovo de peixe. d) ovo de peixe e as maiores células eucariontes. e) nenhuma das estruturas.

9- Dê uma breve explicação para cada uma das teorias abaixo. a) Abiogênese (geração espontânea).

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ b) Panspermia cósmica. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ c) Criacionismo _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ d) Biogênese. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(4)

10. O gráfico a seguir representa a evolução da quantidade de gás oxigênio na atmosfera no curso dos tempos. O número 100 sugere a quantidade atual de gás

oxigênio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

Segundo o gráfico, o primeiro ser vivo era autótrofo fotossintetizante ou heterótrofo? Por quê?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 11-Observe o esquema sobre a classificação dos humanos e dos chimpanzés.

Nele estão representadas as sete principais categorias de classificação. Responda às questões a seguir baseando-se no esquema proposto.

a) Quais categorias são comuns ao homem e ao chimpanzé?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Quais são os gêneros aos quais pertencem os homens e os chimpanzés? E a

(5)

___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _

12- Os biólogos consideram que as plantas são provenientes de algas verdes pluricelulares, que por sua vez são derivadas de algas verdes unicelulares. Por outro lado, é lógico pensar que os animais são provenientes de protozoários ancestrais pela semelhança em suas células.

A respeito disso, responda:

a) qual (is) a(s) semelhança(s) entre as células das algas e das plantas que levam os cientistas a suporem que as plantas evoluíram das algas?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ b) Qual (is) a(s) semelhança(s) entre as células dos protozoários e dos animais

que levam os cientistas a suporem que os animais evoluíram dos protozoários?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 13- José da Silva estava com gripe e foi até a farmácia do bairro comprar

medicamentos que aliviassem os sintomas (febre e coriza). O balconista da farmácia, observando os sintomas fortes, indicou também um antibiótico para José. O antibiótico indicado pelo balconista combaterá o organismo causador da gripe? Por quê?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 14- Observe o esquema, que retrata a evolução das plantas.

Um aluno fez as seguintes afirmações sobre isso:

I – A letra A representa vasos condutores de seiva; portanto, as briófitas não os têm.

II – A letra B representa frutos; portanto, somente as gimnospermas e as angiospermas os têm.

III – A letra C representa sementes; portanto, somente as angiospermas as têm.

(6)

Está(ão) correta(s) somente a(s) alternativa(s): a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

15- Os poríferos e os celenterados são os primeiros filos da escala evolutiva animal. Não é possível saber ao certo qual grupo surgiu primeiro, mas

evidências fósseis e a lógica do processo evolutivo (os primeiros são mais simples e os mais complexos surgem depois) nos permitem inferir a escala evolutiva. Qual das características abaixo pode ser usada para argumentar que os celenterados são mais complexos que os poríferos?

a) Sistema nervoso nos poríferos e ausência deles nos celenterados. b) Ausência de sistema nervoso nos dois filos.

c) Sistema digestório nos celenterados e ausência deles nos poríferos. d) Sistema respiratório nos celenterados e ausência deles nos poríferos. e) Alternância de gerações nos celenterados e ausência dela nos poríferos.

16- As verminoses são doenças que acometem milhares de pessoas, principalmente na zona rural ou nas periferias das cidades grandes. São verminoses comuns no Brasil: esquistossomose, teníase, cisticercose,

ascaridíase e ancilostomose. É muito comum as pessoas confundirem os meios de contaminação das doenças. Teníase e cisticercose podem ser adquiridas, respectivamente:

a) pelo consumo de alimentos com ovos e de carne com cisticercos. b) pelo consumo de carne com cisticercos e de carne com ovos. c) pelo consumo de carne com cisticercos e de alimentos com ovos. d) pela penetração da larva nos pés e dos ovos no pés.

e) pela penetração da larva no intestino e dos ovos no intestino.

17- Muitas pessoas têm alergia a poeira, mas na verdade a alergia ocorre pela inspiração das “casquinhas” dos ácaros presentes na poeira. A respeito da “casquinha” do ácaro é correto afirmar que:

a) são os ácaros inteiros, que são artrópodes. b) são a pele antiga dos piolhos, que são insetos. c) são a pele antiga dos ácaros, que são anelídeos.

d) são endoesqueletos antigos dos ácaros, que são artrópodes. e) são exoesqueletos antigos dos ácaros, que são insetos.

18. Qual a principal diferença entre os peixes ósseos e os cartilaginosos?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

(7)

19- A evolução dos vertebrados foi do ambiente aquático para o ambiente terrestre (peixes – anfíbios – répteis...) e, para isso, surgiram adaptações que proporcionaram a vida no ambiente terrestre em anfíbios. Sobre isso responda:

a) Qual foi a adaptação em relação à locomoção surgida nos anfíbios adultos?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

b) Qual tipo de respiração presente nos anfíbios é melhor adaptada à vida em ambientes secos: cutânea ou pulmonar?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 20. Observe as imagens a seguir.

Escolha a sequência correta das fotos que representam: animal ovíparo; anima que nasce não completamente formado; e animal que nasce completament formado, respectivamente: a) C, B, A. b) B, A, C. c) C, A, B. d) A, C, B. e) A, B, C.

Referências

Documentos relacionados

Por este motivo, Manoϊlesco, mesmo dando mérito ao fascismo italiano por ter redescoberto o corporativismo como resposta à crise da época da Primeira Guerra Mundial, teoriza que o

Um transformador de distribuição que alimenta cargas não lineares está sujeito a perdas adicionais, ou seja, uma desclassificação do mesmo, existem

A partir do estabelecimento da sustentabilidade energética de edifícios como uma estratégia municipal a ser adotada, e da explicitação dos incentivos fiscais como

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

Neste relatório estão descritas as responsabilidades do farmacêutico hospitalar responsável pelos serviços farmacêuticos do Hospital Privado da Boa Nova, tais como a aquisição

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Pela importância da curimatã comum para o sertanejo, o LaGePe considerou a espécie como prioridade de estudo e buscou apoio financeiro por meio de vários projetos, até