• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2010"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – 2010

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora torna público a abertura das inscrições para o processo seletivo de ingresso no Curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, com início previsto para março de 2010. O processo de seleção será regido pelas normas a seguir descritas e conduzida pela comissão de seleção devendo o resultado final ser homologado pelo Colegiado de Curso.

O candidato poderá conhecer o projeto do referido programa acessando o site www.mestradoedumat.ufjf.br

I. Das Inscrições

I.1. Das condições para inscrição: Poderão inscrever-se professores licenciados em

Matemática com experiência profissional em docência de pelo menos 2 (dois) anos letivos no Ensino Fundamental, Médio ou Superior.

I.2. Período de Inscrição: As inscrições serão realizadas no período de 01 a 30 de

setembro de 2009, nos dias úteis, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, na secretaria do Instituto de Ciências Exatas da UFJF ou através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada via SEDEX, sendo considerado o limite de postagem o dia 30 de setembro de 2008. O endereço para envio é:

Mestrado Profissional em Educação Matemática Universidade Federal de Juiz de Fora

Instituto de Ciências Exatas – Campus Universitário Bairro Martelos – CEP. 36036-900

Juiz de Fora – MG - BRASIL

I.3. Documentação necessária para a inscrição

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página www.mestradoedumat.ufjf.br/formulários);

2. Cópia autenticada do Diploma de Graduação em Matemática (Licenciatura); 3. Cópia do Histórico Escolar da Graduação;

4. Curriculum Vitae documentado disponível na página www.mestradoedumat.ufjf.br/formulários (anexar cópia dos documentos originais) VER SITE

5. Comprovação de experiência docente em sala de aula de Matemática de no mínimo dois anos letivos.

6. Duas cópias do Anteprojeto de Pesquisa contendo, no máximo, oito laudas incluindo capa e, ser impresso em folha A4, com páginas numeradas, fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5. O anteprojeto deve conter: Capa (nome completo do proponente, Título do anteprojeto, Identificação da Linha de Pesquisa,

(2)

Local e data), Introdução (descrição de sua trajetória profissional e acadêmica; motivações que levaram ao pedido de inscrição neste curso; interesse específico por uma das linhas de pesquisa do curso, conforme Anexo 1), Temática (tema que deseja estudar e/ou questão de investigação que servirá como base para o futuro trabalho de dissertação, objetivos da pesquisa, razões para o desenvolvimento desta pesquisa e leituras já feitas sobre o tema), Metodologia (como pretende realizar a pesquisa) e Referências Bibliográficas.

7. Cópia de CPF, RG, título de eleitor e comprovante que evidencie que o(a) candidato(a) está em dia com suas obrigações eleitorais e, para os candidatos de sexo masculino, com suas obrigações militares.

8. Três fotos 3 x 4 recentes;

9. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00(cem

reais).

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado por intermédio de depósito identificado em nome de FADEPE/Mestrado Profissional em Educação Matemática na conta corrente 205713-1 da agência 0024-8 do Banco do Brasil e o comprovante deverá ser anexado à documentação.

Obs.: Somente será considerada aceita a inscrição que atender a todos os requisitos exigidos e contiver todos os documentos solicitados. As inscrições deferidas serão divulgadas no site do programa e no mural do Departamento de Matemática até a data de 10 de outubro de 2009. O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do Instituto de Ciências Exatas – ICE até o prazo de 30 dias após a divulgação de resultados. Após esta data, os documentos serão destruídos.

II. Do Número de Vagas

Serão oferecidas 12 (doze) vagas para ingresso no 1º semestre de 2010, sendo 06 (seis) vagas para a linha de pesquisa 01 e 06 (seis) vagas para a linha de pesquisa 02. (Vide anexo 1)

III. Do Processo de Seleção

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática será realizado em três etapas assim descritas:

1ª Etapa

A primeira etapa compreenderá uma prova de múltipla escolha, sem consulta e com duração de três horas, constituída de 30 (trinta) questões de matemática, versando sobre os temas descritos no Anexo 2. O valor da prova é de 30 pontos.

Essa etapa possui caráter eliminatório e para ser classificado para a próxima etapa o candidato deverá ter um aproveitamento mínimo correspondente a 60% e pertencer ao conjunto dos 50 (cinquenta) candidatos com melhor aproveitamento.

(3)

2ª Etapa

A segunda etapa compreenderá uma prova constituída de duas partes: a primeira parte será constituída de 10 questões de múltipla escolha relativas à bibliografia em Educação Matemática presente no anexo 3. A segunda parte será constituída de uma dissertação sobre tema de interesse da Educação Matemática. O valor dessa prova é de 35 pontos – 10 pontos relativos à primeira parte e 25 pontos para a segunda parte.

Essa etapa tem caráter eliminatório, sendo classificado para a próxima fase o candidato que obtiver um aproveitamento mínimo de 60% na prova e pertencer ao conjunto dos 30 (trinta) candidatos com melhor aproveitamento na soma dos pontos da primeira e segunda etapas.

3ª Etapa

A terceira etapa caracteriza-se pela análise de documentos e arguição oral com os candidatos selecionados na segunda etapa. Nessa etapa serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

1. Análise do Anteprojeto de Pesquisa; 2. Análise do Curriculum Vitae;

3. Análise do Histórico Escolar;

4. Arguição oral dos candidatos, a ser realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2009, no Instituto de Ciências Exatas da UFJF, em horários e locais a serem divulgados posteriormente na página do Programa (www.mestradoedumat.ufjf.br) e no mural do Departamento de Matemática.

Essa etapa vale 35 pontos e tem caráter classificatório, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Nota Final

A nota final será dada pela soma das notas obtidas pelo candidato nas três etapas do processo seletivo.

Resultado Final

O resultado final será divulgado até o dia 01 de dezembro de 2009, com a listagem dos aprovados no site do programa (www.mestradoedumat.ufjf.br) e no mural do Departamento de Matemática.

IV. Da Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção será nomeada pelo Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática.

(4)

V. Do Cronograma

Atividade Data Local e horário

Inscrição 01 a 30 de setembro de 2009

Secretaria do ICE, campus universitário, de 08h às 12h e de 14h às 17h (dias úteis) Deferimento das inscrições 10 de outubro de 2009 Página do programa e mural

do Depto de Matemática a partir de 14h

Seleção – 1ª etapa 31 de outubro de 2009 14h às 17h (Anfiteatro do ICE)

Divulgação do Gabarito/ Divulgação do resultado da 1ª etapa

03 de novembro de 2009 Página do programa e mural do Depto de Matemática a partir de 09h.

Recursos 03 de novembro de 2009 Secretaria do ICE, campus universitário de 14h às 17h. Resultado dos recursos 04 de novembro de 2009 Secretaria do ICE, campus

universitário, de 14h às 17h. Seleção – 2ª etapa 07 de novembro de 2009 14h às 17h (Anfiteatro do

ICE). Divulgação do resultado da

2ª etapa

21 de novembro de 2009 Página do programa e mural do Depto de Matemática a partir de 14h

Seleção – 3ª etapa 27 a 28 de novembro de 2009

O local e horários serão divulgados na página do programa e no mural do Depto de Matemática a partir do dia 23/11/09.

Divulgação do resultado final 01 de dezembro de 2009 Página do programa e mural do Depto de Matemática a partir de 14h

IMPORTANTE: O gabarito da prova escrita, as notas de todas as provas e as listas dos aprovados em todas as etapas poderão ser antecipadas das datas apresentadas no cronograma acima, no site do programa, por decisão da banca examinadora.

VI. Das Disposições Gerais

Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Juiz de Fora, 20 de julho de 2009.

Adlai Ralph Detoni Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Matemática

(5)

Anexo 1 – Linhas de Pesquisa do Curso

Linha 01 - Ensino e Aprendizagem da Matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção Pedagógica em Matemática.

As atividades vinculadas a essa linha de pesquisa visam: a) o estudo e a análise da utilização de diferentes estratégias de ensino capazes de propiciar mudanças efetivas na qualidade da formação matemática de professores e estudantes de matemática; b) a análise do fracasso do Ensino de Matemática e das rotinas que o sustentam com vistas a sugerir caminhos para sua superação; c) a investigação da produção de significados de estudantes para a Matemática com vistas a uma melhor interação entre professor-aluno e uma intervenção didática mais efetiva; d) a pesquisa e a implementação de cursos de serviços para a Licenciatura em Matemática e para áreas onde a Matemática se faz presente.

Linha 02 - Tecnologias da informação e Comunicação na Educação Matemática.

A linha tem como objetos de pesquisa: a) o desenvolvimento e a avaliação de ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem para uso dos professores na aula de matemática, com destaque para a busca de metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem apropriadas ao contexto da tecnologia da informação aplicada ao Ensino de Matemática; b) o desenvolvimento, implementação e avaliação de material didático (softwares educacionais, objetos de aprendizagem, textos, hipermídias, vídeos) centrados nos conteúdos de Matemática; c) a pesquisa sobre o uso das tecnologias e sua relação com as escolas e a prática do professor de matemática, objetivando, deste modo, a transferência dessas novas tecnologias para essa área de conhecimento em seus diferentes níveis e modalidades, visando à melhoria da qualidade de ensino.

(6)

Anexo 2 – Conteúdos da prova de Matemática

1. Funções de uma variável real a valores reais. 2. Matrizes e Sistemas Lineares.

3. Geometria Euclidiana Plana: propriedades das figuras planas, congruência e semelhança de triângulos, áreas de figuras planas, construções geométricas elementares.

4. Geometria Espacial Métrica.

5. Geometria Analítica Plana: distância entre dois pontos, a reta, a circunferência, as cônicas. Coordenadas polares. Equações paramétricas.

6. Geometria Analítica Espacial: a reta, o plano, a esfera e as quádricas. 7. Derivadas: Regras de derivação. Derivadas de funções algébricas,

trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Teorema de Rolle e teorema do Valor Médio. Aplicações: Esboço gráfico de funções via derivada. Problemas envolvendo taxas de variação.

8. Integrais: Integral indefinida: Propriedades da integral indefinida. Primitivas imediatas. Integração por partes e frações parciais. Integral definida: Propriedades, Teorema do Valor Médio, Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicação: cálculo de áreas.

Bibliografia sugerida para a prova de Matemática

BOLDRINI, J.L. Álgebra linear. 3ª ed. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1984. CALLIOLI, C.A. et al. Álgebra linear e aplicações. São Paulo: Atual, 1990. DOLCE, O.; POMPEO, J.N. Fundamentos da matemática elementar. Vol.10. São Paulo: Atual, 1985.

GUELLI, C.A. et al. Geometria Métrica. São Paulo: Moderna, s.d.

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de cálculo. Vol1. Rio de Janeiro: L.T.C., 1985. LEHMANN, C.H. Geometria Analítica. 5 ed. Rio de Janeiro: Globo, 1985.

REZENDE, E.Q.F.; QUEIROZ, M.L.B. Geometria euclidiana plana e construções

geométricas. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. Vol.1. 2 ed.. São Paulo: Markrom Books, 1995.

(7)

Anexo 3 – Bibliografia em Educação Matemática

BAIRRAL, Marcelo A. Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em Ambientes

Virtuais a Distância. Editora Universidade Rural, 2007.

BORBA, M.; GODOY, M. Informática e Educação Matemática. 2 ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais de Matemática para 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares

Nacionais de Matemática: Ensino Médio Brasília: MEC/SEF, 1999.

D’Ambrósio, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001(Coleção Tendências em Educação Matemática)

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Ângela. História na Educação Matemática: Propostas e

Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 (Coleção Tendências em Educação Matemática)

PONTE, João P. et al. Investigações Matemáticas na Sala de Aula: Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

(8)

Anexo 4 – Ficha de Avaliação da Dissertação

Os critérios de avaliação da dissertação serão os seguintes: i) Pertinência ao tema proposto;

ii) Coerência, fluência e encadeamento das ideias; iii) Capacidade de argumentação;

iv) Conhecimento das concepções dos pensadores em Educação Matemática, relativo ao tema da dissertação;

v) Correção linguística, pontuação, ortografia e acentuação.

Anexo 5 – Ficha de Avaliação do 3ª Etapa

I - Análise do Anteprojeto de Pesquisa e Arguição oral

ITEM DESCRIÇÃO

01 Avaliação do Anteprojeto (Pertinência do anteprojeto com os objetivos do programa, coerência global do projeto)

02 Avaliação da arguição oral do candidato II. Análise de Títulos (comprovados)

ITEM DESCRIÇÃO

01

Experiência docente comprovada na área de Matemática.

02

Avaliação do Histórico Escolar

03

Especialização Lato Sensu em Educação Matemática, Matemática ou em Educação.

04

Artigo completo publicado em Anais de Eventos de Educação Matemática (nos últimos três anos)

05

Artigo publicado em revistas de Educação ou de Educação Matemática (últimos três anos)

06

Livro e capítulo de livro.

Participação em Grupos de Pesquisa (últimos três anos)

07

Projetos extraclasse concluídos e desenvolvidos na Escola ou em Instituições de Ensino. Produção de Software e de material didático (últimos três anos)

08

Participação em Congressos, Seminários, Simpósios. Participação em

comissões organizadoras de eventos de Ed. Matemática. (últimos três anos).

09

Monitorias, Estágios de docência e Iniciação Científica.

10

Apresentação de trabalhos, apresentação de conferência e participação como palestrante em mesas redondas em eventos científicos.(últimos 3 anos)

Referências

Documentos relacionados

Com a criação, em 2007, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (NINTEC-UFPI), foi concentrado esforços na formação de

Foram várias as leis regulamentadoras das profissões dos funcionários públicos sob o governo Lula, criando, inclusive, diversas carreiras públicas. Além disso, o

O projeto pretende implementar um sistema de captura de ´ audio para auxiliar o processo de gera¸c˜ ao de laudos viabilizando a an´ alise de sistemas de reconhecimento de voz. Al´

§ 2º - Em decorrência da incorporação a que se refere o § 1º deste artigo, os números de Uraefts previstas neste artigo passam a ser de 26,06 (vinte e seis vírgula zero

Assim, considerando-se a atuação da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados brasileira e diante da necessidade de dar uma resposta plausível à questão sobre

Os números de competição fornecidos pela Organização deverão figurar em cada uma das portas da frente da viatura, durante toda a prova. A falta de um número de competição

As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Avaliação o direito de excluir do processo seletivo os currículos que não

Como uma irrupção para a pós-retomada da produção audiovisual capixaba que aconteceria nos anos 1990, o primeiro ciclo videográfico chega no fim da década de 1980