• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso TCC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Capítulo I – Das Condições Gerais

1 – O aluno do curso, cuja estrutura curricular contemple o TCC, deve se matricular na disciplina conforme as normas institucionais e frequentar as aulas e reuniões de orientação.

2 – A matrícula, frequência e aprovação em TCC são obrigatórias tanto nos cursos em que há oferta da disciplina em apenas um módulo, quanto naqueles em que a oferta se dá em dois módulos.

3 – Independente do fato de o curso ofertar a disciplina em um ou dois módulos, o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso deverá, obrigatoriamente, constar de duas etapas, nas quais os alunos devem obter aprovação mínima, de acordo com o que descreve este regulamento , nos capítulos I e II, a saber: a) elaboração e apresentação do Projeto de Pesquisa; b) elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso à Banca examinadora.

4 – A nota mínima para aprovação na disciplina de TCC é 70 (setenta) pontos e a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e/ou reuniões de orientação agendadas.

Capítulo II – Das Especificidades de Oferta da Disciplina TCC nos Módulos e das Formas de Avaliação Processual

5 – Nos cursos cujas estruturas curriculares ofertam a disciplina TCC em apenas UM módulo, os 100 (cem) pontos serão distribuídos em duas etapas de 50 pontos, da seguinte forma:

a) 1ª etapa: 30 (trinta) pontos atribuídos ao processo de elaboração e de apresentação do Projeto de Pesquisa do TCC; 20 (vinte) pontos relativos à avaliação da qualidade do Texto/Produto Final do TCC pelo professor orientador;

b) 2ª etapa: 50 (cinquenta) pontos referentes à avaliação do TCC pela Banca Examinadora

Os alunos que não atingirem, no mínimo, 20 (vinte) pontos no somatório das notas obtidas na 1ª etapa não serão considerados qualificados para submeter o trabalho à Banca Examinadora.

6 – Nos cursos cujas estruturas curriculares ofertam a disciplina TCC em DOIS módulos distintos:

(2)

6.1 – Para a disciplina TCC ofertada no primeiro dos dois módulos, os 100 ( cem) pontos corresponderão, integralmente, ao Projeto de Pesquisa do TCC, devendo ser distribuídos em duas etapas de 50 (cinquenta) pontos, da seguinte forma:

a) 1ª etapa: 50 (cinquenta) pontos referentes ao processo de elaboração do projeto de Pesquisa;

b) 2ª etapa: 20 (vinte) pontos relativos à avaliação da qualidade do texto final do Projeto de Pesquisa do TCC pelo professor orientador e 30 (trinta) pontos referentes à avaliação da apresentação oral do Projeto de Pesquisa do TCC ao professor orientador.

Os alunos que não atingirem mínimo de 40 (quarenta) pontos no somatório dos valores atribuídos ao processo de elaboração do projeto de Pesquisa e à avaliação da qualidade final do texto do projeto, não serão considerados qualificados para a apresentação oral do Projeto de pesquisa ao professor orientador.

6.2 – Para a disciplina TCC ofertada no segundo dos dois módulos, os 100 (cem) pontos corresponderão, integralmente, ao trabalho de Conclusão de Curso, devendo ser distribuídos em duas etapas de 50 (cinquenta) pontos, da seguinte forma:

a) 1ª etapa: 50 (cinquenta) pontos divididos entre o processo de elaboração do TCC 30 (trinta) pontos e qualificação do Texto ou Produto Final 20 (vinte), pelo professor orientador;

b) 2ª etapa: 50 (cinquenta) pontos referentes à avaliação do TCC pela banca Examinadora.

Os alunos que não atingirem no mínimo 20 (vinte) pontos no somatório das notas da primeira etapa não serão considerados qualificados para submeter o trabalho à Banca Examinadora.

QUADRO SINÓPTICO DE DISTRIBUIÇÃO DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO

TCC em Módulo Único

Distribuição de Pontos

50 30 Processo de elaboração do Projeto de Pesquisa 20 Qualificação do texto final do TCC pelo

professor orientador

50 TCC avaliado pela Banca Examinadora

TCC em Dois Módulos

Módulo 1

50 Processo de Elaboração do Projeto de Pesquisa

50

20 Qualificação do Texto Final do Projeto de Pesquisa pelo professor orientador

30 Apresentação oral do Projeto de Pesquisa ao professor orientador

Módulo 2

50 30 Processo de Elaboração do TCC

(3)

orientador

50 TCC avaliado pela Banca Examinadora

7 – Em caso de não aprovação do Projeto de Pesquisa e/ou do TCC, na etapa de qualificação pelo orientador, será concedido prazo de 15 (quinze) dias corridos, para que o grupo ou o aluno refaça e apresente o texto diretamente ao professor orientador, que decidirá, na arguição, pelo encaminhamento ou não do trabalho para a etapa final de avaliação pela Banca Examinadora.

7.1 – Não haverá reelaboração ou reapresentação de trabalhos em caso de reprovação pela Banca Examinadora.

Capítulo III – Da Orientação Metodológica e da Forma de Submissão à Banca Examinadora

8 – Na elaboração do Projeto de Pesquisa, o aluno deverá observar os seguintes itens: 1. Tema; 2. Problema; 3. Justificativa; 4. Objetivos; 5. Revisão de Literatura; 6. Metodologia; 7. Referências Bibliográficas.

9 – Os Trabalhos de Conclusão de Curso, atendendo às normas de metodologia científica e às diretrizes curriculares específicas, poderão versar sobre assuntos técnicos, científicos, artísticos, ou estudos históricos, geográficos, sobre pessoas, temas ou localidades.

10 – Os trabalhos poderão ser apresentados sob forma de monografia, relatório, artigo científico, projeto experimental ou outras, de acordo com a especificidade de cada curso, definidas nos respectivos projetos pedagógicos.

11 – O TCC deve ser elaborado de acordo com o que estabelecem as “Normas para Trabalhos Acadêmicos”, disponíveis na Biblioteca para consulta e no portal do Unimonte para download.

12 – Todo TCC deverá ser submetido à Banca Examinadora, que fará arguição oral do texto escrito/produto final, podendo a apresentação se dar na forma de poster, painel ou outras formas que atendam às especificidades de formação do curso, tais como vídeos, filmes, maquetes, relatos ou demonstrações , conforme orientação da Coordenação, e de acordo com o projeto pedagógico do curso.

13 – Os alunos matriculados nas disciplinas que envolvem a realização de um trabalho para a conclusão de curso deverão receber, obrigatoriamente, do professor da disciplina, as orientações metodológicas necessárias e, optativamente, a supervisão teórica e/ou técnica de um professor co-orientador escolhido pelo discente de acordo com as áreas estabelecidas e aprovadas pela Instituição.

(4)

14 – As áreas do conhecimento serão definidas pelos colegiados dos cursos respeitando-se os eixos de formação específica e de formação profissional e nortearão a escolha dos temas de projetos de pesquisa e dos TCCs. No início de cada semestre letivo, as áreas de conhecimento serão divulgadas, para escolha dos alunos, de acordo com sua área de formação profissional.

15 – As características metodológicas da orientação e avaliação processual da disciplina TCC, respeitado o previsto neste Regulamento, serão definidas pelo professor orientador, devendo contemplar os dois princípios centrais do Projeto Acadêmico do Unimonte: o trabalho coletivo e a aprendizagem significativa, intrinsecamente associados ao conceito de interdisciplinaridade.

16 – Os trabalhos serão elaborados individualmente nos cursos de Direito, Medicina Veterinária e outros cujas Diretrizes Curriculares assim o exijam, ou em grupos de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) participantes. Os nomes dos componentes dos grupos, assim como o tema do trabalho, em consonância com as áreas de conhecimento do curso, deverão ser inscritos via formulário eletrônico disponível no Portal Unimonte, no período de inscrição previsto no Calendário Acadêmico, não podendo, sob quaisquer circunstâncias ou alegações, serem alterados após o envio do registro.

17 – O TCC, depois de finalizado, deverá ser entregue ao professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso até 10 (dez) dias antes da primeira data do início do período programado para as apresentações , em duas vias encadernadas em espiral, e uma via em CD ROM, de acordo com o padrão estabelecido nas “Normas para Trabalhos Acadêmicos” disponível na Biblioteca e no Portal do Unimonte para download.

18 – O professor de TCC confere a entrega dos trabalhos sob sua orientação com as listas dos trabalhos pré-inscritos e os encaminha para os assistentes de coordenação para que organizem, junto com o coordenador do curso, as bancas examinadoras.

Capítulo IV – Da Composição da Banca Examinadora e do Processo de Julgamento do TCC

19 – A composição da Banca Examinadora será definida pela coordenação do curso, que convidará dois professores – sendo um deles, obrigatoriamente, um docente do Unimonte e, facultativamente, um docente de outra IES ou mesmo da empresa ligada à área de conhecimento pertinente ao tema do TCC. A composição da Banca Examinadora não será divulgada antecipadamente.

20 – Findas as arguições, a Banca Examinadora emitirá parecer e uma nota resultante da avaliação do trabalho escrito (valor 30 pontos) e da apresentação oral (valor 20 pontos). A nota deverá ser expressa em números inteiros. Será facultada, aos cursos em que há predomínio de produções artísticas ou de caráter visual, distribuição diferenciada dos pontos para o trabalho escrito e a apresentação oral, cabendo ao Coordenador do curso defini-la e divulgá-la, previamente, aos docentes, discentes e membros da Banca Examinadora.

21 – A fim de melhor instruir a composição do parecer e avaliação final do TCC, a Banca Examinadora, caso julgue necessário, poderá requerer ao professor orientador o extrato das notas atribuídas durante o processo de elaboração do TCC.

(5)

22 – A ficha de avaliação da Banca Examinadora (anexo1), depois de preenchida pelos avaliadores, será encaminhada ao professor orientador para lançamento no sistema on line – SOL, encerrando-se, assim, o processo.

23 – Os alunos que não atingirem mínimo de 70 (setenta) pontos, considerando o somatório da etapa de elaboração mais a avaliação da banca Examinadora , e/ou que não tenham frequência mínima de 75% das aulas e reuniões de orientação programadas serão considerados reprovados em TCC para todos os efeitos, e deverão efetuar nova matrícula na disciplina, cumprindo integralmente o programa.

24 – A ausência do(s) autor(es) do TCC na data de apresentação fixada no calendário, se não for devidamente justificada nos casos amparados por Lei, reprova o grupo ou o(s) aluno(s) ausente(s), que deverá(ão) matricular-se novamente e cumprir integralmente a disciplina.

25 – Em caso de reprovação, não caberá recurso à decisão da Banca Examinadora, nem qualquer possibilidade de requerer avaliação alternativa.

Capítulo V - Das Disposições Finais

26 – Na semana de apresentação, todos os professores da graduação, que ministram aulas nos módulos que oferecem a disciplina TCC, cumprirão seus horários em classe normalmente, para dar apoio, esclarecer dúvidas e orientar os grupos nos preparativos finais para a apresentação do TCC.

27 – Comporão o acervo das Bibliotecas do Centro Universitário apenas os Trabalhos de Conclusão de Curso com nota igual ou superior a 80% (oitenta por cento) da nota atribuída ao trabalho escrito.

28 – Os alunos deverão entregar, juntamente com as cópias do TCC, duas vias do Termo de Autorização para divulgação gratuita no site da Instituição, conforme Lei Federal nº 9160, de 10/0/1998. O termo encontra-se disponível no Setor de Atendimento ao Aluno e no link da Biblioteca.

29 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Núcleo Acadêmico, ouvida a Reitoria do Unimonte.

(6)

Anexo à Resolução CEPE nº 06/2014

ANEXO I

GRADUAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO __º Semestre de 20___

FICHA DE AVALIAÇÃO

Curso:______________________________________________________________________ Aluno(s):______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ Título do Trabalho:____________________________________________________________ Orientador: __________________________________________________________________ CRITÉRIOS PONTOS Previstos Obtidos TRA BA LHO ES CR IT O 30 P O NT OS

1) se o título, o resumo e as palavras-chave são coerentes com o conteúdo do texto; 3

2) se o objetivo do trabalho está claramente expresso; 3

3) se o que o autor propõe no objetivo está desenvolvido no conteúdo; 3

4) se os argumentos são apresentados coerentemente; 3

5) se os pressupostos são claros e foram consistentemente seguidos; 3

6) se o trabalho é condizente com a teoria proposta; 3

7) se o trabalho revela conhecimento da bibliografia pertinente; 3

8) se o texto apresenta redação correta, de acordo com a Norma Culta da Língua

Portuguesa; 3

9) se a formatação segue a Metodologia da Pesquisa Científica 3

10) se as normas da ABNT para os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

(7)

APR ES ENT ÃO O RA L 20 P O NT O S Habilidades: 10 pontos

Boa comunicação: articulação e coerência entre a exposição oral e o

trabalho escrito 5

Domínio dos recursos audiovisuais e a relação coerente com a proposta do trabalho

5

Arguição da banca:

10 pts

Clareza e objetividade nas respostas

5

Coerência com o trabalho escrito.

5 TOTAL DE PONTOS 50 COMENTÁRIOS: ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Santos, ______/______/_______ Assinatura dos avaliadores:

1)_________________________________________________________ 2) ________________________________________________________

3) ________________________________________________________

(8)

Referências

Documentos relacionados

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

O objetivo dessa aula era fazer circular novos discursos sobre as questões de gênero, refletir sobre o processo de construção das masculinidades e, assim, tentar desestabilizar

O estudo foi aplicado para os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos totais (HPA total ) e os compostos presentes na Lista de Valores Orientadores para Solo e

Assim, tanto para o Etanol, como para os compostos BTEX as áreas prioritárias para sua localização foram a seção superior da região da fonte, em primeiro lugar, apresentando

Como se pode observar nas Figuras 5.37 e 5.40, a influência da condutividade hidráulica em cenários com recarga (análise de sensibilidade 3) apresentou a mesma tendência nos

Através do acompanhamento do traçador íon brometo pelo período de 5,5 anos, quantificou-se os parâmetros de fluxo por meio de calibração com o modelo matemático bidimensional

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades