• Nenhum resultado encontrado

Bélgica-Bruxelas: Seguro «contra todos os riscos à exceção dos excluídos» do edifício «European Convention Center Luxembourg» (ECCL) 2015/S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bélgica-Bruxelas: Seguro «contra todos os riscos à exceção dos excluídos» do edifício «European Convention Center Luxembourg» (ECCL) 2015/S"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

25/07/2015 S142 Conselho - Contrato de prestação de serviços 1/9 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=TED:NOTICE:260103-2015:TEXT:PT:HTML

Bélgica-Bruxelas: Seguro «contra todos os riscos à exceção dos excluídos» do edifício «European Convention Center Luxembourg» (ECCL)

2015/S 142-260103 Anúncio de concurso

Serviços

Directiva 2004/18/CE

Secção I: Autoridade adjudicante

I.1) Nome, endereços e ponto(s) de contacto

Conselho da União Europeia, Secretariado-Geral rue de la Loi 175

1048 Bruxelas BÉLGICA

Telefone: +32 22818062

Correio electrónico: tendering@consilium.europa.eu

Fax: +32 22800262

Para obter mais informações, consultar: O(s) ponto(s) de contacto indicado(s) acima

O caderno de encargos e documentos complementares (nomeadamente para o diálogo concorrencial e para um Sistema de Aquisição Dinâmico) podem ser obtidos consultando: O(s) ponto(s) de contacto

indicado(s) acima

As propostas ou pedidos de participação devem ser enviados para: O(s) ponto(s) de contacto indicado(s)

acima

I.2) Tipo de autoridade adjudicante

Instituição/Agência europeia ou organização internacional I.3) Actividade principal

Serviços públicos gerais

I.4) O contrato é adjudicado por conta de outras autoridades adjudicantes

A autoridade/entidade adjudicante procede à aquisição por conta de outras autoridades adjudicantes: não

Secção II: Objecto do contrato

II.1) Descrição

II.1.1) Título atribuído ao contrato pela autoridade adjudicante:

Seguro «contra todos os riscos à exceção dos excluídos» do edifício «European Convention Center Luxembourg» (ECCL).

II.1.2) Tipo de contrato e localização das obras, local de entrega ou de prestação dos serviços

Serviços

Categoria de serviços n.º 6: Serviços financeiros a) Serviços de seguros b) Serviços bancários e de investimento

Código NUTS LU

II.1.3) Informação acerca do contrato público, acordo-quadro ou Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD)

(2)

II.1.4) Informação sobre o acordo-quadro

II.1.5) Descrição resumida do contrato ou da(s) aquisição(ões)

O Conselho da União Europeia ocupa parcialmente o edifício «European Convention Center Luxembourg» (ECCL), localizado em place de l'Europe 4, plateau de Kirchberg, 1449 Luxemburgo,

LUXEMBURGO. O presente contrato diz respeito à celebração de um contrato de seguros contra incêndios e riscos conexos para a cobertura do edifício em questão, bem como do respetivo recheio, através de um seguro de tipo «contra todos os riscos à exceção dos excluídos». O contrato terá uma duração de 4 anos: período inicial de 2 anos, seguido de 2 reconduções mediante acordo tácito, por um período de 1 ano de cada vez. II.1.6) Vocabulário comum para os contratos públicos (Classificação CPV)

66510000, 66515100

II.1.7) Informação relativa ao Acordo sobre Contratos Públicos (ACP)

Contrato abrangido pelo Acordo sobre Contratos Públicos (ACP): sim II.1.8) Lotes

Contrato dividido em lotes: não II.1.9) Informação sobre as variantes

São aceites variantes: não

II.2) Quantidade ou âmbito do contrato

II.2.1) Quantidade total ou âmbito:

O contrato consiste na cobertura de seguro contra incêndios e riscos conexos de uma parte

«Escritórios» (superfícies brutas de cerca de 9 500 m2) disponibilizada de modo contínuo (durante 12 meses por ano); e na cobertura de seguro de uma parte «Centro de conferências» (superfícies brutas de cerca de 53 000 m2) disponibilizada durante os meses de abril, junho e outubro de cada ano.

O valor total do recheio está estimado em cerca de 10 000 000 EUR.

As estimativas referidas acima não constituem qualquer obrigação de volume da parte do Conselho da União Europeia e são indicadas a título meramente informativo.

II.2.2) Informação sobre as opções

Opções: não

II.2.3) Informação sobre as reconduções

O contrato é passível de recondução: não II.3) Duração do contrato ou prazo de execução

Secção III: Informação de carácter jurídico, económico, financeiro e técnico

III.1) Condições relativas ao contrato

III.1.1) Cauções e garantias exigidas:

A enumerar no caderno de encargos que será enviado aos candidatos selecionados.

III.1.2) Principais condições de financiamento e modalidades de pagamento e/ou referência às disposições que as regulam:

A enumerar no caderno de encargos que será enviado aos candidatos selecionados.

III.1.3) Forma jurídica que deve assumir o agrupamento de operadores económicos ao qual vai ser adjudicado o contrato:

Podem apresentar a sua candidatura todas as pessoas coletivas ou agrupamentos de tais pessoas. 1. Agrupamentos:

(3)

25/07/2015 S142 Conselho - Contrato de prestação de serviços 3/9 O Conselho reserva-se o direito de exigir que o agrupamento selecionado revista uma forma jurídica

determinada caso seja necessário para a boa execução do contrato. Esta exigência poderá ser comunicada pelo Conselho a qualquer momento do processo de adjudicação do contrato mas, em todos os casos, antes da assinatura do contrato.

O agrupamento de operadores económicos deve comprovar a sua forma jurídica, o mais tardar, antes da assinatura do contrato, caso o mesmo lhe seja adjudicado. Esta forma jurídica poderá compreender uma das seguintes formas:

— uma entidade dispondo de uma personalidade jurídica reconhecida por um Estado-Membro,

— uma entidade sem personalidade jurídica, mas que ofereça ao Conselho da União Europeia proteção suficiente a nível dos interesses contratuais (segundo o Estado-Membro em questão, tal poderá ser, por exemplo, um consórcio ou uma associação temporária),

— a assinatura, por todos os parceiros, de um ato privado (acordo de procuração, etc.) que confirmará uma forma de cooperação.

O Conselho poderá aceitar outras formas jurídicas não previstas acima desde que estas garantam, caso se trate de um contrato no domínio dos seguros, a responsabilidade solidária das partes e sejam compatíveis com a execução do contrato.

Os agrupamentos devem indicar o nome da empresa-piloto (mandatário comum) e da pessoa de contacto único, responsável pelo acompanhamento do processo de concurso. Devem igualmente apresentar uma cópia dos documentos comprovativos que autorizam esta empresa e o seu representante legal a apresentar um pedido de participação, aquando da entrega do referido pedido em nome de participantes.

Da mesma forma, e desde que os comprovativos mencionados anteriormente só abranjam o pedido de participação, serão fornecidos na fase de apresentação da proposta os comprovativos que autorizam o mandatário a apresentar uma proposta e a assinar um contrato em nome do agrupamento, bem como a emitir faturas em nome dos restantes membros.

O pedido de participação deve indicar qual a forma de cooperação prevista.

A escolha definitiva do modo de cooperação e a produção dos comprovativos pelo agrupamento adjudicatário do contrato terá lugar o mais tardar entre a notificação da decisão de adjudicação e a assinatura do contrato. Estes documentos estabelecerão expressamente que os membros de um agrupamento são solidariamente responsáveis perante a entidade adjudicante e comprometem-se indivisivelmente para a execução do contrato.

Para os agrupamentos, o pedido de participação deve incluir os elementos seguintes para cada um dos participantes:

— as cópias das autorizações para apresentar um pedido de participação e a proposta,

— pormenores quanto à função de cada membro do grupo para a execução do contrato, indicando claramente quais os recursos específicos que serão disponibilizados para a execução do contrato para cada um dos membros; um compromisso formal de cada um deles, especificando que disponibilizarão os referidos recursos a outros, deve acompanhar o pedido de participação,

— os documentos indicados no ponto III.2.1.2, alíneas a) e b), do presente anúncio, ou seja, as provas de direito de acesso ao contrato (elegibilidade), bem como as declarações sob juramento relativas ao cumprimento dos critérios de exclusão,

— os documentos indicados nos pontos III.2.2 e III.2.3, alíneas a), b) e c), do presente anúncio, ou seja, os documentos relativos às provas das capacidades económicas, financeiras e técnicas.

Os documentos indicados no ponto III.2.3, alíneas a), b) e c), do presente anúncio, ou seja, os documentos relativos à prova da capacidade técnica do agrupamento, serão apresentados para o agrupamento na sua

(4)

totalidade e avaliados globalmente. No entanto, a entidade à qual os documentos se referem deve ser claramente indicada.

Uma vez que se tratam de referências ou documentos produzidos em resposta aos requisitos do ponto III.2.3, alíneas a), b) e c), caso estes não sejam provenientes diretamente das sociedades partes do agrupamento, o compromisso formal de qualquer outra entidade à capacidade da qual recorra deve ser fornecido na fase do pedido de participação, compromisso formal especificando que disponibilizará os recursos em questão ao agrupamento.

2. Atualização das informações:

Qualquer alteração às condições de parceria — agrupamento — introduzida no decurso do processo deve ser notificada à entidade adjudicante.

O Secretariado reserva-se o direito de voltar a solicitar, em qualquer fase do processo, os documentos indicados nos pontos III.2.1.2, III.2.2, III.2.3 e III.1.4.

III.1.4) Outras condições especiais

A execução do contrato está sujeita a condições especiais: sim

Descrição das condições especiais: o proponente deverá comprovar, obrigatoriamente, que cumpre as condições legais para exercer atividade no domínio dos seguros no Luxemburgo (por exemplo: prova de inscrição junto da autoridade competente em matéria de seguros, comprovativo de autorização concedida pela autoridade competente em matéria de seguro ou outra), tendo em conta a Lei de 12.7.2013 do Estado luxemburguês relativa aos «Profissionais do setor dos seguros». Esta exigência diz respeito, se for o caso, a todos os membros do agrupamento, bem como ao mediador de seguros.

III.2) Condições de participação

III.2.1) Situação pessoal dos operadores económicos, nomeadamente requisitos em matéria de inscrição em registos profissionais ou comerciais

Informação e formalidades necessárias para verificar o cumprimento dos requisitos: 1. Condições de exclusão:

Por força dos artigos 106.o e 107.o do Regulamento Financeiro aplicável ao orçamento da União, serão excluídos da participação no presente contrato e da respetiva adjudicação os candidatos que:

a) Se encontrem em situação de falência ou sejam objeto de um processo de falência, de liquidação, de concordata de credores, de cessação de atividade, estejam sob administração judicial ou sujeitos a qualquer outro meio preventivo de liquidação de património ou em qualquer outra situação análoga resultante de um processo da mesma natureza nos termos da legislação e regulamentação nacionais;

b) Eles próprios, ou pessoas com poderes de representação, de decisão ou de controlo sobre eles, tenham sido condenados por sentença transitada em julgado, proferida por uma autoridade competente de um Estado-Membro, por delitos que afetem a sua honorabilidade profissional;

c) Tenham cometido faltas graves em matéria profissional, comprovadas por meios que as entidades adjudicantes possam justificar, inclusive por decisões do BEI e de organizações internacionais;

d) Não tenham respeitado as suas obrigações relativamente ao pagamento das contribuições para a segurança social ou ao pagamento de impostos de acordo com as disposições legais do país em que se encontram estabelecidos, do país da entidade adjudicante ou do país em que o contrato deva ser executado;

e) Eles próprios, ou pessoas com poderes de representação, de decisão ou de controlo sobre eles, tenham sido condenados por sentença transitada em julgado por fraude, corrupção, participação numa organização criminosa, branqueamento de capitais ou qualquer outra atividade ilegal que prejudique os interesses financeiros da União;

f) Estejam sujeitos a uma das sanções administrativas (exclusão dos contratos financiados pelo orçamento da União por um período máximo de 10 anos):

(5)

25/07/2015 S142 Conselho - Contrato de prestação de serviços 5/9 — porque foram considerados culpados, na sequência de um processo de adjudicação de outro contrato, de falsas declarações ao fornecer as informações exigidas pela entidade adjudicante para a sua participação no concurso, ou por não terem fornecido essas informações,

— ou, na sequência de um processo de adjudicação de outro contrato, cometeram uma falta grave a nível da execução devido ao não cumprimento das obrigações contratuais.

Para além disso, serão excluídos da adjudicação de um contrato os candidatos que, durante o processo de adjudicação do referido contrato:

g) Se encontrem em situação de conflito de interesses;

h) Sejam culpados de falsas declarações ao fornecer as informações exigidas pela entidade adjudicante para a sua participação no contrato, ou não tenham fornecido essas informações.

Uma versão consolidada deste regulamento encontra-se disponível no sítio EUR-Lex (http://eur-lex.europa.eu/ LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2012:298:0001:0096:FR:PDF).

2. Na fase do pedido de participação: Os candidatos deverão apresentar:

a) Uma declaração sob juramento, devidamente datada e assinada por um representante legal da empresa, atestando que não se encontram numa das situações visadas nos artigos 106.o e 107.o do Regulamento Financeiro.

A declaração deve ser acompanhada pelos comprovativos que certifiquem o poder de assinatura. Um formulário-tipo para a declaração sob juramento poderá ser obtido na Internet, na «Consilium Tendering» (https://tendering.consilium.europa.eu/forms.aspx);

b) Um documento que comprove a sua autorização para produzir o artigo em objeto no contrato, nos termos da sua legislação nacional do Estado-Membro onde se encontra estabelecido. São aceites, por exemplo: uma cópia do certificado de inscrição num registo profissional ou comercial ou registo para efeitos de imposto sobre o valor acrescentado, um declaração de honra, um certificado de filiação a uma organização específica. 3. Na fase da adjudicação:

O proponente adjudicatário do contrato deverá fornecer no final do processo (num prazo de 10 dias úteis a contar da notificação da decisão de adjudicação e antes da assinatura do contrato) as provas a seguir mencionadas que confirmem a sua declaração sob juramento. O Secretariado considerará prova suficiente de que o proponente não se encontra num dos casos referidos nas alíneas a), b) ou e) a apresentação de uma certidão recente do registo criminal ou, na sua falta, de um documento equivalente emitido por uma autoridade judiciária ou administrativa do país de origem ou de proveniência, que permita inferir que estas exigências se encontram satisfeitas. O Secretariado considerará prova suficiente de que o proponente não se encontra na situação referida na alínea d) a apresentação de um certificado emitido pela autoridade competente do Estado em causa.

De acordo com a legislação nacional do país de estabelecimento do candidato, os documentos enumerados acima podem ser exigidos para as pessoas coletivas e/ou singulares, incluindo, se o Secretariado estimar necessário, para os dirigentes das empresas ou qualquer pessoa com poder de representação, decisão ou controlo do proponente.

Informa-se de que: no caso de agrupamento, a declaração sob juramento, assim como os documentos e as informações probatórias no caso de adjudicação do contrato, devem ser fornecidos individualmente para cada membro do agrupamento.

III.2.2) Capacidade económica e financeira

Informação e formalidades necessárias para verificar o cumprimento dos requisitos: — uma cópia das demonstrações financeiras (balanços e contas de exploração) dos 3 últimos exercícios (2012, 2013 e 2014) da qual conste o lucro anual antes da dedução de impostos. Se, por um motivo justificado, o candidato não

(6)

puder apresentar os documentos referidos, poderão os mesmos ser substituídos por uma declaração relativa ao lucro anual dos 3 últimos anos sem dedução dos impostos (2012, 2013 e 2014). Se as contas de exploração ou a declaração apresentarem um lucro médio negativo para os 3 últimos anos, o candidato deve fornecer qualquer outro documento que comprove a sua capacidade financeira e económica, tal como uma garantia adequada de um terceiro (por exemplo, da empresa-mãe), declarações bancárias do revisor oficial de contas ou equivalente,

— uma declaração indicando o volume de negócios anual específico no domínio abrangido pelo presente anúncio de concurso e realizado durante os 3 últimos exercícios (2012, 2013 e 2014).

Nível(is) mínimo(s) das normas eventualmente aplicáveis: um lucro anual antes da dedução de impostos médio positivo nos 3 últimos anos ou (no caso de ser negativo) qualquer outro documento que comprove a sua capacidade financeira e económica.

III.2.3) Capacidade técnica

Informação e formalidades necessárias para verificar o cumprimento dos requisitos:

Os candidatos deverão apresentar os documentos indicados a seguir com o seu dossier de pedido de participação:

a) Autorização:

Uma prova de inscrição junto da autoridade competente em matéria de seguros ou comprovativo de autorização concedida pela autoridade competente em matéria de seguro;

b) Apresentação:

Uma apresentação da empresa, dos seus domínios de atividade e da sua estrutura financeira, que demonstre:

— a sua capacidade profissional e técnica,

— uma experiência profissional para o tipo de serviços relativos ao contrato; c) Referências anteriores:

Uma lista dos principais serviços prestados e um resumo dos 3 contratos de maior envergadura executados ao longo dos 2 últimos anos (2013 e 2014) no domínio dos seguros contra incêndios e riscos conexos, com indicação dos nomes e dos dados de contacto dos destinatários dos serviços prestados e do prémio anual e/ou do número de m2 segurados. Este resumo de referências deverá ser acompanhado de elementos

comprovativos da execução dos serviços (certificados de boa execução, outros justificativos, etc.). O Conselho reserva-se o direito de solicitar aos destinatários dos serviços referidos o seu nível de satisfação em relação às prestações executadas.

NB: os documentos apresentados deverão ter uma data que corresponda a menos de 3 meses antes da data de publicação do presente anúncio.

As informações incompletas ou a falta de determinados documentos podem levar à rejeição do pedido de participação.

Em caso de candidatura por parte de um mediador de seguros, este deve igualmente apresentar os

documentos mencionados acima. Esta exigência aplica-se igualmente, se for o caso, a todos os membros do agrupamento.

Nível(is) mínimo(s) das normas eventualmente aplicáveis:

— o candidato deverá comprovar que cumpre todas as condições legais para exercer atividade no domínio dos seguros no Luxemburgo, tendo em conta a Lei de 12.7.2013 do Estado luxemburguês relativa aos «Profissionais do setor dos seguros». Esta exigência diz respeito, se for o caso, a todos os membros do agrupamento, bem como ao mediador de seguros,

(7)

25/07/2015 S142 Conselho - Contrato de prestação de serviços 7/9 — para cada um dos 2 últimos anos (2013 e 2014), o candidato deve demonstrar um mínimo de 3 contratos de seguro contra incêndios e riscos conexos (novos ou renovações), cada um com um prémio anual mínimo de 5 000 EUR.

No caso de uma candidatura apresentada por um agrupamento, os mínimos exigidos são cumulativos. III.2.4) Informação sobre contratos reservados

III.3) Condições específicas para os contratos de serviços

III.3.1) Informação sobre uma profissão específica

A execução dos serviços está reservada a uma profissão específica: sim

Referência às disposições legislativas, regulamentares ou administrativas pertinentes: seguros. III.3.2) Pessoal responsável pela execução do serviço

As pessoas colectivas devem indicar os nomes e habilitações profissionais do pessoal responsável pela execução do serviço: não

Secção IV: Procedimento

IV.1) Tipo de procedimento

IV.1.1) Tipo de procedimento

Limitado

IV.1.2) Limitações quanto ao número de operadores que serão convidados a concorrer ou a participar

IV.1.3) Redução do número de operadores durante a negociação ou o diálogo

IV.2) Critérios de adjudicação

IV.2.1) Critérios de adjudicação

Preço mais baixo

IV.2.2) Informação acerca do leilão electrónico

Vai ser efectuado um leilão electrónico: não IV.3) Informação administrativa

IV.3.1) Número de referência atribuído ao processo pela autoridade adjudicante:

UCA PRC 15/049.

IV.3.2) Publicação(ões) anterior(es) referente(s) ao mesmo contrato

não

IV.3.3) Condições para a obtenção do caderno de encargos e documentos complementares ou da memória descritiva

Documentos a título oneroso: não

IV.3.4) Prazo para a recepção das propostas ou pedidos de participação

1.9.2015 - 16:00

IV.3.5) Data de envio dos convites à apresentação de propostas ou dos convites para participar aos candidatos seleccionados

IV.3.6) Língua(s) em que as propostas ou os pedidos de participação podem ser redigidos

Qualquer uma das línguas oficiais da UE

IV.3.7) Período mínimo durante o qual o concorrente é obrigado a manter a sua proposta

IV.3.8) Condições de abertura das propostas Secção VI: Informação complementar

(8)

Contrato recorrente: não

VI.2) Informação sobre os fundos da União Europeia

Contrato relacionado com um projecto e/ou programa financiado por fundos da União Europeia: não VI.3) Informação complementar

1. Aspetos gerais:

O presente anúncio visa suscitar pedidos de participação (candidaturas) apresentados pelas partes interessadas. Serão convidados a apresentar uma proposta e, portanto, terão acesso aos documentos do concurso apenas os candidatos selecionados com base nos requisitos do presente anúncio. Nenhum documento adicional se encontra disponível para os candidatos nesta fase do processo.

A participação no presente concurso é gratuita. O caderno de encargos estará assim disponível gratuitamente para os candidatos que serão convidados a apresentar propostas.

A participação no presente contrato não concede o direito à adjudicação do contrato nem a qualquer indemnização pelas despesas incorridas.

O presente anúncio não inclui qualquer compromisso por parte da entidade adjudicante no que se refere à adjudicação do contrato.

2. Apresentação do pedido:

As partes que pretendam participar neste concurso devem apresentar um pedido de participação que contenha a totalidade dos documentos indicados nos pontos III.1.3, III.1.4 e III.2 e deve fazê-lo antes da data-limite definida no ponto IV.3.4 do anúncio. O processo de pedido de participação deve, preferencialmente, incluir um índice que especifique os documentos que o constituem.

O pedido de participação deve ser apresentado exclusivamente em formato de papel. 3. Apresentação dos pedidos de participação:

O pedido de participação, incluindo todos os documentos necessários, é enviado em 1 único exemplar para o endereço indicado no ponto I.1 antes da data-limite definida no ponto IV.3.4 do anúncio. O envio deverá ostentar a referência «UCA PRC 15/049».

A entrega em mão ou por serviços de correio por mensageiro deve ser feita no seguinte endereço: chaussée d'Etterbeek 70, 1040 Bruxelas, BÉLGICA — Cais de descarga (entre as 8:30 e as 16:30).

4. Cláusula relativa à proteção dos dados pessoais:

Caso o seguimento da sua resposta ao anúncio de concurso implique o registo e o tratamento de dados pessoais (por exemplo, nome, endereço, currículo), estes dados serão tratados em conformidade com o Regulamento (CE) n.o 45/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18.12.2000, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais pelas instituições e pelos órgãos comunitários e à livre circulação desses dados. Salvo indicação em contrário, as respostas às questões e os dados pessoais solicitados são necessários para avaliar a sua candidatura, em conformidade com o anúncio de concurso, e serão tratados apenas para essa finalidade pela entidade adjudicante designada no ponto I.1. Informações pormenorizadas relativas ao processamento dos seus dados pessoais encontram-se no registo público de tratamento de dados pessoais que pode ser consultado no endereço seguinte, para a entidade administrativa «DGA4 — Finanças»: http://www.consilium.europa.eu/contacts/data-protection/register/ applicationregister?lang=fr

VI.4) Procedimentos de recurso

VI.4.1) Organismo responsável pelos procedimentos de recurso

Tribunal Geral da União Europeia rue du Fort Niedergrünewald 2925 Luxemburgo

(9)

25/07/2015 S142 Conselho - Contrato de prestação de serviços 9/9 LUXEMBURGO

Correio electrónico: generalcourt.registry@curia.europa.eu

Telefone: +352 4303-1 Fax: +352 4303-2100 VI.4.2) Interposição de recursos

Informação precisa sobre o(s) prazo(s) para interposição de recursos: num prazo de 2 meses a partir da notificação ao queixoso ou, na ausência de notificação, a partir do dia da tomada de conhecimento do facto. A apresentação de uma queixa ao Provedor de Justiça Europeu não tem por efeito a suspensão do prazo em questão, nem a abertura de um novo prazo para a interposição de recursos.

O prazo pode ser prorrogado tendo em conta a distância por um período único de 10 dias, independentemente do local de domicilio ou do local de residência habitual da parte interessada.

VI.4.3) Serviço junto do qual se pode obter informação sobre a interposição de recursos

Conselho da União Europeia, Secretariado-Geral — DGA4 — Unidade Coordenadora das Aquisições rue de la Loi 175

1048 Bruxelas BÉLGICA

Correio electrónico: tendering@consilium.europa.eu

Telefone: +32 22818062 Fax: +32 22810262

VI.5) Data de envio do presente anúncio:

Referências

Documentos relacionados

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Um dia festivo num evento recheado de fortes emoções, pois, na oportunidade 05 colegas foram homenageados da Ordem do Mérito Radio Amadorístico Potiguar, que

Mochila / Mala para computador (duplo uso) de poliéster 1680D, alças no interior, costas forradas, fecho superior para adaptar sistema trolley, alça ajustável e amovível,

Pela meticulosa análise dos textos do documento, fica comprovado que a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental atribui à escola a função

Contra Jerônimo Soares, que foi escravo de Manoel Pereira de Castro desta cidade – Lisboa - e agora vive na Bahia por escravo de Antônio de Britto Correia, e é homem de

IX Bienal de São Paulo (1964); recebeu Menção Honrosa, Prêmio Estado do Amazonas por ocasião do II Festival da Cultura, Manaus (1968); figurou na ex- posição coletiva

› Limites de funcionamento alargados para aquecimento até -20°C › Unidades exteriores para aplicação em

Proc. a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Bioquímica Aplicada às Análises Clínicas; Atividade Orientada VIII A: Atividade Orientada em Análises Clínicas. c) INSTALAÇÃO