• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL Nome: Delânia do Nascimento Cardoso Idade: 39

Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES

MOTIVO QUE O LEVOU A FAZER ESSE CURSO

- Inicialmente por está concluindo o curso de psicologia, vir neste a oportunidade de agregar valores e conhecimento na área de saúde Mental. - Por trabalhar na área da educação vi a possibilidade de me aprofundar nos assuntos que envolvem as dificuldades e limitações dos educando nas escolas. - O interesse na capacitação foi à crença de que se pode fazer diferença na vida do ser humano, fazer-me e fazê-lo mais bem preparado para o enfrentamento do dia a dia e assim torna-la menos pesarosa e sim, mais prazerosa mesmo diante dos desafios.

- A necessidade de uma reciclagem prática e teórica para minha atuação profissional.

- Pelas diversas possibilidades de aperfeiçoamento nas áreas educacional e clínica, com as experiências e vivências de profissionais e pacientes (cliente e alunos).

- Escolhi a capacitação para complementar a minha formação, por meio da reflexão da prática e relatos de profissionais da área de saúde mental, me orientando para futuras formações.

- A necessidade do conhecimento das ações que promovam vínculos psicossociais e qualidade de vida dos indivíduos que possuem transtornos psíquicos.

- Conhecer a importância da estruturação da rede de atenção em saúde mental e os serviços especializados.

(2)

- Ampliar a visão do trabalho na saúde mental, compreendendo o sofrimento psíquico e assim conhecer os recursos necessários para um atendimento eficiente.

- Interagir com demais profissionais envolvidos nesse processo. SEU APROVEITAMENTO NOS MÓDULOS DO CURSO

Diante de uma área tão delicada para se trabalhar, tive a oportunidade conhecer um pouco mais o esplendoroso e enigmático ser humano. Durante a capacitação, a cada encontro retornava com muitas informações as quais me aguçava ainda mais a busca de mais conhecimento e via a necessidade de aprofundamento.

Inicialmente percebi as dificuldades em estabelecer relações entre determinados aspectos das síndromes e transtornos. O trabalho minucioso para identificar e apontar alguns limites e expectativas de pacientes e familiares. O cuidado em aplicar a prática e os conhecimentos como forma de produzir trabalhos eficientes que possam gerar bons resultados

A capacitação proporcionou um olhar diferencial ao ser humano em suas relações, sendo parte do conjunto dos aspectos significativos da vida das pessoas, que pode ser considerado um fator importante na constituição de sofrimento psíquico. O meio ao qual se é inserido pode contribuir tanto para um avanço satisfatório no tratamento quanto seu agravamento.

Vimos o quanto à escola é importante na vida de crianças para identificar características peculiar de alguns transtornos, pois neste ambiente que se apresenta as principais queixas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e comportamental. Nesse contexto que se observa os critérios de avaliação, como baixo rendimento escolar, baixa autoestima e agressividade. Depois de diagnosticado o problema, os medicamentos são os primeiros procedimentos a ser adotado para resolução, esse é catalisador, considerados seguros que proporciona benefícios significativos e imediatos. Estes diminuem ou eliminam os principais sintomas, porem a terapia é um instrumento essencial associado à medicação produz melhores resultados ao tratamento.

(3)

Aprendi as mulheres se tornam muito sensíveis durante a gestação, porem algumas passa por essa experiência tendo algumas alterações psíquicas. Alterações essas que pode ser influenciado por fatores orgânicos, familiares, conjugais, sociais, culturais. Esses podem causar desorganizações emocionais gravíssimas na vida da mulher e de seus pares, tendo muitas vezes como resultados a depressão.

Outro momento delicado na vida da mulher são alguns aspectos relacionados ao climatério, sua influência na qualidade de vida feminina. Considerando que não é um simples fenômeno biológico, mas sim, fenômeno esse é que responsável por fatores psicossociais e culturais; conhecer suas características é fundamental para uma prestação de assistência, visando assim, cuidado mais individualizado à mulher, em um momento delicado e sensível em sua vida.

Tive a oportunidade de conhecer algumas doenças, como: Hipotireoidismo e hipertireoidismo que são importantes causas de transtornos psiquiátricos e seus cuidados necessários para prevenção e manutenção de uma vida saudável. Assim como tratamentos eficazes.

Gostei muito em conhecer os aspectos importantes como, alimentação apropriada e exercícios físicos no tratamento de diabetes. Os transtornos alimentares como anorexia, bulimia, transtorno da compulsão alimentar, seus causadores e tratamentos.

Fiquei impressionada com hidrocefalia e microcefalia, suas causas e fatores que desencadeiam e como se dar o tratamento. Revi alguns transtornos e síndromes os quais tive oportunidade de me aprofundar um pouco mais, mas também conheci outros.

SEU APROVEITAMENTO NAS OFICINAS PRATICA E COMENTÁRIOS GERAIS SOBRE OS EDUCANDOS E SUAS SÍNDROMES, TRANSTORNOS E DIFICULDADES AVALIADAS POR VOCÊ.

A oficina me propiciou uma experiência maravilhosa, onde percebi todo o meu conteúdo teórico não tinha tanta eficiência. O contato com pessoas com

(4)

necessidade especiais, me abriu ainda mais a visão deste mundo ora antes restrito a teoria. Na clínica vi o quanto essas pessoas têm potencial para o seu desenvolvimento intelectual através aulas realizadas pelos facilitadores. Chamou-me muita a atenção durante uma aula o facilitador levou um jornal do dia anterior em que trazia noticias sobre a situação politica em que se encontra o país e o grupo interagiu levando as noticias as quais tem acesso na televisão e com seus familiares.

Outro momento foi durante a aula de artes, presenciei as possibilidades criativas, afetivas, motoras e intelectuais. Cada um com sua habilidade e interação com os demais.

Percebi que criatividade das pessoas com necessidades especiais, deve ser estimulada na busca de seus próprios meios de expressão, com referência nos seus elementos pessoais. Esse incentivo à descoberta de capacidades e sua autovalorização durante sua trajetória o habilitará para uma vida mais significativa. Isso pôde ser presenciada através do professor de dança. A clinica possibilita essas pessoas com seus transtornos e síndromes a reesignificar o que anteriormente seria um problema com o aprimoramento e mudança de sentido na valorização do ser humano.

Como você era antes de fazer o curso e como se encontra hoje

com a bagagem de informações adquiridas.

Essa área continua impregnada de mitos, preconceitos e estereótipos, apesar do crescente trabalho desenvolvido para melhoria de tratamento nesta área da saúde. Porem, durante a capacitação teve a oportunidade de desmistificar muitas delas. Uma vez que os profissionais de saúde mental estabelecem uma relação entre a doença e a saúde. Nesse sentido, durante estudos e investigação, aprendi que o trabalho desses profissionais tem como objetivo clarificar a presença ou ausência de atitudes estigmatizadas da saúde mental. A valorização da pessoa com necessidades especiais seja ela qual for, é de grande importância para que esse indivíduo possa ter uma vida social e até

(5)

mesmo individual com qualidade. Percebi que a sociedade se torna um grande entrave na vida dessas pessoas, quando vir seu diferencial como problema e algo difícil de conviver.

Essa capacitação me ajudou a ter um olhar mais humanizado com os meus alunos e fara grande diferença na minha avaliação pessoal.

CONCLUSÃO:

Tive grande satisfação em participar dessa capacitação, os profissionais envolvidos nesta foi de grande contribuição para nossa formação. A integração e o link promovido por cada cumpriu satisfatoriamente as expectativas. Percebi a satisfação da maioria dos profissionais, quanto aos avanços na qualidade de vida dos pacientes, isto é o que dar a credibilidade aos profissionais envolvidos e principalmente o ser humano envolvido no processo.

Referências

Documentos relacionados

239 que prevê uma medida punitiva para a prática do tráfico internacional de crianças: “Promover ou auxiliar a efetivação de ato destinado ao envio de criança e adolescente para

Na classificação geográfica, o melhor modelo foi o PLS-DA utilizando a faixa espectral entre 750 e 3750 cm -1 com os dados puros, pois além de classificar

A Care Plus classifica seus ativos financeiros, no reconhecimento inicial, sob as seguintes categorias: mensurados ao valor justo por meio do resultado, disponíveis

[r]

 A criação de um National Dissemination Point (NDP)/ Ponto de Disseminação Nacional é um requisito da participação de um país no Programa URBACT.  O NDP tem uma

É Docente do ensino superior (ESTG do Instituto Politécnico de Leiria) nas áreas de Gestão de Empresas e Controlo de Gestão e professor convidado da Autónoma

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe