• Nenhum resultado encontrado

Ação de Voluntariado junto a um grupo de crianças residentes na Vila do Ipê na cidade de Guaíba/RS Semeando a consciência sócio-ambiental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ação de Voluntariado junto a um grupo de crianças residentes na Vila do Ipê na cidade de Guaíba/RS Semeando a consciência sócio-ambiental"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ação de Voluntariado junto a um grupo de crianças residentes na Vila do Ipê na cidade de Guaíba/RS

“Semeando a consciência sócio-ambiental”

Autores: Ana Cláudia C. de Mello, Denise Ávila, Dílson Antônio de F. Borges Professor Orientador: Almiro Ferreira

Resumo:

Ação de Voluntariado junto a um grupo de crianças residentes na Vila do Ipê na cidade de Guaíba/RS intitulado “Semeando a consciência sócio-ambiental”. O objetivo da atividade foi desenvolver um projeto solidário que envolvesse ações voluntárias dos acadêmicos da disciplina de Gestão Pessoal. O trabalho foi realizado com as crianças do Projeto Descobrir. Desenvolveu-se como tema da ação social também a questão ambiental.

Palavras - chave: Responsabilidade Social; Voluntariado; Meio Ambiente.

Introdução:

Segundo Melo Neto e Froes (2001) as ações de responsabilidade social são extensivas a todos os que participam da vida em sociedade – indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos e outras instituições, haja vista que

muitos são os desafios a serem enfrentados no atual contexto da sociedade humana. O crescimento econômico, por si só, mostrou-se incapaz de solucionar os problemas sociais.

A sociedade civil, como resposta à ineficiência estatal, vem se organizando em grupos, defendendo causas humanitárias e interesses difusos de diversas naturezas. As mazelas sociais brasileiras são muitas, os índices de analfabetismo e o sistema de saúde são apenas exemplos esclarecedores da apatia e omissão estatal, que não representa mais a figura do provedor e único benfeitor, entrando em cena a representação das ONGs e das Empresas, através da chamada

(2)

Responsabilidade Social. Aos poucos o Estado vai sendo substituído pela iniciativa privada, seja no âmbito individual, coletivo ou empresarial.

A dedicação de parte do tempo, sem remuneração alguma, a atividades que busquem amenizar esse quadro, visando o bem estar social sem esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo, é o que este trabalho aborda.

Responsabilidade Social

Conforme Duarte e Dias apud Ashley (2002), a expressão responsabilidade social suscita uma série de interpretações. Ela pode ser entendida como uma idéia de responsabilidade ou obrigação legal; prática social, papel social e função social; comportamento eticamente responsável; contribuição caridosa; bem como um comportamento socialmente consciente. Sintetizando, podemos definir como o compromisso que tanto organizações, quanto pessoas físicas devem ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e tendo como conseqüência a melhoria da qualidade de vida.

Ações de Responsabilidade Social

O exercício da responsabilidade social tem dois focos distintos: os projetos sociais e as ações comunitárias. Os projetos sociais são empreendimentos voltados para a busca de soluções de problemas sociais que afligem populações e grupos sociais numerosos ou em situações de alto risco. Tais problemas, se negligenciados, agravam-se com o tempo e demandam soluções imediatas e de médio e longo prazo.

As ações comunitárias correspondem à participação em programas e campanhas sociais realizadas pelo governo, entidades filantrópicas e comunitárias ou por ambas. Tal participação ocorre por meio de doações, ações de apoio e trabalho voluntário. (Melo Neto e Froes-2001)

(3)

Responsabilidade Social Empresarial

A responsabilidade social ganhou importância, escopo e complexidade no mundo empresarial, possuindo as seguintes definições:

 Atitude e comportamento empresarial ético e responsável;  Postura estratégica empresarial para aumentar as vendas;

 Estratégia de melhor relacionamento com clientes, fornecedores, distribuidores e outras organizações a que se tem interesse;

 Marketing institucional;

 Estratégia de aceitação e inserção na comunidade;

Responsabilidade social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos,com os quais ela se relaciona,Pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade.Preservando recursos para as gerações futuras,respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais no mercado profissional,buscando uma melhor alternativa para ambas partes.

Logo essa boa imagem de responsabilidade social liga empresa e profissional,ao mercado dando destaque para estes.È uma boa forma de as empresas se relacionarem com a comunidade.Não simplesmente respeitando-a mas atuando de forma ativa para ajudá-la. Além de gerar empregos aos profissionais,também leva a pagar os impostos em dia e obedecer ás leis.Isso ajuda a desenvolver a empresa,levando ela a uma posição de destaque,perant5e outras empresas que atuam no mesmo setor econômico.

As entidades que desenvolvem essa projeto contam com o apoio de seus colaboradores em movimentos voluntários.essa parceria entre funcionário e empresa propicia um ótimo bem estar.Todos juntos em prol de um bem. (ULBRA, 2001)

São várias as empresas engajadas neste trabalho, fundações privadas, associações comerciais, financeiras, culturais ou artísticas, grupos

(4)

não-governamentais e demais entidades. Em fim a responsabilidade social é uma das armas que as empresas usam para atuar no mercado profissional.

Com as diversas transformações do mercado socioeconômico nas ultimas décadas, as empresas tiveram que se restaurar em seus conceitos, deixando de lado aquilo que era exclusivo, ”o lucro Maximo”, suas metas já não seriam somente a receita da empresa e sim o caminho social e a responsabilidade de criar uma nova harmonia de destaque na região onde sua operação esta instalada, surgindo assim a responsabilidade social.

Esta ideia, porém, é recente no meio dos negócios, que com as diversidades do mercado, pois se deve demonstrar maior transparência em suas atividades, agregação de novos conceitos junto a empresas e as comunidades, que se encontram ao seu redor, fazendo com que esta seja mais participativa a comunidade, gerando novos recursos com caráter mais responsável e social. “Coloque seus valores em pratica, é básico, de nada adianta um maravilhoso quadro de valores na parede do escritório se eles não são exercitados e praticados a cada decisão tomada”. (Tinoco, 2001)

Meio Ambiente

O modelo de desenvolvimento econômico prevalecente nas economias capitalistas ocidentais, algumas décadas atrás, baseava-se em ganhos crescentes de escala por meio do uso intensivo de insumos produtivos, principalmente os de extração direta na natureza, o que ocasionou danos a esta, degradando a biodiversidade.

Estes fatores fizeram com que ocorresse uma intensificação da consciência ambiental, aumentando a atuação de grupos e atores sociais, que passaram a reivindicar maior atenção por parte das organizações, no que diz respeito a redução de insumos e reciclagem. Contudo, a mudança comportamental e a consciência ambiental devem ser de toda a sociedade. Isso implica em atitudes diárias, como priorizar o uso de embalagens recicláveis, reduzir o consumo de água e energia, adquirir o hábito de devolver embalagens recicláveis e separar o

(5)

lixo, encaminhando aos devidos locais aqueles materiais que podem ser reutilizados. (Donaire, 1994; Barbieri, 1995; apud Ashley)

APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

O trabalho iniciou-se a partir do levantamento das entidades carentes localizadas no município de Guaíba. Entre os locais pré-selecionados o Projeto Descobrir, realizado na Vila do Ipê, foi o escolhido.

No planejamento das atividades a serem realizadas com as crianças do Projeto o grupo achou interessante abordar o tema “Preservação do Meio Ambiente” e foi escolhido o dia 18 de outubro de 2008 para aplicarmos o que havia sido elaborado.

Atividades realizadas:

 Integração com o grupo, utilizando uma técnica de apresentação com balões;

 Realização de palestra e exibição de documentário sobre reciclagem de lixo e preservação do meio ambiente;

 Exploração oral do assunto, questionando e premiando aqueles que respondem corretamente;

 Plantio de mudas de Ipê (árvore que possui o mesmo nome do bairro), Brinco de Princesa (planta símbolo do estado) e Azaléia;

 Distribuição de kits com material didático voltado para questões ambientais;

 Confraternização e encerramento das atividades com o oferecimento de um lanche.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática do voluntariado despertou no grupo o desejo de ajudar, de colaborar, compartilhando alegrias, aliviando sofrimentos e melhorando a qualidade de vida em comum. Toda essa vontade de contribuir e interagir com o semelhante necessitado nos trouxe a satisfação de ver no brilho dos olhos e no

(6)

sorriso das crianças que naquele dia fizemos a diferença. Esperamos que ações como esta ajudem a disseminar sementes de compaixão com o próximo, para que haja num futuro, não tão distante, uma sociedade menos desigual.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ashley, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo : Editora Saraiva, 2002.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. 13ª ed. Porto Alegre, 2005.

Melo Neto, Francisco Paulo de; Froes, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro : Editora Qualitymark, 2001.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio do Curso de Administração. 3º edição - São Paulo, Editora Atlas, 2007.

Tinoco, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social. Uma abordagem da Transparência e da Responsabilidade das Organizações. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

ULBRA, Universidade Luterana do Brasil. ULBRA em dados. Relatório de Educação, Saúde, Tecnologia, Esportes, Comunicação, Cultura, Responsabilidade Social. Canoas: Editora Nova Prova, 2005.

Referências

Documentos relacionados

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

Porém, as narrativas dos diários reflexivos selecionados para essa análise não somente trouxeram a voz do aluno de modo reflexivo para que o professor também possa pensar com

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é