• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 RUGBY REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017 RUGBY REGULAMENTO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2017

RUGBY

REGULAMENTO

1. Organização

A organização da competição de Rugby dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2017 é da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada em conjunto com o Clube Recreativo Sobredense.

2. Data, local e horário de realização

A competição de Rugby realiza-se no dia 3 Junho (Sábado), e terá lugar na Pista Municipal da Sobreda.

3. Escalões etários

Os escalões etários (equipas mistas) são os seguintes:

a) Sub – 14 (Iniciados) – praticantes nascidos em 2003, 2004 e 2005. b) Sub – 16 (Cadetes) – praticantesnascidos em 2001 e 2002.

4. Inscrições e Contactos

As inscrições dos participantes, equipas constituída por 7 jogadores de campo e 5 suplentes e dos responsáveis da respetiva seleção, num máximo de 3, devem ser enviadas para a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Almada até ao dia 4 de Maio (através do preenchimento da ficha em anexo).

Telefone – 212508820

Endereço electrónico – almada@jogosdofuturo.net

5. Sorteio

(2)

6. Modelo organizativo

6.1. Sistema de Jogo

O Torneio é dividido em duas fases, uma Fase de Grupos e posteriormente uma Fase Final Cada equipa fará um total de 3 a 4 jogos

6.2. Tempo de Jogo

Cada jogo terá a duração de 15’ (quinze minutos) = 7’+7’ (Intervalo: 1’)

6.3. Pontuação

Fase de Grupos Pontuação Vitória = 3 pontos Empate = 2 pontos Derrota = 1 ponto

Falta de comparência = 0 pontos Critérios de desempate

Em caso de empate na pontuação final da Fase de Grupos, vence a equipa com melhor registo de Vitórias em sistema de confronto direto nas equipas em questão.

Em caso de empate na pontuação final da Fase de Grupos, ao nível de confronto direto, vence a equipa com maior goal average (diferença entre pontos marcados e sofridos).

7. Leis de Jogo

1.

BOLA

A bola a utilizar deverá ser a nº 4 (Sub-14) e nº 5 (Sub-16).

2.

NÙMERO DE JOGADORES (Substituições)

Cada equipa será constituída por 12 (doze) jogadores, 7 jogadores de campo e 5 suplentes.

a) são permitidas substituições ilimitadas; em caso de lesão o jogador substituído poderá voltar a entrar;

b) as substituições terão de ser obrigatoriamente realizadas quando o jogo estiver parado e sempre com a devida autorização do árbitro (mesmo no caso de lesão ou jogador.

c) No caso de um jogador ser excluído, é da responsabilidade do seu treinador e do responsável do Torne, garantir que o jogador não volta a jogar nessa esma jornada.

d) é obrigatório a utilização de todos os jogadores inscritos no boletim de jogo, FICANDO À INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS TREINADORES, GARANTIR QUE TODOS OS SEUS ATLETAS JOGUEM O MESMO TEMPO DE JOGO NO FINAL DA JORNADA.

e) qualquer equipa que não tenha jogadores em nº suficiente para realizar o segundo ou terceiro jogo do convívio (jogador expulso ou devido a lesão) poderá utilizar jogadores cedidos por outra(s) equipa(s), antes de ser dado inicio ao jogo; no entanto exige-se um mínimo de 6 jogadores em campo.

(3)

3. TEMPO DE JOGO

O tempo total de jogo será de 15 minutos. (composto por 2 partes de 7 minutos, com 1 minuto de intervalo)

4.

A organização do evento reserva-se ao direito de alterar o tempo de jogo, antes ou no decorrer da atividade, com vistao ao cumprimento de horários.

COLOCAÇÃO DOS ADVERSÁRIOS NOS RECOMEÇOS DE JOGO

No início da 1ª e 2ª partes, e no reinício de jogo após ensaio, o recomeço deverá ser através de um pontapé de ressalto no centro do terreno. Os adversários devem estar colocados a 7 metros, devendo a bola percorrer esta distância. Caso a bola não ande os 7 metros, saia diretamente pela linha lateral, ou saia diretamente pela linha de bola morta o jogo recomeça sempre com um Pontapé Livre no centro do terreno.

NOTA: no caso de haver uma má execução no pontapé de início da 1ª e 2ª parte, a 1ª opção do árbitro deverá ser atribuir sempre a repetição do pontapé. Caso existam mais faltas técnicas, as opções anteriores deverão ser consideradas.

5. O CAMPO

A área do terreno do jogo é de 60m x 45m, conforme ilustra a figura. As Linhas de Ensaio são marcadas sobre as Linhas Laterais de 5m do campo de rugby de XV.

6. FORMAÇÃO ORDENADA

a)

b)

A Formação Ordenada (F.O.) será constituída sempre por 3 jogadores, formando uma 1ª linha, tendo os jogadores que permanecer ligados até ao final da (F.O.). Nenhum jogador da (F.O.) pode pontapear a bola na direcção da linha de ensaio adversária (PENALIDADE). Após o ENCAIXE (sem impacto) das 1ªs linhas, a (F.O.) deverá estar devidamente estabilizada, sendo permitido empurrar até meio metro, mas apenas depois da bola ter sido introduzida

60

metros

45 metros

60

metros

45 metros

(4)
(5)

d) Não é permitida qualquer pressão ou oposição sobre o médio de formação que ganhou a bola até que este:

- tenha passado a bola

- tenha começado a correr com a bola - tenha pontapeadoa bola

e) O médio de formação da equipa não introdutora não pode ultrapassar a linha de introdução; a introdução da bola pelo médio será sempre feita do lado esquerdo, ou seja do lado do pilar esquerdo

f) Os jogadores não participantes na formação ordenada (atacantes e defensores) devem estar colocados pelo menos a 5 metros atrás da sua equipa na (F.O.).

Recomendações aos árbitros para a(F.O.)

O árbitro deverá conduzir e corrigir o processo de construção da F.O., tendo em atenção os seguintes aspectos:

1. só dar início à (F.O.) depois do médio de formação ter a bola nas mãos e estar perto da (F.O.)

2. ANTES do encaixe, verificar a posição correta dos jogadores (pés paralelos, joelhos flectidos, costas direitas)

3. verificar ligações/pegas

4. indicar os três tempos: 1. Baixa; 2. Liga; 3. Forma 5. garantir a estabilidade da (F.O.)

6. garantir que a bola sai rapidamente da (F.O.) 7. ALINHAMENTO

O Alinhamento é composto por 3 jogadores de cada equipa, 1 Introdutor e 2 Saltadores.

a. O 1º jogador de cada equipa deverá estar a 5 metros da linha lateral e, o corredor entre as 2 equipas terá uma distância mínima de 1 metro. A bola terá que ser introduzida para o meio do corredor.

b. O Talonador defensor tem que estar a 2 metros da linha lateral e da linha de introdução. c. Podem existir alinhamentos rápidos, à semelhança do que acontece com o Rugby de XV,

desde que aplicadas as Leis em vigor (um alinhamento rápido, não é um alinhamento reduzido – estes são proibidos neste escalão)

d. O introdutor deve escolher antes do alinhamento uma entre duas opções (e informar o árbitro):

- Sem lifting, com disputa

- Com lifting, sem disputa (não haverá qualquer tipo de disputa pela bola até que o jogador receptor, da equipa introdutora, chega ao chão e realize: um passe ao medio de formação OU avance em relação à defesa com clara intenção de se constituir um maul – não pode procurar avançar sozinho)

8. JOGO AO PÉ

a) O jogo ao pé deve ser realizado para dentro do campo (com o objectivo de desorganizar a defesa, recuperar a bola, ou para conquistar terreno);

b) Jogo ao pé para fora (defensivo), só poderá ser realizado dentro dos “22 metros”. c) Os pontos serão obtidos apenas através da marcação de ensaios (não há transformações).

(6)

- se a bola se tornar injogável num ruck, então a introdução da bola na mêlée será a favor da equipa que progredia antes da paragem do jogo.

- se a bola se tornar injogável no maul, então a introdução da bola na (F.O.) será a favor da equipa que não tinha a bola no início do maul.

NOTA: não é permitido derrubar o maul.

Recomendações aos árbitros para o jogo no solo

a.

jogador placador – placa e larga o portador da bola imediatamente, devendo afastar-se do local da placagem;

b.

jogador placado – libertação imediata da bola (coloca/larga a bola no solo ou passa-a);

c.

quando há um ruck (bola no solo, e um ou mais jogadores de cada equipa, de pé e em contacto, a tentar conquistar a bola), o árbitro deve dizer “ruck” e “sem mãos”, até que uma das equipas ganhe a linha da bola

d.

após uma placagem ou num ruck, os jogadores no apoio (atacantes e defesnsores) devem mater-se em pé e não tapar a bola com qualquer parte do corpo, caso contrário serão penalizados com um Pontapé de Penalidade.

e.

ENTRADA NO RUCK PELO EIXO

10 .

HAND-OFF

Só é permitido hand-off dos ombros para baixo (mão aberta). 11

.

PENALIDADES

A equipa adversária tem que estar colocada a 7 metros de distância. Nas penalidades assinaladas fora da área de 22 metros é obrigatório jogar à mão.

Caso a equipa pontapeie a bola diretamente para fora na penalidade, o jogo recomeça com formação ordenada no local do pontapé, sendo a bola introduzida pela equipa contrária.

12

. UTILIZAÇÃO DOS JOGADORES

Só podem participar, em representação do seu Clube ou Autarquia, os jogadores com seguro desportivo e que apresentem IDENTIFICAÇÃO.

8. Prémios

Serão entregues medalhas às três primeiras equipas.

9. Casos omissos

(7)

Rugby

FICHA DE INSCRIÇÃO

MUNICÍPIO:_____________________________________

ESCALÃO SUB:_______________ N.º NOME dos PARTICIPANTES DATA de

NASCIMENTO N.º BILHETE IDENTIDADE / CARTÃO CIDADÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 RESPONSÁVEIS/ CARGO NOME N.º BILHETE IDENTIDADE / CARTÃO CIDADÃO

NOTA: Data limite de inscrição: 04 de Maio de 2017

(8)

DECLARAÇÃO

Eu, ________________________________________________, abaixo assinado, na condição de

encarregado(a) de educação de ____________________________________________________,

declaro que autorizo-o (a) a participar no Torneio de Rugby dos Jogos do Futuro 2017, a ter lugar

no dia 3 de junho de 2017 na Pista Municipal de Atletismo da Sobreda.

Declaro também que o meu educando (a) possui robustez física para participar em atividades

desportivas, assumindo a responsabilidade da sua participação.

Município de ______________________, ____ de maio de 2017

O Declarante

Referências

Documentos relacionados

o Recomendadas: embalagens plásticas que resistam ao produto, possa ser fechada repetidamente sem perda de produto, que não ocasione perda de produto, devem suportar com

A climatologia desta região mostra-se como uma das mais complexas do mundo, dependendo fundamen- talmente de sua posição geográfica referida aos diversos sistemas de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Fica permitido às empresas abrangidas por esta Convenção Coletiva de Trabalho o desconto em folha de pagamento mediante acordo coletivo entre empresa e Sindicato de

O Fundo tem por objetivo proporcionar aos Cotistas a valorização e a rentabilidade de suas Cotas, conforme a política de investimento definida no Capítulo V abaixo,

A Ata de Registro de Preços deverá ser assinada no prazo de até 3 (três) dias úteis, contados da data de convocação para sua assinatura. A recusa do licitante vencedor em assinar a

d) o Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas, mantido pela Controladoria- Geral da União, por meio de consulta ao site www.portaltransparencia.gov.br. A declaração de que

O Avaliador Líder desclassificará quaisquer itens que possam ser considerados inadequados, ferramentas, equipamentos relacionados à ocupação, que possam dar ao