• Nenhum resultado encontrado

Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Projetos

de aPoio

ao sus

C ADERNO DO CURSO 2015

CURSO DE AtUAliz Aç ãO

Capacitação em

direito à saúde

(2)

C ADERNO DO CURSO 2015

CURSO DE AtUAliz Aç ãO

Capacitação em

direito à saúde

Baseada em

evidências

(3)

Ficha Catalográfica

Biblioteca Dr. Fadlo Haidar

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Padilha, Roberto de Queiroz; Atallah, Álvaro Nagib

Capacitação em direito à saúde baseada em evidências / Roberto de Queiroz Padilha; Álvaro Nagib Atallah. – São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; Ministério da Saúde, 2015.

16p.

1. Educação a distância. 2. Direito da saúde. 3. Medicina baseada em evidências. 4. Diretrizes para prática clínica. I. Título. II. Álvaro Nagib Atallah.

P34

NLM: WB 102

© Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.

(4)

5 Apresentação 1. Coordenação 2. Público-alvo 3. Justificativa do curso 4. Objetivos 4.1. Objetivos gerais 4.2. Objetivos específicos 5. Metodologia

6. Desenvolvimento das atividades 7. Conteúdo programático 7.1. Estratégias de aprendizagem 8. Corpo docente 9. Duração do curso 10. Avaliação 11. Bibliografia recomendada 12. Agradecimentos 5 7 8 9 11 11 11 11 12 12 12 13 14 14 14 15

sumário

(5)

CapaCitação em Direito à SaúDe BaSeaDa em eviDênCiaS

5

Seja bem-vindo(a) aoCurso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências.

O objetivo deste curso é ligar a prática à melhor ciência e esta à melhor prática, destina-se a juízes, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados e gestores da saúde. Seu sucesso e os melhores resultados esperados estão certamente vinculados ao empenho e ao comprometimento de cada participante. Trata-se de um curso a distância gratuito, com duração anual, tutoria e consultoria em evidências científicas sob a efetividade, eficiência e segurança das decisões para a saúde.

Desejamos a você uma experiência educacional que contribua concretamente para o seu crescimento pessoal e profissional e para a melhoria da atenção do direito à saúde em nosso país, com fortalecimento do Sistema Único de Saúde e aprimoramento da judicialização da Medicina.

apresentação

Prof. Dr. Roberto de Queiroz Padilha

Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

(6)

7

1. Coordenação

Roberto de Queiroz Padilha

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1979), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde. Experiência na área de Medicina Baseada em Evidências, Saúde da Família e Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, organização curricular, educação médica, aprendizagem baseada em problemas, epidemiologia clínica, planejamento e organização de sistemas de saúde.

Álvaro Nagib Atallah

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1973), mestrado em Master Of Science In Clinical Epidemiology – University of Pennsylvania (1997) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), livre-docência em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Titular das disciplinas Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica da UNIFESP, diretor do Centro Cochrane do Brasil, Presidente do Conselho Gestor do Hospital Universitário da UNIFESP, diretor científico da Associação Paulista de Medicina e Reitor eleito da Cochrane Collaboration International. Principais áreas de interesse: medicina baseada em evidências, revisões sistemáticas, metanálises, nefrologia, clínica médica, hipertensão na gestação, pesquisa clínica e avaliações de novas tecnologias para a saúde.

(7)

projetos de apoio ao sus 2015

8

2. Público-alvo

Juízes, promotores, procuradores, advogados, defensores públicos, servidores bacharéis em Direito que prestam assessoramento aos magistrados e gestores da saúde.

Os indivíduos que pretendem se aprimorar cientificamente e melhorar seu conhecimento e sua capacidade crítica para tomadas de decisão poderão aprender as bases da Saúde Baseada em Evidências em nosso curso. O Direito à Saúde Baseada em Evidências aumenta as possibilidades de que sejam tomadas decisões mais acertadas, baseadas em evidências científicas obtidas por pesquisas de qualidade. Para tal, é necessário que se identifiquem as informações adequadas em meio às milhares de publicações anuais na área, a fim de que o profissional tome decisões conhecendo quais condutas preventivas, terapêuticas e testes diagnósticos apresentam o melhor embasamento científico com melhores resultados para os indivíduos, para a saúde e para a sociedade. É necessário que esse profissional desenvolva habilidades para efetuar a busca de evidências científicas e aprenda a analisar criticamente, de maneira sistematizada, as informações com as quais irá se deparar durante a sua atividade profissional, além de utilizar as fontes mais isentas e confiáveis. Em outras palavras, saber o que traz mais benefício do que malefício às pessoas em se tratando de cuidado à saúde. E também como obter consultoria isenta da ciência médica e jurídica para as tomadas de decisão.

A eficiência na gestão de tecnologias em saúde, nesse contexto, significa obter os melhores resultados para aprimoramento da efetividade e da segurança dos pacientes. Dessa forma, estaremos adaptando a prática dos profissionais da área do Direito às condições contemporâneas, em que as demandas por recursos para novas tecnologias em saúde são infinitos e os recursos são finitos. Particularmente no Brasil, esses recursos são limitados; porém a demanda tecnológica e político-social da mídia é igual à dos países desenvolvidos.

Dessa forma, a judicialização da medicina sem base científica torna-se insuportavel para a saúde, para o judiciário e para a sustentabilidade do SUS.

O Curso traz benefícios pela tradição da área principal das atividades dos nossos cursos de pós-graduação, cujas experiências científicas e didáticas serão aplicadas por meio da metodologia científica da Colaboração Cochrane Internacional e transformadas nos resultados esperados, que consistem na capacitação dos profissionais envolvidos nas decisões na saúde.

(8)

9

Um grande diferencial desse programa é que seus docentes responsáveis atuam na área há três décadas, têm inserção nacional e internacional na rede da Colaboração Cochrane, com apoio de 30.000 cientistas de 70 países. A Colaboração Cochrane, por causa de sua imparcialidade e de seu rigor científico, é membro efetivo do Conselho Mundial de Saúde da Organização Mundial da Saúde, fornecendo para a OMS evidências de qualidade com repercussões internacionais.

3. justificativa do curso

Para que o SUS possa dar efetivo cumprimento ao disposto no artigo 196 da atual Constituição Brasileira, o qual estabelece: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, há necessidade de capacitar profissionais dotados de conhecimentos sobre eficácia, efetividade e segurança, a fim de que cada decisão na saúde possa ser tomada com o menor grau de incerteza possível, com benefícios humanos, éticos, legais e na sustentabilidade.

A tradução do conhecimento oriundo das pesquisas para os profissionais da saúde é um processo complexo, repleto de desafios. Pode levar anos para que os achados científicos se tornem de conhecimento comum e, mais ainda, para realmente alterarem a prática. A prática da saúde baseada em evidências é um objetivo comum a todos os indivíduos e organizações responsáveis que necessitam revisar, reavaliar e revitalizar as práticas na área da saúde continuamente e transformar, com os recursos existentes, o conhecimento mais qualificado gerado pela pesquisa em prática eficiente e segura. Não depende apenas da autoridade de quem decide, mas do conhecimento consolidado e publicado cientificamente sobre o assunto.

Embora se reconheça que o profissional da saúde é o principal agente dessas iniciativas, e que o Judiciário considere demandas escritas por esses profissionais como solicitações a serem cumpridas, em sua maioria eles raramente possuem as habilidades necessárias para elaborar e sustentar com segurança todos os pedidos para novas tecnologias em saúde que surgem diariamente no mercado, em uma verdadeira avalanche de produtos e interesses. Particularmente na saúde, são publicados cerca de dois milhões de artigos científicos por ano, e cerca de 90% deles têm baixa solidez científica, confundindo profissionais e pacientes. Torna-se, assim, fundamental para qualquer decisão sobre a saúde que se desenvolvam mecanismos de integração de conhecimentos relevantes, a fim de que as decisões aprimorem os processos decisórios e beneficiem, de fato, a sociedade. Integrados, profissionais da Saúde e do Direito muito poderão fazer nessa área. O embasamento científico

(9)

projetos de apoio ao sus 2015

10

das decisões tem implicações jurídicas, econômicas e clínicas para o próprio desenvolvimento ético-científico nacional. É, portanto, um bem comum, que podemos dizer universal. O problema é constatado mundialmente em pequenas diferenças regionais. Porém está claro nos simpósios internacionais que a proposta mais objetiva possível é a disponibilidade e o acesso às evidências científicas de qualidade a todos os atores, desde a população e os pacientes até os gestores locais, nacionais e da OMS.

Há cerca de trinta anos, a equipe do hoje Centro Cochrane do Brasil vem desenvolvendo conhecimentos multidisciplinares para que os processos de decisão em saúde sejam racionalizados e para que a integração do direito à saúde se faça de tal maneira a tornar mais eficiente sua prática. O Centro Cochrane, há mais de vinte anos, trabalha intensamente para contribuir com a racionalização do que é chamado de “Judicialização da Medicina”. Organizou congressos nacionais e internacionais, realizou fóruns itinerantes a convite de dezenas de fóruns das maiores cidades do país, ministrou cursos de alcance nacional e internacional, formou mestres e doutores do Direito, apresentou workshops e conferências em congressos internacionais, a convite do Banco Mundial, na Argentina, no Brasil e nos colóquios da Cochrane Mundial.

Este Curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências visa desenvolver competências que possam criar e oferecer suporte para a consolidação de uma cultura do saber científico como base para a tomada de decisão do paciente, do médico e também dos profissionais de outras áreas que interagem com a saúde, em particular os profissionais do Direito. Facilitará a tomada de decisão de tal modo que reduza as incertezas sobre reais benefícios dos procedimentos médicos a ponto de dizer quando é justo ou não cada demanda judicial relativa à saúde. Dessa maneira, este curso atende às recomendações de Capacitação em Medicina Baseada em Evidências para profissionais do Direito feitas pelo Superior Tribunal de Justiça, além de atender também às exigências do artigo 196 da Constituição Brasileira e à Lei 12.401, assinada pela Presidenta Dilma Rousseff, que determina que as decisões sobre saúde devam ser embasadas nas melhores evidências sobre eficácia, efetividade, eficiência e segurança de cada procedimento preventivo, diagnóstico ou terapêutico.

Essa atividade, com certeza, reduzirá decisões inadequadas em relação à saúde e evitará muitos prejuízos aos cofres públicos, além de poder contribuir com a eficiência da Justiça, por prevenir e mitigar ações desnecessárias que têm se acumulado e causado prejuízos à eficiência da justiça brasileira já sobrecarregada e com carência de recursos.

(10)

11

4. objetivos

4 . 1 . O B J E T I V O S G E R A I S

Apresentação dos fundamentos das tomadas de decisão em saúde com base nas melhores evidências clínicas existentes na literatura médica científica, de maneira didática, problematizada, formatada para fácil entendimento dos profissionais do Direito, visando à racionalização ao que tem se chamado Judicialização da Saúde.

4 . 2 . O B J E T I V O S E S P E C í F I C O S

Identificar, capacitar e oferecer suporte contínuo a profissionais interessados de todo o país, capacitando-os para ser referência na prática de saúde baseada em evidências. Daremos especial ênfase aos profissionais da área do Direito, de modo que o problema da judicialização seja melhor equacionado. Contribuir para o estabelecimento do Direito à Saúde como dever constitucional do Estado quanto ao direito do cidadão, em atendimento aos marcos legais brasileiros.

Oferecer a experiência prática de obtenção de conhecimentos no Plantão de Evidências para uso a critério de cada profissional e discussões abertas com autoridades da área da Saúde e do Direito.

Criação da cultura do uso de evidências científicas válidas, levando em conta a eficiência, a efetividade e a segurança dos medicamentos e procedimentos nas tomadas de decisão pelos pacientes, pelos profissionais da saúde e por profissionais do Direito. O programa do curso será desenvolvido por meio de tutoria e consultoria continuadas, com possibilidade de impacto real na área judicial e no SUS.

Oferecimento de Plantão de Evidências para assessoramento online de profissionais das Instituições Públicas do Direito sobre demandas judiciais de novas tecnologias, respeitando-se totalmente a independência e os critérios de cada participante.

5. Metodologia

O curso será oferecido por videoconferência e videostreaming, em nível nacional e internacional, com aulas semanais de duas horas de duração. Os alunos matriculados terão acompanhamento diário nas suas atividades de estudo e aprendizado de tutores já pós-graduados pelo Centro Cochrane do Brasil e pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica – PGMIT e Saúde Baseada em Evidências. Deverão também utilizar e se familiarizar com o Plantão de Evidências em Saúde, já na sua atividade cotidiana.

(11)

projetos de apoio ao sus 2015

12

6 . desenvolvimento das atividades

34 encontros para aulas expositivas e debates a distância – com o uso de videoconferência e videostreaming – vídeo pela internet – de 2 horas cada, com abertura para perguntas e discussão.

Debates com os diversos profissionais atuantes na área de Saúde Baseada em Evidências e profissionais do Direito com interesse e experiência nessa área multiprofissional.

2 horas, no mínimo, de atividades semanais, 30 semanas, propostas e acompanhadas por tutor via fórum.

Cada tutor será responsável por um grupo de estudantes de uma ou mais instituições.

Avaliações periódicas.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Carga horária de 130 horas.

Frequência obrigatória de 75%.

Plantão de evidências continuado.

7. Conteúdo programático

1. Contexto nacional e internacional da Medicina Baseada em Evidências.

2. Princípios fundamentais da Medicina Baseada em Evidências.

3. Avaliação Crítica da Literatura Médica.

4. Busca de Evidências para a Prática.

5. Principais Modelos de Pesquisa Clínica.

6. Discussões de casos reais com base legais e evidências científicas.

7. Acesso, uso e interação dos profissionais do Direito com o plantão de evidências do Centro Cochrane do Brasil.

8. Judicialização da Saúde.

9. Políticas Públicas de Saúde.

7 . 1 E S T R A T É G I A S D E A P R E N D I z A G E M

Exercícios sistematizados para cada modelo de pesquisa clínica e assessoria, ambos por meio da rede virtual.

Solução de problemas a partir de casos reais.

Realização de busca e classificação das evidências para a solução dos casos.

(12)

13

Exposição dos problemas reais da gestão clínica pelos alunos, gerando debates e criando estratégias de solução dos problemas.

Aulas práticas (serão constituídas de debates práticos sobre as provas de efetividade de conduta ou produtos médicos que mais frequentemente provocam ações judiciais, com participação de renomados profissionais do Direito, da Saúde Baseada em Evidências e do Ministério da Saúde).

Debates ao vivo de Direito à Saúde baseado em casos reais, com avaliação da pertinência das decisões, com base nas melhores evidências científicas, com participações de gestores do Ministério da Saúde e renomados professores do Direito brasileiro.

Plantão de 24 horas com fontes de evidências e consultorias para os operadores da Justiça na área pública.

Treinamento no uso da Biblioteca Cochrane e de bancos de dados internacionais.

Realização de encontro dos alunos do Direito e da Saúde no IEP.

8. Corpo docente

Álvaro Nagib Atallah

Professor Titular de Medicina Baseada em Evidências e Medicina de Urgência da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Diretor do Centro Cochrane do Brasil e da Colaboração Cochrane Internacional.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783051H3

Clóvis de Araújo Peres

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783932z6

Gianni Mara Silva dos Santos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5131654219857913

Edina Mariko Koga da Silva

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4776622E1

Gonzalo Vecina Neto

(13)

projetos de apoio ao sus 2015

14

Rachel Riera

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4753043Y7

Maria Eduarda dos Santos Puga

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0215929415693389

Roberto de Queiroz Padilha

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711865Y9

Profissionais do Direito com expertise na área serão convidados rotineiramente.

9 . duração do curso

O curso terá a duração de 9 meses, iniciando-se em 27 de março de 2015 e terminando em 26 de novembro de 2015. Resultados esperados: alunos com capacidade de encontrar ou formular, realizar buscas na literatura, criticar de maneira metódica artigo da literatura, tomar decisões baseadas em evidências, descrever efeitos adversos e desenhar projetos de pesquisa em Direito à saúde. Integração e coerência de perguntas, evidências científicas e decisões clínicas e judiciais. Alunos capazes de integrar o conhecimento científico com as ações judiciais, com a possibilidade de acesso a fontes de evidencias.

10. avaliação

Serão considerados aprovados os alunos com comprovada participação em 70% das atividades programadas e que obtiverem conceito igual ou superior a 7,0 nas avaliações trimestrais e no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

11 . Bibliografia recomendada

1. Atallah AN. Estrutura mínima de um Projeto de Pesquisa. Revista Diagnóstico & Tratamento. 2002;7(4):35-39.

2. Atallah AN. Revisão sistemática da literatura médica e metanálise. Revista Diagnóstico & Tratamento. 1997;2(2):12-15. 3. Atallah AN. Evidências em metanálise. Revista Diagnóstico & Tratamento. 1997;2.

4. Atallah AN . Direito à saúde e a não maleficência. Jornal Estado de Direito. 30:16.

5. Atallah AN. Primum non nocere. Quomo sapere? Firstly, do no harm. How can we know this? Drug-eluting stents versus surgery. Med J. [Internet]. 2008 May 1;126(3):143-4. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18711651 6. Atallah AN. Medicina Baseada em Evidências: o elo entre a boa ciência e a boa prática clínica. In: Franco JF, Costa Passos

(14)

15

12. agradecimentos

Hospital Sírio-Libanês – HSL

Ivete Rizkallah – Presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Gonzalo Vecina Neto – Superintendente Corporativo

Paulo Chapchap – Superintendente de Estratégia Corporativa

Centro Cochrane do Brasil

Álvaro Nagib Atallah – Coordenador

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Roberto de Queiroz Padilha – Coordenador

Escola Paulista de Magistratura

Advocacia Geral da União Juiz – Dr. João Baptista Galhardo

Procuradora – Dra. Tânia Marchewa – MPDFt

Escola Paulista de Magistratura

Desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo

Ministério da Saúde

Arthur Chioro – Ministro da Saúde Dr. Jarbas Barbosa – SCtiE/MS

(15)

Instituto Sírio-Libanês

de Ensino e Pesquisa

Rua Prof. Daher Cutait, 69 Bela Vista - São Paulo - SP CEP 01308 060

Tel.: 55 11 3394 0100 (seg. a sex. das 8h às 20h)

Fax: 55 11 3155 0494

iep@hsl.org.br

www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep

Escaneie o código acima para mais informações sobre nossas atividades.

Referências

Documentos relacionados

O forte aumento observado nos ativos do banco teve como contrapartida no passivo o crescimento do volume de captação, principalmente nos depósitos, que passaram de R$ 7.538,6

III ) No Tratamento da Síndrome Hepatorenal tipo 1. Não existem estudos bem delineados que permitam um parecer formal para o uso ou não da albumina em pacientes com

colegiado do curso, para acompanhamento: plano de ensino, contemplando a vidades a serem realizadas; metodologias avalia vas, preferencialmente de caráter forma vo; e

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

Os grupos devem discutir qual o significado dos princípios da Pneps-SUS e relacioná-los com seu processo de trabalho, identifican- do fatores positivos (que facilitam) e negativos

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

O benefício do CDI variou principalmente em relação ao risco de morte súbita dos pacientes, tendo sido significativo apenas naqueles pacientes com risco elevado.(10) O estudo

When the 10 th percentile of the Alexander stan- dard growth curve for twins was used, a birth weight below the 10 th percentile was observed in 4.9% of newborn of