• Nenhum resultado encontrado

ACOMPANHAMENTO PLENUS Magistratura QUESTÕES SEMANA 17. #SouPlenus #MagistraturaMeEspera #TôDentro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACOMPANHAMENTO PLENUS Magistratura QUESTÕES SEMANA 17. #SouPlenus #MagistraturaMeEspera #TôDentro"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ACOMPANHAMENTO PLENUS

Magistratura

QUESTÕES

SEMANA 17

#SouPlenus

#MagistraturaMeEspera

#TôDentro

(2)

2

DIREITO CONSTITUCIONAL

01 – Assinale a alternativa correta acerca da Teoria da Constituição: 

 

a) Segundo o princípio da força normativa, a Constituição constitui norma jurídica de hierarquia superior, que condiciona a validade das normas infraconstitucionais à compatibilidade formal e material com seu conteúdo. 

b) O método de interpretação conhecido como clássico utiliza premissas jurídicas tradicio-nais na interpretação da Constituição, compreendendo o sentido do texto através de ele-mentos gramaticais, sistemáticos, históricos e teleológicos. 

c) Segundo o conceito de Constituição em sentido sociológico, atribuído a Carl Schmitt, considera-se como tal a soma dos fatores reais de poder em uma sociedade, independente-mente de seu texto escrito. Este, por sua vez, seria uma mera folha de papel, sem validade, caso não corresponda aos fatores reais de poder. 

d). A Constituição Federal de 1988 é classificada como garantia, na medida em que garante direitos fundamentais em face do Estado. 

e) O princípio da máxima efetividade dos Direitos Fundamentais permite ao Judiciário, sempre que o juiz entender adequado, em juízo de equidade, criar os direitos necessários ao bem estar do cidadão, ainda que inexistente norma constitucional a respeito. 

 

02 – Assinale a alternativa incorreta sobre o Mandado de Segurança: 

 

a)  A teoria da encampação é aplicada no mandado de segurança quando presentes, cumu-lativamente, os seguintes requisitos: a) existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que ordenou a prática do ato impugnado; b) manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas; e c) ausência de modificação de competên-cia estabelecida na Constituição Federal. 

b)  É competente a Justiça Federal para processar e julgar Mandado de Segurança impetra-do em face de dirigente de estabelecimento particular de ensino superior. 

c) Não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza, salvo na hipótese de Mandado de Segurança coletivo.  d) A autoridade coatora possui legitimidade para recorrer em nome próprio. 

e) É cabível litisconsórcio ativo no procedimento do Mandado de Segurança, desde que o ingresso ocorra até o recebimento da petição inicial. 

(3)

3

03 – Sobre os direitos fundamentais é correto afirmar: 

 

a) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, exigindo-se autorização judicial somente para a de caráter paramilitar. 

b) São cargos privativos de brasileiros natos os de Presidente e Vice-Presidente da República, membro da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de Ministro de Estado.  c) Viola o direito fundamental ao livre exercício de trabalho, ofício ou profissão a exigência de filiação prévia à ordem dos músicos para exercício de atividade artística. 

d) No procedimento do direito de resposta, admite-se a cumulação com pedido de compensação por dano moral 

e) A prática do racismo constitui crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia. 

 

04 – Sobre a organização do Estado brasileiro é correto afirmar: 

 

a) A lei disporá sobre a iniciativa popular no processo legislativo estadual e, no caso munici-pal, exigirá manifestação de ao menos 5% (cinco por cento) do eleitorado. 

b) São reservadas aos municípios as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal. 

c) No Tribunal de Contas Estadual, composto por nove conselheiros, seis devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e três pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministério Público, e um terceiro a sua livre escolha. 

d) Considera-se assunto de interesse local de competência municipal a legislação que veda o funcionamento de aplicativos de transporte. 

e) É de iniciativa reservada do Presidente da República a lei que trate sobre estrutura, organização e funcionamento do Tribunal de Contas da União. 

 

05 - Nazaré, nascida no Brasil e filha de pais brasileiros, decide casar-se com um cidadão dos Estados Unidos. Após o casamento e ter obtido autorização plena para residir e trabalhar no país, Nazaré opta pela nacionalidade de seu marido.  Nessa situação hipotética é correto afirmar que: 

 

a) Caso Nazaré mate seu marido nos Estados Unidos e fuja para o Brasil, poderá ser extraditada para responder pelo crime no país onde cometeu o delito. 

b) Caso Nazaré tenha notável saber jurídico, reputação ilibada e a idade constitucionalmente exigida, poderia, em tese, ser nomeada Ministra do Supremo Tribunal Federal. 

c) Nazaré poderá ser candidata a Presidente da República, desde que esteja em livre exercício de seus direitos políticos no Brasil. 

d) Na hipótese de recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta, Nazaré terá seus direitos políticos suspensos. 

e) Nazaré é polipátrida, concentrando na mesma pessoa os direitos e deveres inerentes a ambas as nacionalidades. 

(4)

4

DIREITO ADMINISTRATIVO

06 – Dr. José Maria, prefeito de um Município do Interior do Rio de Janeiro, construiu uma ponte sobre um riacho que dificultava a locomoção entre uma comunidade e ou-tra. No dia da inauguração da obra, é fixada, pela Administração Municipal, a mando do prefeito, uma placa com os seguintes dizeres: “Ponte Dr. José Maria. Data da inaugura-ção: 18/10/2019. Ao Dr. José Maria, querido prefeito, nossa eterna gratidão!”. Analisando o caso apresentado, é possível afirmar que houve violação ao seguinte princípio: 

 

a) Legalidade.  b) Isonomia. 

c) Impessoalidade. 

d) Supremacia do interesse público.  e) Publicidade.  

 

07 – Em atenção ao entendimento sumulado do STF e do STJ acerca da intervenção do Estado na propriedade, da indenização devida, da correção monetária e dos honorários advocatícios, marque a alternativa correta: 

 

a)  Os juros compensatórios, na desapropriação direta, incidem a partir do decreto expropriatório, calculados sobre o valor da indenização, corrigido monetariamente. 

b) Nas ações de desapropriação, incluem-se no cálculo da verba advocatícia as parcelas relativas aos juros compensatórios e moratórios, devidamente corrigidas. 

c) Os juros moratórios, na desapropriação direta ou indireta, contam-se desde o trânsito em julgado da sentença, independentemente de a ação ser proposta por pessoa jurídica de direito público ou privado. 

d)  Na desapropriação direta, os juros compensatórios são devidos a partir da efetiva ocupação do imóvel e, na desapropriação indireta, desde a antecipada imissão na posse.  e)  Os juros compensatórios, na desapropriação indireta, incidem a partir da antecipada imissão na posse, calculados sobre o valor da indenização, corrigido monetariamente.   

(5)

5

08 – A Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018 (conhecida como “Lei da Desburocratiza-ção”), racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes Públicos e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação. Sobre suas disposições, é correto afirmar: 

 

a) Esta Lei racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, não sendo aplicável aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. 

b) A depender do caso concreto, é possível a exigência de prova relativa a fato que já houver sido comprovado pela apresentação de outro documento válido. 

c) A participação do servidor no desenvolvimento e na execução de projetos e programas que resultem na desburocratização do serviço público prescinde de registro em seus assentamentos funcionais. 

d) Ressalvados os casos que impliquem imposição de deveres, ônus, sanções ou restrições ao exercício de direitos e atividades, a comunicação entre o Poder Público e o cidadão poderá ser feita por qualquer meio, salvo comunicação verbal, direta ou telefônica, e correio eletrônico, devendo a circunstância ser registrada quando necessário. 

e) Quando, por motivo não imputável ao solicitante, não for possível obter diretamente do órgão ou entidade responsável documento comprobatório de regularidade, os fatos pode-rão ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis. 

 

09 – Sobre a jurisprudência do STF e do STJ acerca do concurso público, é possível afirmar: 

 

a) A Justiça do Trabalho tem competência para decidir os feitos em que se discutem crité-rios utilizados pela administração para a seleção e a admissão de pessoal em seus quadros.  b) Não compete à Justiça do Trabalho processar e julgar demandas visando a obtenção de prestações trabalhistas, nas hipóteses em que o trabalhador foi admitido na administração pública pelo regime celetista, antes da Constituição Federal de 1988 e sem concurso públi-co. 

c) Não ocorre a decadência administrativa prevista no art. 54 da Lei nº 9.784/1999 em si-tuações de evidente inconstitucionalidade, como é o caso de admissão de servidores sem concurso público. 

d) A contratação de servidores temporários ou o emprego de servidores comissionados, ter-ceirizados ou estagiários caracterizam preterição na convocação e na nomeação de candi-datos advindos de concurso público, e autorizam a conclusão de que tenham automatica-mente surgido vagas correlatas no quadro efetivo, a ensejar o chamamento de candidatos aprovados em cadastro de reserva ou fora do número de vagas previstas no edital. 

e) A investigação social em concursos públicos, serve para a apuração de infrações crimi-nais, mas não se presta a avaliar idoneidade moral e lisura daqueles que desejam ingressar nos quadros da administração pública. 

(6)

6

10 – Poder que permite à Administração Pública punir e apenar a prática de infrações funcionais dos servidores públicos, bem como dos demais sujeitos que estejam sob a disciplina administrativa. Tal conceito refere-se ao poder: 

  a) Hierárquico.  b) Disciplinar.  c) De polícia.  d) Regulamentar.  e) Vinculado.  DIREITO CIVIL

11 – Com base no Decreto-Lei n° 4.657/1942 − Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro − LINDB, é correto afirmar: 

 

a) Quando a sucessão incidir sobre bens de estrangeiro residente, em vida, fora do território nacional, aplicar-se-á a lei do país de domicílio do defunto, quando esta for mais favorável ao cônjuge e aos filhos brasileiros, ainda que todos os bens estejam localizados no Brasil.  b) Quando se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se-á em vista a disposição desta, admitindo-se a figura do reenvio. 

c) A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes revoga tacitamente a lei anterior. 

d) Quando a republicação de lei que ainda não entrou em vigor ocorrer tão somente para correção de falhas de grafia constantes de seu texto, o prazo da vacatio legis não sofrerá interrupção e deverá ser contado da data da primeira publicação. 

e) Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum, sendo certo que, ao interpretá-la, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito. 

 

12 – Julgue os itens a seguir, a respeito dos direitos da personalidade: 

 

I - A circunstância de se encontrar o funcionário público no exercício de suas funções, e não em conversa ou atividade particular, afasta a incidência das normas de proteção à vida privada, com relação à divulgação da sua imagem. 

II - Em se tratando de morto, para requerer a proteção do direito de imagem, terá legitimidade o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta ou colateral até o quarto grau.  III - Não é cabível indenização aos familiares do morto em tiroteio ocorrido em via pública, tendo sido seu cadáver divulgado em jornal, em razão da proibição da censura e da liberdade de informação jornalística. 

IV -  O  transgênero  tem direito fundamental subjetivo à alteração de seu prenome e de sua classificação de gênero no registro civil, exigindo-se, tão somente, a manifestação de

(7)

7

vontade do indivíduo, manifestada pela via judicial ou diretamente pela via administrativa, e a apresentação de laudo psiquiátrico. 

 

Estão certos apenas os itens:   

a) I, II e IV.  b) II, III e IV.  c) I e III.  d) III e IV.  e) I, II, III e IV.   

13 – Sobre os defeitos do negócio jurídico, é correto afirmar: 

 

a) O erro de indicação da pessoa ou da coisa, por se tratar de erro substancial, viciará o negócio jurídico, ainda que, posteriormente, seja possível identificar a coisa ou pessoa cogitada. 

b) A lesão é causa de anulação do negócio jurídico ainda que a desproporção das prestações se manifeste posteriormente à celebração do negócio. 

c) Haverá simulação do negócio jurídico quando  os instrumentos particulares forem antedatados, ou pós-datados, devendo tal nulidade ser alegada pelas partes, não admitindo conhecimento de ofício pelo juiz. 

d)  O dolo do representante convencional de uma das partes obriga o representado a responder civilmente perante a outra parte, até o limite do proveito que houver auferido.  e) A fraude contra credores é causa de anulação do negócio jurídico, podendo ser alegada apenas pelos credores que já o eram ao tempo da realização dos atos de insolvência, sendo exigida a prova do prejuízo. 

(8)

8

14 – A empresa Festa Ltda., visando parceria comercial com a empresa Animação Ltda. na comercialização de produtos para festas, iniciou tratativas pré-contratuais, exigindo da segunda que comprasse equipamento para a produção desses produtos. O negócio não foi concluído, razão pela qual a empresa Animação Ltda., entendendo ter sofrido prejuízo, ingressou com ação de reparação de danos morais, materiais e lucros cessantes, assim como na obrigação de contratar, ante a expectativa criada pela empresa Festa Ltda. Diante deste caso hipotético, assinale a alternativa correta: 

 

a) A boa-fé a ser observada na responsabilidade pré-contratual é a objetiva, haja vista que esta diz respeito ao dever de conduta que as partes possuem, podendo a empresa desisten-te arcar com a reparação dos danos causados à empresa que realizou investimentos para ser contratada. 

b) A violação dos deveres anexos constitui espécie de inadimplemento, devendo aquele que os violou, responder apenas pelos danos que dolosamente causou à parte contrária, sendo a responsabilidade subjetiva. 

c) É assegurado o direito à contratação, em razão da boa-fé objetiva, e deverá a empresa que pretendia desistir arcar com os danos comprovados, mas em razão da contratação, estes poderão ser mitigados, principalmente quanto aos lucros cessantes. 

d) Não existe no direito brasileiro uma cláusula geral que discipline a responsabilidade pré--contratual, de modo que não há que se falar em quebra de expectativa, vigorando o princí-pio da livre contratação. 

e) É lícito às partes estipular contratos atípicos e fixar cláusulas que estipulem a renúncia antecipada de direitos resultante da natureza do negócio, ainda que se trate de contratos de adesão, vigorando a liberdade contratual. 

(9)

9

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

15 –  Acerca dos princípios informativos do Direito Processual Civil, assinale a opção incorreta: 

 

a) O ajuizamento de sucessivas ações judiciais, desprovidas de fundamentação idônea e intentadas com propósito doloso, pode configurar ato ilícito de abuso do direito de ação ou de defesa, o denominado assédio processual. 

b) O Código de Processo Civil adota o modelo “multiportas”, de modo que cada demanda deve ser submetida à técnica ou método mais adequado para a sua solução e devem ser adotados todos os esforços para que as partes cheguem a uma solução consensual do conflito. Em regra, apenas se não for possível a solução consensual, o processo seguirá para a segunda fase, litigiosa, voltada para instrução e julgamento adjudicatório do caso. 

c) O princípio da operosidade significa que todos os envolvidos na atividade jurisdicional devem atuar de forma a obter o máximo de sua produção, para que se atinja o efetivo acesso à justiça. 

d) O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, salvo se tratar-se de matéria sobre a qual deva decidir de ofício. 

e) O princípio da inafastabilidade ou obrigatoriedade da jurisdição é, a um só tempo, princípio constitucional e infraconstitucional do processo civil. 

 

16 – Assinale a opção incorreta sobre intervenção de terceiros: 

 

a) Antônio, fiador de Paulo no contrato de aluguel de um imóvel, recebeu citação por estar sendo demandado em processo referente a um bem resguardado por fiança. Ao perceber que Paulo, como devedor principal não compunha o polo passivo da ação, Antônio incluiu Paulo na demanda. Nesse caso, há a figura do chamamento ao processo. 

b) Uma vez feita a denunciação da lide pelo autor, o denunciado poderá assumir a posição de litisconsorte do denunciante e acrescentar novos argumentos à petição inicial, proce-dendo-se em seguida à citação do réu. 

c) A assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre. 

d) Nos termos do Código de Processo Civil, uma vez admitido, o amicus curiae passa a dispor dos mesmos poderes processuais inerentes às partes, não implicando em alteração de competência.

e) Caio ajuizou ação de indenização contra a empresa WEG Informática Ltda. Ainda na fase instrutória do processo, requereu a instauração de incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Nesse caso, o juiz deverá deferir o pedido, suspendendo o processo, desde que o requerimento tenha demonstrado o preenchimento dos pressupostos legais específicos para a desconsideração da personalidade jurídica. 

(10)

10

17 – No que concerne à tutela provisória, assinale a alternativa correta: 

 

a) A tutela provisória conserva sua eficácia na pendência do processo, podendo ser revoga-da ou modificarevoga-da até o saneador, se novos fatos surgirem a justificar tais alterações. 

b) Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela fi-nal, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo. 

d) Durante as férias forenses e nos feriados, não se praticarão atos processuais, excetuando--se, dentre outros, as tutelas provisórias. 

d) A tutela provisória somente pode fundamentar-se na urgência da situação fática. 

e) A tutela da evidência pode ser concedida se dependente de prova documental dos fatos constitutivos do direito do autor, ainda que o réu não oponha objeção capaz de gerar dúvida razoável. 

 

18 – No que concerne aos prazos processuais, marque a opção incorreta: 

 

a) Segundo o STJ, a análise dos requisitos de admissibilidade de um recurso não se sujeita à preclusão pro iudicato. 

b) Quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato; se inexistir preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de cinco dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte. 

c) As partes poderão renunciar os prazos estabelecidos exclusivamente em seu favor, desde que o faça de maneira expressa. 

d) Os  litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento, não se aplicando tal regra, todavia, aos processos eletrônicos. 

e) Os prazos processuais, interrompem-se no período compreendido entre os dias 20 de dezembro a 20 de janeiro. 

(11)

11

DIREITO PENAL

19 – Tendo em vista o regramento da extinção de punibilidade, considere as seguintes assertivas: 

 

I – A superveniência de lei que deixa de considerar crime determinado fato (abolitio criminis) apaga todos os efeitos da sentença penal condenatória (penais e extrapenais).  

II – O indulto extingue os efeitos primários da condenação (pretensão executória), mas não atinge os efeitos secundários, penais ou extrapenais. 

III – A anistia pode ser concedida mediante lei ou decreto presidencial e afasta a reincidên-cia pelo fato sobre o qual recai.  

 

É correto apenas o que se afirma:   

a) No item I.  b) No item II.  c) No item III.  d) Nos itens I e II.  e) Nos itens I e III.     

20 – Acerca do crime de tortura, marque a alternativa incorreta: 

 

a) Há modalidades do delito de tortura que são crimes comuns, de modo que podem ser praticados por qualquer pessoa, agente público ou não.  

b) Aumenta-se a pena do crime de tortura de 1/6 a 1/3 se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 anos.  

c) A autoridade policial que se omite em face do crime de tortura incorre no delito de prevaricação com a majorante prevista na Lei de Tortura.  

d) O crime de tortura é equiparado a hediondo, razão pela qual é insuscetível de graça, indulto ou anistia. 

e)  A condenação por delito de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada. 

(12)

12

21 – Crítias, de 24 anos, em parceria estável e duradoura com seu amigo, Cármides, de 17 anos, que responde a atos infracionais análogos a furto, roubo e tráfico de drogas, negocia entorpecentes ilícitos em uma conhecida praça da cidade. Diante dessa situação hipotética e considerando o entendimento do STJ, Crítias praticou o crime de: 

 

a) Tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06), mas não o crime de corrupção de menores (art. 244-B do ECA), visto que Cármides já estava corrompido.  

b) Tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06) em concurso formal com o delito de corrupção de menores (art. 244-B do ECA), que se consuma independentemente de prévio envolvimento do menor em atividades ilícitas.  

c) Tráfico de drogas (art. 33,  caput, da Lei nº 11.343/06) somente, havendo incidência da majorante do art. 40, VI, da Lei de Drogas, por envolver menor.  

d) Tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06) com a majorante do art. 40, VI, da Lei de Drogas por envolver menor e o delito de associação para o tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06) sem a citada majorante, haja vista a vedação ao bis in idem.  

e) Tráfico de drogas (art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06) e o delito de associação para o tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06), sofrendo ambos os crimes a incidência da majorante do art. 40, VI, da Lei de Drogas por envolver menor.  

 

22 – Considere as proposições seguintes sobre os crimes eleitorais: 

 

I – Quando não houver indicação expressa da pena mínima imputada ao delito eleitoral, reza o Código Eleitoral que ela será de 30 dias para a pena de detenção e 06 meses para a pena de reclusão. 

II – O delito de corrupção eleitoral (art. 299 do Código Eleitoral), que abrange as modalida-des ativa e passiva, apresenta natureza formal e sua configuração depende da existência de dolo específico.  

III – Os crimes de calúnia, difamação e injúria eleitoral (arts. 324 a 326 do Código Eleitoral) são de ação penal privada.  

 

É correto apenas o que se afirma:   

a) No item I.  b) No item II.  c) No item III.  d) Nos itens I e II.   

(13)

13

23 – Acerca da dosimetria da pena, marque a alternativa errada:  

 

a) É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para configuração de maus antecedentes, contudo é possível sua utilização para majorar a pena-base por má conduta social. 

b) A reincidência  penal  não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial, contudo, havendo diversas condenações anteriores com trânsito em julgado, não há bis in idem se uma for considerada como maus antecedentes e a outra como reincidência. 

c) A incidência da atenuante da confissão espontânea no crime de tráfico ilícito de entorpecentes exige o reconhecimento da traficância pelo acusado, não bastando a mera admissão da posse ou propriedade para uso próprio. 

d) A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal. 

e) Nos casos em que há múltipla reincidência, é inviável a compensação integral entre a reincidência e a confissão. 

DIREITO PROCESSUAL PENAL

24 – Assinale a alternativa correta sobre o Tribunal do Júri: 

 

a) Os jurados poderão formular diretamente perguntas ao ofendido e às testemunhas, bem como requerer a leitura de todas as peças processuais.    

b) Configura nulidade da sessão de julgamento pelo Conselho de Sentença a leitura, pelo Ministério Público, da sentença condenatória de corréu proferida em julgamento anterior.  c) Haverá nulidade absoluta se o Ministério Público ler, no Plenário, qualquer trecho da de-cisão do Tribunal que manteve a sentença de pronúncia contra o réu, em razão da vedação expressa no CPP.  

d) Se houver desclassificação da infração para outra, de competência do juiz singular, cabe-rá a este proferir sentença, aplicando, se for o caso, as disposições da Lei nº 9.099/95.  e) É absoluta a nulidade do julgamento pelo júri, quando os quesitos da defesa não prece-dem aos das circunstâncias agravantes. 

(14)

14

25 – Em relação à prisão temporária, prevista na Lei n° 7.960/1989, assinale a alternativa correta: 

 

a) É cabível para os crimes que a admitem, tanto na fase pré-processual quanto na proces-sual, a requerimento da Autoridade Policial ou do Ministério Público, sendo vedada, contu-do, sua decretação de ofício. 

b) O despacho que decretar a prisão temporária deverá ser fundamentado e prolatado den-tro do prazo de 48 horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do reque-rimento. 

c) Caberá prisão temporária nos casos de crime de sequestro-relâmpago e extorsão indireta.  d) O Juiz poderá, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público e do Advogado, deter-minar que o preso lhe seja apresentado, solicitar informações e esclarecimentos da autori-dade policial e submetê-lo a exame de corpo de delito. 

e) Decorrido o prazo de cinco dias de detenção, o preso deverá ser posto em liberdade, me-diante alvará de soltura, salvo se já tiver sido decretada sua prisão preventiva. 

26 – Assinale a alternativa correta quanto à competência e o seu regramento previsto no Código de Processo Penal: 

 

a) Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será compe-tente o juiz que primeiro tomar conhecimento do fato. 

b) Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pela prevenção.  c) Haverá continência quando a infração for cometida em concurso formal, em erro na exe-cução e em caso de resultado diverso do pretendido.  

d)  Verificada a reunião dos processos por conexão ou continência, se no processo da sua competência própria, o juiz proferir sentença absolutória ou que desclassifique a infração para outra que não se inclua na sua competência, remeterá o processo ao juiz competente.  e) No concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum, impor-tará na separação dos processos. 

(15)

15

27 – Assinale a alternativa correta sobre o Tribunal do Júri: 

 

a) A primeira fase do procedimento do júri deve ser concluída no prazo máximo de 120 dias, culminando com a decisão de pronúncia, caso o juiz esteja convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria. 

b) O Tribunal do Júri é composto por 1 (um) juiz togado, seu presidente e por 7 (sete) jurados que serão sorteados dentre os alistados. 

c) A intimação da decisão de pronúncia será feita pessoalmente ao acusado, ao defensor constituído e ao Ministério Público. 

d) No procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri, se houver indícios de autoria ou de participação de outras pessoas não incluídas na acusação, o juiz, ao pronunciar ou impronunciar o acusado, determinará o retorno dos autos ao Ministério Público, por 15 dias, aplicável, no que couber, o art. 80 do CPP. 

e) A acusação e posteriormente a defesa poderão recusar de forma imotivada até 3 jurados sorteados e, sendo mais de um réu, as recusas serão feitas apenas uma vez pelo mesmo defensor.  

28 – Com base nos entendimentos sumulados do STF e do STJ, assinale a alternativa correta: 

 

a) É possível a impetração de mandado de segurança para atribuir efeito suspensivo a recur-so criminal interposto pelo Ministério Público. 

b) A falta grave não interrompe o prazo para a obtenção do livramento condicional, do in-dulto e da comutação da pena e da progressão do regime. 

c) Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra decisão de turma recursal de juizados especiais criminais. 

d) A participação de membro do Ministério Público na fase investigatória criminal não acar-reta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia. 

e) Compete à justiça comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em serviço. 

(16)

16

DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

29 – A respeito da competência para ajuizamento e processamento de ação civil pública, assinale a resposta incorreta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores:   

a) A competência para processar e julgar ACP é absoluta e se dá em função do local onde ocorreu o dano. 

b) Reconhecida a continência, devem ser reunidas na justiça federal as ações civis públicas propostas nesta e na justiça estadual. 

c) Havendo continência entre duas ações civis públicas, ainda que propostas por entidades distintas, haverá a reunião delas no foro da causa cujo objeto é mais amplo. 

d) Em ação civil pública perante a justiça federal, não é possível cumulação subjetiva de de-mandas com objetivo de formar litisconsórcio passivo facultativo comum, cabendo o ajui-zamento de ação na justiça estadual contra os réus sem competência federal. 

e) Em ação civil pública, é cabível a formação de litisconsórcio ativo facultativo entre MPF e MPE, cuja viabilidade será analisada pelas instituições, independente de demonstração específica para atuarem em conjunto. 

 

30 – Assinale a opção incorreta a respeito da ação popular:   

a) Qualquer cidadão tem legitimidade ativa para propositura da ação popular, assim considerado aquele que possui capacidade eleitoral ativa (direito de votar), independente da capacidade eleitoral passiva (direto de ser votado). 

b) O menor de 18 anos, desde que seja eleitor do município onde ajuizará a ação, é legitimado ativo, independente da assistência por seus pais ou responsável. 

c)  Apesar do cunho eminentemente  desconstitutivo  ou declaratório da ação popular, admite-se, quando necessário para afastar o risco de lesão, o pedido condenatório. 

d) Havendo apenas dano iminente, sem, contudo, existir um ato concreto a ser invalidado, não se admite a ação popular para prevenção do ato danoso. 

e) Para a procedência da ação popular em face de ato que lesa a moralidade administrativa, o meio ambiente, o patrimônio público, histórico ou cultural, é desnecessário se provar a sua ilegalidade. 

(17)

17

DIREITO EMPRESARIAL

31 – Acerca do contrato de leasing, assinale a alternativa correta: 

 

a) No caso de reintegração de posse em arrendamento mercantil financeiro, quando a soma da importância antecipada a título de valor residual garantido (VRG) com o valor da venda do bem ultrapassar o total do VRG previsto contratualmente, o arrendatário terá direito de receber a respectiva diferença, desde que realizado o prévio desconto de despesas adianta-das pelo arrendante. 

b) É possível a descaracterização do contrato de arrendamento mercantil (leasing) se o pra-zo de vigência do acordo celebrado não respeitar a vigência mínima estabelecida de acordo com a vida útil do bem arrendado. 

c) Arrendamento mercantil é o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualida-de qualida-de arrendadora, e pessoa jurídica arrendatária, que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta. 

d) No contrato de arrendamento mercantil, é necessária a notificação prévia do arrendatá-rio para constituí-lo em mora, salvo a existência de cláusula resolutiva expressa. 

e) Não incide ISS sobre o arrendamento mercantil de coisas móveis. 

 

32 – João, detentor de 55% das quotas de sociedade limitada de cosméticos, é sócio de Fernando (20%), Cláudio (10%), Hamilton (10%) e Pedro (5%). João é pego pelos demais sócios apropriando-se indevidamente do patrimônio comum. Nesta hipótese: 

 

a) Não é possível a exclusão extrajudicial de João da sociedade, considerando que se trata de sócio majoritário. 

b) É possível a exclusão extrajudicial de João, desde que a maioria absoluta do capital social restante da sociedade assim concorde. 

c) É possível a exclusão extrajudicial de João, desde que a maioria relativa dos sócios da sociedade assim concorde. 

d) É possível a exclusão judicial de João, desde que comprovada a justa causa, independentemente de questionada ou não pela maioria dos sócios componentes do capital social. 

e) É possível a exclusão judicial de João, desde que comprovada a justa causa pelo sócio Fernando, com maior percentual proporcional restante.  

(18)

18

DIREITO AMBIENTAL

33 – É obrigatória a realização de Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA nas seguintes atividades e empreendimentos, exceto: 

 

a) Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento.  b) Ferrovias. 

c) Porto e Terminais de Minério. 

d) Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV. 

e)  Projetos urbanísticos, acima de 10ha, dependem a elaboração de Estudo Prévio de Impacto Ambiental. 

 

34 – Acerca da responsabilidade civil ambiental, assinale a alternativa correta: 

 

a) Se a indústria petrolífera demonstrar que o acidente ocorreu em razão de um fato da natureza totalmente alheio a sua culpa, ficará isenta de restaurar/indenizar os danos ambientes.  

b) A responsabilidade civil pelos danos ambientais prescreverá após o transcurso do prazo de 5 (cinco) anos.  

c) A indústria petrolífera deverá indenizar os pescadores pelos danos materiais e morais, independentemente de culpa.  

d) A responsabilidade civil pelos danos ambientais prescreverá após o transcurso do prazo de 10 (dez) anos.  

e) A indenização aos pescadores incluirá danos emergentes e lucros cessantes, abrangendo inclusive o período de defeso. 

DIREITO TRIBUTÁRIO

35 –  Sobre a jurisprudência do STF julgada em sede de repercussão geral, é possível afirmar: 

 

a) É constitucional lei municipal que estabelece impeditivos à submissão de sociedades profissionais de advogados ao regime de tributação fixa em bases anuais na forma estabelecida por lei nacional. 

b) No caso de contrato de cessão de uso de imóvel celebrado entre uma pessoa jurídica de direito público com empresa privada, esta última goza de imunidade e não deverá pagar IPTU. 

c) Sociedade de economia mista com finalidade lucrativa e que for arrendatária de imóvel público não goza de imunidade tributária. 

d) Os requisitos para o gozo de imunidade podem estar previstos em lei ordinária. 

e) A imunidade tributária subjetiva aplica-se a seus beneficiários na posição de contribuinte de direito e de fato. 

(19)

19

36 –  Sobre execução fiscal tributária, conforme previsto na Lei nº 6.830/80, é correto afirmar: 

 

a) A petição inicial indicará apenas o Juiz a quem é dirigida, o pedido e o requerimento para a citação. 

b) O executado será citado para, no prazo de 15 (quinze) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução.  c) Em garantia da execução, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, o executado poderá oferecer fiança bancária, mas não seguro garantia. 

d) A penhora não poderá recair sobre estabelecimento comercial, industrial ou agrícola, bem como em plantações ou edifícios em construção. 

e) São admissíveis embargos do executado independente de garantida a execução.   

37 – A respeito das preferências do crédito tributário na falência, é correto afirmar que: 

 

a) São considerados concursais os créditos tributários decorrentes de fatos geradores ocor-ridos no curso do processo de falência. 

b) O crédito tributário prefere aos créditos extraconcursais. 

c) O crédito tributário prefere aos créditos decorrentes da legislação do trabalho ou do aci-dente de trabalho.  

d) O crédito tributário prefere não prefere aos créditos com garantia real. 

e) A cobrança judicial do crédito tributário não é sujeita a concurso de credores ou habilita-ção. 

DIREITO ELEITORAL

38 - Assinale a alternativa correta no que tange aos Direitos Políticos:

a) O sufrágio é o exercício de um direito relacionado com a cidadania.

b) O voto é o direito público subjetivo que tem o cidadão de eleger, ser eleito e de participar da organização e da atividade do poder estatal.

c) A capacidade eleitoral ativa significa o direito de ser votado e escolhido em processo eleitoral.

d) A capacidade eleitoral passiva significa o direito de votar para eleger representantes. e) Condições de elegibilidade são exigências ou requisitos positivos que devem ser preenchidos por aquele que pretende ser candidato a cargo político-eletivo. 

(20)

20

39 - O ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral no seguinte prazo:

a) Vinte e quatro horas, quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão. Se o ofendido for candidato, partido ou coligação que tenha usado o tempo con-cedido sem responder aos fatos veiculados na ofensa, ficará sujeito à suspensão de igual tempo em eventuais novos pedidos de resposta e à multa no valor de duas mil a cinco mil UFIR.

b) Quarenta e oito horas, quando se tratar do horário eleitoral gratuito. O ofendido usará, para a resposta, tempo igual ao da ofensa, nunca inferior, porém, a um minuto.

c) A qualquer tempo, quando se tratar de órgão da imprensa escrita. Deferido o pedido, a divulgação da resposta dar-se-á no mesmo veículo, espaço, local, página, tamanho, carac-teres e outros elementos de realce usados na ofensa, em até quarenta e oito horas após a decisão ou, tratando-se de veículo com periodicidade de circulação maior que quarenta e oito horas, na primeira vez em que circular.

d) A qualquer tempo, quando se tratar de conteúdo que esteja sendo divulgado na inter-net.  Deferido o pedido, o usuário ofensor deverá divulgar a resposta do ofendido em até vinte e quatro horas após sua entrega em mídia física.

e) Quarenta e oito horas, quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão. Deferido o pedido, a resposta será dada em tempo igual ao da ofensa, porém nunca inferior a um minuto.

40 - Sobre crimes eleitorais, e seu processamento, assinale a alternativa incorreta:

a) Em caso de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, a pena é aumentada da sexta parte se o agente se serve de nome suposto.

b) Se o órgão do Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal representará contra ele a autoridade judiciária, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal. c) Configura crime fazer propaganda, qualquer que seja a sua forma, em língua estrangeira. d) Comete o crime de calúnia quem divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado.

e) Configura crime promover, desde que no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

o transferência interna: poderá requerer transferência interna o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

O processo seletivo de classificação de candidatos ao curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio subsequente ao Ensino Médio para o semestre de 2018.2,

Assim, diante das limitações deste estudo, pode-se concluir que é possível inspecionar radiograficamente porosidade interna em uniões soldadas a laser executa- das em Ti cp;

e) deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências. 3.6 No ato de inscrição, o candidato portador de deficiência poderá requerer condições