• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CATÁLOGO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ATOS LEGAIS DO CURSO:

Nome do Curso: Arquitetura e Urbanismo

Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto

Endereço de Funcionamento do Curso: Av. Jornalista Roberto Marinho s/n – Jd.

Primavera

Ato Legal de Criação: Resolução Gabinete Reitoria UNIRP n° 8/1998, de 8 de maio de

1998

Ato Legal de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº.3.799, de 17 de novembro de

2004

Ato Legal de Renovação de Reconhecimento: Portaria nº.286, de 21 de dezembro de

2012.

Número de Vagas Ofertadas: 250 (duzentos e cinquenta)

Matutino – 100 vagas Noturno – 150 vagas

Mínimo: 10 semestres Tempo de Integralização:

Máximo: 18 semestres

Modalidade: Presencial, com 17,6% da carga à distância, conforme Portaria nº. 4.059,

de 10 de dezembro de 2004.

Periodicidade: Seriado Semestral

Turno de Funcionamento: matutino e noturno

Distribuição da Carga Horária do Curso:

Disciplinas: 2907 horas

Trabalho Final de Graduação: 200

horas

Estágios Supervisionados: 320 horas Atividades Complementares: 200 horas Carga Horária Total do Curso: 3627 horas

PERFIL DO EGRESSO E DO CURSO

O Curso de Arquitetura e Urbanismo teve início em 1999, autorizado pela Resolução do Gabinete da Reitoria da UNIRP nº 8/98, de 08 de maio de 1998. O projeto pedagógico do curso constitui-se em um instrumento de gestão acadêmica e foi elaborado de forma participativa, com o envolvimento da comunidade universitária, com vistas a formar cidadãos que integrem todas as instâncias da vida contemporânea. De acordo com as diretrizes curriculares, o currículo tem sido freqüentemente avaliado e o seu delineamento considerou o perfil do profissional que se pretende formar. Privilegiou-se a construção do conhecimento e o aprofundamento de suas práticas sobre seus dois eixos temáticos: a Arquitetura e o

(2)

Urbanismo, enfocando o significado deste profissional para a sociedade atual, bem como sua responsabilidade social nos diferentes âmbitos de atuação.

A orientação do curso dirige-se preferencialmente ao projeto arquitetônico e urbanístico sob uma ótica geral e entende o suporte tecnológico e científico como bases para a ação criativa e humanística do profissional formado. O enfoque sobre a atividade de projeto da cidade e da edificação complementa-se com atividades de formação direcionadas à execução e gestão de obras decorrentes do projeto. Esta vivência na prática de obras subsidia a forma de projetar e eleva a eficácia do profissional no gerenciamento e fiscalização do canteiro. A formação mais ampla nos quatro campos do domínio do conhecimento, o humanístico, o científico, o tecnológico e o direcionamento de obras, promove, muito naturalmente, o anseio do aluno pela complementação específica em áreas de seu interesse, alcançada, principalmente, através de cursos de aperfeiçoamento ou de pós-graduação e, promove ainda, seu interesse por atividades de pesquisa no vasto campo das edificações e da organização da cidade.

Dessa maneira, os egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP vêm atendendo as necessidades do mercado, trabalhando com espírito de iniciativa e empreendedorismo nas diferentes frentes contempladas pelo curso, exercendo funções que vão desde o desenvolvimento do projeto arquitetônico, paisagístico e urbanístico até o design de peças, o gerenciamento de obras e a elaboração de planos diretores municipais.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

O profissional de arquitetura e urbanismo deve estar ligado às tendências da sociedade, permanentemente atualizado, a partir de uma base sólida adquirida durante sua formação acadêmica, com conhecimentos que o permita projetar alternativas para melhorar a qualidade de vida da comunidade. O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIRP oferece ao estudante uma formação técnica e cultural atualizada. As disciplinas são direcionadas ao estudo dos recursos tecnológicos de ponta para a construção civil, a concepção do projeto e as suas representações gráficas. As aulas não são restritas ao ambiente das salas de aula. Os estudantes são postos em contato com obras e projetos que ampliam o horizonte do conhecimento. Eles têm acesso, sem limites de tempo, a laboratórios

(3)

onde podem trabalhar desde o desenho até a maquete pronta do projeto desenvolvido. O curso conta ainda com um Núcleo Docente Estruturante – NDE, composto somente por docentes titulados, mestres e doutores, responsáveis por avaliar o andamento do curso e auxiliar na implementação e gerenciamento das políticas criadas visando a constante melhoria da qualidade do ensino. O Laboratório de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano - LADU do curso de Arquitetura da UNIRP também contribui para o processo de aprendizagem do aluno, pois promove a aproximação do aluno à realidade de um escritório de Arquitetura e Urbanismo. Correspondendo a atividades complementares e a estágios curriculares, o LADU desenvolve, através do trabalho dos alunos em parceria com os docentes orientadores: estudos de projetos de uso institucional e sem fins lucrativos para paróquias, associações de bairro, associações comunitárias e organizações não governamentais, no município de São José do Rio Preto e região.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO (Justificativa da necessidade do Curso):

Arquitetura e o Urbanismo, apesar de abranger as ciências exatas que fundamentam a construção civil, é considerado em sua essência um curso de ciências sociais aplicadas. Voltado ao atendimento às necessidades e anseios do homem, o curso de arquitetura e urbanismo vai muito além do agrado estético. O profissional da arquitetura e urbanismo tem o papel humanista de solucionar os problemas espaciais que afetam a qualidade de vida do indivíduo, as relações sociais e questões ambientais. O arquiteto deve sempre procurar criar ambientes, seja em uma residência ou em uma cidade, que proporcionem o bem-estar, o conforto e a harmonia para todos os usuários. Seguindo estes princípios, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP objetiva formar profissionais preocupados com a realidade social, econômica e ambiental do país, incentivando ações de interesse social, de desenvolvimento de tecnologias alternativas de baixo impacto ambiental e de minimização de custos e desperdícios em canteiros de obras. Além do trabalho desenvolvido na formação de todos os alunos do curso, o UNIRP desenvolve, através de seu programa de atividades de extensão, projetos sociais para a comunidade de São José do Rio Preto e região, cursos e palestras direcionadas a conscientização do aluno e atividades práticas sustentáveis. Soma-se a isso, o exercício da profissão pautada na conduta dos parâmetros definidos pelo Código de

(4)

Ética e Disciplina do CAU/BR, que regula deveres para com a comunidade, a relação com os demais profissionais, o dever geral doe urbanidade e procedimentos disciplinares dispostos da Lei nº 12.378/2010.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

O Regimento Geral do UNIRP privilegia a avaliação continuada da aprendizagem como parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar lacunas a serem superadas, aferir os resultados alcançados em atividades de classe e extraclasse, mediante a verificação de competência e de aprendizagem teórica e prática de conhecimentos, e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. O sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Arquitetura e Urbanismo configura-se de acordo com o Regimento Geral do UNIRP (artigos 46 a 56).

Na perspectiva de garantir competências e habilidades características do Curso, a avaliação destina-se, portanto, à análise da aprendizagem dos alunos para favorecer seu percurso, regular as ações de sua integralização e, ainda, certificar sua formação profissional.

Para tanto, a avaliação é realizada mediante critérios explícitos e compartilhados com os alunos, uma vez que o que é objeto da avaliação representa uma referência importante para quem é avaliado, tanto para a orientação dos estudos como para a identificação dos aspectos considerados mais relevantes para a formação em cada momento do Curso.

De acordo com normas regimentais, a avaliação do rendimento escolar é feita por disciplina, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.

Em relação ao aproveitamento, visando à avaliação progressiva da aprendizagem do acadêmico, o professor ao longo do semestre letivo deve aplicar diferentes instrumentos compatíveis com o processo de ensino-aprendizagem, tais como: projetos individuais, projetos ou planos urbanos em grupo, provas escritas, trabalhos individuais ou em grupo ou outras formas de avaliação continuada, previstas no plano de ensino da disciplina. Em relação às avaliações, uma delas, denominada avaliação semestral, tem data especificada no Calendário Escolar – abrangendo todo o conteúdo programático da disciplina – e as demais com datas e

(5)

horários estabelecidos pelos próprios docentes. Cabe aos docentes, após a realização de cada avaliação, apresentar o resultado ao acadêmico e com ele discutir seus avanços e dificuldades buscando-se, assim, aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.

MERCADO DE TRABALHO:

Como arquiteto e urbanista, o graduado poderá atuar como profissional

liberal ou assalariado em escritórios de projeto, construtoras, empresas especializadas, de consultoria, tanto no setor privado como no público. Ainda, poderá atuar como docente no ensino técnico ou com a complementação de pós-graduação, no ensino superior, e como pesquisador no campo da edificação ou do urbanismo em Universidades, Centros de Pesquisas Tecnológicas e empresas privadas. Do ponto de vista legal, de acordo com regulação da Lei nº 12.378/2010 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, compete ao arquiteto e urbanista:

• o exercício das atividades de supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;

• coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação; • estudo de viabilidade técnica e ambiental;

• assistência técnica, assessoria e consultoria; • direção de obras e de serviço técnico;

• vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;

• desempenho de cargo e função técnica;

• treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;

• desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização,

mensuração e controle de qualidade; elaboração de orçamento; • produção e divulgação técnica especializada;

• e execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.

COORDENAÇÃO DO CURSO

A Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP é representada por duas docentes com dedicação em tempo integral: Coordenadora -

(6)

Profª. Drª. Delcimar Marques Teodózio e pela subcoordenadora Profª. M.Sc. Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches.

Minicurriculo da Coordenadora:

Delcimar Marques Teodózio, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP, São Carlos/SP, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – Unisantos,

Santos/SP. Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4482530E5

Minicurriculo da Subcoordenadora:

Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, Mestre em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos/SP, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba/PR.

Currículo Lattes: Link:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208442T0

Horário de Atendimento da Coordenação:

De segunda à sexta-feira, nos horários assinalados:

Coordenadora: Horários Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Manhã das 11h40 às 13h das 10h às 13h das 10h às 13h das 11h40 às 13h das 10h às 13h Noite das 18h às 19h das 18h às 19h e das 20h50 às 22h30 das 18h às 19h Das 15h às 19h Subcoordenadora: Horários Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Manhã das 11h40 às 12h30 das 10h50 às 12h30 Tarde das 13h às 17h das 15h às 18h

(7)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO:

Na elaboração da matriz curricular foram levadas em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais e a organização do currículo em eixos temáticos, encontrando ampla correspondência com a proposta de distribuição das disciplinas e atividades curriculares ou extracurriculares, em dois núcleos e um Trabalho de Curso, considerando sua interpenetrabilidade, de acordo com a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, assim dispostos:

I – Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação; II – Núcleo de Conhecimentos Profissionais; III – Trabalho de Curso.

Resumo Matriz Curricular Hora

aula %

Hora relógio

Conteúdos de conhecimentos profissionais 2460 56,6 2050

Conteúdos de conhecimentos de fundamentação 1008 23,2 840

Optativa 20 0,4 17 TFG 240 5,5 200 Estágio 384 8,8 320 Atividades complementares 240 5,5 200 Total 4.353 100,00 3.627 1º Período Desenho Arquitetônico

Educação Ambiental e Cidadania Estética e História da Arte I

Introdução ao Projeto de Arquitetura

Linguagem Gráfica e Inf.Aplic. à Arquitetura,Urbanismo e Paisagismo I Matemática e Geometria Aplicada a Arquitetura e Urbanismo

Tecnologia de Construção I

2º Período

Estética e História da Arte II

Linguagem Graf. Inf. Aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II Português Instrumental Projeto de Arquitetura I Projeto de Urbanismo I Tecnologia da Construção II 3º Período Direitos Humanos

Linguagem Gráfica e Informática Aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III

Projeto de Arquitetura II Projeto de Urbanismo II Sistemas Estruturais I

Tecnologia da Construção III Topografia

(8)

4º Período

Conforto Ambiental I

Cultura e Literatura Africana e Indígena

História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I Instalações Prediais

Projeto de Arquitetura III Projeto de Urbanismo III Sistemas Estruturais II

5º Período

Arquitetura Brasileira Conforto Ambiental II

História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Projeto de Arquitetura IV Projeto de Urbanismo IV Sistemas Estruturais III

6º Período

Conforto Ambiental III

Ética e Responsabilidade Profissional

História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III Planejamento Urbano e Regional I

Projeto de Arquitetura V Projeto de Interiores Sistemas Estruturais IV Estágio Supervisionado I 7º Período Empreendedorismo

História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV Planejamento Urbano e Regional II

Projeto de Arquitetura VI Projeto de Paisagismo I Técnicas Retrospectivas Estágio Supervisionado II 8º Período Economia

Planejamento Urbano e Regional III Projeto de Arquitetura VII

Projeto de Paisagismo II Projeto Patrimônio Cultural Disciplinas Optativas Estágio Supervisionado III

9º Período

Planejamento Ambiental

Planejamento Urbano e Regional IV Projeto Integrado

Estágio Supervisionado IV Trabalho Final de Graduação I

(9)

10º Período

Trabalho Final de Graduação II

INFRAESTRUTURA:

A unidade III do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, onde o curso de Arquitetura e Urbanismo está implantado, atende as necessidades dos cursos de ciências humanas, exatas, de engenharia, de artes e de ciências sociais aplicadas. O apoio didático-pedagógico às aulas práticas do curso de Arquitetura e Urbanismo, na unidade III, é através dos laboratórios de: maquetaria, materiais de construção, conforto ambiental, geoprocessamento, fotografia e de informática. Todos estes laboratórios possuem equipamentos essenciais para a boa aprendizagem do aluno no curso de Arquitetura, como: heliodon, luxímetro, decibelímetro, medidores de ventilação, de temperatura e umidade do ar, teodolito, compressores, serras, entre outros e, ainda, softwares atualizados utilizados para a representação gráfica dos projetos em 2D e 3D, para estudos de geoprocessamento e para o desenvolvimento de pranchas de apresentação de trabalhos.

O Laboratório de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano - LADU do curso de Arquitetura da UNIRP, de práticas profissionalizantes, possui uma sala exclusiva para o desenvolvimento de seus projetos com toda estrutura necessária: telefone, internet, computadores, ar-condicionado, lavabo, armários, mesas e cadeiras em ótimo estado de conservação. As salas de aula da unidade são equipadas com aparelhos multimídia, datashow, telão, que proporcionam maior agilidade ao professor, garantindo a maior qualidade das aulas. Todas as salas são refrigeradas, devidamente iluminadas e com equipamento de som e microfone. A biblioteca ocupa um amplo espaço destinado ao estudo, à pesquisa e à reserva do completo acervo da faculdade incluindo: livros, periódicos e mídias, disponibilizados aos alunos da graduação.

PROGRAMAS DE EXTENSÃO DO CURSO:

Atividades desenvolvidas:

• Visitas técnicas;

(10)

• Semana acadêmica do Curso;

• Projetos de extensão e de cunho social realizados no LADU, que

atendem associações e organizações sem fins lucrativos da cidade e região;

• Iniciação Científica, com publicação de trabalhos em revistas e

eventos científicos;

• Monitoria;

• Simpósios e palestras de complementação de conhecimento;

Programação dos eventos do curso:

• 2º Semestre: Semana do curso de Arquitetura e Urbanismo, com palestras,

minicursos, mesas-redondas, exposição de trabalhos e atividades de socialização.

ESTÁGIO:

O estágio curricular tem início no 6º período do curso e fim no 9º período, com o cumprimento da carga horária de 320horas totais. Os discentes cursando entre estes períodos têm como alternativa realizar o estágio em escritórios de arquitetura, construtoras, Prefeitura e empresas especializadas ou, ainda, no Laboratório de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano - LADU da própria UNIRP, desenvolvendo projetos sociais.

LINKS INTERESSANTES RELACIONADOS AO CURSO:

www.archdaily.com www.cau.org.br www.causp.org.br www.vitruvius.com.br www.pini.com.br www.arcoweb.com.br

Referências

Documentos relacionados

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em