• Nenhum resultado encontrado

Arquivo/Prefeitura de Honório Serpa. Júlia Heimerdinger

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arquivo/Prefeitura de Honório Serpa. Júlia Heimerdinger"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

REGIONAL

SEGURANÇA

Mais qualidade de vida aos

idosos de Honório Serpa

Em 2019, a Prefeitura de Honório Serpa aderiu ao

programa federal Estratégia Brasil Amigo da Pessoa

Idosa . Dividido em etapas a iniciativa, proporcionar mais

qualidade de vida à população idosa.

PÁG. 6

Unidep Futsal apresenta

Diana Santos

Destaque do futsal nacional, atleta é uma das novas

contratações das patinhas. Equipe também apresentou

seus novos uniformes. Na imagem, Luiza Bortolini e Diana

Santos, uniformizadas para a temporada 2021.

PÁG. 14

Volta às aulas de forma segura

Ontem (1º), 12 escolas particulares de Pato Branco regressaram com aulas presenciais.

Segundo Fabricio Pretto Guerra, presidente regional do Sindicato das Escolas Particulares as

escolas seguem protocolos rígidos de segurança.

PÁG. 4

Júlia Heimerdinger

Arquivo/Prefeitura de Honório Serpa Nelson Da Luz Jr

NRE de

Pato Branco

prepara

diretores

para volta

das aulas

presenciais

PÁG. 5

Polícia

apreende

pés de

maconha na

região

PÁG. 13

(2)

A2

Política

Estadão Conteúdo

Na sessão de abertu-ra do ano judiciário realiza-da na manhã dessa segunrealiza-da (1º), no Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, se solidarizou com as vítimas da covid-19 no Brasil, em es-pecial as do norte do País, frisando que o Ministério Pú-blico, tanto o estadual como o federal, ‘acompanha e apu-ra as devidas responsabilida-des’ pela crise no sistema de Saúde do Amazonas.

Em meio a cobranças para endurecer a fiscali-zação das ações do gover-no federal na pandemia do

novo coronavírus, o PGR pediu ao Supremo inquéri-to contra o ministro da Saú-de, Eduardo Pazuello, para apurar se houve omissão no enfrentamento da crise provocada pela falta de oxi-gênio para pacientes com covid-19 em Manaus. A Po-lícia Federal abriu a investi-gação no último dia 29.

Em outra linha, o PGR também destacou em seu breve pronunciamento que a ‘corrida para conter a pande-mia é também pela retoma-da econômica do país’. “Ao tempo em que defendemos o fundamental direito à vida, atuamos igualmente pela

re-dução de nossas desigualda-des sociais e pelo retorno de nossa produtividade”.

OAB

A fala de Aras se deu logo após o discurso do pre-sidente da Ordem dos Advo-gados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que vinculou a’ reto-mada da economia, a gera-ção de empregos e o desa-fogo do Sistema Único de Saúde’ a um programa efi-ciente de vacinação contra o novo coronavírus.

O presidente da OAB ressaltou ainda que a ciência e a Constituição ‘são as ar-mas mais poderosas com as

quais contamos para afastar o obscurantismo, o negacio-nismo e assegurar aos bra-sileiros e às brasileiras seu direito inalienável à vida’.

“O povo brasileiro não compactua com o autorita-rismo, o ódio, a indiferença à dor humana e a solidarie-dade é um paradigma civi-lizatório do qual não

pode-mos abrir mão”, frisou Santa Cruz em trecho de seu dis-curso.

A fala do presidente da OAB foi alinhada ao do pre-sidente do Supremo Tribu-nal Federal, ministro Luiz Fux, que disse que a vacina contra o novo coronavírus permitirá que a ‘racionali-dade vencerá o

obscurantis-mo’. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que presti-giou a cerimônia, Fux afir-mou que não se deve dar ouvidos a vozes isoladas - inclusive no próprio Poder Judiciário - que ‘abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico’.

OAB e STF destacam ciência e constituição; PGR fala de retomada econômica

Assessoria

Nessa

segunda-fei-ra (1º), a Câmasegunda-fei-ra Munici-pal de Vereadores de Pato Branco retornou com as Sessões Ordinárias. Na pri-meira sessão, foram lidos ofícios e projetos recebidos pela Casa e apresentados 40 requerimentos.

O prefeito de Pato Bran-co, Robson Cantu, também participou da sessão e afir-mou que se fez presente porque conta com a atuação de cada um dos vereadores na construção do seu proje-to para Paproje-to Branco. “Todos serão fundamentais para o sucesso da nossa gestão, ve-readores, secretários, ser-vidores, prefeito e a nossa vice. Vamos trabalhar dos bairros para o Centro, pois queremos a mesma qualida-de em todos os locais, com educação, dignidade e em-prego”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Ber-nardi, também reafirmou o compromisso do Poder Le-gislativo em trabalhar para a sociedade. “Sabemos da importância do Poder Públi-co na garantia de direitos, ainda mais, ao levarmos em conta o momento pela qual passamos. Então, quero afir-mar para nossa população que estaremos sempre em busca de melhorias e traba-lhando incansavelmente na busca de mais oportunida-des, qualidade de vida para

todos”, ressaltou Joecir.

Grande

Expediente

No Grande Expediente, o vice-presidente Claudemir Zanco/Biruba (PL) fez uso da palavra e falou sobre o Ae-roporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso - Aeropor-to de PaAeropor-to Branco, destacan-do as obras que foram reali-zadas até o momento e quais as necessidades futuras para a obra que, de acordo com o vereador, precisa contar mais ativamente com a Asso-ciação dos Municípios do Su-doeste do Paraná (Amsop).

“O projeto do aeroporto regional existe, mas sua efe-tiva construção e implanta-ção requer mais de 10 anos

de trabalho, enquanto o Ae-roporto de Pato Branco já está edificado e em opera-ção. Logo, precisamos que a entidade abrace a nossa causa e nos ajude a terminar as obras necessárias, garan-tindo que as demandas cria-das sejam atendicria-das”, expli-cou Biruba.

Novidades e

adequações

Pela primeira vez des-de a criação da Câmara des-de Vereadores, em 1952, duas mulheres foram eleitas ve-readoras. Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, pelo Partido Verde (PV), e Thania Maria Caminski Geh-len, pelo Democratas (DEM). A vereadora Maria

Cris-tina também foi a primeira vereadora a assumir a fun-ção de procuradora da Pro-curadoria da Mulher da Câ-mara de Vereadores, órgão

independente da Casa, que teve sua criação a partir da promulgação da Resolução nº 9, assinada em 15 de de-zembro de 2020.

Ainda, foi a primeira vez que um vereador com defi-ciência visual foi eleito, Ra-fael Celestrin, pelo Partido Social Democrático (PSD). Desde que foi eleito, a Câma-ra vem fazendo adequações, entre elas, a instalação de software que faz a leitura da tela dos computadores utili-zados pelo vereador; a mu-dança de salas, para ofere-cer uma com fácil acesso; e a aquisição de identificador sonoro para o elevador que, após todas as tramitações legais, será instalado ainda durante o mês de fevereiro.

Rafael também reali-zou a impressão de placas de identificação, em braile, para as salas. As placas es-tão sendo instaladas pelos servidores da Casa, com tér-mino previsto para a segun-da semana de fevereiro.

Valter Campanato/agênCia Brasil

ontem (1º), o stF realizou a a1bertura do ano judiciário

Poder Legislativo de Pato Branco retorna com as Sessões Ordinárias

Câmara muniCipal de Vereadores de pato BranCo

Comissões

durante esta primeira sessão, foram escolhidos os membros das Comissões da Casa. porém, a Comissão de políticas públicas e a Comissão de orçamento e Finanças escolherá, em até 72h, seu presidente, entre os vereadores que participam de cada uma delas.

Comissão de Justiça e Redação

dirceu luiz Boaretto (podemos) – presidente; romulo Faggion (psl); thania maria Caminski gehlen (dem); Claudemir Zanco / Biruba (pl) e eduardo albani dala Costa (mdB).

Comissão de Políticas Públicas

Januário Koslinski (psdB); maria Cristina de oliveira rodrigues Hamera (pV) e marcos Junior marini (podemos).

Comissão de Orçamento e Finanças

marcos Junior marini (podemos); rafael Celestrin (psd) elindomar rodrigo Brandão (dem).

(3)

Da Redação ADI-PR Curitiba jornalismo@adipr.com.br

A3

Política

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Atividade Essencial

O líder do governo na Assembleia, deputado Hus-sein Bakri, destaca que é de suma importância que haja logo o debate do Projeto de Lei que tornará a educação uma atividade essencial no Paraná. Além de dar segu-rança jurídica ao retorno das aulas presenciais no pró-ximo dia 18, a proposta assegura aos profissionais da educação prioridade na vacinação contra o coronaví-rus. Essas medidas tomadas pelo Governador Ratinho Junior e pelo Secretário Professor Renato Feder são im-portantes para a reabertura das 2,2 mil escolas estadu-ais , afirma Bakri.

Presidência da AMP

Prefeitos da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) lançam candidatura de Júnior Weil-ler à presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Weiller possui vasta experiência na carrei-ra pública, foi prefeito por quatro mandatos, dois de vice-prefeito, assessor parlamentar no Senado da Re-pública e na Câmara dos Deputados e comandou por dois mandatos a Amop. A AMP não definiu a data da eleição.

Projeto da UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) articu-la um projeto para atração de investimentos à região. Será feita uma pesquisa sobre as oportunidades econô-micas das que compõem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), O intuito é pro-mover ações que resultem na abertura e manutenção de empregos e estimulem a geração de riqueza nos mu-nicípios , afirmou o reitor Júlio, reitor da universidade.

Venda de terras

A FAEP declarou que segue com a posição contrá-ria à venda de terras para estrangeiros, assunto que voltou à pauta do agronegócio brasileiro por conta do Projeto de Lei em discussão no Congresso Nacional. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral com participação de centenas de presidentes e delegados dos sindicatos rurais do Paraná. Esse é um setor onde os produtores rurais brasileiros dominam e está se ex-pandindo, não existe motivo para entregar aos estran-geiros , destaca Ágide Meneguette, presidente da FAEP.

Audiência em Brasília

A ex-governadora do Paraná, Cida Borguetti, esteve em Brasília para audiência com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com quem vem mantendo agenda sobre vários pontos de interesse social que di-zem respeito à comunidade italiana no Brasil. Cida pre-side a Sociedade Garibaldi, em Curitiba. Na pauta, a si-tuação das comunidades ítalo-brasileiras e campanhas como o Outubro Rosa.

Bolsonaro em Cascavel

O Presidente Jair Bolsonaro deve chegar à Casca-vel na quinta-feira (4), a equipe encarregada de sua se-gurança desembarcou no domingo. O presidente irá inaugurar o CNTA (Centro Nacional de Treinamen-to de Atletismo), que deveria ter ficado pronTreinamen-to ainda para a preparação da equipe brasileira da modalida-de para as Olimpíadas do Rio modalida-de Janeiro, mas só agora será entregue. O investimento nesse projeto passou de R$ 30 milhões, cerca de 80% vindos do governo fe-deral e os 20% do governo estadual , destaca o depu-tado federal Evandro Roman, autor dessa importan-te conquista.

Mais doses

O Brasil deve receber em meados de fevereiro en-tre 10 e 14 milhões doses da vacina produzida pela As-traZeneca-Oxford contra a covid-19. O Ministério da Saúde recebeu uma carta do consórcio internacional Covax Facility com as informações sobre o repasse de doses.

Estadão Conteúdo

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), de-cidiu na segunda-feira (1º) levantar o sigilo da ação em que garantiu à defesa do ex--presidente Luiz Inácio Lula da Silva acesso à íntegra do material apreendido na Operação Spoofing - inves-tigação que mirou grupo de hackers que invadiu celula-res de autoridades, atingin-do o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

Retiro o sigilo dos pre-sentes autos, remetendo-os à Secretaria Judiciária para as providências , determinou Lewandowski. O sigilo ha-via sido imposto pelo próprio Lewandowski no mês passado.

O objetivo do petista é fazer um pente-fino nas mensagens para tentar re-forçar as acusações de que o ex-juiz federal da Lava Jato o encarava como um inimigo ao condená-lo a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e

la-vagem de dinheiro.

No mês passado, Lewan-dowski determinou que a 10ª Vara Federal Criminal do DF compartilhasse com a defesa de Lula, em um prazo de até dez dias, as mensagens que lhe digam respeito, direta ou indiretamente , bem assim as que tenham relação com in-vestigações e ações penais contra ele movidas na Justiça Federal de Curitiba ou qual-quer outra jurisdição .

Na decisão de dezem-bro, o ministro do Supremo indicou ainda que os arqui-vos da Spoofing somam cer-ca de 7 TB de memória, en-volvendo inclusive terceiras pessoas . Nessa linha, o ma-gistrado reforçou na oca-sião que os dados e infor-mações relacionados a tais pessoas deverão permane-cer sob rigoroso sigilo .

A defesa de Lula, no en-tanto, alegou a

Lewando-wski que aquela decisão não foi integralmente cumprida, o que levou o ministro a am-pliar o acesso do petista às informações obtidas na in-vestigação.

Novato no STF, o minis-tro Nunes Marques deve se-lar o destino do ex-presiden-te Lula no habeas corpus que discute se Moro agiu com parcialidade ao conde-nar o petista no processo do triplex do Guarujá.

Lewandowski levanta sigilo de conversas atribuídas a Moro

Agência Brasil

O Senado elegeu no fi-nal da tarde de ontem (1º) Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador do DEM foi elei-to presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simo-ne Tebet (MDB-MS), que ob-teve 21 votos. Pacheco será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pe-los próximos dois anos.

Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM--AP) para sucedê-lo na pre-sidência. O apoio de Alco-lumbre foi fundamental para a eleição de Pacheco, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então presidente da Casa. A

proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bol-sonaro, com lideranças go-vernistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposi-ção, como PT e PDT, asse-gurou um apoio abrangen-te a Pacheco.

Ao longo dos dias que antecederam a eleição, Te-bet perdeu o apoio formal do seu partido. Inicialmen-te, ela saiu como candida-ta de um bloco, com apoios também de PSDB, Cidadania e Podemos. Ao registrar sua candidatura na Mesa Direto-ra, ela se colocou como can-didata independente. Jorge Kajuru (Cidadania-GO), La-sier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP),

ou-tros candidatos à presidên-cia, desistiram de suas can-didaturas na última hora para apoiar Tebet, mas não foi o suficiente para superar Pacheco.

Rodrigo Pacheco nas-ceu em Porto Velho (RO), em 3 de novembro de 1976. Ele é advogado e está em seu primeiro mandato como Senador. Antes, ele havia sido deputado federal en-tre 2015 e 2018, quando chegou a presidir a Comis-são de Constituição e Jus-tiça (CCJ) da Câmara. No Senado, atuou como vice--presidente da Comissão de Transparência e Governan-ça (CTFC).

A votação levou

cer-ca de 1 hora e 15 minu-tos para ser concluída. Isso porque apesar de haver ur-nas espalhadas pelo plená-rio, pelo Salão Azul e pela Chapelaria, um dos aces-sos ao Congresso, os votos foram feitos um a um, com senadores sendo chamados a votar. Os que não vota-ram no plenário, recebiam a cédula de outro senador no momento em que eram chamados.

Não votaram os senado-res Jaques Wagner (PT-BA), que está de atestado médico em seu estado, Chico Rodri-gues (DEM-RR), que está li-cenciado do cargo, e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), afas-tado por motivos de saúde.

Rodrigo Pacheco é eleito

presidente do Senado

MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA BEASIL

(4)

A4

Cidade

Júlia Heimerdinger redacao@diariodosudoeste.com.br

Nessa segunda-feira

(1º) todas as 12 escolas par-ticulares de Pato Branco re-gressaram para as aulas presenciais, após quase um ano do decreto que estabe-leceu o distanciamento dos estudantes com o ambiente escolar. O decreto que per-mite a retomada das ativi-dades escolares contempla todo o estado do Paraná.

Na rede pública estadu-al a previsão é que as aulas sejam retomadas no próxi-mo dia 18. Na mesma data, as escolas municipais vão retomar de forma remota.

De acordo com Fabricio Pretto Guerra, presidente da regional do Sindicato das Escolas Particulares (Sine-pe) as escolas possuem pro-tocolos rígidos de segurança que devem serem cumpri-dos. “As escolas devem obe-decer o distanciamento so-cial e evitar aglomerações em todos os ambientes es-colares, então isso é funda-mental para que as ativida-des possam acontecer de maneira segurança”, infor-ma Guerra.

O plano de ação de vol-ta as aulas foi desenvolvido em conjunto com as autori-dades sanitárias. Cada es-cola deve realizar seu pro-tocolo para o retorno com todas as medidas de segu-rança. “Esse protocolo das escolas que estão inician-do, eles foram apresenta-dos para a vigilância sanitá-ria, e a vigilância sanitária está fazendo uma visita em todas as escolas para que realmente ela possa anali-sar as condições da escola”, explica.

“O retorno é essencial,

é fundamental para as nos-sas crianças, para os alunos, que eles possam estar nova-mente inseridos no ambien-te escolar que possam ambien-ter um convívio social” avalia Guerra acrescentando que o objetivo é melhorar o atraso que muitos alunos tiveram com as aulas remotas no úl-timo ano.

Sentimento

dos pais

Todas as escolas oferta-ram para os pais a opção de escolha, se preferem o ensi-no presencial ou remoto. Na maioria dos casos, a decisão foi de encaminhar os filhos para as aulas presenciais.

Guerra além de presi-dente do Sinepe também é vice-diretor do colégio Ma-ter Dei, e ele afirma que os pais estão tranquilos nesse retorno presencial. “No co-légio Mater Dei nós envia-mos uma pesquisa para os pais e 95% dos pais opta-ram pelo presencial, então não estão somente tranqui-los, mas eles estão precisan-do desse retorno”, exemplifi-ca Guerra.

De acordo com Guilher-me Silverio, diretor da esco-la Crescer a maioria dos pais deseja o retorno das aulas. “Fiz uma enquete com os pais para saber o sentimen-to deles quansentimen-to a seguran-ça do protocolo, assim, unâ-nime que eles confiam no protocolo” diz comentando também que algumas crian-ças estão estudando de ma-neira remota.

“E para nós que somos os profissionais é um senti-mento de alegria de poder retomar as atividades fissionais, de exercer a pro-fissão. A expectativa é

po-sitiva, e nós estamos tendo apoio irrestrito dos pais, as famílias são grande suces-so do nossuces-so retorno”, refle-te Silverio.

Medidas de

prevenção

As escolas devem se-guir todas as regras de pre-venção contra covid-19, a sanitização dos ambientes escolares precisa ser reali-zada com frequência, e res-peitar o distanciamento so-cial. O uso da máscara é indispensável, a utilização de álcool em gel, a corre-ta higienização das mãos e cada aluno deve levar seu próprio material.

Segundo Guerra a ca-pacidade máxima de cada sala de aula deve ser avalia-da em caavalia-da ambiente espe-cífico, reforçando que o dis-tanciamento social entre os alunos é fundamental nesse momento.

Silverio informa que to-dos os professores da es-cola receberam treinamen-to antecipado. “Como nós voltamos ano passado no contra turno, nós já tínha-mos feito treinamento no ano passado. Aconteceu o treinamento antecipado dos professores com pes-soas especializadas” acres-centando também que se-manas antes do retorno presencial os treinamentos foram intensificados.

“A orientação das auto-ridades sanitárias é de que as crianças que venham apresentar qualquer tipo de sintoma ou algum membro da família é que a criança fique em casa, comunique a escola e procure encami-nhamento médico” finaliza Silverio.

Escolas particulares

retornaram às

aulas presenciais

em Pato Branco

Pais da rede particular se mostraram tranquilos com a retomada das atividades presenciais Os quatro primeiros rotarianos (da esquerda para a direita) Gustavus Loehr, Silvester

Schiele, Hiram Elmer Shorey e Paul Percy Harris

HttPS://www.rOtary.OrG/Pt/HiStOry-firSt-fOur-rOtarianS - rOtary intErnatiOnaL

Nesta edição do Diário do Su-doeste fazemos a estreia dessa coluna para informar a comuni-dade sobre o Rotary, e mais es-pecificamente sobre as ativida-des, projetos humanitários entre outros que os Rotary Clubs (clu-bes de Rotary) da cidade de Pato Branco desenvolvem.

Primeiramente, gostaríamos de agradecer ao Jornal Diário do Sudoeste a disponibilidade deste espaço para podermos informar nossa comunidade sobre o que é ser Rotary. Nosso muito obri-gado!

O Rotary teve início com a vi-são, do advogado Paul Percy Har-ris, de promover entre os profis-sionais de diferentes setores a troca de ideias e fazer amizades duradouras (companheirismo). Em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América (EUA), Paul Harris, juntamente com o enge-nheiro de minas Gustavus Loehr, o comerciante de carvão Silvester Schiele e o alfaiate Hiram Elmer Shorey, realizaram uma reunião no escritório de Loehr no intui-to de desenvolver o companhei-rismo idealizado por Paul Harris. Mais tarde, esta reunião ficaria conhecida como a primeira reu-nião de um Rotary Club, que se-ria o Rotary Club de Chicago. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões nos escritórios de cada integrante do grupo.

No ano de 1907, o Rotary desenvolveu seu primeiro pro-jeto, que foi realizado na cida-de cida-de Chicago, com a instalação de um banheiro público. Ao lon-go do tempo, o Rotary foi grada-tivamente ampliando seu alcance pelo mundo, e sua atuação com serviços humanitários. Atualmen-te, o Rotary está presente em 220 países e regiões, com 36.418

Rotary Clubs e 1.177.516 de rotarianos(as), além de 11.236 Rotaract Clubs e 214.827 rotaractianos(as). No Brasil são 2.409 Rotary Clubs com 51.362 rotarianos(as), e 816 Rotaract Clubs e 9.020 rotaractianos(as).

A missão declarada do Ro-tary é de servir ao próximo, di-fundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreen-são mundial por meio da consoli-dação de boas relações entre líde-res profissionais, emplíde-resariais e comunitários. Com a visão de que juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças du-radouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

O que o Rotary faz? Desen-volve ações, projetos e progra-mas, humanitários, sustentáveis e, preferencialmente, para pro-mover a paz, combater doen-ças, fornecer água limpa e sane-amento, cuidar da saúde de mães e filhos, apoiar a educação, favo-recer o desenvolvimento econô-mico e o meio ambiente.

Um Pouco da História

do Rotary – 1ª parte

Leia mais sobre a história do rotary em: https://www.rotary. org/pt/about-rotary/history

(5)

A5

Regional

notas

Mariópolis estuda parceria do Município

com UTFPR de Pato Branco

Na quarta-feira (27), o prefeito de Mariópolis, Mario Paulek, recebeu a visita do professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato Branco, Silvio H. Delaposte Andelfatto. Na ocasião, representantes de vários setores participaram e debateram a possibilidade de uma parceria com a universidade. A inten-ção é conseguir realizar um georreferenciamento no município. A conversa veio de encontro às necessidades quanto mapeamento real dos terrenos da cidade contendo várias informações que ajudarão o bom desempenho e agilidade nas atividades tributárias entre outras.

IFPR em Palmas abre vagas para ensino médio

AS inscrições para o Processo Seletivo 2021 de ingresso nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Tecnológico Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Palmas acontecem até 8 de fevereiro. No câmpus, são ofertadas vagas para os cursos Técnico em Alimentos e Téc-nico em Serviços Jurídicos. Para mais informações, bem como para acesso ao edital e realiza-ção da inscrirealiza-ção, é preciso acessar o endereço eletrônico: concursos.funtefpr.org.br/ifpr2021.

Jéssica Procópio e assessoria

reportagem@diariodosudoeste. com.br

Ontem (1º), a rede pri-vada de ensino retornou com suas aulas presenciais. No Estado, a previsão, con-forme Governo do Paraná, é que as atividades iniciem em 18 de fevereiro, de ma-neira presencial e remota.

Em conversa com o Di-ário do Sudoeste a chefe do Núcleo Regional de Educa-ção (NRE) de Pato Bran-co, Iara Lucia Tecchio Me-zomo, informou que nesta terça-feira (2), diretores dos 14 colégios de Pato Branco, participarão de uma capacitação remota com o NRE, sobre como or-ganizar o retorno das aulas presenciais seguindo todas as medidas de prevenção a covid-19.

Segundo Iara, cada es-cola contará com termôme-tros, álcool gel por todas as salas, máscaras a

disposi-ção dos alunos e obedece-rá à distância de 1,5 m entre cada carteira. As adaptações devem ser conferidas,

pes-soalmente, pelas equipes da vigilância sanitária de cada um dos municípios.

“Trabalhamos com o

ca-lendário do Governo Esta-dual, por isso, estamos nos preparando para retornar as aulas no dia 18, estando

al-guns em sala de aula e ou-tros em casa, de maneira remota, porém em transmis-são ao vivo”, disso explican-do que alunos sem acesso à internet poderão acompa-nhar as aulas tanto pela TV quanto por materiais didáti-cos impressos.

Greve

Ainda de acordo com a chefe do NRE em Pato Bran-co, não há nenhuma infor-mação da APP Sindicato quanto a greve contra a vol-ta das aulas presenciais na microrregião. Segundo ela, nenhum aviso de manifes-tação foi encaminhado ao núcleo.

Reunião com

Amsop

Ainda na sexta-feira (1º), a Comissão de Educa-ção da AssociaEduca-ção dos Mu-nicípios do Sudoeste do Pa-raná (Amsop) se reuniu com prefeitos e secretários da re-gião para discutir o retorno

das aulas na rede pública de ensino.

Entre os assuntos abor-dados no encontro, discutiu--se o transporte escolar, que é compartilhado entre Esta-do e prefeituras.

Além disso, a comis-são da Amsop debateu com gestores sobre a necessida-de necessida-de criação necessida-de protocolos sanitários para os espaços, levantamento de informa-ções e orientainforma-ções junto às famílias, possibilidade de reavaliação constante da volta às aulas e a con-tratação de mais profissio-nais, já que muitos profes-sores não devem retornar às salas por pertencerem aos grupos de risco.

“O retorno às aulas está sendo indicado pelo Minis-tério da Educação e Seed, mas é algo que precisa ser bem avaliado porque terá uma série de implicações às estruturas administrativas, de Educação e Saúde”, co-mentou o presidente da Am-sop, Nilson Feversani.

Seed

Colégios estaduais se preparam para o

retorno das aulas presenciais

NRe de Pato Branco organiza capacitação sobre medidas de prevenção a covid-19 que devem ser seguidas por instituições de ensino

(6)

A6

Regional

Produção de soja

A produção brasileira de soja em 2020/21 deverá totalizar 133,104 milhões de toneladas, com elevação de 4,7% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 127,178 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada pela consultoria Safras & Mercado. No dia 11 de dezembro, data do relatório anterior, a projeção era de 132,498milhões de toneladas. Com a colheita em fase inicial, a consultoria indica aumento de 3,2% na área, estimada em 38,61 milhões de hectares. O levantamento indi-ca que a produtividade média deverá passar de 3.415 quilos por hectare para 3.465 quilos. O clima ainda é importante para a consolidação da produção brasileira. No Paraná e nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste, a partir do início de fevereiro não pode haver grandes excessos de umidade para que os trabalhos de colheita comecem e avancem em ritmo satisfatório e a quali-dade dos grãos não seja prejudicada.

Prêmio nacional

Instrutor do Senar-PR, Marcelo Ferreira Guimarães está en-tre os dez vencedores do 1º Prêmio Nacional de Vídeos Educa-tivos de Formação Profissional e Promoção Social, promovido pelo Senar Nacional. O concurso analisou os melhores materiais audiovisuais produzidos pelos profissionais e usados em sala de aula e o resultado foi revelado no último dia 29 de janeiro. Mora-dor de Guarapuava, Guimarães é instrutor dos cursos “Inclusão digital” e “Sol rural”. O material elaborado por Guimarães versa-va sobre o tema “O computador e seus componentes básicos” e foi usado em aulas do curso de inclusão digital. Segundo o instrutor, o vídeo contribuiu para que os alunos entendessem melhor o conteúdo, já que permitia a visualização imediata dos componentes exatos abordados em aula. Em razão disso, Gui-marães disse que pretende continuar usando recursos audiovi-suais em seus cursos.

Produção de uvas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar--Emater (IDR-Paraná) está lançando o livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná. Partindo de um detalhado panorama da produção e do mercado da fruta, o livro aborda do planejamento da propriedade e do empreen-dimento, escolha do terreno e de cultivares, a necessidade de observar os fatores climáticos, boas práticas agronômicas na condução de parreirais e colheita até os cuidados na comercia-lização. Destinado a técnicos, produtores e estudantes de ciên-cias agrárias, o livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná custa R$ 150 mais o custo de envio. Para adquiri-lo, o interessado deve enviar uma mensagem para publicacoes@idr.pr.gov.br.

Vinho brasileiro

Em um ano muito difícil para a economia brasileira, o mer-cado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020. O consumo per capita subiu 30% no País, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos. No entanto, o ano foi positivo para o nicho das vinícolas nacionais de vinhos finos. Segundo a Ideal Consulting, que acompanha a evolução do setor, as ven-das desses produtos dobraram. Uma confluência de fatores con-tribuiu para o mercado como um todo, mas principalmente os vinhos brasileiros de preço mais alto, tivessem uma expansão de consumo fora da curva em 2020. O principal deles foi a alta do dólar, que se manteve bem acima de R$ 5 por boa parte do ano. As vinícolas nacionais se beneficiaram também de uma melhor distribuição – tanto no varejo tradicional quanto no e-commer-ce – e pela qualidade da safra 2019/2020.

Recorde da Copacol

Após um ano desafiador, com alto custo para manuten-ção das atividades provocado pela supervalorizamanuten-ção das com-modities, o faturamento da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) chegou a R$ 5.693 bilhões em 2020, crescimento de praticamente 30% em comparação a 2019. O balanço oficial foi aprovado durante AGO (Assembleia Geral Ordinária) realizada na última sexta-feira, 29. A Copacol ampliou as vagas no mercado de trabalho, gerando emprego e renda em toda a região. Atualmen-te são 11,2 mil colaboradores diretamenAtualmen-te ligados a cooperativa. O quadro social também aumentou e agora são 6,2 mil coopera-dos. Outro marco importante para a cooperativa foi o pagamento recorde em sobras: R$ 120,3 milhões: 50% repassados antecipa-damente em dezembro. Do montante, R$ 30 milhões foram des-tinados para reservas na avicultura, piscicultura e suinocultura.

Paloma Stedile

paloma@diariodosudoeste.com.br Com o objetivo de pre-parar o município, a fim de gerar mais qualidade de vida para a população da terceira idade, em 2019, a Prefeitura de Honório Ser-pa fez a adesão ao progra-ma federal “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”.

Assim como outros mu-nicípios que fazem parte da iniciativa, após a assinatura do termo de adesão, Honó-rio Serpa se comprometeu em realizar várias etapas, como criação de conselho, realização de diagnóstico, além da elaboração de pla-no municipal e de legisla-ção, que apoiem a execução de ações voltadas ao enve-lhecimento saudável da po-pulação local.

De acordo com a di-retora de Assistência So-cial, Eritana Aparecida Ja-guszewski, o Município fez boa parte das etapas, como a capacitação de dez pro-fissionais do departamento, que desenvolveram o diag-nóstico municipal junto à população idosa.

Ela conta que a pesqui-sa [com duração de qua-tro meses] consistiu em 50 questões sobre mobilidade, saúde, habitação, entre ou-tros temas, as quais foram aplicadas ainda em 2019 junto a 100 idosos — mora-dores tanto da área urbana, como rural do município.

“O Plano Municipal é elaborado após a realiza-ção desse diagnóstico com os idosos, por meio do qual são definidas as priorida-des para eles. Aqui em Ho-nório Serpa conseguimos boa participação dos ido-sos nas discussões”, avalia, acrescentando que o muni-cípio tem cerca de 900 pes-soas idosas.

Além da própria pes-quisa, a diretora explica que outras ações são realizadas com essa faixa etária. “Fazí-amos, por exemplo, encon-tros com atividades, chama-dos ‘Quinta-feira amiga da pessoa idosa’. Porém, devi-do à pandemia, não pude-mos mais reuni-los. Então agora fazemos visitas, ativi-dades on-line, a fim de man-termos contato com eles”.

Outra ação ocorreu em outubro do ano passa-do, no Dia do Idoso, quan-do foi realizada uma live, em que alguns idosos fizeram apresentações musicais. “É importante destacar que as atividades não são especí-ficas do Social. O plano de ação envolve todos os de-partamentos, como a Saúde,

para vermos o que podemos melhorar”.

A diretora lembra que a socialização e o contato di-reto buscam proporcionar real atendimento à necessi-dade da pessoa idosa. “Em nosso município, que é pe-queno, por exemplo, é mui-to comum que idosos sus-tentem suas casas com a aposentadoria. Com isso, melhorias, que deveriam ser feitas na casa, por mais simples que sejam, de uma rampa ou barra de seguran-ça no banheiro, muitas ve-zes não são feitas. Assim, a ideia também é mobilizar as famílias, porque não vem dinheiro específico para trabalhar com esse progra-ma. É só uma reorganização das próprias atividades que o Município já oferta”, ob-serva Eritana.

Plano

O plano de ação foi en-caminhado ao Governo Fe-deral há cerca de quatro me-ses. A diretora explica que agora o Departamento de Ação Social aguarda a apro-vação do plano, para que en-tão seja feita audiência pú-blica, a fim de verificar junto à população se há mais algo que possa ser ajustado e, posteriormente, encaminha-do à Câmara Municipal para que se torne lei.

“Nosso plano já está pronto e encaminhado para o Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Sisbapi). Já fizemos as outras etapas e estamos em análise do

Go-verno. A qualquer momen-to pode vir essa devolutiva. Mas estamos buscando essa agilidade. O trabalho com os idosos continuamos fa-zendo, contudo, precisamos ter essa legalidade. Precisa-mos colocar esse plano em vigência”.

Centenária

Uma das idosas do mu-nicípio, acompanhada pelo “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, é dona Trin-dade Gonçalves dos Santos. A agricultora aposentada é moradora da comunidade Barra do Gigante e com-pletou, na última quinta--feira (28), 101 anos de idade — porém, segundo ela, sua real idade é 103, pois era comum naque-la época os filhos serem registrados alguns anos após o seu nascimento.

Dona Trindade mora no mesmo local há mais de 70 anos, onde criou seus cin-co filhos. Ela tem 25 netos e diz que “perdeu as contas” da quantidade de bisnetos. “Mas já passou dos 30”, con-ta em tom de risos.

Por opção própria, ela reside sozinha em sua casa, sendo que uma de suas fi-lhas mora há menos de 20 metros, auxiliando-a nas ta-refas de casa e cuidados.

Dona Trindade diz que “o segredo para se ter uma vida longeva é trabalhar bastante; não reclamar; an-dar num bom caminho, como uma boa ovelha; vi-ver na paz de Cristo e

sem-pre ajudar os outros; além de orar e agradecer a Deus pela vida, saúde e família”.

Eritana, que também faz visitas à dona Trindade, as-sim como demais profissio-nais dos departamentos de Ação Social e Saúde, conta que, apesar da idade avan-çada, é uma senhora ale-gre, comunicativa, com óti-ma memória.

“Ela se locomove sem dificuldades, leva uma vida social ativa, sempre rece-be muitas visitas [agora, na pandemia, restritas a fami-liares e equipes de Saúde e Social]. Esbanja saúde, toma apenas remédio para con-trole de pressão alta e dia-betes”, descreve.

Dona Trindade conta que “trabalhava para os ou-tros durante o dia; e, à noite, na própria casa. Trabalhava até na dieta e tomava banho na sanga. Então, o que a pes-soa tem que passar, ela vai passar. Hoje tudo é motivo para reclamação, não tem o que contente”.

Ela acrescenta: “Não tí-nhamos frescura, lavávamos as roupas sem amaciante, na mão. Antigamente, os maridos trabalhavam fora e as mulheres ajudavam fa-zendo o serviço em casa; e, no final do dia, ainda tínha-mos tempo para tomar chi-marrão juntos, as tarefas eram sempre divididas”, re-lembra, finalizando: “Minha maior tristeza seria não po-der falar. O dia que eu não puder conversar, é porque estou morrendo”.

Honório Serpa busca mais qualidade

de vida para a pessoa idosa

AssessoriA/PrefeiturA de Honório serPA

eritana e dona trindade, que completou oficialmente 101 anos na última semana

(7)

A7

Geral

Assessoria

A pandemia do Coronavírus explicitou a dependência da indústria nacional, geran-do escassez de produtos em diversas áre-as. Não foi diferente com a cadeia produtiva farmacêutica. Logo após euforia da aprova-ção de uso emergencial das Vacinas Oxford/ AstraZeneca e Coronavac, veio o receio da paralização da imunização por falta do In-grediente Farmacêutico Ativo (IFA), catalisa-dor do qual depende a fabricação das vaci-nas, no país.

Para deixar o setor farmoquímico mais flexível e independente de pressões e escas-sez externas, na semana passada a Empre-sa Brasileira de PesquiEmpre-sa e Inovação Indus-trial (Embrapii) e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abifi-qui), se uniram e assinaram um acordo de Aliança Estratégica de fomento a inovação, produção local e tornar o país mais inde-pendente tecnologicamente.

“O papel da Embrapii é fortalecer a in-dústria nacional e conta, para isso, com um modelo ágil, flexível e sem empecilhos bu-rocráticos. As Unidades Embrapii estão pre-paradas para atender às demandas das em-presas e, inclusive, pretendemos credenciar

novos centros para atuar com o setor da saúde. Eu tenho certeza de que será possível unir a expertise acumulada do setor empre-sarial com o conhecimento dos pesquisado-res das Unidades Embrapii para promover mais inovação no setor farmacoquímico”, explica o diretor presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

Para a produção de remédios e vacinas, a indústria farmacêutica utiliza insumos far-macêuticos ativos (IFAs). Somente 5% dos insumos utilizados pela indústria farmacêu-tica para a produção de remédios prontos são produzidos no Brasil — o outros 95% são importados, mais de 70% vêm prove-nientes da China e da Índia, países que fi-zeram grande investimentos nos últimos 20 anos na sua indústria de química fina.

“Há uma necessidade absoluta de nós agregarmos ao conhecimento dos empre-sários em parceria com os pesquisadores o que temos disponíveis em desenvolvimento tecnológico. As universidades e centros de pesquisas tem competência de nível global. Precisamos explorar mais essa capacidade afim de agregarmos ao setor de insumos no país”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Abiquifi, José Correia.

Parceria incentiva produção de insumos para medicamentos e vacinas no Brasil

Agência Brasil

Desde o início de ja-neiro, o governo brasileiro adotou novas regras para a entrada de viajantes proce-dentes de outros países. O Executivo nacional seguiu orientações da Agência Na-cional de Vigilância Sanitá-ria (Anvisa), considerando a permanência da pandemia de covid-19 e o surgimen-to de novas variantes do ví-rus em outros países. Sai-ba o que é necessário para desembarcar no Brasil após uma viagem internacional.

Todos os viajantes, bra-sileiros ou estrangeiros, te-rão de apresentar teste do tipo RT-PCR negativo/não reagente para a covid-19 e preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) an-tes do embarque. Somen-te após o cumprimento desses requisitos, poderão embarcar para o Brasil. O formulário de DSV pode ser acessado no link https://for-mulario.anvisa.gov.br/. Ele deverá ser preenchido nas

72 horas que antecederem o embarque.

O teste RT-PCR tam-bém deverá ter sido feito nas 72 horas que antecede-rem o embarque e

apresen-tado à companhia aérea no momento do check-in. A re-alização do teste e sua apre-sentação são obrigatórias para todos os viajantes aci-ma de 12 anos, brasileiros

ou estrangeiros, que quei-ram embarcar para o Brasil, independentemente de sua procedência.

Crianças entre 2 e 12 anos viajando

desacompa-nhadas também são obri-gadas a apresentar o teste. Caso estejam acompanha-das, estão dispensadas do teste, desde que seus acom-panhantes testem negativo ou não reagente. Crianças com menos de 2 anos estão dispensadas de fazer o teste.

O governo proibiu, no entanto, a entrada de voos vindos do Reino Unido e da África do Sul, em função das variantes do coronavírus descobertas nessas duas lo-calidades. Nesses casos, só

poderão entrar no Brasil es-trangeiros cônjuges, com-panheiros, filhos, pais ou curadores de brasileiros e portadores de Registro Na-cional Migratório.

Já os brasileiros que te-nham estado em um desses lugares nos 14 dias anterio-res ao embarque poderão entrar no Brasil desde que apresentem o teste RT-PCR negativo ou não reagente. Além disso, deverão reali-zar quarentena de 14 dias ao chegar ao país.

Viajantes devem apresentar teste RT-PCR negativo/não reagente

Conheça as regras para entrar no país durante pandemia

Tripulantes

Tripulantes de aviões com destino ao Brasil não preci-sam apresentar o RT-PCR. Mas precisarão cumprir os seguin-tes protocolos:

• Ausência de contato social e autoisolamento enquan-to permanecerem em solo brasileiro;

• Cuidados com a saúde, automonitoramento; • Busca por auxílio médico imediato para avaliação de possível acometimento pela covid-19 e comunicação do fato ao operador aéreo;

• Cooperação com os protocolos adotados pelo siste-ma de saúde local.

(8)

Indicadores Econômicos: elaboração da agência

Dossiê:Dinheiro. Fone: (41) 99632-7866

Índices em % ago set out nov dez jan ano 12m

INPC (IBGE) 0,36 0,87 0,89 0,95 1,46 - 5,45 5,45 IPCA (IBGE) 0,24 0,64 0,86 0,89 1,35 - 4,52 4,52 IPCA-15 (IBGE) 0,23 0,45 0,94 0,81 1,06 0,78 0,78 4,30 IPC (FIPE) 0,78 1,12 1,19 1,03 0,79 - 5,62 5,62 IGP-M (FGV) 2,74 4.34 3,23 3,28 0,96 2,58 2,58 25,71 IGP-DI (FGV) 3,87 3,30 3,68 2,64 0,76 - 23,08 23,08 IPA-DI (FGV) 5,44 4,38 4,86 3,31 0,68 - 31,72 33,89 IPC-DI (FGV) 0,53 0,82 0,65 0,94 1,07 - 5,17 5,17 INCC-DI (FGV) 0,72 1,16 1,73 1,28 0,70 - 8,81 8,81

nov dez jan

TJLP (%) 4,55 4,55 4,39 Sal. mínimo 1.045,00 1.045,00 1.100,00 FGTS (%) 0,2466 0,2466 0,2466 UPC 23,54 23,54 23,54 TAXA SELIC ANUAL: 2,0%

Facultativo

Contribui com 20% sobre qquer valor entre R$ 1.100,00 (R$ 220,00) a R$ 6.433,57 (R$ 1.286,71), por carnê .

Empregados - taxas de desconto

Taxa até R$ 1.100,00 (sal. mínimo) 7,5% Taxa entre R$ 1.100,01 e R$ 2.203,48 9% Taxa entre R$ 2.203,49 e R$ 3.305,22 12% Taxa entre R$ 3.305,23 e R$ 6.433,57 14% COMO EFETUAR O CÁLCULO: é preciso calcular o valor da taxa para cada intervalo de salário, e depois somar os va lores obti-dos.

EMPREGADOR Pessoas físicas e empresas não optantes do Simples pagam uma taxa de 12%

BASE (R$) Alíquota Parc. a % deduzir Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13 Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente; 2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$ 1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui ções à previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b)

Carne Leão:itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas no livro-caixa.

Período POUP POUP TR ANTIGA NOVA 28/11 a 28/12 0,5000 0,1159 0,0000 1/12 a 1/1 0,5000 0,1159 0,0000 2/12 a 2/1 0,5000 0,1159 0,0000 3/12 a 3/1 0,5000 0,1159 0,0000 4/12 a 4/1 0,5000 0,1159 0,0000 5/12 a 5/1 0,5000 0,1159 0,0000 6/12 a 6/1 0,5000 0,1159 0,0000 7/12 a 7/1 0,5000 0,1159 0,0000 8/12 a 8/1 0,5000 0,1159 0,0000 9/12 a 9/1 0,5000 0,1159 0,0000 10/12 a 10/1 0,5000 0,1159 0,0000 11/12 a 11/1 0,5000 0,1159 0,0000 12/12 a 12/1 0,5000 0,1159 0,0000 13/12 a 13/1 0,5000 0,1159 0,0000 14/12 a 14/1 0,5000 0,1159 0,0000 15/12 a 15/1 0,5000 0,1159 0,0000 16/12 a 16/1 0,5000 0,1159 0,0000 17/12 a 17/1 0,5000 0,1159 0,0000 18/12 a 18/1 0,5000 0,1159 0,0000 19/12 a 19/1 0,5000 0,1159 0,0000 20/12 a 20/1 0,5000 0,1159 0,0000 21/12 a 21/1 0,5000 0,1159 0,0000 22/12 a 22/1 0,5000 0,1159 0,0000 23/12 a 23/1 0,5000 0,1159 0,0000 24/12 a 24/1 0,5000 0,1159 0,0000 25/12 a 25/1 0,5000 0,1159 0,0000 26/12 a 26/1 0,5000 0,1159 0,0000 27/12 a 27/1 0,5000 0,1159 0,0000 28/12 a 28/1 0,5000 0,1159 0,0000 1/1 a 1/2 0,5000 0,1159 0,0000 2/1 a 2/2 0,5000 0,1159 0,0000 TR MÊS % ano 12 m Novembro/20 0,00 0,00 0,00 Dezembro/20 0,00 0,00 0,00

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionais - R8N

R$/m2 NOV DEZ %m %ano %12m

Paraná 1.696,22 1.720,00 1,40 7,94 7,94 Norte 1.755,40 1.765,20 0,84 10,94 10,94 Noroeste 1;529,92 1.564,08 2,23 5,95 5,95 Oeste 1.736,45 1.758,75 1,46 9,48 9,48 SOJA - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Paranaguá 169,00 1,2% 7,0% Ponta Grossa 169,50 2,1% 15,3% Maringá 170,00 4,3% 16,4% Cascavel 172,00 5,5% 17,8% Sudoeste 171,00 4,9% 17,1% Guarapuava 171,00 4,9% 17,1% MILHO - saca 60kg Paranaguá 81,00 -2,4% 12,5% Sudoeste 79,00 -2,5% 6,8% Cascavel 78,00 -3,7% 5,4% Maringá 78,00 -2,5% 8,3% Ponta Grossa 78,00 -3,7% 5,4% Guarapuava 78,00 -3,7% 5,4% TRIGO - saca 60kg PRAÇA R$ SEM 30 d. Curitiba 85,00 0,0% 6,3% Ponta Grossa 83,00 0,0% 5,1% Maringá 78,00 0,0% 4,0% Cascavel 78,00 0,0% 4,0% SALÁRIO FAMÍLIA 2020 - Salários até R$ 1.503,25 51,27 Venc.: empresas 19/2, pes.físicas 15/2, emp. do més ticos 5/2. Atraso gera multa 4% a 100%+juros.

Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre R$ 1.100,00 (R$ 121,00) e R$ 6.433,57 (R$ 707,69), através de GPS

Autônomo

1)Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20% sobre os limites de R$ 1.100,00 (R$ 220,00) a R$ 6.433,57 (R$ 1.286,71).

2)Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe 11% sobre o máximo de R$ 6.433,57 (R$ 707,69) e desconta do autônomo

3)Quem recebe de jurídicas e físicas: des conto de 11% sobre as jurídicas, até R$ 6.433,57 (R$ 707,69). Se não atingir este teto, reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 6.433,57.

4) Aut. especial: sobre R$ 1.100,00, recolhe 5% (donas de casa, Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade..

SOJA- US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 1.365,25 -4,75 1,6% 4,1% mai/21 1.362,50 -4,50 1,5% 4,3%

MILHO- US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 549,25 2,25 7,4% 13,5% mai/21 548,50 1,00 6,7% 13,5%

FARELO- US$ por tonelada curta (907,2kg) mar/21 430,50 -0,50 0,2% 0,3% mai/21 428,00 -1,10 0,4% 1,1%

TRIGO- US$cents por bushel (25,4 kg)

mar/21 651,00 -12,00 0,4% 1,6% mai/21 651,75 -10,75 0,4% 1,9% Ações % R$ Petrobras PN +3,15% 27,53 Vale ON +3,77% 91,27 ItauUnibanco PN +2,67% 29,08 Bradesco PN +2,06% 25,25 Cielo ON +2,19% 4,20 Eletrobras PNB +8,98% 31,32 Braskem PNA +5,53% 25,56 Pão de Açúcar ON +5,21% 79,41 INDICE BOVESPA Alta: 2,13% 117.517 pontos

Volume negociado: R$ 30,93 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

IR 2020 - A 8ª parcela do IR 2020 ven ce em 29/01, com taxa de juros Selic de 1,98%.

MÊS TAXA SELIC Out/20 0,16% Nov/20 0,15% MÊS TAXA SELIC Dez/20 0,16% *Jan/21 1,00% *No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 01/02/21

Indicadores Econômicos

Mercado Agropecuário

BOVESPA 01/02/21

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 01/02/21

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA JANEIRO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ OUTROS INDICADORES

Índice dez jan fev

INPC (IBGE) 1,0520 1,0545 -IPCA (IBGE) 1,0431 1,0452 -IGP-M (FGV) 1,2452 1,2314 1,2571 IGP-DI (FGV) 1,2428 1,2308 -* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Novembro/20 0,5000 5,64 6,17 Dezembro/20 0,5000 6,17 6,17

NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Novembro/20 0,1159 1,99 2,29 Dezembro/20 0,1159 2,11 2,11

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B. PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 156,35 0,3% 1,8% 17,3% 156,50 157,50 MILHO saca 60 kg 72,89 0,0% 0,2% 15,8% 74,00 74,20 TRIGO saca 60 kg 75,73 0,0% 2,5% 12,1% 76,00 75,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 263,62 1,2% -1,5% -2,5% - 240,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 290,28 2,6% 4,1% 4,0% - 280,00 BOI GORDO arroba, em pé 282,73 0,0% 1,6% 9,5% 280,00 275,00 SUÍNO kg, vivo 6,16 -0,2% -8,1% -6,9% 6,00 5,80 ERVA MATE arroba 22,39 0,0% 0,0% 12,6% - 19,00 FRANGO kg, vivo 2,80 0,0% 0,0% 0,0% - - PREÇO AO PRODUTOR 01/02/21 MERCADO FUTURO INDICADORES CEPEA/ESALQ PRODUTO 01/02 DIA MÊS Bezerro (1) 2.675,83 0,05% 0,05% Boi gordo (2) 301,00 0,38% 0,38% Café (3) 672,19 2,11% 2,11% Algodão (4) 459,22 0,50% 0,50% 1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis ta da arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SP Capital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por libra peso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 01/02/21

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 01/02/21

CAFÉ- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 125,35 2,40 1,7% -2,3% mai/21 127,40 2,40 1,6% -2,1%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 29/08/17

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão. 117.380 116.464 115.882 118.883 115.067 117.517

SOJA Fin. Cross Listing- US$ saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

nov/17 20,66 -0,09 0,0% -7,5% mai/18 21,25 -0,07 0,2% -6,2%

MILHO- R$/saca 60 kg

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

set/17 27,29 0,02 -2,4% 4,5% nov/17 28,91 0,09 -0,7% 2,9%

BOI GORDO- R$/arroba

ago/17 141,88 1,62 2,3% 8,5% set/17 142,98 0,89 2,8% 7,8%

CAFÉ- US$/saca 60 kg (arábica)

set/17 151,25 -3,45 -0,2% -8,2% dez/17 156,90 -2,20 0,3% -7,8%

22/01 26/01 27/01 28/01 29/01 01/02

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apurados

OURO - BM&F var. dia

01/02 R$ 322,80 /grama -0,17%

DÓLAR COMERCIAL

Baixa: 0,44% Var. fevereiro: -0,44%

Compra R$ 5,449

Venda R$ 5,450

DÓLAR PTAX (Banco Central)

Baixa: 0,28% Var. fevereiro: -0,28%

Compra R$ 5,4602

Venda R$ 5,4608

DÓLAR PARALELO

Baixa: 0,35% Var. fevereiro: -0,35%

Compra R$ 5,20

Venda R$ 5,73

DÓLAR TURISMO

Baixa: 0,35% Var. fevereiro: -0,35%

Compra R$ 5,20

Venda R$ 5,71

EURO

Baixa: 0,82% Var. fevereiro: -0,82%

Compra R$ 6,5976

Venda R$ 6,5988

EURO TURISMO

Baixa: 1,01% Var. fevereiro: -1,01%

Compra R$ 6,13

Venda R$ 6,88

OUTRAS MOEDAS X REAL

Iene R$ 0,0520 Libra esterlina R$ 7,46 Peso argentino R$ 0,062 US$ 1 É IGUAL A: Iene 104,97 Libra esterlina 0,73 Euro 0,83 Grupo 1 R$ 1.467,40 Trab.s na agricultura. Grupo 2 R$ 1.524,60 Serviços administrati vos,

domésticose ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.577,40 Trab. produção de bens e serviços industriais Grupo 4 R$ 1.696,20 Técnicos nível médio. *Valores válidos de 01/01/21 a 31/12/21 Poupança antiga: depósitos até 03/05/12 Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO- US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mar/21 80,03 -0,61 -2,8% 2,4% mai/21 81,36 -0,48 -2,3% 3,4% BOLSAS NO MUNDO % Dow Jones 30.211,91 +0,76 Londres 6.466,42 +0,96 Frankfurt 13.622,02 +1,41 Tóquio 28.091,05 +1,55

A8

Economia

46 - 3220 - 2066

Estadão Conteúdo

A balança comercial brasi-leira iniciou o ano com déficit de US$ 1,125 bilhão em janeiro. Os dados foram divulgados nesta se-gunda-feira (1º), pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministé-rio da Economia. No primeiro mês de 2020, o resultado também

ha-via sido negativo, em US$ 1,684 bilhão.

O déficit do primeiro mês de 2021 veio menor do que o estima-do por analistas ouviestima-dos pelo Pro-jeções Broadcast. A mediana era de saldo negativo de US$ 2,09 bi-lhões, obtido a partir de intervalo de déficit de US$ 3,212 bilhões a

saldo positivo de US$ 4,1 bilhões. No mês passado, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) avançou 10,2%.

As exportações somaram US$ 14,808 bilhões, uma alta de 12,4% ante janeiro de 2020. Já as impor-tações chegaram a US$ 15,933 bi-lhões, um avanço de 8,3% na

mes-ma comparação.

Na quinta semana de janeiro (25 a 31), o saldo comercial foi de superávit de US$ 1,108 bilhão.

Depois de segurar as exporta-ções brasileiras em 2020, o setor agropecuário teve queda de 2,6% nas exportações em janeiro.

Houve aumento, porém, nas

vendas de produtos dos outros se-tores: 35,3% em indústria extrati-va e 6,0% em bens da indústria de transformação.

Já nas importações, houve au-mento de 22,3% na agropecuária, de 7,6% em indústria extrativa e de 6,5% em produtos da indústria de transformação.

Estadão Conteúdo

O presidente do Banco Cen-tral, Roberto Campos Neto, lan-çou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a primeira fase do Open Banking, iniciativa que permitirá que instituições finan-ceiras compartilhem dados de clientes. No evento virtual, Campos Neto disse que o Open Banking está para o sistema financeiro assim como a internet está para sociedade.

Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos

próxi-mos meses e anos , afirmou Cam-pos Neto, no evento virtual Open Banking: entenda o que é e como poderá ajudar na sua vida finan-ceira , organizado pela Entidade de Governança do Open Banking no Brasil.

Segundo Campos Neto, a in-dústria de serviços vem se desen-volvimento através de dados e esse processo trará aumento de trans-parência e redução de assimetria de informações no sistema finan-ceiro, diminuindo barreiras de en-trada do sistema financeiro e

favo-recendo negócios.

A disponibilização de dados por parte dos consumidores gera um valor para as instituições fi-nanceiras, em termos de informa-ção. Uma parte desse benefício será revertido para quem dispo-nibiliza os dados, ou seja, para os próprios consumidores , comple-tou o presidente do BC.

Ele lembrou que o Open Banking será implementado de forma gradual, em quatro fases, a primeira iniciada hoje e a última até o fim do ano.

Uma das apostas do BC para elevar a concorrência entre ins-tituições financeiras no País, o Open Banking permitirá que as instituições financeiras partici-pantes tenham acesso aos dados de clientes. Com isso, será pos-sível ofertar produtos e serviços sob medida e com custos mais baixos. O acesso aos dados será feito apenas com a autorização de cada cliente.

No evento, Campos Neto dis-se que o importante objetivo do Banco Central é tornar o sistema

financeiro mais eficiente, moder-no e democrático . A implemen-tação do Open Banking é uma das iniciativas dessa agenda mais am-pla que visa criar o que temos cha-mado de sistema financeiro do fu-turo , completou.

O presidente destacou outras iniciativas dessa agenda, como a modernização da legislação cam-bial e a implementação do PIX, sistema de pagamentos do Banco Central, que disse já ser uma reali-dade para promover novos mode-los de negócios.

BC: Open Banking está para sistema financeiro assim

como internet para sociedade

(9)

A9

Social

Antonella Ochinski da Silva no dia do seu

batismo, ela é filha de Jaqueline e Adriano. Foto

Chicoski Digital

O casal Solange e Marcio Lazaroto nas lentes

da Foto Chicoski Digital

Este Príncipe é o Benjamin

com 6 meses, filho de Giseli

Conci e Leandro Silveira-

Casulo Baby Fotografia

O amor que nos une é o amor que nos fortalece! Família linda e abençoada,

Isabelli Andreis, Davi Luiz Andreis, Maria Luiza Andreis, Ana Sberni com a

(10)
(11)

A11

Opinião

artigo

foto do dia

Uma das tarefas mais penosas dos últimos tempos tem sido aquela de saber lidar bem com o tempo que se tem à disposição, de tão acostuma-dos com a brutal falta de tempo devido aos inúmeros afazeres diários, seja na vida profissional, familiar ou lazer, não raro muitos diziam que seu dia preci-sava ter no mínimo setenta e duas ho-ras para darem conta de tudo; uma in-crível repetição de seus gostos, gestos e gastos. É a perda geral do tempo pre-cioso que jamais volta para nós, é na verdade um modelo que veio para ficar faz um bom tempo, nele mergulhamos a nossa mente, o nosso coração, bem como a nossa alma, aderimos ao aqui e agora, vai-se ao infinito no mundo vir-tual para se buscar a paz interior, sem no entanto, encontrar absolutamen-te nada; na enorme desenvoltura com-putacional que nos é proposta ininter-ruptamente, de modo pueril podemos acreditar até que somos Deus.

Alegam alguns que absolutamen-te tudo está para ser moldado de acor-do com as novas “tendências”, inclusive a nossa responsabilidade como ser na existência integral, um processo que poderá trazer consequências que nem todos estarão em condições de respon-der à altura, as condições mínimas de vida estão sendo cada vez mais postas à prova, isso mostra que existe em nos-so meio uma profunda denos-sonestidade, uma espécie de eugenia não declara-da, mas posta em marcha a todo vapor num movimento contínuo e extrema-mente silencioso. Num mundo em pro-funda turbulência viral, os custos hu-manos não demoram em mostrar suas faces carbonizadas pelo sofrimento in-fligido por forças atuando em conjun-to; a inépcia humana continua sendo mesmo agora algo terrivelmente em voga, nosso modo clássico de querer entender o mundo tem sido um gran-de entrave.

Muito provavelmente e sob mui-tos aspecmui-tos bem delineados, uma boa quantidade dos seres humanos de hoje em algum momento qualquer de suas vidas, perderam ou pelo menos ficou

em suspenso toda aquela sua crença imbatível de um mundo cada vez mais integrado e melhor, muitos têm a im-pressão de estarem correndo para um final sem coroa de louros, para um bom número a melhor alternativa tem sido então sobreviver por instinto, uma conexão silenciosa de tudo contra to-dos, estes nem sempre sabendo o que se passa ao seu lado. No mar revolto da natureza humana poucos são aque-les que percebem como as coisas deve-riam ser e muitos simplesmente numa cumplicidade arrasadora proclamam: “as coisas são assim mesmo, aconte-cem comigo ou sem migo”; fingimos estar atentos, mas apaticamente nos debruçamos nos erros que não conse-guimos nos libertar por completo.

Assim, a vulnerabilidade humana se torna todos os dias mais e mais con-sistente, a grande maioria apesar de tantas evidências e exemplos na práti-ca não se dá conta que a espécie hu-mana ultrapassou praticamente todos os limites de que dispunha e isso numa magnitude sem precedentes, ao nosso lado estão presentes os mais claros si-nais, todos eles causando um ou outro desconforto, podendo chegar inclusi-ve ao colapso de tudo. Os choques pro-vocados por sermos vulneráveis avolu-mam-se, nossos sentidos para tanto já estão suficientemente treinados, não ousar meditar sobre os acontecimen-tos recentes, não levantar as questões mais óbvias e enfrentá-las de frente, é uma sombra que irá pairar e perseguir tudo e todos por muitas gerações; zom-bar do inimigo viral que não se vê não é a melhor solução, antes exige-se mo-bilidade integral de forças, todas uni-das pelo bem maior.

Dois pontos centrais sem dúvida alguma serão fortemente impactados nos próximos meses e anos, prestar atenção neles desde já seria um ótimo exercício, não só prestar atenção mas pensar e agir a respeito, ou seja, o tra-balho e as tecnologias ditas salvadoras, pois ninguém escapa a esses dois ele-mentos fundamentais hoje em dia; do trabalho já existem muitas incertezas,

muitos postos de trabalho foram des-construídos e devidamente enterrados, fala-se muito na reconfiguração do homo faber do futuro, muitos cresce-rão sem dúvida, entretanto outro tan-to muitan-to maior poderá retroceder aos primórdios; não sejamos tolos de car-teirinha achando que haverá oportu-nidades iguais para todos, alguns se-rão absolutamente livres para criarem todo tipo de artefatos, enquanto uma grande maioria continuará sendo es-crava mesmo sem o saber, pensemos muito na digitalização do mundo.

Bioeticamente, as reconfigura-ções da vida integral exigem desde já uma análise profunda, paradoxalmen-te o ser humano é ao mesmo paradoxalmen-tempo o seu próprio criador, mas também o seu destruidor, o outro de carne e osso bem ao nosso lado nos causa repulsa, medo, ameaça, mas o outro transformado por nós em instrumento virtual nos enche de prazer, imponência, uma desenvol-tura maquínica contínua que tende a absorver todos os meandros das rela-ções sociais. Muito difícil, talvez impos-sível fiarmos livres da tecnologia, mas ficarmos vigilantes e atentos sobre o que ela pode nos causar, isso sim pode-mos fazer muito bem, pois esse tipo de racionalidade tem cada vez mais usur-pado nossos dados, bem como nossos modos tradicionais de vida e introjeta-do outros; nossa introjeta-docilidade em aceitar tais “benesses” tem sido de uma pon-tualidade religiosa inigualável, dentro em breve caso a escalada continue será fácil perdermos nossas vidas como as conhecemos atualmente, para darmos vez e espaços para outras formas que não serão vida, mas prisão.

Rosel Antonio Beraldo, mora em Verê-PR, Mestre em Bioética pela PUC-PR, Especialista em Filosofia pela PUC-PR; Anor Sganzerla, de Curitiba-PR, Doutor e Mestre em Filosofia, é professor titular de Bioética na PUCPR.

Todos os produtores rurais (pes-soas físicas ou jurídicas) contratan-tes de operações de crédito rural jun-to ao Banco do Brasil S.A, formalizadas em período anterior ao Plano Collor (1990), têm direito à restituição de 43,04% referente à correção monetá-ria e aos juros de mora exigidos pela instituição financeira em desacordo com a lei.

Decisão proferida pelo STJ reco-nheceu que com a aplicação das nor-mas do Plano Collor houve a incidência ilegal de correção monetária vinculada à caderneta de poupança aplicável às cédulas e aos contratos de crédito ru-ral firmados durante a vigência do refe-rido plano econômico (março de 1990).

Vale destacar que o produtor ru-ral (pessoa física ou jurídica) não

pre-cisará rediscutir o direito à restituição dos valores, mas apenas exibir os con-tratos de financiamento ou excon-tratos das operações para a realização do cál-culo do montante indenizatório.

Para obter a restituição do per-centual de 43,04% do Plano Collor é necessário requerer em juízo o cum-primento de sentença em face do Ban-co do Brasil S.A ou da União Federal.

É indispensável apresentar em juízo cópia da cédula rural e compro-vantes da liberação dos recursos e pa-gamentos para a realização do cálcu-lo exato dos vacálcu-lores excedentes. Mas, caso não os disponha, basta solicitar ao Banco do Brasil S.A, que tem a obriga-ção de entregá-los, ou realizar busca no Cartório de Registro de Imóveis da Co-marca onde se encontra a agência

ban-cária responsável pelo financiamento ou a dos bens dados em garantia, visto que as cédulas rurais obrigatoriamen-te devem ser registradas.

As pessoas que não possuem os documentos poderão pleitear judi-cialmente que o Banco do Brasil S.A apresente todos os contratos de fi-nanciamento rural. O prazo para o ajuizamento da ação é de cinco anos a contar do trânsito em julgado da Ação Civil Pública, que ainda não ocorreu.

Alair Gawenda Junior Avogado, OAB/PR 95.985, associado da

Munaretto Advogados junior_gawenda@hotmail.com

Novos marcos referenciais a caminho

Agricultores contratantes de operação de crédito rural

antes do Plano Collor (1990), devem ser indenizados

artigo

“A realidade desses últimos dias: muita chuva e,

quando dá sua pausa, a vida continua

a passos largos”.

Referências

Documentos relacionados

8.3.1 Na impossibilidade de apresentação de notas fiscais emitidas a no máximo 90 (noventa) dias ou contratos vigentes, a empresa deverá apresentar declaração informando

Ora, questionando as “condições de feli- cidade” (no sentido de John L. Austin, 1962) dessa pergunta, descobri- mos argumentativamente três normas fundamentais que nos obrigam,

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BRÍGIDA, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO, designada pela Portaria N.° 1.850/2020, de 10/01/2020, torna público para conhecimento

48 (quarenta e oito) horas a partir do encerramento do certame ensejará a perda do direito de compra pelo arrematante e o bem objeto do presente edital será levado a novo leilão,

- O valor pago pelo arrematante mediante cheque que não seja compensado dentro de 48 (quarenta e oito) horas a partir do encerramento do certame ensejará a perda do direito de

- Na hipótese de não ser compensado o cheque emitido pelo arrematante este perderá o valor pago a título de comissão de 5% (cinco por cento) do leiloeiro e a taxa de serviço de 5%

Durante uma tempestade com vento forte ou em qualquer situação em que não é seguro dar um jaibe, você deve usar a Manobra do 8, quando estiver com o vento pela proa ou pelo

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Triunfo, Estado de Pernambuco, nomeada pela portaria nº 059/2021, torna público o resultado do