• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DO CATS 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DO CATS 2016"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DO CATS 2016

O Diretor Executivo Presidente do Curso Assistencial Theodomiro Santiago - CATS, no uso de suas atribuições, declara abertas as inscrições para o Primeiro Processo Seletivo de Alunos CATS 2016, no período de 01 de Dezembro de 2015 a 17 de Janeiro de 2016 para ingresso no ano letivo de 2016 do Curso Assistencial Theodomiro Santiago.

I) DA PRIMEIRA ETAPA DA INSCRIÇÃO

1) O processo seletivo de alunos estará aberto a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e a candidatos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. A comprovação de que o aluno concluiu o Ensino Médio ou estudos equivalentes deverá ser feita no ato do envio dos documentos do candidato, após a convocação para entrevista.

2) O candidato poderá acessar as informações sobre o Processo Seletivo de Alunos CATS 2016 e realizar a primeira etapa da inscrição via Internet pelo site

http://www.familiacats.com.br/ no período do dia 01 de Dezembro de 2015 a 17 de Janeiro de 2016 onde responderá um formulário de identificação. Após o preenchimento do formulário o candidato receberá um e-mail de confirmação, contendo seus dados (nome completo, RG e numero de inscrição) e como deverá proceder na segunda etapa da inscrição (item II do edital).

II) DA SEGUNDA ETAPA DA INSCRIÇÃO

1) Para completar a inscrição no Processo Seletivo de Alunos de 2016, o candidato deverá comparecer na UNIFEI, levando consigo o RG, 2 (dois) Kg de alimentos não perecíveis (exceto sal, açúcar e farinha) e o número de inscrição recebido ao término do preenchimento do formulário da primeira etapa do processo. Não serão aceitos alimentos fora do prazo de validade ou há menos de 30 dias do prazo final para a validade expirar.

Local de confirmação da Inscrição:

Bloco I (prédio da Elétrica), na sala I.2.1.01, UNIFEI – Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, 37500-903 Itajubá MG.

(2)

2) A confirmação do processo de inscrição deverá ocorrer no período do dia 18 de Janeiro ao dia 23 de Janeiro de 2016 nos seguintes horários:

 De segunda a sexta, das 09h00min às 11h30min e das 14h00min às 16h30min.  Sábado das 09h00min às 11h30min.

3) O candidato que não puder comparecer ao local nesta etapa, poderá pedir que um terceiro realize sua confirmação desde que este porte os itens mencionados no item 1.

4) Na confirmação de inscrição, o candidato receberá um comprovante carimbado e assinado que deverá apresentar obrigatoriamente no dia da prova.

5) O candidato que não observar as datas, não preencher adequadamente a inscrição ou não cumprir qualquer um dos requisitos obrigatórios apresentados neste edital terá a sua inscrição indeferida.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (35) 98871-2364 ou (35) 98856-1340.

III) DAS VAGAS

1) Serão oferecidas 105 vagas aos candidatos classificados na prova e comprovarem, na entrevista e através da análise dos documentos requisitados, não terem condições de arcar com um curso pré-vestibular particular.

2) A Diretoria do CATS se reserva o direito de aumentar o número de vagas, caso julgue conveniente.

2) Os candidatos que ficarem na lista de espera poderão ser convocados até o prazo máximo de 15 dias após o início das aulas, que serão iniciadas no dia 29/02/2016.

(3)

IV) DA PROVA

1) A prova será aplicada no Campus da UNIFEI (Av. BPS, 1303, Pinheirinho Itajubá/MG). Bloco I (prédio da elétrica).

2) A prova teórica será realizada no dia 24/01/2016 (domingo) no horário das 13h30min às 18h30min e será composta por 90 questões de múltipla escolha. As questões serão elaboradas com base em todo o conteúdo ministrado durante o Ensino Médio.

 23 questões de ciências da natureza e suas tecnologias;  22 questões de ciências humanas e suas tecnologias;  22 questões de linguagem, códigos e suas tecnologias e;  23 questões de matemática e suas tecnologias.

3) 26/01/2016 – A classificação quanto ao resultado da prova será feita somente pela Internet, no site www.familiacats.com.br.

4) Das recomendações para a realização da prova:

a) O candidato deverá chegar ao local da prova com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de um documento oficial com foto (RG, Comprovante de reservista, Habilitação, carteira de trabalho, etc), caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente, lápis, borracha, além do comprovante de inscrição carimbado e assinado.

b) É proibido o uso de régua, bonés, calculadora, quaisquer tipos de relógios, telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico.

c) O local da prova será aberto às 13h00min e fechado exatamente no horário estabelecido para o início da prova, às 13h30min.

d) É vedada a entrada de retardatários, não importando o motivo.

e) O candidato só poderá retirar-se do local da prova após 2 (duas) horas a contar do início desta.

(4)

V) DA PONTUAÇÃO

O total de pontos da prova é 90 (noventa), sendo atribuído 1 (um) ponto para cada questão.

VI) DA CLASSIFICAÇÃO

1) Os candidatos serão classificados na ordem decrescente da nota final obtida na prova.

2) Será desclassificado o candidato que estiver enquadrado em pelo menos uma das situações seguintes:

a) Obtiver nota zero em qualquer uma das áreas de conhecimento avaliadas (linguagem, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias).

b) Deixar de comparecer a prova;

c) Ter sua prova teórica retirada por conduta indevida durante a avaliação.

3) Em caso de empate na prova teórica, prevalecerão, sucessivamente, os pontos obtidos individualmente em linguagem, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Persistindo ainda o empate, será dada prioridade ao candidato de maior idade.

VII) DA CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA

1) A lista dos candidatos classificados para a entrevista será divulgada no dia 26/01/2016 pelo site do CATS. Caso se faça necessário, uma segunda chamada será feita por telefone, seguindo rigorosamente a classificação da lista de chamada.

2) Após o candidato ser convocado, esse deverá comprovar sua situação socioeconômica respondendo um questionário no site e anexando os documentos descritos no item 3 a seguir.

(5)

O candidato deve responder o questionário e anexar os arquivos até o dia 31/01/2016. É de responsabilidade de o candidato tomar as providências necessárias para que a sua documentação, seja devidamente anexada no site do CATS.

O candidato deverá enviar UM ÚNICO ARQUIVO em formato PDF para cada item (Renda, Despesas e outros documentos).

(Arquivo Referente à Renda, como descrito no item 3.1 a seguir);

(Arquivo Referente à Despesas, como descrito no item 3.2 a seguir);

(Arquivo Referente à Outros Documentos, como descrito no item 3.3 a seguir).

Existem vários sites na internet que de maneira fácil e rápida reúnem vários arquivos PDF em apenas um arquivo, como o site http://smallpdf.com/pt/juntar-pdf.

3) Relação dos documentos para os candidatos convocados para a entrevista: 3.1) Comprovantes de renda

Deve-se apresentar a situação de todos os membros que residem com a família e participam da renda familiar, inclusive do candidato inscrito, se for o caso.

 Para todos os membros:

- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social – Página de identificação frente e verso, página de contrato do último vínculo empregatício e da página subsequente) e dos membros maiores de 18 anos que residem com a família. Aqueles que estão desempregados devem apresentar cópia das páginas de identificação, do último contrato de trabalho e página seguinte. Aqueles que não têm registro em carteira devem apresentar cópia das páginas de identificação e das duas primeiras páginas de contrato de trabalho (sem registro).

(6)

 Para assalariados:

- Contracheques dos últimos 3 (três) meses;

- Declaração completa do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), acompanhada do recibo de entrega, do último exercício. Em caso de ausência de declaração, apresentar cópia da página da Receita Federal conforme link:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp;

 Para aposentados:

- Contracheque do último mês, conforme link:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml OU

- Extrato Trimestral de Benefício do INSS do último mês, OU - Recibo bancário atualizado do último mês.

 Para pensionistas e demais beneficiários de auxílios do INSS:

- Comprovante do último mês atualizado de pagamento de Pensão por Morte e/ou Pensão Alimentícia, conforme link:

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml;

- Caso a Pensão Alimentícia seja informal, apresentar declaração em que constem as informações pessoais do pagador e sua assinatura, além do valor recebido.

 Para taxista:

- Declaração do Sindicato da classe comprovando a renda mensal atualizada.

 Para proprietário de microempresa:

- Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica com o Recibo de Entrega, do último ano.

 Para prestador de serviço/autônomo:

- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), referente à renda dos últimos três meses; feita por contador ou técnico contábil inscrito no CRC.

- Declaração de renda contendo a atividade que exerce e a remuneração.

 Para participantes em programas sociais:

- Cartão do Programa Social em questão (Bolsa Família, dentre outros); - Extrato de recebimento do último mês, atualizado.

(7)

 Para proprietário de sítio(s) e/ou fazenda(s):

- Declaração do Imposto Territorial Rural – ITR, do ano corrente.

 Para proprietário de imóvel (eis) de aluguel:

- Cópia do(s) contrato(s) de locação ou do(s) recibo(s).

3.2 Comprovantes de despesas

3.2.1 Moradia fixa do grupo familiar:

 Se Imóvel financiado:

- Recibo de pagamento das três últimas prestações do imóvel financiado.

 Se Imóvel alugado: - Contrato de aluguel;

- Três últimos recibos de pagamento do aluguel

- Recibo de IPTU (página do carnê em que constem informações sobre o imóvel, tais como: proprietário, área construída, área total).

 Se Imóvel cedido:

- Declaração do proprietário do imóvel, informando que cede o imóvel, com assinatura reconhecida em cartório.

 Se Imóvel próprio:

- Recibo de IPTU (página do carnê em que constem informações sobre o imóvel, tais como: proprietário, área construída, área total). Não precisa estar pago.

3.2.2 Moradia fixa do candidato (caso não resida com o grupo familiar)  Se Imóvel financiado:

- Recibo de pagamento das três últimas prestações do imóvel financiado.

 Se Imóvel alugado: - Contrato de aluguel;

(8)

- Recibo de IPTU (página do carnê em que constem informações sobre o imóvel, tais como: proprietário, área construída, área total), se for o caso.

 Se Imóvel cedido:

- Declaração do proprietário do imóvel, informando que cede o imóvel, com assinatura reconhecida em cartório.

 Se Imóvel próprio:

- Recibo de IPTU (página do carnê em que constem informações sobre o imóvel, tais como: proprietário, área construída, área total). Não precisa estar pago.

3.2.3 Educação

 Comprovante de pagamento de mensalidade(s) escolar (es) e outros cursos. 3.2.4 Saúde:

 Quando se tratar de doença crônica, degenerativa ou pessoa que requer cuidados, é necessária a apresentação dos recibos da compra de medicamentos e ou utensílios necessários;

 Planos de saúde, despesas com tratamentos medico-odontológicos dentre outros. 3.2.5 Despesas em Geral do grupo familiar:

 Comprovantes de água, condomínio, luz, telefone fixo e ou celular, internet, TV a cabo dentre outros. Não é necessário estarem pagos.

3.2.6 Despesas em Geral do candidato (no caso de não residir com o grupo familiar durante o período letivo).

 Comprovantes de água, condomínio, luz, telefone fixo e ou celular, internet, TV a cabo dentre outros. Não é necessário estarem pagos.

(9)

3.3 Outros documentos

3.3.1 Documentos de identificação do candidato:

 Documento de Identificação do candidato (RG ou Certidão de Nascimento);

 CPF. Caso não possua o cartão, imprimir comprovante disponível no endereço

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp;

 Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico escolar (caso o tenha concluído), ou Declaração de Matrícula da instituição em que o candidato estude (caso seja concluinte).

VIII) ENTREVISTA

Os candidatos classificados na prova passarão por uma entrevista, na qual deverão comprovar os dados de sua inscrição e que não possuem condições financeiras para custear um curso pré-vestibular particular equivalente.

Local da entrevista:

Bloco I (prédio da Elétrica), na sala I.2.1.0.1 (sala de aula do CATS ) UNIFEI – Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, 37500-903 Itajubá MG

1) As entrevistas dos convocados serão realizadas do dia 15/02/2016 ao dia 19/02/2016.

15/02/2016

9h00min às 11h30min Candidatos classificados do 1º ao 15º lugar 14h00min às 16h30min Candidatos classificados do

16º ao 30º

16/02/2016

9h00min às 11h30min Candidatos classificados do 31º ao 45º lugar 14h00min às 16h30min Candidatos classificados do

46º ao 60º lugar

17/02/2016

9h00min às 11h30min Candidatos classificados do 61º ao 75º lugar 14h00min às 16h30min Candidatos classificados do

(10)

18/02/2016

9h00min às 11h30min Candidatos classificados do 91º ao 105º lugar 14h00min às 16h30min Candidatos classificados do

106º ao 120º lugar

19/02/2016

9h00min às 11h30min Candidatos classificados do 121º ao 135º lugar 14h00min às 16h30min Candidatos classificados do

136º ao 150º lugar

20/02/2016 9h00min às 11h30min

Candidatos que perderam justificadamente suas

entrevistas

2) Será excluído o candidato que não atender à sua respectiva chamada do processo seletivo.

3) Caso julgue necessário, a comissão avaliadora poderá requerer uma visita à residência do candidato para confirmar as informações fornecidas.

O CATS poderá cancelar a inscrição do candidato no processo seletivo, caso fique comprovada a prestação de informações falsas.

4) Ex-alunos do CATS que tenham alguma pendência com o cursinho serão desclassificados na entrevista. O ex-aluno que tiver alguma dúvida sobre suas pendências no CATS deverá procurar o diretor de ensino. Eventuais pedidos de reconsideração deverão ser requisitados à Diretoria durante a entrevista, mediante pedido.

5) Ex-alunos que saíram do CATS antes do final do ano letivo terão que apresentar na entrevista obrigatoriamente o TERMO DE DESLIGAMENTO assinado pelo diretor de Recursos Humanos ou pelo Presidente do Projeto.

6) A lista da primeira chamada dos aprovados na entrevista será divulgada no dia 22/02/2016. A divulgação ocorrerá pelo site do CATS.

(11)

IX) DA MATRÍCULA

1) Os candidatos classificados na entrevista deverão comparecer a UNIFEI (mesmo local da entrevista), no período do dia 23/02/2016 a 27/02/2016, para efetuar a matrícula. O candidato deverá portar CPF e RG. O custo da matrícula é de R$ 30,00. Esse valor será integralmente devolvido aos alunos que estiverem matriculados regularmente até o final do ano letivo e também estarem com as mensalidades em dia. Todas as regras para a devolução estarão determinadas no Manual do Aluno.

Horário para realização da matrícula

 De terça feira (23/02/2016) a sexta feira (26/02/16), das 9h30min as 11h30 min e das 14h00min às 16h30min;

 Sábado (27/02/2016), das 09h30min às 11h30min.

2) O candidato classificado não poderá estar matriculado simultaneamente em outro Curso Pré-vestibular, seja ele particular ou outro curso assistencial de Itajubá e região. Constatada tal ocorrência, sua matrícula será cancelada automaticamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

3) Para a realização da matricula o candidato deverá assinar um termo de responsabilidade e um termo de veiculação de imagem, onde afirma estar ciente das suas responsabilidades como aluno do projeto.

4) Candidatos menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados por um responsável para a realização da matrícula.

X) DISPOSIÇÕES FINAIS

1) A prestação de informações falsas, incompletas ou incorretas na inscrição implicará à nulidade desta e de todos os seus efeitos, não cabendo qualquer espécie de recurso administrativo.

2) A inscrição do candidato implica a aceitação total e incondicional das normas constantes neste edital.

(12)

3) Será eliminado o candidato que utilizar meios fraudulentos na realização da prova, na entrevista ou na matrícula.

4) Atos de indisciplina praticados durante a realização da prova serão julgados pela diretoria do curso, que poderá excluir o candidato, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

5) Não será concedida revisão de prova.

6) As informações prestadas pelos candidatos ficarão sujeitas ao art. 299 do Código Penal Brasileiro, Lei 2848/40. Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: “Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular”.

Itajubá, 24 de Novembro de 2015.

Alexandre Carlos Carvalho de Castro Diretor Executivo Presidente do CATS

(13)

Referências

Documentos relacionados

O leitor de primeira hora de QUARUP se limi- tou a um grupo de indivíduos, socialmente determínado,par ticipante da minoria que frequentou e frequenta bancos

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

O presidente José Renato agradeceu pelo apoio das empresas participantes e comentou que: “O sucesso da Campanha 'Natal da Sorte 2015' só foi possível com a participação

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

As óperas de Wilson, com música minimalista de Philip Glass (1937), também têm duração longa, podendo se expandir por vários dias. Por meio dessa experiência de em uma

Key words: DNA virus - tsetse fly - Glossina morsitans centralis - Glossina morsitans morsitans - reproductive potential - pregnancy cycle - pupal weights - transovarial