• Nenhum resultado encontrado

2. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DIVISÃO CELULAR

1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do coração. Podemos supor, então, que quando essa célula entrar em mitose, serão geradas _____ células __________ que apresentam _____ cromossomos cada. Já, caso uma célula do sistema reprodutor dessa tartaruga realize meiose, esse processo gerará células __________ com _____ cromossomos.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. a) 02 – somáticas – 550 – somáticas – 275

b) 04 – sexuais – 275 – somáticas – 550 c) 02 – somáticas – 550 – sexuais – 275 d) 02 – diploides – 275 – haploides – 275 e) 04 – diploides – 04 – sexuais – 225

2. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana:

Nesse processo de divisão ocorre

a) duplicação dos cromossomos nos intervalos I e II e as fases que caracterizam esse processo ocorrem nos intervalos III, IV, V e VI.

b) duplicação dos cromossomos nos intervalos II e III e as fases que caracterizam esse processo ocorrem nos intervalos IV, V e VI.

c) separação de cromátides-irmãs, levando à formação de células com 23 cromossomos simples ao final do intervalo IV e maturação dos espermatozoides nos intervalos V e VI. d) separação de cromossomos homólogos no intervalo IV e separação de cromátides-irmãs no

intervalo VI.

3. (Ufrgs 2016) Os diagramas abaixo se referem a células em diferentes fases da meiose de um determinado animal.

Os diagramas 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a a) prófase I, metáfase I e telófase II.

b) prófase II, anáfase I e telófase I. c) prófase I, metáfase II e anáfase II. d) prófase II, anáfase II e telófase I. e) prófase I, anáfase I e metáfase II.

(2)

DIVISÃO CELULAR 4. (Uel 2015) Leia o texto a seguir.

Quando se fala em divisão celular, não valem as regras matemáticas: para uma célula dividir significa duplicar. A célula se divide ao meio, mas antes duplica o programa genético localizado em seus cromossomos. Isso permite que cada uma das células-filhas reconstitua tudo o que foi dividido no processo.

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v.1. São Paulo: Moderna, 1994. p.203. Considerando uma célula haploide com 8 cromossomos (n=8), assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a constituição cromossômica dessa célula em divisão na fase de metáfase da mitose.

a) 8 cromossomos distintos, cada um com 1 cromátide. b) 8 cromossomos distintos, cada um com 2 cromátides. c) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 1 cromátide. d) 8 cromossomos pareados 2 a 2, cada um com 2 cromátides. e) 8 cromossomos pareados 4 a 4, cada um com 2 cromátides.

5. (Udesc 2015) A figura representa, de maneira resumida, as fases da Interfase (G1; S e G2) e de Divisão (M) do ciclo de vida de uma célula, o chamado ciclo celular.

Em relação ao ciclo celular, assinale a alternativa correta. a) M é a fase mais longa na maioria das células.

b) Em M ocorre a duplicação dos cromossomos.

c) Em G2 ocorre a verificação do processo de duplicação do DNA. d) Em S os cromossomos se apresentam altamente compactados. e) Em G1 inicia-se a compactação dos cromossomos.

6. (Ufu 2015) O gráfico a seguir mostra variações da quantidade de DNA por núcleo durante o ciclo celular de uma célula animal.

Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs, cada uma contendo uma molécula de DNA, e a ocorrência da migração das cromátides-irmãs para os polos da célula, respectivamente?

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

7. (Uepa 2015) O crescimento populacional humano é produto da reprodução sem controle, que agrava os problemas de superpopulação mundial. Por outro lado, a reprodução nos

(3)

DIVISÃO CELULAR

organismos unicelulares ocorre por divisão celular, enquanto que nos organismos multicelulares esse processo é responsável pelo crescimento e reparo de tecidos. Sobre o processo em destaque, analise as afirmativas abaixo.

I. A prófase I da meiose I possui cinco subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.

II. Na telófase os cromossomos começam a se desespiralizar e adquirem a forma de fita. III. Na anáfase ocorre a separação das cromátides.

IV. Na meiose I, a metáfase I se caracteriza pelo alinhamento dos pares homólogos na placa equatorial.

V. O produto da meiose são quatro células haploides. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I, II e IV

b) I, III e V c) II, III e V d) III, IV e V e) I, II, III, IV e V

8. (Fgv 2015) As células numeradas de 1 a 4 da figura representam gametas masculinos resultantes de uma divisão meiótica anômala em que não ocorreu disjunção dos cromossomos homólogos vermelhos na anáfase I. As células numeradas de 5 a 8 da figura representam gametas masculinos resultantes de outra divisão meiótica anômala em que não ocorreu a disjunção das cromátides vermelhas na anáfase II. Os cromossomos azuis representam o processo sem anomalias em todos os demais pares de cromossomos humanos.

É correto afirmar que os gametas indicados pelos números

a) 1, 2 e 6, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 47 cromossomos, portadoras de uma nulissomia.

b) 3,4 e 5, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 48 cromossomos, portadoras de uma tetrassomia.

(4)

DIVISÃO CELULAR

c) 7 e 8, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 45 cromossomos, portadoras de uma monossomia.

d) 1, 2 e 6, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 46 cromossomos, não portadoras de síndromes cromossômicas.

e) 3,4 e 5, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 47 cromossomos, portadoras de uma trissomia.

9. (Udesc 2015) Sabendo-se que durante a meiose ocorre a separação dos cromossomos homólogos (cromossomos com mesma forma e tamanho, sendo um paterno e outro materno), considere então apenas quatro pares destes cromossomos homólogos em uma

espermatogônia que inicia a meiose. A possibilidade de um indivíduo formar um espermatozoide que possua apenas cromossomos de origem paterna é de: a) 35%

b) 12,5% c) 50% d) 6,25% e) 100%

10. (Fgv 2015) As figuras ilustram o processo de crossing-over, que ocorre na prófase I da meiose.

O aumento da variabilidade genética, gerada por esse processo, ocorre em função da permuta de

a) alelos entre cromátides irmãs. b) alelos entre cromátides homólogas. c) não alelos entre cromossomos homólogos. d) não alelos entre cromátides irmãs.

e) não alelos entre cromossomos não homólogos.

11. (Cefet MG 2015) Analise a imagem a seguir do cariótipo de um indivíduo que apresenta uma anomalia.

(5)

DIVISÃO CELULAR

A causa dessa anomalia é a ocorrência de a) deleção do cromossomo Y.

b) curvatura nos cromossomos.

c) troca de partes entre os cromossomos. d) alteração nos tamanhos dos cromossomos. e) ausência de disjunção cromossômica na meiose.

(6)

DIVISÃO CELULAR

Gabarito:

Resposta da questão 1: [C]

Ao sofrer mitose, cada célula da tartaruga produz duas células-filhas somáticas, as quais apresentam 550 cromossomos. Caso uma célula germinativa realize meiose, serão formadas células sexuais (gametas) contendo 275 cromossomos.

Resposta da questão 2: [D]

Durante a espermatogênese humana, a separação dos cromossomos homólogos ocorre no intervalo IV ( fase reducional), enquanto a separação das cromátides-irmãs se dá no intervalo VI.

Resposta da questão 3: [E]

A figura 1 ilustra a prófase I, fase da meiose em que se verifica o pareamento dos

cromossomos homólogos e o crossing-over (ou permutação). Em 2 observa-se a anáfase I com a disjunção dos cromossomos homólogos. A figura 3 mostra a metáfase II onde os cromossomos duplicados estão arranjados na região mediana do fuso acromático, estando cada centrômero ligado a dois microtúbulos.

Resposta da questão 4: [B]

Durante a metáfase da mitose serão observados 8 cromossomos distintos, cada um com 2 cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.

Resposta da questão 5: [C]

Durante o período G2 da interfase ocorre o processo de verificação do processo de duplicação do DNA ocorrido no período S. Caso a duplicação não esteja correta, o ciclo celular é

interrompido.

Resposta da questão 6: [C]

O período em que a célula animal possui cromossomos duplicados e constituídos por duas cromátides-irmãs, cada uma formada por uma molécula de DNA de cadeia dupla é o T3. A migração das cromátides-irmãs ocorre em T4.

Resposta da questão 7: [E]

Todos os itens estão corretos e relacionados aos processos de divisão celular. Resposta da questão 8:

[E]

Os gametas 3, 4 e 5 são portadores de um cromossomo a mais, sendo n 1.+ Ao fecundarem óvulos normais contendo n cromossomos darão origem a organismos portadores de trissomia. Esses indivíduos apresentarão 47 cromossomos.

(7)

DIVISÃO CELULAR Resposta da questão 9:

[D]

Sabendo-se que a probabilidade do gameta masculino receber o cromossomo paterno, do par existente na espermatogônia, é igual a 50%, a probabilidade de os quatro cromossomos serem de origem paterna é igual a 0,5 0,5 0,5 0,5× × × =0,0625=6,25%.

Resposta da questão 10: [B]

O crossing-over amplia a variabilidade genética através da permuta de genes alelos entre cromátides homologas.

Resposta da questão 11: [E]

A síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) é causada pela não disjunção cromossômica na meiose paterna ou materna.

Referências

Documentos relacionados

Oferta do solo sem adubação (0,5kg/ha.dia) Pico de demanda da planta (3kgN/ha) (2.432kg/ha) Oferta do solo com adubação Adubação na semeadura Adubação em

Combustíveis que apresentam maiores taxas de regressão resultam em uma câmara de combustão de menor comprimento e de maior diâmetro, enquanto que para baixas taxas

Advogado: OAB DF0035977S FERNANDO RUDGE LEITE NETO OAB DF0033896A FRANCISCO ANTONIO SALMERON JUNIOR. A

Espectativa de Vida Tempo de operação 18000 h 1) Vida mediana 20000 h 1) Índice de mortalidade em 2.000 h 0.99 Índice de mortalidade em 4.000 h 0.99 Índice de mortalidade em 6.000

Para tanto, estamos encaminhando o(a) acadêmico(a) _________________ ___________________________________, aluno(a) regularmente matriculado(a) no ___º semestre do

Como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de produtos nas fases iniciais, destacam-se o Desdobramento da Função Qualidade (QFD) para auxiliar no levantamento das necessidades dos

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo