• Nenhum resultado encontrado

Publicado no D.O.E. de Seção I pág. 75

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Publicado no D.O.E. de Seção I pág. 75"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Publicado no D.O.E. de 10.10.2017 – Seção I – pág. 75

CÂMPUS DE MARÍLIA

Faculdade de Filosofia e Ciências

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA, PARA O ANO DE 2018.

Estarão abertas, no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2017, as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília. Serão oferecidas 28 vagas para o Mestrado na Área de Concentração “Distúrbios da Comunicação Humana”, distribuídas entre as linhas de Pesquisa: 1) Bases biopsico-sociais da comunicação em Fonoaudiologia e 2) Prevenção, avaliação e terapia em Fonoaudiologia. O preenchimento das vagas ficará condicionado a aprovação dos candidatos no Processo seletivo, não havendo obrigatoriedade do preenchimento de todas as vagas oferecidas.

Será realizada Palestra Informativa no dia 16 de outubro de 2017, às 18:30 h, na Sala 12 do Prédio de Atividades Didáticas, na Faculdade de Filosofia e Ciências, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília/SP.

As instruções gerais relativas ao Processo Seletivo, assim como os resultados e as convocações para as etapas serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP) - Poder Executivo - Seção I e no site do Programa: <www.marilia.unesp.br/posfono>

1. Inscrições:

Para realizar a inscrição no processo seletivo o candidato deve seguir as seguintes etapas:  Ler atentamente este Edital

 Efetuar a inscrição pela internet no prazo estabelecido neste Edital

 Recolher por meio de depósito bancário identificado a taxa de inscrição no valor e prazo estabelecido neste Edital

(2)

1.1 Requisitos

Poderão se inscrever no processo seletivo os portadores de diploma ou certificado de conclusão de Curso Superior em Fonoaudiologia ou áreas correlatas, reconhecido pelo MEC. Os diplomas de Instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos.

O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento original e em papel timbrado da instituição de ensino atestando que poderá concluí-lo até o primeiro semestre de 2018.

O candidato que se inscrever nesta condição e for aprovado, deverá apresentar à Seção Técnica de Pós-Graduação cópia do comprovante de conclusão do curso de graduação até 29/06/2018.

1.2 Inscrições on-line

O candidato deverá efetuar a inscrição pela internet, por meio de link disponível no site do Programa: <www.marilia.unesp.br/posfono>, no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2017. O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico indicado no cadastro.

OBS.: OS DOCUMENTOS RECEBIDOS SEM A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET SERÃO DESCONSIDERADOS.

1.3 Recolhimento da taxa de inscrição

Taxa de inscrição: R$ 66,00

O recolhimento da taxa de inscrição deve ser feito no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2017, por depósito bancário na seguinte conta:

Banco: 001 (Banco do Brasil) Agência: 6605-2

Nº da conta: 8188-4

Favorecido: UNESP RECEITA PRÓPRIA

CNPJ: 48.031.918/0008-09 (Depósitos em outros Bancos)

(3)

1.4 Documentos necessários

Os documentos necessários deverão ser enviados exclusivamente por Sedex, no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2017, para o seguinte endereço:

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A/C Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia - Processo Seletivo 2018

Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737

Jardim Mirante

17.525-900 - Marília - São Paulo – Brasil

A documentação enviada exclusivamente por Sedex deve ser postada, impreterivelmente, até 03 de novembro de 2017, data que será conferida pelo carimbo de postagem dos Correios.

OBS.1: AS INSCRIÇÕES CUJOS DOCUMENTOS FOREM POSTADOS FORA DE PRAZO E/OU ESTIVEREM INCOMPLETOS E/OU INCORRETOS SERÃO INDEFERIDAS.

OBS.2: O DEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO ESTÁ CONDICIONADO AO RECOLHIMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO E AO ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA NO PRAZO ESTABELECIDO NESTE EDITAL.

Documentos necessários:

• Requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso (Anexo I); • Cópia do e-mail de confirmação da inscrição on-line;

• Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição; • 2 fotos 3x4 iguais e recentes;

• Cópia simples (frente e verso) do Diploma ou do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação ou documento em papel timbrado da instituição de ensino, atestando que a data provável da colação de grau será até o primeiro semestre de 2018;

• Cópia simples do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

(4)

Currículo Lattes;

• Duas cópias impressas, NÃO espiralada, do projeto de pesquisa (com identificação do título do projeto e da linha de pesquisa);

• Comprovante de proficiência em língua inglesa (Anexo III) – exclusivamente este documento, deverá ser entregue na Seção Técnica de Pós-Graduação, até 04/12/2017, (o atendimento da Seção ocorre de segunda- à sexta-feira, das 08h00 às 12h00);

• Para estrangeiros: comprovante de proficiência em Língua Portuguesa conferido por Instituições de Ensino da Língua Portuguesa.

2. Etapas do processo seletivo:

1ª etapa (eliminatória):

- Prova escrita;

- Análise dos comprovantes de proficiência.

2ª etapa (eliminatória):

- Análise dos projetos de pesquisa e Curriculum Lattes; - Arguição.

3. Dos objetivos, procedimentos e critérios de avaliação das provas:

Prova escrita

A prova escrita terá a duração de três horas e trinta minutos, será dissertativa, sem consulta e envolverá temática da área fonoaudiológica. A prova será elaborada e avaliada por comissão, composta por docentes permanentes do PPG em Fonoaudiologia, aprovada em reunião do Conselho do Programa.

Nesta prova será avaliado o conhecimento do candidato em relação à comunicação humana, seus distúrbios e suas interfaces. Serão analisados o conteúdo da resposta e a sua redação (clareza, coerência e o encadeamento lógico das respostas). Cada um dos docentes da comissão atribuirá nota de zero a dez inteiros e a média será a nota da prova escrita.

(5)

Será considerado aprovado para a próxima fase o candidato que obtiver a média mínima de cinco inteiros. Nesta primeira etapa será divulgado se o candidato foi aprovado ou reprovado nesta fase.

Não haverá revisão de provas. Ao final do processo as notas serão divulgadas na página do Programa sem identificação nominal do candidato, mas pelo seu número de inscrição.

Análise do comprovante de proficiência

A análise do comprovante de proficiência será realizada com base na Instrução Normativa 01/2016 do Programa, e o conteúdo explicitado no Anexo III deste Edital. Neste item não será atribuída nota, somente será avaliado se o candidato foi aprovado ou reprovado.

Análise curricular

Para fins de avaliação do Curriculum Lattes a trajetória acadêmica documentada do candidato será pontuada no que diz respeito principalmente ao seu histórico escolar, produção bibliográfica (incluindo produção no prelo), número de projetos aprovados em agências de fomento e participação em eventos da área com apresentação de trabalhos.

Arguição do projeto

A arguição sobre o projeto de pesquisa será sobre o conteúdo, construção do(s) objetivo(s), questões teóricas e metodológicas e pertinência do projeto na linha de pesquisa escolhida, área de concentração do Programa e as respostas do candidato em relação ao projeto apresentado. Argui-se, ainda, sobre a vivência científica e tempo necessário para a execução do projeto e sua disponibilidade para desenvolvê-lo.

Na arguição os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por membros do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. A média das notas do currículo e da arguição serão dadas pela comissão responsável pelo processo seletivo e divulgadas ao final do processo no site do Programa.

A Coordenação do PPG em Fonoaudiologia será responsável por encaminhar resultado para homologação do Conselho e posterior divulgação da lista de aprovados na página do PPG em

(6)

Os candidatos que forem aprovados na última etapa (2ª etapa) do processo seletivo, mas que não conseguirem vaga como alunos regulares, poderão se matricular na condição de alunos especiais em no máximo duas disciplinas isoladas nos dois semestres seguintes ao processo seletivo realizado, com limite de uma disciplina por semestre, desde que haja vagas e anuência dos docentes responsáveis.

4. Provas e resultados

As provas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP – Campus de Marília, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, conforme cronograma abaixo. Os resultados serão publicados no DOE-SP e divulgados no site: <www.marilia.unesp.br/posfono>

• Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas: 17/11/2017.

• Prazo para apresentação de recurso referente às inscrições deferidas e indeferidas: 17 e 20/11/2017.

• Divulgação dos resultados das análises dos recursos referente às inscrições deferidas e indeferidas: 22/11/2017.

• Prova escrita: 28/11/2017, às 08h30.

• Prazo para apresentação dos comprovantes de proficiência: 04/12/2017 • Divulgação dos resultados da 1ª Etapa e convocados para arguição: 07/12/2017. • Análise dos projetos e curriculum lattes: 07 a 13/12/2017.

• Arguição: 14 e 15/12/2017. • Resultado final: 19/12/2017.

Em caso de recurso, o candidato deve apresentar o pedido por escrito e protocolá-lo na Seção Técnica de Comunicações, sita à Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília – SP, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

O requerimento é de livre redação, e deve conter as considerações que o candidato julgar adequadas.

(7)

5. Disposições finais:

• A Unesp e o Programa não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por falhas técnicas dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e internet, bem como por outros fatores de ordem técnica que impeçam a transferência de dados e impossibilitem o candidato de efetuar sua inscrição.

• O candidato com deficiência que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova, deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários, por meio de solicitação específica, no ato da inscrição. A prova para o candidato com deficiência seguirá as determinações promulgadas em legislação específica.

• Não haverá devolução da taxa de depositada em caso de indeferimento da inscrição, desistência do candidato ou qualquer outro motivo.

• Para realizar as provas os candidatos deverão comparecer às etapas da seleção munidos de documento oficial de identidade com foto, e caneta esferográfica preta ou azul. • O candidato que não comparecer a qualquer das etapas do processo seletivo nas datas

e horários estabelecidos será considerado desistente.

• Os documentos dos candidatos deverão ser retirados no período de 01 a 28/02/2018, na Seção Técnica de Pós-Graduação, sita à Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Marília, SP. Não haverá devolução de documentos pelo correio. Após esse período os documentos serão descartados.

• A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá o candidato alegar qualquer espécie de desconhecimento.

Informações:

Seção Técnica de Pós-Graduação – UNESP Fone: (14) 3414-9655 (das 8h00 às 12h00) e-mail: processoseletivo@marilia.unesp.br

(8)

Anexo I

Requerimento, devidamente assinado, indicando o Programa e o Curso

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR

UNESP, FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS, CAMPUS DE MARILIA

Eu,____________________________________________________________________ ______, RG. nº.____________________,CPF nº.___________________________, venho nos termos do Art. 15, inciso I, da Resolução Unesp nº 30/2010, requerer minha inscrição no Processo de Seleção ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília.

___________________, ____ de_________________ de 2017. _________________________________ (Assinatura)

(9)

Anexo II

Referências Bibliográficas Básicas

FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. (Org.). Tratado de fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2010.

FERREIRA, L. P.; BEFI-LOPES, D.; LIMONGI, S. (Org.). Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2004.

HULLEY, S. B.; CUMMINGS, S. R.; BROWNER, W. S.; GRADY, G. G.; NEWMAN, T. B. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978.

LAKATOS, E.M. Metodologia científica. São Paulo: [s.n.], 1981.

(10)

Anexo III

1 - Certificado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) em uma das modalidades: TOEFL ITP, Institutional Testing Program - parceria entre as instituições de ensino superior (IES), MEC/SESU, Capes e Mastertest (certificadora do TOEFL ITP no Brasil) para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras e às IES públicas, com o resultado mínimo de 400 pontos, Paper Based Test com o resultado mínimo de 550 pontos, Computer Based Test com o resultado mínimo de 213 pontos, Internet Based Test com o resultado mínimo de 80 pontos; ou do Test of English for International Communication -TOEIC (mínimo de 605 pontos), International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos), ou ainda congêneres após análise da Comissão de Seleção todos com validade de dois anos (serão considerados válidos os comprovantes de testes realizados a partir de 06/10/2015).

2 - Comprovante de aprovação em prova de proficiência em língua inglesa realizada pela Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNDEPE, com aproveitamento igual ou superior a 50%, com validade de dois anos (serão considerados válidos os comprovantes de testes realizados a partir de 06/10/2015).

3 - Comprovante de aprovação em prova de proficiência em língua inglesa, realizada pelo Centro de Comunicação Inglesa - CCI, com aproveitamento igual ou superior a 50%, com validade de dois anos.

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação